23 de julho de 2010

O trono de melhor compacta que existe tem nova dona: Panasonic LX5

   Sei que vai ter gente discordando mas meu julgamento inicial é de que a Panasonic LX5 é a melhor compacta já lançada até hoje, desbancando a Canon G11 e tendo algumas vantagens significativas em relação a sua antecessora, a LX3. Exatos dois anos depois.
 Canon precisa mostrar serviço com a sucessora da G11 pra retomar seu lugar

   Vamos ver primeiro o que foi mantido em relação à LX3: A resolução se manteve em 10 megapixels e com um sensor grande reduz bastante a presença de ruídos e aberrações cromáticas; a abertura máxima continua em fantásticos 2.0; macro de 1cm; presença de sapata para flash; exposição máxima de 60 segundos; e LCD de 3 polegadas.
 Painel traseiro traz como novidade uma roda de filtros

   Agora as diferenças, e a principal delas é o aumento do zoom de 2,5 para 3,8x e a consequente expansão focal de 24-60 para 24-90mm, esse talvez fosse o maior ponto fraco da LX3; a abertura máxima com zoom consequentemente também diminui mas continua espetacular em 3.3; o disparo dela está mais rápido chegando a 1/4000 de segundo; o flash diminuiu um pouco a potência de 8,5 para 7,2 metros mas continua muito bom; a faixa de compensação de exposição agora tem um ponto a mais; o modo contínuo continua em 2,5 fps mas limitado a 5 imagens; e os vídeos em resolução HD foram melhorados.
 Vista de cima, a única coisa diferente da LX3 é o botão dedicado para vídeos, como nas FZ40 e FZ100

   Opinião do blogueiro: Continua faltando o viewfinder, existem versões óptica e digital opcionais mas sabemos que aqui no Brasil nunca vai chegar; o grande problema dela foi solucionado com o aumento de zoom pra completar a excelente distância focal de 24mm com um zoom até 90mm. A sapata para flash e os controles manuais aliados a qualidade Leica fazem dessa câmera uma opção melhor que a Canon G11, destronando-a do ponto mais alto do pódio das compactas. Vão comprar a de vocês quando, hein?

44 comentários:

  1. Já vendi minha S90 e mes que vem to indo pros EUA e vou trazer uma sem sombra de dúvida, já adborava a LX3, o que dizer entao da LX5... bela maquina e otima alternativa pra quem nao pode (ou nao tem coragem, rs) de levar a dslr pra certos lugares!

    Abraco a todos,

    marcus
    www.gorba.org

    ResponderExcluir
  2. É, presidente...já vi que você vi ser minha cobaia, vai testar a LX5 pra depois postar as suas impressões aqui, te aguardo em semtebro rsrs

    ResponderExcluir
  3. Aaaaah essa é pra fazer qualquer um suspirar, viu?

    ResponderExcluir
  4. Pesquisarei sobre esta criança! Como o amigo disse acima... Ha lugares que não tenho coragem de tirar uma DSLR da bolsa!

    ResponderExcluir
  5. Falando em cameras... Gostaria de ter vc`s adicionados como amigos no meu flickr!

    www.flickr.com/photos/alixandre

    ResponderExcluir
  6. rsrsrrs... É verdade, Tem lugares que agente pode ficar meio assim, mas, como não tenho cash pra comprar as duas, o jeito é criar coragem msm!

    Rodrigo, gostaria de agradecer muito a ajuda e dizer que, mesmo mais cara, vou fazer uma forcinha e comprar a FZ35 da Pana, vlw msm!

    Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo vi algumas fotos da PAnasonic DMC-L10 e gosteu muito... porém não achei ela pra vender! ou ela é muito antiga ou não chegou no Brasil ainda, mais tem muita foto dela no FLICKR por que será que eu não acho ela?

    ResponderExcluir
  8. Ah a L10 é muito boa né? Deixa qualquer um babando mas ela é bem antiga e de um sistema (4/3) que já foi substituído por outro (Micro 4/3), nem tem mais nada referente a ela à venda.

    ResponderExcluir
  9. Vlw Rodrigo como sempre bem informado, cara eunão curto muito essas maquinas gradonas, acho que elas são chmadas de DSRL neh? mais para obter fotos com aquelas cores e de

    ResponderExcluir
  10. Olá Rodrigo. Parabéns pelo blog, muito bom mesmo!

    Essa LX5 é melhor que a FZ100? O que vc me diz?

    Att,

    ResponderExcluir
  11. Olá Alexandre, são câmeras de categorias diferentes então não posso comparar uma com outra.

    Eu digo que a LX5 é a melhor compacta porque tecnicamente ela está a frente de todas as outras mas a FZ100 é uma superzoom então, se você precisa de muito zoom, a LX5 não serve pra nada, entendeu?

    ResponderExcluir
  12. Rodrigo...gostei muito de sua indicação para a LX5...estou em dúvida entre ela e a Fz100..não preciso de muito zoom..mas achei o visula da fz 100 muito legal...vc me disse que a lente da Lx5 é muiot boa..com a abertura de 2,00,uma lente mais clara, e a FZ100 não tem a mesma?Por enquanto obrigado !!

    ResponderExcluir
  13. Da FZ100 é 2.8, também clara mas a LX5 é acima da média, tem pouca concorrência.

    ResponderExcluir
  14. Ok...quanto seria a lente da Canon SX200IS??? Tenho curiosidade,pois tenho uma e as fotos noturnas não se saem tão bem.

    ResponderExcluir
  15. Na frente da lente tá escrito, fique atento para as próximas câmeras que você ver, é o número que vem depois do 1:

    Por exemplo, na SX200 é de 3.4, pra falar a verdade, uma péssima abertura mas não é só isso que influencia nas fotos noturnas, tenta disparos mais longos e um ISO menor que suas fotos vão ficar boas.

    ResponderExcluir
  16. Desculpe a ignorancia..como fazer os disparos mais longos ??

    ResponderExcluir
  17. Tem que aprender a usar os controles manuais, não tenho como te explicar aqui mas coloca no modo de prioridade de velocidade e você vai poder escolher a velocidade com que saem os disparos, quanto mais longo, mais firme terá que ser sua mão senão treme a foto apesar do IS.

    Aprender os controles manuais é que diferem os fotógrafos dos apertadores de botão pois não adianta ter uma boa câmera e ficar usando só no automático. A SX200 é uma ótima câmera apesar da pouca abertura, basta saber compensar isso.

    ResponderExcluir
  18. Valeu Rodrigo...obrigado pelas dicas !!!

    ResponderExcluir
  19. Rodrigo,

    Estava a pesquisar sobre camêras compactas e encontrei o seu blog no google...acho que cai aqui de para quedas....pois bem, estava especialmente pesquisando sobre a Canon G12 da qual sou fã incondicional da marca pois possuo uma das antecessoras "ancestrais" da famosa série G, a Canon G9 especificamente falando e é uma baita de uma camêra até hoje e foi a melhor compacta do mundo até o ano de seu lançamento em 2007...pois bem...vamos lá ao que interessa..sou do tipo exigente ao extremo...caxias...cara chato mesmo na acepção da palavra..rsrs.. e só prezo pelo melhor em qualidade final do resultado da imagem e dos aspectos manuais e técnicos da camêra, sempre...independente do que for e vi que a nova Panasonic LX5 é a nova rainha das camêras compactas digitais,a joia da coroa, segundo vc e a maioria esmagadora dos entedidos em fotografia digital e concordo plenamente assinando embaixo, mas eu queria saber de fato só por desencargo de consciência se essa Panasonic LX5 fica na frente da Canon S95 e da Canon G12 ou de qualquer outra camêra compacta similar em seus aspectos técnicos seja ela qual for independente de marca e modelo, digo isso porque vou aposentar a minha Canon G9 e deixar ela apenas como segunda camêra e quero a melhor compacta da atualidade em mãos, além disso tenho visto no flickr fotos espetaculares da Canon S95 e fiquei de queixo caído principalmente por ter uma lente tão luminosa F2.0, coisa rarissima nas compactas digitais de hoje em dia, aspecto esse que a Panasonic LX5 tambem possui além dos 24mm de grande angular do qual me agrada muito além da poderosa lente leica e um grande sensor e renovado frente a LX3, se puder e for realmente possível, o que vc acha da minha Canon G9, faça um comentário breve sobre ela mediante sua opinião pessoal e me tira outra dúvida, essa Panasonic LX5 é a mesma máquina da LEICA, a D LUX 5 ??? no mais agradeço a sua atenção e desculpa por me estender tanto aqui com muitas palavras, Parabéns pelo Blog, tudo maravilhoso e de muito bom gosto ajudando o próximo com dicas valiosas no mundo da fotografia digital, fica com Deus e grande abraços da Bahia !!!!!

    ResponderExcluir
  20. Rodrigo,

    Vislumbrei uma idéia aqui na minha cabeça,não sei se cabe isso agora, mas vc acha que se a próxima compacta da Canon da série G, uma suposta G13 manter a lente em F:2.8 e manter tambem com grande angular em 28 mmm, isso representa grande chances da Panasonic LX5 ainda permanecer como a melhor compacta digital ??? independente de novo sensor, video em HD e outros detalhes técnicos já inclusos na G12....Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  21. Olá Adilson, obrigado pela presença no blog.

    Você é dos meus, sou exigente assim também além de ser também fã incondicional da Canon tanto que tenho 4 delas aqui em casa e mais uma que dei ao meu irmão, e outra coisa que parece que temos em comum é saber que não se precisa de uma DSLR para boas fotos, basta uma compacta "de verdade" e a pecinha atrás da câmera funcionar bem.

    Como diria Jack, o estripador, vamos por partes hehe:

    Eu acho que a LX5 fica a frente dessas Canon por um conjunto de coisas, ela reune o que a S95 e a G12 tem de melhor, na minha opinião, e aliada à qualidade Leica que reconheço ser maior que a Canon na questão óptica. São as duas únicas empresas que levam a sério as compactas, Nikon, Zeiss e Schneider poderiam seguir esse exemplo.

    Realmente a G9 foi a melhor compacta até 2007 mas a partir dali a Canon deu uma grande reformulada na série G pois a Panasonic chegou com força total neste ano e aí a receita desandou, colocaram uma grande angular na G10 (era o que tava faltando) mas encheram com 14 MP, viram a besteira que fizeram e reduziram pra 10 MP na G11 porque perceberam que o público da série G quer qualidade e não MP. A G11 recuperou a coroa perdida pela G10 porém a G12 não teve atrativos porque a Canon dividiu as atenções com o retorno da série S.

    Panasonic LX5 é exatamente igual a Leica D LUX5, assim como FZ100 e V LUX2; cópias, mas ela pode né?

    Sua suposta G13 acho que vai ser assim mesmo, sem grandes novidades enquanto a Canon apostar na série S e acredito que vai continuar perdendo mercado para a Panasonic. Resta saber se ela vai continuar dividindo o que tem de melhor em duas câmeras ou apostar em uma só.

    Um abraço e retorne sempre que quiser!

    ResponderExcluir
  22. Muito obrigado pelas informações e considerações grande Rodrigo, realmente jogo no seu time mesmo, sou muito exigente e canonzeiro de carteirinha,e realmente temos em comum tambem este mesmo pensamento de que não precisa ter uma DSLR em mãos para se fazer fotos espetaculares com as compactas avançadas do mercado de hoje em dia, mas por essa Panasonic LX5 vou pular a cerca pois prezo por alta qualidade e no momento é a melhor da atualidade, mas não significa que vou deixar de ser amante da Canon para que não pensem mal de mim..rsrsrs, outra coisa que me despertou um certo incomodo em mim é o fato da Panasonic LX5 ter um flash do tipo retrátil que sai de dentro da camera de baixo para cima, isso me transmite uma leve ou até falsa impressão de que vai se danificar facilmente com o uso do dia a dia,de que vai entrar poeira ali e emperrar com o tempo, posso estar errado, não sei, outro ponto é o fato da lente da LX5 não recolher pra dentro por completo assim como a minha Canon G9 faz e a maioria das compactas do mercado atual transimitindo segurança a objetiva, me obrigando a administrar aquela tampa de proteção, não gostei nada disso, para mim camera compacta tem que ser descomplicada, gostaria que você Rodrigo desse seu ponto de vista em cima destes dois detalhes que podem ser negativos ou não na Panasonic LX5..um grande abração !!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Outro detalhe Rodrigo, o fato da Panasonic LX5 não vim com LCD móvel que já virou uma tendência natural nas compactas avançadas das concorrentes como Canon,Nikon,samsung e viewfinder implica em pontos negativos em relação a concorrência ou são aspectos irrelevantes estes ??? de que proveito poderiamos tirar melhor do LCD movel e viewfinder em fotos e videos nas compactas em seu ponto de vista ??? muito obrigado mais uma vez !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Rodrigo só por curiosidade, sabe me dizer se para a Panasonic LX5 já existe disponivel o estojo caixa estanque para fotografias e videos subaquaticos ??? não vi em lugar nenhum até agora, é um acessorio importante para quem trabalha com fotos embaixo dágua, e só para confirmar, o adpatador de filtros dela é no padrão 58mm ??? mais uma vez obrigado !!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Rodrigo, quanto a densidade de MP por cm2, como se sai a Panasonic LX5 ?? são excelentes para o padrão atual ??? obrigado !!!!!

    ResponderExcluir
  26. Adilson, já usei flash pop-up mas nunca retrátil então nunca tinha parado pra pensar nisso então não tenho opinião formada sobre isso. O fato da objetiva não recolher completamente acho que não há problema pois tem um anel em volta dela, acho que não irá causar problemas, é que a câmera é muito fina mesmo, não dá pra recolher toda.

    A falta de viewfinder é um problema, tanto que ressaltei como ponto fraco, o LCD móvel é muito útil pra mim mas a falta dele não chega a ser um problema, pelo menos na minha opinião. No exterior você compra um viewfinder que pode ser tanto óptico como eletrônico se sentir muita necessidade. Em fotos externas sob sol muito forte, eu só uso viewfinder.

    Caixa estanque ainda não vi e não pode ser a da LX3 já que ela é um pouco mais baixa. Os filtros usados na LX5 são 52mm.

    Eu diria que a densidade de MP é mais do que excelente para os padrões de hoje pois ela usa o maior sensor que existe hoje, inclusive um pouco maior que o da G11.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  27. Olá Rodrigo..estou com outra dúvida em relaçao a LX5..lendo e um outro blog estrangeiro o pessoal fala que é melhor usar o sistema RAW e não o JPEG para fotografar..vc sabe como isto funciona??
    Obrigado por enquanto !!

    ResponderExcluir
  28. Não se deve levar em conta tudo que se diz na maioria dos foruns pois geralmente são mais indicados a profissionais e eles tem algumas ideias que tentam enfiar goela abaixo do pessoal mais novo. RAW só serve pra quem trabalha com grandes impressões e precisa fazer cortes e retoques sem perda alguma de qualidade e também pra quem tem tempo de sobra pra perder com essas edições trabalhosas e demoradas.

    Eu só usei RAW uma vez em toda a minha vida, vi que não tenho necessidade daquilo mas alguns tentam impor que isso é essencial e suas fotos só ficariam boas usando RAW.

    Acho muito errado fazerem isso porque geralmente o pessoal que tá começando toma opinião de gente mais experiente como base e termina considerando essas opiniões como uma lei. Acho que deveriam pensar direitinho que eles lidam com vários tipos de público e cada um tem necessidades e prioridades diferentes.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  29. Já postei faz um tempinho rsrsrs: http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/06/sensacional-lancamento-da-samsung-tl500.html

    ResponderExcluir
  30. Colegas, tmb sou canonzeiro e o Rodrigo sabe bem disso. Estou no EUA de ferias, Acabei de renovar minhas cameras, de dslr comprei uma 7d e de compacta depois de analisar bem optei pela LX5. Chego semana que vem ao Brasil e terei prazer de fazer um review para os colegas :)

    ResponderExcluir
  31. Opa! Faz mesmo. Tô ansioso e os outros leitores também.

    ResponderExcluir
  32. Uso RAW direto. Depois de aprender a usar esse formato, você vê que JPEG é muito amador, limita muito o potencial de utilização e edição de uma imagem.

    ResponderExcluir
  33. Pois é, fazendo a lavagem cerebral de uma amiga... a Fiz ficar com a G12 mesmo... Pois o lance da falta de flash a fez desanimar... Simplismente pelo flash... Olhamos também a Olimpus Xz-1 com incrivel abertura que vai de 1.8-2.8... mas sem flash...

    É que as vezes não queremos carregar nada mais que a camera no bolso né!

    Ponto para Canon.

    PS:
    E olha que sou Nikonzeiro...
    mas no mundo das compactas... Canon é o que há.

    ResponderExcluir
  34. Ué, não entendi. Ela disse que a XZ1 não tem flash? De qualquer forma, a G12 é uma excelente câmera.

    ResponderExcluir
  35. Rodrigo...Olá. Lí todos os comentários aqui no blog sobre as compactas, mas são em 2010 e atualmente qual a melhor na sua opnião? Vou pra Orlando agora em julho e quero aproveitar.

    ResponderExcluir
  36. Só incluo a Olympus XZ1 a essa lista, por enquanto: http://goo.gl/72khm

    ResponderExcluir
  37. humm... não resisti e vim até aqui dizer que acabei de comprar uma LX5 –eu queria uma g12, mas mudei de ideia, um pouco influenciada por vcs!
    e tô bem contentinha! não sou pro, mas o que já vi hoje deu pra perceber que é uma bela máquina!
    parabéns pelo blog, rodrigo, é muito bom aprender por aqui!

    ResponderExcluir
  38. Olá Ana, obrigado pela presença no blog.

    Agora é só partir para os cliques e fique à vontade para compartilhar conosco pelo grupo do blog no flickr.

    ResponderExcluir
  39. Amigo acompanho o seu blog e outros sites desde Dezembro /2011, na verdade site brasileiro falando sobre câmeras o seu é o melhor. Bom estou a procura de uma nova câmera, nuss mas como é complicado escolher uma câmera rsrs, são mais de 12 lançamentos de varias marcar que lançam todo o ano, então eu foquei pra que eu usaria a câmera, não queria DSLR ou Mirrorless devido elas serem grandes, mas também não queria nenhuma câmera de moda, tipo compra uma da SonyWX7 porque ela é boa, tira foto 3D, tem GPS, assim não quero essas baboseiras, então comecei a ler sobre o funcionamento, tudo sobre câmeras, eu tinha uma Samsung S630 (1 camera) eu gostava tanto das imagens em comparação de uma outra da Samsung que tinha comprado ano passado (não lembro o modelo mas roubarão ela) mas enfim vi que o pixel size era bem grande, na verdade em sites internacionais eles medem a densidade de megapixels em unidade µm², aqui no site você usa a unidade em cm (você sabe como que converte µm² para cm² ) bom mas agora na próxima compra queria uma compacta, comecei a pro procurar por travel zoom (quase comprei a SX 230 HS, mas fiquei esperando sair a SX260HX, quando ela saiu só estava esperando ela sair pra venda e ia comprar ela pelo e-bay), mas a pixel size dessas câmeras é muito baixo devido ela ter um zoom grande, perde na qualidade de imagem certo??
    E tipo usar 12x, 15x e agora tem até 20x de zoom, nuss nunca iria usar isto ou iria usar muito de vez em quando, então desisti delas, e estava esperando os lançamentos para este ano, mas os cara lançaram um monte de câmeras com 16mp pra cima, cheia de recursos, mas qualidade de imagem que é bom nada, então lendo, lendo e lendo chequei nas câmeras Nikon Coolpix P7100, DMC-LX5, Olympus XZ1 e Canon ELPH 520 HS ( o pixel size dela em sites estrangeiros esta de 2.8 µm², mas vendo os seus comentários, você falou que “A resolução total do sensor é de 16.8MP e a fabricante diz que este sensor mede apenas 1/3 de polegada e pelo fator de corte (7x) nota-se que é isso mesmo. Então, essa é a compacta com pior densidade de megapixels, maior nível de ruído e, consequentemente, péssima qualidade de imagem. Não recomendada.” ), bom sei que a escolha de uma câmera é pessoal de cada um, para o uso destinado a cada um, bom mas queria te pedir uma ajuda, como você pode ver estou desde dezembro atrás de uma câmera, fiquei para nestes 3 modelos ai que te falei, o que você acha destes modelos?? Recomenda eu dar uma olhada em mais algum??
    Cara não foi um comentário que escrevi, foi uma historia rsrs, mas espero que você faça aparecer uma luz no fim do túnel pra mim rsrs

    Parabéns pelo seu blog Rodrigo!!!

    ResponderExcluir
  40. Olá André, obrigado pela presença no blog.

    Eu gosto de mensagem grande e detalhada pois assim posso saber exatamente o que o leitor quer em vez de ter que ficar adivinhando e fazendo uma série de perguntas pra poder ajudar.

    Você é uma pessoa que já entende o assunto pois andou estudando e sabe o que quer, escolheu 3 das melhores câmeras que existem. Não posso decidir por um deles mas posso dizer que está no caminho certo. Já leu um comparativo que fiz com estas câmeras?

    Aqui um comparativo com as melhores câmeras de 2010: http://goo.gl/2v3Ga

    E aqui, as melhores de 2011: http://goo.gl/DOMpN

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo mais um pouco comparativo entre câmeras aqui no seu site e em outros fiquei entre 2 a DMC-LX5 e Olympus XZ-1 (pois não faço questão do viewfinder) vi que tem rumores de uma nova versão para as duas, mas se ficar esperando sempre vai ter atualizações a cada ano. Eu pessoalmente me simpatizei mais com o modelo da Olympus, mas o pessoal da bem mais preferencia para a Panasonic.
      Você ja teve a oportunidade de tirar fotos com alguma delas??

      Excluir
    2. Pois é, rumor sempre vai ter pois as câmeras são renovadas a cada ano, sempre tem uma sucessora. Infelizmente não tive oportunidade de clicar com nenhuma dessas maravilhas mas elas são o supra sumo das compactas, é qualidade garantida. É questão de analisar as especificações de cada uma e ver qual se encaixa melhor no que procura.

      Qualquer uma das duas é garantia de satisfação plena.

      Excluir
  41. Rodrigo,
    LX5 ou Canon G12? Qual das duas você compraria para fotos familiares, de criança, do dia a dia? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem melhor entre essas duas, elas estão absolutamente no mesmo nível, é caso de analisar as especificações de cada uma e ver qual atende melhor suas exigências. Não tenho como te afirmar categoricamente que uma é melhor que a outra, é uma preferência pessoal.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails