28 de julho de 2010

Panasonic FX700: Touchscreen, controles manuais, lente super rápida e sensor CMOS, ufa...

      Já pensaram em usar controles manuais numa câmera sem aquele dial de exposições? Na FX700 isso é possível mas não sei até que ponto isso seria bom, a princípio me parece estranho mas pra quem gosta da ideia de ter uma câmera supercompacta dotada de ajustes manuais além dos modos de prioridades, ela é um prato cheio.


 Aparência idêntica a da FX75, inclusive as lentes são as mesmas

   O título da postagem sugere uma câmera alucinante, cheia de novidades aliada à qualidade das lentes Leica com abertura de 2.2-5.9 em 5x de zoom que cobrem a distância focal de 24-120mm (atentem para a nova tendência de ângulo super largo de 24mm) e dotada de estabilizador óptico; faz fotos macro de 3cm; seu flash é muito bom chegando ao alcance máximo de 7,4 metros; o modo contínuo de 10 fps chega a 60fps nas resoluções mais baixas; já é redundância falar na longa exposição de 60 segundos da Panasonic e seu disparo mais rápido chega a 1/2000 de segundo; possui LCD de 3 polegadas; e é alimentada por bateria.

   Pouquíssimos botões no painel traseiro indicam a presença da tecnologia de toque

   Por usar sensor CMOS é capaz de fazer vídeos em Full HD de 30fps e HD de 60fps que devem ser excelentes mas as câmeras da Panasonic equipadas com esses sensores estão vindo com 14 megapixels de resolução, é preciso aguardar reviews mais detalhados pra saber até que ponto isso influencia a qualidade das fotos.

   Olhando assim não há indicação alguma da presença de controles manuais, ledo engano...

   Opinião do blogueiro: O que dizer de uma câmera com tecnologia touchscreen, controles manuais, lente super clara e com ângulo largo e vídeos Full HD? Tecnicamente ela é brilhante mas provavelmente vai custar muito caro. Recomendadíssima principalmente para quem quer uma câmera bem compacta sem precisar ser totalmente automática.

9 comentários:

  1. Lindíssima, e, se cumprir tudo o que promete será sucesso na certa.
    .
    Quero ver só o preço! =P

    ResponderExcluir
  2. Só mais uma coisinha...
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    Deu vontade de ter uma dessa também! =P

    ResponderExcluir
  3. Boa camera.

    No entanto, acredito que está abaixo da categoria que envolve a s90, lx3, lx5 e mesmo a g11.

    Pelo que observei, ela é basicamente toda em touchscreen e, operar controles manuais nesse plano é muito cansativo, não raro, deve-se embaralhar-se todo... A facilidade (entenda-se: praticidade e rapidez) de `configurar` a câmera frente ao motivo que se pretende fotograr, no meu ponto de vista é essencial.

    Entretanto, homenagem seja feita à Panasonic, pois acredito que deve ser uma camera que nao venha custar muito e, devido ao design, pode fazer uma boa frente face aos lindos, porém desastrosos modelos `TX` da Sony.

    Devido à lente clara e, pertencer à leica ainda por cima, creio que mesmo em modo automatico deve porduzir belissimas fotos. Boa opcao pra quem quer fotografia de qualidade a qualquer hora do dia, a um baixo custo.

    marcus
    www.gorba.org

    ResponderExcluir
  4. Marcus,

    Com certeza deve ser bem cansativo, mas pra quem já tem prática em usar celulares com esta tecnologia talvez não seja tão complicado.

    Em relação a sua posição frente a outros modelos, com certeza ela não veio para competir com os modelos citados... Tentando entender a lógica da coisa, creio que a Panasonic, assim como as demais marcas, está vidrada na onda tecnológica e por este motivo resolveu lançar modelos com o objetivo de permanecer na disputa acirrada das câmeras digitais com recursos que as diferenciam das 'tradicionais'.

    Olha, não sei não, mas provavelmente (e infelizmente), daqui alguns anos, não teremos mais o prazer de comprar modelos tão excelentes quanto os que temos hoje. Parece que cada vez mais os modelos estão se tornando descartáveis.

    =(

    ResponderExcluir
  5. Discordo quanto a analogia com celulares, pois salvo foto de estudio, o motivo na maioria das vezes eh muito inconstante... Tanto eh que nao temos dslrs profissionais com touch... Ja pensou? cofigurar Velocidade do obturador, abertura da lente, ISO, controle de brancos, ponto de focagem... Nao sei nao ein... No entanto, quem sabe se um dia, se Apple ingressar no mercado fotografico isso mude rs...

    Mas concordo em relacao a producao de cameras sem qualidads... Na verdade o que se ve atualmente eh a guerra por megapixels, e isso tah acabando com o mercado. Po exemplo, quem ver uma superzoom de 15 mp e uma S90 com 10 (com sensor muito maior), soh que com uma lente de 2.0 prefere com certeza uma camera com 15 mp. O ruim eh que isso se incorporou na mente das pessoas como praga, sempre que vou ha uma loja de fotografia o vendedor vende cameras aos clientes pela quantidade de megapixels... ignora as lentes e o tamanho/qualidade do sensor.

    Sejamos francos, a producao e venda de compactas avancadas nao eh feita hoje pensando no Fotografo Amador Aavancado, e sim no numero de vendas. E como todos sabemos, todos adoram cameras fotograficas, mas sao raros os que sabem verdadeiramente opera-la!


    Vou comprar logo minha LX5 e padecer no paraiso rs...

    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Marcus,

    Verdade isso de não ter dslrs com tecnologia touchscreen, até porque isso é mais um detalhe, digamos, atrativo do que uma necessidade. E quem usa uma câmera dessas nem sente falta de uma tela touch, mesmo porque a precisão na regulagem dos controles é muito maior no modo convencional... (talvez regular a exposição adequada somente pelo toque seja um tanto complicado)...rsrsrs...

    Mas quem sabe... como vc bem lembrou, uma Apple na parada pode facilitar muita coisa!

    Também estou de acordo que a guerra dos megapixels é mesmo uma preocupação e tem deixado muita gente que realmente entende de fotografia de cabelos em pé. E essa dos vendedores é fato, o cliente chega na loja sem muita idéia, mas com a convicção de que quer fazer fotos “de revista”, então o vendedor vai logo dizendo: “Olha, nós temos uma de 14 megapixels, tem saído bastante...”.

    Só pra exemplificar, no ano passado uma colega me pediu ajuda pra escolher uma câmera e já foi logo dizendo: “Tem que ter mais de 8 megapixels!”. Ou seja, parece que isso é o único fator que garante a qualidade de uma câmera. Triste, viu?

    E mais uma vez concordo vc Marcus, a produção das superzoom’s é visando números. Direcionar a massa para o consumo das câmeras (com cara de dslr =P ) parece que vem dando certo viu? Tanto que a GE já lançou uma, a próxima, talvez seja a Mitsuca... Eita! Rsrsrs...

    Ah, e qdo comprar sua LX5 não esquece que nos informar melhor sobre ela...

    Abs.
    Wigui.

    ResponderExcluir
  7. Me parece que o touch screen e o uso do CMOS sensor é uma tendência.

    ResponderExcluir
  8. CMOS sim, o touch nao... nao há nenhum precedente de touch em cameras avancadas. Os modelos TXs da Sony sao horríveis, ficando em pé de igualdade em qualidade, em algumas situacoes, claro, até mesmo para os celulares mais avancados da marca como o Vivaz e o Xperia 10.

    No entanto o futuro à Deus pertence...

    Wigui, falou muito e falou bonito...

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Além do CMOS vejo outras duas tendências: Lentes claras com abertura de 2.2 pra cima e ângulos mais largos, hoje tem bastante opção com wide de 24mm que não tínhamos há um ano atrás.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails