15 de julho de 2010

Profissional ou semiprofissional?

   Todos os dias recebo uma verdadeira enxurrada de e-mails perguntando pela câmera ideal e vejo que ainda é muito difícil para o blog alcançar o seu objetivo. Percebi que isso não vai ter fim mas vou continuar fazendo a minha parte, afinal, o princípio básico de ter aberto este espaço aqui é ajudar as pessoas a encontrarem a câmera ideal e o primeiro pensamento deve ser o seguinte: Cada um tem a sua própria câmera ideal, nem sempre o que é bom pra mim é bom também para você.
 Panasonic FZ35: Preferida de 8 entre 10 pessoas que procuram câmeras semi, mas ela não é...

   Um comentário que sempre acompanha as conversas que tenho diariamente com os admiradores do blog é a seguinte: Não tenho dinheiro pra comprar uma profissional então vou comprar uma semi. Outra pergunta que é feita quase sempre: Eu quero a câmera X, ela é profissional ou semi? Segundo pensamento: Não se prendam a essa nomenclatura "profissional" e "semi". Pra quem está começando a se interessar pelo mundo da fotografia isso só atrapalha.
 A boa e velha Canon A700 é avançada mas pelo seu porte pequeno não é confundida com uma semi

   Esse conceito de profissional e semi não segue uma regra padrão, não existe uma norma internacional que defina quais modelos fazem parte de uma categoria ou outra. Até os fabricantes usam regras diferentes para isso então, se nem eles se entendem, pra que a gente vai se meter nisso? Não é mais fácil distinguir uma compacta de uma DSLR? Até porque hoje em dia, já existem as câmeras EVIL e o sistema Micro 4/3 super bem sucedido no exterior (e que me agrada muito). Em que categoria essas câmeras entrariam: Pro ou semi?
 Câmera da série Olympus PEN: Misto de DSRL com compacta

   Para mim, profissional é toda câmera que você usa a trabalho e consegue lucro com ele. Logo, minha compacta Canon SX1 é profissional mas isso é apenas momentâneo pois no futuro ela deixará de ser profissional pra mim. E por falar em compactas, isso já diminuiu muito mas ainda tem gente chamando as prosumer de semiprofissionais. Canon SX1, Sony HX1, Panasonic FZ35, Pentax X90, Nikon P100, Canon G11, Panasonic LX3, Fuji S1500...nenhuma dessas é semiprofissional, são compactas avançadas e por que avançadas? Porque possuem os controles manuais que nos permitem extrair o máximo de qualidade que a câmera pode nos proporcionar.
Essa engana a todo mundo: Nikon L110 é toda automática mas alguns pensam que ela é semi

   E as compactas que não são avançadas? Aquelas automáticas, as mais básicas em que é preciso apenas apontar e disparar, sem necessidade de nenhum ajuste. Já conseguimos subdividir as compactas em avançadas e automáticas, ficou claro isso?
 Canon T1i, minha provável futura câmera é uma DSLR de entrada

   E as DSLR, é possível subdividí-las? Claro, e a forma que eu uso é de separar as DSLR de entrada e as avançadas. Outra forma é separar as câmeras com sensor APS-C (com fator de corte ou crop) e as full frame, e como fazer isso? As APS-C possuem sensor com pouco mais que a metade do tamanho do fotograma de filme. As full frame são as que possuem sensor do tamanho do fotograma de filme, 35mm e teoricamente possuem uma qualidade absurdamente alta, quase nada de densidade de megapixels.
 Poderosa Nikon D3X é exemplo de câmera com sensor full frame

   Quais são as DSLR de entrada? Os modelos mais baratos como: Canon XS, XSi, T1i e T2i e as Nikon D3000, D5000, D40 e D60 só para ficar nas duas maiores potências da fotografia. Já os modelos top dessas marcas, as séries 1D e 5D da Canon e D3 da Nikon podem ser consideradas profissionais e custam caríssimo, ou seja, só recomendadas a quem trabalha mesmo com fotografia e já tem seu lugar garantido no mercado de trabalho.
 Isso sim é profissional! Hasselblad H3DII-50, você vai sonhar com uma

   Talvez eu ainda não tenha falado nem metade do que pretendo com esse tópico e se vocês quiserem posso até fazer uma "parte 2" em breve. A mensagem que eu gostaria de passar é a seguinte: Quando forem pesquisar por câmeras, em vez de procurarem saber se é profissional ou semi, procurem saber do que necessitam. Não comprem câmera pelo status, nem pelo tamanho, nem para dizer que tem uma profissional ou semi mas nem saber manuseá-la direito. Procurem o que irá suprir as suas necessidades, e cada um tem necessidades diferentes.

63 comentários:

  1. Ótimo artigo, voto pela Parte II. Essa Hasselblad é aquela DSLR de 50 MP? Uma beleza de câmera para registrar as festas aqui de casa.

    ResponderExcluir
  2. Otimo artigo Rodrigo, todo dia gente me pergunta: "compro uma profissional ou uma SZ?", sendo que vai usar a máquina no automático praticamente.
    to comprando minha FZ35 mês que vem, hehe.

    abração.


    Carlos - Recife

    ResponderExcluir
  3. E a FZ35 continua a arrebatar os corações dos fotógrafos, essa câmera é um fenômeno. Obrigado pela presença, Carlos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post! Com certeza merece parte II... =D

    ResponderExcluir
  5. Muito bom teu blog! é difícil achar um que fale sobre fotografia tão claramente :D
    um dia eu pretendo comprar uma DSLR, já que eu comprei uma G11 há uns poucos meses e o preço dava pra comprar uma DSLR de entrada... o bom da G11 é que ela é mais portátil e tem todos aqueles controles manuais e eu também não saio muito por aí fotografando por medo de ser roubada... mas após fazer o curso de fotografia bateu aquela super vontade de trocar, mas terei que esperar mais um tempo hehe

    ResponderExcluir
  6. Que bom que tá gostando, Mariana. A conversa aqui não é entre profissionais e sim de amador pra amador,sei o quanto é difícil escolher uma câmera e tento fazer todas as postagens parecerem conversas informais.

    ResponderExcluir
  7. Wigui, apareça sempre pra tomar o chá das cinco. Você tem cadeira cativa aqui rsrs

    ResponderExcluir
  8. Excelente tópico Rodrigo!

    Gostei demais!

    Hoje estou satisfeito com minhas maquinas!
    Minha D90 chegou sexta passada e vou te falar... Não há o que falar... que câmera maravilhosa... A lente do kit dela é um espetaculo... E 50mm f/1.8... Meu Deus... Que lente... Magia pura!

    Eu aconselho uma coisa... Comprem uma DSLR... é prazeroso demais... Se poder ter duas como eu fiz melhor ainda... Coloquei a 18-105mm na D5000 e a 50mm f/1.8 na D90 e por enquanto não penso em mais nada... Só um Flash SB 900... 70-300mm... la la la...

    Mas ainda quero uma Canon... Mas acho que vou vender a D5000 e comprar uma D700... quero conhecer uma Full Frame...

    Haaa ainda quero uma T2i...

    ResponderExcluir
  9. Muito bom seu blog. Estou me interessando pela fotografia agora e me programando para fazer meu primeiro curso em setembro, mas antes vou para os EUA e gostaria de comprar minha primeira DSLR, vc teria alguma dica?
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá Patrick, brigado pela presença no blog.

    Depende do quanto se dispõe a pagar. Nikon D5000, Canon T1i e T2i são ótimas opções, nos EUA elas se chamam Canon 500D e 550D.

    ResponderExcluir
  11. Ola a todos,

    otimo post rodrigo! estou meio sumido pq estou
    de ferias, mas jaja volto a atividade rs...

    Patrick, se voce vai aos EUA e quer realmente
    comprar uma dslr voce pode comprar uma mais
    avancadinha porque la tudo e muito barato, mas nao
    se engane e siga a minha dica: COMPRE LENTES! que
    dentro da fotografia dslr eh o grande bam-bam-bam
    ...

    Abracos
    marcus
    www.gorba.org

    ResponderExcluir
  12. Ola,moro em foz do iguaçu e hoje fui ao exterior
    (se é que me entende) para conhecer a fz100
    pois tinha decidido comprar uma fz35 porem ao ver o lançamento da 100 pirei,porem a 100 ainda não chegou. Pode me dar a liga de onde comprar?Parabens pelo post.

    ResponderExcluir
  13. Esqueci de pedir faz um post sobre a captura doaudio na filmagem da fz35,eu vi que na fz100 pode-se colocar microfone externo ja na fz35 não sei. valeu

    ResponderExcluir
  14. A FZ100 só começará a ser comercializada na Europa e EUA no fim de agosto. A FZ35 não possui sapata para flash que é onde se acopla o microfone externo.

    ResponderExcluir
  15. Olá.. estou para receber minha nova câmera Canon T1i e estou anciosa para tirar umas fotos com ela e ver a qualidade... pois sou apaixonada por tirar fotos, apreciar paisagens, registrar momentos bons, comemorativos, etc.
    Enfim, amo fazer isso. Não sou profissional, não tenho curso, mas tenho noção.
    Quem gosta e quiser manter contato: eri.amorim@gmail.com

    abraços

    ResponderExcluir
  16. Oi Erika, entre para o nosso grupo no flickr: http://www.flickr.com/groups/fotofacil/ e aproveite pra trocar experiências com o pessoal. Ninguém lá é profissional mas tem fotos ótimas e tá todo mundo aprendendo ainda, inclusive eu.

    Também tenho uma T1i mas ainda não pude usar ela pra mim mesmo, só a trabalho.

    ResponderExcluir
  17. Oi Rodrigo!
    Sou professora e adoro tirar fotos dos meus alunos(as),claro, tb da minha filha e de viagens. E por amar fotografias,gostaria de comprar uma "máquina" melhor, mas não profissional. Olhando o teu blog, fiquei em dúvida entre: Nikon L100,P100 e D5000...vi que gostas tb da Canon T1i,elas estão na mesma faixa de preço. Qual delas tu me indicas? Brigadão pela ajuda,Aline Alves Coelho.

    ResponderExcluir
  18. Olá Aline, obrigado pela presença no blog.

    Você citou 3 câmeras de 3 categorias diferentes e a intermediária delas é a que te indico, a Nikon P100 pois tem todos os controles manuais que você precisa aprender para ter total controle sobre a foto e fazer elas ficarem do jeito que você quer.

    ResponderExcluir
  19. Olá Rodrigo,

    Cansei de pesquisar,
    escolho uma camera e logo desisto quando vejo reviews e opiniões de usuários.

    Estava querendo uma Fz100, mas ela filma em 1080i ao invés de 1080p, vi esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=2M10vRjBCn8 feito a noite feito com ela e não gostei.

    Pensei na Nikon P100, mas dizem que ela não tem boa qualidade de imagem, comparei várias fotos da fz100 com as da P100 de sites diferentes e achei as fotos da FZ100 mais nítidas.

    Gostaria que vc me ajudasse, estou querendo uma camera com boa qualidade de imagem e vídeo, para registrar momentos de minha filha de 2 anos dentro e fora de casa, a noite e ao dia.

    Agora estou pesquisando sobre a Pentax Kx, ou a Canon T1i Eos 500d, você aconselharia uma dessas cameras para um leigo em fotografia? Um leigo teria um resultado melhor com elas do que com as superzooms citadas anteriormente?

    Grato!

    Beck

    ResponderExcluir
  20. Olá Beck, obrigado pela presença no blog.

    Infelizmente não existe a câmera perfeita e sempre temos que abrir mão de algo ao escolher, você tem que pesar o que te fará mais falta.

    O que posso dizer é que você estará bem servido com qualquer uma delas, é você que precisa decidir se os vídeos ou a melhor qualidade das imagens na sua opinião serão sua prioridade.

    E um leigo precisa pelo menos aprender a usar os controles manuais antes de passar para uma reflex, se já conhece e domina esses controles pegue uma reflex, se não, pegue uma compacta avançada, superzoom ou não.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia

    Entre as Reflex qual vc ficaria?

    Canon XS - $ 478
    Canon T3 - $ 600
    Canon T1i - $ 629

    Preços nos eua (walmart)

    Tem Algum lugar que indicaria nos EUA?

    Obrigado
    Paulo

    ResponderExcluir
  22. Olá Paulo, obrigado pela presença no blog.

    Eu trabalho de uma forma diferente, não indico câmeras como se estivesse comprando para mim pois cada um tem suas prioridades. A princípio recomendo a câmera mais barata e invista a diferença em acessórios como letnes se for para hobby e flash externo se for para trabalho.

    Sobre compras no exterior, infelizmente não posso te ajudar mas vamos ver se algum colega aqui aparece tirando sua dúvida.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  23. Muito bom este artigo, gostei muito e me esclareceu muitas dúvidas.
    Eu sempre acreditei que esse negócio de semiprofissional, era jogada de marketing, pois nunca entendi o que seria semiprofissional. Agora uma câmera para uso profissional aí já é diferente, pq quem é o profissional no caso é a pessoa que ali atua na câmera e não o contrário.
    Bom, então graças a Deus rsrs minha teoria não estava errada.
    Excelente artigo Rodrigo, PARABÉNS!!!
    Deixa-me ver se eu entendi.
    No caso a Canon SX130 IS que irei comprar, se encaixa nas compactas avançadas por ter controles manuais? É isso?
    Se for, acho que já estou entendendo mais do assunto hehe.
    Bom vou ler a parte 2, achei bem interessante.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Com certeza, Vivi. Sua futura Canon SX130 é uma compacta avançada.

    ResponderExcluir
  25. Vale a pena a aquisição de uma Nikon D40 por menos de 500 reais (usada), somente o corpo. Li que ela não tem estabilizador e que é necessário comprar lentes com estabilização. São caras.

    O que me aconselha?

    ResponderExcluir
  26. Não recomendo câmeras reflex usadas pois já podem estar muito gastas, a vida útil do obturador pode estar no fim e trocar obturador custa muito caro. Nenhuma reflex Canon ou Nikon possui estabilização, a estabilização está em alguams lentes.

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigado, quase eu compro pois o vendedor tinha um histórico muito bom.

    Mas acbou sendo a melhor escolha.

    Abraço

    ResponderExcluir
  28. Mestre eu não queria ser mais um... mas haha. Eu tive por 4 anos uma Sony H5, amava as fotos dela. Uma mechidinha aqui e ali e fazia fotos muito lindas mesmo, coisa pessoal , praia etc... não sou fotógrafo, mas amo coisas modernas... bem comprei sem consultar muito, acho que mais fui no papo do vendedor e me ferrei, comprei uma Nikon D5100 R$3.400,00.... Dr, não consigo tirar uma foto que preste, alias depois de 2 horas comecei a fazer alguma coisa, é tanta opção de configuração... Zoom ? cade.... minha H5 tirava fótos de passaros em postes com perfeição, esta não chego a 10 metros... to apavorado, tão cara e tão limitada.... ai lendo e me informando, coisa que devia ter feito antes, vi que tenho que ter lentes com zoom, se eu quizer objetos distantes, e que estas lentes custam mais que a máquina hahaha, ou seja me ralei.... me dá um HELP!!! rs... vendo, ou tenho salvação.... até pq achar quem compre ou faça ca mesma caca que fiz...

    abração e ótimo artigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não me chame de mestre nem doutor, só Rodrigo já basta rsrs.

      Bem, vender não dá mais pois você pagou muito caro nela e ninguém vai pagar mais de 2 mil reais em uma D5100 usada. O jeito é correr atrás do prejuízo, investir em conhecimento, fazer cursos e aprender a fotografar. Depois pensa em outras lentes.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  29. Pode me indicar uma máquina para tirar fotos nítidas de produtos para por em sites, e uma para tirar fotos de muito longe com qualidade, com preço de no máximo uns 1000,00?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Panasonic FZ47 e Canon SX40 são as mais indicadas, as duas estão no mesmo nível e qualquer uma delas irá te satisfazer.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  30. ola Rodrigo gostaria de saber sua opinião sobre a canon sx50hs sou leigo no assunto mais apaixonado por fotografia... quero comprar minha primeira maquina e gostei muito dessa superzoom mas não achei muita coisa falando sobre ela. parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canon SX40 ou SX50 e Panasonic FZ47, FZ150 e FZ200 são escolhas seguras. Com qualquer uma dessas estará bem servido.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  31. Olá, parabenizo pelo seu site com dicas ótimas e pertinentes. Estou querendo comprar uma canon g15, mas adiei a compra para o fim do ano devido seu valor. Para agora estou entre duas câmeras a Canon sx130is (ou sx150is, caso não encontre a 130) e a sansung wb150. Sempre admirei fotografia e estou querendo fazer fotos amadoras mas com técnicas, para isso quero uma compacta que me de oportunidade de ter alguns controles manuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo fortemente a Canon SX130 mas como ela está muito difícil de encontrar fique com a SX150. A Samsung WB150 fica como quarta opção pois ainda coloco a Canon SX160 à frente dela.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Hmmm... Rodrigo, estava lendo alguns posts de seu blog (que consulto com certa frequência) e resolvi pedir sua ajuda com uma questão que você jamais (rsrsrs) viu por aqui: a famigerada dúvida na compra de uma máquina fotográfica nova! Minha intenção é adquirir uma máquina que seja capaz de tirar boas fotos (que possua controles manuais) em viagens e que caiba no meu bolso (isto nos dois sentidos: que seja barata e compacta). Pretendo ficar com a câmera por um bom tempo, aprendendo um pouco mais sobre fotografia, até, um dia, tomar "coragem" e investir em algo "maior" (devo confessar que duas coisas me fazer preferir as compactas no momento: comodidade no transporte e segurança). A princípio, estava pensando em adquirir uma SX150 (~R$500), mas estou quase deixando esta opção de lado, já que a achei um pouco "volumosa" para se carregar por aí. Foi então que descobri que você possuia uma WB150 (~R$600) e pensei em perguntar sua opnião sobre ela. Bom, isto até ler seu comentário acima. Existe outra boa opção nesta faixa de preço? Enquanto não consigo alguém para trazer uma Lumix ZS20 (boa escolha na faixa dos USD250?) dos EUA, sigo no meu dilema... (Qualquer sugestão será imensamente apreciada!) Grande abraço! E parabéns pelo blog!

      Excluir
    3. Nessa faixa de preço são só essas duas opções mesmo, Canon SX150 e Samsung WB150. Se puder aumentar um pouquinho o orçamento, a qualidade melhora bastante com Canon SX240 e Panasonic ZS15. Não acho a ZS20 uma escolha tão boa assim.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. Obrigado pela resposta, Rodrigo. Aqui no Brazil a SX240 tá custando pelo menos o dobro de uma WB150F (nas grandes lojas, com garantia e nota fiscal - desconheço as lojas virtuais que vendem tudo muito barato e são campeãs de reclamações na internet). Naturalmente que, nos EUA, o preço da SX240 é inferior a metade do que eu pagaria por uma WB150F aqui, mas o caro é ir lá buscá-la (heheheh). O dilema agora fica escolher entre ter uma WB150F pra usar "agora" ou esperar pra ver quando uma SX240 poderá chegar em minhas mãos.....

      Excluir
    5. Se procurar direitinho encontra boas lojas virtuais e baratas, e lojas físicas de fotografia, não conhece nenhuma? E saiba que comprando no exterior não há garantia válida no Brasil, as assistências autorizadas só cobrem garantia de produtos adquiridos no Brasil.

      Não quero me desfazer da minha WB150 mas quem se dispuser a pagar 500 reais à vista nela eu vendo, meu flash queimou e preciso de um flash novo para minha reflex.

      Excluir
    6. Você tem razão com relação ao problema da garantia. Pelo menos teria garantia de procedência, creio eu. Andei procurando por algumas lojas online (como a Easy e a TechBios), mas acabei achando muita coisa também no ReclameAqui. Nem vou perguntar se me indicaria alguma loja, já que você não custuma fazê-lo. Quanto às lojas físicas, ainda não procurei nada aqui em BH. Um amigo sugeriu olhar nas lojas do Sta Efigênica (SP), mas ainda não sei se compensa muito, dada a distância. Vou continuar pesquisando mais um pouco e ver no que vai dar...

      Excluir
    7. Sobre a questão da procedência, é um assunto que até já abordei aqui no blog mas aí fica naquela de o leitor acreditar ou não. Não há diferença alguma das câmeras seja lá de onde elas vem, é como a questão do produto made in Japan e made in China, há um mito enorme sobre isso tanto que a única câmera minha que já deu algum defeito foi a única made in Japan que já tive. As que vieram dos tigres asiáticos e do Brasil permaneceram sempre firmes e fortes.

      Mas os mitos vão sendo tão disseminados que terminam virando verdade absoluta, aí fica difícil fazer as pessoas desacreditarem.

      Excluir
    8. Entendi seu ponto de vista. Não tenho tanta experiência assim com produtos eletrônicos importados. Só havia pensado que, se a loja dava garantia do fabricante por 12 meses, o produto poderia ser "melhor" do que o mesmo produto vendido com garantia da loja por 3 meses, entende? Naturalmente, qualquer uma delas poderia apresentar defeitos na primeira semana de uso, mas a garantia maior sempre faz a gente "acreditar" mais no produto. Divagações (minhas!) à parte, irei continuar pesquisando pra ver se consigo adquirir a SX240 mais barata por aqui mesmo... (Se alguém tiver alguma sugestão... agradeço!)

      Excluir
    9. Ah então pode ficar tranquilo, é exatamente o mesmo produto sem um mínimo de diferença. A diferença é que só pode dar garantia de fábrica quem traz o produto legalmente para o Brasil (no caso o próprio fabricante que distribui para as lojas oficiais) e aí paga-se o lucro-Brasil por isso.

      Excluir
    10. Um amigo acaba de me avisar que achou uma SX240 pro R$450 em SP. Acho que vou acabar ficando com ela mesmo... Provavelmente não vai ter nota fiscal. Espero que não dê algum problema na hora de viajar ao exterior (ou regressar ao Brasil) portando a câmera?

      Excluir
    11. É só declarar tudo direitinho que não tem problema.

      Excluir
    12. OK! Muito obrigado pela ajuda. Grande abraço!

      Excluir
  32. Sou amadora e estou prestes a comprar uma máquina que segue:
    Câmera Digital FujiFilm FinePix SL300 com LCD 3.0”, 14MP, Zoom Óptico 30x, Foto Panorama, Vídeo HD e Dupla.
    Qual sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do seu objetivo e do seu orçamento. É bem provável que consiga comprar algo melhor.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  33. Sou a amadora anterior,obrigada pela ajuda, agora achei a panasonic fz150 muito cara e sony hx 100 é boa mesmo, por não ter a tal lente kalr zeiss sei lá como se escreve. E a canon sx 40.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canon SX40 é melhor, nessa categoria de câmera só Canon e Panasonic são boas.

      Excluir
  34. Sou novamente amadora acima mencionada o que vc acha desta maquina:Câmera Digital Canon PowerShot SX500 IS 16Mp, Zoom Ótico30x, Vídeo HD 720p (Grátis Bolsa e SD 16GB) o valor é R$700,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa opção também mas dê preferência aos modelos de menor resolução. Se muito zoom não for tão importante tem a Canon SX240 que é mais barata e bem melhor.

      Excluir
  35. Olá Rodrigo, muito bacana seu blog, parabéns!
    Sou artista e quero uma câmera paare xperimentar possibilidades criativas, tanto em fotos quanto em vídeo, (ou estilo stop motion também) além de registrar apresentacoes cênicas.
    Estou atraída pela Panasonic por conta das lentes Leica, porém ja percebi que nem todas usam esta marca de lentes.
    Qual seria sua sugestao para o meu perfil?
    Grata pela atencao desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a lente Leica te interessa, aqui no Brasil ainda há algumas opções que já não existem mais em outros países: ZS15, FZ47, FZ150 e FZ200. A ZS15 é quase uma câmera de bolso mas tem os mesmos recursos e qualidade semelhante às outras 3. Veja qual delas se encixa melhor no seu orçamento.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  36. Rodrigo, achei hoje seu blog e estou gostando das informações sobre câmeras fotográficas, e realmente, quanto mais fico sabendo sobre o assunto fico na duvida se amanha vier comprar uma.
    Minha esposa esta querendo comprar uma maquina fotográfica e tomar curso de fotografia, ela esta querendo uma que tenha um flash bom, e que pegue lentes, você pode informar se existe alguma no valor de R$ 1.000,00 a 1.500,00?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, Canon T3. É o melhor custo-benefício da categoria.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  37. Boa tarde Rodrigo! Muito legal sua atitude de criar este espaço para auxiliar os apaixonados por fotografia! Eu preciso de 1 câmera que fotografe há aproximadamente 6 metros de distância. Preciso de imagens nítidas e de boa qualidade que foquem da barriga ao rosto. Eu capto imagens de palestrantes e anexo frases de impacto trazidas por eles! Já fui orientada para adquirir uma Nikon D-40 + lente 55-200. Tenho $1.500 para essa compra, será que dá? Agradeço a gentileza se puder me orientar! Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo a D40 porque é uma câmera muito antiga e quem tiver para vender certamente já está muito gasta com sensor cansado e obturador no fim da vida útil. Melhor pegar uma câmera nova como Nikon D5100 ou Canon T3 e usar a lente que vem nela mesmo, uma 18-55mm no zoom máximo já é suficiente para fotografar pessoas a 6 metros de distância.

      Mas saiba que é preciso entender pelo menos o básico da fotografia para poder manusear câmeras como essas senão os resultados poderão não ser os esperados. É necessário investir em um curso básico ou aprender nos vários sites existentes que ensinam as principais técnicas de fotografia.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigada pela dica Rodrigo! A marca Nikon tem melhor qualidade?

      Excluir
    3. Para mim as duas marcas estão rigorosamente no mesmo nível, não entro nessa briga entre qual delas é melhor. Essa eu deixo para os fanboys delas rsrs.

      Excluir
    4. Mais uma vez obrigada Rodrigo! Ainda não comprei a câmera... Rsrsrs... Experimentei esses dias uma Nikon L830, me pareceu um bom zoom, mas, minha preocupação é quando passar a imagem ampliada para o Photoscape a imagem perder a qualidade! Estou investigando a Nikon D3200, sabe se esse modelo é mais antigo ou mais novo que a D5100 que vc me indicou Rodrigo! Abraço irmão!

      Excluir
    5. É mais novo, mas possui menos recursos que a D5100.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails