19 de agosto de 2010

Canon antecipa lançamentos devido ao vazamento na internet

   Eis a segunda postagem do dia: Achei que os lançamentos sairiam na Canon Expo 2010 nos dias 2 e 3 de setembro mas as novas S95, SX130 e SD4500 foram anunciadas hoje. Para a próxima semana ou talvez no dia 26 de setembro devem aparecer por aí a G12 e as superzooms. Nao vou fazer review, apenas algumas pequenas comparações com suas antecessoras para vermos o que melhorou, o que piorou, se devemos esperar os lançamentos chegarem às lojas ou se devemos correr pra garantir as antigas antes que sumam das lojas.
 Praticamente uma S90 com vídeos HD, não melhorou seu ponto fraco: Falta o supermacro

   A S95, menina dos olhos dos fotógrafos que não abrem mão de alta qualidade em corpo super compacto, sofreu poucas alterações em relação à S90: Resolução, tamanho do sensor, abertura, distância focal, zoom, potência do flash, tamanho do LCD, macro, controles manuais e de prioridades; longa exposição, disparos rápidos, ISO, tudo rigorosamente igual. Foram acrescentados os efeitos olho de peixe e miniatura; e os vídeos agora possuem resolução HD (1280x720) a 24 quadros por segundo.
   Opinião do blogueiro: Só vale pelos vídeos HD, quem não faz questão disso pode comprar sua S90 sossegado.
 Muita coisa mudou para melhor da SX120 para a SX130, só a abertura é que ficou estranha...

   A SX130, superzoom com controles manuais mais barata do mercado sofreu algumas mudanças e até melhorou um pouco: Resolução passou de 10 para 12MP mas o sensor também aumentou um pouquinho; o zoom passou de 10 para 12x com a distância focal melhorando muito no ângulo largo pois de 36-360 passou para 28-336, reparem que o zoom aumentou mas a distância focal diminuiu então ela NÃO possui maior alcance; a abertura foi que piorou muito, era 2.8-4.3 e agora é de 3.4-5.6; os vídeos também passaram para resolução HD mas com taxa de 30 quadros por segundo e também foram acrescentados os efeitos miniatura e olho de peixe. O resto está tudo igual.
   Opinião do blogueiro: Fora a mancada com a abertura, a SX130 melhorou muito e recomendo a sua compra.
 Versão superzoom da  melhor câmera que a Canon já produziu para a série SD

   A SD4500 não chega a ser uma sucessora da SD4000 até porque ela foi lançada há poucos meses, está mais para uma versão superzoom, uma SD4000 bombada! As características não foram mudadas em nada, o sensor CMOS e seus vídeos Full HD estão lá; e a abertura que infelizmente também piorou como na Canon SX130, agora é 3.4-5.6. Todo o resto continua a mesma coisa mas a grande diferença vem no zoom e distância focal: De 28-105mm passou para 36-360mm, os 3.8x passaram para 10x de zoom mas com a perda do ângulo largo de 28 para 36mm.
   Opinião do blogueiro: A SD4500 vale pra quem quer uma superzoom concorrendo com a série ZR da Panasonic e Nikon L110. Quem não precisa de superzoom pode correr atrás da SD4000.

7 comentários:

  1. Que pena para a sx130is... colocaram a lente da sx200is... é boa, mas uma abertura 2.8 para retratos a noite é o que há!

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo oq ue faço para melhorar em minhas fotos de paisagem.
    Exemplo: eu tiro uma foto da praia, a areia fica muito nitida mais ao fundo a qualidade fica ruim!
    mesmo não estando no modo macro!

    obs:camera usada a720is

    ResponderExcluir
  3. Diminui a abertura. Tem um modo paisagem no dial mas você já deve ter percebido que ele não serve pra porcaria nenhuma, ele deveria forçar as aberturas mais baixas pra ter mais profundidade de campo mas não faz isso. Então vai ter que fazer manualmente.

    Infelizmente nossas compactas tem uma péssima profundidade de campo, a abertura só vai até f/8 e isso é pouco mas é o que dá pra fazer.

    ResponderExcluir
  4. Poxa Rodrigo melhorou e muito a qualidade cara, mais quanto a velocidade posso colocar 1/2000 quando o dia estiver muito claro com o iso80?
    a profudidade de minha futra maquina é melhor, a G12?

    ResponderExcluir
  5. No modo manual sem flash você pode usar a configuração que quiser, o flash é que limita a velocidade a 1/500 se não me engano.

    Vai depender da iluminação na hora, aí você vai testando até chegar à velocidade ideal.

    A abertura da G12 também só vai até 8.

    ResponderExcluir
  6. Oi Rodrigo eu sou a nath lembra ? estava no post da Canon G11 e já estou com a minha Canon SX130 em mãos, mas tem um probleminha, eu li em vários sites falando do efeito "olho de peixe" que ela tem mas não consegui encontrá-lo, será que vc pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  7. Ah isso é fácil (se a Canon não mudou nada), põe o dial da parte de cima na posição SCN e depois vai rodando o controle giratório da parte de trás e vão aparecer muitos modos de cena e efeitos, um deles é o olho de peixe.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails