25 de julho de 2010

Vamos relembrar a Nikon P6000?

   Com o anúncio da Panasonic LX5 para o final de agosto vieram à tona as comparações com a LX3 e a Canon G11 novamente e também uma pergunta na minha caixa de mail: A Nikon não tem uma câmera pra rivalizar nessa categoria? Tem sim, é a Nikon P6000, lançada em 2008 e não teve uma sucessora ano passado, talvez venha uma agora em setembro...
 Esteticamente bem parecida com a Canon G11

   É notória uma certa falta de compromisso da Nikon com suas compactas, vide as superzoom P90 e P100 que tem muito mais reclamações do que elogios porém, a P6000 é provavelmente a melhor compacta já feita pela Nikon devido ao seu alto grau de satisfação entre os usuários. Ela possui um sensor grande, praticamente do mesmo tamanho das concorrentes citadas acima e por isso os seus 13.5 megapixels não causam ruídos e distorções em excesso.
 Dial com os modos manual e de prioridades que não poderiam faltar

   Sua lente com 4x de zoom cobre a distância focal de 28-112mm e possui abertura de 2.7-5.9, muito escura para apenas 4x e com estabilizador óptico; supermacro de 2cm; excelente longa exposição de 30 segundos e disparos rápidos de 1/2000 de segundo; ótimo flash com alcance de 8 metros e ainda possui sapata para flash externo; vídeos com resolução VGA; LCD de 2,7 polegadas com presença de viewfinder óptico; GPS integrado; e é alimentada por bateria tipo proprietário. Totalmente dentro do estilo das suas concorrentes.
 Muitos botões com funções dedicadas devem facilitar as coisas

   Opinião do blogueiro: Se situa na mesma faixa de preço das concorrentes, entre 1.000 e 1.500 reais; tem na abertura seu principal ponto fraco mas é preciso ressaltar a longa exposição e o flash como pontos fortíssimos dessa câmera. Recomendada mas vamos ver se sai uma versão mais atual esse ano.

6 comentários:

  1. Olá, Rodrigo, depois de muito pensar, estou decidido a comprar uma P100, mas agora lendo você dizer que ela tem muito mais reclamações que elogios eu me assustei. Você poderia dizer quais são os defeitos dessa máquina que a tornam alvo de tantas críticas?

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciano, na verdade não são defeitos e sim a qualidade de imagem que não está agradando mas isso é informações de terceiros, não usei essa câmera pra comprovar isso.

    ResponderExcluir
  3. Luciano, nao te preocupa com isso nao. A P100 é uma ótima camera, agora duas dicas: quer muito zoom num custo beneficio bacana? compra a HS10 da Fuji. Agora se voce ja é um fotografo amador avancado e é muito exigente em imagem e nao quer migrar pra dslr: FZ35 da Panasonic ou sx20 da Canon. Se zoom nao é problema tem a opcao S90 ou G11, ambas da Canon. Abracos.

    www.gorba.org

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo e Marcus, obrigado pelas dicas. Estou iniciando agora no mundo da fotografia e para começar quero uma câmera que me dê bastantes possibilidades para aprender a mexer nos controles manuais, a um preço e qualidade razoáveis. Andei lendo alguns reviews em sites estrangeiros, e eles realmente enfatizam os problemas de qualidade de imagem da P100, mas parece que outras máquinas da mesma categoria também não passam incólumes a críticas quanto esse quesito. Parece que os críticos são um tanto excessivamente exigentes, avaliando a qualidade de câmeras amadoras com base na qualidade de câmeras profissionais.

    ResponderExcluir
  5. Luciano uma dica...
    De uma olhada no procurador de cameras do flickr... Foi assim que fiz para comprar algumas das que tenho hoje... Mas é claro o Rodrigo ajudou bastante...

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Alixandre, boa essa dica do Flickr.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails