13 de dezembro de 2011

Comparativo com as 4 melhores compactas de 2011

   Depois das 4 melhores superzoom, vamos às 4 melhores compactas, de fato, do mercado fotográfico de 2011. Este ano, temos a entrada de duas novas marcas nesta disputa que são Olympus e Fuji mas, por outro lado, Samsung e Panasonic não lançaram modelos nesta categoria que eu costumo chamar de compactas premium. A Canon resolveu um pouco do que havia nas S95 e G12 e fez a S100, e a Nikon trouxe a P7100 cheia de atalhos aos comandos principais de exposição.

   A exemplo do comparativo com as melhores superzoom de 2011 há que se levar em consideração os outros itens subjetivos como a qualidade de imagem de cada um, as diferenças entre os modelos com sensor CCD e CMOS que são muitas, o preço, entre outros. a Nikon P7100 se destacou em 9 itens, a Fuji X10 em 7 itens, a Olympus XZ1 em 4 itens e a Canon S100 em apenas um item. Aqui também fica muito difícil apontar a melhor das 4, depende da avaliação pessoal das necessidades de cada um.
Imagem retirada do site WhatDigitalCamera.com

   Fica a dica destas 4 câmeras citadas na comparação que junto à Panasonic LX5, Canon G12 e Samsung EX1 (TL500) se constituem nas 7 melhores câmeras compactas do mercado. Qualidade acima de tudo e não existe câmera ruim neste grupo. Talvez, a que fique num degrau mais abaixo de todas seja a Canon S100 e num degrau acima de todas, a Fuji X10, baseado na densidade de megapixels que é um dos maiores indicadores da qualidade da câemra.

33 comentários:

  1. Penso que a Canon poderia feito muito mais... Se teve a intenção de unir o que tinha de melhor na S95 e na G12, poderia ter investido o suficiente para superar as rivais.
    '
    Quanto a Samsung EX1, [ainda penso nela]...
    Os preços estão bem menores, mas aquela tela de Amoled ainda me deixa com uma certa desconfiança... (:

    ResponderExcluir
  2. A Canon deu uma cochilada, mais uma vez. Essa Samsung sumiu aqui do Rio, já virou mosca branca.

    ResponderExcluir
  3. ótimo post!! gostei bastante!
    Sigo feliz com minha LX5, embora quisesse a aparência da X10, rs.

    ResponderExcluir
  4. Helena, por falar em X10 ficou sabendo da falha grave dela com pontos de luminosidade muito alta? A foto fica cheia de círculos brancos, não imagina o tamanho da minha decepção quando vi a foto. E já tem uma tentativa de alteração de firmware mas já se pensa em falha de hardware mesmo, aí não tem jeito.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom post!
    Mas eu estou ainda propenso a comprar a LX5. Acho que foi amor a primeira vista e não tem jeito. Só fico com medo de importá-la e não ter nenhum tipo de suporte aqui no Brasil (mesmo que pago). Já que a Panasonic daqui é bem atrasada com lançamentos, quando lança. Triste, hehe.

    ResponderExcluir
  6. Ah sim... eu fiquei preocupado caso seja necessária a troca de uma peça de um modelo que não foi lançado aqui. De qualquer forma, produto com defeito é loteria, nem dá pra ficar pensando nisso na hora de comprar hehe.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza mas as peças não diferem muito da LX3 que foi lançada aqui então não terá problemas.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Rodrigo!
    Qual compacta a melhor compacta na sua opiniao,atualmente?

    obrigada!
    alessandra & Orlando

    ResponderExcluir
  9. Muito difícil responder a essa pergunta, eu diria que entre Canon G12, Nikon P7100, Panasonic LX5 e Olympus XZ1, todas tem o seu valor e as 4 são as melhores opções que existem. Mas não consigo destacar a melhor.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite!
    Não conheço nada sobre câmeras e adorei o blog! Estou procurando uma compacta que me dê uma qualidade de imagem superior. Já estva decidida a comprar a S100, mas lendo o post fiquei na dúvida entre a S100, LX5, XZ1 e TL500.
    Estou bem perdida! Quero uma boa compacta, pricipalmete para fotos noturnas, levar em viagens e que eu consiga fazer boas fotos dos meus animais.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Olá Paula, obrigado pela presença no blog.

    Qualquer uma destas será excelente pois são o que existe de melhor em compactas. É preciso ver qual agrada mais a você nas especificações, a que você achar melhor pode comprar. Talvez eu coloque a S100 num patamar abaixo das outras 3 por ela possuir uma resolução maior.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  12. Rodrigo, me apaixonei por todos os recursos da X10, além do lindo design, claro! Mas depois de dias lendo teu blog - Incrível! - vi uma observação sua que relatava uma certa decepção com a X10 por apresentar "aneis brancos" em algumas fotos. Daí minha dúvida, essa máquina merece mesmo o investimento ou seria melhor me "contentar" com a Nikon P7100?
    Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nubia, obrigado pela presença no blog.

      Na verdade não são aneis, é algo pior, são círculos mesmo que destroem a fotografia.

      Pelo preço que custa não dá pra recomendar uma câmera assim. Com a P7100 você terá uma excelente qualidade que será ainda maior se souber usar os controles manuais.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  13. Muito obrigada pela atenção, Rodrigo! Você acaba de definir minha compra!
    Estávamos eu e o marido concluindo a pesquisa para decidirmos qual seria a escolha quando li tua resposta e juntos dissemos, tá decidido, é a Nikon, rs.
    Agora, o difícil será encontrá-la aqui no Brasil! Em loja física no Recife não encontrei, mesmo na internet as opções são poucas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai encontrar a P7100 aqui no Brasil pois começou a ser vendida há pouco tempo no exterior. Aqui no Brasil deve encontrar Canon G12, Nikon P7000, Panasonic LX5, Olympus XZ1 e Samsung EX1 (TL500) que possuem qualidade semelhante.

      Excluir
  14. Oi Rodrigo,
    Comprei a minha P7100 numa loja virtual aqui do Brasil. Já estou com ela aqui em casa e vim agradecer por sua ajuda na escolha. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  15. Olá Rodrigo,
    Parece que todas essas cameras são dificeis de encontrar aqui no brasil e são uma pouco caras. Vi uma canon sx230 e fiquei pensando se ela não seria uma boa opção, considerando o preço mais baixo. Utilizo a camera, na maioria das vezes, no modo automático mesmo e tiro muitas fotos dentro de casa, onde a luminosidade não é tão boa. Fiquei pensando na panasonic fz47 também. Alguma dessas duas seria uma boa opção?

    Grato,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, Carlos. São caras e difíceis de encontrar mas parece que você encontrou uma solução. Tanto a Canon SX230 quanto a Panasonic FZ47 são excelentes opções para você, só é preciso decidir se prefere uma câmera maior ou menor.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Olá Rodrigo,

      A diferença básica entre as duas é apenas o tamanho? A qualidade de imagem é semelhante nas duas? Outra coisa que me deixava bastante frustrado na camera que eu usava antigamente é que as fotos saiam quase sempre fora de foco, meio tremidas. Essas duas possuem um bom estabilizador de imagens? Alguma é melhor do que a outra?
      Muito obrigado pela ajuda e parabéns pelo blog. Não conhecia, mas agora que conheço virarei frequentador assiduo.

      Excluir
    3. A FZ47 possui uma lente mais clara, isso é uma vantagem. Você decide se vale a pena ter uma câmera maior (e de maior zoom) para usufruir de uma lente mais clara.

      Já o problema de fotos fora de foco ou tremidas não é tanto um problema da câmera, em câmeras automáticas a câmera faz o que pode e nem sempre o estabilizador dá jeito, ele não faz milagres. É preciso saber usar os controles manuais para tirar o máximo de proveito da câmera.

      Excluir
  16. Olá Patrícia, obrigado pela presença no blog. Tem certeza que achou por acaso? Acho que não rsrsrs...

    Realmente há uma diferença grande de qualidade não só da P7100 mas de todas as compactas com senro grande em relação a SX130, ela só ganha na versatilidade por ter um zoom maior. E as compactas demoram muito a processar a foto após o clique independente do tamanho do sensor.

    ResponderExcluir
  17. Olá Rodrigo
    Boa tarde

    Já estava (quase) decidido a comprar a X 10 quando li seu post agora ,só dúvidas ...Meu maior problema é que meu iempo está se esgotando pois meu portador está por voltar dos US.
    Minha maior exigencia é IQ ,depois visor ,ótico ou eletronico,depois preço.
    Entre a Olympus com o visor opcional e a 7100 qual vc recomendaria?
    Desde já obrigado
    Rui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o visor é um diferencial pra você então vale a P7100, não justifica o alto preço a mais por um visor para uma câmera que já não é muito barata.

      Excluir
  18. Tudo bem, é que é bem frustrante pra um blogueiro ter um trabalho enorme pra colocar o blog lá na primeira página do google e ler o "por acaso". Mas está perdoada!

    Olha, a G1 X é o sonho antigo de todo fotógrafo que está sendo realizado. Lógico que este sonho custa caro mas quem puder pagar por esse sonho não deve perder a oportunidade. Eu duido muito que nos próximos anos existirá uma compacta (de verdade) melhor que ela.

    ResponderExcluir
  19. Olá Rodrigo
    Obrigado.
    E quanto a Fuji x 10 vc tem noticia de solução para o problema dos "blobs"( é isso ?)
    Parabéns pelo seu blog ,fiquei adepyo !
    Rui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade são "orbs", círculos brancos onde há excesso de luminosidade. A Fuji lançou um firmware para resolver este problema mas só amenizou muito pouco, ou seja, é problema de hardware e terão que corrigir isso quando fizerem uma sucessora dela.

      Excluir
    2. Olá Rodrigo
      Bom dia novamente.
      Obrigado pelo "balde de água fria",rs,rs,rs
      Se chegasse às lojas a tempo de comprar e mandar para meu portador e eu tivesse coragem ($$$) compraria a G1X ,mas acho que não dará .
      Então terei de ir de G12 ou Nikon 7100,qual delas?

      Abrs.Rui

      Excluir
    3. Pois é rsrs. Bem, entre G12 e P7100 vai da sua opinião pessoal. Leia o quadro comparativo e veja qual se destaca mais nos itens que você julga mais importantes.

      Excluir
  20. Se aguentar, garanto que não irá se arrepender.

    ResponderExcluir
  21. Rodrigo, me indica uma camera boa de até R$600 em lojas virtuais como pontofrio, walmart, carrefour, extra etc.. preciso de uma camera que tenha uma qualidade de imagem boa e que tire boas fotos a noite só que não posso gastar mais do que isto. pra mim essas de R$1000 ou mais fica fora do meu orçamento. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Câmeras de baixo custo só Canon se forem de até 12 MP ou Panasonic.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails