16 de abril de 2010

Embate duplo: Nikon D3000 e D5000 vs. Canon XS e XSI

    Dando continuidade às postagens sobre câmeras DSLR promovo um duelo, na verdade uma batalha campal, entre os modelos mais baratos das duas gigantes da fotografia mas nem por isso deixam de ser eficientes. Mais uma vez a intenção é mostrar os prós e contras de cada modelo e aqui estão os 4 que são seguramente os mais procurados pois seus preços são bem atraentes custando às vezes até menos que as superzoom top de linha.
Canon Rebel XS (também chamada de 1000D): É o modelo mais em conta das 4

   Primeiro vou enumerar as diferenças entre os modelos um por um pra depois mostrar o que difere uma marca de outra: As duas marcas trazem uma câmera de 10 megapixels (Nikon D3000 e Canon XS) e outra de 12 megapixels (Nikon D5000 e Canon XSI); A XSI e a D3000 tem visor LCD de 3 polegadas, o da XS mede 2,5 e o da D5000 mede 2,7 que é menor que o da D3000 porém é o único das 4 que é móvel; a D3000 é a única que não tem o modo live view (aquele que permite ver no LCD o que está a frente da sua lente) como é comum em todas as compactas mas só agora vem sendo usado nas DSLR; o flash dos dois modelos da Canon tem o mesmo alcance de 13 metros enquanto a Nikon D3000 só alcança 12 metros, o da Nikon D5000 chega a incríveis 17 metros!
Nikon D3000 é quase uma compacta em corpo de DSLR: Poucos atrativos

   O modo de compensação de exposição da Nikon é bem melhor pois há muito mais níveis de exposição deixando o fotógrafo bem mais a vontade para deixar suas fotos subexpostas ou superexpostas; a Nikon D5000 é a única das 4 a fazer vídeos e ainda por cima HD com resolução de 1280x720. Até aqui eu tiro duas conclusões: A primeira é de que a Nikon vai ganhando esse duelo contra a Canon; e a segunda é de que a Nikon D5000 é muito superior a D3000, diferente do que acontece com os modelos da Canon que são separados por uma diferença bem pequena entre um e outro.
Rebel XSI: Opção econômica e bem interessante pra quem quer comprar sua primeira DSLR

   Agora vem as principais diferenças entre Nikon e Canon: O sensor que a Nikon vem usando desde a série anterior D40, D60 e D80 é o CCD (as exceções são a D90 e a D5000 que usam CMOS) enquanto a Canon vem usando sistematicamente o CMOS em suas câmeras DSLR. Aparentemente nesse tipo de câmera o CMOS sempre se comporta melhor, talvez esse seja o maior motivo de reclamação dos nikonzeiros ultimamente, porém, esse CCD é um pouco maior que o CMOS da Canon e talvez isso influencie positivamente na sua performance. Eu, particularmente, acredito que um CMOS um pouco menor seja superior mas isso é uma opinião bem pessoal, não compartilhada por todos.
 Nikon D5000 e seu LCD móvel: Você já viu isso antes...

   Algo que certamente é favorável a Canon é o preço de suas lentes e acessórios que é sempre menor que o da Nikon e com a mesma qualidade pois, pelo menos eu, não consigo afirmar com 100% de certeza que a qualidade óptica de uma seja maior que a outra, são praticamente iguais, igualmente excelentes. E fiquem atentos ao fato de nem todas as lentes Nikon possuírem motor de foco, na Canon todas tem.

   Opinião do blogueiro: Câmera por câmera, a Nikon D5000 sai vitoriosa nessa verdadeira batalha campal pois tem atrativos que as outras não tem como vídeos e LCD móvel; de um modo geral acredito que se fosse uma disputa entre equipes, a Nikon descuidou tanto da D3000 que fico pendendo um pouco para o lado da Canon por causa de seu sensor. Resumindo: Canon XS e XSI e a Nikon D5000 seriam ótimas compras, a D3000 não. Duas bolas dentro da Canon e uma bola dentro e outra fora da Nikon.

184 comentários:

  1. Fala rodrigo td em ordem? então cara otimo topico, sou suspeito em falar pois possuo agora 2 canon, a dslr é a xsi, muiiitissimo boa por sinal,mais assim não que eu entenda alguma coisa de cameras, mais nao seria um poko de injustiça comparar a xsi com a d5000 da nikon?
    nessa comparação nao seria mais justo então por em debata a nikon d5000 com a canon t1i???
    me corrija se estiver errado!
    grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o seu blog!
    Aproveito para pedir uma opnião sua, estou em dúvida entre comprar uma nikon d90 ou uma canon t21(550d).Queria uma câmera versatil e boa para fazer fotos de natureza(paisagens), retrato ,macros, noturnas de natureza e cidades, talvez para fotografia em studios e possivelmente comprar uma objetiva legal para fotografar pássaros isso muito adiante, pois sei o preço de uma objetiva destas rs.
    Ou seja queria uma câmera boa para não trocar taum cedo
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ah Jonathan, em termos de qualidade você está certíssimo! A D5000 está realmente numa categoria acima. Essa comparação eu usei mais pra comparar o sensor CMOS da Canon com o CCD da Nikon. É de comentários como o seu que o blog precisa pra melhorar sempre!

    ResponderExcluir
  4. Seja bem vindo ao blog, Dimas. Cara, que escolha difícil hein? Eu sempre fui fã da D90 mas te confesso que a T2i me impressiona muito.

    Acho que para fotos a D90 seja melhor pois seu sensor é um pouco maior mas para vídeos a qualidade da T2i é assustadora, não tem outra nessa categoria que faça vídeos a 60fps mas como é um lançamento bem recente, acredito que o preço ainda vá diminuir bastante, lembrando que a D90 vem com uma lente bem melhor.

    Já inclui no seu pacote a cinquentinha (50mm f1.8) que ela vai te ajudar muito...

    ResponderExcluir
  5. Dimas já cogitou a possivel canon 50d??
    é que eu sou canonzeiro SEMPRE!
    mais tenho uma queda pela D90, e quem nao tem?
    hahahahaha
    qualker uma das duas sao boas.
    cmos eé melhor do que ccd??

    esse teu blog me ajudou e acredito que ajuda muitas pessoas do brasil, parabens rodrigo!

    ResponderExcluir
  6. Pra mim CMOS é melhor nas DSLR. Nas compactas ele ainda está caminhando pra ser o melhor, vai depender do que vão achar dessa Nikon P100 e se a Panasonic vai lançar uma sucessora da FZ35 com esse sensor.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pessoal.
    Ja pensei muito nesta 50D, pois tbm gosto muito da canon mas ela pelo que vi é bem mais cara.
    Aproveito para perguntar o que vcs acham entre a D90 e a 50D.
    As diferenças são muitas?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olha, eu sou canonzeiro mas nesse caso prefiro a D90, o sensor é maior e faz diferença, tem um flash mais potente e isso já é característica comum da Nikon mesmo e a 50D tem o incômodo de usar cartão compact flash que ainda dá pra encontrar mas é caro.

    Outras opiniões são bem vindas.

    ResponderExcluir
  9. Não entendi muito bem essa comparação, pois a XS e XSI são câmeras mais velhas, com quase dois anos de diferença.
    Não acho que a D5000 tenha superioridade sobre a XSI, mas ambas são câmeras de tempos diferentes e por isso de realidades diferentes.

    Mais adequada seria a comparação da T1i/T2i com essas câmeras, mas acho que as Nikon seriam um pouco surradas. huahua

    A Nikon não tem algo que realmente compita com a T2i, principalmente no modo de vídeo, que fica ao lado da 7D. A D90 compete em relação à qualidade, mas em geral ainda custa mais caro.

    ResponderExcluir
  10. Como o blog é mais dedicado a quem ainda tá começando, essa comparação levou mais em consideração os preços por serem as mais baratas DSLR. Geralmente quando pinta alguma comparação aqui é levando em conta as dúvidas que surgem por mail.

    Mais pra frente devo fazer uma da T2i com a D90, é outra dúvida que tá surgindo bastante.

    Olha, em questão de DSLR sempre achei Nikon melhor mas hoje em dia, sei não...

    ResponderExcluir
  11. vcs comparam camera olhando se tem LCD com rosquinha ? qualidade de imagens de foto a D5000 so ganha da rebel D400 em iso acima de 800 se vc nao usar o corretor de noise da canon.
    canon acompanha em todos modelos rebel software de controle remoto com controle total da camera, inclusive foco e tiro pra composiçao em studio. e etc.... D5000 contra a XSi nao da pra dizer ser uma melhor ou pior pois ambas tem pontos positivos e negativos em relaçao a outra e apenas a forma de uso pra definir isso.

    []'s

    ResponderExcluir
  12. Icem4n tá certo, não dá pra fazer uma comparação e afirmar com 100% de certeza que uma é absolutamente melhor que a outra. Tem que se levar em consideração várias coisas, eu compraria uma XS mas tem gente que sente falta dos videos então ela seria uma câmera mais versátil.

    ResponderExcluir
  13. Oi Rodrigo, tudo bem?

    estou pesquisando a compra da minha primeira camera legal... gostei muito da D5000, mas venho achando mais fácil mexer nas Canon... qual Canon vc acha mais parecida com essa Nikon?
    obrigada!
    bjxx

    ResponderExcluir
  14. Olá, as concorrentes diretas da D5000 são a T1i e a T2i, eu particularmente prefiro comprar câmeras mais baratas como a XS e XSi e investir em lentes melhores do que a do kit. Fica a seu critério.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Rodrigo!!
    Vc acha mais fácil de mexer em Canon?

    ResponderExcluir
  16. Acho sim Thais mas é porque já estou acostumado. Se você tiver como testar antes pra você sentir a empunhadura das duas é melhor.

    ResponderExcluir
  17. Oi Rodrigo

    Minha filha faz fotos em eventos de fim de semana para ajudar nos estudos,mas sempre com camera emprestada de amigos fotografos.Queria comprar uma para ela e não sei qual seria mais adequada e que obviamente suprisse as necessidades de alguém que está iniciando e não pode gastar muito agora.Sugeriram me a D3000 Canon, acha que é uma boa compra?Onde consigo por um bom preço?
    Grata pela ajuda e parabéns pelo blog!

    Helena

    ResponderExcluir
  18. Olá, inicialmente não recomendo pois não sei qual a intimidade que ela tem com os controles manuais, não é o tipo de câmera pra se aprender a usá-los, nesse caso eu recomendaria uma compacta avançada.

    Mas se ela já domina os controles manuais, acho mais interessante juntar um pouco mais de grana e pegar a D5000 que é bem melhor. Não recomendo a D3000 a ninguém mas ´[e uma opinião particular minha.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual seria a camera compacta avançada que vc indicaria? Eu me classifico nesta situação

      Excluir
    2. Depende do seu orçmento, pode conseguir algo melhor do que imagina.

      Excluir
  19. Gostei muito do Blog, parabéns...
    Estou bem no meio de uma batalha interna pela minha primeira SLR Digital, justamente entre os modelos que voce citou e o que me faz balançar para o lado nikon é o modo vídeo que as vezes quebra um galhão, se bem que quando eu usava minha EOS500 analoga (que está muito bem guardadinha aqui em casa) nem se cogitava essa opção em uma máquina fotográfica. Deus, quanto mais eu leio, mais dificil se torna essa batalha hehehe, voce bem disse, os acessórios, teles, grip, batera de canon são meio que fuscas fáceis de encontrar e com um bom preço, meu medo de pegar uma nikon é casar com ela e descobrir depois que ela só gosta de comer no fasano...
    Forte abraço e seu blog já está no meu Delicious.
    Cesar Santos (panda)
    www.pandemonio.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá Caesar, não se preocupe pois a Nikon não come apenas no Fasano rsrs. A diferença de preço dos acessórios não é tão grande assim e talvez esteja de acordo com uma ligeira superioridade que o CMOS da Nikon tem sobre o da Canon (D3000 tá fora dessa).
    A Canon tem muitos adeptos porque quando você entra nesse mundo é ela que te dá mais opções de upgrade, as câmeras são muito diferentes entre si, já a Nikon quando um modelo de entrada não te agrada mais, é melhor você saltar logo pra uma Full Frame pois as diferenças entre um modelo e outro são bem pequenas.

    Um abraço e obrigado pela presença.

    ResponderExcluir
  21. Valeu pela dica, mas uma FF é bem mais do que posso gastar... as FF são as Mark da Canon a D700 e suas irmãs e aí estamos falando de 2k dólares para cima né? Minha idéia era investir coisa de uns 1600 reais, por isso meu coração estava balançando entre essas que você citou.
    Muito obrigado!
    Posso citar seu blog no meu?
    [ ] ´s

    ResponderExcluir
  22. Claro que pode, vou por um link do seu aqui também!
    Vai de Canon então que também é a minha escolha, um abraço!

    ResponderExcluir
  23. Olá, Rodrigo! Adorei teu blog! APesar de ser iniciante ainda, quando fui comprar minha primeira DSLR, comprei a D40 depois de discutir e pesquisar muito entre Canon e Nikon. Usava analógicas Canon (EOS 100 e 350), por isso me considerava Canonzeiro. Mas quando comecei a pesquisar, acabei ficando com a Nikon, mas deveria ter juntado um pouco mais de grana comprado uma D60 ou até a D90. Mas era o que minha situação financeira permitia, pois também queria adiquirir outros acessórios, como a lente 70-300 que comprei. Enfim, queria te perguntar se você já teve a oportunidade de conhecer as DSLR da Sigma com o novo sensor Foveon X3. Ouvi falar muito bem desse sensor... Forte abraço e parabéns!

    Lucas Nogueira

    ResponderExcluir
  24. Olá, Lucas. Também ouvi falar recentemente desse sensor e muito bem! Vou dar uma pesquisada melhor e em breve falo dela aqui no blog.

    Obrigado pela presença e pela sugestão também.

    ResponderExcluir
  25. O CCD proporciona imagens de melhor qualidade. Porem não é totalmente equivocado dizer que existem pastilhas CMOS que produzem excelentes imagens tb. Contudo, ambas sendo feitas sob o mesmo critério de qualidade , as cameras equipadas com CCD ainda são melhores por razões técnicas que não vem ao caso neste exato momento.
    Contudo vale lembrar que videos gravados em cameras equipadas com ccd , dependendo do movimento ficam com o efeito de 'borracha' , ou seja, para videos o CCD não tem se mostrado bom.

    ResponderExcluir
  26. Rodrigo jordy, primeiramente adorei o blog!
    Em segundo lugar, aproveito para contar a minha história e tirar algumas dúvidas.

    Na ânsia de comprar uma camêra com imagens fantásticas, primando uma câmera de boa qualidade e fácil locomoção, comprei uma Nikon Coolpix P90. Porém não fiquei satisfeita com os resultados das fotos noturnas.

    Já antecipo que meu conhecimento em fotografia partiu da compra dessa câmera, no qual comecei a ler e a entender assuntos como velocidade do obturador, abertura do diafragma, balanço do branco, enfim, esses itens básicos, o que meu conhecimento se resume a apenas essas leituras.

    Por isso, já penso em vender a minha câmera e gostaria de saber se você me recomenda a D3000 ou a D5000, para tirar ótimas fotos durante o dia, e fotos de pessoas em movimento durante a noite, mesmo sabendo que meu conhecimento em fotografias se baseiam nessas leituras de blogs, enfim, nada profissional, ainda.

    Também pergunto se as lentes que acompanham essas câmeras possuem boa qualidade de antemão, pois inicialmente não gastarei fortunas com outras lentes.

    Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
  27. Olá Luiza, obrigado pela presença no blog.

    Devido ao seu conhecimento que já é o suficiente, você pode pegar a D5000. Esqueça a D3000, na minha opinião ela não vale o quanto custa.

    Sobre a lente do kit, ela não é ruim mas é limitada pois não tem uma boa abertura como as lentes das compactas que usamos, no seu caso a P90 e nem vai ter um longo alcance já que vai ser uma 18-55mm f/3.5/5.6, se fosse uma compacta seria o equivalente uma 3x de zoom com abertura máxima de 3.5, o que não é grande coisa. Mas devido ao seu conhecimento suas fotos vão sair maravilhosas com essa câmera e lente, infinitamente melhores que as da P90.

    Existe uma lente muito barata e muitíssimo boa, excelente, que é a 50mm f/1.8, ela não tem zoom mas tem uma abertura altíxxima, suas fotos vão sair claríssimas e mesmo que precise do flash, o da D5000 é bem poderoso.

    Mesmo que não pense em gastar com lentes agora é quase obrigatório você pegar a cinquentinha, vai precisar dela mais cedo do que imagina.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  28. Olá Rodrigo.. Bom quero comprar a minha primeira Camera,estou com muitas duvidas rss,Alguns me endicam D3000 ou d5000,Seria para tirar fotos de paisagem, e foto em estudio... você poderia me ajudar?

    Obg..
    Nathi

    ResponderExcluir
  29. Olá Nathalia, obrigado pela presença no blog.

    Entre essas duas é D5000 com certeza porém ela custa pouca coisa menos que a Canon T1i que na minha opinião é melhor mas se sua preferência for pela Nikon mesmo, a sua escolha é D5000.

    ResponderExcluir
  30. Hummm Obrigado....
    então essa Canon T1i seria uma boa opção p mim que sou novata?
    Bom me falaram tbm dessa Canon XS1...

    ResponderExcluir
  31. Deve ser a XSi né? Bem, antes de pensar no equipamento é necessário você tentar entender como funcionam os controles manuais pois não dá pra comprar uma câmera dessas e ficar usando só no automático. Se você já conhece esses controles, ótimo.
    E a XSi é mais barata e eu até prefiro pois com a diferença de preço já dá pra comprar uma lente melhor que a do kit. É mais antiga, não faz vídeos mas a qualidade de imagem é praticamente a mesma.
    Se preferir pode add no MSN pra tirar mais dúvidas.

    ResponderExcluir
  32. olá Rodrigo!!!
    que bom encontrar pessoas dispostas a ajudar, Deus o abençoe por isso.
    amigo! comprei uma D5000 é a minha primeira camera,depois das digitais por aí no mercado...
    pretendo fazer fotos mais precisas (detalhadas) das orquídeas que coleciono e claro utilizar pra viajens também. vc acha que fiz uma boa escolha?
    obrigada
    um abraço estelar
    Dalva

    ResponderExcluir
  33. Olá Dalva, obrigado pela presença no blog.

    Se já se sentia preparada pra usar uma câmera DSLR, com certeza foi uma ótima escolha! Bons cliques aí!

    ResponderExcluir
  34. Olá Rodrigo Jordy.
    A cada pesquisa me bate uma outra dúvida.

    Entre uma Nikon d5000 e uma Canon t2i, qual você me recomendaria independente de preço?

    Dizem que a d5000 para inciantes é muito fácil de usar, diferente de uma nikon d90 por exemplo. E o caso da Canon t2i? tem a mesma facilidade de uma Nikon d5000?

    Outra coisa, em relação ao preço das lentes Nikon x Canon, qual marca possui lentes mais em conta e relativamente mais barato?

    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  35. olá Rodrigo!!
    já fiz uns clicks com a minha D5000, vc tinha razão ela é maravilhosa...
    mas acho que preciso de uma lente mais precisa, pra definir os detalhes das orquídeas. o que vc me aconselha?
    um abraço estelar
    Dalva

    ResponderExcluir
  36. Olá Dalva, que bom que gostou. Você precisa de uma lente com mais abertura, a princípio a 50mm f/1.8 mas o ideal seria uma lente com distância focal menor só que essas são muito caras ou então acoplar filtros close-up na frente da sua lente, o que seria apenas um paliativo.

    ResponderExcluir
  37. Olá Maria Luiza, tecnicamente eu prefiro a T2i. Particularmente, acho até leviano alguém dizer que Canon ou Nikon é mais fácil de usar, só você mesma pode responder a sua pergunta testando, pegando nas duas e sentindo a ergonomia delas e o acesso aos controles pra saber qual te agrada mais.

    Sobre os preços, os acessórios e lentes Canon sempre são cerca de 10 a 20% mais baratos.

    ResponderExcluir
  38. puxa, até que um dia encontrei alguém para tirar minhas dúvidas!!
    tenho uma sony H50 e estou louca por uma cam mais potente.Sou principiante,mas amante de fotografias.adoro fazer fotos em movimento e videos.
    Estou na duvida entre canon e nikon.entre a d 5000 e a D90.
    uma amiga está viajando e ficou de me trazer uma.ela encontrou somente a canon e nikon d 5000.
    q faço?qual escolho?essas são melhores q a nikon d90?ai q duvida!!
    abraços Ursula

    ResponderExcluir
  39. Olá Ursula e obrigado pela presença no blog.

    Depende de qual modelo Canon sua amiga encontrou. Entre D5000 e D90, a segunda é melhor pois possui motor de foco no corpo sem depender das lentes.

    Depois manda o modelo da Canon pra gente avaliar melhor!

    ResponderExcluir
  40. Oi Rodribo Boa noite eu estou em um dilema, quero uma maquina bacana para tirar fotos de boa qualidade mas não posso pagar muito ainda. vi uma Nikon d3000 e gostei bastante, posso pagar uns 1500, pode me indicar lugares bons para comprar? e marcas acha que vale apena este modelo? me ajude por favor... obrigada..

    ResponderExcluir
  41. Mais uma coisa encontrei este produto, acha que é original vale apena? não conheço por isso tenho um pouco de receio veja e me fale obrigada.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144937888-camera-digital-nikon-d3000-102mp-lente-18-55-vr-brindes-_JM

    ResponderExcluir
  42. Olá Denise, se prestar atenção no fim do tópico verá que não recomendo essa câmera mas isso é apenas uma opinião pessoal, seria bom você ler outras opiniões a respeito dela antes de se decidir. Nessa faixa de preço prefiro uma Canon.

    Sobre o produto que você postou, não se preocupe pois não existe câmera pirata, todas são originais e pode comprar sem medo desde que o vendedor seja confiável, observando sua reputação.

    ResponderExcluir
  43. Rodrigo, seu blog é muito bom, com informações precisas e objetivas, bem como matérias atualizadas e bem ridigidas.
    Sou proprietário de um site sobre automóveis (www.rpmwebsite.com.br) e estou a procura de uma máquina. Estava na dúvida sobre uma compacta avaçada como a sony HX1 ou uma reflex básica. Após ler este artigo decidi pela Nikon D5000. Você acha que é adequada para fotos de carros parados e em movimento?
    Parabéns pelo blog.
    Fábio G. Cavalcanti

    ResponderExcluir
  44. Sim, é adequada desde que compre uma lente mais clara para poder fazer cliques mais rápidos sem ficar aquele borrão. Uma lente 50mm f/1.8 não é muito cara e facilitaria muito o seu serviço.

    Se quiser posso adicionar um link aqui para o seu site, aceita?

    ResponderExcluir
  45. Rodrigo obrigado pela dica.
    Sim, podemos trocar links... você possui banner do seu Blog com 468x60 pixels, para que eu possa publicar em meu site?

    ResponderExcluir
  46. Cara, não tenho mas você terminou me dando uma ótima dica. Aliás, me fez relembrar algo que já deveria ter sido feito há tempos, um logotipo do blog.
    Como sou um poço de criatividade pra não dizer o contrário vou pedir pra alguém fazer pra mim.

    ResponderExcluir
  47. Se precisar de ajuda, pode contar. Sou designer gráfico. Mande algumas idéias que você tem em mente no email do meu site que faço o logo para você. For free.

    ResponderExcluir
  48. Rodrigo,
    Boa Tarde!
    Gosto muito de fotografar, quero aprender fazendo um curso, e achei muito atrativo o custo-benefício dessa Canon Xs(1000d). Gostaria que me indicasse a concorrente dela da Nikon, da mesma categoria. Outra dúvida de principiante: Nessas DSLR existe uma vida útil do obturador certo? Isso também ocorre nas P&Ss?
    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  49. Evandro, obrigado pela presença no blog. A concorrente da XS é a D3000 e os obturadores das compactas não possui vida útil predeterminada, a estrutura interna é bem diferente.

    ResponderExcluir
  50. Boa noite, Rodrigo!
    Acabei de fazer um curso e estarei aguardando ansiosamente pela comparação que você prometeu fazer entre canon t2i e nikon D90. Meu professor é canonzeiro mas, na minha turma havia um aluno com uma D90. Como todo iniciante preciso de uma opinião para fazer uma compra feliz.
    Desde já agradeço.
    Dagmar

    ResponderExcluir
  51. Rodrigo, seu blog é muito bom, tem me ajudado muito. Vou comprar uma câmera para começar a me dedicar à fotografia e fazer um curso. Estou em dúvida entre uma D5000 e a Canon T1i. E devo comprar também a lente 50mm f/1.8. Qual é a sua opinião sobre qual a melhor opção?
    Muito obrigado e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  52. Olá Patrick, obrigado pela presença no blog.

    Eu particularmente prefiro a T1i mas há de se ressaltar que a D5000 possui um modo de compensação de exposição e balanço de branco mais abrangentes além de um LCD móvel muito útil. Mas como ela não possui motor de foco no corpo, vocÊ precisaria comprar sempre lentes com motor de foco para poder ter o foco automático disponível.

    ResponderExcluir
  53. cara, parabéns pelo blog! adquiri recentemente uma Canon XS e pretendo inclusive começar a cobrir festinhas de criança. Vc me indicaria alguma tele pra começar ?

    abraços.

    ResponderExcluir
  54. Olá Fernando. Pra festas nem precisa de tele, não vai ter muita utilidade pois se usa quase sempre GA mesmo mas em outras ocasiões existem a 70-300 e a 55-250 que não são muito caras.

    Se quer qualidade acima de qualquer custo, veja a 70-200 que tem até postagem aqui no blog.

    ResponderExcluir
  55. Olá, estou em dúvida entre a Canon XS e a Nikon D5000, não estou levando em conta que uma filma e a outra, estou mais preocupado com a qualidade das fotos, qual das duas você me recomenda em relação a qualidade de foto?

    ResponderExcluir
  56. Na qualidade acredito que a Nikon fique ligeiramente a frente por ser mais recente e com um processador mais avançado. Mas fique atento a ausência de motor de foco na Nikon, essa informação está em outros tópicos mas vou incluir nesse também já que as perguntas são muitas.

    ResponderExcluir
  57. Olá Pessoal! Alguém pode me ajudar em algumas informações?
    Trabalho com brindes, banner e etc. e só agora dispertou a interese pela fotografia (nã verdade está se tornando necesidade) me matriculei em um curso mas antes já queria comprar um camera, não precisa ser nada de última geração mega, ultra potente até porque não sou profissional "ainda". Amigos me falam muito bem da Nikon d5000, o que acham, será uma boa camera e o flash sb600 consigo com ele iluminação adequada para eventos simples, exemplo fotografar crianças em escola?
    Me ajudem...
    Aline Luz

    ResponderExcluir
  58. Aline, a D5000 com esse flash é um excelente equipamento, se quiser complementar com uma lente mais clara, pegue a 50mm f/1.8 que não custa mais do que 400 reais.

    ResponderExcluir
  59. Rodrigo essa lente é o mesmo que dizer 18/55,
    Encontrei uma Nikon d5000 com lente 18/55 + flash sb600 que vai sair por R$2687, o que acha?
    Tá no preço?
    Obrigado pela ajuda! É sempre bom contar com que entende!

    ResponderExcluir
  60. Sim, tá um bom preço.
    Essa lente 18-55 é a padrão que vem no kit de todas as DSLR mais básicas, ela é um pouco escura por ter pouca abertura mas isso você pode compensar com disparos mais longos, ISO mais alto e o próprio flash.
    A 50mm que citei é uma lente com muita abertura e bem mais clara, por custar barato sempre recomendo que comprem mas primeiro teste a lente do kit pra ver se ela vai te agradar logo de cara.

    ResponderExcluir
  61. Rodrigo, desculpa minha leiga ignorância mas quando você diz que a lente é mais escuras, isso faz com que as fotos saiam escuras? E a respeito do disparo mais longo, isso é uma opção da máquina ou é a forma que fotografamos?
    Prometo que não vou perguntar muito até iniciar o curso -(Só em Setembro) até lá vou tentar controlar minha ansiedade em aprender.
    Obrigado pela ajuda!
    Aline Luz

    ResponderExcluir
  62. Sim, Aline. As fotos saem mais escuras por causa da pouca abertura que a lente tem.

    Antes de começar o curso é bom você já ir lendo bastante sobre esse assunto pois o material na internet sobre isso é bem farto.

    O disparo mais longo é uma opção, geralmente as DSLR podem ficar com o obturador aberto durante 30 segundos mas tem o modo bulb que você vai conhecer mais tarde que pode ir além disso.

    Fique a vontade para perguntar, se quiser pode usar o mail ou MSN para isso.

    ResponderExcluir
  63. Quando tem Nikon vs Canon ou Canon vs Nikon o ibope é certo... Tenho 2 Nikon D5000 e D90... a D90 é muito legal... alias é perfeita... Acho que ambas nunca usei a função de video...

    Mas estou disposto a vender a D5000 e juntar para pegar uma T1i/T2i

    Quanto as dicas do rodrigo, só discordo sobre a não indicação da D3000... Tem um camarada no Flick do "Meio BIT" que assombra com uma D3000... O segredo dessas maquinas esta na lente... e é claro... aquela peça que empunha a maquina!

    Da pra fazer muita coisa legal com as lentes Kit... Mas lembre-se... D3000/D5000 uma 50mm que sirva com auto-foco vai custar quase o preço da maquina... Aconselho a ir de Canon para quem esta com baixo orçamento e para os mais folgados investir numa Nikon D90... É a camera!

    ResponderExcluir
  64. primeiramente parabens pelo blog...me deliciei com as informaçoes (:...amo fotografia e estou doida com uma maquina...gostaria de uma dica para uma camera boa que me atenda por bastante tempo e que eu possa "brincar" bastante pois gosto muito de fotos artisticas e de paisagens...desde ja obrigada...
    mariana

    ResponderExcluir
  65. Olá Mariana, obrigado pela presença.

    Se for entre essas 4 câmeras da postagem a melhor na minha opinião é a D5000 mas dependendo do seu orçamento pode ter outras opções mais adequadas a você.

    ResponderExcluir
  66. Oi Rodrigo Tudo bem?
    Nem acredito que achei uma pessoa como você!
    TO COM MUITAS DUVIDAS sobre qual comprar!
    Eu sempre AMEI fotografia e eu faço bastante Book, ensaios e quase sempre em lugares diversos (exóticos digamos rs)
    Enfim, Você axa que uma Nikon D5000 seria uma boa escolha pra esse tipo de trabalho?
    E como eu li aqui que os acessórios da Canon são mais acessiveis, qual sua opinião sobre isso?
    Me falaram Muito bem sobre a D90, o que axa dela?
    Se puder me ajudar, agradeço MUITO! Não queria investir em vão :s

    ResponderExcluir
  67. Olá Diego, obrigado pela presença no blog.

    A D5000 seria ótima opção mas a D90 é melhor ainda e sim, os acessórios da Canon são mais acessiveis. Nesse caso você precisa pegar as câmeras das duas marcas e sentir a empunhadura, ver qual agrada mais pois a qualidade de ambas é quase a mesma, não tem como dizer que uma é melhor que a outra.

    Por enquanto, fique com a D90.

    ResponderExcluir
  68. Te adicionei no msn
    Li todos os post e agora estou na dúvida entre D5000 de nikon e t1I da canon. Eu estava tendendo pra d5000, mas esse motor de foco na máquina é que pegou de vez e aumentou minha dúvida... qto a esse motor, a maioria das lentes vem com ele ou não?
    abraço

    ResponderExcluir
  69. Olá, obrigado pela presença no blog e paciência pra ler tudo rsrs.

    As lentes da Nikon que possuem autofoco sãoas lentes AF-S.

    ResponderExcluir
  70. Rodrigo se puder me add no msn?
    queria tirar algumas duvidas com você!
    dihxr@hotmail.com
    Vlw desde ja ;)

    ResponderExcluir
  71. Cheguei a conclusão e vou comprar um t2i, mas essa tem qual diferença fundamental pra t1i?

    ResponderExcluir
  72. Opa, vamos com calma, não chegue a nenhuma conclusão se ainda não souber o que difere uma câmera de outra pois você pode até mudar de ideia, não vamos fazer uma escolha errada.

    Basicamente as diferenças são: T1i possui 15MP e a T2i tem 18; 35 pontos de autofoco na T1i e 63 na T2i; compensação de exposição da T1i vai de -2 a +2 e da T2i vai de -5 a +5.

    Acredito que se você não souber muito o que fazer com essas diferenças, não aconselho a gastar mais na T2i com recursos que não irá usar mas a decisão final é sua.

    ResponderExcluir
  73. Esqueci de dizer que a taxa de fps é mais rápida na T2i tanto para vídeos como para o modo contínuo mas é uma diferença bem pequena.

    ResponderExcluir
  74. Olá Rodrigo
    AMEI o blog!!!
    Estava digitando no google "d 500" e vim direto p cá!
    =)
    Bom,
    vamos ao asunto...
    eu tenho uma câmera sony HX1 e trabalho com fotografias de moda,
    só q não estou satisfeita com ela,
    pq n tem a zapata p flash,
    não posso adicionar lentes,
    e eu estou afim de investir nisso,
    p crescer na carreira.
    Qnd comprei n pesquesei muito,
    senão n teria comprado ela!
    Esqtou querendo verder ela
    e interessada na Nikon d500.
    Porém, pelo q vi nos coentários
    as Canon's são mais fáceis de se manusear,
    além disso a maioria das pessoas do meu ramo
    usam a Canon.
    Eu quero que vc me ajude nessa dúvida "mortal"
    (hehehehehehehehe),
    p eu não ficar arrependida!!!
    Qual a sua opnião em relação a aquisição das duas?
    Qual vc compraria avaliando o meu tipo de trabalho?

    Obrigado
    Luciana

    ResponderExcluir
  75. Olá Luciana, gosto de mensagens como a sua, sabe bem o que quer.

    Você deve querer a D5000 né? E não a D500. Bem, sobre a Canon ser mais fácil é questão de opinião, nesse caso você vai precisar ir a uma loja e testar as câmeras ou pegar emprestado as duas marcas pra voce sentir qual se adapta mais a você.

    As lentes e acessórios da Canon são ligeiramente mais baratos e na faixa de preço da D5000, a concorrente da Canon possui especificações técnicas ligeiramente inferiores porém, todas as lentes da Canon possuem motor de foco automático e da Nikon apenas algumas então, se for comprar uma D5000 vai precisar se certificar que todas as suas lentes serão AF-S ou então, se tiver como, comprar uma Nikon D90 que possui motor de foco no próprio corpo.

    Eu tenho uma Canon T1i que é a Canon na mesma faixa de preço da D5000 e estou amplamente satisfeito com ela então, teste primeiro a ergonomia das câmeras das duas marcas e depois tenha em mente o seguinte: Se você se vira com o foco manual pega a D5000, se ainda precisa se garantir com o foco automático no início, acho que é melhor a T1i ou até as mais baratas XS e XSi que não fazem vídeos mas a qualidade de imagem é praticamente a mesma e ainda sobra um dinheirinho pra comprar boas lentes.
    Esqueça a Nikon D3000.

    ResponderExcluir
  76. Desculpe a pergunta directa mas não sabia como escrever aqui... e quanto mais leio mais confusão surge...

    ResponderExcluir
  77. São câmeras de segmentos diferentes e não cabe comparação entre elas. É preciso decidir se você quer uma câmera versátil que faça de tudo (P100) ou se quer entrar para o mundo das DSLR em que você precisa de uma lente diferente pra cada tipo de foto. Nesse caso, o investimento em lentes e outros acessórios nunca acaba e não é nada barato, só recomendo para quem deseja trabalhar ou levar esse hobby muito a sério.

    ResponderExcluir
  78. Desde já obrigado pela ajuda e pelo blog. Acho que para já e para aprender vou para a P100, que acho bastante completa (do ponto de vista principiante) e talvez daqui a uns meses quando souber o que os números e letras etc... querem dizer, passe para uma DSLR que acho uma tentação.

    Abraço e obrigado daqui de Portugal...

    vamos falando se não se importar...

    ResponderExcluir
  79. Bom dia achei muito legal esse seu blog gostaria que vc me ajudasse , é o seguinte tenho uma T2i550D da canon e quro saber se a filmagem dela é continua ou ela filma de quantos em quantos minutos é que ainda não tenho um cartão adequado para ela e se eu comprar um cartão desses tope de linha que é o de 64gb 600x da transende ela vai filmar continuamente ? fico muito grato pelas respostas um forte abraço ivaldo a trindade email ivaldomaster@hotmail.com

    ResponderExcluir
  80. Olá Ivaldo, obrigado pela presença no blog.

    Até onde sei nenhuma DSLR filma continuamente, verifique no manual de instruções da sua câmera mas acho que o limite dela é 29 minutos, o que não chega a ser um problema pois dificilmente uma filmagem é feita em um take só.

    Eu não recomendo cartões Transcend, só recomendo Kingston e Sandisk classe 6 pra cima para não ficar travando o vídeo. A velocidade do cartão é imprescindível mas a capacidade vai de acordo com seu uso.

    ResponderExcluir
  81. Para ajudar na escolha das cameras por parte do pessoal, posto aqui um ranking das DSLR mais vendidas no mês de agosto
    http://www.fotografia-dg.com/top-cameras-digitais-agosto-2010/

    ResponderExcluir
  82. Olá Rodrigo, tudo bem ?
    Vim tirar uma dúvida contigo, pois comprei uma canon t1i e não consigo fazer fotos noturnas,voce sabe me dizer o motivo ?


    abraçossss

    ResponderExcluir
  83. Nooosaaa adorei a sua resposta!
    Bom a Nikon D90 é ótimaaa,
    mas meu querido bolso não suporta tanto megapixel!
    hehehehehehehehehehehe
    Já a que vc tem me "agradou" mais =)
    Agora uma pergunta que pode ser idiota
    mas vou fazer p acabar c angústia de fazer
    uma troca ruim:
    Vc trocaria uma Sony Hx1 por uma
    Canon EOS Rebel T1i ??
    (tah, SIM)
    Bom acho q é só isso,
    jah arranjei um comprador p minha primogênita!
    (Dá pena de vender pq eu me apego as coisas =/ )
    Só falta decidir qual vai ser a nova!
    Ahhh
    e se vc é do Rio?!
    P me indicar lojas p acessórios, pq eu até conheço quem mora aqui, mas só me indicam lojas que é uma facaaaddaaa, semanas atraz comprei um rebatedor de luz que era 230,00 e eu achei no ebay por 26,80!!! Igualzinhoooo
    falta só chegar =)! Bom é isso!

    Beijos e obrigadão pelas dicas!
    =*

    ResponderExcluir
  84. Ricardo, você é o amigo de Portugal que fala comigo pelo MSN? Se não for pode me adicionar pra gente conversar.

    Carpe Diem, sua dúvida pode ter vários motivos, é algo pra gente conversar pelo MSN também.

    Lu, olha que vou te surpreender na resposta hein? Eu NÃO trocaria a HX1 pela T1i por um simples motivo: Jamais abrirei mão de ter uma câmera "faz tudo". Se eu puder ter as duas, aí sim, pois tenho uma SX1 que quase vendi e hoje ela faz parte do meu equipamento de trabalho.
    Sou do Rio e tenho uma listinha de lojas preferidas, se quiser te passo pelo MSN também porque a lista é extensa, ou por e-mail.

    ResponderExcluir
  85. oi não entendo muito de cameras mais sou louca por fotgrafia e amo fotografa minha maquna é muito paia queria compra uma melhor mais do tipo sabe de boa qualidade e q seja barata pois não tenho muitas posses.

    ResponderExcluir
  86. Olá Gêu, diga o quanto pretende gastar pra poder te indicar algo de acordo com o valor.

    ResponderExcluir
  87. Olá, to em duvida entre a nikon d3000 e a canon xs? Quanto a qualidade das fotos... o q vc acha?

    ResponderExcluir
  88. XS com certeza, não recomendo D3000 a ninguém.

    ResponderExcluir
  89. Rodrigo
    assim vc me deixa perdiidiiiinhaaa
    uhauahauhuahauhuahauh
    Qnt a listinha vc pode mandar p o meu
    email
    lucianapourbaix@gmail.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  90. Alguém me ajude por favor, estou comprando uma Nikon D3000, mas agora li este blog. Algu´´em pode me ajudar.....
    Compro ou naum compro??? Vale a pena ou naum??????????? O que eu façooooooo
    crishespanhol@hotmail.com

    ResponderExcluir
  91. Cris, se já comprou aproveite e extraia o melhor dela. A D3000 não é uma câmera ruim, não existe DSLR ruim, ainda mais da Nikon. O problema dela é que na mesma faixa de preço há dois modelos da Canon melhores que ela mas se quer a D3000 não desista, ela irá te satisfazer.

    ResponderExcluir
  92. Olá Rodrigo! Me socorre, comprei aquela Nikon d5000 com flash sb600, não saco muito de fotografia mas sou curiosa, pedi a um amigo que deixasse fotografar com ele uma formatura, tudo ok, bastante foto legais e derrepente as fotos começam a ficar escuras, uma sequencia, saia uma normal e outra escura além diso percebi que o disparador não estava fazendo fotos em sequencia como quando comecei, fiz algo errado ou a máquina pode estar dando problemas. Ela tem apenas 2 meses.
    Desde já obrigadoooooo!

    Aline Luz

    ResponderExcluir
  93. Olá Aline, obrigado pela presença no blog.

    Não há problema algum, acontece que talvez o flash não esteja em perfeita sincronia com a câmera e numa sequência o flash não dispara ao mesmo tempo que a câmera, é tudo questão de configuração, não se preocupe.

    Sobre as fotos em sequência, não são todos os modos do dial que permitem isso, veja se fez alguma alteração no dial.

    ResponderExcluir
  94. Muito obrigado pela paciência de sempre, principalpemte baseada nas perguntas digamos um pouco inexperiente de minha parte! rss!!!
    É óbvio que percebeu que não saco muito dessa teoria da fotografia e tampouco do flash mas acho que tenho um olhar bacana para as fotos.
    Sempre gostei e fiquei ainda mais fascinada quando comecei a trabalhar com photoshop. Faz 3 anos que abri uma loja de foto-brindes.
    Dominava o photoshop mas não a fotografia, como não era necessário fotografar "os clientes traziam as fotos" tudo era muito fácil, agora com o surgimento repentino de milhares de lojas similares, precisei fazer um diferencial então agora eu mesmo fotografo o cliente e ofereço outros serviços grátis.
    Enfim contei isso para que soubesse um poquinho da necessidade que a fotografia se tornou para mim, é onde eu ganho meu dinheiro em contrapartida não consigo arrumar um tempinho sequer para entrar em um curso bacana onde eu possa dominar de verdade.
    É por isso que vi em seu blog uma oportunidade de conhecer esse mundo maravilhoso da foto, se puder me indique algo que possa ler, navegar o que seja, para aprender mais.

    Desde já agradeço sua atenção de sempre e muito sucesso!

    Aline Luz

    ResponderExcluir
  95. Aline, a primeira coisa a fazer é ler bastante o manual da câmera e do flash, principalmente do flash já que o da câmera não ensina nada a não ser apertar botões.

    Meu e-mail tá disponível ao lado direito dos tópicos, acesse-o e posso te indicar algumas leituras, também tenho um manual bem básico que posso mandar para você.

    ResponderExcluir
  96. Rodrigo. Imagino que você esteja meio cansado de responder a tantas perguntas, e às vezes repetitivas. Mas você poderia por favor falar sobre os prós e contras da Nikon D5000?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  97. Olá Rutiele, obrigado pela presença no blog.

    A favor são o sensor CMOS e o LCD móvel. Contra são a péssima qualidade do vídeo e a falta de motor de foco no corpo da câmera, é preciso usar lentes AF-S para ter autofoco disponível.

    ResponderExcluir
  98. Muito obrigada pela resposta rápida, Rodrigo. Só mais uma coisa: mesmo com esses contras, você acha que é uma câmera que vale a pena hoje, na faixa de preço dela? É pra uso pessoal e amador, mesmo. Estou nos últimos passos de decisão para comprar uma, mas ainda insegura.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  99. Olha, sinceramente, não recomendo DSLR pra uso amador. quem já me conhece desde o início aqui no blog sabe que a minha opinião é de que DSLR ou é pra trabalhar ou pra uso pessoal de quem já entende muito do assunto.

    Vou te explicar o porquê: DSLR não são câmeras versáteis, pra fazer com ela o que uma compacta avançada faz você precisa de 3 ou 4 lentes, se estiver disposta a manter esse investimento e já souber ou quiser aprender a usar os controles manuais então pode comprar a D5000, se for só pra apontar e disparar pode ser desperdício.

    Outra coisa é que a forma de se fotografar com uma DSLR (até o jeito de segurá-la) é diferente de uma compacta, vai estranhar no início mas aí vai precisar de paciência até pegar a manha dela.

    ResponderExcluir
  100. Valeu, Rodrigo!
    Muito bom ter um blog como o seu pra nos ajudar.
    Vou pensar e pesquisar melhor...

    ResponderExcluir
  101. Rutiele, fique à vontade pra usar o e-mail ou MSN que estou disposto a ajudar por lá, e boa sorte!

    ResponderExcluir
  102. Por favor, tenho uma canon 1000d (rebel xs), e to trocando para uma que faz video, to me duvida entre Canon 5000d e nikon d90 !!! o que sugere ? obrigado

    ResponderExcluir
  103. Você deve estar se referindo à Canon 500D né? É uma escolha muito complexa, envolve vários itens de especificação. Me parece que a D90 é a mais completa.

    ResponderExcluir
  104. Fala Rodrigo beleza?
    primeiramente, parabéns pelo blog, dahora mesmo...

    só que quanto mais leio, mais duvidas tenho.. rsrs
    shuashiasas

    mais vou especificar a principal de todas, vc cita a d5000 entre as 4 mencionadas no topico...
    porém eu quero comprar uma camera, que possa tirar fotos em movimento, exemplo delas é o skate, alem de fotos, fazer filmagens, e queria comprar uma camera só.. pretendo iniciar curso de fotografia mais a frente..

    só tenho essa duvida, pdoeria me ajudar?
    preciso d euma camera, que fotos e filmagens fique boas em movimento.. a d5000 me interessou mto mesmo, pelo seu lcd movel o que seria ótimo pra mim, devido a filmagens de skate exigir ser de baixo para cima em movimento.. emfim..

    se puder ajudar agradeço desde ja.. e parabéns pelo blog... abraços

    ResponderExcluir
  105. É, meu irmão, tem horas que é melhor a gente parar de ler senão funde a cuca rsrs.

    Todas as DSLR fotografam bem com muito movimento, é o tipo de coisa que depende muito mais do fotógrafo do que o equipamento. Só tome cuidado com o live view pois ele dificulta tudo, tudo mesmo. Os vídeos das DSLR não são muito bons e gente que entende muito do assunto acha os vídeos da D5000 horrorosos.

    Com a prática vai conseguir fazer as fotos que quer sem o live view ou talvez pegar uma compacta avançada que me parece que vai te atender melhor, pode ser que eu esteja enganado.

    Um abraço e obrigado pela presença no blog.

    ResponderExcluir
  106. Entendi, a compacta avançada que vc diz, um modelo bom, que poderia me atender as expectativas.. indicaria alguma em questão dessas do tópico??

    eu tenho uma digital, e os videos dela são perfeitos pra falar a verdade..rs Mais se uma compacta dessas puder atender minha necessidade de fotos, estaria ótimo ja.. Fotos seqüenciais qualquer uma dessas tira??

    Desde ja agradeço a paciência pelas perguntas tantos que MTAS.. rsrs Abraço

    ResponderExcluir
  107. Olha, difícil te recomendar uma câmera pois aqui talvez seja o único lugar onde vai encontrar essa opinião. Acredito que em qualquer outro fórum vão te indicar DSLR mesmo mas posso te passar uma listinha de câmeras: Canon G11, Panasonic LX3, Samsung TL500, Nikon P7000, Canon SD4000 e SD4500.

    Toda câmera faz fotos em sequência tanto que informo a taxa de fps em todos os tópicos que faço mas fique atento às câmeras com sensor CMOS que sempre possuem uma taxa mais alta.

    Só estou te indicando compacta porque me pareceu que vai usar muito os vídeos e o live view, pontos fracos das DSLR.

    Em último caso veja as filmadoras pequenas, todas elas possuem botão de captura para fazer fotos enquanto está filmando. As câmeras fotográficas tanto compactas como DSLR também possuem essa função, lógico que filmadoras e fotográficas tem prioridades diferentes.

    Enfim, vai pesquisando mais até chegar no mais próximo do que você quer.

    ResponderExcluir
  108. Sim, entendi..

    brigadão mesmo pela dica..

    dahora sue blog cara.. parabéns.. abraço

    ResponderExcluir
  109. Olá, gostaria de solicitar sua opinião sobre a Canon 7D, que pretendo adquirir.

    ResponderExcluir
  110. Bem, não tenho restrições sobre a 7D. É uma ótima câmera destinada a trabalhos profissionais, não para hobby. Uma das melhores no mercado, acho que só perde para as que possuem sensor full frame.

    ResponderExcluir
  111. Olá Rodrigo!
    Não sei se já tens uma opinião formada sobre a nova Nikon D3100. Se sim, gostaria de saber se ela é melhor que a D5000. O custo é quase o mesmo, mas já ouvi algumas opiniões e não sei qual seria a mais apropriada para compra.

    ResponderExcluir
  112. Olá, já falei da D3100 aqui: http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/08/nikon-d3100-infinitamente-melhor-que.html

    Como a D3100 continua sem motor de foco, assim como na D5000 eu particularmente ainda acho a D5000 melhor, ela ainda é a mais rápida, tem um flash mais potente e principalmente um sensor maior, pouca coisa mas maior.

    A D3100 veio com vídeos Full HD mas fazer vídeos com DSLR não considero uma experiência muito boa, são poucas que conseguem fazer vídeos condizentes com seu preço, como a Canon 5D Mark II, e o restante das especificações me levam a crer que qualquer câmera da série D3xxx será sempre inferior à série D5xxx.

    Leia outra opiniões antes de tomar sua decisão e qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  113. Caro Rodrigo, em primeiro lugar, muito bacana e esclarecedor o teu blog. Para nós, que somos iniciantes no mundo da fotografia e das DSLR, é muito bom encontrar pessoas como tu que se dispõem a dar essa força, tirando dúvidas, dando dicas, etc.

    Enfim. Eu estou comprando a minha primeira DSLR e, depois de muito ler a respeito, cheguei ao meu dilema: XSi ou T1i?

    Já entendi perfeitamente que a T1i é mais câmera que a XSi. E que teria a T2i que seria melhor ainda. Só que eu tenho uma pequena "limitação orçamentária" (hehehe), então, to cogitando ir de XSi mesmo (afinal, já estaria entrando com um bom equipamento no mundo das DSLR e certamente já aprenderia muito com ela).

    Apenas não consegui entender, até agora, já tendo lido muito(!) sobre o assunto, se a XSi faz vídeos ou não. Muita gente diz que sim, muita gente diz que não, muita gente diz que sim, mas que não se tem "controles manuais"... Enfim, eu ainda não consegui entender se a XSi faz ou não vídeos.

    Não que isso seja fundamental para mim, mas é sim um recurso que eu gostaria de ter na câmera que for comprar (possibilidade de fazer vídeos).

    Resumindo, Rodrigo (ng melhor do que tu para me responder isso): a XSi faz vídeos ou não? Em caso positivo, quais as limitações?

    Muito obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  114. Definitivamente: A XSi NÃO faz vídeos. E pode ficar tranquilo quanto ao equipamento, é uma excelente câmera. Sempre digo que é melhor começar com um corpo mais simples e investir posteriormente em lentes de maior qualidade pois são elas que fazem a diferença.

    ResponderExcluir
  115. Olá Rodrigo!
    Parabéns pelo Blog!
    Eu não tenho experiência alguma com DSLR e estou querendo comprar uma.
    Trabalho com insetos e o meu interesse é fotografá-los no campo (geralmente mata fechada a noite) e em laboratório. Portanto, gostaria de uma recomendação de um equipamento bom para macro: máquina, flash e lente.

    Desde já agradeço pela ajuda

    ResponderExcluir
  116. Olha, equipamento para macro com DSLR é beeeeeem caro, vai precisar de quase 4 mil reais para investir em um corpo que pode ser o mais simples tipo: Canon XS e XSi ou Nikon D5000, lente macro da Sigma que é muito mais barata que as macro das marcas de referência e que tenha distância focal que vá de grande angular até meia tele, tipo uma 17-70 e um flash macro circular que fica em volta da lente e acho que vai ser a peça mais cara do kit.

    Nunca fiz macro com DSLR e espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  117. Oi Rodrigo! Valeu pela ajuda!
    Após muita pesquisa eu, praticamente, estou decidido a comprar uma Canon, pois os acessórios são mais baratos do que a Nikon e a D5000 aparece como fora de linha no B&H photo. Li ai em cima que você tem a t1i e você conhece a t2i. Uma é sucessora da outra ou são "contemporâneas"? Você ve nítidas vantagens da segunda para a primeira? A diferença é de uns 400 reais de uma para a outra, portanto, como eu pretendo ficar muito tempo com a câmera vale a pena pagar a diferença.
    Grande abraço,
    Luciano

    ResponderExcluir
  118. As diferenças são bme técnicas e acredito que só seriam bem aproveitadas por um usuário bem avançado, depende também do uso que ela vai ter.

    Qualidade de imagem é praticamente a mesma coisa, talvez com vantagem até para a T1i já que a resolução é menor. Vale a pena para quem trabalha com grandes impressões pois nesse caso os 18 MP da T2i são bem úteis.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  119. Olá Rodrigo,
    muito legal seu blog!

    Eu sempre tive uma pentax reflex manual e entrei nos mundos das digitais com uma canon power shot, mas gostaria de voltar ao mundo reflex.
    Eu gostaria de comprar um slr digital que tenha função vídeo.
    Em relação às objetivas seria legal algo simples e prático, que eu não tivesse que ficar trocando sempre. Algo que eu possa carregar pela cidade e viajar.

    Pelo que vi, achei interessante a canon t1i, mas talvez haja outras opções interessantes com função vídeo. Vc teria algo para me inidicar?

    Obrigada!!
    Isabela Valent.

    ResponderExcluir
  120. Olá Isabela, obrigado pela presença no blog.

    Já que quer também fazer vídeos acho que a T1i é a melhor opção mesmo ou a T2i mas eu sempre prefiro comprar um corpo mais barato e investir a diferença em lentes melhores. Acho que vai estar bem servida com uma lente 28-135 que serve pra vários tipos de foto.

    Eu, particularmente, prefiro ter várias lentes com alcances menores pois elas possuem uma qualidade maior mas a versatilidade da 28-135 vale a pena.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  121. Olá Rodrigo,

    O que você acha de câmeras como a Olympus PEN e Sony Nex-3?
    Será que a qualidade do vídeo é melhor do que a Canon T1i?
    A melhor portabilidade também pode ser uma vantagem para mim, mas eu não conheço esse tipo de câmera...

    Obrigada novamente!
    Isabela.

    ResponderExcluir
  122. Olha, o sistema PEN muito, muito, muito me agrada. Esse realmente é um sistema que alia qualidade e praticidade com lentes intercambiáveis. Se eu tivesse oportunidade entraria nesse sistema, talvez um dia eu consiga pois no momento não tenho disponibilidade pra comprar no exterior.

    Eu acho que o sistema NEX anda está engatinhando e é preciso saber se a Sony vai manter investimento nesse sistema ou nas novas SLT. Acho o da Olympus bem mais interessante, isso se tiver como comprar no exterior.

    ResponderExcluir
  123. Olá Rodrigo,
    Achei seu blog super interessante pra quem tá iniciando. Cheguei aqui buscando na internet comparativos para decidir qual camera comprar, então resolvi pedir sua opinião.
    Preciso de uma camera que fotografe bem em ambientes internos e com pouca iluminação. Além disso preciso que fotografe bem coisas em movimento como crianças e animais.
    Vi que o pessoal fala muito bem da nikon d90 e da t1i da canon e a diferença de preço entre elas é bem grande.
    A diferença de recursos e de qualidade de imagem é tão grande assim entre elas?
    Qual camera vc me recomenda (sem se prender a elas duas).
    Desde já obrigada =)

    ResponderExcluir
  124. Olha, não que a diferença de imagem seja tão grande, a D90 é melhor sim mas o que faz diferença é que ela vem com uma lente bem mais abrangente: Enquanto a T1i vem com a báscia lente 18-55, a D90 vem com uma 18-105.

    Lógico que um equipamento desse valor deve ser comprado pensando também nos gastos posteriores com lentes e outros acessórios mas inicialmente a D90 é uma opção melhor pois se tiver em dúvida na qualidade de imagem que é excepcional nas duas, a D90 ganha na lente. É ela mesmo que eu recomendo, fica a frente de todas as outras nessa faixa de preço.

    Uma coisa que eu preciso deixar claro é em relação a fotografar bem em ambientes internos, pouca iluminação, coisas em movimento. Isso toda câmera faz mas é você que tem que saber fazer, ainda mais numa câmera desse tipo não dá pra ficar só usando o automático e esperar que a câmera faça tudo sozinha, quem faz a foto é você.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  125. Obrigada pela atenção Rodrigo =)
    Mais uma dúvida, como vc disse tenho q pensar nos gastos posteriores com lentes e outros acessórios e vi que nesse aspecto a canon sai mais barata. Nesse caso, tem alguma camera da canon "similar" a D90 da nikon?
    Quanto ao flash para a D90, o SB600 é uma boa escolha?

    ResponderExcluir
  126. A mais próxima da D90 seria a T2i mas ela também vem com a lente 18-55, a 50D seria outra opção e que você pode comprar apenas o corpo ou o kit com a lente 28-135 que é uma lente bem abrangente mas você perde a grande angular, o o kit com a 18-135 (aí você já teria uma lente ainda mais abrangente e com a grande angular) tá saindo num preço meio salgado aqui no Rio, em SP deve ser mais barato. Seriam essas as duas opções da Canon similares a D90.

    O flash SB600 é excelente, muito bom.

    ResponderExcluir
  127. Olá Rodrigo, sou apaixonada por foto, mas estou começando agora com essas maquinas melhores, queria saber o que seria melhor pra mim? sony hx1, nikon 5000 ou canon t2i? tenho pesquisado pelo melhor custo benefício mas ao mesmo tempo preciso de resultados eficientes para fotos noturnas e em movimento. esta sony tem o visor móvel? sou uma otima autodidata, mas queria saber qual dessas tem o manuseio mais simples?
    obrigada

    ResponderExcluir
  128. Bem, como você incluiu câmeras de categorias diferentes na sua lista fica difícil te dar uma resposta direta, o assunto fica um pouco mais complexo.

    Esta Sony tem visor móvel e já indico que se isso for uma prioridade na sua compra já deve descartar D5000 e T2i pois são câmeras feitas para serem usadas com o viewfinder, o LCD é apenas um complemento que não funciona tão bem como nas compactas.

    Há muitas outras câmeras que podem servir para o que você quer mas é preciso antes definir qual a sua prioridade e também se está disposta a manter os investimentos necessários ao se usar câmeras reflex.

    Qualquer dúvida é só retornar e fique a vontade para conversar pelo MSN já que sua dúvida é mais complexa.

    ResponderExcluir
  129. Oi Rodrigo,
    Muito obrigada pelos esclarecimentos. Acabei comprando uma nikon D90 mesmo. Dps vou investir em outras lentes e no flash.
    =)

    ResponderExcluir
  130. Olá, Rodrigo. Tenho uma Nikon D80. Gostaria de comprar outra câmera e me indicaram a Canon T2i. Eu sou um pouco desconfiada com máquinas que fotografam e fazem vídeo, simplesmente porque prefiro investir numa boa/relativamente em conta câmera que apenas fotografe do que uma que custe a mais por uma função (no caso a filmagem) que não vou utilizar. Para sair da minha D80 sem muito custo posso trocar pela T2i ou você me indicaria outra? Abraços!

    ResponderExcluir
  131. Olá Mille, obrigado pela presença no blog.

    Ainda há opções sem vídeo, também não gosto. Não recomendo sair da Nikon até para aproveitar suas lentes porém, hoje em dia, a única Nikon que não faz vídeos é a D3000. Se quiser gastar com a Canon T2i acho muito melhor pegar a D90 a não ser que queira muito mudar para Canon.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  132. Eu realmente não faço idéia do que comprar. E tenho que decidir com certa urgência, pois vou viajar. Ainda tem isso... Em que site comprar e garantir a máquina aqui no dia 27? Em tempo de comércio natalino, acho pouco provável...

    ResponderExcluir
  133. Olha, eu não compro online então nem posso te ajudar muito. Na cidade onde mora não tem lojas de fotografia ou informática?

    ResponderExcluir
  134. LEGAL TEU BLOG... TO SEGUINDO... SIGA-NOS

    LUCRE COMISSÕES E DIVULGUE
    GRÁTIS SEU BLOG AQUI:

    www.psdesigner.com.br/entretenimentos

    OBRIGADO!
    Marcos Roberto

    ResponderExcluir
  135. Olá Rodrigo, antes de tudo parabens pelo seu serviço aqui.
    To iniciando agora no mundo das Dslr, tinha uma H9 da sony. To em duvida entre a Sony 550L e a Nikon D 5000, qual você recomendaria? Obrigado.
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  136. Olá Eduardo, obrigado pela presença no blog.

    Em se tratando de reflex, entre Nikon e Sony, sempre vou preferir a Nikon. Não só pela qualidade mas também pela facilidade em encontrar lentes e acessórios.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  137. Paulo
    Oi,Rodrigo! Parabéns pelo Blog!
    Sou um velho fotografo tipo "Rolleycord".Tenho uma XT350D+ flash 380ex+ grip e duas lentes: 18-55mm e 50-250mm. Trabalho c/ imoveis e gosto muito das imagens que faço p/meus clientes. Varios colegas estão sempre "atualizando" seu equipamento e gastam fortunas em corpos e lentes.Sera necessario comprar sempre o mais novo, moderno? Qual sua opinião?

    ResponderExcluir
  138. Olá Paulo, obrigado pela presença no blog.

    Meu amigo, lógico que sempre é bom atualizar o equipamento mas nunca devemos colocar o equipamento à frente do nosso talento, nosso trabalho, afinal a câmera não faz foto sozinha, não é mesmo?

    Você tem um ótimo equipamento nas mãos, se ele te atende, pra que mudar? O que eu percebo é que profissionais nem sempre podem dar um upgrade e continuam fazendo belíssimas fotos com o que tem mas quem tá começando agora e muitas das vezes nem é profissional, só quer saber da melhor câmeras e as melhores e mais caras lentes.

    Se essas pessoas ouvem em algum lugar uma pessoa dizer que lente tal não tem uma boa nitidez na grande angular, ele já descarta de imediato aquela lente e começa a procurar uma que seja perfeita. A busca pelo equipamento perfeito é incessante e esquecem de investir em CONHECIMENTO. Um cursinho de vez em quando pra esse pessoal é bom né?

    Paulo, não creio que precise melhorar o que você tem. Só vai precisar de um novo corpo quando o obturador da 350D chegar ao fim e uma troca for muito cara. Fora isso, continue com esse kit, vou ficar com minha T1i por muitos e muitos anos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  139. Olá Rodrigo, primeiramente adorei seu blog, tem tirado um pouco minhas dúvidas.

    Eu gostaria que você me ajudasse a saber se eu "tenho" duas câmeras boas, e se irá atender minhas necessidades que não são muitas, pois estou bem iniciante em fotografia, apesar de já saber manusear as compactas, não com tanta "técnica", mas com facilidade, e quase sempre no automático, comprando uma Nikon D5000, Canon XS, T1i ou T2i.
    Tenho em mãos uma Sony Cyber-shot DSC-W110 7.2MP com zoom óptico de 4x, lentes Carl Zeiss (Vario-Tessar), 2,8-5,8/5,35-21,4, Smile Shutter e Full HD 1080. E uma Casio EX-Z9 8.1MP, zoom óptico de 3x, f=6.2-18.6mm, 1:2,8-5.2. Desde já agradeço!

    Kamylle

    ResponderExcluir
  140. Olá Kamylle, obrigado pela presença no blog.

    Se você perguntar isso pra 10 pessoas diferentes, 9 vão dizer pra você comprar DSLR e uma diria que não. Eu seria essa uma pois acho muito investimento apenas para fotos casuais, normalmente só recomendo DSLR pra quem quer trabalhar com fotografia.

    Tem tanta compacta avançada, boa de verdade, com excelente qualidade pra qualquer tipo de foto e com todos os recursos necessários pra você ter controle total sobre a foto, e não a câmera.

    Leia esse tópico veja se alguma te agrada: http://goo.gl/A5GPi

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  141. Ahh sim, mas eu queria tanto uma dessas, sou apaixonadaa por esse tipo de câmera. De repente até poderia começar a fazer um curso e trabalhar com fotografia.

    E queria saber se essas câmeras que eu citei acima são boas também.

    ResponderExcluir
  142. Sim, as câmeras são ótimas mas se você não estiver à altura do equipamento pode se decepcionar com a forma totalmente diferente de se utilizar estas câmeras.

    E comece a se preparar para os investimentos posteriores em lentes e outros acessórios, além do principal que é investir em conhecimento. Se você nunca usou uma câmera com controles manuais, vai precisar de um curso. Os investimentos nunca acabam, vão sempre te acompanhar.

    ResponderExcluir
  143. Aaaah entendi. Então de início teria que ou começar um curso, ou comprar compactas manuais pra aprender mais sobre como usá-las né?

    ResponderExcluir
  144. O caminho normal seria esse até porque usar uma Câmera reflex é muito diferente, muita coisa muda, é preciso saber exatamente do que se trata pra ver se é isso mesmo que você quer.

    Eu mesmo só recomendo e só uso esse tipo de câmera a trabalho. Nunca saí com ela na rua pra fotografar, não é nada prático nem divertido. Pra isso uso minhas inseparáveis compactas rsrsrs.

    ResponderExcluir
  145. Entendii.. rs
    éé acho que vou ver uma compacta booa.. mas eu citei no primeiro comentário as que eu tenho aqui, elas são booas? dão pro gasto? Rs

    ResponderExcluir
  146. Elas são automáticas, não tem como aprender a fazer boas fotos com elas. Precisa de alguma com controle manual.

    ResponderExcluir
  147. olá trabalho com fotografia em festas e gostaria muito de comprar uma máquina boa estou em dúvida entre a nikon d5000 e a nikon p100.
    qual seria melhor???

    ResponderExcluir
  148. Olá Tyany, obrigado pela presença no blog.

    Se é para trabalho a P100 não serve. E, em vez de Nikon D5000 pode investir na D3100 que possui um pouco mais de recursos. Além de investir em um bom curso para poder dominar as técnicas mais rapidamente.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  149. Olá,não tenho muita experiência com câmeras mas quero presentear uma pessoa,por favor sabe me informar as diferenças entre a Canon eos rebel xs para Canon t3?

    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  150. Basicamente a T3 faz vídeos e a XS não. Mas sabe se a pessoa presenteada tem conhecimento técnico suficiente para usar este tipo de câmera? Não é uma câmera feita para apontar e disparar coo as compactas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  151. Bem conhecimento tecnico suficiente acredito que não pois ela nunca teve uma câmera desses tipo,mas já fez design gráfico e fotografa muito bem nessas digitais modernas...digamos que essa máquina seria mais para seu primeiro trabalho como fotografa profissional,pois ela tem potencial,por isso queria saber qual a mais adequada a EOS Rebel ou a T3.
    Mas a única diferença seria só a gravação de videos?pois eu acho a diferença de valor considerável para ser só essa a diferença...

    ResponderExcluir
  152. Bem, como eu disse antes, a diferença básica é a presença dos vídeos mas numa análise mais profunda tem o óbvio avanço tecnológico de processador e sensor já que a XS é uma câmera de 2008.

    Além disso, a T3 alcança uma sensibilidade ISO bem maior, possui mais pontos de autofoco, o LCD é maior e o acesso ao live view é mais rápido e fácil, o flash é menos potente e o fotômetro é mais abrangente.

    O importante ao usar este tipo de câmera é saber usar os controles manuais e abandonar de uma vez por todas o modo automático. A T3 é a câmera da vez, me agrada demais.

    ResponderExcluir
  153. olá, estou precisando muito de ajuda tenho uma câmera NIKON D3100,com lente macro e flash circular ,só que não estoou conseguindo configuarr ela,o problema maio das fotos extra oral é a sonbra e das intra-oral ta ficando desfocada ,ja mudei tosad as configurações e não consegui...alguem mim ajudaaa@!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josy, se você possui uma lente macro então você pode fotografar um pouco mais de longe evitando as sombras, vá testando se afastar um pouco até as sombras sumirem.

      Já na intra oral, por mais que a macro permita uma aproximação maior, é preciso respeitar o limite da distância mínima de foco que ela possui senão a lente nunca vai fazer foco (até porque também fica escuro e a lente não consegue achar o foco).

      Tente fechar um pouco seu diafragma pra auxiliar no foco, isso irá escurecer um pouco mais a cena mas o flash irá compensar isso.

      Excluir
  154. Rodrigo, sou inexperiente. Achei seu blog um oásis pois vc tira dúvidas de forma bastante objetiva e esclarecedora. Tenho uma D500 - comprei em 2010 e agora gostaria de investir em uma lente bacana para fotos de surf - amadoramente para tietar meus filhos em suas performances. Qual seria o modelo mais adequado para mim? Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  155. desculpe, retificando, tenho uma NIKON D5000 e não uma D500

    ResponderExcluir
  156. Pode adquirir uma Sigma 18-200 que é bem versátil mas opte pela versão com estabilizador de imagem.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  157. OLA!!
    Estou pra iniciar um curso de fotografia, e tenho dúvidas sobre qual camera comprar. Na realidade não conheço nada sobre câmeras. rs
    Um amigo me indicou seu blog.
    MInha dúvida é... se compro uma xsi ou outra camera...
    Estou pensando em comprar uma canon XSi, como eu não terei grana pra investir em outra camera tão cedo gostaria de saber se vcs me indicam ela ou outra mais nova no mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine, obrigado pela presença no blog.

      A XSi é uma câmera muito antiga, já houve 4 sucessoras após ela e só encontrará ela usada. Recomendo a Canon T3 que possui um custo-benefício excelente.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  158. BOM DIA RODRIGO ADOREI SEU BLOG.
    VAMOS LÁ NAO SOU PROFISSIONAL MAS AMO FOTOGRAFAR,E TAMBEM NAO VOU TRABALHAR como fotografa,MAS VIAJO e curto as paisagens E ADORO AS FOTOS DE UMA AMIGA QUE TEM UMA NIKON não sei o modelo, VEJO NITIDAS DIFERENÇA ENTRE UMA COMPACTA E UMA DSLR É CLARO QUE ESTOU APAIXONADA PELA D90, MAS SE VC ACHA MELHOR COMEÇAR COM NIKON D90 OU D5000 ? ,MAS VC FALA QUE D5000 NÃO É AUTOMÁTICA E A D90 É, ENTÃO o QUE VC PODE ME INDICAR INDEPENDENTE DE VALOR,POIS QUASE COMPREI UMA MARCA que custava acima de r$ 2000,00 MAS FIQUEI NA DUVIDA, POIS NAO DOMINAVA TANTOS DETALHES QUE HOJE EU CONHEÇO.quero começar um curso de fotografia.
    VALEU SO DEPENDO DE VC PARA FINALIZAR MINHA COMPRA UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian, obrigado pela presença no blog.

      Todas essas câmeras possuem o modo manual e automático, quando que eu disse que a D5000 não possui modo automático? Independente disso, estas câmeras não foram feitas para serem usadas no automático, é pra quem quer aprender a fotografar e usar os controles manuais. Como você disse que pretende fazer um curso, em breve irá abandonar o vício do modo automático.

      Mas esta postagem é antiga, já tem mais de dois anos e as duas câmeras já estão fora de linha, são difíceis de serem encontradas a venda. Se prefere Nikon indico a D3100.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  159. RODRIGO,OBRIGADA PELA ATENÇÃO.
    PARA EU INICIAR ESTA É BOA,ELA TROCA LENTES COMO AS OUTRAS? PELO TEMPO QUE JÁ PASSOU A CANON TEM UMA MELHOR DO QUE A QUE VC ME INDICOU,DESCULPE MINHA SANTA IGNORANCIA.
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, não tem ignorância alguma, a gente tá sempre aprendendo coisas novas.

      Ela troca lente, é da categoria reflex. A concorrente da Canon é a T3 que não tem a desvantagem das Nikon mais baratas que é a falta de motor de foco que impede o autofoco com determinadas lentes. E além disso é mais barata, é o melhor custo-benefício da categoria.

      Excluir
  160. OLÁ RODRIGO ADOREI SEU BLOG, ESTOU TENDENDO PARA COMPRA DA NIKON P510,O QUE VC ACHA DE MINHA ESCOLHA,SEI QUE É SEMI PROFISSIONAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, obrigado pela presença no blog.

      Não, ela não é semiprofissional. Câmera semiprofissional não existe, é um termo inventado para elevar status de câmeras de baixa qualidade.

      Na mesma categoria da P510 tem outras muito melhores como Canon SX40, Panasonic FZ47 e FZ150.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  161. RODRIGO,MUITO OBRIGADA PELA SUA ATENÇÃO,MAS LENDO OS OUTROS POST ACIMA FUI, DAR UMA OLHADA NA CANON T3.ACHEI T3i e T4I.VC SABERIA ME INFORMAR A DIFERENÇA ENTRE ELAS?PQ O PREÇO ENTRE ELAS É BEM DIFERENTE...NÃO SOU PROFISSIONAL MAS ADORO TIRAR FOTOS,ADQUIRINDO UMA PROFISSIONAL EU FARIA UM CURSO,QUEM SABE TRABALHAR NA ÁREA?SUAS RESPOSTAS ESTÃO ME AJUDANDO MUITO,OBRIGADA.
    PS:TABÉM VI NIKON D3100,ELA É BOA?RESUMINDO,RSRRSENTRE UMA CANON E UMA NIKON,QUAL A MELHOR?VALEU!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, aí já é um tipo de câmera totalmente diferente. E é preciso entender que a câmera não é profissional, não se classifica câmera assim. Profissional é a pessoa que atua na área. Essas câmeras são reflex, exigem um nível alto de conhecimento pois as fotos podem, em muitos casos, saírem piores do que se fossem feitas com compactas, se a pessoa não souber operar.

      E pra trabalhar na área, o investimento é longo e muito caro, só de equipamento é 5 mil reais no mínimo, fora os cursos, oficinas e etc.

      Entre Canon e Nikon não tem difenreça, as duas são ótimas e a questão aí é mais pessoal. É bom ir a uma loja e sentir a pegada das duas, a ergonomia, posição dos controles, acesso do menu e ver com qual delas se adapta melhor.

      Sobre T3, T3i e T4i, são muito parecidas mas as T3i e T4i são mais cheias de penduricalhos, nada que aumente a qualidade de imagem. Por isso recomendo a T3 pois ela possui um custo-benefício fantástico e está no mesmo nível da Nikon D3100.

      Excluir
  162. RODRIGO BOA NOITE COMPREI A NIKON D5100 VC ACHA QUE FIZ UMA ESCOLHA BOA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian, o certo é perguntar antes de comprar. De que adianta eu dizer agora, por exemplo, que a D5100 não foi uma boa compra? Agora, o que importa é aprender a usá-la para tirar o maior proveito possível.

      Excluir
  163. BOA NOITE RODRIGO,QUANDO ESCREVI QUE COMPREI,NA VERDADE TINHA PEDIDO A UM AMIGO PARA TRAZER PARA MIM,POIS ELE ESTA VIAJANDO.MAS JA ENTREI EM CONTATO COM ELE E PEDI PARA AGUARDAR.AGORA EU TE PERGUNTO,RSRSR A NIKON D5100 E BOA?QUAL A DIFERENÇA DELA PARA A D100?AMIGO ME AJUDE,VC ME ORIENTA A FAZER O QUE?MUITO OBRIGADA PELAS ORIENTAÇÕES E PELA SUA PACIÊNCIA,RSRS.UM ABRAÇO.LILIAN.

    ResponderExcluir
  164. DIGO NIKON D 3100,VC ME INDICA UMA LOJA BOA E BARATA PARA COMPRAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nikon D3100 possui um custo-benefício melhor. Só conheço as lojas do RJ.

      Excluir
  165. ola Rodrigo boa tarde,estou tendo um problema,quando vc aconselha:É bom ir a uma loja e sentir a pegada das duas, a ergonomia, posição dos controles, acesso do menu e ver com qual delas se adapta melhor.(eu nao conheço aqui no rio nenhuma loja,rsrs)Voce conhece algumas,tenho medo de comprar pela internet,tenho uma amiga que se deu mal ...prefiro ir direto em uma loja,pois la poderei pegar as maquinas e me decidir.talvez vc nao possa dizer os nomes de loja aqui no blog...mas sa vc puder me enviar por email...Mais uma vez obrigada pelas orientaçoes,Márcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia, obrigado pela presença no blog.

      No edifício Avenida Central tem várias lojas e as principais estão no segundo andar, são várias e você poderá testar as câmeras em todas elas. Estão quase todas lado a lado, quando encontrar uma, encontrará todas.

      Excluir
  166. Rodrigo vc é muito gente boa!!! Obrigadão!!E mais uma vez,parabéns pelo site,que esta me ensinando e incentivando a conhecer mais a fundo a fotografia,um abraço;Márcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e fique à vontade para voltar sempre que precisar.

      Excluir
  167. Oi, boa noite . Eu queria sua ajuda é o seguinte, to pretendendo montar uma studio, mas quero uma câmera de qualidade, ou seja, quero uma profissional, mas nunca sequer fiz um curso de fotografia kk. conto com sua ajuda para a escolha da minha câmera. Se tiver como me responde no meu email .. thaysemayaralc@hotmail.com .

    Obrigada pela atenção ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha intenção não é de atuar no ramo profissional, quero fazer fotos do meu filho, tipo o acompanhamento mensal dele sabe? Quero uma câmera até uns 2.000 reais.

      Excluir
    2. O problema é que pra usar câmeras desse naipe é preciso saber fotografar, não adianta de nada gastar 2 mil reais em uma câmera e ficar usando no automático, a decepção pode ser grande. Então, é preciso que faça, pelo menos, um curso básico ou então começar a devorar todo tipo de publicação que lhe ensine a fotografar. Está disposta a isso?

      Indico uma Canon T3 e uma objetiva 50mm f/1.8, é o básico necessário para fotos em estúdio. Além, lógico, de investir em conhecimento que é o principal.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails