3 de agosto de 2010

Sigma e sensor Foveon

   A Sigma é mais conhecida aqui no Brasil por suas lentes para as DSLR Nikon e Canon mas no exterior ela é conhecida por fabricar um sensor CMOS que é diferente de tudo que se vê por aí, é o Foveon X3 e esse sensor é usado apenas nas compactas com lentes de 28 e 41mm e nas DSLR da própria Sigma.
 Sigma DP1, uma de suas compactas

   O sistema de funcionamento desse sensor é totalmente diferente dos outros que vemos por aí, a grosso modo é como se ele tivesse uma camada diferente para cada uma das cores RGB (vermelho, verde e azul) e depois formasse a imagem com muito mais contraste, muito mais nitidez e uma fidelidade inigualável de cores. É provavelmente o melhor sensor de imagem do mundo.
    Conhecem a Sigma 200-500? Não? Conhecerão melhor aí embaixo...

   Daí vem a pergunta que não quer calar: Se esse é o melhor sensor do mundo, porque as outras empresas não fazem igual? Porque devido a esse sistema diferente, a resolução sempre será baixa e vamos usar o exemplo da Sigma SD15, o último modelo DSLR lançado pela Sigma. Seu sensor de 20.7 x 13.8 mm (2.85cm²), semelhante a um APS-C que vemos nas DSLR de entrada mais conhecidas, capta 14.1 megapixels porém ele usa 1/3 dessa capacidade para cada cor e depois as junta formando uma resolução máxima de 4.7 megapixels.

   
 Vai um tripé aí, irmão?

   Isso vai de encontro à guerra dos megapixels promovida pelas gigantes da fotografia (no caso das compactas) pois imgine oferecer uma câmera hoje em dia de 4.7MP custando mesmo que uma de 14MP? Ao grande público, qual será mais interessante? Ninguém compraria a de resolução menor mas não é só isso, aos que usam DSLR e entendem mais do assunto, a baixa resolução implicaria em outro problema: As impressões das fotos. 4.7MP não é uma resolução que permite grandes impressões e isso prejudicaria muitos profissionais, se tornando inviável seu uso.

   Essa é a SD14, DSLR lançada em 2007 e antecessora da SD15 lançada este ano

   Mas...para pessoas como eu, que tem a fotografia mais como hobby do que como trabalho e preza pela qualidade de imagem, não é mais uma opção tentadora? E pra vocês, o que acham? Vamos debater este assunto. E só pra constar, nos EUA essa SD15 sai por cerca de 1.000 doletas apenas o corpo...

   Postagem sugerida pelo colega Lucas Nogueira

9 comentários:

  1. Os preços da sigma são ótimos se comparados aos das marcas mais tradicionais/populares...

    Estou na busca de uma 18-250... e custa um pouco mais que a metade da 18-200 da Nikon... hehehe...

    ResponderExcluir
  2. É verdade, é uma pena uma marca tão boa não ser difundida no Brasil, como a Pentax.

    Alixandre, tô procurando um filtro UV pra essa Sigma 200-500 aí embaixo mas não tô encontrando, porque será?

    Aliás, andei pensando num slogan [ótimo pra essa lente...

    ResponderExcluir
  3. Pessoas... eu realmente quero essa lente 200-500... mas por enquanto U$ 28.000,00 ta muito pesado ;P daqui mais uns anos de advocacia quem sabe rs... (cof, cof, cof!)

    Abracos!

    Mgh
    www.gorba.org

    ResponderExcluir
  4. Marcus, por isso criei um slogan super singelo para ela:

    Sigma 200-500, venda seu apartamento e compre uma dessa, você não vai se arrepender!
    Vire um sem-teto e se maravilhe com as vantagens de ter uma lente dessas!

    Esqueci de dizer que ela tem um tele converter embutido que a transforma em uma 400-1000 e se usada numa Canon cropada, chega a 640-1600!!!

    Como diria Fernando Vanucci, a lua é logo ali!

    ResponderExcluir
  5. e com abertura f/2.8 diga-se de passagem! rs....

    ResponderExcluir
  6. Olá Rodrigo!
    Li uma matéria sobre processadores e gostaria da sua opinião sobre o assunto!
    Pergunta besta: Processador e sensor, qual a relação?
    "O chip A5 (iPhone4S) foi concebido com um processador de sinal de imagem idêntico aos que encontra em câmaras DSLR. Isso permite tocar para focar e controlar a exposição, e também elimina o atraso do obturador. O processador de sinal de imagem torna a câmara do iPhone 4S mais rápida, para captar toda a ação no momento certo. A câmara também utiliza algoritmos avançados no iOS 5 para uma maior precisão das cores, melhor equilíbrio de brancos e maior gama dinâmica. Quando vir as fotografias, verá o que isso significa."

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Não é besta, não!

    O sensor seria numa comparação bem superficial, o substituto do filme fotográfico. É ele o responsável por captar a imagem e transformar em fotografia.

    O processador se refere à velocidade de processamento de dados, de compressão de imagens já que todas as fotos são feitas na máxima resolução da câmera e depois processadas para a resolução desejada e influencia também na rapidez da câmera de uma forma geral.

    ResponderExcluir
  8. Eu teria uma dessas "compactas" Sigma fácil, fácil, hehe.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails