31 de agosto de 2010

Novo banner do Foto Fácil

   Depois de quase um mês recebendo várias ótimas ideias sobre uma logomarca para o blog cheguei ao difícil veredicto. O bacana é que ninguém mandou uma ideia só, todos que participaram mandaram mais de uma, só dificultando meu trabalho, o que no final terminou sendo uma coisa boa pois, quanto mais ideias melhor. E a nova colaboradora do blog chama-se Jessica Penido, autora das melhores ideias para logomarca do blog.
  
   Então, a partir de agora, quem quiser ter um link para o Foto Fácil no seu site pode incluir um dos banners que ficarão disponíveis em breve.

   Quero agradecer aos outros participantes que também enviaram ideias e que ajudaram a dificultar a minha escolha: Gilson, Fabio, Carlos, Andreza, Roberto, Luiza e Ernani. Muito obrigado a vocês todos!

28 de agosto de 2010

Resultado da enquete

   Terminou ontem a enquete feita com os amigos do blog pra sabermos qual a marca preferida de câmeras e não houve surpresa alguma: A Nikon venceu com 37% (81 votos) com a Canon em seguida, 31% (69 votos). A briga pelo terceiro lugar foi apertada até o final e deu Panasonic com 11% (24 votos) deixando para trás a Sony com 8% (19 votos), a Fuji obteve 6% (14 votos) e a Samsung teve 2 votos.
 Nikon: A melhor na opinião dos amigos do blog

   3% da galera também votou em outras marcas mas não especificou quais eram, só que o número mais impressionante dessa enquete foram os 216 votos recebidos superando e muito as outras duas enquetes que haviam recebido 74 votos na primeira e 88 na segunda. Obrigado a quem votou e a próxima enquete eu deixo por conta de vocês. Sugestões serão bem vindas nesta postagem e assim que tiver uma sugestão bacana eu coloco no ar.

26 de agosto de 2010

Rápido review da novissima Canon 60D

   Foi lançada hoje a Canon 60D que parece uma coletânea de tudo de bom que a Canon já lançou em outras DSLR, ela juntou tudo e pôs em uma câmera só, se tornando a DSLR mais completa, a mais versátil da Canon e a exemplo da Nikon, foram lançadas algumas lentes também: Modelos atuais das tele 300mm f/2.8 e 400mm f/2.8 com estabilizador e motor ultrassônico; 8-15mm f/4 fisheye; uma nova 70-300mm f/4-5.6;e também anuncia o desenvolvimento das tele 500mm f/4 e 600mm f/4.
 Ei aí o lançamento Canon mais aguardado do ano

   Uma rápida olhada nas especificações desta câmera faz pensar que a Canon 7D perde um pouco a razão de existir mas isso é normal, a cada ano vários lançamentos vão suplantando outros. Ela vem equipada com sensor CMOS de 18MP; seu flash pop-up segue o alcance máximo padrão das DSLR Canon de 13m (sempre atrás da Nikon); 9 pontos de autofoco e 63 zonas de medição; faixa de compensação de exposição bem abrangente com escala de -5 a +5; sua escala ISO chega a 12800; o modo contínuo não possui nada de extraordinário com taxa de 5.3 fps; vídeos Full HD que costumam fazer sucesso; e o LCD de 3 polegadas móvel de enorme sucesso da Canon com função live view.
Essa é a 400mm f/2.8, uma das novidades da Canon

   Opinião do blogueiro: Extremamente indicada para profissionais apenas, não é equipamento para amador. Vai chegar custando 1.100 dólares no exterior então, podem esperar algo custando em torno de 4.000 reais inicialmente aqui no Brasil e pode ser encontrada na versão apenas corpo ou em conjunto com a versátil lente 18-135mm.

24 de agosto de 2010

Nova categoria de câmeras da Sony põe em xeque o sistema NEX

   A Sony lançou 4 câmeras no dia de hoje, duas delas são DSLR (A560 e A580) mas só vou falar nesta postagem da novidade do dia: O novo sistema SLT, que possui um espelho fixo (ele não sobe como nas DSLR) translúcido, e que promete aumentar e muito a velocidade do autofoco. Novo? Nem tanto, a Canon já usou sistema semelhante nas suas SLR nos anos 60 e alguns anos depois a Nikon também seguiu esse caminho, mas num sistema digital é, sim, uma novidade.
 Visor articulável está presente nos dois modelos

   Os dois modelos deste novo sistema, A33 e A55 são parecidíssimos com apenas duas diferenças: A primeira possui 14 megapixels de resolução e a segunda possui 16MP e GPS integrado, a partir de agora vou citar as especificações técnicas mais relevantes e que são comuns às duas máquinas: Sensor CMOS com fator de corte 1.5 (tamanho semelhante ao das Nikon APS-C); faz imagens no formato 16:9 (incomum em DSLR); estabilizador no corpo da câmera (tradicional na Sony); flash com alcance de 12 metros; 15 pontos de autofoco; ISO de até 25600; montagem de lentes Alpha; modo contínuo de até 10fps; modo panorâmico que faz sucesso entre os usuários da Sony; vídeos Full HD com taxa de 30fps; LCD articulável de 3 polegadas e alta resolução; modo live view; aceita cartões SD e Memory Stick; e um ponto fraco que é o viewfinder eletrônico.
 Dial da Sony fica tradicionalmente ao lado esquerdo

   Um grande atrativo destas câmeras é que elas possuem aquela aparência de DSLR mas o tamanho é reduzido, é semelhante às câmeras do sistema Micro 4/3, NX da Samsung e NEX da própria Sony, e agora vem uma grande interrogação: Se essas câmeras são do tamanho das NEX e possuem sensor praticamente igual, qual a razão de existirem as câmeras NEX? Estranho, não? Ainda mais que a diferença de preço no exterior é de apenas 50 dólares. Se alguém tiver uma explicação pra isso, compartilhe a informação com os amigos do blog.
 Painel traseiro sem novidades a não ser um viewfinder eletrônico

   Opinião do blogueiro: Começam custando um pouco caro, o mesmo que uma Canon T1i ou uma Nikon D5000, só vale a pena para quem possui dificuldades com foco manual. Quem já domina isso deve continuar com Canon e Nikon aqui no Brasil ou para quem pode comprar no exterior, já é uma opção melhor que as Micro 4/3 devido ao tamanho do sensor.

Grupo Foto Fácil criado no Flickr

   O colaborador Alixandre deu a ideia e como o escriba aqui não entende NADA de criar grupos no flickr (até hoje me enrolo no twitter também), pedi para ele executar a ideia. Foi criado ontem o grupo do blog no flickr!
 O criador do grupo já postou uma foto matadora, começamos bem

   A partir de agora os amigos e frequentadores do blog poderão postar suas fotos lá, debatermos algumas ideias, votar nas melhores fotos e algumas fotos poderão ser usadas aqui no blog, o link é http://www.flickr.com/groups/fotofacil/ e qualquer um pode acessar e fazer parte da família Foto Fácil, estão todos convidados.

19 de agosto de 2010

Nikon D3100: Infinitamente melhor que a D3000

   Pra fechar com chave de ouro a trinca de postagens de hoje, nada melhor que comemorar o dia da fotografia em grande estilo: O lançamento da D3100 que não tem nada a ver com a sua antecessora, tanto que o sensor CCD foi trocado pelo CMOS e o que isso significa? Melhor qualidade em ISOs altos e vídeos Full HD...
Esteticamente nenhuma novidade, os segredos estão dentro dela

   Não escondo de ninguém que não era fã da D3000, cheguei a afirmar que foi a pior DSLR que a gigante japonesa já tinha feito mas também ressaltava que mesmo assim, a qualidade era estupenda, é que as outras Nikon eram realmente muito melhores. A D3100 possui mudanças radicais em relação ao modelo anterior: Sensor CMOS; resolução de 14MP (o sensor diminuiu um pouco mas não é um problema); o ISO pulou de parcos 3200 (para o atual padrão das DSLR) para 12800 também devido ao sensor CMOS. Outra novidade é que a Nikon anuncia também o lançamento das lentes 55-300, 85mm, 24-120 e 28-300.
Nova lente 55-300 que pode vir a incluir novos kits DSLR

   Os vídeos Full HD chegam à taxa de 24 quadros por segundo no formato MOV e são limitados a 10 minutos mas como as reclamações em relação aos vídeos da D5000 são muitos, é preciso ter calma e avaliar se houve melhora nesse item; o modo live view agora está presente nessa versão, muitas pessoas reclamam dessa opção nas DSLR mas em alguns casos é realmente necessário, só faltou um LCD móvel.
 A poderosa lente 85mm com abertura de 1.4 não vai custar barato

   Opinião do blogueiro: Vamos ver quanto ela vai custar aqui no Brasil, tecnicamente o salto foi muito grande da D3000 para a D3100, está recomendada e acho que ela se torna uma concorrente para a Canon T1i e se não houver algum lançamento da Canon nesse segmento, em breve farei um comparativo dessas duas câmeras.

Canon antecipa lançamentos devido ao vazamento na internet

   Eis a segunda postagem do dia: Achei que os lançamentos sairiam na Canon Expo 2010 nos dias 2 e 3 de setembro mas as novas S95, SX130 e SD4500 foram anunciadas hoje. Para a próxima semana ou talvez no dia 26 de setembro devem aparecer por aí a G12 e as superzooms. Nao vou fazer review, apenas algumas pequenas comparações com suas antecessoras para vermos o que melhorou, o que piorou, se devemos esperar os lançamentos chegarem às lojas ou se devemos correr pra garantir as antigas antes que sumam das lojas.
 Praticamente uma S90 com vídeos HD, não melhorou seu ponto fraco: Falta o supermacro

   A S95, menina dos olhos dos fotógrafos que não abrem mão de alta qualidade em corpo super compacto, sofreu poucas alterações em relação à S90: Resolução, tamanho do sensor, abertura, distância focal, zoom, potência do flash, tamanho do LCD, macro, controles manuais e de prioridades; longa exposição, disparos rápidos, ISO, tudo rigorosamente igual. Foram acrescentados os efeitos olho de peixe e miniatura; e os vídeos agora possuem resolução HD (1280x720) a 24 quadros por segundo.
   Opinião do blogueiro: Só vale pelos vídeos HD, quem não faz questão disso pode comprar sua S90 sossegado.
 Muita coisa mudou para melhor da SX120 para a SX130, só a abertura é que ficou estranha...

   A SX130, superzoom com controles manuais mais barata do mercado sofreu algumas mudanças e até melhorou um pouco: Resolução passou de 10 para 12MP mas o sensor também aumentou um pouquinho; o zoom passou de 10 para 12x com a distância focal melhorando muito no ângulo largo pois de 36-360 passou para 28-336, reparem que o zoom aumentou mas a distância focal diminuiu então ela NÃO possui maior alcance; a abertura foi que piorou muito, era 2.8-4.3 e agora é de 3.4-5.6; os vídeos também passaram para resolução HD mas com taxa de 30 quadros por segundo e também foram acrescentados os efeitos miniatura e olho de peixe. O resto está tudo igual.
   Opinião do blogueiro: Fora a mancada com a abertura, a SX130 melhorou muito e recomendo a sua compra.
 Versão superzoom da  melhor câmera que a Canon já produziu para a série SD

   A SD4500 não chega a ser uma sucessora da SD4000 até porque ela foi lançada há poucos meses, está mais para uma versão superzoom, uma SD4000 bombada! As características não foram mudadas em nada, o sensor CMOS e seus vídeos Full HD estão lá; e a abertura que infelizmente também piorou como na Canon SX130, agora é 3.4-5.6. Todo o resto continua a mesma coisa mas a grande diferença vem no zoom e distância focal: De 28-105mm passou para 36-360mm, os 3.8x passaram para 10x de zoom mas com a perda do ângulo largo de 28 para 36mm.
   Opinião do blogueiro: A SD4500 vale pra quem quer uma superzoom concorrendo com a série ZR da Panasonic e Nikon L110. Quem não precisa de superzoom pode correr atrás da SD4000.

Olympus FE4010, uma câmera surpreendente

   Hoje é uma das 4 datas do ano em que se comemora o dia mundial do fotógrafo ou fotografia, sei lá, mas parece que essa é a data oficial, 19 de agosto pois até e-mail das lojas me felicitando eu recebi. E hoje os leitores ganharão de presente 3 postagens, talvez vocês nunca mais voltem aqui depois dessa overdose rsrs. A primeira de hoje é em relação a essa simpática câmera que comprei em virtude do dia dos pais.
 A FE4010 é um modelo bastante compacto e com acabamento em acrílico muito bonito

   A Olympus FE4010 me surpreendeu pela qualidade final da foto, eu não conhecia nada sobre essa câmera e não sabia o que esperar dela, apenas conheço as más reputação e qualidade da série X da Olympus mas essa me surpreendeu positivamente então, vamos às especificações técnicas: Resolução de 12 megapixels em um sensor de 1/2.3"; lente com excepcional abertura de 2.6-5.9 cobrindo a distância focal também excelente de 26-105mm com 4x de zoom; regular supermacro de 4cm.
 Painel traseiro com teclas bem informativas tornam o manuseio muito fácil

   A longa exposição só vai até 4 segundos e seu disparo mais rápido é de 1/2000 e isso poderia ser melhor explorado pela grande abertura que a lente possui; flash alcança até 5.2 metros; vídeos VGA (640x480); faz fotos panorâmicas através do software distribuído com a câmera; seu LCD mede 2,7 polegadas; é alimentada por bateria que aguenta até 170 disparos; e usa cartões XD porém vem incluso no kit um adaptador para Micro SD que facilita bastante as coisas.
 Adaptador que evita o uso dos caríssimos XD foi o 1º passo da Olympus pela padronização dos cartões

   Opinião do blogueiro: Pelo seu baixo custo, paguei 290 reais por ela e pela grande abertura e distância focal bem ampla, é uma ótima opção pra quem procura uma compacta automática de qualidade. Terminei comprando esta câmera com o intuito de usar cartão, bateria e cabos diferentes das câmeras que uso e terminei me surpreendendo com a bela qualidade de imagens. Bola dentro da Olympus, tá recomendada.

17 de agosto de 2010

Fuji lança a 3D W3, sua segunda câmera 3D

   Seguindo sua tendência de inovação, a Fuji acaba de lançar sua segunda câmera 3D, dessa vez com vídeos 3D além das fotos. Assim como sua antecessora, a 3D W1, não é uma câmera tecnicamente poderosa e sim, inovadora. Devido a isso, não esperem grande abertura, muito zoom, distância focal abrangente nem supermacro.
Não é implicância minha mas ela ficou mais feia que a anterior...

   Por falar em especificações técnicas, aqui vão elas: Resolução de 10 megapixels num sensor de 0,28 cm² gerando aceitável densidade de 35 MP/cm²; 3x de zoom em uma lente que cobre distância focal de 35 a 105 mm com abertura de 3.7-4.2; desagradável macro de 8cm; não possui longa exposição nem disparos muito rápidos; mas e daí? Ela faz fotos e vídeos 3D, quem compra uma câmera dessas vai se preocupar com abertura? Seus vídeos de alta resolução (1280x720) captam imagens tridimensionais que podem ser vistas no seu enorme LCD de 3,5 polegadas e altíssima resolução, ou naquela sua TVzinha 3D que custou uma mixaria no bazar da esquina...
 Que surpresa agradável, ela possui controles manuais!

   Atenção aos futuros compadores da W3, ela também faz fotos e vídeos normalmente em 2D, ou seja, ela também é uma câmera normal. É bem fininha, aceita cartões SD e é movida a bateria e um luxo: Possui modo manual e prioridade de abertura, achei isso fantastico e totalmente inesperado. Por se tratar de uma câmera feita para um público-alvo muito restrito, não tem a "Opinião do blogueiro" nesta postagem.

12 de agosto de 2010

Profissional ou semiprofissional - Parte 2

   Finalmente veio a continuação do papo que iniciei mês passado, é que surgem tantas outras situações referentes a isso que terminei adiando demais a conclusão desse assunto. Dessa vez vou falar também de acessórios que podem ser usados com as câmeras DSLR e até com as compactas também.
A Canon G11 é um dos maiores exemplos de que a câmera não precisa ser grande pra ser espetacular

   É inegável que hoje em dia, alguns itens que um dia foram sonhos de consumo hoje se tornaram uma realidade bem possível devido ao aumento de oferta e porque não, de uma economia mais estabilizada aqui no Brasil. Um exemplo são as TVs de plasma que chegaram ao Brasil custando 20 mil reais e hoje você encontra por menos de 2 mil sendo que já é uma tecnologia ultrapassada pelo LED e LCD. Isso também acontece com as câmeras, chegam aqui custando uma fortuna e com o tempo o preço vai abaixando assustadoramente. Infelizmente, essa combinação de aumento de oferta e economia mais estável gerou um boom enorme nas vendas de câmeras e acessórios, e as pessoas perdem um pouco a noção do que é realmente necessário para elas.
 È amigo,  aquela sua TV de tubo já era mesmo...

   Vejamos um exemplo que presenciei recentemente: A pessoa aparentemente viu alguém usando uma câmera de grande porte, gostou e tem dinheiro sobrando, resolveu comprar uma mas não gostava do resultado das suas fotos e primeiro reclamou do zoom, disse que era muito pouco comparando com a HX1. Oras, uma DSLR não possui zoom, isso é determinado pela lente que está usando e as DSLR de entrada vem sempre acompanhadas de uma lente 18-55 f/3.5-5.6 em todas as marcas, seja Nikon, Canon, Pentax, Sony ou Olympus e quem é leitor mais atento do blog já sabe que isso é uma lente de aproximadamente 3x de zoom com uma abertura não muito boa.
É assim que quer fazer aquela foto de família num fim de semana?

   Ok, explicado o fator lente me veio mais uma pergunta: Porque as fotos ficam escuras? Paguei tão caro pela câmera e as fotos ficam mais escuras que a compacta da minha irmã, será que preciso comprar um flash mais potente pra melhorar? Essa é a típica pergunta de quem comprou uma DSLR pra usar no modo automático e não quer aprender a usar os controles manuais, vai virar um elefante branco nas suas mãos e pior, se comprar um flash vai se tornar um escravo do flash sempre! E aí, apenas pra fazer fotos da família, viagens e etc...vai ficar carregando uma máquina grande e pesada que não te satisfaz e além de tudo, ainda vai carregar um flash externo pra aumentar o peso do trambolho.
 Essa camerazinha me custou 200 reais e é a minha companheira de todos os dias

   Então gente, vamos ficar atentos ao uso consciente da tecnologia, ela está aí pra facilitar a vida da gente então não tentem complicar. Admiro muito os amigos que pensam em comprar uma DSLR mas querem aprender com ela, até porque já encorajei muitos a fazerem isso mas se você quer apenas apontar e disparar, temos compactas ótimas, de qualidade surpreendente e às vezes nem precisa ser superzoom como Sony HX1, Nikon P100 que são ótimas porém grandes demais para fotos de família, pois existem câmeras bem pequenas que fazem verdadeiros milagres como a Panasonic LX3, Canon G11, Canon S90 entre outras. Se vai comprar DSLR só pelo porte da câmera, cuidado, pense direitinho e os amigos do blog estão aqui pra ajudar, deixe o que é profissional para quem é profissional.

P.S. Vocês querem uma terceira parte?

6 de agosto de 2010

Prazo para entrega dos logotipos

   Fica estabelecida a data de 29 de agosto para os colegas ajudarem o Foto Fácil a ter a sua logomarca, lembrando que a arte deverá conter obrigatoriamente o nome do blog. Já chegaram alguns ótimos e quem já mandou se quiser pode mandar outros.


   Em breve mais novidades pois o mês de agosto costuma trazer lançamentos e as grandes marcas aprontaram bastante na Photoimage Brazil.

3 de agosto de 2010

Sigma e sensor Foveon

   A Sigma é mais conhecida aqui no Brasil por suas lentes para as DSLR Nikon e Canon mas no exterior ela é conhecida por fabricar um sensor CMOS que é diferente de tudo que se vê por aí, é o Foveon X3 e esse sensor é usado apenas nas compactas com lentes de 28 e 41mm e nas DSLR da própria Sigma.
 Sigma DP1, uma de suas compactas

   O sistema de funcionamento desse sensor é totalmente diferente dos outros que vemos por aí, a grosso modo é como se ele tivesse uma camada diferente para cada uma das cores RGB (vermelho, verde e azul) e depois formasse a imagem com muito mais contraste, muito mais nitidez e uma fidelidade inigualável de cores. É provavelmente o melhor sensor de imagem do mundo.
    Conhecem a Sigma 200-500? Não? Conhecerão melhor aí embaixo...

   Daí vem a pergunta que não quer calar: Se esse é o melhor sensor do mundo, porque as outras empresas não fazem igual? Porque devido a esse sistema diferente, a resolução sempre será baixa e vamos usar o exemplo da Sigma SD15, o último modelo DSLR lançado pela Sigma. Seu sensor de 20.7 x 13.8 mm (2.85cm²), semelhante a um APS-C que vemos nas DSLR de entrada mais conhecidas, capta 14.1 megapixels porém ele usa 1/3 dessa capacidade para cada cor e depois as junta formando uma resolução máxima de 4.7 megapixels.

   
 Vai um tripé aí, irmão?

   Isso vai de encontro à guerra dos megapixels promovida pelas gigantes da fotografia (no caso das compactas) pois imgine oferecer uma câmera hoje em dia de 4.7MP custando mesmo que uma de 14MP? Ao grande público, qual será mais interessante? Ninguém compraria a de resolução menor mas não é só isso, aos que usam DSLR e entendem mais do assunto, a baixa resolução implicaria em outro problema: As impressões das fotos. 4.7MP não é uma resolução que permite grandes impressões e isso prejudicaria muitos profissionais, se tornando inviável seu uso.

   Essa é a SD14, DSLR lançada em 2007 e antecessora da SD15 lançada este ano

   Mas...para pessoas como eu, que tem a fotografia mais como hobby do que como trabalho e preza pela qualidade de imagem, não é mais uma opção tentadora? E pra vocês, o que acham? Vamos debater este assunto. E só pra constar, nos EUA essa SD15 sai por cerca de 1.000 doletas apenas o corpo...

   Postagem sugerida pelo colega Lucas Nogueira

1 de agosto de 2010

Logotipo para o blog

   Desde o início do blog a fã número zero Wigui já tinha sugerido a criação de um logotipo para o Foto Fácil e como minha criatividade é nula, resolvi pedir a ajuda dos amigos do blog parar criar uma marca para o blog.

   Fiquem a vontade, usem toda a sua criatividade e criem uma marca bacana com o nome do blog pois o autor da melhor ideia vai ganhar um Manual Prático de Fotografia Digital da Editora Digerati. Mãos a obra!

   Mandem suas ideias para o meu e-mail que você encontra aí do lado direito que vou avaliar e escolher a melhor com a ajuda dos colaboradores do blog.
Related Posts with Thumbnails