12 de abril de 2010

Nikon vs. Canon: A verdadeira luta do século

   Não, não é mais uma luta de boxe e sim o duelo entre as maiores gigantes da fotografia: 90% dos fotógrafos profissionais recomenda Canon ou Nikon e apesar de nas compactas ter algumas marcas que se aproximaram perigosamente ou eventualmente passaram a frente delas, nas DSLR elas continuam reinando absolutas, a Sony até vem comercializando muito bem suas DSLR fazendo uso de lentes similares às da Minolta mas ainda falta muito pra chegar ao topo.

   As chamadas DSLR de entrada (mais simples mas nem por isso deixam de ser poderosas) podem custar até o mesmo que uma superzoom e às vezes até mais barato mas o investimento nestas câmeras nunca termina já que é necessário uma lente diferente pra cada tipo de foto que se deseja: Retratos, paisagens, macro, etc... e não são baratas essas lentes, algumas top de linha custam muito mais do que a própria câmera!
 E aí, quem será que ganha?

   Nas primeiras postagens deste modesto blog eu dizia que a lente é um dos itens mais importantes e em se tratando de DSLR isso fica mais evidente. O corpo da câmera seria apenas uma espécie de "hospedeiro" para a lente que é quem realmente vai fazer a foto, funções de zoom e abertura por exemplo é diretamente na lente, independente do corpo, então para um usuário que está começando a querer "brincar mais seriamente" com a fotografia mais vale comprar uma DSLR de entrada e investir em boas lentes aos poucos já que geralmente a que vem acompanhando a câmera, quando vem, é bem fraquinha com pouquíssima abertura prejudicando bastante as fotos noturnas e exigindo também a compra de um flash potente.
Basicamente os modelos são bem parecidos mas internamente nem tanto...

   O sensor dessas câmeras DSLR é muito maior que os das compactas e por isso a qualidade é bem superior, aliada a lentes da mais alta qualidade Nikon ou Canon. Por exemplo, a Nikon D90 que é a melhor câmera que já usei tem um sensor de 23.6 x 15.8 mm (3.72cm²), se formos comparar ao da G11 que é o maior das compactas e mede 7.60 x 5.70 mm (0.43 cm²) é praticamente o triplo do tamanho e mesmo assim ainda é pouco perto de uma Nikon D700 por exemplo, que é chamada de DSLR full-frame por ter um sensor do tamanho do fotograma de um filme como nas câmeras antigas.
 Soou o gongo!

   As possibilidades de combinação de câmeras DSLR são quase infinitas, várias lentes pra poder usar e que servem geralmente em todos os modelos digitais da mesma marca, isso se de repente pintar aquela vontade de partir pra uma câmera mais avançada.

   Na próxima postagem dou uma desmembrada nos modelos D3000 e D5000 da Nikon e XS e XSI da Canon pra inaugurar as postagens sobre DSLR aqui.

26 comentários:

  1. bela postagem rodrigo, como sempre ne, mandando super bem, agora estou curioso sobre o topico da canon xsi pois tenho uma!
    muiiito boa por sinal!!!
    grande abraço

    ResponderExcluir
  2. apenas a lembrar, essa disputa vai até uma das marca acabar!
    hahahahahah
    eternamento no ringue!
    ;D

    ResponderExcluir
  3. Caramba, você foi rápido...

    Acho que vai gostar do que vou escrever rsrs, um abraçao

    ResponderExcluir
  4. Teu Blog é de uma leitura simples, mas de uma ajuda gigantesca para leigos, como eu.
    Vc está de parabéns.
    Belo blog, de verdade.

    ResponderExcluir
  5. Dayne, que bom que gostou do blog!

    Volte sempre e não deixe de clicar nos anúncios pra dar uma ajudinha...

    ResponderExcluir
  6. estou adorando esse blog!!!
    Como disse a Dayane acima,de facil leitura e muita simpatia,obrigada!!

    ResponderExcluir
  7. olá...
    estou para viajar para os Estados Unidos, vou comprar uma câmera semi-profissional da Nikonou outra marca, o problema é qual escolher e o valor que estou disposta a pagar. Tipo U$ 450,00.
    Por favor me ajudem na dúvida...

    ResponderExcluir
  8. Olá Taciane, obrigado pela presença no blog.

    Mas...semiprofissional? Não, isso não existe. Acho que você quer uma compacta avançada, certo? Leia este tópico aqui: http://goo.gl/Vk48y

    Sua câmera provavelmente vai ser uma destas 4, estão todas na faixa de preço que você citou. O que precisa fazer agora é definir suas prioridades, o que é mais importante pra você em uma câmera e ver qual destas irá te suprir melhor.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  9. Olá. Na sua opinião, qual Canon se aproxima a uma Nikon compacta tipo S8100 ou s9100 e qual seria a mais indicada para mim, que busco mais qualidade de imagem, com cores vivas, do que zoom avançados ou mp elevados. obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Na verdade, nessa categoria de câmeras a Nikon fica bem para trás, a concorrente da Canon é a Panasonic. Nessa categoria a melhor opção é a Canon SX130.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  11. A pergunta acima é quase o que procurava no seu blog; a Câmera Nikon S8100 e S9100 são boas câmeras, ou a qual câmera Panasonic/Sony... seria melhor que as duas da Nikon citada acima?
    Vi algumas fotos no Flickr e a qualidade de imagem delas são ótimas!! só resta a dúvida, quanto ao desempenho para fotos noturnas, que é o que mais procuramos, e difícil de se conseguir em câmeras compactas não é?
    Valeu mais uma vez. Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Na verdade é o seguinte: Nikon S8100 e S9100 são automáticas e pra investir em câmeras nessa faixa de preço, que tenham controles manuais. Mesmo que não pensem em usar estes controles em um primeiro momento, pelo menos vamos investir em algo que faça valer o custo.

    Ou pega uma Canon SX ou uma Panasonic ZS. O bom desempenho em fotos noturnas é possível em compactas sabendo usar os controles manuais, apenas apontando e disparando, aí sim, é impossível. E deem preferência às câmeras com sensor CCD.

    ResponderExcluir
  13. Olá Rodrigo,sempre adorei fotografia, mas a vida me levou por outros caminhos. Mas estou vendo agora minha filha cursando Desenho Industrial na UFES aqui em Vitória- ES, fotografia faz parte da grade, e ela está ansiosa por fazer.Preciso comprar uma DSRL para ela. Apesar de eu ser bem crua no assunto, estive sapeando pela net e cheguei a conclusão (não sei se estou certa) que a Nikon D-90 18-55 ou a Canon T3i 18-55 seriam boas opções para ela começar, gostaria que você fizesse um comparativo das duas maquinas ( nao sei se estao na mesma categoria) dando uma opinião pessoal de qual seria a melhor.
    grata

    ResponderExcluir
  14. opss!! corrigindo.... desejo comprar uma DSLR. e ainda completando a pergunta acima, como desejo após compra da maquina investir aos poucos em boas lentes,qual dos modelos aceitam mais tipos de lentes que ofereçam melhores custo/beneficio?

    ResponderExcluir
  15. Olá Yara, você tem a opção de comprar a D90 com uma lente 18-105mm que já é bastante versátil. As lentes são rpaticamente as mesmas em relação a Canon e Nikon mas na câmera você já sairia ganhando com uma D90.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  16. Qual seria a Canon equivalente à D7000 da Nikon? Eu ja estava decidida na Nikon , mas tenho visto muitos fotógrafos profissionais usando a Canon , dai fiquei na duvida .Sei que é uma maquina para profissionais , e vou investir em cursos tbm !

    Estou adorando seu blog , tenho aprendido muito por aqui !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A equivalente é a Canon 60D mas considero a D7000 melhor. Se for apenas por hobby aconselho a investir em câmeras mais baratas afim de poder investir em lentes melhores que darão maior resultado.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  17. Oi Rodrigo , obrigada pelo retorno !

    Então , por enquanto é só um hobby ,mas com grandes chances de se tornar algo mais serio. Tenho medo de comprar uma maquina com menos recursos (pra hobby ) e depois ter que comprar outra maquina pra atendender as futuras necessidades profissionais , vc me entende ? Por isso eu estava pensando em ir direto às mais carinhas , completinhas e tal ....pra não ter q comprar outra mais tarde.
    Moro nos EUA e aqui tem um kit da D7000 com a 55-300mm por $1.750,00 , o que vc acha? É muita areia pro meu caminhãozinho ? hehehehe !

    Tem kits da D90 , mais baratos , mas ouvi dizer q depois que lançaram a D7000 a D90 ficou pra trás ("a lendária D90")

    obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a diferença de preço for pequena é melhor partir logo para a D7000. Se pensa em um dia fazer algo mais sério e pode investir agora em uma D7000 então não perca a chance. Senão vai ter que gastar duas vezes e já basta os acessórios e lentes que são um investimento que nunca termina.

      Excluir
  18. Sou designer, mas nao atuo na profissao, estou como funcionaria publica, mas resolvi ganhar dinheiro com a profissao e ajudar meu marido tb designer, ele vive contratando fotografos para coisas simples, como fotos de produtos para folder e livretos.
    o que compro: Canon T3 ou Nikon D3100?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea, obrigado pela presença no blog.

      As duas são de qualidade e características semelhantes, a grande diferença é que a D3100 só faz autofoco com as objetivas AF-S, se usar objetivas AF só faz foco manualmente. Importante se puder pegar as duas e sentir a ergonomia, a pegada de cada uma, posição dos controles para ver qual te agrada mais.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Ola rodrigo...
      estou com uma canon Rebel XTi de um colega e ele possui uma lente EF 50mm 1:1.4
      Se eu comprar uma Canon T2i poderei utilizar a lente dele? irá encaixar perfeitamente?

      Até mais!

      Excluir
    3. Olá Andrea, as lentes EF funcionam em qualquer reflex Canon sem restrições.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  19. Qual Canon compete junto com a nikon d7000 sete mil para não confundir coma a setecentos e qual comprar Nikon ou Canon quero comprar uma d7000 mas primeiro quero saber se tem oura melhor ou marca com custo vs benefícios
    esse e meu mail dvnessinha@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A concorrente direta da Nikon D7000 é a Canon 60D. São duas excelentes câmeras com qualidade de imagem no mesmo nível, mas acho a D7000 um melhor custo-benefício.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  20. Não dou aulas particulares mas tem o curso Grande Angular a preços populares aqui no Rio, procura aí no blog que encontrará várias postagens sobre esse curso. E há uma página com todos os meus contatos aí no alto da página.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails