21 de julho de 2011

Panasonic FZ47 desafia a mesmice e contraria tendências

   Eu sempre achei que o mercado fotográfico de compactas estava perdido, limitado às compactas premium de sensor grande como Canon G12 e Panasonic LX5, os maiores expoentes desta categoria. Eis que hoje, dia 21 de Julho de 2011, a Panasonic nos brinda com uma mais do que grata surpresa: A Panasonic FZ47. Isso pode representar um novo marco no mercado, um alento na batalha contra a guerra dos megapixels que vem nos assolando desde 2009. O causador deste furor é o sensor CCD que a Panasonic vem empregando em suas compactas neste ano como FX78 e TS3, e que é o único CCD capaz de fazer vídeos Full HD e modo contínuo de alta velocidade.
 Esteticamente igual às suas antecessoras

   Pode ser que o fiasco da Canon SX30 tenha motivado a Panasonic a perceber que o público está cada vez mais informado e querem qualidade de imagem, público esse que já sabe que quantidade de megapixels não quer dizer quase nada e puderam perceber na prática o desastre que câmeras de 14 e 16MP tem sido desde o ano passado. Vamos ver se as concorrentes seguem esta corajosa tendência.
 Detalhe para o microfone estéreo e botão dedicado a vídeos

   Com resolução de 12MP; nada muda na lente em relação à antecessora FZ40, 24x de zoom cobrindo distância focal de 25-600mm com abertura 2.8-5.2 e macro de 1cm; velocidade dos cliques entre 1/2000 e 60 segundos; possui estabilização óptica; modo contínuo de 3.7fps na resolução máxima; sensibilidade ISO até 6400; faz panorâmica no modo convencional, HDR e 3D após tratamento; vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato AVCHD ou MP4 limitados a 4gb; alcance do flash de 9.5 metros; seu LCD mede 3 polegadas e há a presença de viewfinder eletrônico; e sua bateria faz aproximadamente 400 fotos.
 Painel traseiro consegue ser limpo e bem funcional ao mesmo tempo

   Opinião do blogueiro: Combinando este sensor chamado de High Speed CCD com 12MP e uma poderosa objetiva Leica Elmarit super bem construída com vários elementos de correção, torna-se no papel a melhor superzoom do momento. Conta ainda com efeitos de simulação de grãos de filme, miniatura, pinhole entre outros. Tem como pontos fracos a ausência de modo RAW e a baixa duração de sua bateria mas de um modo geral está super recomendada, bola dentro da Panasonic. Previsão para final de Agosto no exterior a 400 dólares.

236 comentários:

  1. Como assim "fiasco da Canon SX30"?? Estou doida pra comprar essa câmera e você a chama de fiasco? Agora comecei até a desanimar... hehehehe... Essa Canon é muito ruim? Devo desistir da compra?

    ResponderExcluir
  2. Juliana, depende muito do seu parâmetro de comparação e do seu nível de exigência.

    Essa Canon SX30 ainda é melhor do que muitas de suas concorrentes como as Fuji série S e a Sony HX1 mas se for comparar com outras Canon fica muito abaixo.

    Dependendo das câmeras que já usou anteriormente pode ser que goste da SX30 ou não. Tem gente que usa e ama a SX30.

    ResponderExcluir
  3. Eu não quero para nada profissional não. Não trabalho com fotografia, mas tenho interesse em conhecer mais sobre câmeras e como tirar boas fotos. Todo dia entro no seu blog para ver se tem novidade! Rss Você escreve muito bem e numa linguegem fácil que os leigos (eu por exemplo) entendem. Essa câmera vai ser a minha primeira "mais avançada" depois de uma compacta. Nunca tive uma desse tipo antes. To querendo evoluir um pouco. rss
    Quero para uso em fotos de família, viagens, shows.
    Poderia comprar até uma mais fraca, mas adoro zoom e fotos macro!

    ResponderExcluir
  4. Eu de novo pra te encher... hehehe
    Essa câmera tem controles manuais totais como a Canon SX130?
    Se tiver só ia faltar o zoom no anel pra ser o meu sonho dourado. Msm assim já fica como sonho prateado, o q já me alegra. hehehe

    Ahh.. agora estou também no Flickr por influência do fotofacil... vou te adicionar como contato.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Saudações Rodrigo Jordy

    O senhor ajudou-me em relação a recolher uma nova camera digital.

    Eu comprei a que o senhor sempre recomenda a canon sx130.

    O único problema com ela é que esta possui um zoom ótico de 12x, eu desejava pelo menos uma de 15x.

    http://fotofacilrj.blogspot.com/2011/06/mural-de-maio.html?showComment=1307634260630#c4440897815384095108

    Mas fora isso, estou maravilhado pelo formado "compacta" dela, ela é pequena e comprei uma case rígida para ela, acho que seria dificil obter uma uma case rígida para a nikon l110 ou a l120.

    E o preço dela foi muito bom, comprei ela com frete por 520 reais.

    Depois descobrir as sa series sx210 e sx220, mas estas custavam por volta de 800 reais sem frete, então a canon sx130 foi a melhor opção em relação ao que eu procurava qualidade de imagem/preço/zoom/.

    Muito obrigado pela sua ajuda, apesar do zoom de 12x, estou maravilhado com a canox sx130, e olha que eu usei apenas no modo autom pois não tive tempo de estudar o manual completo dela.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo, parece que tou mentindo, mas presumia a sucessão da linha FZ( a fz40 ou f100) com algum número 7, ou 7 na distância focal ou 7 na nomenclatura.

    E confesso!!!!! rs tive vontade de possuir essa FZ47 agora, excepcional câmera, e seu trabalho de conscientizar a galera está dando certo, seu blog ta fazendo diferença!!!

    Até +

    ResponderExcluir
  7. Juliana, então acredito que você irá se dar bem com a SX30.

    Davi, felizmente tem. Normalmente, quando uma série como a FZ começa com controles manuais ela vai até o fim, não muda.

    Edyvan, pode ser que a SX130 seja tão boa jusamente por ter "apenas" 12x de zoom, já parou pra pensar nisso?

    Dennys, esta câmera me fez ter vontade novamente de possuir uma superzoom.

    ResponderExcluir
  8. Mas realmente essa FZ47 está simplesmente sensacional!!! observando ela, ela demonstra mais confiança na marca Lumix.

    ResponderExcluir
  9. Ai, ai... quero uma irmãzinha pra minha FZ35!
    '
    Olha, na teoria tá tudo ok. Agora é só esperar ela chegar no mercado pra ouvir as opiniões de como ela funciona na prática.
    '
    =D

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo,

    Na prática, quais seriam as diferenças da FZ47 e FZ100?

    Tenho uma FZ100 faz 6 meses e não tenho do que reclamar, e para ser sincero, infelizmente não consigo usar os recursos manuais oferecidos. Às vezes, dá até vontade de "trocar" por uma Canon ou Nikon (compactas avançadas).

    Parabéns pelo sucesso!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Ricardo, a diferença básica entre as duas é o sensor. A FZ100 usa o sensor CMOS que se comporta de uma forma diferente do CCD, que é mais comum em compactas e é o sensor da FZ47, em relação à fotometria. O CMOS se comporta melhor durante o dia e não tão bem durante a noite, o que faz mais necessário saber usar os controles manuais. Independente disso, estas câmeras não foram feitas para serem usadas no automático senão não é possível extrair nem 20% da capacidade delas.Ricardo, a diferença básica entre as duas é o sensor. A FZ100 usa o sensor CMOS que se comporta de uma forma diferente do CCD, que é mais comum em compactas e é o sensor da FZ47, em relação à fotometria. O CMOS se comporta melhor durante o dia e não tão bem durante a noite, o que faz mais necessário saber usar os controles manuais. Independente disso, estas câmeras não foram feitas para serem usadas no automático senão não é possível extrair nem 20% da capacidade delas.

    ResponderExcluir
  12. Caramba!! Esta sim bate as concorrentes, estávamos falando das Panasonic ontem... muito bom, já está à venda ? Abs. Vini

    ResponderExcluir
  13. Rodrigo, obrigado pelos esclarecimentos. Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pela rápida resposta

    Mas eu ainda não entendo como é possível que cameras com 14 e 16 MP não sejam capazes de tirar fotos de qualidade melhor que as fotos de 12 MP nas mesma família de cameras do mesmo fabricante claro.

    Afinal quando um nova modelo é lançado existe uma evolução de barias itens não é.

    Veja a canon sx 130, antes era a canon sx120 e já li no sob a sx100. A sx130 possui zoom de 12x, a sx120 possui zoom de 10x.

    Deve ter evoluido vários aspectos não apenas a tecnologia das lentes por permitir um zoom maior.

    ResponderExcluir
  15. Bem que com a crise global de 2008 pode ter forçado as algumas do ramo cine e foto a dominuiram investimentos em pesquisa e desenvolvimento, assim os produtos destas apenas aumentaram a quantidade de megapixels, sem que o pacote que permite imagens de boa qualidade tenham tido a devida atenção e os investimentos minimamente necessários.

    ResponderExcluir
  16. O problema é o marketing. As pessoas que não buscam informações (e são mais de 80& do público consumidor) tem plena certeza de que mais megapixels e mais zoom são sinônimos de mais qualidade. Pra que as fabricantes iriam agradar apenas 20%?

    Pode ser que a Panasonic esteja prevendo que esse percentual de pessoas buscando informações vai aumentar e já está se antecipando. E ela já tem a enorme vantagem de ter desenvolvido um sensor CCD que faz o que até o ano passado só um sensor CMOS era capaz de fazer. O mundo fotográfico momentaneamente está nas mãos dela, basta saber administrar.

    ResponderExcluir
  17. Resumindo, se você gosta de fotografia, compre a FZ40. A 47 é praticamente a mesma coisa da Z40 (que é melhor e mais barata do que a FZ100).

    ResponderExcluir
  18. Vc tem razão, e eu pensando que era apenas por diminuição dos investimentos, mas acho que talvez eu esteja certo em parte, afinal por que essas empresas não fizeram que ao aumento o zoom e para 14 e 16 MP, assim logo logo teremos 18 e 20.

    Sem querer abusar de sua boa vontade, mas qual seria a camera que compre bem as funções que a canon sx 30 deveria cumprir?

    Eu estava pensando na Panasonic Lumix Fz-40 ou na Canon EOS Rebel T3. Ou algums similar a essas duas, que claro não tenha os preços alta das cameras sony.

    Muito obrigado, depois quando eu manejar melhor minha canon sx130 posso manda algumas fotos?

    ResponderExcluir
  19. Edyvan, você escreveu "... qual seria a camera que compre bem as funções que a canon sx 30 deveria cumprir?"
    Vcê poderia me falar mais sobre essa câmera? (desculpe o abuso... rss)É que eu vou comprar essa canon sx30 e queria saber o que você acha que ela deveria fazer e não faz. A o que você estava se referindo?

    ResponderExcluir
  20. Concordo cplenamente com o que vc falou... a Canon SX30 IS apresenta um ruído além do desejado... realmente a Canon tem caído nesse merdado de superzoom... infelizmente... mas compactas ainda continua excelente a nas profissionais e semi nem se comenta né...

    ResponderExcluir
  21. Marcus, tem umas diferenças aí que me fazem pensar que a FZ47 pode superar até a lendária FZ35, a conferir na prática...

    Edyvan, no momento estou indicando Panasonic FZ40 e Fuji HS20. Qualquer leitor do blog tem seu espaço garantido no nosso grupo do flickr para compartilhar suas fotos conosco.

    Imagebloke, espero que a Canon SX30 tenha servido de aprendizado para a Canon nunca mais construir câmeras tão abaixo do seu nível de excelência.

    ResponderExcluir
  22. Rodrigo, um lançamento, via de regra (mas nem sempre), é sempre melhor do que o outro...

    A questão é: não é muito melhor economizar e comprar um modelo pretérito do que um novo, uma vez que ambos são muito similares? ou senão, vale a pena o update?


    Deixo-os com a pulga atrás da orelha, rs.

    MGH

    ResponderExcluir
  23. Rodrigo,
    A diferença entre a FZ100 e FZ37 realmente é muito grande ? Infelizmente ou felizmente..rsrs para onde irei só vende o modelo FZ100. abs.

    ResponderExcluir
  24. FZ37 ainda não existe, é a FZ35, FZ40 ou a FZ47?

    ResponderExcluir
  25. Olá Rodrigo, então essa é a nova aposta da Panasonic... Esperava pelo menos o LCD móvel.

    A FZ35 possui sensor CMOS ou CCD?



    [OFF]Marcus Gorb. qual sua compacta favorita??

    ResponderExcluir
  26. FZ35 possui CCD. Eu acho que a Panasonic não suprimiu o LCD móvel à toa, deve vir uma substituta para a FZ100 ainda esse ano junto com a substituta da LX5.

    Aposto em uma câmera com maior zoom, provavelmente de 30x pra cima mas sem alteração na resolução e o tão útil e bem vindo LCD móvel. A conferir...

    Achei interessante essa estratégia de datas diferentes para o lançamento das câmeras, e o blog agradece...

    ResponderExcluir
  27. Rodrigo, tava sem net antes de ontem e não pude conparecer aqui, e ontem tava numa correria que nem deu pra acessar a net direito, coisas da volta as aulas, mas hoje tou aqui e lendo seu coment. de hoje e também desconfio a Panasonic aumentar o zoom na linha da FZ100, ou até mesmo a distância focal.

    E o palpite seria o mesmo que fiz a um tempo atrás, 30x ou 32, e continuando com 25mm, ou voltando aos 27mm da FZ35, falo 32X porque desde os 18x q ela tinha, aumentou pra 24X ou 33%, e se manter a mesma proporção no aumento de zoom, seria de 24 pra 32X.

    E a sucessora da LX5 arrisco chutar que não vai aumentar de zoom, pois o aumento de zoom da LX3 pra LX5 foi satisfatório, pois a LX3 tinha muito pouco, a LX5 tem um zoom o suficiente.

    E pelo que acompanho realmente é a 1ª vez que a panasonic lança a linha FZ em datas diferentes? boa jogada.

    Abraço, e a Panasonic tou gostando cada vez mais...

    ResponderExcluir
  28. Muito bacana essa camera, recentemente adquiri uma KODAK Z990 MAX, tão barata que não pensei 2x e até estou devendo uns testes para o Rodrigo... Mas ja adianto... Estou gostando muito da camera e ainda não testei a camera no escuro...

    A qualidade das fotos é muito boa, o zoom é absurdo de 28mm a 840mm é zoom pra cace... Ela faz foto em RAW... É ta ai uma coisa me alegrou no começo e desapontou depois... O RAW dessa camera funciona mais ou menos assim, ela faz com que cada pixels se associe ao pixels ao lado para produzir um maior e melhorar a captação de luz, deve ser coisa do sensor CMOS e dessa forma, a resolução máxima cai de 12 para 6 megapixels gerando um arquivo que tem em média uns 20MB.

    Tah, isso não é o real problema, fui jogar os arquivos no lightroom para uma pequena edição e ele não abriu os arquivos... Acho que devo fazer uma atualização, com isso fiquei um pouco desapontado, não pesquisei isso ainda pois estive com uma Nikon D3s nas mãos e não quis saber de cameras de "brinquedo"...

    Outra coisa que me incomoda é a disposição dos comandos no modo manual... Depois que você se acostuma com uma DSLR e ta tudo na mão você passa raiva para selecionar até a velocidade e abertura nessa KODAK... Mas do restante é uma boa pedida pelo preço!

    ResponderExcluir
  29. Ótimo depoimento, só faltam os testes pra ver como ela se comporta sob baixa iluminação e exorcizar de vez o fantasma da Kodak e o estigma de medo do escuro que ela tem.

    ResponderExcluir
  30. FZ35, FZ100, FZ40, FZ47...

    A melhor câmera é aquela que você tem no momento que mais precisa...

    Discutir pequenos detalhes é besteira.

    MGH

    ResponderExcluir
  31. Rodrigo, tava olhando ela agora, perceberam ela tem um desenho mais arredondado do que as anteriores? e incitaria um duelo entre fz47 e hs20 pois as duas tem tecnologias bastante interessantes.

    Abraço, até +

    ResponderExcluir
  32. Rodrigo, como vai ?

    Depois de muita pesquisa e estudo ainda continuo com dúvida sobre qual equipamento comprar, estava decidido em comprar o modelo FZ100, atende minhas necessidades, mas estou com receio pois houvi dizer que vão lançar outra no lugar, estou indo para o Canadá no próximo final de semana e gostaria de uma luz final... rsrsr Pesquisei e parece que encontro fácil os modelos FZ40, FZ100, P500, SX30, HX100...
    Pode me ajudar ?
    Abs. Vinicius

    ResponderExcluir
  33. O fato de ser lançada outra câmra não faz a antecessora passar a ser ruim de um ahora para outra. E mesmo assim, quando a câmera é lançada não quer dizer que ela imediatamente comece a ser vendida. O que já aconteceu foi o lançamento da sucessora da FZ47 que promete ser melhor que as outras FZ.

    Entre as que citou, acho a FZ40 melhor.

    ResponderExcluir
  34. Olá Rodrigo,

    A cada dia que leio seu blog percebo que nunca vou obter qualidade usando uma câmera que não seja reflex. Apesar de ter um pouco de conhecimento sobre velocidade e abertura. Tenho pouco conhecimento sobre lentes e flash. Por isso acho que ainda não estou preparado para uma reflex. Vou apostar em uma super zoom e tentar tirar delas o máximo nos ajustes manuais.

    Até conhecer seu blog não podia imaginar uma Panasonic como a melhor super zoom. Ainda não digeri, apesar de estar quase comprando uma. Sempre fui fã da sony e tive a canon e nikon como superiores.

    Esta sendo difícil acreditar que entre as cinco (F100, FZ35, FZ40, P100,SX30) melhores compactas avançadas não tem um sony. E ainda tem a FZ37 que ainda vai chegar.

    Estou certo nessa avaliação? É isso mesmo?

    Quando agente pesquisa muito sempre acaba fazendo uma confusão. Rodrigo, por favor me ajude na conclusão.

    Busco qualidade e velocidade.

    Qual a melhor compacta avançada e por que na sua opinião?

    Desculpa a redundância da pergunta. É que quero ter certeza do que vou comprar. E lendo suas comparações você não costuma apontar a melhor e sim apontar os pontos fortes. Por isso a pergunta.

    Mais uma vez Parabéns pelo blog e de já agradeço pela resposta.

    Jânio

    ResponderExcluir
  35. Jânio, eu acho que se você tem conhecimento de velocidade e abertura pode usar uma reflex, com uma boa leitura consegue domar a câmera mas a decisão é sua.

    Das câmeras citadas por você há apenas superzoom e elas não são as melhores compactas avançadas pois a qualidade delas atualmente tem sido muito comprometida com o crescente aumento de megapixels e zoom. As melhores compactas avançadas são estas aqui: http://goo.gl/2v3Ga e http://goo.gl/72khm

    Não há Sony na lista das melhores porque a Sony nunca foi fabricante de câmera, ela apareceu com a fotografia digital e nisso já se vão muitas décadas de experiência em óptica que as tradicionais fabricantes possuem como Canon, Nikon, Pentax, Leica, Olympus, entre outras. Sempre vai estar atrás dessas, não adianta ser bom fabricante de aparelhos eletrônicos se não souber fazer lente. Só no Brasil se acha que Sony é uma das melhores em câmeras e os americanos até fazem piada com isso. Não quero dizer que Sony é ruim mas não tem como colocar ela à frente das gigantes.

    Não há melhor compacta, há as melhores e cada uma possui características que agradarão mais a um do que outros. Em qualidade de imagem a FZ35 é melhor, e antes que você questione o fato de a Panasonic também não ser fabricante de câmera, ela possui uma sólida parceria de muitos anos com a Leica que é quem desenvolve as câmeras e lentes, além de possuir a melhor qualidade óptica do mundo.

    A FZ47 tem tudo pra acabar com o reinado da FZ35, no papel ela é melhor, só nos resta aguardar. Por isso eu dificilmente vou apontar a melhor, isso seria impor uma opinião que deve caber exclusivamente a quem irá comprar a câmera e eu prefiro dar as ferramentas a vocês para que possam decidir por si mesmos.

    ResponderExcluir
  36. Rodrigo,

    Gostaria que vc me ajudasse a definir as diferenças exatas entres esse modelos Fz40, Fz47, Fz100 ? Das 3 qual é a melhor ? Eu preciso de Video FullHD tb.
    Abs.

    ResponderExcluir
  37. Vini, é algo bem trabalhoso eu te dizer aqui as diferenças extas entre uma e outra. Leia as postagens sobre elas no blog e compare as especificações. Vídeo Full HD a FZ40 não faz e como a FZ47 ainda vai levar um tempinho pra chegar aqui, no momento só tem a FZ100.

    ResponderExcluir
  38. Olá, então. eu vi algumas comparações entre elas (Fz40,Fz47,Fz100) e a que mais se destacou e vários requisitos foi a Fz100, para onde eu estou indo viajar amanhã, só ela e Fz40. Acho que vou ficar com a Fz100, agora por curiosidade, se eu esquecer o superzoom qual vc indicaria ? Abs.

    ResponderExcluir
  39. Essas aqui, Vini: http://goo.gl/2v3Ga e http://goo.gl/72khm

    ResponderExcluir
  40. Olá Rodrigo!

    Li alguns reviews e fiquei tentado em te perguntar, até porque percebi que você tem um conhecimento profundo  e aguçado em fotografia.
    O que gostaria que esclarecesse é a comparação dessas duas digitais, pelos dados escritos, o qué procede e o que não procede? Até onde devemos acreditar nesses dados? Ou seja, o que é verdade e o que não é??
    Obrigado pela enorme atenção e desculpe as muitas perguntas..!

    http://snapsort.com/compare/Nikon-P500-vs-Panasonic-FZ47/score

    http://snapsort.com/compare/Canon_PowerShot_SX30_IS-vs-Nikon-P500/score

    Henrique

    ResponderExcluir
  41. Acho que não é questão de acreditar ou não, é questão de concordar ou discordar dos critérios. Eles atribuem pesos distintos a cada característica da câmera, se você concordar com estes pesos pode levar em consideração estas comparações. As informações referentes a cada modelo são totalmente verídicas.

    ResponderExcluir
  42. Oi Rodrigo, então na sua opinião, você concorda com os critérios apresentados nesse site?
    Eu pergunto pois temo que as marcas possam pagar por algumas notícias favorecendo alguns modelos...
    Obrigado!

    Henrique

    ResponderExcluir
  43. Isso é uma coisa pessoal, cada pessoa tem seu critério diferente. Critico mais a postura desse site pois ele impõe um critério que deveria ser escolhido pessoalmente por cada um. Dar pesos diferentes para cada item é impor a todos que determinada característica vale mais que outra.

    Pra mim, o que importa são presença de controles manuais, baixa resolução, lente de qualidade, macro abaixo de 5cm, abertura de 2.8 ou mais clara, longa exposição de 10 segundos pra cima, e por último preferência por pilha. O resto eu me viro.

    ResponderExcluir
  44. Boa, era isso que eu queria tirar a dúvida, esses critérios, impõe a escolha do autor e não uma opinião imparcial...acho que ela empurra o consumidor novato ou com pouca experiência (muitos e faço parte dela), pra compra direcionada!
    Muito obrigado pela atenção prestada e esclarecimentos!

    Henrique

    ResponderExcluir
  45. boa noite Rodrigo

    Ainda vale a pena adquirir a panasonic fz28, já que não consigo encontrar a fz35?

    obrigado

    ResponderExcluir
  46. Olá Rick, vale sim. A FZ28 é melhor mas certifique-se do estado dela, se tiver bem conservada vale muito a pena.

    ResponderExcluir
  47. Muito obrigado.
    Segundo a loja, a máquina é nova.

    Gostaria de aproveitar o ensejo para lhe parabenizar pelo blog, você é um cara diferenciado,não somente na questão do conhecimento, mas pela transparência, lisura e acima de tudo a imparcialidade de suas informações.
    que DEUS continue lhe iluminando.

    Obrigado mais uma vez

    ResponderExcluir
  48. Obrigado pelos elogios, Rick. Mas a câmera infelizmente não é nova, ela é de 2008 e já foram criadas 3 substitutas para ela.

    Onde será que eles esconderam essa câmera de 3 anos atrás por esse tempo todo? Certifique-se do estado dela e também do preço, se for pra dar mais de 500 reais numa câmera usada, junta mais 300 e pega uma FZ40 nova.

    ResponderExcluir
  49. Olá rodrigo, obrigado mais uma vez.
    O vendedor disse que a câmera nunca foi usada, é uma máquina nova nesse sentido, ele está vendendo por R$ 750,00, vale a pena ou você me aconselha a pegar outra e qual por exemplo.
    Encontro uma fz40 por R$699,00 por exemplo, mas dizem que a qualidade das fotos não são tão boas.
    Desculpe se estou importunando.

    ResponderExcluir
  50. Eu não compraria, difícil acreditar que uma câmera tenha ficado 3 anos sem uso mas a decisão é sua.

    ResponderExcluir
  51. Rodrigo, boa tarde, tudo bem? Desculpe está abusando, mas é que encontrei uma fz35 nova por R$ 819,00, e uma fz40 por R$ 599,00, também nova, valeria a pena pagar essa diferença para ficar com a fz35, ou você me aconselharia esperar mais um pouco pelo lançamento aqui no brasil da fz47? obrigado e felicidades

    ResponderExcluir
  52. Pega a FZ40 pois o preço está muito bom. Se continuar esperando pela FZ47 vão continuar aparecendo novas câmeras e sua dúvida só vai aumentar.

    ResponderExcluir
  53. Obrigado Rodrigo, somente pessoas como você são quem nos livra da sede voraz capitalista dessas fabricantes

    ResponderExcluir
  54. Boa noite Rodrigo, desculpe estar abusando, é que seguir seu conselho em comprar a fz40 e o fiz, porém, o vendedor prevendo o aumento do dolar, demorou para me enviar e acabou por devolver o dinheiro que paguei e não enviou.
    Gostaria de saber de você, qual das duas devo pegar a fz40 ou nikon p100 ou a p500?

    ResponderExcluir
  55. Já que devolveu tenta segurar o ímpeto um pouquinho pois o momento não tá bom, o dólar subiu absurdamente e como já tem gente vendendo a FZ47 aqui no Brasil, espera mais um pouquinho pra pegar ela.

    Se for muito urgente pega a Nikon P100.

    ResponderExcluir
  56. Obrigado Rodrigo, vou fazer isso, até porque só precisarei da máquina no final do ano.
    Pessoas como você devem ser mais ouvidos.

    ResponderExcluir
  57. Haha nem tanto. Minhas opiniões são bem controversas no "meio" fotográfico.

    ResponderExcluir
  58. Rodrigo, mais uma vez lhe peço desculpas pelo abuso,mas preciso de sua ajuda.
    De fato já tem gente vendendo a panasonic fz47 pelo preço de R$ 1.049,00, só que encontro a nikon D3100 pelo preço de R$ 1.200,00; qual das duas você me aconselha a comprar?
    Abraços

    ResponderExcluir
  59. Essa é uma questão pessoal. Qual câmera atende as suas necessidades? Uma mais versátil ou uma com maior qualidade mas que exige gastos posteriores?

    ResponderExcluir
  60. Por exemplo, essa lente que acompanha de fábrica a d3100 produz fotos com qualidades melhores que essa fz47?

    ResponderExcluir
  61. Qualquer DSLR com qualquer lente sempre vai fazer fotos muito melhores que qualquer compacta em qualquer ocasião, não tem como comparar. A questão aqui é a versatilidade de uma compacta que mesmo gastando muito dinheiro não se consegue com uma DSLR.

    ResponderExcluir
  62. Muito obrigado, bem esclarecedor seu comentário.
    Como podemos lhe ajudar a propagar seu blog?
    Isso vai lhe ajudar a um possível retorno financeira, digo em relação a propaganda?
    Quero que mais pessoas tenham contato com seus comentários, só assim podemos nos proteger mais da indústria capitalista.

    Abraço

    ResponderExcluir
  63. Pode divulgar o blog onde quiser, fique à vontade.

    Retorno financeiro não me preocupo muito, há anúncios aí no blog mas não ganho quase nada com eles, melhor deixar como está senão acontece o mesmo problema que eu tive com os anúncios do google, gente clicando várias vezes sem necessidade e terminei perdendo tudo que eu tinha ganho.

    ResponderExcluir
  64. Rodrigo, em alguns anúncios do ML estão dizendo que não disponibilizam mais a FZ40, que ela saiu de linha e estão mandando a FZ47 no lugar delas. O que você diz sobre a FZ47? Queria uma opnião, pois já ia comprar a FZ40. No anúncio o vendedor diz que diminuiu o megapixel pra 12.alguma coisa e tem 3D. O que seria esse 3D? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  65. FZ47 teoricamente muito melhor que a FZ40 e talvez melhor até que a FZ35. O 3D da Panasonic só pode ser visto nas TVs Viera.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  66. E ai Rodrigo...
    Rápidinho...FZ40 ou FZ47 ?

    ResponderExcluir
  67. Olha a resposta acima do teu comentário. Mas lembre-se que por enquanto é só teoria...

    ResponderExcluir
  68. Boa noite Rodrigo, você acha que imagens desses sites de fotografias podem ser manipuláveis? pois nesse site http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM
    comparando as imagens da FZ47, FZ150 e da canon SX40HS, esta última, SX40HS apresenta uma imagem melhor em relação às outras duas, tanto com baixo ruído, tanto nas cores.
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  69. Olha, dá pra baixar essas fotos e analisar os dados EXIF com algum programa visualizador de EXIF que irá dizer se as fotos foram editadas mas eu não acredito em manipulação excessiva para favorecer A ou B, acho que é uma forma de comparação bem válida.

    A verdade é que estou muito esperançoso com estas 3 câmeras.

    ResponderExcluir
  70. já estão vendendo a SX40HS com um preço bem abaixo da fz150, mas em relação à fz47 é uma diferença de quase R$ 600,00, você acha que vale a pena pagar toda essa diferença?

    ResponderExcluir
  71. Acho melhor aguardar, a diferença de preço entre essas câmeras nunca é de mais do que 300 reais.

    ResponderExcluir
  72. Obrigado.
    Somente gostaria de lhe alertar que estão usando seus comentários, de forma literal, para publicações no mercado livre. Cabe uma reclamação indenizatória, caso queira.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  73. Amigão, infelizmente isso é um problema antigo e sem fim. Já desisti de brigar pois a justiça não ajuda ninguém contra o mercado livre. Mercado livre é uma enorme máfia mas obrigado pelo alerta.

    ResponderExcluir
  74. Olá moçada, hj eu tirei umas fotos com a FZ-47, e fiquei impressionado com a qualidade dela, recomendo, pois, a SX-30-is ficou bem abaixo, e a P-500 até se comporta bem, mas, realmente, quando usei o zoom da FZ-47 e vi a qualidade das fotos, me fez decidir por ela. Estao pedindo 1400,00 em uma japonesa, no ML encontro por 950,00, porém, nao deve ser japonesa, e agora, compro a genuína japonesa ou uma do ML?

    ResponderExcluir
  75. Cuidado com essa armadilha de genuína japonesa, não há diferença alguma de qualidade de uma câmera fabricada em algum tigre asiático para uma japonesa e isso já foi explicado aqui mesmo no blog.

    Não pague quase 50% a mais só por causa de um "Made in Japan" escrito e ainda correndo o risco de não ter menu em português.

    ResponderExcluir
  76. No quesito macro, qual é melhor? FZ35 ou FZ47?

    ResponderExcluir
  77. Rodrigo. Priorizando macro, controle manual e qualidade de foto. Que tenha um zoom razoável, que seja leve, rápida e prática e que consuma menos bateria.Alguma dessas que citei acima, ou uma P100 ou outra?

    ResponderExcluir
  78. Rodrigo. Para uso com luz do dia,em fotos de paisagens, plantas, pássaros e rostos. Obrigado

    ResponderExcluir
  79. Então, a Made in Japan que eu vi tem menu em portugues, e a diferença de preço pode ser devido a loja que eu vi (SH Marabá) que é especializada em fotografias a câmera ser realmente japonesa, ou uma chinesa é da mesma qualidade?

    ResponderExcluir
  80. Sidneical, hoje acredito que a FZ47 seja a melhor nessa categoria.

    Stéfers, não há qualquer diferença de qualidade entre uma câmera japonesa ou chinesa, tenho amabas em casa e jamais percebi algo de diferente a não ser o fato de que a única que deu defeito foi justamente a japonesa que tanto idolatram sem motivo algum.

    Já expliquei esse assunto aqui: http://fotofacilrj.blogspot.com/2011/08/os-mitos-made-in-japan-e-made-in-china.html

    Este é um mito que ainda vai permanecer por muitos anos mas faço a minha parte pois tem muita gente falando besteira por aí, falando o que não sabe na base do achismo.

    ResponderExcluir
  81. Obrigado pelos esclarecimentos, pois, eu sou leigo no assunto, e como você disse, existem muitos mitos e tal. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  82. Olá Rodrigo!! Entre a Lumix FZ47 e FZ100 qual vc recomendaria? Li que a qualidade das fotos da FZ 47 é melhor, mas essa diferença é muito grande em comparação com a FZ100? Já havia decidido pela FZ47, mas observei que só a FZ100 tem a tela que gira e sapata para flash, e isso mexeu com minha decisão. Inicialmente penso em utilizar a máquina como amador, mas caso eu queira me aprofundar mais nos conhecimentos, qual seria a melhor escolha?? Outra questão: entre as duas, qual seria a melhor para tirar fotos noturnas de shows? Oh dúvida cruel!! Muito obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  83. Alisson, a FZ47 é melhor e a diferença é muito grande. Por isso mesmo, ela seria a melhor para fotos noturnas em shows mas tem que saber usar os controles manuais.

    ResponderExcluir
  84. Bom dia rodrigo, será que vale a pena pagar R$ 700,00 em uma fz35, sendo que posso pagar R$ 894,00 em uma fz47, sendo que ambas são novas?

    ResponderExcluir
  85. Difícil responder essa pois eu acho que a FZ47 é melhor que a FZ35. Mas...nova, nova, a FZ35 não é né? Já devem ter dado uma usadinha...

    ResponderExcluir
  86. Comprei minha FZ 47, e quero parabenizar pelo blog, muito bom e me ajudou muito na escolha.
    Depois volto pra dizer se é boa mesmo! =)

    ResponderExcluir
  87. a pessoa disse que me entrega em mãos e que eu confiro se é nova ou não, caso nao seja eu não pago.
    Ele garante que jamais usou.

    ResponderExcluir
  88. Mai, fique à vontade para compartilhar suas fotos conosco no nosso grupo no flickr.

    Rick, melhor ir na FZ47 que é certeza de estar nova. Câmera de 2009 sem estar usada até hoje fica difícil de acreditar.

    ResponderExcluir
  89. Obrigado Rodrigo.
    Espero que tenha sempre sucesso com seu "trabalho" aqui no seu blog, o de nos aliviar um pouco das "garras e presas" do sistema capitalista.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  90. Haha pode deixar e obrigado pela presença constante por aqui!

    ResponderExcluir
  91. Postado originalmente por Rickmarcopolo

    Rodrigo, obrigado pela paciência para responder às nossas incontáveis dúvidas; decidir e comprei a fz47.
    Obrigado e estarei sempre por aqui lendo suas importantes dicas.
    Abraço.

    Apenas editei a postagem pois não permito anúncios de lojas aqui no blog.

    ResponderExcluir
  92. Boa noite rodrigo, como comprei a fz47, gostaria de adquirir bateria extra, você acha que vale a pena investir em uma bateria genérica, já que o preço é 40% mais barata que uma original, contando que a loja garante que essa genérica é produzida segundo padrões ISO 9001:2000 e ainda dão garantia?

    ResponderExcluir
  93. Só uso genérica, nunca comprei bateria original. Eu compro nessa loja do link aí à esquerda, a Deal Extreme.

    Apenas preste atenção se a amperagem e voltagem estão dentro de uma margem de 10% de diferença da original.

    ResponderExcluir
  94. Rodrigo você indicaria algum site ou vendedor de confiança para comprar a FZ47? Obrigado.

    ResponderExcluir
  95. Só compro meus equipamentos em lojas físicas mesmo aqui do RJ.

    ResponderExcluir
  96. Rodrigo, finalmente comprei a FZ47 e estou só esperando ela chegar para começar a clicar. Já peguei bastante material na Internet para aprender a tirar fotos usando comandos manuais, mas estou preocupado com a limpeza e manutenção da máquina. Você tem algum post, artigo ou site falando sobre isso? Grato.

    ResponderExcluir
  97. Não tem nenhuma postagem mas o ideal é guardar em uma caixa de plástico com um saquinho de sílica. Limpeza só com flanela de microfibra ou lenspen.

    ResponderExcluir
  98. Existe alguma marca específica dessa lenspen? Pois estou achando de várias marcas. Valeu!

    ResponderExcluir
  99. Pelo que tenho visto, são todas muito parecidas, só não compre uma amarela que tem o cabo mais grosso pois daquela ali só vejo reclamações.

    ResponderExcluir
  100. Massa!! Fica a dica para um post desse tipo também. Parabéns pelo blog e obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  101. Boa Noite Amigos, quanto aos adaptadores, lí algumas coisas sobre lentes que podem ser adaptadas na FZ40, isso funciona na FZ47 também, quais são essas lentes e onde encontrá-las? Espero que possam me ajudar.

    ResponderExcluir
  102. Olá Bob, obrigado pela presença no blog.

    Na verdade não são lentes, são filtros. Como toda câmera compacta, a lente é fixa ao corpo e tudo que você coloca a frente dela é um filtro adaptador, alguns chamam erradamente de lente mas lente é o que já vem na câmera.

    Todas as FZ possuem rosca na frente da lente pra acoplar os filtros e há filtros de todos os tipos. Primeiro é preciso entender pra que serve cada filtro, se será importante e/ou necessário para você ter esses filtros. não adianta sair comprando sem saber a real utilidade deles.

    Pesquise por filtros UV, polarizadores, tele, wide, olho de peixe, ND que são os mais populares.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  103. Obrigado Rodrigo pela resposta, sempre estou lendo o seu blog e foi aqui que decidi pela FZ47, o motivo da pergunta, é que gosto de fotografar aves, e como são de difícil aproximação, resolvi entrar em contato, pois vejo que nos sites de fotos de aves, as pessoas que usam câmeras FZ, têm uns equipamentos tipo: TCON 17 Olympus, e algo como Raynox. Creio que é isso mesmo... Espero que possa contar com sua ajuda mais uma vez. Abraço.

    ResponderExcluir
  104. Fiz uma postagem sobre filtros, dá uma olhadinha.

    ResponderExcluir
  105. Rodrigo, boa noite.
    Estou há três dias lendo seu blog e, confesso, estou maravilhado com a quantidade de informações e a facilidade com que você as transmite. Parabéns, folgo em dizer que você está realizando um excelente trabalho na divulgação da ciência/arte da fotografia.
    Quero aproveitar a leitura do presente post para perguntar sua opinião objetiva: pretendo expandir meus horizontes de compactas Sony e comprar uma superzoom com boas possibilidades de ajuste e versatilidade, então, de maneira muito sintética: P500 ou FZ47?
    Sua opinião será muito bem vinda.
    Parabéns, de novo.

    ResponderExcluir
  106. Olá Luís, obrigado pela presença no blog.

    Acho a FZ47 no momento sem concorrência entre as superzoom.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  107. Agradeço, Rodrigo, pela sua pronta atenção.

    A par da sua opinião, conferi inúmeros relatos de usuários das duas máquinas a que me referi, tendo percebido que a P500, de fato, não está fazendo um sucesso tão grande.

    Encomendei a FZ-47, por isso. Vou testá-la e depois posto meus comentários e envio algumas fotos, pode ser?

    Abraços e ótima semana.

    ResponderExcluir
  108. Rodrigo, estou na duvida se compro uma Lumix Fz40 ou Fz47. Qual voce acha melhor e quais as diferencas? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  109. Luís, pode fazer parte do nosso grupo no flickr e compartilhar suas fotos conosco por lá.

    Hellololo, hoje com a FZ47 eu diria que o tempo da FZ40 já passou. A diferença mais significativa é o sensor que carrega todas as boas qualidades que esta câmera possui, É graças a esse sensor que temos menor resolução, vídeos Full HD e modo contínuo mais rápido.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  110. boa tarde,
    gostaria de primeiramente parabeniza-lo pelo blog.
    Sou iniciante na arte de fotografias e como estava em busca de informaçoes sobre algumas cameras, acabei entrando nesta pagina, e gostei por demais das informaçoes prestadas. Mas gostaria que me desse uma luz sobre uma situaçao que com certeza ja deve fazer parte de seu dia a dia. Estou na duvida se adquiro uma Dm3100 ou Fz40. como nao entendo muito de cameras, gostaria que voce me desse maiores informaçoes sobre as mesmas. Agradeço a atençao e aguardo seu parecer, grato

    ResponderExcluir
  111. Rodrigo,
    achei a FZ 47 interessante mas me chamou a atenção que no site da BH de NY ela está de US 249 por 199. Já achei o preço normal baixo e ainda mais este desconto... Parece um sinal dela não ter tido muita aceitação. Será pela falta do tal do RAW? O que vc acha?

    ResponderExcluir
  112. Jairo, a D3100 é uma reflex que usa lentes intercambiáveis e requer mais conhecimento e a FZ40 é uma superzoom que já pronta para todo tipo de foto com uma qualidade razoável. É preciso definir agora se pretende se comprometer com o investimento posterior em lentes e acessórios ou se quer uma câmera do tipo faz-tudo.

    Jahcao, normalmente as FZ Panasonic são mais baratas mesmo porque ela segue duas linhas, assim como a Fuji. A falta do RAW é uma questão pessoal, alguns usam e outros não mas não acredito que o preço mais baixo seja por causa disso.

    Qualquer dúvida é só retornarem.

    ResponderExcluir
  113. Ok, eu tbém não sou avançado a ponto de necessitar de RAW, mas pelos comentários acima parece que ninguém ainda deu um depoimento sobre como ela se comporta na prática. Vc continua fã dela só pelos recursos de sua ficha tecnica ou já deu pra ver se em campo ela corresponde a esta expectativa?
    Abç

    ResponderExcluir
  114. Já tem bastante usuário no flickr com fotos da FZ47 e dá pra ver que mesmo no modo automático ela se comporta muito bem.

    ResponderExcluir
  115. Amigo, como esse pessoal ta comprando? Para pagar uns R$ 1.000 vale a pena? não tem outra melhor nessa faixa de preço? Muito bom o seu site.

    ResponderExcluir
  116. Olá Márcio, obrigado pela presença no blog.

    Melhor que essa tem sim mas não nessa categoria de superzoom, na minha opinião. As compactas premium são melhores e você encontra nessas postagens aqui: http://goo.gl/DOMpN e http://goo.gl/2v3Ga

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  117. Rodrigo, como funciona esse 3d dela? Só foto ou vídeo também? só da para ver na Viera mesmo? tem diferença para ver em outro lugar? Já comprei uma por $199,00 na BH de NY e depois me ajunto com vcs no flickr. Um abraço.

    ResponderExcluir
  118. 3D só em fotos e, segundo o fabricante, só visível nas TVs Viera.

    ResponderExcluir
  119. rodrigo jordy é uma entidade para nós leigos, que estamos entrando nesse mundo rodeado de intenções comerciais.

    ResponderExcluir
  120. Oi Rodrigo. Descobri algumas informações sobre o 3d dessa camera. Favor me corrija se estiver errado pois estou iniciando. O fabricante diz que ela tira 20 fotos (o foco tem que ser estatico, e eu movimento levemente a camera para esquerda e direita), e ela seleciona 02 para o 3D (uma para o olho esquerdo e outra pro direito). A partir dai ele prepara e cria uma arquivo *.MPO, que na realidade é um *.JPG stéreo, que só será visto em leitores deste arquivo. o próprio fabricante diz que pode ser visualizado em porta retratos digitais compativeis e imprimir. Como as tvs Viera já são preparadas para isso, eles puxam para o lado deles. Acredito que deva ficar bem bacana apesar de não ser específica para isso. Não sei ainda se na impressão consigo ver com oculos analogicos (pois os ativos somente com sua tv correta). Não to a fim comprar uma tv nova so para isso. Quando chegar a minha eu testo e te digo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  121. Marcio, informações do fabricante são inconstestáveis. Se estiverem erradas essas infos, eles arcam com o ônus. fico no aguardo dos seus testes e obrigado por se disponibilizar para isso.

    ResponderExcluir
  122. Oi Rodrigo. Concordo com voce, por isso todas as informações que coloco são do manual de recursos avançados da maquina (tenho em pdf e posso te mandar). Duvido que ele colocaria "veja suas fotos numa Bravia", mas falam da Viera que é marca deles, mas sempre deixando claro que pode ser visto em qualquer dispositivo que leia arquivo MPO, também utilizado pela Fuji W1 e W3 (o que para mim é um alivio - as Viera são caríssimas). Vamos testar e se confirmar será mais um ponto positivo para esta máquina que já esta cheia de elogios.
    Voce é de Marechal? conheço tudo ai, já fui da brigada pqd.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  123. Sou de Marechal sim. Viera além de caras me parecem não ser das melhores...

    ResponderExcluir
  124. Bom dia, a minha FZ-47 só tem menu em espanhol e ingles, tem como atualizar firmware ou algum dipositivo que dê para incluir menu em portugues?

    ResponderExcluir
  125. Tô na expectativa da chegada da minha fz47, espero que chegue antes do natal, via sedex, pra sair registrando a confraternização.
    Morar no Rio grande do sul é desvantagioso, pois as grandes redes não disponibilizam produtos diferenciados como esse, e as pequenas lojas cobram muito caro.
    custou-me na cd mídia.com : 888,00 + 35,00 de frete e uns 40,00 pra empresa que pagamento digital, que libera o cedito

    ResponderExcluir
  126. A minha é a FZ-47, com menu em ingles e espanhol, queria ver se existe alguma forma de colocar em portugues!

    ResponderExcluir
  127. Ainda não tem nenhum novo formware pra FZ47 mas normalmente os firmwares da Panasonic não adicionam idiomas, apenas corrigem eventuais falhas dos que já existem na câmera. Vamos aguardar pra ver se ela faz diferente a partir de agora.

    ResponderExcluir
  128. Rodrigo, parabens pelo seu blog, ele me ajudou muito na escolha da minha camera. Agora será que você sabe onde encontro o manual da FZ47 em portugues??? Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  129. Tá aqui: http://www.4shared.com/office/vPAQq9Jh/Manual_Panasonic_FZ47_FZ48_Por.html

    ResponderExcluir
  130. Rodrigo, estou adorando a minha! mas d fato nao tem gravaçao em camera lenta né? Ahh no flickr nao consigo achar as fotos com a fz 47 tem algum usuario que posta as fotos?

    ResponderExcluir
  131. minha fz47 chegou na vespera do natal, e ainda tenho muito o que aprender, pra poder apresentar um foto boa e interessante.

    ResponderExcluir
  132. Mai, ainda são muito poucos os modelos que fazem vídeos em câmera lenta e a FZ47 não está entre eles. No flickr é só fazer uma busca digitando FZ47, ela ainda não entrou no localizador de câmeras.

    Fernando, espero que esteja gostando dela.

    ResponderExcluir
  133. Olá.
    Comprei esta Panasonic e estou gostando muito. Boa para aprender antes de aventurar-se em alguma DSLR.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  134. Que bom que está gostando! Fique à vontade para fazer parte do nosso grupo no flickr acessando o ícone na parte de redes sociais aqui do blog.

    ResponderExcluir
  135. Rodrigo. Feliz ano novo!! Comprei a FZ 47 sendo que nao sei nada sobre cameras profissionais e nao estou sabendo usar as suas funcoes. Nao consigo tirar fotos boas. Acho a qualidade meio fraca. Tem como vc me da algumas dicas? Vou viajar e queria tirar fotos melhores. O zoom dela eh maravilhoso! A unica coisa que eu sei usar.. Rs

    ResponderExcluir
  136. A primeira coisa a fazer é ler o manual do início ao fim com a câmera ao lado para ir testando todas as funções e conhecer seu equipamento. Depois comece a procurar dicas pelos blogs de fotografia mais conhecidos que estão em uma lista aqui no lado esquerdo.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  137. postei as primeiras experiencias com a panasonic fz47 na web.
    um video no you tube em full hd
    http://www.youtube.com/watch?v=FDyizX__KEA&feature=youtu.be
    e algumas fotos no flickr
    http://www.flickr.com/photos/fernandoscremin/

    com o tempo postarei mais videos e mais fotos, já que reparei que não há nenhuma postagem de usuários brasileiros sobre a câmera.

    ResponderExcluir
  138. Prezado Rodrigo, seu blog é excelente e me ajudou muito a decidir pela compra de uma Panasonic FZ47. A máquina ainda não chegou e estou bastante ansioso com as possibilidades que ela me trará. Nunca tive uma câmera antes e tenho muito a aprender. Seus comentários foram e serão muito úteis e, confesso, já aprendi muita coisa nesses últimos 5 dias. Conto apenas com meu deslumbramento com a beleza da vida, da natureza, e das paisagens, sem falar dos encontros com amigos e pessoas que amamos.
    Muito obrigado e Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  139. boa tarde Rodrigo,
    gostaria de aproveitar o momento para tirar uma duvida. quais seriam as diferenças da fz 47 com a fz 150?

    ResponderExcluir
  140. Obrigado, Fernando e Gustavo.

    Jairo, leia a postagem http://www.foto-facil.com/2011/12/comparacao-com-as-melhores-superzoom-de.html e veja as principais diferenças técnicas entre elas.

    ResponderExcluir
  141. Bom dia Rodrigo
    Gostaria de saber se com essa Lumix FZ-47 consigo fazer um curso básico de fotografia...
    Vejo nos cursos que é necessário um equipamento que permita o controle manual de diafragma, obturador e foco. Essa câmera possui esses requisitos?
    Sou mega leiga no assunto, rs será minha primeira câmera com mais recursos, pois sempre tive compactas normais. Sempre adorei fotografia mas a grana não permitia muitas extravagâncias.. rs
    O curso que você anuncia aqui no blog (Grande Angular) me parece ótimo, mas sem equipamento adequado não vai adiantar muito tentar um curso.
    Seu blog é excelente!
    Obrigada!
    Daniele

    ResponderExcluir
  142. Olá Daniele, obrigado pela presença no blog.

    Com a Panasonic FZ47 dá pra participar de um curso básico perfeitamente pois ela possui todos os recursos necessários.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  143. Valeu Rodrigo!
    Andei lendo o manual dela que vc postou em algum comentário e deu pra entender sobre controle de obturador e foco, que dá pra ajustar manualmente.
    Quanto ao tal diafragma, eu aprendo com a câmera na mão! rs
    Me decidi finalmente, vou de FZ-47 após cismar com a Nikon P500 vi que ela não é melhor que a FZ-47, e além de tudo é mais cara!
    Brigadão!

    ResponderExcluir
  144. Boa noite, Rodrigo.

    Conheci o blog há dois dias e não paro de devorar os posts e respectivos comentários. Parabéns pelo trabalho.

    Neste post da FZ47 você citou como ponto negativo a duração da bateria. Quanto seria esse tempo?

    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ademar, obrigado pela presença no blog.

      Na verdade, esse item deixou de ser um ponto fraco pois as concorrentes que vieram depois trouxeram baterias com carga igual ou menor que a da FZ47 que é de 400 fotos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  145. tenho uma fz e pra mim ea melhor em relação a super zoom do mercado nas panassonic

    ResponderExcluir
  146. a minha ea fz47 olha e n me arrependo em

    ResponderExcluir
  147. Estou indo a um Cruzeiro, qual camera vc acha que atenderá minhas necessidades? a FZ47,P500 ou migro para a Canon T3i(não entendo nada de fotografia, e vou viajar mês que vem)? Eu estava pensando na Canon G12, mas fico preocupado de me faltar ZOOM. Obrigado desde já e parabéns pelo Blog!!!

    Daniel Pinto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, obrigado pela presença no blog.

      Se está preocupado em faltar zoom então também não adianta uma T3i. Vai de FZ47 e não irá se arrepender.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  148. Olá, primeiramente parabéns pelo blog e pelas dicas!
    Mas a dúvida persiste e cada vez que inicio pesquisas fico mais em dúvida ainda: canon Sx100 / FZ47 / HS20 Fuji / S4000 / FZ40 / S4050...qual indicaria????
    Sou novato com este hobbie, mas desejo aperfeiçoar na arte.
    Abraços.
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, obrigado pela presença no blog.

      Em preimeiro lugar, esqueça as Fuji da série S que são péssimas e a SX100 que já é muito antiga e dificilmente alguém venderá uma nova hoje. Sobram FZ40, FZ47 e HS20 mas a HS20 possui uma resolução muito alta prejudicando a qualidade de imagem sobrando FZ40 e FZ47. A FZ47 só pela resolução menor já é melhor que a FZ40 fora outras inovações por ter um sensor mais rápido. Eu escolheria a FZ47 sem pestanejar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  149. Obrigado Rodrigo por responder rapidamente!
    Bom, estava certo que a HS20 seria a melhor opção por justamente ter resolução de 16MP (e sem zoom digital pois investigando verifiquei que distorce muito a imagem câmeras com este recurso)...
    Outra coisa, me interessei pela Hs20 por possuir sapata para flash.
    As Fuji da série S não são boas?...
    Aqui mesmo no blog a comparação entre as melhores de 2011 a HS20 foi a melhor comparada com a FZ47, o LCD reclinável ajuda muito ou somente um "plus" ou jogada de marketing? Qual sua verdadeira finalidade?
    Desculpe, mas já estou perguntando demais pq realmente preciso definir, e nada melhor que perguntar p/ quem entende, certo Rodrigo?...
    Abraços e Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Fuji da série S são péssimas além de terem controles manuais capados. As HS são melhores mas pecam pelo excesso de megapixels.

      O LCD móvel tem muita utilidade neste tipo de câmera, há várias situações em que se faz necessário quando não se pode fotografar de trente para o motivo.

      Excluir
  150. Rodrigo,
    Quase convencido por uma FZ47!!!
    Obrigado por enquanto!

    ResponderExcluir
  151. Rodrigo, eu novamente!
    No review está: Tem como pontos fracos a ausência de modo RAW e a baixa duração de sua bateria !!!
    O que realmente significa o modo RAW/ e o problema da bateria foi sanado ultimamente?
    Agradeço mais uma vez!.
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O modo RAW é o que as pessoas que gostam de editar suas fotos usam. É o arquivo cru da foto, como se fosse um negativo digital e permite que se faça edições profundas sem perda de qualidade. Particularmente acho desnecessário mas uma grande parte dos novos fotógrafos está tomando gosto por isso.

      O problema da bateria foi "resolvido", digamos, pela concorrência pois todas as concorrentes que vieram depois trouxeram baterias no mesmo nível da FZ47.

      Excluir
  152. O que todos no blog acham?
    Um Transcend 8GB Class 10 leva com maestria o Full hd da FZ47?
    Sei que no Brasil ele não é muito bem digerido, mas nos EUA tem muitos fans de carteirinha e sei que ele é totalmente inferior ao SanDisk 8GB Extreme SDHC Classe 10, pois dizem que o Transcend Class 10 atingiu 16.7MB/s na leitura e 13MB/s na escrita contra 30 MB/s 200X do extreme em leitura e escrita, mas tem um porem, se você pode pagar a metade do preço no Transcend e ele ter bala na agulha e satisfazer o Full HD da FZ 47, porque não compra-lo, se alguem usa o Transcend 8 GB class 10 na 47 da um salve aqui no blog, e vocês sabem qual a capacidade da memoria interna dela? cada um fala uma coisa, e parabéns Rodrigo esta desenvolvendo um belo trabalho, não tenho muito tempo para acompanhar, mas quando posso sempre dou uma chegada para ver os post, valeu, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu nunca usei um Transcend mas o que posso dizer é que já fiz Full HD sem travamentos com classe 4. Um classe 6 já fica isento de problemas pois é o ideal então acho que é impossível um classe 10 genuíno, seja de que marca for, ter problemas com vídeos Full HD.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Não faço comentários sobre lojas aqui no blog a não ser as que possuem anúncios aqui.

      A memória interna é irrisória, como a de 90% das câmeras digitais, de 70mb.

      Excluir
  153. Olá, parabéns pelo blog. Super organizado e linguagem de fácil entendimento. Tenho uma dúvida e peço sua ajuda:

    Comprei uma FZ 47 e gostaria de usar filtro polarizador e Uv nela. Eu precisarei de algum tipo de adaptador?

    E em qual diâmetro devo comprar os filtros?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junior, obrigado pela presença no blog.

      Segundo o manual da FZ47, sua lente possui rosca para encaixe de filtros de 52mm sem necessidade de adaptador.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  154. Oi Rodrigo
    Depois de pesquisar bastante, aqui e no site mundo fotografico, decidí comprar uma FZ47.
    Bom, vou fazer uma pergunta, talvez engraçada, mas é pq tô querendo entender: o que significa "ruído"? rs
    parabéns pelo site, entro todos os dias e sempre aprendo alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruído são os pontos coloridos que surgem quando se usa muito zoom ou muito ISO e até mesmo longa exposição interferindo na qualidade da imagem.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  155. Ola Rodrigo, na minha opinião esta maquina é um ótimo custo beneficio, e você sabe a media de preço do cabo a/v dela? se tenho que procurar com entrada digital (S / PDIF) com cabo coaxial (com conectores RCA) ou de fibra óptica (TOSLINK)andei olhando no Wikipedia mas estou querendo saber se é realmente este, valeu.

    ResponderExcluir
  156. Você pode comprar um cabo HDMI mini, a outra conexão que ela usa é o AV mas é um cabo proprietário. Não pode usar qualquer um nela.

    ResponderExcluir
  157. Obrigado pela dica dos filtros Rodrigo, eu havia lido o manual mas não tinha achado a informação.

    Te trago outra duvida, desta vez em relação a foco.

    Você poderia por gentileza me explicar qual a tecnica pra focar 2 pessoas ao lado, e suavizar o fundo?

    Eu sei que preciso de grande abertura do diafragma, que o fundo esteja distante, que a distancia focal esteja adequada, etc. Quando fotografo pessoas eu costumo focar nos olhos. Mas como proceder neste caso, em que o assunto são 2 ao mesmo tempo?

    segue exemplo: http://imgur.com/mvOE8

    abraço e obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se as duas pessoas estiverem na mesma linha o procedimento é o mesmo, se estiverem em distâncias diferentes srá preciso fechar um pouco mais o diafragma para poder focar as duas.

      Excluir
    2. mas se eu focar nos olhos de 1 das pessoas, a outra não ficará desfocada?

      grato.

      Excluir
    3. Se estiverem na mesma linha não já que o foco é feito horizontalmente e não verticalmente. Se você focar nos olhos de uma pessoa, tudo que estiver na mesma linha destes olhos sairá focado.

      Excluir
  158. olá pessoal tenho uma camera fz40 da panasonic e estou vendendo aqui para adquirir ou uma fz 150 panasonic ou uma nikon 3100 qual seria melhor na opinião de vcs? desde ja grato!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, essa resposta você mesmo pode dar já que só você sabe quais são suas necessidades, e mais ninguém: Uma câmera de longo alcance pronta pra qualquer tipo de foto ou uma câmera de maior qualidade que necessita de lentes diferentes para cada tipo de foto?

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  159. Olá Rodrigo Tudo bem?
    utilizo a FZ47 e tenho uma dúvida( talvez seja obvio, não sei)...baixando o megapixel nas configurações automaticamente a qualidade sera melhor?
    Abraço amigo.,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manoel, obrigado pela presença no blog.

      Infelizmente não funciona assim, megapixel é apenas o tamanho da foto mesmo, só irá diminuir o seu tamanho e não o seu ruído. Leia este tópico aqui para entender isso: http://goo.gl/qGN6J

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Olá Rodrigo.

      Que pena,...mas tudo bem a Panasonic faz fotos muitos boas para o ponto de vista de um amador.
      Continuo acompanhando teu blog,..vou ler ao artigo.
      Obrigado.

      Excluir
    3. Agora tudo faz sentido :-)...Devia ter lido o artigo antes.
      Abraço.

      Excluir
  160. Olá, estou entre a Nikon P500 e a FZ47. Pelo que pesquisei a Nikon P500 tem melhor desempenho em pouca luz, além de visor LCD móvel!!

    O preço das duas na Holanda (onde irei comprar) se equivalem.
    A Nikonn Lançou a P51o recentemente.

    Não tenho visto muitos comentários sobre a P500 e gostaria de um conselho para poder comprar uma das duas.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Duda, obrigado pela presença no blog.

      Se você acha o LCD móvel interessante, as melhores opções são Canon SX40 e Panasonic FZ150.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  161. Rodrigo,

    Comprei a Nikon P500. Achei o melhor custo benefício, pois como foi lançada a P510 o preço na Europa caiu muito. Comprei com cartão de memória adcional, o Bag, e ainda vem com carregador de bateria externo e três anos de garantia!! Paguei um preço bem módico.

    A FZ 150 e a SX40 estavam com o preço MUITO superior.

    Estou iniciando e acho que essa máquina vai me atender bem, ao menos enquanto vou adquirindo conhecimento no assunto.

    Sem falar que fiquei impressionado com algusn recursos, como a "câmera lenta"!!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  162. A minha FZ47 acabou de chegar, a troco de minha antiga fuji 2800, superior em quase tudo a FZ, menos na ergonomia... a pegada da Fuji é bem melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo depoimento, Carlos! Realmente, a ergonomia da Panasonic é um pouco diferente, mais achatada na vertical e esticada na horizontal.

      Excluir
    2. Mas para nisto tambem! A Fuji tinha um problema do céu estourar mesmo em subexposição, como eu faço agronomia, preciso tirar muitas fotos de meus trabalhos, e acontecia do céu "invadir" as arvores, mesmo tirando a luz ao máximo. Nem sonha isto a panasonic. COntroles destravados, mais opções, sistema operacional melhor, cores muito melhores, metade do tempo para focar, vídeos então nem sem compara... Os 300 reais em média de diferença são uma pechinxa! Bem... obrigado a dica!

      Excluir
  163. Olá Rodrigo.
    Como funciona a questão de atualização da Câmera? Isso existe, sai de tempos em tempos?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A atualização sai de acordo co a necessidade. Só recomendo atualização de firmware se houver algum problema com a câmera em alguma situação. Foa isso, fazer por fazer, não recomendo.

      Excluir
  164. Rodrigo, boa noite.. gostei muito do blog
    parabens!!

    qual vc me recomenda para melhor qualidade, essa panasonic ou a sony TX-100 ? para tirar fotos a noite vou ter melhor qualidade que uma compacta comum?

    ou a canon G11 é superior as duas citadas?
    vale a pena comprar uma camera usada (no caso da G11) ??

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Panasonic é bem melhor que a Sony TX100, para fazer boas fotos à noite é preciso saber usar os controles manuais de ISO, abertura e tempo de exposição. A G11 é melhor que a FZ47 mas usada depende do preço e estado de conservação dela.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  165. Rodrigo, comprei a minha FZ47, saiu por R$900 com alguns acessórios interessantes, cartão 16gb classe 10 + bolsa e tripe. Gostei da camera mesmo e vou aprender a usar os controles manuais e tirar o maximo dela. Obrigado pela matéria.

    ResponderExcluir
  166. BOA NOITE,RODRIGO
    Meu nome é ROSÂNGELA
    Preciso de uma camêra para tirar fotos da minha filha que faz apresentações na escola,n igreja,para passeios e estou em dúvida.Quanto mais leio mais me perco.quero uma super zoom, não quero ser profissional apenas guardar as boas recordações.QUAL VOCÊ ME INDICA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosângela, obrigado pela presença no blog.

      Vá de FZ47 mesmo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  167. ola rodrigo!
    sou novato em fotos e preciso saber em que posiçao deixo a maquina para que consiga fotografar maniquim com ba resoluçao, ja que li anteriormente que no automatico somente 20% de recurso usamos da maquina? vou bater foto em estudio c 4m de distandia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, obrigado pela presença no blog.

      A primeira coisa é estudar muito, mas muito mesmo. A maioria das dicas dadas aqui podem não ajudar tato na prática.

      Resolução é apenas o tamanho da foto. Você quer qualidade de imagem, não é? Automático não serve pra nada, a não ser fotojornalismo onde o que vale é o clique, seja lá de qual forma for. Tem que entender bem de iluminação, usá-la a seu favor, esse é o segredo do retrato e saber usar os controles manuais está incluído nisso. Saber escolher uma boa lente também, se tiver lentes fixas ótimo, se tiver lentes zoom tente usar as distâncias intermediárias dela para não haver muita distorção nos cantos.

      Enfim, o importante é estudar bastante.

      Read more: http://www.foto-facil.com/2011/07/panasonic-fz47-desafia-mesmice-e.html#ixzz1vp2VFUOY

      Excluir
  168. Tenho uma Canon SX40 hs, ainda não consegui tirar muitos cliques em ambientes diferentes.
    O modo manual não parece estar muito diferente do automático, seilá, esperava mais dela pois vi fotos ótimas com a sx30 que falam tão mal e falaram tão bem da sx40, então pensei que a sx40 fosse bem melhor do que ela realmente é.
    Mas enfim, só estou com ela a 1 semana, espero poder usar o máximo dela e vê se consigo fotos melhores do que eu estou conseguindo.
    Aqui vai meu flickr : http://www.flickr.com/photos/78839923@N03/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stephanie, obrigado pela presença no blog.

      Para fazer boas fotos no modo manual é preciso ter bastante conhecimento dos controles de exposição como ISO, abertura e tempo de exposição. Caso contrário, é normal as fotos ficarem até piores do que no automático.

      A Canon SX40 é disparadamente melhor do que a SX30 mas, se comparar as fotos de um bom fotógrafo com a SX30 e de um mau fotógrafo com a SX40, prevalecerá sempre o fotógrafo e nunca o equipamento.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails