15 de dezembro de 2010

As melhores câmeras de 2010 em cada categoria

   Natal chegando, época de presentear os amigos e entes queridos e já tava pensando em fazer uma postagem assim há algum tempo. Vai ser totalmente diferente do que tenho feito já que evito ao máximo dar opinião pessoal, tento escrever apenas informações técnicas mas hoje, tudo que eu escrever aqui vai ser minha opinião pessoal e gostaria depois que os leitores fizessem também a sua listinha pois dificilmente alguém vai ter opinião igual a minha em toda as categorias. Então, vamos lá:

 Compacta automática
 Sucesso total de vendas em 2010, espetáculo de câmera

   Aqui o coração canonzeiro fala mais alto. Pelo baixíssimo custo e alta qualidade para os padrões desta faixa de preço não consigo escolher uma campeã que não seja a Canon A490 (A495). Ela se destaca pelo macro de 1cm com boa abertura de 3.0 para os padrões desta faixa de preço já que é facilmente encontrada por menos de 250 reais nas lojas de fotografia e informática.

   Outras opções: Olympus FE5035 e Panasonic FX66 (FX68).

 Compacta automática superzoom
 30x de zoom e as facilidades do modo automático, vitória merecida

   Onde antes a Nikon reinava sozinha com a L100, agora começam a aparecer alternativas e a qualidade óptica da Olympus em compactas é maior que da Nikon então a SP800 por possuir 30x de zoom sendo a compacta de maior alcance ao lado da Canon SX30 com 840mm e os tradicionais filtros de efeitos existentes nas câmeras dessa marca fazem este modelo ser mais completo e interessante.

   Outras opções: Olympus SP600 e Nikon L110.

 Compacta avançada
 Câmera robusta e com um pouquinho de jeito cabe no seu bolso

   Item que entrou em extinção mas vem voltando aos poucos. Ainda está muito difícil econtrar câmeras como as antigas série A da Canon de pequeno porte mas com todos os controles manuais disponíveis porém, já podemos colocar no bolso (com um pouco de dificuldade) nossas compactas avançadas. O destaque fica para a Fuji F300EXR que possui o sensor que considero o melhor existente nas compactas, é qualidade garantida. E ainda vem com 15x de zoom e um design arrojado.

   Outras opções: Sony HX5 e Samsung WB2000 (TL350).

 Compacta avançada superzoom
 Uma das escolhas mais difíceis pois o nível das superzoom tem aumentado

   É inegável que aqui está a menina dos olhos de quem procura uma câmera que se assemelha às reflex mas sem essa de chamá-las de semiprofissional, hein? Aqui uma escolha bem difícil pois muitas melhoraram o que já tinham feito mas uma intrusa chegou com força total. Depois da péssima reputação da P90, a Nikon veio com a P100 que é uma sucessora diferente em quase tudo e principalmente na qualidade. Trouxe sensor CMOS aliado a um bom zoom de 26x e, finalmente, uma lente que honra o nome Nikon.

   Outras opções: Panasonic FZ100 e Canon SX30.

 Compacta sensor grande
 A melhor de todas as câmeras em 2010 mas por muito pouco

   Aqui a categoria onde estão as melhores compactas que existem, a verdadeira ponte entre compactas e reflex. Poucas se atrevem a entrar nessa turma, na verdade apenas 5, e foi cruel ter que escolher uma campeã e ainda ter coragem de deixar uma delas sequer sem ser citada neste tópico, mas eu fiz. A Panasonic LX5 ganhou meu coração mas admito que ainda falta algo nela (viewfinder?). Eu tinha que escolher uma e a qualidade da lente Leica pesou, além do pequeno mas significativo aumento de zoom.

   Outras opções: Nikon P7000 e Samsung TL500 (EX1).

  Sistemas sem espelho
 Cor marrom dá um toque extra de charme a essa bela câmera

   Uma alternativa para quem quer altíssima qualidade aliada a um corpo compacto e foi uma escolha difícil pois apareceram muitas coisas boas nesse ano. Tanto que, apesar de ser muito fã do sistema PEN da Olympus, fui surpreendido pela Samsung NX100 com um corpo idêntico ao de uma compacta mas com a possibilidade de trocar lentes que me faz pensar que ela realmente atingiu o objetivo de juntar qualidade e praticidade.

   Outras opções: Olympus PEN E-PL1 e Panasonic GF2.

 À prova d'água
 Desbancou duas marcas que reinavam nessa categoria

   Essa categoria foi dominada durante muitos anos por apenas duas marcas: Olympus e Fuji mas a Panasonic chegou pesado com a lente Leica e mais uma vez isso pesou já que a qualidade das lentes nestas câmeras à prova d'água sempre é deixada em segundo plano. A Panasonic TS2 é a vencedora desta categoria por ainda contar com um ângulo bem aberto de 28mm mas não custa barato pois é uma câmera bem completa, como se não fosse à prova d'água. As outras vão ter que correr atrás...

   Outras opções: Olympus Stylus Tough 3000 e Samsung AQ100 (WP10).

 Reflex
 Desbancou a concorrência com certa facilidade

   Num mercado em que apenas Canon e Nikon tem representatividade no Brasil ficou bem fácil definir que a Nikon vence esa batalha pois a Canon realmente não se destacou esse ano depois do estrondoso sucesso da maravilhosa 7D. Quem se destacou foi a arquirrival com a Nikon D7000, uma câmera espetacular com um sensor excelente apesar de ter diminuído de tamanho e agora a D90 já pode ser deixada um pouco de lado, vai virar lenda.

   Outras opções: Olympus E-5 e Pentax K-5.

 Criatividade
 Eu quero e vou ter essa câmera. Não sei quando...

   Esse título só poderia vir para a Fuji que é quem mais inova  e realmente cria no mercado. A Fuji X100 é um sonho de câmera, um sonho real para fotógrafos pobres como eu que nunca terão uma Leica M9 na vida. Corpo supercompacto com uma lente fixa equivalente a 35mm e abertura de 2.0, visor que pode ser tanto óptico como eletrônico, acho que não preciso de mais nada. Aliás, preciso, mas tá fora do meu alcance. Com essa Fuji eu posso fazer uma loucura, é um sonho possível.

   Outras opções: Sony A55 e Nikon S1100pj.

   Não vou responder dúvidas nem comentar nada nesta postagem, gostaria apenas de ver qual seriam as suas escolhidas, quais listas os leitores preparariam. Quero muito saber quais são as câmeras campeãs de 2010 para vocês até porque muita câmera boa teve que ficar de fora.

41 comentários:

  1. Vambora sonhar...

    Bem, não tenho uma lista com as mais, mais de 2010, mas posso falar de sonho de consumo:
    Samsung TL500 (EX1) e Panasonic LX5.
    .

    =D

    ResponderExcluir
  2. Meu bolso ta em baixa, rsrss
    preciso de uma compactazinha mesmo, essa Canon ta 10.

    :D

    ResponderExcluir
  3. A LX5 é muito legal, e essa, branquinha, é igualzinha a minha rsrs...

    ResponderExcluir
  4. Só faltou colocar a melhor DSLR REFLEX de entrada do ano de 2010 !!!!

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo,onde encontro o manual em portugues da LX 5?

    Pode me ajudar?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. http://www.4shared.com/document/mtGROcwJ/manual_LX5_portugus.html

    ResponderExcluir
  7. Olá Rodrigo!
    Cara, muito bons os seus posts, eu que não conheço muito pouco de fotografia me sinto muito confortável lendo eles, e pelos comentários quem conhece também gosta =D
    Eu to procurando uma câmera pra comprar, mas to meio perdido... gostaria de uma camera com um zoom bacana, e fiquei bem interessado na L110, e depois desse post comecei a pensar na SP800.
    Mas lendo aqui fiquei com vontade de investir em alguma câmera q tenha controle manual, pra tentar aprender e 'brincar' melhor depois, qual câmera vc me indicaria nessa mesma faixa de preço (no caso de R$600 - R$800) eu dei uma olhada na canon sx210, mas não vi nenhuma opinião sobre ela.

    Desde já muito obrigado cara!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. na verdade era "eu que conheço muito pouco..." rs
    senão fica estranho

    ResponderExcluir
  9. Olá Samuel, obrigado pela presença no blog.

    Tenta então a Canon SX120 ou SX130, acho essas duas melhores que a SX210.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  10. Aaaa meu bolso ta em baixa tbm rsrsrs... vou de Canon A495 :P ... Adoro a Canon... a minha A495 tá chegandooo huhu... Obg Rodrigo pelos seus posts, através deles eu escolhi a A495 como minha nova câmera... eu já tinha a Canon A430, sua primeira câmera tbm ne? mas a coitadinha deu problema, tive q comprar outra.

    ResponderExcluir
  11. Tenho a LX5, comprei em NY em setembro, e recomendo pra todo mundo! A LX3 já era maravilhosa, a LX5 então nem se fala... pra uma compacta, é a melhor do mercado na minha opinião.

    ResponderExcluir
  12. Olá Rodrigo.

    Comprei uma canon T1 oque você acha ?

    ResponderExcluir
  13. Muito boa, é uma das câmeras que eu tenho.

    ResponderExcluir
  14. Olá Rodrigo! Parabéns pelo blog!
    Eu não entendo nada de fotografia, mas estou querendo comprar uma câmera de qualidade. Fiquei encantado com a Fuji F300EXR, estava pensando em dar um jeiato de trazer uma dos EUA, o que vc acha?
    Ou será que devo tentar algo menos arriscado??
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Olá Eduardo, obrigado pela presença no blog.

    Também fiquei muito encantado com essa Fuji e durante algum tempo cogitei comprá-la. Comprando pela B&H não é nada arriscado, é certeza de receber sua câmera sem qualquer aborrecimento e se quer mesmo ela vale a pena já que esse modelo não foi lançado no Brasil e ninguém se interessou em importá-la. Aproveite que ela está muito barata.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  16. Seria esta aqui?
    http://www.bhphotovideo.com/c/product/723314-REG/Fujifilm_FinePix_F300EXR_Digital_Point.html

    Quanto tempo vc ahca que leva para chegar??
    Eu vou ter que pagar as taxas de importação quando chegar nãe é?

    Obrigado pela resposta! Acho que eu vou mesmo comprar uma!!!

    ResponderExcluir
  17. Sim, esta loja possui escritorio no Brasil e atendimento por telefone 0800 em português e inclusive tem uma versão brasileira do site: http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller/home?O=NavBar&A=changeLanguge&Q=&ul=P&umse=0

    Repare que o frete é muito, muito caro mas você não vai pagar mais nada além daquilo ali que aparece na tela, tudo já está incluído.

    ResponderExcluir
  18. Rodrido, vc é o cara!!
    Ja virei seu fã e do blog!
    Vou comprar a camera e assim que chegar entro em contato pra trocarmos umas ideias!!

    Obrigado pelas dicas, fico te devendo uma!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Com certeza, gosto de saber das impressões de cada um com suas novas câmeras.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  20. Ola Rodrigo, Cara parabens pelo blog, ajuda muito os perdidos no assunto aqui.
    Cara, estou em viajem e preciso comprar uma maquina, eu estou em duvida entre uma Nikon L110, Canon SX130 e SX230, qual delas vc sugere para quem nao conhece do assunto e só teve uma cyber shot velha??

    Abraço
    Julio

    ResponderExcluir
  21. Olá Júlio, obrigado pela presença no blog.

    A Canon SX130 vai te proporcionar muito mais recursos, é só aprender a usá-los e terá resultados bem melhores.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  22. Estou com interesse enorme de comprar uma câmera dessas mais robustas e com um grande Zoom. Andei lendo seus posts e me pareceram uma fonte excelente para sanar minhas dúvidas. Estou pelas trilhas de mercado livre da vida para ver se encontro uma câmera legal para o que eu quero. Uma que filme em 720p... que tire boas fotos e com um bom zoom. O problema é que quanto mais eu leio sobre tudo, mais dúvidas eu fico.
    Enfim, não sou profissional, sou totalmente leigo e sempre usei essas cybershots compactas mesmo. Acontece que geral diz que levo jeito para fotografar, e atualmente como estou sem câmera nenhuma, faço milagres com a do meu Iphone 4. Hehe
    Bom, como disse, sou leigo no assunto mas tbm não queria uma totalmente automática pois estou com intenção de entrar para um curso para aprender a usar melhor os recursos. E graças a você, não cometi a besteira de pegar uma L110... era meu foco até então. Me indicaram também a Fuji S2800HD, inclusive andei vendo umas fotos lindas tiradas por ela. E eu também estava de olho na Pana fz35, mas está um pouco salgada no bolso.

    Queria saber o que você me indica. Não queria uma coisa cara! Até porque eu vou entrar nesse mundo mais como hobbie pois adoro tirar fotos de animais e lugares. O que você acha dessas que eu citei? O que você me indicaria com uma boa faixa de preço? Desde já agradeço. Abs/

    ResponderExcluir
  23. Dê uma olhada em Canon SX120 e SX130. Mesma categoria e quase mesmo preço da S2800 mas qualidade infinitamente superior.

    ResponderExcluir
  24. Eu dei uma olhada nessas que vc disse. O problema é que nenhuma das duas fazem vídeos com resolução superior a 640x480 e eu queria uma que fizesse 720p!

    ResponderExcluir
  25. A FZ35 é melhor ainda mas a SX130 faz vídeos HD.

    ResponderExcluir
  26. Que estranho, eu estava aqui vendo no mercado livre essa SX130, e nas opiniões de compradores a grande reclamação é que ela só faz vídeos de resolução 640x480 no máximo. De qualquer forma a diferença dela para uma Lumix fz35 que eu encontrei é de 100,00... acho que vale a pena pagar um pouco mais para uma coisa melhor... o que me diz?

    Aaaaah, e eu esqueci de dar parabéns, seu blog é fantástico!

    ResponderExcluir
  27. Obviamente vou dar preferência ao que meu blog diz, como está escrito aqui: http://goo.gl/LrbXp

    As reclamações são de quem já usou ou de quem leu em algum lugar que ela não faz vídeos HD?

    Mas, de qualquer forma, a FZ35 é melhor.

    ResponderExcluir
  28. As reclamações são dos compradores do produto no ML. Depois que tu compra um produto lá, tem a opção de dar nota e dizer o que achou! São essas pessoas que reclamam dela não fazer filmagens em 720p.

    Como disse, não entendo nada, só estou dizendo o que eu li!

    ResponderExcluir
  29. Comprei a fz35 mesmo. Depois que chegar eu posto minhas impressões e peço dicas. =D

    ResponderExcluir
  30. Olá rodrigo !
    Fazem uns três meses que eu estou a procura de uma câmera nova e cada vez só surge mais duvidas sobre qual.
    Umas das minhas escolhas no que cursar na faculdade é fotográfia porque tenho um interesse muito grande mas assumo que entendo muuuito pouco sobre. Então acabei decidindo comprar uma câmera nova... Vou confessar que tenho como fim inicial usar mais em fotos pessoais mas claro que vou aproveitar para explorar esse mundo da fotográfia.
    Pelo que eu pesquisei e bateu com o meu bolço escolhi três modelos que eu mais gostei: as semiprofissionais sony hx1 e nikon p100 e uma que eu me apaixonei foi a profissional nikon d300 (me corrija se eu estiver errado sobre a classificação). Então sobre o que eu te contei aqui, qual você acha melhor para mim ? E entre a sony e a nikon p100, qual você acha melhor ? Tem alguma outra que você gostaria de me indicar ?
    Quero parabenizar pelo blog e fico na espera da sua resposta.

    ResponderExcluir
  31. Olá Vinne, obrigado pela presença no blog.

    Sobre a classificação, vamos esquecer essa coisa de profissional e semiprofissional a não ser que você saiba me dizer do que se trata. Vamos ficar com reflex e compactas, pra simplificar.

    HX1 e P100 são superzoom, câmeras muito versáteis devido ao seu longo alcance e de qualidade razoável. D300 é uma reflex bastante avançada, hiper cara e totalmente desnecessária e não recomendada para quem ainda vai cursar fotografia.

    Acredito que uma reflex de entrada é o mais interessante e depois você investe em lentes e outros acessórios que é o que mais faz diferença.

    Canon 60D e Nikon D90 seriam as mais indicadas a meu ver.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  32. Me desculpe, eu acabei errando, eu estava me refirindo a d3000. Mas depois que eu escrevi o comentário anterior vi que você não falou muito bem dela kkkk. Tirando um ponto super negativo de não poder ver na tela o que está na frente da lente eu ainda tenho alguma preferencia por ela, pelo baixo preço que encontrei aqui na minha cidade. Mas por que você não recomenda ela ? O que acha da qualidade das imagens ?
    Eu li aquele post de batalha sobre as nikons e as canons mais baratas e acabei me interessando por todas. Acho que vai ser uma boa escolha se eu levar alguma dessas né ?
    Desculpa ficar aqui fazendo tantas perguntas mas eu não entendo sobre câmeras e não posso gastar dinheiro eu algo que não vai servir.

    ResponderExcluir
  33. A D3000 não é ruim mas se tem coisa melhor que ela na mesma faixa de preço então vou recomendar as outras.

    Se for para investir nas reflex mais baratas então aconselho ir de Canon para não passar pelo problema da falta de motor de foco. Nikon só se for de D90 pra cima.

    ResponderExcluir
  34. tENHO UM ENORME"PRECONCEITO" EM RELAÇÃO A NIKON, SEI QUE É EXCELENTE, MAS SEMPRE PUXO PARA A CANON, PARECE ATÉ SOBRENATURAL,RS! TIVE ALGUMAS EXPERIÊNCIAS COM A NIKON P100, P90 E L100 QUE PARTICULARMENTE ODIEI, COMO TER QUE ACESSAR O ISO PELO MENU, FORA IMAGENS GRANULADAS. NUNCA TESTEI, MAS ACHEI AS IMAGENS DA SX120 E 130 BEM MENOS GRANULADAS QUE AS DA NIKON, ENTRETANTO ADOREI A P7000 ACHEI MELHOR DO QUE A G12 DA CANON. MAIS LEVE, RÁPIDA E COM ÓTIMA QUALIDADE DE IMAGEM.

    POSTAGEM EXCELENTE, VI CÂMERAS QUE EU NUNCA TINHA VISTO. :)

    ResponderExcluir
  35. Parabéns pelo blog Rodrigo!! Estou adorando!!
    Sou leiga em fotografia e minha "experiência" é com as cybershots. Porém, estou querendo comprar uma máquia melhor, com mais zoom e recursos... Normalmente utilizo a máquina para fotografar minha filha, as festinhas e viagens... Estou interessada na Nikon L120. Qual máquina você me recomedaria (que estivesse abaixo de R$ 1000,00)??
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  36. Se for apenas por mais zoom a L120 é uma ótima opção mas ela não tem mais recursos, é totalmente automática como as que já está acostumada a usar. Se quiser mais recursos tem as Canon SX130 ou Panasonic ZS5 e ZS7 mas para poder usar os recursos a mais terá que aprender os controles manuais. Senão, pode ser a L120 mesmo ou as Olympus das séries SP e SZ que são melhores.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  37. Olá, acho que já vim aqui te pedir umas dicas de fotografia, não sei se lembras! Sempre que eu posso eu entro no blog, fantástico, parabéns.
    Então, como eu já tinha te falado, comprei a tão sonhada Canon T3, e uma lente 50mm f:1.8! Agora tenho um book e uma festa de 15 anos para fazer, e to sem saída. Já andei fazendo uns books e 15 anos e o resultado não foi o que eu esperava. Uso a 50mm ou a 18-55mm? Em que modo seleciono? E umas dicas a mais se puderes me fornecer, ficarei agradecido. Desde já, valeu Rodrigo ;D

    ResponderExcluir
  38. Olá Alex, pra book uma lente fixa é sempre melhor mas pra evento tem que ter grande angular obrigatoriamente. se tiver duas câmeras, ótimo. Uma fica com a fixa e a outra com a grande angular mas tendo que escolher tem que ser a GA.

    Mais dicas é só estudar e praticar bastante. e muito cuidado com flash, nada de exageros.

    ResponderExcluir
  39. Olá pessoal adquiri uma olympus sp800uz, e a tela lcd já queimou duas vezes, na mesma situação " foto na praia com grande luminosidade".
    Alguém teve a mesma experiência por aqui?
    Talvez fosse o caso o fabricante avisar que esta camera não é recomendada para fotos exteriores com bastante luminosidade!!

    ResponderExcluir
  40. Infelizmente essa é uma situação em que uma câmera automática pode ter estes problemas pois a areia reflete demais a luz do sol que é muito clara e toda câmera automática está suscetível a isso mesmo.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails