6 de julho de 2011

Olympus Stylus Tough 8010: Ultra resistente

   Já deixei claro em outras postagens sobre câmeras à prova d'água que quem manda nesse nicho da fotografia são Olympus e Fuji, são as marcas que mais produzem modelos assim e há mais tempo. Porém, isso ficou um pouco abalado com as Panasonic TS3 e Pentax WG1 que são muito resistentes. Mas a Olympus tem uma câmera à altura destas para manter a hegemonia nas câmeras que hoje, além da profundidade, também são resistentes a choque, frio e pressão.
 Design característico das belas Olympus Stylus

   A câmera de pomposo nome Olympus Stylus Tough 8010 possui sensor de resolução efetiva de 14MP; sua lente com 5x de zoom cobre distância focal de 28-140mm com abertura 3.9-5.9 e supermacro de 3cm; possui estabilização pelo sensor; a velocidade dos cliques varia entre 1/2000 e 4 segundos; a sensibilidade ISO é de até 1600; modo contínuo de 1.2fps; faz fotos panorâmicas; o alcance do flash é de 4 metros e também possui um LED ao seu lado; faz vídeos HD com taxa de 30fps no formato MP4 com compressão H264; seu LCD mede 2.7 polegadas; já vem com 2GB de memória interna; e é alimentada por bateria que dura aproximadamente 200 fotos.
   Resistências: Profundidade (10 metros); choque (2 metros); frio (-10ºC); pressão (100 kgf); e poeira.
 Fotos retiradas do site da fabricante

   Opinião do blogueiro: É uma câmera mais do que completa pois é super resistente, possui um barômetro para medir a pressão, memória interna de 2GB que quase elimina a necessidade de se usar um cartão de memória e a iluminação auxiliar de LED cai muito bem. A abertura parece baixa mas todas as câmeras à prova d'água são assim, não muda muito. Os filtros de arte e edição, tradicionais da Olympus, estão aí e ainda faz fotos panorâmicas na própria câmera sem necessidade de software. O único ponto fraco é a  bateria que só faz 200 fotos, necessário ter uma reserva. Recomendadíssima.

   Postagem sugerida pela leitora Viviane Godói.

17 comentários:

  1. Legal essa Olympus, e é bom 2m de resistência contra um choque por exemplo contra o chão. kkk Seria uma pedida pra mim pois tenho a mão furada

    ResponderExcluir
  2. Prof. Rodrigo... essa câmera para fotos "terrestres" é boa também? e a memória interna de 2GB é bommmmm, minha máquina não tem nem 1kb interno rsrs

    ResponderExcluir
  3. A lente de todas as câmeras à prova d'água é escura demais mas a qualidade óptica da Olympus, na minha opinião, só fica atrás da Canon. Isso sem contar as de grife que só equipam câmeras mais caras.

    E sem essa de professor, por favor...

    ResponderExcluir
  4. A Olympus é boa mesmo então!!! chamei de prof. porque aprendi e ainda aprendo muita coisa aqui no blog e conhecidos daqui, mas ta certo, vou evitar usar esse termo.

    Ahhh e a bateria que você recomendou da câmera ainda naum comprei pq a grana ta curtaaaa, se sobrar menos mês no fim do dinheiro rs aí penso em adquirir uma :)

    ResponderExcluir
  5. Qual a melhor/ou qual suas principais diferenças: Canon Sx30 Is x Canon Rebel T1i Eos 500d 18-55mm
    Essa última faz video?? Essa última troca lente?? E quanto a memória interna das duas??Por favor dê sua opinião pessoal mesmo. Isso que e quero! Abraços.

    ResponderExcluir
  6. São câmeras totalmente diferentes, nem tem como dizer qual é a melhor, não dá pra compará-las por serem de categorias diferentes.

    A última faz vídeo, troca lente e nenhuma das duas possui memória interna.

    A opinião pessoal é pra você esquecer a 500D e todas as outras reflex e começar a definir prioridades para saber qual compacta se encaixa melhor no que você procura. Definir o que é importante para você em uma câmera pra depois a gente ver qual seria o modelo mai bacana pra você.

    ResponderExcluir
  7. Olá Rodrigo.. primeiramente parabéns pelo blog!!

    Preciso de sua ajuda, se possível claro.
    Sou leiga em fotografia, porém pretendo estudar e aperfeiçoar, estou prestes a comprar uma superzoom.
    Estou na dúvida entre 3, Canon SX30, Nikon p100 e Sony HX1.
    Confesso que me balancei muito pela Canon principalmete pelo zoom de 30x, mas li em alguns de seus posts e comentários que a noite a qualidade da imagem não é muito boa..

    Qual das 3 você me aconselharia?

    Quero uma máquina que além de um zoom bom tire fotos de qualidade, durante o dia e a noite, não me adianta um zoom enorme se eu não puder aproveitá-lo ao máximo.
    Não me importo com vídeos.

    ResponderExcluir
  8. Olá Isa, a SX30 eu não achei boa nem de noite nem de dia. Recomendo a Nikon P100 ou, se por algum milagre, ainda encontrar a Panasonic FX35 passa a ser a melhor opção.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  9. A SX30 de noite realmente não presta, tenho uma e admito.

    Até mês que vem galera vou estar mais ocupado durantes essas semanas, abraço Rodrigo, entrarei no blog o quanto puder!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Prezado
    Observado sem grande conhecimento lhe solicito uma ajuda. Tenho quebrado a cabeça para a compra de uma máquina a prova d'água e que possa antender também às necessidades terrenas uma vez que 95% das fotos minhas não serão subaquáticas.
    Fiquei entre dois modelos: TX5 da Sony e esta 8010 da Olympus. Apesar de agurantarem profundidades bem diferentes, coloquei-as lado a lado pelo preço que custam aqui no Rio.
    Pois bem, levantei alguns pontos mas ainda nã cheguei a uma conclusão e espero sua ajuda para acabar com minha dor de cabeça.
    1. Dificilmente irei mergulhar a 10 metros e se o fizer provavelmente terão pessoas da equipe que irão tirar fotos profissinais. Ou seja, 3 metros me atendem, mas 10 é mais garantido (empate).
    2. Quer um upgrade na velhinha sony dsc 650 que tenho portanto, desejo uma camera de qualidade para fotos em terra (ponto para carl zeis e processador bionz).
    3. Desejo filmar em HD e tirar fotos panorâmica (empate ??).
    4. Bateria extra a preço ascecível (empate novamente ?)
    5. Minha esposa é meio estabanada e tenho recei que um visor com menu toch screen não suporte (rsrsr). Nesse ponto fiquei com receio da sony ter seu lcd arranhado ou quebrado e ter de gastar uma grana para consertar (ponto para 8180).
    6. Gosto de arriscar fotos em preto e branco e a sony não tem essa opção pelo o que parece mas não é fundamental.

    e aí... desafio ???

    Qual câmera devo comprar (a sony está torno de 700 e a 8180 é 670).

    Obrigado e aguardo ansioso a sua ajuda.

    ResponderExcluir
  11. Olá Allan, eu sempre peço para as pessoas definirem suas prioridades e pelo visto você já fez isso. Como a Sony é novata nessa coisa de câmera à prova d'água, creio que a Olympus é a melhor opção.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  12. Rodrigo
    Desculpe insistir, mas a lente da olympus bate de frente com a da sony (fora da água) ??

    Como bem disse, 95% das fotos que vou tirar serão à seco (rs) e alguns amigos falaram que a lente carl zeis aliado ao processador bionz gerariam imagens bem melhores do que a da olympus? É verdade ou essa diferença é imperceptível ?

    Obrigado pela pronta resposta.

    ResponderExcluir
  13. Eu não percebo grande diferença, na minha opinião estão no mesmo nível até porque, atualmente, a [unica compacta Sony que tem uma Carl Zeiss de verdade é a HX100 mas é questão de opinião.

    ResponderExcluir
  14. Ola Rodrigo qual modelo da Olympus é melhor a TG310 ou TG320...
    Que são as de menores custos que encontrei.. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, até onde eu sei, a única diferença entre elas é que a TG320 faz fotos 3D. Se ela estiver mais cara e 3D for algo irrelevante pra você, melhor pegar a TG310.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails