11 de julho de 2010

Sony inaugura nova temporada de lançamentos

   Começa o segundo semestre e com ele a Sony já lança 3 novas câmeras: TX9, T99 e WX5. Como vocês já devem ter acompanhado aqui no blog, as câmeras Sony com X no nome são as que possuem sensor CMOS e as outras possuem o CCD. Outra coisa: A T99 parece ser uma versão light da TX9, a exemplo do que aconteceu com a H55 em relação a HX5 no início desse ano.
Design característico da série T da Sony

   As câmeras da série T caracterizadas por serem bem finas e agora com tecnologia widescreen no seu LCD, são equipadas com lentes Carl Zeiss e no caso dessas duas (TX9 e T99) possui abertura de 3.5-4.6 com distância focal de 25-100mm; não possuem controles manuais, são as autênticas point and shoot e o que difere uma da outra é basicamente o sensor, só que esse sensor é capaz de algumas coisas que o CCD não é.
Visão frontal da Sony WX5 e sua nova tendência de lentes claras

   Uma delas, que já foi abordada aqui outras vezes, é a capacidade de se fazer vídeos em Full HD (1920x1080) e a mais nova característica da Sony, a foto panorâmica Sweep em que você gira a câmera enquanto pressiona o botão de disparo, ganhou o atrativo 3D em que você pode girar 360º e fotografar tudo ao seu redor juntando em uma única foto, se tiver uma TV 3D pode ver essa imagem em 3 dimensões. Outra coisa que o CCD não faz é o modo contínuo de 10 fps.
 A TX9 é uma versão "bombada" da T99

   A WX5 tem além do sensor CMOS, chamado de Exmor R pela Sony, lentes Sony G bem claras com abertura máxima de 2.4, é uma tendência muito boa da Sony e com seus 5x de zoom chega a 5.9; a distância focal também é excelente, 24-120mm, destaque para o ângulo largo.

   LCD enorme touchscreen de 3,5 polegadas da Sony TX5

   Nenhum dos 3 modelos possui controles manuais; a resolução da T99 é alta demais (14 megapixels) a das outras duas é de 12MP; todas as 3 possuem estabilizador óptico de imagens; são alimentadas por bateria tipo proprietário e aceitam cartão SD além do MS.
Painel traseiro da WX5 indica que ela não possui controles manuais
   
   Opinião do blogueiro: São 3 câmeras distintas que só servem para substituir os modelos antigos com sensor CCD, não possuem controles manuais mas são recomendadas pra quem curte o modo panorâmico inovador da Sony.

9 comentários:

  1. Sou fã da Sony não, já tive uma e não gostei(dsc 930). Mês que vem compro a minha FZ35, depois de 7 meses juntando grana, hehe!!

    Carlos - Recife

    ResponderExcluir
  2. Essas câmeras finas da sony são horríveis, posso dizer porque já tive uma uma. Sou fã de câmeras compactas, por isso, hoje, além da minha dslr tenho uma Canon S90 que levo pra todos os lugares que não teria coragem de levar minha reflex. Ela é fantástica.

    Carlos, você faz bem, a fz35 na minha opinião é uma das melhores superzoom do mercado, estou louco esperando uma futura atualizacao dela, apesar de a unica coisa que pode melhorar nessa camera é a quantidade de zoom, no resto, não há no que mexer.

    Marcus
    www.gorba.org

    ResponderExcluir
  3. Ah... ia me esquecendo. Apesar de não ser fã desses modelos, verdade seja dita: a TX5 é uma câm à prova dágua, bem resistente. Ideal para ser levada à praia ou pra quem gosta de esportes radicais e não quer ter muita preocupacao com o equipamento fotográfico. Se morasse em uma cidade do litoral, provavelmente teria uma.

    abs.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, a Câmera Digital NEX C3K 16.2 MP, é profissional, é boa?
    Queria saber qual é melhor, a Canon t3, não t3i, a Panasonic fz35 ou ela. Porque onde eu moro, só encontro dela. Obridada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não uso o termo profissional para câmeras, este termo é para a pessoa que estiver usando a câmera mas a NEX C3 possui os recursos necessários para profissionais, o problema dela é a ergonomia pois trata-se de uma câmera pequena que usa lentes grandes e pesadas fazendo o manuseio ser um pouco complicado.

      A FZ35 é uma compacta e não dá pra ser comparada com as outras duas. A T3 sem dúvida possui um conjunto mais completo que a NEX C3.

      Excluir
  5. Vc me indicaria alguma Fuji com caracteristicas da fz35 ou canon t3, pq aqui tem mais opções. 0brigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Fuji com as características da FZ35 seriam as HS20 e F500 (qualquer Fxxx) mas ficam bem atrás em qualidade. Como a T3 é reflex e a Fuji não produz câmeras reflex não há nenhuma da Fuji nessa categoria.

      Excluir
  6. Olá! Por favor... qual camera point & shoot vc me indicaria para comprar? A melhor na sua opinião? mt obrigada;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pergunta é bem direta mas super difícil de responder, com tanta categoria de câmera hoje em dia. Se for totalmente automática a que recomendo é a Panasonic FH6, se for com controles manuais é a Canon G1x.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails