7 de abril de 2010

Sensor CCD x Sensor CMOS

   Recentemente afirmei aqui no blog que o sensor CMOS é melhor que o CCD mas isso não é 100% verdade. O que acontece é que o CMOS, muito comum nas câmeras reflex (ou DSLR), apresenta resultados muito satisfatórios nestas câmeras pois são bem grandes e refletem com mais fidelidade o que vemos através das lentes. Já o CCD que é mais usado nas compactas possui um tamanho muito reduzido e tenta simular o que o CMOS faz mas não dá pra querer que um dispositivo 5 vezes menor consiga os mesmos resultados.

   A partir de 2008 começaram as primeiras experiências com sensor CMOS em compactas, mais especificamente com a Canon SX1, uma compacta superzoom de 10 megapixels e a primeira com vídeos em full HD. A princípio ela me agradou bastante, possui uma fidelidade de cores interessante e se comporta de uma forma diferente em relação a luminosidade local comparando com as câmeras que usam CCD; ela capta muito bem as cores em condições precárias de iluminação porém muita gente começou a reclamar dizendo exatamente o contrário, foi aí que descobri o que era...
Sony HX1 e Canon SX1: As duas primeiras compactas com sensor CMOS

   A SX1 NÃO é uma câmera pra ser usada no modo automático, principalmente à noite pois o ruído é muito alto e a Canon tradicionalmente fica atrás das concorrentes quando se trata de ISO de 400 pra cima. Resumindo, a Canon SX1 que tecnicamente deveria ser a melhor superzoom do mercado precisa e muito de um bom fotógrafo que consiga fazer boas fotos "na raça" pra fazer jus ao posto de melhor câmera mas se torna uma câmera comum quando usada no modo automático.

   Acho um pouco exageradas as críticas mas elas realmente tem que existir já que foi a primeira experiência da Canon com esse tipo de sensor em compactas e há muito o que evoluir ainda. Acredito que a qualidade virá muito maior numa eventual sucessora da SX1, garanto que virá uma super câmera por aí já que o ano de 2009 passou em branco, apenas a SX10 teve uma sucessora.
A Nikon P100 é a mais nova opção de compacta com sensor CMOS
   Na minha opinião, ela ainda é a melhor superzoom mas com a Sony HX1 e a Panasonic FZ35 ao seu lado que ainda usa sensor CCD; a Panasonic é a única das "grandes" que ainda não fez compactas com CMOS. A minha dica é a seguinte: Só compre compacta com sensor CMOS se for um usuário avançado, se for pra usar no automático pegue as que usam CCD.

   Já chegou ao Brasil a Nikon P100 que já teve uma postagem dedicada a ela aqui e me parece tecnicamente que tem tudo pra se tornar a melhor superzoom do mercado, resta saber como se comportará o CMOS da Nikon e por falar em Nikon, pretendo abrir espaço para as câmeras DSLR aqui no blog em breve pois há muita coisa sendo falada sobre as D3000 e D5000 e quero dar minha opinião sobre elas que curiosamente são as DSLR que usam sensor CCD seguindo o caminho contrário das superzoom.

8 comentários:

  1. Nossa! achei o que precisava! estou pesquisando sobre super zoom e sempre escuto falar bem da panasonc Z35 e da sony HX1. Mas um amigo que mora nos EUA me falou da Nikon P100 e nos sites de fotofrafia quase nunca vejo a citação sobre essa cãmera! Ele me indicou justamente por ter o sensor CMOS, disse que é melhor mesmo. Ele trabalha na area, entao acreditei, mas queria mais opniões... Então agora achei! já decidi! vou entao comprar a Nikon P100 mesmo! Valeu! otimo blog!

    ResponderExcluir
  2. Vale salientar que apenas o fato de ser CMOS não significa que o sensor é "grande".

    Essa Sony HX1, por exemplo, tem sensor quase do mesmo tamanho da Sony H7: 1/2.4" Exmor CMOS Sensor X 1/2.5" CCD Sensor.

    As DSLR como Nikon D5000 possuem uma área de superfície do sensor CMOS aprox. 15 (quinze) vezes maior do que o CMOS da HX1.

    Imagem comparativa de sensores:
    http://fotografia.wendley.com/wp-content/uploads/2010/09/sensor-sizes.png

    ResponderExcluir
  3. Wendley, muito obrigado pela sua contribuição nas várias postagens aqui no blog.

    ResponderExcluir
  4. Uma informação que pode ajudar a esclarecer vem da Fujifilm. Esta indústria associou a fabricação dos grânulos de prata para filmes de cinema no formato hexagonal e cortados em fatias em medidas nanométricas. Neste mesmo processo, passou a produzir censores de sílica naquele mesmo formato e tamanho. A opção por CCD dessa indústria foi a de reduzir os espaços com transistores, que apenas rebatem os fótons e atrapalham a nitidez das imagens. O CCD ocupa os intervalos hezagonais apenas com filamentos de ligação com os transistores localizados em áreas afastadas dos fótons. Outras indústrias produzem o CMOS na mesma área dos transistores, causando um aglomerado de componentes sob a lente que causam reflexos indesejáveis nos sensores.
    egfior@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Então me digam, Numa Sony a380, a390, é melhor um sensor CMOS?

    ResponderExcluir
  6. Olá Anelisse, as duas usam sensor CCD, nas reflex da Sony só das séries A4xx em diante se usa sensor CMOS.

    Há quem prefira o CCD mas se as melhores reflex usam o CMOS e esse tipo de sensor se comporta melhor em situações de baixa luminosidade acho mais vantajoso usar CMOS. Mas é apenas uma questão de opinião, não seria esse o fator mais determinante na diferença de qualidade entre uma câmera e outra.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  7. Eu ja li coisas ao contrario do que você disse no seu post!
    (Só um parênteses: não sou conhecedor do assunto. Apenas li informações em sites que, para mim, parecem confiáveis).
    Li em alguns sites que o CCD é melhor para fotos noturnas do que a CMOS. Ex:
    http://www.dicasdefotografia.com.br/fotografia-digital-o-que-e-sensor
    E esse negócio do tamanho não deve ser levado em consideração. Fazendo um paralelo, alguns computadores menores fazem melhor do que os grandões. Isto se deve aos avanços da tecnologia.

    ResponderExcluir
  8. Mas se ler direitinho o que escrevi aqui vai ver que fiz a ressalva de que nas compactas, até hoje, o CCD tem sido melhor ams a tendência é o desenvolvimento do CMOS que custa mais barato e tem potencial para ser melhor que o CCD.

    E tamanho faz diferença sim, é uma questão física: Quanto mais espaço para acomodar os pixels, maior qualidade de imagem e menos ruído vai ter. Tamanho de sensor, não de câmera. Muita câmera grande é porcaria, 90% das compactas grandes é ruim. Um sensor maior SEMPRE terá melhor desempenho que um menor, não tem como mudar isso.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails