21 de abril de 2011

Histograma

  Este artigo é de autoria de Armando Vernaglia Jr. e encontra-se originalmente no site português FotografiaDG que pode ser acessado pelo link a seguir: http://www.fotografia-dg.com/ebook-fotometria-flash/ e é parte integrante do eBook Fotometria+Flash de autoria do mesmo.
   Armando Vernaglia Jr tem mais de dez anos de experiência como fotógrafo publicitário e diretor de arte. Graduado em Publicidade e Propaganda e especializado em Comunicação Organizacional, é também professor de fotografia e palestrante. Seu trabalho pode ser conhecido em seu site - www.vernaglia.com.br . E você também pode seguí-lo no Twitter @VernagliaJr
   Marcia Costa, do curso Grande Angular e Rodrigo Jordy, do Foto Fácil pedimos desculpas ao autor do texto pelo mal entendido na ocasião da postagem do texto.

   Já falamos sobre medição de luz pelo TTL e pelo fotômetro de mão. A medição está sempre antes do ato fotográfico, o fotógrafo primeiro mede a luz, depois fotografa. Agora iremos falar de algo que acontece imediatamente após o “click” da câmera. Com o arquivo gravado em segurança no cartão de memória além dele ser visto no LCD da câmera, poderá ser visualizado também o histograma, que em minha opinião é o melhor sistema de avaliação de exposição que existe. 

   Muita gente vê a imagem gerada pela câmera no LCD e não observa o histograma, deixam a visualização das imagens no LCD de forma que ela fique maior, ocupando todo o visor, pois a visualização do histograma deixa a imagem pequena na diminuta tela presente nas câmeras digitais. Fazendo isso uma imensa legião de fotógrafos em todo o mundo ignora o melhor sistema de verificação de fotometria.

   O LCD da câmera é pequeno e graças a isso é impossível fazer detalhadas verificações sobre a qualidade de uma fotografia recém feita, no máximo você descobre se a pessoa fotografada piscou ou não, pois se ela está clara ou escura, focada ou não, bem ou mau composta, isso tudo não poderá ser avaliado. Desta forma deixar o histograma na tela não irá prejudicar a avaliação sobre a qualidade das imagens, por outro lado dirá a verdade sobre a fotometria e se a fotografia foi corretamente exposta. 

   O histograma de luminosidade é a representação gráfica das tonalidades presentes em uma fotografia. À esquerda temos as baixas luzes (partes escuras), à direita as altas luzes (partes claras) e no centro os meios tons. 

   Não existe uma forma correta do histograma, ele reflete o que existe na fotografia que foi gravada no cartão. Em uma cena clara o histograma irá pender para a direita, se for escura penderá para a esquerda. Estará errado se ele ficar ao contrário da lógica, cena escura pendendo para a direita ou cena clara pendendo para a esquerda. 

   Quando o gráfico atinge os extremos e a curva ultrapassa o final para um dos lados, ou para os dois lados, significa que temos uma perda de informação estourada e/ou fechada.
   Nisso reside a utilidade do histograma, afinal o fotógrafo sabe se a fotografia deve ter registros claros, como o já cansado exemplo da noiva, e o histograma irá mostrar isso pendendo para a direita, com ele é possível ter certeza se a exposição dessa foto ficou correta, se neste exemplo o histograma estiver mais ao centro, sua foto está subexposta e você acabará por gastar tempo em um software de edição de imagens corrigindo o erro que poderia ter sido evitado, bastando olhar para o histograma.
   
   O inverso é válido, se a foto deve ter registros escuros, como um jantar no qual todos estejam vestidos de preto e o local iluminado por luz de velas, o histograma obrigatoriamente deve pender para a esquerda, se assim não estiver é por que a foto foi sobre exposta e você acabará por ter que escurecê-la depois quando abrir as imagens no computador, mas para que perder tempo corrigindo o que poderiam ter sido feito já na câmera?
     
   Veja alguns exemplos de imagens e seus respectivos histogramas. Utilizei telas de um software de edição de imagens, mas a base é a mesma, o histograma seja na câmera ou no computador é o mesmo.
    Em uma imagem de médio contraste como essa, com bastante informação média, alguma informação escura e quase nenhuma informação clara, o histograma tende a um formato mais centralizado, como neste caso.

   Em uma imagem de alto contraste como essa, com bastante informação clara, bastante escura e pouca informação de tons médios, o histograma tende a um formato de U, como neste caso.
   Em uma imagem noturna, com bastante informação escura e alguns pontos muito claros, com pouca informação de tons médios, o histograma tende a concentrar no lado esquerdo, havendo inclusive perda de informação, observe os extremos do gráfico e notará tanto a existência de um chapado preto como de um estourado nos brancos (direita do gráfico, na borda).

   Postagem sugerida pelo leitor Dennys.

9 comentários:

  1. Obrigado Rodrigo pela atenção e a equipe da Grande Angular pela bela colaboração!!!

    Ao sugerir a matéria eu tinha até errado o nome de histograma para histografia rsrs

    Muito interessante esse gráfico!!!

    ResponderExcluir
  2. Senhores, é com tristeza que vejo um texto de minha autoria, com fotos minhas, que são parte integrante do eBook Fotometria+Flash igualmente de minha autoria, transcritos aqui SEM autorização e SEM crédito, e pior, dando a impressão de que o autor do texto é outra pessoa, no caso Marcia Costa.
    É uma vergonha que outros profissionais tenham tamanha falta de ética se apropriando de artigos dos quais não são autores, depois dizem que o mercado é ruim, não poderia ser diferente.
    O eBook que lancei tem distribuição gratuita, mas nem por isso deixa de ser uma obrigação constante em nossa lei de direitos autorais que vocês citem a fonte e a autoria do artigo.
    Exijo que meus créditos sejam incluidos imediatamente, bem como um texto de retratação com o link de meu site - www.vernaglia.com.br - e da fonte do texto original, que publiquei em parceria com o site português FotografiaDG - http://www.fotografia-dg.com/ebook-fotometria-flash/
    Na certeza de uma pronta solução, fico no aguardo.
    Armando Vernaglia Junior

    ResponderExcluir
  3. Olá Armando, vou entrar em contato com a Marcia e de minha parte, terá todos os seus créditos inseridos imediatamente. Sou contra a apropriação indevida de propriedade intelectual, no caso, seu texto.

    Todos os links serão inseridos e te peço desculpas pois a intenção do meu é sempre dar crédito quando o material não é meu. Vide uma postagem de Cid Costa Neto que foi usado aqui: http://fotofacilrj.blogspot.com/2011/02/desvalorizacao-do-fotografo-pelo.html

    Fora as fotos de terceiros que são postadas aqui, sempre com links ligando às páginas dos usuários.

    Pode voltar daqui a alguns minutos e me diga se está de acordo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela correção rápida e pela correta atitude Rodrigo.

    O que fico indignado é que a pessoa que aparentemente se fez de autora é alguém que dá aulas e que trabalha em uma secretaria de educação estadual, é muito triste isso, já entrei em contato com ela e estou aguardando explicações.

    Novamente obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olha, realmente te peço desculpas. Sofro muito quando usam textos meus e me sinto meio de mãos atadas, jamais usaria texto de outra pessoa sem permissão. Vou até te seguir no twitter.

    Acredito que ela não fez por mal, conheço a índole da Marcia e vamos nos entender no final.

    Mais uma vez te peço desculpas.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de deixar claro aqui que não me apropriei de nenhum artigo. O que houve foi um grande equivoco. Em uma conversa com o Rodrigo ele me disse que muitas pessoas tinham dúvidas sobre histograma. Falei que li um texto sobre o assunto que iria encaminhar a ele para ler e se basear para tirar dúvidas e preparar um artigo sobre isso. Mas como estávamos na rua, acho que houve ruído na conversa e o texto saiu na íntegra como se fosse meu. PEÇO MILHÕES DE DESCULPAS . Pois esta não é a minha conduta. Como não observei o blog não havia reparado que o texto saiu com este ERRO. Pois sou absolutamente contra isso. E sou íntegra e reta quanto estas coisas. E profissional o suficiente para pedir desculpas, e solicitar ao Rodrigo que poste, em meu nome uma retratação no Blog.

    ResponderExcluir
  7. ok, desculpas aceitas, penso que podemos encerrar o assunto.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Em meu nome e do Rodrigo, agradeço por sua compreensão.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails