12 de agosto de 2010

Profissional ou semiprofissional - Parte 2

   Finalmente veio a continuação do papo que iniciei mês passado, é que surgem tantas outras situações referentes a isso que terminei adiando demais a conclusão desse assunto. Dessa vez vou falar também de acessórios que podem ser usados com as câmeras DSLR e até com as compactas também.
A Canon G11 é um dos maiores exemplos de que a câmera não precisa ser grande pra ser espetacular

   É inegável que hoje em dia, alguns itens que um dia foram sonhos de consumo hoje se tornaram uma realidade bem possível devido ao aumento de oferta e porque não, de uma economia mais estabilizada aqui no Brasil. Um exemplo são as TVs de plasma que chegaram ao Brasil custando 20 mil reais e hoje você encontra por menos de 2 mil sendo que já é uma tecnologia ultrapassada pelo LED e LCD. Isso também acontece com as câmeras, chegam aqui custando uma fortuna e com o tempo o preço vai abaixando assustadoramente. Infelizmente, essa combinação de aumento de oferta e economia mais estável gerou um boom enorme nas vendas de câmeras e acessórios, e as pessoas perdem um pouco a noção do que é realmente necessário para elas.
 È amigo,  aquela sua TV de tubo já era mesmo...

   Vejamos um exemplo que presenciei recentemente: A pessoa aparentemente viu alguém usando uma câmera de grande porte, gostou e tem dinheiro sobrando, resolveu comprar uma mas não gostava do resultado das suas fotos e primeiro reclamou do zoom, disse que era muito pouco comparando com a HX1. Oras, uma DSLR não possui zoom, isso é determinado pela lente que está usando e as DSLR de entrada vem sempre acompanhadas de uma lente 18-55 f/3.5-5.6 em todas as marcas, seja Nikon, Canon, Pentax, Sony ou Olympus e quem é leitor mais atento do blog já sabe que isso é uma lente de aproximadamente 3x de zoom com uma abertura não muito boa.
É assim que quer fazer aquela foto de família num fim de semana?

   Ok, explicado o fator lente me veio mais uma pergunta: Porque as fotos ficam escuras? Paguei tão caro pela câmera e as fotos ficam mais escuras que a compacta da minha irmã, será que preciso comprar um flash mais potente pra melhorar? Essa é a típica pergunta de quem comprou uma DSLR pra usar no modo automático e não quer aprender a usar os controles manuais, vai virar um elefante branco nas suas mãos e pior, se comprar um flash vai se tornar um escravo do flash sempre! E aí, apenas pra fazer fotos da família, viagens e etc...vai ficar carregando uma máquina grande e pesada que não te satisfaz e além de tudo, ainda vai carregar um flash externo pra aumentar o peso do trambolho.
 Essa camerazinha me custou 200 reais e é a minha companheira de todos os dias

   Então gente, vamos ficar atentos ao uso consciente da tecnologia, ela está aí pra facilitar a vida da gente então não tentem complicar. Admiro muito os amigos que pensam em comprar uma DSLR mas querem aprender com ela, até porque já encorajei muitos a fazerem isso mas se você quer apenas apontar e disparar, temos compactas ótimas, de qualidade surpreendente e às vezes nem precisa ser superzoom como Sony HX1, Nikon P100 que são ótimas porém grandes demais para fotos de família, pois existem câmeras bem pequenas que fazem verdadeiros milagres como a Panasonic LX3, Canon G11, Canon S90 entre outras. Se vai comprar DSLR só pelo porte da câmera, cuidado, pense direitinho e os amigos do blog estão aqui pra ajudar, deixe o que é profissional para quem é profissional.

P.S. Vocês querem uma terceira parte?

15 comentários:

  1. Boas palavras Rodrigo!!
    merece sim a terceira parte!

    Carlos - Recife

    ResponderExcluir
  2. ",,,,,,,,,,,,, disse...
    Boas palavras Rodrigo!!
    merece sim a terceira parte!

    Carlos - Recife"

    (2)

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo,
    Com certeza merece uma terceira parte!!!
    Infelizmente, muitas pessoas se deixam levar pelas aparências e acabam se decepcionando com o equipamento que adquirem. Quando percebem que por trás de belíssimas fotos o que conta é o nível de conhecimento de quem manuseia a câmera, muita gente fica frustrada.
    Creio que o blog tem exercido um papel importante que é o de informar os prós e os contras de se adquirir câmera A, B ou C.
    Quem acompanha suas postagens tem pequeníssimas chances de errar na hora de comprar a sua digital.

    ResponderExcluir
  4. Dia desses fui ao aeroporto receber um amigo e vi no meio de um grupinho de adolescentes, uma garota com uma Nikon D3000 na mão.
    Fiquei observando-a e vi que a mesma só tirava retratos dela e dos amiguinhos.
    Me dá uma agonia ver alguém que não precisa de uma DSRL com uma nas mãos...
    Talvez esse não seja o caso dela, talvez ela goste de fotografar, talvez queira viver disso, mas o fato é que o mundo tá cheio de gente comprando coisa que não precisa, só tem pelo status.
    É bem isso o que vc disse, Rodrigo, 'deixe o que é profissional para quem é profissional.'

    ResponderExcluir
  5. Terceira parte, terceira parte, terc.....

    ResponderExcluir
  6. Já to bolando uma terceira parte e enquanto o assunto se tornar pertinente podem vir outras partes...

    ResponderExcluir
  7. Concordo totalmente com a Dayne S. , disse tudo =)

    ResponderExcluir
  8. Muito bommmm!!!
    E concordo com tudo que vc disse.
    Tem pessoas que compram coisas, de certa forma para "aparecer", pra dizer que tem e pode ter. Mas isso acaba sendo um transtorno para as mesmas, já que comprar por comprar e não saber sequer usar, vem a ser muito frustrante. E tem gente que não se empenha ou não quer, nem um pouco para aprender.
    Mas ainda bem que tem pessoas bem esclarecidas como vc Rodrigo, e que faz muita gente tbm leiga, mas esclarecida e que não tem a mente pequena demais, a raciocinar e não fazer as vezes uma besteira rsrs.
    Estou amando seu blog.
    Ta de parabéns mesmo, virei sua fã rsrs.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Eu também já sou seu fã, assim como também já sou fã de mais de uma dezena de leitores bacanas que sempre aparecem por aqui e tô sempre disponível pra um bom papo com eles.

    ResponderExcluir
  10. eu lembro de um tal Fujifilm Finepix que uma certa pessoa comprou, quando vi de cara, caramba que camera liiinda, tem uma aparencia muito profissional, mas quando fotografei com ela... que dificil conseguir qualidade nela. Foi uma camera que de qualidade estava abaixo da minha finada Samsung S630. Eu pensei, Caramba eu pesquisei por esta camera, gostei de cara dela, mas eu graças a Deus optei pela Canon SX 130 Is e não me arrependo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tamanho muitas vezes engana e tem-se a falsa impressão de que câmera grande é câmera boa. Que bom que foi atenta e pesquisou antes!

      Excluir
  11. Acho que já disse isso por aqui. Comprei uma DSLR para ter mais controle e aprender mais, ter experiências novas, mas não abro mão da primeira câmera que comprei, que é uma compactazinha de uma marca que nunca tinha ouvido falar. É pau pra toda obra, principalmente se for para levar para um lugar onde uma câmera grande chama muito a atenção, o que pode ser perigoso, ou quando não vai ser prático (tem que ficar carregando bolsa extra, é pesada).Vale a pena.
    Ah, sim! Se tem assunto, queremos um terceira parte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terceira parte já já, dentro de algfuns minutos na rede social mais próxima de você...

      Excluir
  12. Boa noite, Rodrigo!
    Tudo bem?
    Primeiramente gostaria de parabenizar o seu blog, pois desmistifica muitas informações para nós leigos.
    Sou jornalista e estou desenvolvendo projetos de telejornais para Youtube, porém, preciso de uma câmera com uma captação bacana em Full HD 1080 para as reportagens (algumas com passagens em movimento), e para as chamadas de estúdio e soube que a melhor saída são as DSLR, correto? Pois bem, tendo em vista que eu pretendo aprender o máximo possível sobre uma DSLR, qual modelo você me recomenda para começar? Precisaria comprar um flash e talvez até uma lente, né?
    Desde já, MUITO OBRIGADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela presença no blog, fico contente que esteja gostado do conteúdo.

      Na verdade, se a intenção for fazer apenas vídeos considero que a melhor opção seja uma filmadora. A qualidade de uma DSLR pode até ser melhor mas vídeos nesse tipo de câmera são apenas quebra-galho, há muitas limitações e a maior delas é a duração destes vídeos. A maioria delas só faz vídeos em Full HD sem interrupção a cada 30 minutos ou 4GB e as mais atuais possuem limites menores de 20, 15 ou até 12 minutos.

      Flash também não tem muita utilidade para vídeo já que a luz não fica ligada o tempo todo, você precisaria de iluminação externa. Talvez iluminadores LED seriam uma solução barata e eficiente para você. E lente pode ser a que vem na câmera mesmo.

      Como não entendo de filmadoras (e nem conheço os modelos), vou indicar câmeras DSLR mesmo achando que não são indicadas para o uso que procura. Mas antes preciso que me diga qual seu orçamento para poder indicar o que há de melhor dentro do que pode pagar.

      Fico aguardando sua resposta.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails