24 de agosto de 2010

Nova categoria de câmeras da Sony põe em xeque o sistema NEX

   A Sony lançou 4 câmeras no dia de hoje, duas delas são DSLR (A560 e A580) mas só vou falar nesta postagem da novidade do dia: O novo sistema SLT, que possui um espelho fixo (ele não sobe como nas DSLR) translúcido, e que promete aumentar e muito a velocidade do autofoco. Novo? Nem tanto, a Canon já usou sistema semelhante nas suas SLR nos anos 60 e alguns anos depois a Nikon também seguiu esse caminho, mas num sistema digital é, sim, uma novidade.
 Visor articulável está presente nos dois modelos

   Os dois modelos deste novo sistema, A33 e A55 são parecidíssimos com apenas duas diferenças: A primeira possui 14 megapixels de resolução e a segunda possui 16MP e GPS integrado, a partir de agora vou citar as especificações técnicas mais relevantes e que são comuns às duas máquinas: Sensor CMOS com fator de corte 1.5 (tamanho semelhante ao das Nikon APS-C); faz imagens no formato 16:9 (incomum em DSLR); estabilizador no corpo da câmera (tradicional na Sony); flash com alcance de 12 metros; 15 pontos de autofoco; ISO de até 25600; montagem de lentes Alpha; modo contínuo de até 10fps; modo panorâmico que faz sucesso entre os usuários da Sony; vídeos Full HD com taxa de 30fps; LCD articulável de 3 polegadas e alta resolução; modo live view; aceita cartões SD e Memory Stick; e um ponto fraco que é o viewfinder eletrônico.
 Dial da Sony fica tradicionalmente ao lado esquerdo

   Um grande atrativo destas câmeras é que elas possuem aquela aparência de DSLR mas o tamanho é reduzido, é semelhante às câmeras do sistema Micro 4/3, NX da Samsung e NEX da própria Sony, e agora vem uma grande interrogação: Se essas câmeras são do tamanho das NEX e possuem sensor praticamente igual, qual a razão de existirem as câmeras NEX? Estranho, não? Ainda mais que a diferença de preço no exterior é de apenas 50 dólares. Se alguém tiver uma explicação pra isso, compartilhe a informação com os amigos do blog.
 Painel traseiro sem novidades a não ser um viewfinder eletrônico

   Opinião do blogueiro: Começam custando um pouco caro, o mesmo que uma Canon T1i ou uma Nikon D5000, só vale a pena para quem possui dificuldades com foco manual. Quem já domina isso deve continuar com Canon e Nikon aqui no Brasil ou para quem pode comprar no exterior, já é uma opção melhor que as Micro 4/3 devido ao tamanho do sensor.

14 comentários:

  1. Resumindo em uma palavra: estranho pra ...

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo meu chará passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela sua presença no blog e também pelo elogio!

    Até a primeira semana de setembro já devo estrear o novo logo do blog, recebi duas ideias tão boas que provavelmente usarei as duas.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rodrigo,
    Sou novato para esse tipo de camera. Pretendo pegar a a33 no EUA. Consigo que me tragam sem taxa de imposto. No site da Sony EUA essa camera está com uma promoção de lentes onde o desconto varia entre 150 e 250 dolares. Estou pensando em pegar uma DT 50mm f/1.8 e uma 75-300mm f/4.5-5.6 Zoom ou a 50mm e uma 55-200mm zoom. A camera com lente 18-55 mais as 2 opções de lentes sai por 900 dolares.
    Sou estudantes de publicidade e adoro bater fotos tanto de paisagens quanto coisas detalhadas.
    Qual seria a melhor escolha para um novato?

    Seu blog é muito bom. Foi o único lugar que eu achei informações realmente uteis sobre o assunto. Está de parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Olá Gabriel, obrigado pela presença no blog.

    Cara, esse tipo de câmera me agrada muito e acredito que seja o futuro das reflex pois consegue aliar o que tem de bom o sistema de espelhos e o das compactas.

    Acho que se a 18-55 for obrigatória, a segunda opção com 50mm e 55-200 parece ser melhor mas ressalto que não conheço a qualidade das lentes Sony.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  6. Eu me confundi. com a 55-200 sai por 850 dolares.
    Existe a opção de pegar sem a 18-55. Mas eu li que ela é uma espécie de multifuncional, servindo para diversas funções. Não seria uma boa opção pegar ela também? Lembrando que seu pouco do assunto e que só fico no achismo por enquanto, hehe

    ResponderExcluir
  7. Sim, a 18-55 é essencial por ter grande angular. Com a 55-200 se torna um kit super versátil e de qualidade.

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo...
    Mirando no futuro revirando o passado, boa atitude tomada pela Sony a começar pela aquisição da Konica/Minolta entrando pra valer no seguimento das DSLR... agora é de se estranhar porque a Canon idealizadora do sistema translucido na decada de 60 não reaviva a técnologia deixando para a concorrente fazê-lo; méritos para a Sony, pela descrição e se por ventura a diferença proporcional em dólares fosse mantida aqui no brasil com relação a NEX, porque não utilizá-la como 2ª câmera.
    A julgar pela agilidade de captura pelo fato do espelho não necessitar de movimentação, se ganha em espaço no corpo e a Sony fez o dever de casa tornando as câmeras com volume menor facilitando o manuseio.
    Ponto para a Sony no quesito oportunidade de diferenciação...

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelo comentário, Paulo. Era muito importante saber sua opinião mesmo que discordasse.

    Realmente, por que a Canon não investiu nessa tecnologia? Pergunta que não quer calar...

    ResponderExcluir
  10. Oi Rodrigo!
    Estou na maior dúvida!
    Tenho uma NEX-5 que amo, mas quero comprar uma outra tbm! Estou na duvida entre a A580 e a A55... Gosto do A580 pelo visor otico, mas em compensaçao, a A55 tem uma super velocidade... o que vc acha???

    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Bela, obrigado pela presença no blog.

    Gosto muito do sistema da A55. Se for pra comprar a A580 é melhor investir em Canon e Nikon que são muito melhores, a Sony teria um custo-benefício muito ruim.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  12. Olá Rodrigo!

    Eu acho que não, o sistema NEX foi feito para um proposito diferente, competir com as demais mirrorless e ser a máquina do amador avançado que não quer carregar um mostro no pescoço o tempo todo, mas não abre mão da qualidade, e nem dos comandos manuais. Já as SLT assim como as tradicionais DSLR já são mais pra quem trabalha a nível profissional classe A.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails