22 de julho de 2010

Panasonic estremece o mundo da fotografia com novas FZ40 e FZ100

   A gigante japonesa anunciou suas primeiras câmeras para o segundo semestre e entre elas a tão aguardada sucessora da lendária FZ35, e por que lendária? Porque mesmo com custo relativamente baixo, ela conquistou fãs ficando a frente das teoricamente mais poderosas Canon SX1, Sony HX1 e Nikon P90.
 A FZ40 talvez tenha sido a câmera mais esperada do ano: Uma certa decepção...

   E na verdade não é apenas uma sucessora e sim, duas sucessoras: A irmã recatada FZ40 e a irmã safada FZ100 vieram pra causar furor, a primeira por ser a sucessora natural de uma das câmeras digitais mais bem sucedidas que já existiu e a segunda por trazer inovações que vão surpreender quem esperava por um lançamento com sensor CMOS seguindo os passos das concorrentes diretas.
 ...mas a Panasonic não ia desapontar e surpreendeu com sua poderosa FZ100!

   As duas são idênticas na maioria dos aspectos mas existem algumas diferenças cruciais que podem fazer uma delas se tornar uma tremenda decepção e a outra, um sucesso de crítica e de vendas. As duas colocam a Panasonic no mercado das superzoom acima de 20x e exagerada resolução de 14 megapixels seguindo tendência de mercado, a poderosa lente Leica que equipa as duas possui 24x de zoom cobrindo distância focal de 25-600 mm e com uma boa abertura de 2.8-5.2; possuem longa exposição característica de 60 segundos e disparos rápidos de até 1/2000 de segundo; função macro de 1cm; flash muito potente com 9,5 metros de alcance; estabilizador óptico e aqui acabam as semelhanças.
 Dial recheado de funções e modos de cena, botão dedicado para vídeos e sapata pra flash

   Agora as diferenças que separam  as duas como se fossem céu e inferno: Na FZ100 a Panasonic lança mão do seu sensor MOS que nada mais é que o sensor desenvolvido em conjunto com Leica e Olympus para o sistema Micro 4/3 que promete um desempenho muito melhor em baixas condições de luminosidade; sapata para flash externo; LCD móvel de 3 polegadas; vídeos em Full HD; e o assombroso modo contínuo de 13 fps mas que pode chegar a 60!!! Conseguem imaginar isso?
 Fantástico e muito útil LCD móvel, não é um penduricalho qualquer

   A FZ40 continua com o CCD que combinado com altíssima resolução e zoom de 24x só podem resultar em muitas aberrações cromáticas e ruídos indesejáveis; o LCD também é de 3 polegadas porém fixo e com metade da resolução do visor da irmã safadinha; não possui sapata pra flash; os vídeos são HD (1280x720) e o modo contínuo chega a 1,8 fps. Detalhe importante a ser observado é que a bateria dura muito mais na FZ40 do que na FZ100, uma diferença de cerca de 30%.
Painel traseiro continua igual ao da antecessora exceto pelo LCD móvel

Opinião do blogueiro: A FZ40 terminou sendo uma grande decepção, resolução alta demais, zoom alto demais com um sensor pequeno que não vai conseguir acompanhar esses avanços tecnológicos. Já a FZ100 está mais para uma sucessora da antiga FZ50, promete um desempenho muito bom de seu sensor MOS mesmo com 14 megapixels; a falta de sapata pra flash era algo que afastava o pessoal da FZ35, agora isso foi corrigido; esse modo contínuo é monstruoso e o LCD móvel é uma bela mão na roda. Recomendada!

P.S: Amanhã tem mais lançamento da Panasonic, mais interessantes até do que esses de hoje...

233 comentários:

  1. Este blog é simplesmente fantástico... Sem contar a prestatividade do Rodrigo em ajudar os novatos em fotografia como eu. Com uma linguagem clara e repleta de entusiasmo, ler sobre os novos lançamentos me empolga ainda mais, apesar de ainda ser leigo...

    Parabéns Rodrigo, principalmente por preservar a alma do verdadeiro Blog, não só com caráter informativo, mas também com seu bom teor interativo e sua inseparável capacidade de nos imbuir ainda mais no mundo da fotografia!

    Abraços companheiro

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Como eu queria esse LCD móvel na minha FZ35! Rsrsrs...

    ResponderExcluir
  3. Eu queria a sua FZ35 toda pra mim, não só o LCD, me dá ela? srsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Ah, Rocrigo... pode ter certeza que a FZ35 já é minha paixão. Tanto ela como a Canon SD1000 ficarão em minha companhia por muitos e muitos anos. Se Deus quiser!

    Agora acho bom vc ficar de olho em uma ótima oportunidade de preço pra abraçar logo uma FZ35 pra vc também. =D

    ResponderExcluir
  5. Agora vou confessar uma coisa... Fiquei com uma vontade danada nessa FZ100 e na LX5... O.o

    ResponderExcluir
  6. hehehe... eu estou entre a HS10 da Fuji e a FZ100. Espero que saindo fim de agosto tenha uns reviews muito bons na net pra compensar comprá-la. Fico meio assim pelo sensor da FZ100 ser do mesmo tamanho da FZ35 e ter mais megapixels (+ruido). Há menos que esse novo sensor faça milagres né. No site www.dpreview.com tem duas fotos com uma FZ100 pré-production, mas as imagens não estão mto boas. Rodrigo, sabe dizer se essas imagens em pré-produção melhoram bastante na versão final para o consumidor?

    ResponderExcluir
  7. Olá Eusébio, eu tenho uma opinião muito particular em relação a isso pois eu jamais avalio uma câmera em foto de reviews pois vejo muitas vezes o resultado ser distorcido então não sei em que confiar.

    Eu prefiro confiar na qualidade da lente pois as chances de se dar mal são mais remotas.

    ResponderExcluir
  8. Mas mesmo com a compressão de mais pixels? A geração seguinte do Venus Engine pode dar conta do recado?

    ResponderExcluir
  9. Pois é, esses 14 megapixels ficam bem pesados mas eu acho que 14 com CMOS ficam melhor do que 12 com CCD mas nem todos partilham dessa opinião. Acredito que a maioria ainda prefira o CCD mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Tomara Rodrigo. Seria um desperdício uma FZ decair tanto a qualidade de uma geração para outra

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente isso que você falou já é uma realidade, é só analisar a série FZ desde o seu início FZ8, FZ18, FZ28, FZ35 e FZ40 que são sucessoras naturais e ver o declínio que vem acontecendo.
    As outras FZ com 0 no final seguem outra linha e também é legal dar uma conferida nelas.

    ResponderExcluir
  12. A FZ18 chega próxima a perfeição. Se a Wigui ler isso aqui se morde de raiva...

    ResponderExcluir
  13. Hehehehehe. Legal seria conseguir uma FZ50 :D
    Mas eu te digo uma coisa, acredito que ainda acabarei pegando uma FZ35. Espero que ela ainda não esteja fora de linha até o Natal. Moro perto do Paraguay e ela está custando 340 dolares. Um ótimo preço por uma ótima camera.

    ResponderExcluir
  14. Se eu nao precisasse de zoom, eu compraria uma LX3

    ResponderExcluir
  15. Olá Rodrigo. Depois dos samples da FZ100 no dpreview e a comparação de estudio com outras cameras (inclusive a FZ35), decidi que vou comprar uma FZ35 antes que saia do mercado de vez.

    ResponderExcluir
  16. Sábia decisão, Eusébio.

    Ribeiro, a FZ100 ainda não está a venda nem no exterior, só no fim do mês.

    ResponderExcluir
  17. Rodrigo, vou comprar no ebay um jogo de lentes wide e tele, com tres filtros e adaptador pra fz35, dá uma olhada http://cgi.ebay.com/Tele-Wide-Angle-Lens-Filters-Panasonic-DMC-FZ28-/280538583435?pt=Camera_Lenses#ht_7028wt_1137

    ResponderExcluir
  18. Poxa, aqui no Brasil você ia gastar uns 300 reais pra comprar isso tudo, que preço bom.

    Não gosto muito dessas lentes que na verdade são conversores mas os filtros são bons, valem a pena.

    ResponderExcluir
  19. Estava decidida a comprar uma canon SX20is (a duvida era essa ou FZ35/38) por conta da sapata, visor articulavel e maior zoom. O que pegava pra mim era o fato de usar pilahs, mas ja estava decidida... Agora vc me mostra a FZ100 com justamente os itens que me fizeram eleger a Canon e mais.. uso de baterias... pra mim estava resolvido até achar um site com mostra de imagens comparativas entre a canon sx20, lumix fz35, fz 100 e nikon. O que vc acha, dá uma olhada por favor? http://www.dpreview.com/previews/panasonicdmcfz100/

    ResponderExcluir
  20. Olá Juliana, é complicado julgar a câmera por fotos tiradas por terceiros, ainda mais do dpreview que tem um histórico de não usar a mesma configuração prejudicando algumas câmeras e beneficiando outras.

    E pelo que eu vi ali, em ISO baixo fica claro que a Panasonic FZ35 é a melhor e em ISO alto a Canon SX20 estranhamente é a melhor, deveria ser a Nikon P100 ou a Panasonic FZ100 por possuírem sensor CMOS que teoricamente se comporta melhor em ISOs altos.

    Não sou a favor de ISO alto pois estraga a imagem e há muitas formas de se compensar a falta de luz sem prejudicar a foto.

    Eu hoje compraria uma FZ35 mas possuo uma Canon SX1 que se comporta muito bem com pouca luz e ISO alto mas como não uso ISO alto, jamais passo de 400, acredito que a FZ35 me satisfaria.

    ResponderExcluir
  21. Prezado Rodrigo,
    Preciso de câmera que eu possa bater fotos de familia e fazer alguns videos. Olhei a nikon p100, Panasonic fz35 e agora fz100. Gostaria da sua opinião sobre essas máquinas pois fiquei tentado em ter uma fullhd.Qual sua opinião? Outra coisa essas superzoom perde muito em qualidade com relacão as dslr?
    Obrigado
    Daniel

    ResponderExcluir
  22. Olá Daniel, obrigsado pela presença no blog.

    Bem, essa é uma questão complicada que pode fazer você tomar uma decisão errada mas vou tentar ser o mais explicativo possível.

    É totalmente errado comparar a qualidade de uma DSLR com uma compacta devido ao tamanho do sensor que é muito, muito maior nas DSLR mas a versatilidade de uma superzoom você nunca vai ter em uma DSLR, imagine a cada momento trocar a lente para fazer um macro, fotografar uma paisagem ou fazer um retrato? E pense também no peso absurdo que você vai carregar.

    Sugiro que leia os tópicos profissional ou semiprofissional aí no blog pra você ver se é de uma DSLR que você precisa e outro ponto muito importante: Se você nunca usou uma DSLR, não vai perceber que sua compacta tem "baixa" qualidade, é só fazer as comparações certas, com câmeras da mesma categoria.

    Sobre o full HD, sabe que só consegue assistir esses vídeos se tiver uma TV de LCD ou uma placa de vídeo no seu monitor compatível com essa tecnologia? E que a quantidade de espaço usado para um vídeo em Full HD não compensa? Pois um vídeo full D em uma câmera fotográfica nunca chega perto de um vídeo Full HD de uma filmadora.

    Entre as câmeras que você citou ainda preiro a FZ35 que na prática te dá uma qualidade melhor. Mas leia os tópicos que recomendei e depois volte aqui pra debatermos mais o assunto.

    ResponderExcluir
  23. Olá Rodrigo. Excelente seu blog. Gostaria de sua opinião: tenho uma FZ28, e estou pensando em troca-la pela FZ100. O que vc acha (não considerando valores, claro)??

    ResponderExcluir
  24. Tarcio, acho que trocar a FZ28 por uma FZ100 seria dar um passo para o lado, talvez esteja na hora de dar um passo a frente que seria uma DSLR, principalmente se você tiver como manter as duas pois não abro mão de ter uma câmera "faz tudo" além de uma DSLR.
    Se você não pensa em ter gastos posteriores com lentes e tudo mais, veja bem se os atrativos extras da FZ100 valem o investimento.
    Mas isso é uma opinião bem pessoal, se você lê com frequência o meu blog sabe que sou contra o fato de qualquer um querer usar DSLR mas também acho que um passo para o lado pode ser desperdício.
    Sugiro que procure outras opiniões pra poder tomar uma decisão tranquila.

    ResponderExcluir
  25. Olá Rodrigo, estou procurando uma camêra e antes de conhecer seu blog, estava disposto a comprar a Canon G11, mas verificando suas opiniões comecei a ficar em dúvida entre ela, a Nikon P100, FZ35 e agora a FZ100. Minha necessidade é apenas para lazer mas ao mesmo tempo quero investir em uma boa camera.Gostaria de saber na sua opinião qual desta seria a melhor opção (classificando da 1ª para a última) esquecendo o fator preço.
    Aproveito para parabeniza-lo pelo blog, show de bola, com certeza você passa muitas dicas importantes para nós, continue com esse trabalho. Abraço

    ResponderExcluir
  26. Olá Luciano, obrigado pela presença no blog.

    A pergunta não é fácil, hein? Aqui vai muito da minha opinião pessoal e como eu coloco a qualidade da lente em primeiro lugar minha ordem é: FZ100, FZ35 e P100. Se você for analisar puramente as especificações técnicas, a P100 ficaria com certeza a frente da FZ35 e até da FZ100 mas sempre coloco qualidade óptica em primeiro lugar.
    E pra finalizar, garanto que a qualidade final das fotos dessas 3 câmeras não supera a da G11 mas se voce quer uma superzoom então a G11 sai de cena.

    ResponderExcluir
  27. Olá Rodrigo, tudo bom?
    Fiquei com dúvida quando perguntei vc sobre essas câmeras.
    Prezado Rodrigo,
    Preciso de câmera que eu possa bater fotos de familia e fazer alguns videos. Olhei a nikon p100, Panasonic fz35 e agora fz100. Gostaria da sua opinião sobre essas máquinas pois fiquei tentado em ter uma fullhd.
    Vc me respondeu que a panasonic fz35 seria melhor que a fz100. Já para o luciano vc disse que a fz 100 é melhor que a fz35. Essa é minha dúvida pois já estou comprando a câmera. Qual é sua opinião sobre elas?
    Att;
    Daniel

    ResponderExcluir
  28. Eu disse que [b]na prática[/b] a FZ35 era melhor porque ainda não havia parâmetros. Após alguns dias as opiniões mudam quando se trata de um produto novo.
    Tecnicamente tem câmeras que parecem ser boas mas na prática isso não se confirma, acredito que uma compra mais segura é a FZ35 mas se quiser arriscar com a FZ100, uma coisa te garanto, ruim ela não é. Se é melhor ou não, só depois que muitos usuários se pronunciarem é que vamos saber.

    ResponderExcluir
  29. Hola Rodrigo quiero comprarme una camara y estoy entre la canon sx30 is o la panasonic fz100 cual me recomiendas? gracias

    ResponderExcluir
  30. Hola, gracias por su presencia en el blog.

    FZ100 por motivo del sensor CMOS y lentes leica, las mejores del mundo.

    ResponderExcluir
  31. Fala aí Rodrigo!!! Parabêns pelo trabalho e pelo carinho com os leitores!!!
    Rodrigo, Eu estou com uma dúvida, qual a melhor a FZ 100 ou a HS 10 da fuji??
    É q pintou uma oportunidade da minha mulher ganhar um dindin com festas, e nós ñ estamos com grana de sóbra pra investir pesado; então pensamos em começar com uma HS 10 e um Flash, para agente poder se captalizar e depois investir em um Equipamento melhor. Vc acha q dá???

    ResponderExcluir
  32. Olá Fernando, obrigado pela presença no blog.

    Amigão, se é pra trabalhar esqueça qualquer compacta, ainda mais essas que você citou que custam o mesmo preço de uma DSLR de entrada. Sugiro começar com uma Canon XS ou XSi e de início dá pra se virar só com o flash da câmera que já é bem potente.

    Depois que começar a ganhar dinheiro, o flash seria o primeiro investimento. Recomendo comprar uma bateria extra já no ato da compra da câmera.

    Fique à vontade pra acessar meu mail e MSN pra debatermos melhor essa questão. Um abraço.

    ResponderExcluir
  33. Valeu pela dica Mano, e muito obrigado pelo atenção!!!
    já vou pesquisar os preços!!!
    Tamo junto!!!! :¬)
    esse aki é o meu trabalho musical!!!
    http://www.myspace.com/fernandoavilabr

    ResponderExcluir
  34. Rodrigo, só uma dúvida:
    A lente q vem com ela e o flash segura a onda???
    Eu vi no seu blog q a D500 é superior, a diferença é de 300 reais; Acho q valhe apena.
    Mas, vc sempre disse q o problema das DSLRs, são o
    alto investimento nessas lentes.
    Eu tô pesquisando a D500 e a Canon XSi.

    ResponderExcluir
  35. A lente sim, com certeza. O flash é que com o tempo precisa ser melhorado e você vai percber como as fotos ficam melhores com um flash externo que além de mais potente pode ser direcionado para outras posições.

    A D5000 é melhor mas tem o problema do autofoco, ela não possui motor de foco no corpo e dependendo da lente que você usar só vai ter o foco manual.

    Lentes e outros acessórios são sempre mais baratos na Canon.

    ResponderExcluir
  36. Outra coisa: Na minha opinião, pra gastar com a XSi é melhor pagar menos na XS, é só uma opinião, a maioria discorda.

    ResponderExcluir
  37. Rodrigo,
    Parabéns pelo blog. Estou em Miami. Quero comprar um câmera para lazer, mais quero comprar a melhor. Olhei panasonic dmc-fz100 e canon SX30 IS e Nikon P100. Qual sua opinião? Outra coisa todos aqui falam para comprar Dslr. Se fosse comprar qual seria a melhor.
    Grande Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  38. Olá Daniel, obrigado pela presença no blog.

    Em todo lugar vai encontrar gente falando que tem que comprar DSLR, é questão de opinião.

    Bem, todo mundo quer comprar a melhor. Pra mim talvez seja a FZ100 a melhor entre essas 3 mas talvez não seja a melhor pra você, não sei quais são as suas prioridades ao comprar uma câmera e não costumo indicar a melhor câmera e sim ajudar o leitor a escolher a melhor.

    E na verdade, já deixei escancarado pra todo mundo aqui no blog qual é a melhor câmera pra mim, é a Panasonic LX5...

    ResponderExcluir
  39. Fala aí Rodrigo!!! Blz??
    Bem, vim te consultar de novo; :¬)
    Rodrigo, eu consegui fazer uma permuta q vai me render uma T1i; Qual o flash q vc acha q dá pra fazer eventos sociais??
    E a primeira Lente q devo comprar?? é Aquela cinquentinha q vc falou??
    Valeu Bro!!! Desde já te agradeço de coração pelo teu trabalho aki no teu Blog!!!!

    ResponderExcluir
  40. Po Fernando, que beleza! Olha, flash pode ser o 430 EX II que é muito bom. Existe o 580 EX mas esse é bem caro e na minha opinião o 430 manda muito bem.

    Lentes pra eventos costumam custar muito caro pois a distância focal de 18 mm que você tem com a lente do kit, só se encontra em outras lentes de maior abertura custando mais de 1000 reais, acho que não é um investimento necessário para agora.

    A cinquentinha tem uma luminosidade fantástica, é bem barata mas não é muito indicada para eventos, é mais para externas ou book, viagens, passeios, etc...Vale a pena pelo preço super em conta mas pra trabalhar é 18-55 mesmo.

    Você mora no Rio? Tenho uma 28-90 que não é muito útil pra mim mas só me desfaço dela se for pra alguém do Rio mesmo. Um abraço e boa sorte. E não esqueça da bateria extra!!!

    ResponderExcluir
  41. Valeu Bro!!! Eu moro no Rio mesmo!! :)
    Vou ver o preço do flash no M.L. pois dá pra parcelar.
    Pô, tem umas baterias no M.L. de R$ 35,00 , R$50,00 Elas são confiaveis??

    Qanto vc quer na lente ?? eu vou juntar din din e compro. rsrsr

    Se um dia vc precisar de dicas de áudio, é só falar!! :¬)

    ResponderExcluir
  42. Olha, já usei bateria de uma marca chamada Pearstone e tinha exatamente a mesma duração da Canon, nem mais nem menos. Uma coisa é certa: Não danifica a câmera, o máximo que pode acontecer é a bateria ter uma baixa duração e te deixar na mão em algum evento. Apenas fique atento à amperagem: A original é de 1080mAh, não compre nenhuma que tenho muito mais ou muito menos que isso, dá só 10% de margem.

    Essa de 50 reais acho que já dá pra arriscar.

    Sobre a lente, vou testar mais em externas pois pra eventos não tem quase serventia. Não gostei do autofoco, é demorado e nem sempre preciso. Mais um motivo pra só usar em externas, posso te dizer onde comprei:

    Worldwide Imports: Rua Voluntários da Pátria 212 lojas N/O

    Depois se quiser te passo por e-mail outros endereços de lojas onde compro.

    ResponderExcluir
  43. Fala aí meu véi!!! rsrsrs
    Então vc acha q a lente q vem com ela dá pra cobrir (rasoavielmente) um casamento??
    Se não qual seria uma opção (rasuavel) menos cara possivel?? rsrs rsrs

    Eu achei uma T1i (c/ 8 GB) no M.L. por 1,750 (a vista) ou 12x R$ 173,53

    E, esse flash q vc falou por R$ 699,00

    Vc acha q nessas lojas q vc compra consegue ter um preço melhor?? se sim, manda pro meu email, pois, se tiver no mesmo preço prefiro comprar na loja fúsica aki no Rio do q em Sampa. rsrsr

    Meu email esse: nandoeluciana@gmail.com

    ResponderExcluir
  44. Com a lente não se preocupe, grandes angulares custam muito caro. Só o flash é mais urgente.

    Olha, me arrisco a dizer que é impossível as lojas do Rio competirem com o ML mas o problema é a garantia, normalmente a garantia não é do fabricante e sim da loja, pra evitar de ter que gastar com sedex pra enviar um produto defeituoso pra outra cidade, prefiro pagar a mais pela comodidade.

    Já enviei a lista de lojas pro teu mail.

    ResponderExcluir
  45. Rodrigo eu dei uma olhada nun site q anuncia no mercado livre (eshop-9001) e fiquei impressionado com preço de uma D90, ñ q eu vou comprar, mas valhe apena dar uma ollhada!! Bateu todo o mundo !! innclusive o ML!!
    R$ 2.549,00

    Esse site é confiavel??

    Veja o link q veio do próprio M.L:

    http://loja.tray.com.br/loja/produto-148038-1541-camera_nikon_coolpix_d90__123_mp_kit_lente_1855_mm_vr

    ResponderExcluir
  46. Essa loja vende pelo ML, por isso o link veio de lá. Já está há muitos anos no mercado e acho confiável, é só checar a reputação dela no ML.

    Mas por 100 reais a mais você compra ela aqui mesmo no Rio.

    ResponderExcluir
  47. Caro Rodrigo,tenho lido baste a respeito de qual camaer comprar, e devo dizer que aki encontrei mais informaçoes do que em qualquer outro lugar.Gostaria de saber de sua pessoa,se isso for possivel é claro, seme reomendaria comprar uma z100 para iniciar no mundo da fotografia, achei ela por 1,400 no ML.Sera que seria uma boa aquisição?Tipo fotografar um casamento de um amigo,uma festa a noite, um passeio de sol no Domingo, coisas do dia a dia.Abraços e obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  48. Olá Josiane, obrigado pela presença no blog.

    Para o dia a dia sim, para fotografar eventos apenas se for sem compromisso pois é uma câmera muito boa. Profissionalmente não, tem que ser uma DSLR.

    ResponderExcluir
  49. Que comentario mais rapido e preciso,fiquei contente e muito satisfeito com a resposta , nesse caso qual vc me endicaria nessa faixa de preço? a fz35 ou outra.Lembrando que quero posteriormente fazer fotos "para fora", ou seja atacar de "fotocasamenteiro".Abraços

    ResponderExcluir
  50. Olha, se quer atacar de profissional tem que ser DSLR mesmo, aí é Canon ou Nikon. E aí, pode ser a mais barata de todas a Canon XS e depois um flash externo mas isso exige investimentos que nunca acabam pois o que manda são as lentes, muito mais do que a própria câmera.

    Se estiver disposta a manter o investimento, estarei aqui pra te ajudar no que precisar.

    ResponderExcluir
  51. Obrigado pela disposiçao de ajudar uma desconhecido, fato escaso nesses dias.Nao abusando queria saber nesse caso de entrada pode ser uma d3000 nikon,canon sx20,nikon d90......

    ResponderExcluir
  52. A intenção do blog é essa, ajudar. Recomendo dar uma pesquisada inicialmente em Nikon D5000 e Canon XS ou XSi.

    Toda vez que precisar pode retornar aqui ou pedir ajuda por e-mail e MSN que estão aí do lado direito. Se eu não estiver aqui, algum outro amigo do blog virá ajudar.

    ResponderExcluir
  53. Fala aí Bro!!! Venho aki agradeçer as indicações das lojas q vc me deu, vou comprar a T1i no infocentro.
    O kara me fez por 1880; é melhor eu comprar por perto mesmo, caso tenha q requisitar a garantia!!
    Eu encontrei um site de procura de produtos p/ RJ muito legal!!

    Digite T1i nesse link e veja quanta loja com preços bons no RJ!!

    http://rj.comprape.com.br/

    ResponderExcluir
  54. Ola Rodrigo sou eu de novo, desculpe mas nao achei o MSN nesta pagina , poderia me passar por aqui?Tive olhando a Z35, sera que ela seria uma boa escolha embora nao seja dslr?Achei uma Canon Rebel Xsi em um valor atrativo, que acha?se quiser mando o link do ML.

    ResponderExcluir
  55. rodrigo.jordy@gmail.com, é o mesmo e-mail que disponibilizo pra dúvidas também.

    XSi nem precisa mandar o link, gosto muito dessa câmera mas ainda prefiro a XS que é mais barata.

    A FZ35 é uma das melhores, talvez a melhor superzoom que existe mas como eu disse antes, se for pra trabalho não serve. Não adianta apenas uma câmera ter grande porte.

    ResponderExcluir
  56. Bom dia, Rodrigo. Parabéns pelos seus comentários e sugestões com bastante informações e conhecimento.
    Tenho uma FZ35 desde o começo do ano e já fiz bastante fotografias, o estilo que mais gosto é o macro, porem o que mais me entristece é o fato dessas máquinas não virem com um controle remoto para o disparo ou mesmo a simples rosca no disparador para acoplar o cabo.
    Você sabe me informar se existe algum adaptador de controle remoto para disparo?
    Estou bastante inclinado a adquirir a FZ 100.
    Tem bastante fotos minhas no orkut, mauricio.morcegao@ig.com.br

    ResponderExcluir
  57. Olá Maurício, obrigado pela presença no blog.

    Infelizmente pra compactas é muito difícil encontrar esse tipo de acessório, só para DSLR que encontramos. Realmente faz muita falta...

    ResponderExcluir
  58. Obrigado pela sua atenção, Rodrigo.
    Como disse, gosto muito de fotografar macros e a FZ 35 acho excelente, porem já em fotos abertas, paisagens com zoom, acho que deixa um pouco a desejar.
    Vou inventar um adaptador para clickar o disparador com o cabo...rs
    Estou colhendo mais informações sobre a FZ100, penso em adquirir outra máquina e estou na dúvida entre D90. Uma excente máquina, porem o peso e a necessidade de ter várias lentes, me deixa em dúvida.
    Mais uma vez, muito obrigado pela atenção e abraços.

    ResponderExcluir
  59. Ola amigo , seguindo suas dicas compre a canon xsi 450d, e devo dizer que gostei bastante dela, embora tenha que aprender muito o modo de usa-la corretamente.Acho que teria bastante o que ler no manual de 195 pg(adeus fim de semana atoa) Obrigado por tudo e aguardo contato no MSN

    ResponderExcluir
  60. Olá, Rodrigo !
    Andei pesquisando muito sobre cameras na internet e acabei achando o seu blog !
    Meu irmao tem uma lumix fz50 e eu sou apaixonada por ela e eu queria muito, muito, comprar uma igual, mas nao acho em lugar nenhum!
    Que camera, voce me recomenda, para esse mesmo padrao? Meu objetivo é tirar fotos de pessoas e eu queria um zoom bom tambem.
    Obrigadaa !

    ResponderExcluir
  61. Olá Camila, obrigado pela presença no blog.

    Realmente a FZ50 é uma super máquina, um sonho né? Mas infelizmente as câmeras só ficam no mercado durante um ou dois anos no máximo e a FZ50 é bem antiga, nem adianta procurar que não vai encontrar a não ser usada pois é do ano de 2006.

    Mas a Panasonic continua sendo uma das melhores marcas e esse ano ela lançou a FZ100 que é uma evolução da FZ50 porém como foi recém lançada, tá muito cara ainda. Também tem a FZ35 que é de longe a câmera mais recomendada dessa categoria e é bem barata, dê uma olhada nesses dois modelos além da Nikon P100 que também é ótima.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  62. Olá Rodrigo. Vi seu fórum navegando no google e achemuito legal, não só o blog, mas a maneira como você trata as pessoas, tendo muita paciência. Então vou te chatear mais um pouquinho com as mesmas perguntas (hehehehehe). Tenho a FZ18 e é uma câmera fantástica, mas gosto de filmar e o fato dela não ter zoom ao filmar, me incomoda bastante. Sou só um amador que gosta de fotografar então acho que não tenho a necessidade de uma DSLR. Vi alguns reviews na net e alguns falam de qualidade de imagem abaixo do esperado na FZ100. Estou tendendo a pegar uma FZ100 e queria saber se acha que vale o investimento ou tenho uma câmera com qualidade de imagem superior?

    ResponderExcluir
  63. Olá Fabio, obrigado pela presença no blog.

    Chateado vou ficar o dia que não receber perguntas hehehe. Normalmente, geralmente, teoricamente, câmeras com sensor CCD sao mais adequadas para vídeos pois travam menos e a possibilidade de "cortes" é quase nula, diferente do CMOS apesar de este fazem em Full HD.

    O que acha de dar uma olhada na SX20? Essa usa zoom sem alterações, a FZ35 também acho que faz mas não tenho certeza, se for comprar no exterior tem também a Pentax X90. Se a prioridade for qualidade de imagem em fotos, a Nikon P100 me agrada mais e como alternativa a Sony HX1.

    Tenho uma SX1 que faz vídeos espetaculares mesmo com sensor CMOS, sem travamentos e falhas mas já saiu de linha, se ainda encontrá-la, recomendo essa.

    ResponderExcluir
  64. BOM DIA FERA, PRimeiramente parabeniza-lo pelo blog, fantastico. a dois dias que leio essas informaçoes!!!RSRSR
    mano, moro em manaus e estou procurando uma maquina nova e achei algumas... mas pra variar estou com muitas duvidas.. bom umas que mas gostei foi a fz100.. uma amiga indicou a d3000 mas eu quero gravar videos tambem.. e vou tirar fotos da familia, de evento de buffet com que trabalho e eventos na minha igreja, que por sinal eh muito grande... o que vc me indicaria fera??? desde ja agradeço!!!

    ResponderExcluir
  65. FERA, queria entender a diferença de uma que tem o zom de 24x e essa lente 18-55 ???

    ResponderExcluir
  66. Olá Jair, obrigado pela presença no blog.

    Te recomendo, antes de tudo, dar uma olhada nesse tópico aqui: http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/09/equivalencia-de-zoom-nas-cameras_29.html e depois volta aqui pra gente continuar a conversa, só depois de entender essa diferença aí te ajudo a escolher a câmera certa pra você.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  67. fera, fiquei meio perdido.rsrs
    assim, uma com zoom de 24x alcança qtos metro??
    e uma lente de 18-55 ???

    ResponderExcluir
  68. Não é bem assim que se mede isso, por metros. Não se guie pelo zoom e sim pela distância focal que eu sempre informo nas postagens. A FZ100 por exemplo, alcança 600mm com todo seu zoom óptico, compare com os 55mm da 18-55 pra ter uma ideia da diferença.

    Como você pretende trabalhar com a câmera, é necessário uma DSLR como a D3000 mas nesse caso eu prefiro as Canon XS e XS, porém, esqueça esse superzoom pois vai precisar comprar lentes sobressalentes para isso e que normalmente custam quase o preço da câmera ou até mais caro e mesmo assim não vai chegar nem perto do que essas superzoom fazem.

    É a hora de decidir por um equipamento mais voltado para a fotografia profissional ou mais voltado para hobby com bastante zoom.

    ResponderExcluir
  69. fera, vc é demais... passei a tarde vendo essas cameras e estou indesivos me da mas essa força mano,,, vou usar particular... quero uma boa e que grave bem tbm... ve umas o que vc acha,
    a fz100, p100 , sx30 sao essas mano o que vc me diz??? e se tiver alguma outra aceito dicas. grato.

    ResponderExcluir
  70. Se quer uma que faça vídeos bons também dê uma olhada na FZ35 e na SX20 antes de se decidir. Qualquer uma dessas que você comprar será uma ótima escolha, não tem camera ruim aí.

    Veja qual te agrada mais e depois leia bastante sobre controles manuais, estude bastante, entenda como funcionam os controles pois a câmera não faz nada sozinha, é você que tem que saber fazer as boas fotos.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  71. Valeu pela resposta Rodrigo. Quanto a qualidade de foto, acho que estou bem servido com minha FZ18... ou não? Fiquei chateado com a ausência de zoom durante as filmagens em duas oportunidades: 1. Tentava filmar 4 raposas que brincavam no quintal de casa a noite(acredite se quiser?) 2. No Show do Los Hermanos em Salvador. Estava avaliando se valeria a pena a troca, principalmente quando vi a FZ18 e a SX30... fiquei babando com mais zoom, vídeo hd (que não tenho). E uso muito o zoom para fotografar animais, como pode perceber moro em um lugar onde eles aparecem em casa. Um abraço!

    ResponderExcluir
  72. Você é um privilegiado hein? Garantia de ótimos cliques! Se a SX30 preservar a boa qualidade dos vídeos das antecessoras passa então a ser a melhor opção.

    ResponderExcluir
  73. Valeu Rodrigo. Vou ficar sempre atento aos posts deste blog. Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  74. Olá Rodrigo,primeiramente, seu blog é muito bom. Sempre que quero saber, ou pesquisar,dou um pulinho aqui. Tenho uma Olympus SP565UZ. Não tenho pretenções profissionais, só Hobby. Penso em troca-la. Vi algo sobre a SX30 e a FZ100. Vc pode opnar? Estou babando nos testes e preview no site a seguir a fz100 seria a 1ª escolha: http://previewofmyfz100.canalblog.com Abraços, Robson

    ResponderExcluir
  75. Olá Robson, obrigado pela presença no blog.

    Você já tem uma ótima câmera, será que trocar de superzoom não seria dar um passo para o lado? Em todo caso, no momento minha preferida entre as duas é a FZ100, e se tem algo diferente da sua câmera, é o sensor CMOS da FZ100, acho que a SX30 não iria te acrescentar nada.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  76. Olá Rodrigo, na verdade queria mesmo é experimentar uma nova máquina. A minha para fotos com luz abundante é maravilhosa, já quando é necessário ISO maior, ou em ambientes como teatro (sem flash) 'um desastre. E não adianta colocar em "Manual", prioridade de abertura, etc. As fotos não saem boas mesmo. Então pensei em uma para completar a minha. Talvez uma compacta com lente mais clara como a LX5. Ou partir para a radicalização e assumir a vocação para fotografias e adquirir uma dslr de entrada: uma Nikon D7000, ou uma Canon 7d. Com uma lente que chegue até 135mm seria um bom começo? Brigadão por enquanto

    ResponderExcluir
  77. Acho melhor partir pra uma compacta com lente mais clara ou DSLR mas...não precisa radicalizar tanto, pra que 7D ou D7000 podendo comprar uma DSLR de entrada e investir a diferença de preço em lentes espetaculares que é o que realmente faz a diferença?

    A lente 55-250 não é cara e é muito boa, além da 50mm f/1.8 super clara e baratíssima, olha que possibilidades melhores você teria e gastando muito menos!

    ResponderExcluir
  78. Legal Rodrigo, a gente precisa se controlar pra não entrar nos sonhos que os lançamentos de novas câmeras despertam. Assim, Acho que vou pensar nma Canon XS, ou XSi. Afinal, como vc mesmo diz "é a lente que faz a diferença". Fica aqui os agradecimentos. Assim que estiver com ela em mãos, volto pra dar o depoimento. Abração

    ResponderExcluir
  79. Olá Rodrigo, parabéns pelo blog!
    Gostaria de saber sua opinião entre a fz35 e a fz40, apesar do modelo ser novo, acho que ainda é mais vantajoso comprar a fz35, estou certa? Porque pelo que percebi elas não tem muitas diferenças, o que vc acha? Ainda estou pesquisando sobre outros modelos, mas por hora a que mais me chama atenção é a fz35. Quero uma camera boa, que consiga captar boas fotos em baixa luz, que seja nessa mesma faixa de preço e não muito difícil de manusear. Aceito sugestões! Obrigada pela atenção! =)

    ResponderExcluir
  80. Tá certíssima! Não vale a pena pegar essa FZ40, estão apenas aumentando a resolução e não acrescentam nada de relevante. Pode comprar a FZ35 e seja feliz!

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  81. Boa noite, Rodrigo. Tudo bem?
    Como já disse, tenho uma FZ35 e estou muito satisfeito com o resultado dela, excelente qualidade nas fotos e filmagem, faço muitas fotos macros e com resultado fantástico. O zoom na filmagem é muito bom.
    No comentário anterior que eu fiz, disse que estava querendo uma outra camera e estava em dúvida da FZ100 ou uma D90. Testei a D90, achei muito pesada, sem falar no que eu ainda vou ter que gastar para comprar lentes e outros acessórios.
    Bom, comprei a FZ100.
    Comentei com vc que gostaria de uma que tivesse um cabo disparador remoto, a FZ100 tem como acessório. O LCD é móvel, tem sapata para o flash externo e as funções do foco agora estão adequado.
    Bom o que eu na verdade quero saber, é se a gente pode usar um flash de outra marca?
    Tenho um 300XP de uma antiga ZENIT, pode ser usado na FZ100 sem problema?
    Abraços e aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  82. Pode usar com ressalvas. Uso um flash da minha antiga Zenit na SX1 e dispara numa boa, o problema é que não sincroniza então você vai ter que calcular a velocidade correta do obturador pro flash funcionar de acordo com o que você quer. No automático, pelo menos na SX1, a luz estoura com muita facilidade, só no modo de prioridade de velocidade consigo bons resultados.

    ResponderExcluir
  83. Obrigado,Rodrigo.
    Fiz certo em optar pelo cabo disparador, depois vem o flash ...rs
    Nesse link da Panasonic, tem todos os acessórios para FZ100.
    http://www2.panasonic.com/consumer-electronics/shop/Cameras-Camcorders/Digital-Cameras/Lumix-Digital-Cameras/model.DMC-FZ100K.A_11002_7000000000000005702#tabsection

    Mais uma vez, obrigado e uma boa noite.

    ResponderExcluir
  84. OLá Rodrigo, depois e dois meses, acabo de comprar a minha primeira DSLR, a Canon xs 1000D, como sugeriu. Uma lente do Kit 18-55 e outras duas, a cinquentina 1.8 e uma meia tele 55-250. Total: 2.400,00. Olha, é td de bom. Maravilha. Como na minha Olymous já usava manual total, a adaptação foi tranquila. Grato pela ajuda. Grande abraço. Robson

    ResponderExcluir
  85. Que belo kit hein, Robson? Meus parabéns pela aquisição, você tem tudo que precisa, são as lentes necessárias.

    ResponderExcluir
  86. Olá Rodrigo, achei uma fz50 por 800,00. O q vc acha dela?

    ResponderExcluir
  87. Olá Gustavo, obrigado pela presença no blog.

    Esse é quase o preço de uma FZ35 novinha em folha, se o camarada resolver baixar pra uns 600 reais já tá valendo a pena...

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  88. Valeu Rodrigo, seu blog é o melhor tira dúvidas da internet brasileira, principalmente para iniciantes como eu. Um abraço

    ResponderExcluir
  89. Rodrigo, qual a diferença entre uma fz35 e uma fz40? Além de uma ser sucessora da outra, compensa pagar um pouco mais pelo upgrade na sucessora?

    ResponderExcluir
  90. Houve alguma mudança que tenha prejudicado o sensor? Ou vc acha melhor eu pular logo para uma fz100?

    ResponderExcluir
  91. De relevante só o zoom que passou de 18x para 24x. O flash aumentou em pouca coisa o alcance e a resolução que passou de 12 pra 14MP traz uma pequena queda de qualidade.

    Talvez a FZ100 seja uma melhor opção mas provavelmente nenhuma das duas é melhor que a FZ35.

    ResponderExcluir
  92. Olá Rodrigo, tirando o zoom, vc acha a Lx3 melhor que a fz35?

    ResponderExcluir
  93. Não tem nem o que questionar. A superioridade da LX3 é absurda.

    ResponderExcluir
  94. Olá Rodrigo,

    Comprei uma FZ100 não gostei, no modo altomático as fotos da WB5000 sairam melhor ficaram mais nítidas, as da FZ100 muito ruído. Tentei outros modos, mas não consegui fotos melhores que o da WB5000.
    O LCD da FZ100 é 460.000 pixels isso atrapalha pois as fotos no LCD da camera ficam uma maravilha, mas quando passa para o computador o colorido e a nitidez não são os mesmo. Já os da WB5000 as fotos são iguais tanto no LCD quanto no PC.

    Estou vendendo minha FZ100, estou em dúvida entre Canon T2i e a G12.

    A lente que vem na T2i 18-55mm é boa?
    Ela tem estabilizador de imagem?
    O sensor dela é bem maior que o da G12, no modo automático suas fotos é melhor que o da G12?

    (pretendo deixar a camera com minha esposa para registrar momentos de minha filha de 2 anos quando eu não estiver em casa)

    Uma coisa que me preocupa nessas duas cameras é a resolução do LCD que é bastante elevado.
    Qual das duas você acha que seria mais fiel as fotografias tirada?

    Grato!

    ResponderExcluir
  95. Olá Beck, muito importante a sua avaliação sobre a FZ100. que os leitores vejam isso antes de efetuarem suas compras.

    Sobre G12 e T2i não tem como comparar, em qualquer situação sempre vai ser gritante a diferença em favor da T2i mas esta não é uma câmera pra se usar no automático, a forma de fotografar é diferente, pode se decepcionar.

    Só compre a T2i se quiser investir em um curso pra levar esse hobby mais a sério, se não a câmera termina se tornando um elefante branco nas suas mãos já que ela não é nada versátil devido à limitação da lente. Nesse caso, a G12 seria muito bem vinda.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  96. Obrigado Rodrigo,

    Não pretendo investir em lentes, mas pretendo sim aprender a utiliza-la da melhor forma.

    Como não vou investir em lentes, essa lente que vem na T2i de 18-55mm, as fotos de dia, de noite, dentro e fora de casa se saem melhor do que a G12?

    ResponderExcluir
  97. Como eu disse na resposta anterior, em qualquer situação a T2i vai ser muito superior, é incomparável mesmo mas se ficar sempre só com a lente do kit vai ficar muito limitado a ela. Esqueça macro, longas distâncias e outros penduricalhos das compactas.

    ResponderExcluir
  98. Olá Rodrigo,

    O que vc acha da Sony NEX 5 (HD sensor CMOS APS 23,4 X 15,6 mm), dizem que ela tem qualidade DSLR num design compacto, é um pouco mais caro que a G12 e mais barato que a T2i,
    seria uma melhor opção?

    ResponderExcluir
  99. Como você não rpetende investir em lentes, pode ser uma boa opção porém a ergonomia é péssima já que a câmera é muito pequena e as lentes sao grandes. Há uma dificuldade notável em acessar os controles pois há poucos botões e isso incomoda um pouco.

    Continua a falta de versatilidade, é preciso decidir agora entre a versatilidade de uma compacta de sensor grande e a qualidade de uma câmera de lentes intercambiáveis presa às limitações da lente do kit.

    ResponderExcluir
  100. Olá Rodrigo, pelas minhas andanças no Flickr, realizei algumas comparações com imagens da Hx1 e Fz35 e , na minha humilde opinião, as cores e nitidez da Hx1 foram bem melhores, principalmente em macros. Nas fotos noturnas o sensor Exmor ajuda bastante. Encontrei no ML as duas cameras no mesmo preço, qual vc me indicaria? Gostaria muito de saber da sua preciosa opinião. Thanks

    ResponderExcluir
  101. Gustavo, nesse caso, vale mais a sua opinião. Se você gostou da HX1 não deve comprar outra câmera só porque alguém acha melhor, tem que comprar a que você acha melhor.

    Não adianta você gostar da HX1, eu dizer que prefiro a FZ35 e você comprar uma câmera que não gostou só porque alguém indicou.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  102. Valeu Rodrigo, afinal se todos tivessem a mesma opinião e gosto, as máquinas nunca teriam evoluído, pois não haveria concorrência né? Vou ficar com a Hx1 mesmo, apesar de ter como sonho a lx3/lx5. Um abraço e até a próxima dúvida (hehehe).

    ResponderExcluir
  103. Exatamente. Por isso não saio indicando a mesma câmera pra todo mundo, como fazem em outros blogs.

    Um abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  104. Olá Rodrigo, parabéns pelo blog.
    Gostaria de uma máquina que sirva para fazer fotos macro e um bom zoom ótico. Não tenho experiencia com fotos. Achas que eu me sairia bem com uma FZ100?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  105. OLÁ RODRIGO,COMPREI UMA HX1 E QUERO COMPRAR UM FILTRO PRA COLOCAR NELA. QUAL A DIFERENÇA DE 58MM PARA UMA DE 72 MM? ME REFIRO Á QUALIDADE E UTILIDADE, JÁ QUE A HX1 É DE 58MM. O QUE GANHO COLOCANDO UM ADAPTADOR PARA 72 MM?

    ResponderExcluir
  106. Zunino, se macro for uma prioridade só aconselho Canon e minha definição de bom zoom óptico certamente é diferente da sua. Pra mim, quantidade não é qualidade, nenhuma destas câmeras com mais de 20x de zoom me agradam e hoje eu só compraria uma câmera com no máximo 10x de zoom. Mas também é preciso saber se longo alcance é prioridade para você, aí te indicaria a Canon SX20.

    Gustavo, essa numeração refere-se ao diâmetro da lente, correto? Então, a diferença entre 58 e 72mm é que, se sua lente possui diâmetro de 58mm, a de 72 simplesmente não vai encaixar. Não ganha nada, só vai sair perdendo...dinheiro gasto à toa.

    Qualquer dúvida é só retornarem.

    ResponderExcluir
  107. Ola Rodrigo, li todas as perguntas e respostas, e pelo que percebi, nessa linha de digitais intermediárias a FZ35, 40,50 e agora FZ100, ganham das concorrentes, devido a marca das lentes. Estou errado?
    Comprei uma Sony HX1, pode me informar se realmente existe uma diferença consideravel da minha HX1 para as FZ?
    A minha pergunta é porque tenho uma boa oferta na minha maquina. Se existir diferença consideravel, pretendo troca-la. Pode me ajudar?
    É uma pena que descobri seu blog só agora.
    Alias, parabéns amigo pela atenção dedicada a nós leigos.
    abraços

    ResponderExcluir
  108. Olá José Marcos, obrigado pela presença no blog.

    Você já tem a HX1? É uma boa câmera, não há necessidade de trocar pelas FZ apesar de elas serem melhores.

    Eu só falaria pra você trocar se a HX1 fosse ruim, coisa que ela não é. Como em qualquer coisa, sempre tem as melhores, as preferidas mas isso não quer dizer que você precisa ter a melhor e sim, fazer o melhor com o que você tem.

    Aprenda a usar os controles manuais que sua HX1 tem e faça fotos belíssimas com ela, não adianta nada comprar uma câmera melhor e ficar apenas usando o automático.

    A pergunta que te faço é a seguinte: Você está gostando dos resultados da HX1? Se sim, nada mais importa.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  109. Olá Rodrigo, parabéns pelo blog!
    Gostaria de saber se a FZ10 e a SX30 IS,tem entrada de audio, para podermos gravar um video
    com o som vindo da mesa de som ou da placa do computador através de cabo direto pra camêra com qualidade profissional?
    Desde já agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  110. Olá Valdir, obrigado pela presença no blog.

    Desconheço qualquer câmera fotográfica que tenha entrada para áudio a não ser a captação dos próprios microfones internos. Mesmo assim, esse tipo de câmera não é indicado para essa tarefa pois a captação de áudio é muito ruim.

    Talvez em uma câmera reflex seja um pouco melhor mas ainda assim não indicado. Teria que ser com uma filmadora mesmo.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  111. Olá Rodrigo, obrigado pela atenção!
    Dando uma pesquisada mais profunda,
    descobrir que a FZ100 tem um microfone
    externo que a panasonic vende como acessório,
    então vi um video eles colocando esse microfone
    na sapata do flash e encaixando na camêra um plug P2 stéreo,então com certeza ela recebe qualquer audio através dessa entrada P2 stéreo!
    A FZ100 vai ser minha camêra ideal, além de fazer boas fotos, como sou músico, vou poder gravar meus videos com um audio bacana tb!
    Valeu obrigado, sou fã do seu blog, tô sempre dando uma olhada!

    ResponderExcluir
  112. Bem primeiramente Parabem por seu blog, Pra inicio eu sou totalmente leigo em fotografia,
    mais gosto muito de fotografar, estou na duvida em qual camera comprar, Hs10 ou Fz40 nada profissional, pra fotografar festas na igreja, passeios e etc, me chamou a atenção o zoom da Hs10 que é manual, qual vc me recomendaria?
    Thiago

    ResponderExcluir
  113. Olá Thiago, obrigado pela presença no blog.

    As duas se equivalem mas como o controle manual de zoom te chamou atenção, acho que vale a pena ir na HS10.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  114. Olá Pessoal!
    Gostei muito deste Site, ele tem um tipo de opinião mais certa em relação aos modelos que estão no mercado.
    Eu jah li bastante ein outros Reviews de outros sites inclusivi o Camera Vs. Camera, que da mais especificaçôes do que REviews.Mais este eh Melhor!
    Então, eu estou aki pra saber sobre a FZ100. Estou muito afim de compra-la, Pra falar verdade eu Jah esou decidido,...mais eu naum consig encontrar em um Site Confiável pra compra-la, alguem me indica um que tenha variedades e com bons preços por Favor!!!!!
    quero comprar ela antes do Carnaval pra naum fikar sem Money!!
    Abção Pessoal!!

    ResponderExcluir
  115. Olá Pablo, obrigado pela presença e elogios ao blog.

    Eu não compro nada online mas tem uma loja física aqui do rio que sou cliente há muito tempo e eles possuem uma loja virtual, se quiser te passo por e-mail o endereço. É so pegar o e-mail ao lado direito.

    ResponderExcluir
  116. Opa Rodrigo, beleza?

    Acabo de adquirir uma FZ100, porém ela só chega no final do mês. Uma amiga está trazendo dos EUA. Estou afim de comprar os filtros pra ela. Sabe me dizer qual o tamanho da rosca da FZ100? Um abraço e parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  117. Olá Romário, obrigado pela presença no blog.

    O diâmetro é de 52mm. Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  118. Bom dia Rodrigo parabens pelo blog,vou ao paraguai este mes ,e tenho uma duvida cruel ,eu tinha uma sony H20 vendi ela para comprar outra e ai esta a indecisao o que vc recomenda.gosto muinto de fazer videos caseiro só que nao abro mao de uma boa foto,

    CAMERA NIKON P-100 U$ 367,00

    CAMERA PANASONIC DMC-FZ40 U$ 342,00

    CAMERA SONY DSC HX-1 U$ 347,00

    CAMERA OLYMPUS SP-800UZ U$ 278,00

    CAMERA FUJIFILM HS-10 U$ 376,00

    e agora PANASSONIC FZ 100 US 440,00

    ResponderExcluir
  119. Ha mais uma coisa já popa seu tempo vale quase os 100 dolres de diferença da nikon P100 para a FZ 100

    ResponderExcluir
  120. Olá Mauri, obrigado pela presença no blog.

    Parece que você está mais entre a P100 e a FZ100, e eu afirmo com certeza: Não vale a pena pagar quase 100 dólares a mais na FZ100.

    Se não tiver necessidade de tanto zoom, eis aqui as melhores compactas que existem, que são muito melhores que qualquer superzoom atual: http://goo.gl/A5GPi

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  121. Olá já decidi pela P100 apesar das lentes leicas serem as melhores vc tem razçao nao vale 100 dolares a mais acho que será uma boa aquiziçao quando tiver em mãos vou tirar umas fotos e postar aqui obrigado

    ResponderExcluir
  122. Opa Mauri e Rodrigo, me intrometendo no papo de vocês. Eu acho que consegui a FZ100 por um bom preço então. Paguei 370 dolares com as taxas. Escolhi a câmera porque realmente preciso do Zoom. Sobre a P100, não optei por ela por não ter sapata pra flash, o que pra mim é primordial. Cada um com sua necessidade, por isso a câmera perfeita jamais será inventada rsrs..!

    ResponderExcluir
  123. Fala Romario quando eu ir ao paraguai entre o dia 15 1 18 se tiver este valor de 370,00 doláres com certeza pegarei a FZ100 ,mas hoje o valor dela está em 440,00 100,00 a mais que a P100 ,vou olhar mais de perto em mãos

    ResponderExcluir
  124. Voltei aqui ,nao é facil escolher ,mas olhando uns videos e comparando em full hd já me decidi é cruel comparar a P100 COM A FZ100 ,a panasonic é muinto melhor em tons vivos cores e nao faz ruido ao vc usar o zomm bati o martelo vou de FZ100 nem que custe 100 doláres a mais obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  125. Boa noite Rodrigo Parabens pelo blog o melhor
    Sou um fotografo amador tenho uma panasonic fs 62, mas preteendo comprar uma super zoom e esto na duvida da fz 100 ou canon sx 30is. Qual vc me indicaria ja que prezo pela qualidade
    Obs vi algumas fotos da fz 100 e parece q tem bastante ruido. Obrigado

    ResponderExcluir
  126. Olá Umberto, obigado pela presença no blog.

    Hoje em dia com essas gigantescas resoluções, o forte das superzoom não é qualidade de imagem. Se você preza por qualidade fica difícil escolher uma, eu não iria em nenhuma das duas mas se tivesse que optar iria pela SX30.

    Das superzoom que ainda estão a venda só dá pra recomendar Panasonic FZ35, Canon SX20 e Nikon P100, todas as outras lançadas depois destas tem sua qualidade bastante prejudicada.

    Se você pretende ter qualidade de verdade mas sem superzoom, as melhores compactas que existem hoje em dia são essas aqui: http://goo.gl/uE0gP

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  127. Olá galera, vendi minha Sony H1 e estou a procura de uma outra superzoom, mas estou muito decepcionado com as novas superzooms, estou em dúvida entre a SONY HX1 e a Panasonic FZ35...
    Na verdade moro próximo do Paraguai e estou a procura da FZ35 no entanto não estou encontrando mais ela no Paragua, só a Fz40 ou a 100...
    Qtooo a Sony HX1, tenho medo de me decepcionar com altos níveis de ruído, to bem desanimado e não sei o que vou comprar... Será que ainda encontrarei a FZ35?
    E qtoo a HX1, será que perde em qualidade de imagem se comparada a H1?

    Ajuda ae Rodrigao e cia ltda!!!

    ResponderExcluir
  128. Olá Daniel, obrigado pela presença no blog.

    Acho que todo mundo aqui já sabe que não sou fã de superzoom. Aqui no Rio ainda tem a FZ35 mas se encontrar apenas a HX1, ela não possui muito ruído, se essa for a preocupação pode comprar sem problemas. Em qualidade de imagens, toda superzoom hoje fica bem atrás em relação às mais antigas.

    Outras boas opções seriam Canon SX20 e Nikon P100.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  129. Ae Rodrigo, sempre leio seu blog e gosto muito do seu blog e vejo seu entusiasmo pela fotografia, pois no mundo de hoje com uma tendencia quase geral de cada vez ter mais estresse a fotografia faz relaxar um pouco!!!

    Essa série FZ da Panasonic Lumix é fora de série, vendo as fotos as cores são bastante fieis e confesso: sou apaixonado pelo design dessa Pana Lumix FZ100, design lindo lindo, acho que boa parte da galera também acha!

    Pena que ela ta em apenas 24X de zoom, as outras SZ do mesmo segmento estão ja com 30X, 35X da Canon, e mais recentemente 36X da Nikon P500!!! como o mercado fotográfico ta dinâmico hein...

    Ô Rodrigo você acha que tem alguma probabilidade de ainda a Panasonic continuar com essa linda série FZ? fazendo uma posteriormente com mais zoom? porque pela cara essa FZ100 ta com cara de ultimo de linha, tipo ja anunciando o "trágico fim" com o número 100...

    Dennys Marques - PE

    ResponderExcluir
  130. Opa, acho que já vi outras postagens suas aqui, obrigado pela confiança no blog.

    Rapaz, eu sou totalmente contra essa coisa de muito zoom pois a qualidade destas câmeras está caindo cada vez mais já que é impossível para estas câmeras com as lentes pequenas que tem manterem qualidade ao se aumentar o zoom, fora isso tem as resoluções aumentando demais e causando excessivos ruídos nas fotos.

    Não se preocupe, a série FZ não vai acabar pois, na verdade, ela está na numeração 40 ainda. Essa FZ100 é uma continuação da bem antiga FZ50, ou seja, agora a Panasonic tem duas linhas FZ. Nem tão cedo ela vai acabar, pode se preparar para uma nova fornada delas no final de julho.

    ResponderExcluir
  131. Rodrigão, da pra você da um palpite de quanto o zoom vai ficar no lançamento desse ano da continuação da série FZ da Panasonic (o que vem depois da FZ40), espero q seja uns 30X ou 32X, com 27mm ou 28mm de wide.

    Aguardo ancioso a sucesão dessa linha, aprecio d+!!!

    Parabéns pelo Blog e continue sempre assim!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  132. Rapaz, impossível prever isso mas a Panasonic pode seguir três caminhos:

    A tendência agora é wide de 24mm e tentar fazer 35x nas duas FZ (a sucessora da FZ40 e a da FZ100) mas fazendo uma com configurações mais avançadas que a outra.

    Ou fazer uma sucessora da FZ40 com os mesmos 24x e aumentar consideravelmenrte o zoom da sucessora da FZ100.

    Ou acabar com a série da FZ40 e concentrar tudo na sucessora da FZ100 dando prioridade ao desenvolvimento do sensor CMOS.

    Mas é impossível prever o que se passa na cabeça desses caras, tudo vai depender das vendas que essas câmeras estão tendo.

    ResponderExcluir
  133. Ô Rodrigo, desculpe fazer perguntas sobre o mesmo assunto, mas qual você acha melhor a linha que a Lumix FZ100 ta seguindo ou a linha que a FZ40 ta caminhando? de um modo geral.

    Também reparei o curso das coisas que estão começando a apontar para 24mm de distancia focal inicial. Pois não adianta muito você ter uma SZ como meu pai teve a Konica Z3 que tem 420mm, mas tem como "1ª lente" uma de 35mm que não da muito angulo as fotos.

    Obrigado pela atenção!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  134. Nossa, 35mm de início é brabo né?

    Como falei anteriormente, não sou fã das atuais superzoom pois a qualidade só tem piorado e vai continuar piorando, as próximas FZ serão piores que as atuais assim como vem ocorrendo em toda a série desde a FZ18.

    Como ainda nenhuma marca conseguiu desenvolver bons sensores CMOS para compactas, acredito que a sucessora da FZ40 (se houver) será melhor a não ser que haja uma mudança significativa nos sensores CMOS daqui pra frente.

    ResponderExcluir
  135. Pois é Rodrigo... a têndencia geral é aumentar o MP e a tendência também é a qualidade de imagem piorar, se o lançamento da série FZ continuar com os 14MP ainda da pra arriscar, arriscando, muito mau mas da, mas aumentar pra 16 como aconteceu com o lançamento da SONY a SONY HX100 aí é quase certeza de pular fora.

    Mas vamos ver, o mercado ta aí... mas que você Rodrigo tem uma quedinha pela FZ35 eu e todos os leitores assíduos do seu blog ja perceberam, e como!

    Ela realmente tem uma ótima qualidade óptica e um belo design do corpo da câmera.

    Valeusssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  136. Hhahaha, é uma paixão platônica já que sou canonzeiro, ela é um sonho de câmera né?

    Mas a tendência é aumento de resolução sim pois o povo mais leigo quer aumento de megapixels e ela não pode ir contra o mercado já que eles são a maior fatia, pode ser que ela aumente em uma e deixe estagnado em outra. Há várias vertentes.

    ResponderExcluir
  137. Espero que estacione a Pixelagem em pelo menos uma delas!!!

    Esse mercado veloz do jeito como está, se congelar o MP de uma delas é como ao invés de decaptar um sujeito, desse uma porrada e mandasse ir embora, vai ser um alívio para quem sabe a queda de qualidade pelos MPs a mais na balança kkk.

    Um Abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  138. Opa rodrigo fui ao paraguay peguei uma fz 1oo ,olha uma coisa eu afirmo nunca vi um video com cores tao reais realmente estas lentes leicas sao otimas fiz duas fotos com ela uma iso 200 e outra iso 400 só uma coisa como faço pra nao aparecer estas sombras na foto

    iso 200
    http://img541.imageshack.us/img541/2830/p1000068u.jpg

    iso 400
    http://img40.imageshack.us/img40/6008/p1000066l.jpg

    ResponderExcluir
  139. Suas fotos estão bloqueadas, para mim não apareceu nada aqui.

    ResponderExcluir
  140. iso 200
    [IMG]http://img541.imageshack.us/img541/2830/p1000068u.jpg[/IMG]


    iso 400
    [IMG]http://img40.imageshack.us/img40/6008/p1000066l.jpg[/IMG]

    ResponderExcluir
  141. Rodrigo também fiz um video pra galera ver .

    http://www.youtube.com/watch?v=EmpZEz5kKWM

    ResponderExcluir
  142. Ola Rodrigo, mais uma vez parabéns. Suas informaçoes realmente são importantes pra nós leigos em busca da melhor superzoom.
    Gostaria de saber se pode me dar uma ajudinha.
    Estou pesquisando pra comprar uma, queria saber se vc ja tem alguma informação da Fuji hs20.
    Qual vc acha melhor lente, melhores fotos? Hs20 - Cano sx30 - Fugi P500 - ou compensa esperar um pouco + pra ver a Sony hx100? Qual voce compraria?
    Desde já agradeço
    abraço

    ResponderExcluir
  143. Olá José Marcos, obrigado pela presença no blog.

    P500 é Nikon né? A Fuji HS20 eu já falei aqui: http://goo.gl/z6EHo

    Nenhuma dessas câmeras me agrada, eu não compraria nenhuma a Nikon P500 parece ser a única que daria imagens com um pouco de qualidade.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  144. Rodrigo, desculpa te incomodar mais um pouco
    Bem vc diz que não compraria nenhuma delas.
    Mas pra quem deseja uma superzoom mesmo, vc acha que as imagens são inferiores as mais antigas por exemplo: Hx1, hs10, fz 40 etc?
    Só mais uma pergunta: Acho que estou quase decidido a comprar fz 40 que ainda acho no mercado. Ela perdeu qualidade de imagem pra fz 35, pois pelo que li a FZ 100 piorou em alguns aspectos.
    Se as fotos da fz 40 continuam igual a fz 35. Acho que vou nessa mesmo, até porque o preço tá bem melhor que as mais novas.
    Mais uma vez agradeço
    abraço

    ResponderExcluir
  145. As imagens são inferiores por uma questão de simples matemática: A resolução aumenta mas os sensores continuam do mesmo tamanho.

    Mas saiba que a lente Leica da Panasonic continua fazendo a diferença, lá na sua comparação você não citou a FZ40. O fator preço também conta muito mas parece que sua prioridade realmente é zoom então, acho que a FZ40 será uma boa compra.

    Eu não costumo responder quando perguntam qual câmera eu compraria porque esta não é a proposta do blog. Minha proposta é bem clara quando digo que cada um tem prioridades ou necessidades diferntes então, a melhor câmera para mim não é a melhor câmera para terceiros, eu prefiro analisar as necessidades de cada um indivualmente e tentar encontrar a melhor câmera para cada um pois é uma questão bem pessoal.

    Se eu começar a responder qual câmera eu compraria vou estar influenciando as pessoas e aí meu blog perde seu diferencial, acaba se tornando apenas mais um no meio de tantos outros que fazem esta prática: A de determinar que câmera X é absolutamente melhor que câmera Y para qualquer pessoa, e isso nunca vai ser verdade.

    Um abraço e sempre que precisar é só retornar.

    ResponderExcluir
  146. Agradeço Rodrigo, uma das diferença do seu blog pra melhor, realmente é não dizer que qual camera é melhor e também não afirmar que essas cameras não prestam.
    Tenho certeza que não tem a qualidade das profissionais, mais pra os leigos, que estão aprendendo, acho que atendem bem.
    E suas consideraçoes ajudam muito.
    Bem o que concluí, é que essas maquinas sx, hx, hs com numeros e zoom elevadissimos, não melhora em nada as imagens, são apenas para saciar a sede de consumismo, minha inclusive que acha que está ficando pra traz.
    Estou aprendendo e caho que errei vendendo minha sony Hx1, para comprar uma mais nova.
    Mas, tudo bem.
    Vou de fz 40.
    valeu mesmo pelas dicas e a atenção.

    ResponderExcluir
  147. Quanto a isso tenho uma boa notícia para você: A lente Leica faz diferença e a FZ40 certamente é melhor que a HX1.

    ResponderExcluir
  148. Amigo, tudo bem?
    Descobri seu blog hoje e gostei muito do conteúdo e da forma que ele é passado para nós, de uma forma que todos possamos entender. Passarei aqui sempre que puder hehe
    Estou querendo comprar uma máquina que me dê a possibilidade de "evoluir" junto com ela, que eu possa aprender aos poucos, do básico ao intermediário(se possível avançado hehe).
    O que eu mais procuro na máquina são macro, panorâmica e principalmente qualidade de imagem. O zoom não precisa ser tão grande e fazer videos HD me deixaria muito satisfeito.
    Achei a Panasonic LX5 bem interessante, você fala super bem dela. Ela ainda é top ou já lançou alguma máquina que você considera melhor? Ela tem funções tanto básicas quanto avançadas?
    Eu era daqueles que estava querendo uma DSLR mas depois de ler os seus posts eu entendi melhor. Vou começar de baixo, deixa a DSLR para quando houver a necessidade, se houver hehe
    Você poderia me recomendar alguma? Ficaria muito agradecido!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  149. Rodrigo, boa moite, só mais uma informação.
    Depois que falei com vc, andei vendo as informações da Nikon P100, que não havia visto. Achei ela proximo da fz40, estou enganado, ou não?
    Na sua opinião, qual das duas faz melhores fotos?
    Mais uma vez, obrigado.

    ResponderExcluir
  150. Olá Saulo, obrigado pela presença no blog.

    Tenho 5 câmeras para você e tá tudo bem explicado lá para que você emsmo chegue à conclusão sobre qual câmera é a melhor para você. Até para mim é difícil escolher uma preferida já que são todas excelentes.

    E, independente do que for lançado daqui pra frente, a LX5 nunca vai deixar de ser top nem nenhuma outra desta mesma categoria, sempre serão top.

    Leia estes links: http://goo.gl/OTThe e http://goo.gl/A9Gm1

    A Olympus só está separada porque foi lançada este ano e as demais em 2011.

    José Marcos, acredito que a P100 seja melhor que a FZ40.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  151. Boa tarde.

    Há alguns anos meu sonho fora uma Canon Sx20. O que pesava contra era ela ainda usar pilhas.

    Quando lançou a Canon SX30 Is, pensei que estava feita. Contudo, quanto mais pesquiso na internet (resenhas, videos e fotos), mais confusa fico. A Nikon P500, por exemplo, parece ter a melhor definição de video e de fotos destas, mas quando dá um zoom, parece que as pessoas q a seguram estão com Parkinson. Pensei nas superzoom pq achei que teria uma maior qualidade nas imagens com zoom menores (não pretendo usar os zoom em sua totalidade). Posso estar maluca mas o zoom das Canon S3, S5, pareciam tão melhores e a definição dos videos (com zoom ativado) tbm.

    No momento minha dúvida é entre a Canon Sx30, a Nikon P500, a Sony Hx1, a Panasonic Fz100 e a Nikon P100. Contudo, aceito outras sugestões (para aumentar ainda mais minha dúvida).

    Eu quero tirar boas fotos e conseguir bons videos, no dia-a-dia e em shows. Assim, queria uma com um zoom razoável, poderia ser uma superzoom, mas que ao chegar em 20x já não ficasse toda tremida.

    E os videos em HD tbm são uma tentação...

    Alguma dica?

    Desde já, agradeço a todos!

    ResponderExcluir
  152. Ah, ainda tem a Canon Powershot G12, mudando pras compactas.

    ResponderExcluir
  153. Olá Anna Carolina, obrigado pela presença no blog.

    Como eu sempre digo aos leitores, tudo em exagero é ruim e nas câmeras não é diferente. Não há estabilizador que dê jeito em zoom de 20x ou mais, só tripé mesmo ou então segura a respiração rsrsrs.

    Isso sem falar que interfere na qualidade final, estas câmeras mais recentes tem aquela combinação fatal: longo zoom + alta resolução + sensor pequeno = Má qualidade das fotos.

    Falando na G12 a coisa muda totalmente, a combinação é perfeita: Zoom "normal" + resolução ideal + sensor maior = Melhor qualidade possível em compactas. Ah, tecnicamente uma superzoom também é uma compacta, não é o tamanho da câmera que define isso e sim, se ela usa lentes intercambiáveis ou não.

    Quanto à questão pilha x bateria, é questão pessoal, sempre irei preferir pilha e inclusive já dediquei uma postagem sobre isso mas jamais descartaria uma câmera por ser à bateria.

    Pra finalizar: Se o zoom não for tão importante, sua câmera deveria ser uma dessas aqui: http://goo.gl/OTThe ou http://goo.gl/A9Gm1

    Se o zoom for prioridade, pode ser Panasonic FZ35 ou nikon P100 já que não gosta de pilhas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  154. Obrigada pela resposta! Qdo me decidir, passo aqui para falar o q achei. Enquanto isso, continuo desbravando o blog! De qq moda, graças a vcs já considero adiquirir uma Panasonic. Antes só pensava em Canon, Nikon ou msm Sony, não conhecia a capacidade das Panasonic (que ainda possuem a vantagem de serem menores em tamanho).

    Sobre as superzooms, aqui seguem 2 videos que comparam a Canon Sx30 e a Panasonic Fz100, com imagens do msm lugar na msm luz, feitas pela msm pessoa. Vc vê como variam bem as câmeras, qq câmera (por isos fotógrafos profissionais possuem várias em uso). Em certos momentos a imagem da Canon é melhor, em outros a da Panasonic ganha. Sem contar as variações de cores de uma pra outra.

    http://www.youtube.com/watch?v=RTg1voeoRWE

    http://www.youtube.com/watch?v=XDtCxZoG8tU

    http://www.youtube.com/watch?v=c2PMdIYUCQ8&feature=related

    Antes msm de ver o último video, me pareceu que a Panasonic se comporta melhor em ambientes com mais exposição de luz, enquanto a Canon se sai melhor em ambientes com pouca luz. após o último video então, isso ficou mais claro.

    ResponderExcluir
  155. Eu mesmo tenho várias câmeras, uma pra cada ocasião. O fato da Panasonic se comportar melhor com mais luz e a Canon com menos luz se explica pelo sensor: A SX30 usa CCD e a FZ100 usa CMOS. Nas compactas o CCD é melhor com menos luz e o CMOS melhor com mais luz.

    ResponderExcluir
  156. Kra vc me deixou meio triste com seu comentario da FZ40 como decepção, pois tenho uma, e acho as imagens muito boas, com bastante riqueza de detalhes, embora q realmente com iso acima de 800 a noite as fotos saiam com ruido, mas isso é uma coisa q tenho observado tb em outros modelos de cameras top...como vc avaliaria isso?
    Outra pergunta: se quanto mais mega pixels tem a camera pior é a imagem se o sensor nao aumenta, se configurar a camera para resolução mais baixa, tipo, 9mp,7,mp, nao melhoraria o resultado final da imagem?

    ResponderExcluir
  157. Olá Marcelo, obrigado pela presença no blog.

    Em vários comentários já falei que tudo depende do nível de exigência e dos parâmetros de comparação de cada um. O problema não é com a FZ40 e sim, com todas as câmeras de 14 e 16MP que tem sido lançadas. Se for comparar a FZ40 com as outras câmeras de 14MP ela é muito boa mas se for compará-la com as câmeras mais antiga não tem como não dizer que ela é pior, é pura matemática.

    A evolução dos sensores e processadores não tem bastado para acompanhar o aumento de resolução e zoom dessas câmeras. A tendência das superzoom é apenas piorar a qualidade, todos já sabem disso (se correrem atrás da informação) pois o mercado exige aumento de megapixels.

    Sobre o ruído, em compacta não tem como, o sensor é pequeno e o ruído vai ser alto mesmo, só reflex pra resolver isso.

    E não, fazer a foto em baixa resolução não resolve o problema pois todas as fotos são feitas na resolução máxima e depois processadas para o tamanho escolhido. Se fosse assim, obviamente, eu não alertaria as pessoas em relação ao aumento de megapixels. Seria uma coisa muito bem vinda pois teríamos as duas opções: Fotos de alta qualidade ou fotos em tamanho grande para impressão.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  158. Rodrigão,, Muito obrigado por responder minha indagação no seu blog... ajudou bastatante,e parabenizo, pois naum encontrei ainda nenhum blog como o seu q faz uma análise minuciosa das cameras digitais e mesmo que a camera for ruim passa informações que ajudama trabalhar com ela...

    ResponderExcluir
  159. Rodrigo, eu, antes da FZ40 tinha uma fuji 2800. 14mp. Esse modelo faz um macro espetacular, mas notei q perde p caramba no quesito paisagem, as fotos ficam um pouco escuras e quando ampliadas, meio borradas, as vezes vc naum distingue o q é folha e galho, mesmo com luz do sol. Ja a FZ40 notei a diferença. As imagens ficaram bem mais nitidas e com cores mais vivas, até agora só perdeu mesmo a noite em iso alto. Mas se eu quisesse trocar pra uma sony HX1 com lentes G vc recomendaria? To fazendo essa pergunta pq notei q ainda nao tem no blog HX1 x FZ40/45, só FZ100. E tb to de olho na Nikom D3100 pra usuarios mais avançados... nessa o q vc me diz tb?

    ResponderExcluir
  160. Obrigado, Marcelo. E saiba de uma coisa: Não existe câmera absolutamente ruim nem absolutamente boa, há câmeras para todo tipo de usuários e as opiniões vão mudando conforme o tempo.

    Hoje enquanto ainda existe a FZ35, a considero melhor que a FZ40. Quando a FZ35 sair de linha, a superzoom da Panasonic que vou recomendar passará a ser a FZ40, as coisas vão sempre evoluindo e eu vou precisar aprender a conviver com câmeras tecnicamente inferiores mas que trazem inovações que as antigas não tinham, ok?

    Aproveite sua FZ40, ela tem os recursos necessários para aprender a fazer fotos excelentes. No final das contas perceberá que o longo alcance de seu zoom é o menor dos benefícios.

    ResponderExcluir
  161. Não recomendo trocar por Sony. Lente Leica é o que existe de melhor. E D3100 deixa pra quando você dominar os controles manuais.

    ResponderExcluir
  162. Valeu Rodrigo!!! me ajudou bastante... se desejar ver minha galeria q estou iniciando no flickr ta ae o link:
    http://www.flickr.com/photos/61803920@N05/

    Um grande abraço a vc e sua equipe do blog!

    ResponderExcluir
  163. Fique à vontade para clicar no link do flickr ao lado esquerdo e fazer parte do nosso grupo compartilhando suas fotos conosco.

    ResponderExcluir
  164. Ô Rodrigo.... é impressão minha ou a PANA Lumix FZ100 é maior do que a FZ40?

    ResponderExcluir
  165. Boa tarde Rodrigo.
    Estou aguardando um pouco mais para comprar minha superzoom e como sempre seus comentarios esclarecem.
    Gostaria de saber se voce pode falar da nikon p500 em relação a p100, está mnelhor?
    Outra duvida é com relação a fuji hs10. Os comentarios estrajeiros colocam essa camera la em cima em relação as concorrentes (melhor pontuação) ela é boa mesmo? É verdade que tem algumas criticas com relação a qualidade de imagem, mas no geral ganha disparado. Até parece propaganda da Fuji, isso é possível?
    agradeço se puder comentar.
    abraço

    ResponderExcluir
  166. Olá José Marcos, obrigado pela presença no blog.

    O que acontece com todas as superzoom, não apenas nesse caso das Nikon que citou, é que todas as sucessoras pioram. Isso é a necessidade de mercado, aumentam o zoom e os megapixels que são o que chamam atenção do consumidor mas não melhoram o que é necessário para a qualidade de imagem.

    Aumentando o zoom e a resolução e mantendo o mesmo sensor, a qualidade piora, isso é automático, é pura matemática. A lente está mais escura porém com um ângulo maior que favorece paisagens e enquadramentos com muitas pessoas na mesma foto. Mas posso dizer que é a superzoom que menos piorou de todas as lançadas este ano e meio do ano passado.

    Acho a HS10 uma boa câmera mas ela não tem a mesma óptica de Canon e Panasonic, então, pelo menos atrás dessas ela sempre fica. Mas isso é uma questão pessoal. Eu julgo sempre em favor da qualidade de imagem.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  167. Rodrigo, já que você tocou no assunto da grande angular cada vez mais se dando presente nas câmeras atualmente...

    A cada 1mm de distância focal a mais na "1ª lente" diminui em aprox. 3~4% de magnitude, exemplo: 24mm que é uma das maiores grande angulares, se aumentado pra 25mm perde em torno de 4,1% de ângulo, ou de 27mm para 28mm é em torno de 3,7%.

    Desculpa se estou sendo muito intromisso, mas eu humildemente sugeria uma postagem falando a respeito disso :)

    ResponderExcluir
  168. Ah, e em 24mm a 1m de distância de um plano ou parede ele abrange 1,4m.

    ResponderExcluir
  169. Na verdade é um assunto bem curto, você mesmo já explicou tudo, não seria necessário uma postagem inteira só sobre isso. Quem sabe para o futuro quando as pessoas derem mais importância a esse dado.

    ResponderExcluir
  170. É Rodrigo, quem sabe deixar essa matéria para depois.

    ResponderExcluir
  171. Ola Rodrigo eu outra vez.
    Vendi minha hx1 pra comprar fuji hs20 ou sony hx100, que ainda não está a venda. Mas após muita pesquisa, estou quase decidido a partir para algo com mais qualidade. Pelo que andei lendo a linha canon é uma boa opção, estou certo?
    Quero abrir mão do zoom das superzoom pela qualidade mas gostaria da opção filmagem que me interessa. Não filmagem de alta resolução, mas pelo menos o basico. Nunca fotografei com maquina profissional, mas quando tinha a hx1 controlava até que bem na função manual.
    pode me dar uma dica, por onde começar?
    grato.

    ResponderExcluir
  172. Olha José, eu acho que vender uma superzoom pra comprar outra é dar passo para o lado. Veja o que acha das Sony A33 e A55, aqui no blog já falei delas e no Resumo Fotográfico também.

    ResponderExcluir
  173. Rodrigo, tava em um dia numa palestra e a tv nordeste tava presente, o rapaz tava com uma câmera, ou melhor 1 filmadora...aí quem tem câmera e gosta dessa esfera não se contem e fui logo perguntar, qual o zoom dela? 12X,ele me falou o modelo, uma SONY é PT170 se naum me engano, aí quando vi o angulo dela na net é bem brabo como vc diz: 42~43mm de ângulo largo (ta mais pra alvo de bala, isso sim!)

    Numa postagem sua eu até comentei de uma SAMSUNG de 21mm, aí vc falou uam feliz tendência e realmente é, tem filmadora no mercado que chega a ser 47mm!com essa tendência como a P500 22,5 chega a ser menos da metade de uma filmadora dessas...

    ResponderExcluir
  174. Realmente, com o tempo fui percebendo que muitas filmadoras não possuem grande angular porque a necessidade de se enquadrar muitos elementos é menor já que não se trata de imagem estática, você vai movimentando e captando pouco a pouco tudo o que quer. Muitas câmeras fotográficas diminuem seu ângulo largo no modo vídeo mas quase nenhuma divulga isso, acho que apenas a Panasonic.

    ResponderExcluir
  175. Rodrigo qual vc acharia melhor há panasonic fz40 ou nikon l120

    ResponderExcluir
  176. Não tem nem como comparar, a FZ40 é muito melhor.

    ResponderExcluir
  177. Valeu Rodrigo tava Confuso entre essas 2 é que é o mesmo preço vou tenta ir na Fz35 mais se nao acha vou na FZ40 mesmo E Valeu muito Obrigado mesmo

    ResponderExcluir
  178. Pois é pessoal e Rodrigo!! comprei a minha FZ40 finalmente a algum tempo!! to gostando D+. Antes tinha uma fuji s2800 14mp, a diferença na qualidade das fotos é gritante. o zooom é exelente. vc consegue congelar imagens em movimento perfeitas com ele totalmente ativado. os comandos, apesar de serem muitos, achei interface amigavel e facil de usar. So uma coisa detestei: o tempo de carregamento do flash entre fotos e fotos noturnas no modo automatico, fica uma droga por causa do tal iso automatico. mas cada uma tem o seu pontinho fraco mesmo hehehrsrsrs.

    ResponderExcluir
  179. Na verdade toda câmera no automático consome sempre mais energia pois são mais coisas pra câmera controlar sozinha e o flash demora mais pra carregar, não é exclusividade da FZ40. Esse é um tipo de câmera que não foi feito pra usar no automático.

    Que bom que gostou!

    ResponderExcluir
  180. Olá Rodrigo Jordy. Eu vou comprar uma camera no Paraguai, só que estou indesiso entre estas tres: Fuji Finepix HS10, Nikon p100 Panasonic FZ(35 ou 40, eu não sei qual é melhor).
    Eu procuro a camera com melhor qualidade, para tirar foto (sesão com pessoas), e para filmar em alta definição com audio bom (para gravar por exemplo curta metragens).
    Poderia me ajudar com essa escolha?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  181. Ah! Essa três tem a margem de preço parecidas, que cabem no meu orçamento. E caso você saiba de uma melhor e não tão cara, pode falar.

    ResponderExcluir
  182. Tiago, se for por hobby a Panasonic FZ35 é a que possui melhor qualidade de imagem seguida da Nikon P100. Se for profissionalmente precisará procurar uma reflex.

    Ainda para hobby, opções muito melhores que essas que você citou são estas aqui: http://goo.gl/2v3Ga e http://goo.gl/72khm.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  183. Rodrigo Jordy

    Então, eu queria uma mais para o lado proficional, para que eu pudesse tirar fotos para "book" de pessoas, e tambem para gravar vídeos em alta definiçao, pois eu queria fazer alguns curta metragens. É claro que o certo sera eu comprar daí uma filmadora, mas eu não tenho inheiro suficiente. Só posso comprar uma camera abaixo de 1000 reais, ja que estamos falando do Paraguai.
    Claro que tudo isso seria para começar uma carreira. Em que eu pudese unir fotos e filmes de boooa qualidade.

    ResponderExcluir
  184. Infelizmente tem que ser reflex, não dá pra usar nada menos do que isso para trabalhos. No Paraguai é quase certo que dá pra encontrar Canon T3 por menos de 1000 reais, senão, é melhor esperar um pouco e juntar mais dinheiro.

    ResponderExcluir
  185. Uma coisa: A Panasinic FZ35 é melhor que a Fujifilm HS10 (mesmo não fazendo videos de Full HD?)

    ResponderExcluir
  186. Sim, muito melhor, mas ambas inadequadas para o que pretende fazer.

    ResponderExcluir
  187. Bem eu vou pensar um pouco e ver o que eu fasso. Muito obrigado com a ajuda, e volto a falar com você ok? Olhe o preço das 3 cam na mesma loja do Paraguai:
    Panasonic FZ35 - U$ 292,00
    Fujifilm HS-10 - U$ 377,00
    Canon T3 - U$ 555,00

    ResponderExcluir
  188. Rodrigo Jordy, falei com o meu pai (já que é ele que vai pagar a maior parte da cam), e gostamos da Canon T3, a imagem é exelente. Ele me perguntou de quanto era o zoom e eu falei que não tinha. Daí que surgiu a questão: é cara e nem zoom tem! Eu andei pesquisando e achei lente de zoom por R$500,00.
    E pesquisa vai pesquisa vem achei a Canon PowerShot SX30IS é quase mesmo preço, e zoom de 34x, mas não sei se é boa será que é?

    ResponderExcluir
  189. Tiago, é preciso definir prioridades: Zoom é maisimportante do que a qualidade de imagem? Pois não dá pra ter os dois juntos. É para trabalho ou hobby? Só depois disso dá pra saber o que vale a pena ou não.

    Boa toda câmera é, todas tem suas vantagens e desvantagens mas cada uma tem seu propósito, é preciso descobrir qual o seu propósito.

    ResponderExcluir
  190. Muito obrigado pela ajudaça que você está me dando, seu blog ja está nos meus favoritos huhsuhsussushusu. Nem queira saber como está minha cabeça essa semana...to feito um louco até de madrugada à procura da melhor camerâ, nem durmir consigo, tenho que decidir essa semana pois meu cunhado vai sexta-feira pro Paragui! E ainda tenho vestibular pra ajudar!
    Não sou tão chato assim, mas ainda vou ficar te encomodando até a decissão final. Ufa!

    ResponderExcluir
  191. . Acha que conpensa pagar um pooouquinho mais em uma T1i do que em uma T3?
    . Fotos da T3 ficam boas tanto para locais fechados quanto abertos?
    . E à noite?
    . T3 é pilha ou bateria? Qual é melhor?
    . A qualidade do som da T3 é bom?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  192. A T1i tem mais recursos que a T3 mas como a T3 é mais moderna, os recursos em comum podem ser melhores na T3.

    Foto boa depende de você, reflex é boa pra tudo, qualquer tipo de foto.

    Bateria. Não há melhor, cada usuário se adapta melhor a cada uma mas no Brasil não existe reflex à pilha.

    O som da T3 é melhor que na T1i.

    ResponderExcluir
  193. Rodrigo adorei seu blog, show de bola mesmo, estou me formando em odonto e ja fiz minha opcao um nikon d5100 com lente macro 105 mais isso pra consultorio, agora pra uso domestico para tirar fotos com qualidade da minha filhota, oq me diz da fz35 ou zs10 ou no caso que nao encontre a z35 a z40.. vlw...

    ResponderExcluir
  194. Olá Luciel, se encontrar a FZ35 ótimo mas se não encontrar pode ser a FZ40. Essa ZS10 também é excelente mas tem uma lente um pouco mais escura.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  195. vlw companheiro seu blog ja recomendei para uns colegas, estou viajando essa noite, caso nao encontre uma dessas vou aguarda um pouco e esperar algum lancamento mais pro fim do ano, abraços e obrigado novamente

    ResponderExcluir
  196. Olá Rodrigo!
    Ando acompanhando suas postagens e estou muito satisfeita.
    Pelos tópicos que andei lendo, vi que em termos de imagem as melhores na sua opiniçao são : canon sx20; panasonic fz35 e nikon p100.
    Estou em dúvida de qual destas comprar, quero a com melhor imagem e nitidez e que possuam fatores que a destaque. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  197. Ingrid, destas a FZ35 é a melhor mas tudo depende da sua habilidade com os controles manuais, câmera sozinha não faz nada.

    Como estas 3 câmeras estão ficando difíceis de encontrar, alternativas que eu recomendo seriam Panasonic FZ40 e Fuji HS20.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails