27 de abril de 2011

A história da fotografia digital

Por Marcia Costa

     A fotografia digital mudou toda a história fotográfica. Agilizando processos, eliminando etapas como: revelação de negativos e  fazendo surgir outros: visualização da imagem na hora, armazenamento das imagens em CD, DVD ou no   próprio computador. O envio de fotos para várias pessoas ao mesmo tempo sem a necessidade de várias cópias. Isso fez surgir um maior número de amantes  da fotografia.
      Entretanto o processo digital não é algo novo.   O desenvolvimento das câmeras digitais tem sua origem nas pesquisas militares durante a Segunda Guerra nos EUA. As comunicações digitalizadas por meio de mensagens criptografadas foram testadas e utilizadas como tática de guerra.
      O desenvolvimento da tecnologia fotográfica digital foi responsabilidade do programa espacial americano. Em 1965, a sonda Mariner 4 fez as primeiras imagens digitais captadas sem filme que registravam a superfície de Marte.
Foto feita pela sonda Mariner 4

     Em 1964, a RCA criava em seus laboratórios o primeiro circuito CMOS, e em 1969 a Bell Labs desenvolvia o primeiro CCD. Em 1973 ele teve sua primeira versão comercial, capturando imagens com 0,01 megapixel.
     O primeiro protótipo de câmera digital foi criado pela Kodak, baseado nesse CCD, em 1975. Pesava 4kg e gravava imagens em uma fita cassete.
 Primeira câmera digital da Kodak que gravava em fitas K7

        Em 1981, a Sony, causou uma grande revolução ao colocar no mercado de consumo a primeira câmera digital, a Mavica, que capturava imagens de 0,3 megapixels e custava em torno de US$ 12 mil. Armazenava 50 fotos nos Mavipaks, que eram disquetes de 2 polegadas.
 Sony Mavica FD5, primeira câmera digital do mercado

     A grande sensação das imagens digitais aconteceu durante as Olimpíadas de Los Angeles, em 1984. A Canon utilizou seu protótipo de câmera de vídeo estático e fez parceria com o jornal japonês Yomiuri Shimbum e transmitia as imagens, via telefone, para o Japão de fotos de 0,4 MP. As imagens levavam meia hora  para chegar, e deram um banho nos outros jornais, que dependiam de aviões para levar os filmes.
     A partir daí a fotografia digital começou a ser desenvolvida rapidamente e os primeiros modelos populares chegaram ao mercado em 1990. E não pararam até hoje. A cada dia temos um novo lançamento. E, com certeza não vai parar por aí, muitas novidades ainda vão surgir no mercado digital. E nosso amigo Rodrigo, estará aqui para nos mostrar todas as novidades.

12 comentários:

  1. Belo Post!!!

    Rodrigo... Parabéns pelo grande número de visitantes!!!!!!!!!! acompanho seu blog de forma consistente a exatos 1 mês e um pouco menos disso as visualizações do blog aumentaram em 20.000!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    ótimo post!
    Rodrigo, só por curiosidade se vc tivesse q comprar uma maquina digital compacta , qual vc compraria atualmente?

    ResponderExcluir
  3. Valeu ,por matar a curiosidade!!rsrsr

    ResponderExcluir
  4. Bacana o post, mas queria acrescentar que, a primeira imagem digital, na verdade não foi feita por uma câmera, mas sim por um scanner, desenvolvido por Russell Kirsch em 1957. A partir daí surgiu o conceito de pixel. Posteriormente Kirsch colaborou com o programa espacial americano, quando surgiram as primeiras cameras digitais...

    ResponderExcluir
  5. Boa observação, meu amigo. Muito obrigado pela contribuição!

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa pai teve uma Mavica dessa da última foto, ele comprou em ~1997-98 era boazinha, a diskete e só cabia 14~15 fotos, aí precisava ir pro computador e passar as fotos se quisesse bater mais fotos kkk

    Ele usou um bom tempo ela, logo depois apareceu ela na versão CD vc lembra?

    ResponderExcluir
  7. Realmente a SONY a diskete foi no fim da década de 90', a CD foi logo depois, se não me engano no iniciiiiinho dos anos 2000', em 2000...2001 nessa época estudava numa escola que tinha um calçadão e ele tirava onda com a máquina rsrs bons tempos!

    Era uma onda kkk era tirar foto e partir pro computador.

    Abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ah e falando em linha do tempo sabia que não estamos mais nos anos 2000'? estamos nos anos 2010'.

    ResponderExcluir
  9. a ultima vez q eu tirei fotos com maquina fotografica de filme foi em 1997 depois eu so usei camera digital e celular hoje atualmente eu uso o meu smartphone NOKIA E5-00 para fotografar e gravar videos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails