9 de abril de 2011

Nikon S710: Uma rara preciosidade

   Muitos aqui não devem conhecer esta câmera, sequer devem ter ouvido falar dela, eu mesmo a conheci ontem e percebi algumas peculiaridades nas imagens que ela produzia: Ao mesmo tempo que lhe faltava certa nitidez, percebi o já conhecido "amarelado" da série L da Nikon mas também percebi um nível muito baixo de ruído em ISO até 800, não fui além disso. O tom amarelado das compactas Nikon puxando para o sépia me irrita demais só que felizmente isso não é mais visto pelo menos nas mais recentes câmeras da série P, só que o baixo ruído me intrigava...
 Corpo resistente em aço inoxidável

   A Nikon S710 possui uma resolução altíssima de 14.5MP que se torna ainda mais exagerada se levarmos em consideração que é uma câmera de 2008 mas aí vem a explicação do baixo ruído, seu sensor é de tamanho semelhante ao da P7000 e ainda possui controles manuais e de prioridades! Era uma câmera a frente do seu tempo já que sua sensibilidade ISO pode ser expandida até 12800 e seu LCD foi um dos primeiros a medir 3 polegadas. Sua lente de 3.6x de zoom cobre distância focal de 28-101mm com abertura 2.8-5.6 com lamentável macro de 10cm com estabilização óptica; só os vídeos eram modestos, VGA com taxa de 30fps.
 A falta do dial de exposições engana mas ela possui controles manuais

   Opinião do blogueiro: Certamente ela foi criada para concorrer diretamente com a Canon G10 que tinha 14.7MP de resolução e ambas foram fracassos de vendas. Explica-se: Este tipo de câmera já tem seu público-alvo que quer qualidade acima de tudo e não altas resoluções, tentaram aproveitar o tamanho do sensor pra colocar mais MP mas a resposta do público não foi boa. Tanto que as duas fabricantes voltaram a concentrar seus esforços em câmeras de 10MP com este mesmo sensor, foi aí que a Panasonic entrou na jogada com sua LX3 arrebatando usuários das duas gigantes.

2 comentários:

  1. Tanto que entrou em extinção, nunca mais a Nikon fez uma câmera da série S com com controles manuais.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails