4 de dezembro de 2010

Fuji JX200: Compacta de baixo custo e fácil de ser encontrada

   Recentemente conheci a Fuji JX200 e como tenho falado de muitas câmeras de difícil acesso, essa é uma boa chance de me redimir. Ela é bem compacta, possui 12 MP de resolução e 5x de zoom cobrindo distância focal de 28-140mm com estabilização digital, possui um ângulo bem aberto favorecendo paisagens panorâmicas. Sua abertura é regular, 3.6-5.9; macro de 10cm (não possui supermacro); a sensibilidade ISO surpreendentemente vai até 3200; a velocidade de seus cliques vai de 1/4000 a 8 segundos, destaque para essa longa exposição em câmeras de baixo custo.
 Uma das câmeras mais compactas com 5x de zoom

   A Fuji JX200 também faz vídeos em resolução HD de 1280x720 com taxa de 30fps e som mono, o tamanho máximo de um vídeo é de 2GB; o modo contínuo é de 1.7fps limitado a 3 fotos; seu LCD mede 2.7 polegadas e não possui viewfinder (comum em câmeras dessa categoria); o alcance máximo do seu flash é de 3 metros; e é alimentada por bateria tipo proprietário.
 Dial cheio de modos de exposição mas nada manual

   O zoom óptico pode ser usado durante a gravação de vídeos mas o aúdio desaparece no momento em que a lente estiver se movendo. Este modelo faz fotos panorâmicas direto na câmera, sem auxílio de software. O colega Alexandre Pinho cedeu algumas fotos feitas com a JX200 para compartilhar com os outros leitores e o blogueiro agradece a gentileza e generosidade e as fotos irão substituir a tradcional "opinião do blogueiro".


   Crédito das fotos: Alexandre Pinho   
   Esta câmera pode ser encontrada nas grandes lojas a partir de 350 reais.

   Se alguém tiver algum modelo de compacta que ainda não foi citado aqui e quiser compartilhar suas fotos com um review preparado por mim é só avisar pelo e-mail rodrigo.jordy@gmail.com

20 comentários:

  1. Um amigo me disse que estava interessando em uma câmera "JX qualquer coisa". Perguntei a marca e ele não soube dizer, então fui dizendo os nomes e ele confirmou ser uma Fuji. Deve ser essa... rsrsrs...
    .
    .
    Ah, e parabéns pelo post. A idéia de colocar fotos foi excelente, mas creio que todos aqui gostam de ler a opinião do blogueiro também! =D
    .
    Então, sempre que tiver algo a dizer, deixe registrado aqui, certo?
    .
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar, Wigui. A opinião do blogueiro vai continuar, o que você fala aqui vira lei.

    É que o blogueiro anda meio cansado...agora tem twitter, flickr, voltei ao orkut, força total!

    ResponderExcluir
  3. Uh, imagino!
    Mas sei que conseguirá dar conta de tudo.
    E obrigada pela grande consideração.
    =D

    ResponderExcluir
  4. POr favor, me tira uma duvida.
    Essa camêra, ela não faz zoons em fotografias?
    Ganhei uma estou aprendendo a mexer!
    Já procurei sobre o zoon optico dela por todo o manual e na camêra também!
    Mas nada!
    Agradeço a ajuda!

    ResponderExcluir
  5. Em volta do botão de disparo tem um anel que gira para os dois lados. Pra um lado aumenta o zoom, pro outro diminui.

    Tenho certeza que não leu o manual todo, deixou passar alguma coisinha rsrs.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  6. Rodriiiiigooo!
    Muuuuuiiiito agradecida!
    Tava começando a ficar triste! huehueehu
    Não devo ter visto o manual todo não viu, vou dar mais uma espiada!
    Mas muito mais tranquila!
    Vc me deu o meu segundo presente de Natal!
    Valeu mesmo!
    Bom Natal ae!
    E um Prospero Ano Novo!!

    ResponderExcluir
  7. É que você tá acostumada a usar dois botões um ao lado do outro pra aumentar e iminuir zoom né? O verdadeiro zoom sempre foi assim, com esse anelzinho em volta do botão, é muito mais prático pois não precisa tirar o dedo do botão pra nada.

    Volte sempre que precisar, ok?

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Primeiro, quero parabenizar pelo blog, muito boas as dicas que encontrei aqui! A linguagem simples e acessível facilita muito a vida de iniciantes como eu. :D

    Sobre a Fuji JX200, me dei uma de presente neste natal. Até então eu não tinha uma câmera fotográfica digital com bons recursos e, após pesquisar um pouco, resolvi escolher esta pois queria uma câmera com bastante zoom óptico e que coubesse no orçamento. Na faixa de preço que eu estava disposta a pagar, esta era uma das poucas que ofereciam zoom de 5x. Além disso, lendo vários reviews, fiquei sabendo que ela funcionava muito bem como filmadora.
    Após ter utilizado um pouco a câmera nos últimos dias, posso fazer algumas afirmações interessantes:
    1. No modo de foto "apontar e clicar", todo automático, ela consegue tirar fotos satisfatórias, mesmo em dias nublados. Contudo, em ambientes fechados com luz artificial inadequada, as fotos no automático não saem tão boas.
    2. Ela possui controles de ISO que funcionam muito bem na faixa entre ISO 100 e ISO 800, não testei ainda ISO maior que 800 pois até agora não foi necessário.
    3. Usando o controle manual de ISO e velocidade de exposição é possível fazer ótimas fotos virtualmente qualquer condição de luminosidade.
    4. Realmente ela funciona muito bem como filmadora. Existe um controle para que, no modo filmadora, ela utilize apenas o zoom digital, o que permite usar o zoom sem perder o som. Contudo, a qualidade de imagem não é tão boa quanto a do zoom ótico.
    5. Ela pode bater fotos quando estamos em movimento, sem que as imagens fiquem desfocadas ou borradas, mesmo analisando a imagem com o zoom depois. A qualidade das imagens que ela consegue capturar em movimento me surpreendeu muito!! Por exemplo: hoje bati fotos de um navio que passava à distância enquanto estava andando de vagoneta (que trepida bastante). Achei que as fotos ficaram uma porcaria, mas ficaram muito boas, inclusive nos detalhes.

    Pontos fracos:
    1. O controle do zoom, na volta do botão de fotografar, me pareceu bastante delicado, preferia que fosse mais robusto.
    2. O zoom aproxima e afasta muito rapidamente, seja no zoom ótico ou no digital. Seria desejável, especialmente no modo de filmagem, que o zoom pudesse ser controlado mais lentamente.
    3. Seria desejável a captura de zoom estéreo, como fazem alguns gravadores de voz avançados, mas ai não seria uma câmera nesta faixa de preço... heheheh. :D

    Se a pessoa não quer gastar muito numa câmera, mas quer que esta tenha uma boa capacidade de zoom, controles manuais e ainda por cima seja capaz de funcionar como filmadora, esta Fuji é uma boa pedida. Talvez não seja a câmera mais indicada para quem só quer usar tudo no automático.

    ResponderExcluir
  9. Olá Cláudio, obrigado pela presença no blog.

    Que bom que veio aqui postar suas impressões sobre a câmera. No geral ela parece muito boa, não é mesmo?

    Sobre o controle do zoom falta um pouco de costume, perceba que dá pra dosar a sua força e assim suaviza esse controle, há dois estágios de "força" nesse controle.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  10. Claudio, vc , ou outra pessoa q tiver, não poderia colocar as suas imagens em algum site de hospedagem para q possamos ver a qualidade das imagens: em movimento, ambiente escuro e claro etc. Gostei muito do review e estou pensando em comprar uma. Rodrigo Jordy vc tem alguma coisa sobre a kodak M580?

    ResponderExcluir
  11. Olá Helder, obrigado pela presença no blog.

    Não tenho nada sobre a M580 mas posso preparar algo em breve, você já tem essa câmera ou pensa em comprá-la?

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  12. Estava pensando em comprar. Mas aí surgiu essa Fuji JX200. Axo q vou nela.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo blog, muito interessante e instrutivo.
    Para uso doméstio, sem pretenções profissionais mas dessejando fotos de quaidade, qual dessas máquinas você indiraria: Fuji Jx200 ou Sony w350? Lembrando que o vídeo também será explorado.
    Abraços
    Kelly

    ResponderExcluir
  14. Olá Kelly, obrigado pela presença no blog.

    A Sony W350 tem uma lente mais clara então seria uma melhor opção mas nessa categoria de câmeras, só recomendo Canon mesmo.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pela rápida resposta. Vou pesquisar as Canons, só não gosto dos modelos que usam pilhas, alguma sugestão fácil de ser encontrada?
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. A3000 ou SD1300. Se não encontrar mais a A3000 pode ser a A3100, todas movidas a bateria.

    ResponderExcluir
  17. Oi Rodrigo,
    Fui dar uma olhada na Canon A3100, o preço me atraiu mas fiquei cismada com um detalhe, a atendente disse que ela faz um ruido quado se usa o zoom no vídeo. Sabe me dizer se essa informação é verdadeira? Será que a Sony w350 tb faz esse barulho? Estou curtindo fazer essa pesquisa, acabo aprendendo muita coisa, por isso estou aberta a outras sugestões.
    Abraços
    Kelly

    ResponderExcluir
  18. Se o zoom óptico estiver disponível faz ruído sim mas até onde eu sei só dá pra usar zoom digital, esse não faz ruído. Mesmo assim, se estiver disponível você pode desabilitar isso.

    Todas as câmeras que habilitam zoom óptico no vídeo fazem esse ruído pois é o barulho da lente se movendo, isso não atrapalha em quase nada e olha, se o que a atendente falou for verdade isso termina até sendo vantagem pois câmeras deste preço nunca tem zoom óptico disponível.

    Resumindo: Eu prefiro ter zoom óptico que faça barulho do que só ter o zoom digital que é uma porcaria.

    E pra finalizar: Câmeras fotográficas são pra fazer foto, o vídeo nunca pode ser mais importante que as fotos pois é apenas um quebra galho. Mas isso tudo é apenas a minha opinião, ok?

    ResponderExcluir
  19. Etendo e concordo! Realmente pesquisei no youtube e não percebi nenhum barulhinho nos videos test. Com essa dúvida solucionada, concluo minha pesquisa e interrogatório, rsss Comprarei minha A3100! Muito obrigada pelas dicas e toda a atenção. Nos falamos em outros post, pois continuarei seguidora do blog.
    Abraços
    Keu Ventura

    ResponderExcluir
  20. E não deixe de voltar aqui e nos contar o que achou da sua nova câmera!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails