22 de abril de 2010

Trielo entre Canon G11, Panasonic LX3 e Canon S90

   Essas três câmeras são, na minha opinião, as melhores compactas que existem no mercado. Todas dotadas de controles manuais e com alguns atrativos que não se vêem nas outras compactas e até nas DSLR só se encontram em lentes bem caras, e até por isso mesmo essas compactas não são nada baratas. Todas custam mais de 1000 reais.
De cima para baixo: S90, LX3 e G11

   Apesar de ser do ano de 2008 a Panasonic LX3, que não teve ainda uma substituta, tem um sensor ligeiramente maior que suas concorrentes da Canon porém sua resolução total é de 11 megapixels (apesar de serem 10 megapixels efetivos) contra 10 das duas rivais então isso não gera vantagem pra nenhuma das três, a densidade de megapixels é praticamente a mesma.
 Canon S90 é a mais compacta das três

   No zoom e na distância focal, a G11 se sobressai já que sua lente tem um alcance de 28-140 mm contra 28-105 da sua irmã S90 e apenas 24-60 mm na LX3. Se por um lado essa curta distância focal favorece os macros e as fotos em close, a compacta da Panasonic não se sai tão bem nas fotos de paisagens. Por falar em macro, apenas a S90 não possui o supermacro de 1 cm, ficando para trás nessa disputa.
 Panasonic LX3 é a única das três que tem opção na cor prata

   Quando se fala em abertura de 2.0 geralmente estamos falando de potentes lentes para câmeras DSLR, mas a Canon S90 e a Panasonic LX3 possuem essa espantosa abertura para os padrões das compactas e põem a G11 no bolso com sua abertura de 2.8 que ainda assim não está ruim.

   Quem acompanha o blog já sabe que o flash é um ponto fraco histórico da Canon e as longas exposições são um ponto forte da Panasonic então, nesses dois itens a LX3 toma a dianteira nesta disputa: O flash dela tem 8.3 metros de alcance máximo contra 7 e 6.5 de G11 e S90 respectivamente; na longa exposição chega a ser covardia pelos já tradicionais 60 segundos da Panasonic contra os 15 das duas Canon mas pra quem gosta de disparos rápidos e na G11 isso é um pouco mais necessário devido a sua abertura menor, ela alcança 1/4000 de segundo, bem mais do que a S90 com 1/1600 e a LX3 com 1/2000 de segundo.
 LCD móvel da Canon G11 faz muita diferença

   A Canon S90 fica mais longe das concorrentes por ser a única das três a não possuir sapata para flash; a sua irmã G11 passa a perna nas rivais por ser a única a possuir visor óptico e um LCD móvel; a LX3 é a única com possibilidade de vídeos em HD e o modo contínuo dela é bem mais rápido que o das duas Canon, porém, é limitado a 8 fotos em sequência. Deu pra perceber que são câmeras bem distintas por essas últimas informações, cada uma vai agradar a um tipo diferente de público.

   Opinião do blogueiro: O que elas tem em comum é o fato de todas serem alimentadas por bateria tipo proprietário, fora isso a S90 se mostrou bem menos “agressiva” que as outras duas deixando a disputa entre G11 e LX3; na minha avaliação cada uma ganhou 6 pontos gerando um empate técnico mas eu desempataria em favor da G11 pelo LCD móvel, presença de visor óptico e um alcance focal bem melhor que o da LX3.

24 comentários:

  1. Caro Rodrigo...

    Grande post, parece até que foi feito sob medida
    pra mim... rs.

    Tinha uma compacta (canon sx200 is), mas acabei
    vendendo pra comprar uma dslr... entretanto, a
    verdade é que, para aqueles que tem a fotografia
    como um hobby (meu caso), não é toda hora que se
    tem paciência para caminhar com câmera, lentes,
    e principalmente, o pesado tripé rs...

    Diante disso, pesquisei, pesquisei e pesquisei...
    Acabei optando pela s90 pelo tamanho, abertura da
    lente e, principalmente pelo fato de já ter uma
    DSLR.

    Aos que estão em dúvida, sugiro: uma completa a
    a outra... analise o que você mais precisa. Caso
    eu não tivesse uma SLR, provavelmente optaria
    pela G11.

    Abraços e parabéns pelo Blog, excepcional.

    ResponderExcluir
  2. A abertura dessa lente por ser em um compacta é algo realmente assustador.

    Obrigado pelo elogio, tô sempre atualizando.

    ResponderExcluir
  3. realmente esta abertura dessa camera é fenomenal!
    espero que daki pra frente as cameras ocorram isso!
    das 3 tenho a g11, nao tenho do que falar, excelente camera!

    rodrigo que tal um topico com as MICRO 4/3
    estou louco para comprar uma Panasonic ou uma Olympus, que sabe num futuro proximo!
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Com certeza sai um tópico sobre as micro 4/3 nos próximos 15 dias, devo falar sobre alguma Panasonic da série G, um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Pessoal. Estou há dias pesquisando sobre os modelos Canon G11 e Panasonic LX3. É difícil achar um artigo como este em portugês. Parabéns!!
    Estou tentando encontrar material para comparar não só a parte das funções em si da câmera, mas também sites que contenham material produzido por elas. Encontrei um muito completo sobre a Lumix:
    http://www.lx3-photography.com/

    Será que poderiam indicar sites assim referente a Canon G11?
    Queria ter uma noção se a G11 produz imagens com tão boa definição como as que vi no material produzido pela Lumix.
    Valeu!
    Silas.

    ResponderExcluir
  6. Que disputa, hein! =D
    Parabéns pelo post.
    '
    Esse modelo da Canon eu ainda não conhecia, o desenho é bem parecido com o da LX3, embora esta última seja, na minha opinião, mais bonita...

    ResponderExcluir
  7. Gostei do Post. Tenho uma LX3 e faço fotos incríveis com ela. estou super satisfeito e recomendo pelo tamanho e qualidade da imagem

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber qual é a diferença entre a Sony Hx1 dos modelos citados, e qual é a melhor opção de câmera para uma compra satisfatória.

    ResponderExcluir
  9. Bem, a HX1 é de uma categoria diferente, é uma superzoom então não pode rivalizar com estas câmeras que são menores, menos versáteis porém a qualidade é maior devido ao grande sensor que possuem e facilidade maior de acesso aos controles manuais.

    Se você quer uma câmera mais versátil, com mais zoom, a HX1 é melhor, ou outra superzoom do seu gosto. Se quer uma câmera com qualidade aima de tudo pode ser uma dessas 3 ou as novas Panasonic LX5, Nikon P7000 ou Samsung TL500.

    ResponderExcluir
  10. a sony apha a230 também é de categoria diferente mais não é uma superzoom como a hx1, porem ouvi em alguns foros que a alpha a230 tem imagem de meljor "qualidade" que a hx1, mais será que a qualidade da a230 é superior a de uma g11 ou lx5?

    ResponderExcluir
  11. Olá Diego, obrigado pela presença no blog.

    Qualquer Alpha é superior a essas câmeras, com certeza absoluta. Não dá pra comparar a qualidade de uma DSLR com uma compacta.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  12. Caraka Rodrigão esperava que sua resposta fosse dificil, mais repondeu com tanta tranquilidade que me assustei!
    Não sou fotografo e nem entendo de máquinas, mais gosto de tirar fotos e sou curioso.O sensor da g11 é menor que da A230? estava lendo que o iso no modo automatico da a230 é de no minimo 100 ja da G11 é 80, issu traduz uma melhor qualidade em fotos diurnas?

    ResponderExcluir
  13. No caso de fotos diunas quanto menor, melhor. Há um dispositivo não oficial nas câmeras Canon em que você pode usar ISO 10, é um programa chamado CHDK que você baixa, coloca no cartão de memória e habilita várias funções "escondidas" na câmera.

    O sensor da G11 e de todas as compactas é menor, e muito menor que o da A230 e qualquer outra câmera da mesma categoria, as DSLR.

    Como são câmeras de categorias diferentes, a meu ver não cabe a comparação do ISO entre as duas. Compacta se compara com compacta e DSLR com DSLR.

    Se estiver a fim de uma G11, na minha opinião a única compacta melhor que ela ainda não chegou ao Brasil oficialmente, a Panasonic LX5. Ambas são câmeras espetaculares.

    Continue mandando as dúvidas sempre que aparecerem.

    ResponderExcluir
  14. essa Alpha é boa mais é muito profissional, não da pra ver imagem no lcd antes de bater a foto! já e G11 tem um lcd todo versátil, o unico problema pra mim na g11 é seu tamanho e o flash! que tem 7 metros contra 8.3 da Lx3, mais na sua opnião esses 1.3 metros se traduz em fotos melhores a noite que a G11? Lx3 não pode ter um alcance maior mais capturar menos detalhes que a G11?
    Já a Alpha tem alcance se eu não me engano de 10 metros.Isso de flash me interesa por que tenho minha formatura final do ano agora e eu queria tirar umas fotos!
    A lx5 que você citou está em média 550 a 650 doletaso á 1,68 comercial daria aproximadamente mil reais o que valeria a pena pra mim se ela não tiver um corpo muito grande um ótimo flash videos nem ligo muito essa história de videos em HD pra mim é pura perda de dinheiro para as grandes marcas , maquina fotgrafica tem que ter otimização em fotos e não em videos!

    ResponderExcluir
  15. Ah, concordo totalmente! Câmera fotográfica é pra fazer foto, o vídeo é apenas um quebra galho e não acho justo exigir alto desempenho.

    Essa diferença do flash na prática é muito pouca e sabendo usar os controles manuais você compensa isso numa boa. O corpo da LX5 é menor que o da G11, mais compacto até porque tem menos zoom: 3,8x contra 5x.

    Agora, você precisa se decidir se quer uma câmera "faz tudo" ou uma com lentes intercambiáveis em que cada lente desempenha uma função diferente. Enquanto continuar comparando Alpha com compactas nunca vai chegar a uma conclusão. Resumindo: Esqueça a Alpha de uma vez ou comece a se preparar para ter gastos posteriores com lentes e etc.

    ResponderExcluir
  16. Rodrigo,
    este artigo do trielo entre as câmeras realmente deu uma ótima esclarecida. Ficarei com a Panasonic LX3. Agora é só pesquisar no Mercado Livre e comprar. Achas que posso encontrar uma câmera panasonic original (Japan) neste tipo de compra? Bom, desde já grato pela sua atenção e sucesso!

    ResponderExcluir
  17. Isso é uma incógnita. Eu não me preocupo com a procedência pois de todas as câmeras que já tive, a única que deu defeito foi vinda do Japão.

    Você fez uma ótima escolha, a câmera é excelente, das melhores que já vi e algumas Panasonic são feitas no Brasil, não sei a LX3.

    Um abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  18. Rodrigo, vi nos seus comentários q o programa;dispostivio chamado CHDK vc baixa e poe no cartao ao ser utilizado pela camera (CANON) é bom mesmo esse programa¿

    Muito bom o post do trielo!!!

    Dennys Marques - PE

    ResponderExcluir
  19. Olá Dennys, obrigado pela presença no blog.

    Se é bom eu não sei porque nunca usei mas ele habilita muitas funções que ficam "escondidas" nas câmeras. Acho que vale a pena quem já domina todos os comandos da Câmera usar esse programa.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  20. A Canon G11 não é tãaaaaaaaaaaaaao compacta assim, só se for num bolso de bermudão :P

    E dessas 3 em questão a g11 e LX3 são as melhores.

    Seria bem legal Rodrigo você fazer de vez em quando um trielo entre câmeras!

    ResponderExcluir
  21. Se nesse mês de maio não tiver muitos lançamentos, e acredito que não tenha, vou promover duelos, trielos ou batalhas campais.

    ResponderExcluir
  22. Muito bom o artigo. Não conhecia a Panasonic LX3, mas passei a considerá-la na minha pretensão de compra de compactas com recursos manuais adicionais para iniciantes (caso realmente me interesse e tenha tempo, passarei para uma DSLR).
    A minha escolha estava bem próxima da Canon S95 por causa do tamanho dela, pois, como disse um colega acima, carregá-la com facilidade é uma das minhas preocupações. Entretanto, fiquei com mais argumentos de pesquisa com as do trielo e a Panasonic LX5 recomendada.

    Se for possível gostaria que você fizesse algumas considerações sobre a Canon S95 em relação as demais e, principalmente, em relação a Canon S90.

    Grato!

    ResponderExcluir
  23. Acrescentando um comentário à pergunta acima: o nível disponível de ajustes manuais é semelhante entre as marcas do trielo e a Canon S95? Obrigado.

    ResponderExcluir
  24. As diferenças significantes da S95 para a S90 são a presença de vídeos em HD e em tilt shift, o resto não muda nada. Em qualidade de imagem, pelo tamanho do sensor, estão todas no mesmo nível.

    O nível de ajustes manuais é o mesmo, o que muda é a forma de acessá-las. Nas S95 e S90 é preciso mais menu, nas outras há mais atalhos.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails