17 de março de 2010

Panasonic FZ35 vs. Canon SX20

   Eis aí mais uma dupla que frequentemente é requisitada nos foruns de fotografia, eu diria que é a maior rivalidade do momento, as câmeras que causam mais dúvidas aos futuros compradores apesar de não serem melhores que suas antecessoras Panasonic FZ28 e Canon SX10 pois são praticamente as mesmas câmeras porém com resolução aumentada apenas.

   A primeira diferença entre elas é que a Panasonic é alimentada por bateria tipo proprietário e a Canon por 4 pilhas, aí fica a gosto do freguês: A primeira recarrega muito mais rápido, a segunda dura muito mais, cada um decide o que acha mais importante. Lembrando que essas características não são referentes a essas duas câmeras necessariamente e sim, a todas as câmeras. Resumindo: Câmera a pilha = Mais fotos com a mesma carga / Câmera a bateria = Menos perda de tempo carregando-a.

 Painel traseiro da FZ35 é parecidíssimo com o da sua concorrente mais direta

   Vamos ao que interessa, vamos "desmontar" virtualmente as câmeras e saber o que tem dentro delas. São duas câmeras de 12 megapixels com sensores do mesmo tamanho, a Canon possui 20x de zoom contra 18x da Panasonic; além disso, as lentes Leica e Canon são quase equivalentes, uma leve vantagem para a primeira compensa o menor zoom gerando até aqui um empate técnico entre as duas.

   A coisa começa a esquentar com o modo macro que na Canon é de 0cm (dizem que você pode encostar a lente no objeto mas falta abertura à lente) e na Panasonic é de 1cm, o que não deixa de ser tão espetacular; por falar em abertura a Panasonic ganha nesse quesito: 2.8-4.4 contra 2.8-5.7 da concorrente, tudo bem que o zoom da canon é maior mas não tanto pra essa diferença toda; na velocidade do obturador a Panasonic é implacável nos disparos longos: Seus já tradicionais 60 segundos jogam os 15 segundos da Canon no lixo com o agravante de esses 15 segundos não poderem ser usados no modo manual, apenas no modo específico de disparo lento, já nos disparos rápidos a vantagem é da Canon chegando ao máximo 1/3200 contra 1/2000 da rival.

 LCD móvel é um grande destaque da Canon para as suas superzoom

   A Canon dá o troco no quesito sapata para flash externo que a FZ35 não tem, porém o flash interno dela é melhor que o da Canon (novidade, afff): 8.5 metros de alcance máximo contra 6.8 metros. Ambas possuem suporte para o formato RAW pra quem gosta (na Canon só com auxílio do software CHDK), videos HD de 1280x720 pixels, visor óptico eletrônico com diopter para ajustar a imagem muito útil a quem usa óculos como eu. O LCD da Canon é um pouco menor (2,5 polegadas contra 2,7 da rival) mas bem mais funcional pelos vários ângulos que sua mobilidade permite.

   O modo contínuo da Panasonic é um pouco decepcionante, muito mais rápido que o da Canon mas limitado a 5 fotos em sequência (muito pouco) enquanto na Canon é ilimitado. A FZ35 impressiona pela leveza, é seguramente a superzoom de grande porte mais leve que já peguei, muito mais confortável que as suas concorrentes talvez por ela ser um pouquinho menor.

Eu queria ter as duas, e vocês?

   Opinião do blogueiro: Essas câmeras são muito parelhas e apesar de eu preferir pilhas optaria pela FZ35 pois a abertura é bem melhor usando-se bastante zoom, o modo de disparo lento da Canon é uma decepção e esses dois itens na minha opinião são mais relevantes que a falta de uma sapata pra flash e de um LCD móvel como o da Canon. A decisão é apertada e eu também gostaria de ler outras opiniões diferentes a respeito dessas duas câmeras.

116 comentários:

  1. Bem, tenho plena consciência da qualidade da Canon, mas como já possuo uma e eu queria experimentar outra marca, acabei por mergulhar num mundo de informações sobre câmeras digitais. Minha preocupação foi logo em relação às lentes: Schneider-Kreuznach ou Leica? Só depois pensei nas marcas.
    .
    Para mim foi muito difícil porque meu conhecimento é limitadíssimo. Mas, fui seguindo minha intuição e desde que fiquei conhecendo a série FZ da Panasonic, fiquei encantada. Só me faltava 100% de coragem pra investir numa câmera só por intuição. Tanto é que perdi de comprar a FZ18, a FZ28... =/
    .
    Mas, depois de um empurrãozinho seu tomei a decisão de comprar [finalmente!] a FZ35. E estou muito feliz!!! =D
    .
    Agora, a SX20, não... mas uma SX10 eu queria! Será que ela já virou lenda?

    ResponderExcluir
  2. Já virou lenda sim mas me arrisco a dizer que também não é melhor que a FZ35. As únicas que a ameaçam serão tema da minha próxima postagem...

    ResponderExcluir
  3. Eu ficaria com a FZ35...aliás, estou quase comprando; só não comprei ainda porque encontrei a Nikon P100 a 10 dólares mais caro. Como tem poucos reviews da P100 na web, tou esperando um pouco, mas a gama de funções me atrai.

    Quanto a essas duas do post, eu ficaria com a FZ35...não percebi distorção cromática nem "aura" em volta de formas que tenham fundo luminoso; dois grandes problemas da SX10 e SX20.

    ResponderExcluir
  4. FZ35 é fantástica. Na minha última viagem, indiquei
    ela a um amigo, sem conhece-la direito, e nossa...
    fiquei encantado. Apesar de ser Canon de coração, essa máquina vive me seduzindo rsrs...

    ResponderExcluir
  5. Caramba, então você é igual a mim! É Canonzeiro e tá querendo pular a cerca por causa de uma Panasonic...

    ResponderExcluir
  6. Sou uma pessoa apaixonada por fotografias e estou a procura de uma camera mais ou menos, estou em duvida entre a Fuji Finepix s1800 e a Canon sx20is, sou mãe tenho um filho de 2 anos e preciso de uma camêra que bata fotos rapidamente e também adoraria uma super zoom,sem contar as festinhas de aniversário com baixa luminosidade o que escolher, andei vendo uns vídeos feitos pela fuji s1800 e fiquei decepcionada , achei que a qualidade quando se usa o zoom horrivel, preciso decidir não sei qual camera comprar , e quanto mais eu leio mais duvida eu fico.

    ResponderExcluir
  7. Olá, infelizmente todas as câmeras deixam a desejar na qualidade quando se usa muito zoom, é preciso saber se realmente vai ser necessário uma câmera com 10, 15, 20x de zoom. Sobre os vídeos feitos com a Fuji S1800 não posso afirmar que os das outras câmeras seja muito melhor mas as lentes que a Fuji usa não são boas.
    Se quer uma compacta de qualidade, pense em Panasonic se tiver lente Leica ou Canon e se puder me informar seu orçamento poderei te indicar algo mais específico.
    Inicialmente se não for de Canon SX20, a opção idela é a Panasonic FZ35 mas se você não necessitar de muito zoom, existem várias outras opções dependendo do quanto quer gastar.

    ResponderExcluir
  8. Olá! nossa, que ótima essa comparação sua! Estou mesmo na duvida de qual super zoom comprar! e tenho ouvido (lido em sites) falar tanto dessa panasonic que estou curiosa! mas sabemos que marcas consagradas de câmeras são canon e nikon
    por isso pesquisei sobre a Nikon P100 que é bateria e prefiro ela que a canon X20 pois essa é pilha. Sabem me dizer mais?

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Queria dizer que descobriu seu blog recentemente e adorei! Está sendo muito útil pra mim.
    Queria perguntar uma coisa pra vc:
    Como é que funciona o foco da FZ35?
    A gente consegue ter algum controle sobre ele ou ele só funciona em auto-foco?
    E o white-balance. Só tem presets ou tem como escolher a temperatura?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite,
    Adorei seu comentário, pois estava desistindo da canon sx 20 porque li que ela não tinha o formato RAW e vc ja disse que ela tem. Afinal, você confirma que ele possui o RAW??
    Aguardo resposta e se pudesse enviar para atocpo@hotmail.com agradeceria e muito.

    ResponderExcluir
  11. oi quero agradecer a atenção, e preciso tirar uma dúvida , estou me decidindo entre a cann xs 20 is, ou a panasonic fz 35 , é verdade que o video em formato mov não pode ser editado de forma alguma? e a bateria da panasonic é facil de encontrar? é o que esta me impedindo de comprar uma das duas , e para piorar as coisas o meu cunhado me deixou em dúvida sobre a canon xs 1 is me dê uma opiniao por favor , ah acho importante boas fotos em locais de pouca luminosidade festinhas de aniversario por exemplo , obrigado pela atenção .Raquel Juiz de fora

    ResponderExcluir
  12. esqueci de mencionar no comentário anterior ,na minha opinião a fz 35 seria perfeita se fosse a pilhas hein? por favor me fale um pouco da fz 100 vc sabe preço, já tem no brasil? muito obrigada pela atenção Raquel.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Raquel. Obrigado pela presença no blog.

    O vídeo MOV pode ser convertido em AVI ou MPEG com o programa "format factory" resolvendo os problemas de edição.

    A bateria da Panasonic é encontrada nas lojas especializadas em foto e informática sem maiores dificuldades.

    A SX1 possui sensor CMOS que garante mais qualidade em situações de baixa luminosidade mas como toda câmera com CMOS não se tem resultados muito bons quando usada no modo automático, é preciso saber usar os controles manuais.

    A FZ100 ainda vai começar a ser vendida no exterior no final do mês, quando chegar ao Brasil vai custar uns 1500 reais e é preciso aguardar dois meses pelo menos pois nesse tempo o preço abaixa muito. Acredito que se estabilizará entre 1200 e 1300 reais.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Rodrigo, queria agradecer a sua atenção e lhe parabenizar pelo seu blog é muito útil e inteligente.

    Sem querer ser repetitiva, queria lhe pedir uma opinião muito importante,na sua opinião qual câmera devo comprar a Canon xs20is ou Panasonic z35, gostaria de ressaltar que preciso de uma câmera com resposta rápida, pois tenho um filho de 2 anos e 8 meses e com criança cada minuto é um flash rsrsrs, sou frustrada com a minha Samsung s730, bato uma foto e ela demora uns 5 s para liberar um próximo disparo, perco cada momento incrível do meu filho, e como dá para perceber estou mudando radicalmente, e graças as informações que encontro por exemplo no seu blog estou estudando a uns 3 meses para essa nova aquisição, voltando a assunto acho interessante o super zoom pois adoro paisagens, e amo fazer pequenos vídeos também , te confesso que se a Panasonic fosse a pilhas eu já teria me decidido. Agora tem outro detalhe, meu filho faz aniversário em novembro vale a pena esperar a fz100?Pois estou sem câmera a minha estragou? Desculpe esse comentário longo demais, desde já agradeço a atenção. Raquel.

    ResponderExcluir
  15. Raquel, infelizmente nas compactas não tem como fugir de uma reciclagem longa de flash, são sempre 4 segundos no mínimo. Ao final de cada postagem ou comparação de câmeras eu deixo a "opinião do blogueiro", aquela é minha opinião final.
    Sobre a FZ100 é aquilo que já falei na outra resposta, sabe que vai ser cara mas promete ser a melhor superzoom do mercado, veio pra ser líder nesse segmento.
    Quanto mais longo o comentário é melhor, fica mais fácil de responder pois você se torna mais objetiva, deixa claro o que você quer.
    Fique a vontade pra perguntar mais.

    ResponderExcluir
  16. Compensa esperar um pouco e pegar uma fz100 ao inves da fz35 visto que nao tenho muita pressa? Existe algum outro lançamento previsto para concorrer diretamente com a fz100 ou ela será a melhor opcao do segmento assim como muitos dizem que a fz35 é atualmente?

    ResponderExcluir
  17. Xará, a Canon ainda não lançou as sucessoras de suas superzoom, o que deve ocorrer em uma semana se for lançada apenas a sucessora da SX20 ou daqui a pouco mais de um mês se também for lançada uma sucessora da SX1.
    Essa última se vier será concorrente direta da FZ100, P100 e HX1, lembrando ainda que a Sony está devendo seus lançamentos desde março, talvez cheguem até setembro.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Rodrigo vc sabe onde encontro com um preço legal a Panasoni9c fz35 ou Canon xs20. Muito obrigada. Raquel

    ResponderExcluir
  19. Com preço legal em free shoppings ou no mercado livre. Uma loja virtual que sempre indico é a Visual Dream pois sempre compro na loja física deles, nunca comprei online então não sei quanto tempo demoram pra fazer as entregas mas os preços são bons.

    ResponderExcluir
  20. Olá Rodrigo!
    Eu gostaria de saber o tempo de reciclagem do flash na Canon SX20?
    Obrigada, Luana.

    ResponderExcluir
  21. Máximo de 7 segundos, o fabricante não informa o tempo mínimo então conte com 4 segundos para a reciclagem mais rápida conforme o modo e potÊncia usados.

    ResponderExcluir
  22. Oi Rodrigo, acabei me decidindo pela Canon , agora gostaria de sa ber se vc sabe onde posso encontrar o manual em portugues, depois que começar a mexer nela vou te perguntar mais coisas, ninguem mandou ser tão eficiente rsrsrs...Encontrei no Detona SHOP por r$976,00 a vista e a entrega foi ok.Obrigada Raquel.

    ResponderExcluir
  23. aow rodrigo? beleza?! estou entre a Fz35 ea Is20... mais gostaria de saber qual a diferença entre a fz35 e a 38!?

    ResponderExcluir
  24. A FZ38 é a versão europeia e toda versão europeia possui uma limitação nos vídeos, eles são bem curtos mas na prática quase não há diferença já que ninguém faz vídeos muito longos, sempre tem uma pausa.

    ResponderExcluir
  25. Olá Rodrigo, comprei uma Panasonic Fz 35 e estou adorando, mas sou muuuito amadora, só tive compactas até hj. Fiz alguns filmes, mas eles estão no formato Quicktime MOV, mas os primeiros baixei em MPEG, só nao sei como....agora nao consigo mais. O que eu faço?
    Obrigada
    Paola

    ResponderExcluir
  26. Olá Paola, não se esqueça que a FZ35 é uma compacta, hein? De grande porte mas compacta.

    É só acessar o menu que você pode selecionar entre o MOV e o AVCHD que é o MPEG bombado da Sony e Panasonic, se não conseguir é só baixar o programa Format Factory que ele converte tudo.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde pessoal. Sempre fui fiel à Canon, até comprar uma das primeiras superzoom da Panasonic, a FZ5. Depois a FZ28 e agora a FZ35 além da excelente LX3. Gostaria de deixar algumas observações:
    - Lente Leica é excepcional;
    - As Panasonic atuais não têm aberração cromática pois esta característica é corrigida automaticamente pelo processamento;
    - Além da correção da aberração cromática, optei pela Panasonic (ao invés das Canon), justamente pela bateria de lithium. Estas baterias tem durabilidade (no sentido de quantas vezes pode-se carregá-las) muito maior do que pilhas A4 recarregáveis (o conjunto pilhas x carregador compatível é um problema de difícil solução).

    Eu particularmente estou contente com as câmeras Panasonic. A LX3 é talvez a melhor portátil, embora com zoom limitado de 24-60mm é uma excelente grande angular com velocidade incrível de F:2.0 - 2.8.

    O único ponto negativo de qualquer Panasonic é o ruído visível a partir de ISO 400, um pouco pior que a concorrência. Fugindo deste range mais alto, a qualidade das fotos é ótima.

    ResponderExcluir
  28. Ola Rodrigo, parabéns pelo Blog.
    Gostaria de saber qual a diferença entre a FZ28 e a FZ35?
    quero uma maq. para tirar em macro e paisagens, q tenha funções tb manuais como o iso, pois pretendo tb trabalhar com fotografias fazendo books, agradeço Bruno Mendes

    ResponderExcluir
  29. Olá Bruno, obrigado pela presença no blog.

    A única diferença relevnte entre as duas é a resolução de 10 MP na FZ28 e 12 MP na FZ35. Como as duas possuem sensores de mesmo tamanho, se ainda conseguir encontrar a FZ28 à venda é a que recomendo porém a FZ35 é uma excelente câmera, tanto que recomendo a todo mundo.

    Para trabalho o ideal é uma DSLR pois a quantidade de controles manuais é bem maior e melhor. Não precisa ser cara, uma DSLR de entrada tipo Canon XS ou XSi e Canon D5000 já vão te atender muito bem, depois é investir em lentes e iluminação. Um abraço.

    ResponderExcluir
  30. Rodrigo, vlw pela dica , mas estou p pegar uma Nikon D40 c 5000 cliks, oq vc me diz? esta bem conservada pois é de uma amiga, ta pedindo 1000,00 com lente 18-55, será q é boa p macro? obrigado.

    ResponderExcluir
  31. Olha D40 é uma super câmera mas ela é tão antiga, será que só tem 5 mil cliques mesmo? Se tiver é uma ótima compra.

    Olha, se você está acostumado com o macro das compactas esqueça a D40 pra isso, lentes macro para DSLR são caríssimas.

    A 18-55 da Canon faz macro de 25 cm, acredito que a da Nikon faça a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  32. Ok Rodrigo, ela quase n usa a câmera e eu pretendo futuramente fazer books, pensei em uma Fz28 mas me informaram q para fotos melhores a D40 é a recomendada, estava olhando umas lentes de macro 135,00 e a 18 -135.
    e o que vc me diz, compro ou n?

    ResponderExcluir
  33. Então compra a D40 mesmo, não perca essa oportunidade. Tente pechinchar um pouco mais o preço pois tem DSLR nova custando 1200 reais.

    Sobre o macro, é aquilo que eu falei, as lentes são caríssimas. Procure saber de quanto é o macro dessa lente que você viu, geralmente no mínimo são 30 cm. Por isso não abandono minhas compactas.

    Você pode comprar filtros macro pra acoplar na frente da lente, o resultado não é dos melhores mas é o que mais se aproxima das compactas.

    A lente que você disse tá muito barata independente do fabricante, abertura e outros itens que devem ser levados em conta, eu acho que compraria. Não afirmo com certeza pois é preciso mais informações sobre a lente.

    ResponderExcluir
  34. Vlw, eu fiquei super interssado em FZ28, sony H7, FZ35 e a D40 ela me deu um apoio no paganeto de parcelar ainda em 3 x boleto. n queria gastar mais de 800,00, só q pensando no lado de trabalho futuramente, vamos ver. obrigado.

    ResponderExcluir
  35. Rodrigo, já li muito a respeito e ainda fico na dúvida entre a fz35 e sx20. No momento, estou mais para a sx20 pelo LCD movel. Sei que, a fz35 tem tido melhor desempenho em qualidade de imagem. Mas no final das contas, em imagens não muito grandes, a diferença é muito perceptível a ponto de eu ter que abrir mão do visor movel?

    ResponderExcluir
  36. Olá Rafael, obrigado pela presença no blog.

    É bom deixar claro que a FZ35 NÃO é infinitamente superior à SX20. Eu mesmo na época tive que escolher entre a FZ3 e a SX1, cada uma ganha em quesitos diferentes e se você, assim como eu, acha o LCD móvel muito importante, talvez a SX20 seja a câmera para você.

    Se fosse comparar a FZ35 com qualquer outra marca diria pra você escolher a FZ mas em relação a Canon, a diferença é pequena e se você souber compensar isso, não vejo porque não pegar a SX20.

    Eu coloquei na cabeça que ia fazer com a minha SX1 melhores fotos do que os outros fazem com a FZ35 e modéstia à parte, muitas vezes consigo pois uso e abuso de todos os recursos que ela tem para compensar eventuais falhas.

    Enfim, você já tem algo da SX20 importante na sua cabeça, não desvie seu foco.

    ResponderExcluir
  37. Obrigado pela resposta. Seu Blog é excelente.
    Pois é, decidi pela Canon mesmo, mas fiquei na dúvida se valia a pena investir um pouco mais e pegar a SX1, com CMOS, Full HD, 4fp...mas lendo no dpreview a seguinte afirmação, acho que não seria uma boa: "There's no doubt the SX1 IS offers a lot of camera in a compact package, but it's expensive (especially compared to sister model, the SX10 IS), the image quality is nothing special, and unless you really want HD movies it's hard to recommend."
    Após considerar FZ35, P100, SX1, HX1, FZ100, SX30 (ufa), tô achando que vou de SX20 mesmo...

    ResponderExcluir
  38. Olá Rodrigo! Estou pesquisando e cada vez fico mais em dúvida de qual compacta comprar.. gostaria de saber sua opinião sobre a Nikon COOLPIX P100, comparada com a FZ35, FZ45, Canon SX20 e a Pentax X90... sou bastante amandora e procuro uma câmera que tire fotos com qualidade, com uma bateria durável, enfim.. queria saber a sua opinião sobre qual câmera, analisando todos os aspectos possíveis, oferece maior qualidade. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  39. Olá Carolina, obrigado pela presença no blog.

    Qualidade de imagem pura e simples, é FZ35. Em seguida vem a P100 pois é mais moderna, tem alguns atrativos que ela não tem, sensor CMOS que favorece fotos em condições de baixa luminosidade além de deixar os disparos mais rápidos e tem vídeos Full HD.
    Na questão da bateria, a SX20 ganha por ser movida a pilha que dura mais, porém fica abaixo dessas duas em qualidade.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  40. Muito obrigada pela ajuda Rodrigo, estou pretendendo ficar com a P100... pelo visto é uma boa escolha, né?

    ResponderExcluir
  41. Com certeza é sim, depois me diz o que tá achando dela, ok?

    ResponderExcluir
  42. Parabéns Rodrigo seu Blog ta show de bola.
    Rapas nunca vi uma comparação resultar em tantos comentários.
    Assim como o pessoal acima,amadores como eu, quer de uma maquina compacta é sempre o que não se pode ter rsrs fotos ótima em qualquer tipo de ambiente.
    estava pensando em pegar uma Lx5, mais rapaz ela está bem carinha, não se acha por menos de 1600 reais.
    em questão de qualidade não sei se a Lx5 ganhe de fz35, mais o preço da fz35 é muito mais ataente!
    O que você acha, a qualidade da Lx5 compensa com pensa seu preço superior a Fz35?

    ResponderExcluir
  43. Olá Diego, obrigado pela presença no blog.

    Amigão, tenho uma dica muito boa pra você, essas compactas tipo LX5, Canon G11 sempre serão melhores que as superzoom e como a LX5 foi lançada há muito pouco tempo, vai demorar ainda pra baixar o preço. O que acha de dar uma olhada na antecessora dela que já está custando menos de 1000 reais?

    A LX3 peca pelo pouco alcance da sua lente mas como você cogitou comprar a LX5 acredito que muito zoom não seja necessário pra você. Dependendo do preço, Canon S90 e G11, Samsung TL500 e Nikon P7000 são outras alternativas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  44. É isso mesmo não ligo nem pra zoom e nem para video em HD.
    A G11 eu acho muito grande e feia (os canonzeiros vão me matar) porem eu vi algumas fotos no flickr "não sei se foi impressão minha" mais até LX5 tem problemas com fotos PAISAGEM, as folhasde tom marrom escuro de uma árvore parecem ficar borradas... já a G11 se tem esse problema deve ser bem pouco não cheguei a perceber.
    Rodrigo você sabe algum site que ainda tenha a Lx3 nova, pois no ML tem ela usada e ainda asism o preço varia entre 1000 e 1400 reais!
    Eu não sei por que a S90 não me entusiasma.

    Uma coisa você ja me ajudou as esclarecer não vou mais de superzoom! mais se fosse acho que optaria pela Z35 pois achei as fotos dela muito bonitas cores bem vivas, achei melhor até que a NIkon P100!

    Mias uma vez agradeço Rodrigo por estar sempre disposto a responder o pessoal leigo assim como eu, que vem aqui adquirir um pouco de conhecimento no seu Blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  45. Po Diego, sempre tentei ser bem atencioso com o pessoal e depois que fui acusado no orkut de ser irritado e impaciente, tento ser mais ainda! Por isso tô abandonando um pouco aquilo lá, o pessoal é muito estressado...

    Essa perda de qualidade da LX5 em paisagen eu classifico como: Nenhuma câmera é perfeita, a gente sempre sai perdendo em alguma coisa infelizmente, e é nessa hora que se define a escolha do modelo. Temos que saber qual nos dará a perda menos "dolorosa" para nós.

    Cara, vou dar uma procurada nas lojas virtuais aqui, tenho uma lista enorme mas elas tem uma certa má vontade com a Panasonic, se eu encontrar alguma te aviso aqui.

    Um abraço e não esquece de conseguir uns votinhos pra mim no Top Blog, o link fica à direita da primeira postagem.

    ResponderExcluir
  46. Liga não Rodrigo, tem gente que acha que o dia da gente tem que ter o periodo reservado só pra eles, e na hora de pesquisa nada, só pergunda pra obter todas informações de mão beijada!

    Quanto as lojas virtuais pesquisei e nada de Lx3 e Lx5 em torno de 1100 e 1700 respectivamente.

    Sem dúvida nehuma eu abreria mão do "detalhe" nas paisagem da lx5 estou vendo ótimas fotos no flickr com ela, o que me deixa mais entrigado como uma compcta faz fotos tão limpas!

    Como ja falei não entendo nada de fotográfia mais sou muito detalhista, uma coisa que me intrigou foi que a fz35 e fz100 tiram ótimas fotos de paisagem! porém no modo macro a parte que não esta cendo focada fica com uma distorção muito estranha!
    Nunca tinha dado uma relevancia para zoom em cameras digitais mais depois que vi algumas fotos notei que até deve ser legalmexer num brinquedinho desses (fz35 e fz100) mais a qualidade final da Lx5 me agrada bem mais!

    Opa vou votar sim esse blog é muito show!

    vlw Rodrigo!

    ResponderExcluir
  47. A "culpa" das fotos tão limpas da LX5, assim como das outras compactas da mesma categoria como a Canon G11 é do sensor que é enorme se compararmos com as outras compactas.

    Se for se decidir pela LX5 aguarda um pouquinho pois vou dar o exemplo da câmera 3D W3 da Fuji que chegou aqui em setembro custando 2000 reais e hoje já está custando 1500. Acredito que o preço da LX5 se estabilize em 1300 mas procurando bem no mercado livre vai encontrar por cerca de 1100.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  48. ola faz tempo que estou a procura de uma camera para tirar umas fotos boas mais nada de profissional surgiu para compra uma lumix fz 18 por 750,00usada mais com menos de 1 ano de uso e como não conheço não sei se ela é boa e se o valor tb esta bom eu andei olhando a fz35 que parece ser maravilhosa so que ela diz que é 12 mega e a fz18 diz 18 mega qual a difereça entre as duas e qual indicaria para comprar?
    obrigado

    ResponderExcluir
  49. Olá, na verdade a FZ18 possui 8 megapixels e 18x de zoom. A FZ18 é melhor e não leve os megapixels em consideração na hora de escolher uma câmera, eles não servem para nada. Talvez esta seja uma informação nova pra você entçao sugiro que leia este tópico: http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/01/maior-resolucao-maior-qualidadesera.html

    Adicionalmnente, para extrair o máximo destas duas câmeras é bom aprender a usar os controles manuais e há um material farto na internet, inclusive aqui no blog explicando isso.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  50. Olá Rodrigo, bom esse blog, me ajudou muito a conhecer mais sobre cameras digitais, eu tive olhando as supezoons canon PowerShot SX20 IS e pansonic LUMIX - DMC-FZ35PU-K , mas como uso mais em festas com amigos achei elas meio grandes, entaõ resolvi ficar entre a sony DSC-TX-9 e a canon PowerShot SD980 IS, eu tremo por natureza infelizmente, e estou meio decepcionada com a sony pela fotos em baixa luminosidade, mas faz tempo que tinha minha camera dessa marca, vc pode me ajdar?? em qual delas tira fotos com melhor qualidade, não quero levar em conta a sony ser a prova d'agua, quero fotos com boa qualidade, como perdi minha camera acho que primeiro vou investir num compacata e depois realizo meu sonho de uma superzoon.
    Grata cicilia

    ResponderExcluir
  51. Olá Cicília, obrigado pela presença no blog.

    Se for só entre essas duas a Canon é a melhor sem discussão mas se quiser, me diga qual seu orçamento que talvez tenha alguma até melhor.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  52. Oi Rodrigo, adorei a resposta, nossa me ajudou muito....obigada mesmo...Eu sou bem amadora mesmo, mas adoro fotos.....
    Meu orçamentto fica entre os valores dessa duas cameras mesmo, eu peguei os preços no site deles, pelos parcelamentos até dá pra animar a gastar um pouco, já que gosto tanto.
    Mas se tiver uma opção melhor(fico muito grata) posso ver sim se cabe no meu orçamento.....
    De novo muito obrigada....legal achar pessoas que se dispões a dividir o que sabe e assim ajudar...
    Bom num sei muita coisa quase de nada....rsrrs mas se prescisar é só dizer....

    Abraços...
    Cicilia

    ResponderExcluir
  53. Pois é Cicília, os sites dos fabricantes oferecem preços absurdamente caros e depois se quiser posso te passar por e-mail endereços de outras lojas que podem oferecer um parcelamento menor porém um preço muito menor também.

    Por exemplo, sem procurar no mercado livre consigo a SD980 por 650 reais e a TX9 por 960 reais.

    Já te adianto que nesse mercado de câmeras automáticas, qualquer Canon é uma ótima opção ou as Panasonic que tenham lentes Leica, essas são a sduas marcas que possuem as melhores compactas na minha opinião, veja entre elas qual modelo te agrada mais.

    ResponderExcluir
  54. Oi...Rodrigo ..
    Então e que ia comprar de um amigo meu, ai vejo o modelo e pergunto pra ele ........rsrsr...
    Mas a Canon e a Sony, que vc achou tá mais em conta, sim...gostaria que me passasse o site, e que to entre 1000,00 e 1200,00.Olhei a Panasonic GF2, mas no site não encontrei então nao sei nem por base o preço, nem as especificações dela, nem se vou encontrar....

    Mais uma vez, Obrigada de novo.

    ResponderExcluir
  55. Pega meu e-mail aí do lado e pede lá os endereços que te passo. Por aqui não dá senão vou ficar fazendo propaganda gratuita das lojas.

    Esqueça a GF2, primeiro porque acabou de ser lançada e ainda não está a venda, segundo porque ela possui controles manuais e não sei se você está disposta a aprender a usá-los agora e terceiro, porque se trata de uma câmera de lentes intercambiáveis, totalmente desnecessário para o seu hobby.

    ResponderExcluir
  56. Olá Rodrigo, adorei o seu blog e me ajudou muito em relação à dúvidas sobre essas duas câmeras que parecem muito boas...
    Estou em dúvida, além dessas duas, também na Nikon P100, avaliando as três, em questão de qualidade de imagem para fotos de viagens (paisagens), zoom, vídeo, tempo de disparo do flash e principalmente fotos noturnas, qual a melhor?
    Obrigada desde já!!!

    ResponderExcluir
  57. Olá, obrigado pela presença no blog.

    Em qualidade de imagem e zoom a FZ35 deve ser a melhor, em vídeo normalmente a Canon é melhor, em tempo de disparo e fotos noturnas a P100 é melhor devido ao seu sensor CMOS. Veja quais são suas prioridades e qual câmera irá atnder melhor as suas necessidades.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  58. E ai Rodrigo estou passando para agradecer pelas dicas andei meio sumido pois estava trampando fora na maior correria, logo estarei de volta abraços.

    ResponderExcluir
  59. Olá Rodrigo,
    ainda estou à procura da câmera perfeita hahaha
    entre a nikon P100 e a Canon G11, priorizando tirar fotos melhores À noite...qual a melhor?

    Obrigada mais uma vez!!

    ResponderExcluir
  60. Na minha opinião pessoal, acho a G11 melhor pelo sensor maior. Lógico que tem que saber fazer, não basta apertar o botão pois a câmera é cheia de recursos.

    E esquece a câmera perfeita, comigo nem em sonho funcionou kkkk

    ResponderExcluir
  61. Olá Rodrigo,
    Primeiramente quero parabeniza-lo pelo excelente blog, rico em informações.

    Tenho 02 dúvidas peço que me ajude:
    Partindo do princípio de que uma máquina tem 14mp de resolução e um sensor pequeno, isso poderia ocasionar aberrações na foto, correto? A minha pergunta é, se eu usar nessa máquina de 14mp, somente 8mp de resolução, eu corrijo esse problema? Ou a máquina já deve vir com a resolução menor de fábrica (8, 10mp)??

    Outra pergunta: estou quase comprando uma FZ35, muito pelo que foi discutido aqui nesse forum, porém, em se tratando de qualidade de foto, qual seria a minha melhor escolha, a FZ35 ou a Canon G11, principalmente para fotos á noite e em ambientes fechados? Sei que elas são de categorias diferentes, mas a pergunta é só no quesito qualidade da foto.

    Muito obrigado pela atenção e um abraço.
    Marco

    ResponderExcluir
  62. Olá Marco, obrigado pelos elogios e presença no blog.

    Marco, infelizmente todas as fotos são feitas na resolução máxima e redimensionadas pelo processador na resolução desejada, não corrije as aberrações.

    Em qualidade de imagem, a proporção é igual ao tamanho do sensor então, G11 te dará mais qualidade.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  63. Muito obrigado pela sua rápida resposta, devo encomendar a câmera ainda hoje, então pergunto: Dentro da sua experiência como fotógrafo, a FZ35 lhe satisfaz no geral, somando todos os seus atributos?

    Grato mais uma vez e um abraço.

    ResponderExcluir
  64. Vou te responder da seguinte forma: Eu nunca vi uma câmera ser tão bem recomendada por tanto tempo, é um fenômeno, com certeza vai virar lenda e vai ser lembrada por muitos anos como uma das superzoom mais bem sucedidas que já existiu.

    ResponderExcluir
  65. Muito obrigado pela resposta, Rodrigo. É nessa que eu vou!!! Depois eu lhe escrevo para contar as experiências com ela. Um abraço.
    Marco - Campinas-SP

    ResponderExcluir
  66. Boa noite Rodrigo. Muito bom o blog! Li todos os depoimentos e a FZ35 realmente parece uma câmera incrível. Vou viajar e ainda estou na dúvida sobre qual comprar. Então, melhor perguntar para quem sabe. Minha dúvida era entre a Panasonic FZ100 e a Nikon P100. Só que depois de ler excelentes comentários sobre a FZ35 fiquei na dúvida se ela não seria uma melhor opção considerando o custo benefício. E o que você me diz da FZ40? Parece que só diferencia o zoom para a FZ35, é isso? Por favor, me ajude nessa dúvida.
    FZ100 x P100 ou FZ35/FZ40?
    Muito Obrigada.
    Nádia.

    ResponderExcluir
  67. Olá Nádia, obrigado pelos elogios e presença no blog.

    Há mais diferenças do que parecem entre a FZ35 e a FZ40. Além do zoom também se aumentou a resolução o que faz a qualidade cair um pouquinho.

    E ao incluirmos a P100 e a FZ100 nessa lista aparecem muito mais diferenças que fica até difícil enumerar aqui nesse espaço. É preciso definir prioridades para escolher uma destas câmeras pois cada uma se sobressai em algum item diferente, não há uma absolutamente melhor que a outra.

    No custo-benefício a FZ35 é imbatível, ganha de longe de todas as outras.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  68. Bem Rodrigo, minha prioridade no momento seria uma câmera que fotografasse boas paisagens naturais com uma linda imagem, que captasse bem perto do que enchergamos, e, por isso que tivesse também um bom zoom e que fotografe bem à noite. Além de fazer vídeos com a melhor imagem possível. Não sei se estou exigindo muito,rs... Nessas minhas prioridades, qual você indicaria?
    Nádia.

    ResponderExcluir
  69. Não está exigindo muito, não. Mas a maior parcela vem de você, se aprender a usar os controles manuais vai ter tudo isso que você quer pois não dá pra extrair tudo de uma câmera se usar apenas o automático.

    Minha opinião pessoal é pela FZ35 mesmo mas leia outras opiniões antes de se decidir.

    ResponderExcluir
  70. Muito Obrigada Rodrigo... Suas dicas me ajudaram muito. Tudo de bom e até mais.
    Nádia.

    ResponderExcluir
  71. Amigão, bom dia! Descobri seu blog por acaso e to adorando. Vc não tem idéia das dicas que estou colhendo aqui.

    Me chamo Luiz e sou mais um indeciso entre as duas superzoom, Canon SX20 ou Panasonic FZ35.

    Preciso de sua orientação pelo seguinte. Gosto de fotografar paisagens e flores, então nitidez, zoom, e principalmente cores bem vivas com boa qualidade nas fotos são muito importante (principalmente cor). Ao mesmo tempo às vezes fotografo em ambientes de baixa luminosidade, como em festas e boates por exemplo, então levo em conta o bom comportamento nesse tipo de ambiente também.

    Queria saber qual se comporta melhor nesses dois aspectos por favor. Não ligo pra pilha ou bateria, LCD móvel ou não. Sempre ouvi falar da qualidade inquestionável da Canon, mas de tanto ouvir falar nessa Panasonic.... rs

    Bem, aguardo sua resposta e desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  72. A FZ35 possui controle manual??? É possível tirar fotos com segundo plano desfocado??? Fotos em movimento ficam nítidas ou ficam desfocadas???

    ResponderExcluir
  73. Olá Luiz e Tatiana, obrigado pela presença no blog.

    Luiz, leia a opinião do blogueiro no final do tópico e veja que são duas ótimas câmeras e cada uma atende melhor a públicos diferentes mas lá eu digo qual é a minha preferência. Veja os itens que cada uma possui e veja qual possui mais vantagens relevantes para você.

    Tatiana, a FZ35 possui controle manual e dá pra fazer fundo desfocado sem qualquer problema. Sobre as fotos em movimento todas as compactas fazem boas fotos, o problema é usar o modo correto pois muitas pessoas querem apenas disparar o botão e a câmera não tem como "adivinhar" que você quer congelar aquele momento a não ser que configure a câmera para isso, mesmo sendo automática.

    No caso da FZ35, sabendo combinar abertura, velocidade e ISO corretamente você consegue ótimas fotos em movimento.

    Qualquer dúvida é só retornarem.

    ResponderExcluir
  74. Olá Rodrigo!

    Obrigado pelas dicas. Já tinha lido tudo aqui no blog, mas não tenho certeza ainda quanto a qualidade das cores nas fotos. Sempre ouvi dizer que as cores da Canon são sempre mais vivas, mas pelo que ando lendo aqui e em outros fóruns essa Panasonic é tão boa quanto.
    Só tenho mais uma dúvida: tenho lido que essa Panasonic perde muita qualidade em ISOs altos, é verdade? Parece que o ruído aumenta conforme se aumenta a ISO, é isso mesmo? Ah, esqueci de perguntar sobre o modo panoramica dela, como funciona?
    Enfim, é mt complicado escolher. Estou entre apostar no nome da Canon ou na promissora Panasonic. Aguardo sua resposta sobre o ruído nas fotos. Abração!

    ResponderExcluir
  75. Bem, na verdade é a Leica quem possui as cores mais vivas, opinião minha. Em ISOs altos é comum qualquer compacta apresentar ruído acima de 400 tanto na Canon como na Panasonic.

    Não conheço muito o modo panorâmico mas você escolhe por qual lado começa a fazer a foto e após a primeira foto, a câmera deixa o lado oposto sombreado para você continuar clicando e montar a foto.

    ResponderExcluir
  76. Olá, Rodrigo, adorei seu blog também. Só que ainda não vi uma resposta que me fizesse ter certeza de que máquina comprar. Não preciso de nenhuma máquina profissional. A primeira máquina compacta que tive foi a Canon A85 da qual não tinha nada a reclamar dela a não ser que como ela era antiga não era compatível com cartão de memória maior, e o cartão dela era de 128 mb, então como sou leiga e não sabia todos esses detalhes que li no seu blog, comprei uma Canon A480. Por incrível que pareça gostava mais da minha antiga, principalmente porque esta nova demora muito tempo carregando o flash para bater a foto seguinte, e pelo que entendi não tenho como configurar isso.
    Portanto, queria sua opinião para comprar uma nova máquina que tenha uma boa qualidade de foto, mas que principalmente não demore para tirar uma sequencia de fotos. Entre essas máquinas compactas qual você me aconselha ? Pois não quero ter que ficar configurando nada, quero uma que faça tudo automático, sem eu precisar fazer manualmente. O zoom para mim não é tão importante. A máquina é mais para registrar bons momentos com qualidade e rapidez. Patricia

    ResponderExcluir
  77. Olá Patrícia, obrigado pela presença no blog.

    A Canon costuma ser uma das que leva mais tempo pra reciclar o flash mas câmeras movidas a bateria diminuem esse tempo. Se quiser manter a qualidade procure algum modelo Canon movido a bateria ou, qualidade semelhante em compactas só as Panasonic com lente Leica que são bem mais caras. Todas as outras marcas ficam um passo atrás destas duas marcas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  78. Rodrigo, muito obrigada pela resposta. Então, procurei uma camera com bateria da canon e achei a de 10.0 megapixels zoom 3x, lcd 2.5" SD1200IS e nas descrições técnicas diz que o tempo entre disparo dela é 1.4 frames por segundo. Isso é muito ou pouco tempo ?

    ResponderExcluir
  79. Na verdade não é essa a informação que você procura. 1,4 frames por segundo é o modo contínuo dela em que você mantém o botão pressionado e a câmera vai fazendo fotos em sequência.

    O tempo de espera entre uma foto e outra é chamado de tempo de reciclagem do flash e na SD1200 pode chegar até a 10 segundos, dependendo do modo de foto e potência do flash usados.

    ResponderExcluir
  80. Pessoal,

    Como posso controlar-definir a quantidade de mega pixels para fotos na Fuji S1800?
    Grato,
    Maurílio

    ResponderExcluir
  81. Olá Maurílio, obrigado pela presença no blog.

    Pressione a tecla F para acessar o menu que va te levar à configuração que muda o tamanho da imagem.

    Leia atentamente o manual de sua câmera pois lá tem todas as respostas sobre o funcionamento da câmera. Recomendo primeiro uma leitura geral e depois uma nova leitura com a câmera em mãos.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  82. Amigo, gostaria de sua opiniao com relacao as novas UZ, li varios reviews sobre a fz100 e a fz40 e tive a oportunidade de utilizar por algum tempo a SX30. pelo que tenho visto os tres novos modelos sao inferiores à fz35. tenho duvida da compra da fz35 somente em virtude do zoom da mesma ser menor que as irmas mais novas. Porem nao sei se vale a pena optar por zoom maior em detrimento da qualidade de imagem. Na sua opiniao, entre elas qual seria melhor opçao hoje? obrigado

    ResponderExcluir
  83. Amigo, resposta rápida e rasteira: Independente de zoom ou qualquer outra coisa, qualidade de imagem pra mim vai estar sempre em primeiro lugar e te explico: O alto zoom você vai usar pouquíssimas vezes mas a melhor qualidade da lente você vai usar sempre né?

    Sei que é muito tentador ter uma câmera com 24, 26, 30, 35x de zoom mas quantas vezes vai usar isso tudo? digo isso porque tenho uma Canon SX1 e hoje os 20x de zoom dela não me serve pra rigorosamente nada, se na época eu tivesse o conhecimento que tenho hoje, estaria com uma Canon G9 em vez da SX1.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  84. Olá Rodrigo, estou muito indecisa entre duas máquinas fotográficas
    PANASONIC DMC-FZ38 e Nikon P100
    Sao as duas o mesmo preço.
    Qual delas me aconselha?
    A P100 dá para tirar fotos com fundo desfocado?
    A cor da imagem é boa?
    Toda a gente me diz que a P100 é melhor que a FZ38, eu gostava de saber a sua opiniao
    Obrigada pela atenção
    Paula

    ResponderExcluir
  85. Olá Paula, obrigado pela presença no blog.

    O fundo desfocado você consegue com qualquer câmera usando o modo macro, em alguns modelos fica melhor do que em outros.

    Em qualidade de imagem a lente Leica da Panasonic sempre vai ser melhor que a Nikon. Essa coisa de melhor ou pior é bem relativa, é uma escolha bem pessoal pois envolve vários itens diferentes, em alguns a P100 é melhor, em outros a FZ38 (FZ35 aqui no Brasil) é melhor mas as cores mais reais são da Panasonic.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  86. Obg pela resposta ;)
    Tive a ler várias opiniões e parece que a panasonic é mesmo melhor que a Nikon
    Já encomendei a panasonic... Aqui em Portugal é FZ38.... :)

    Obgrigadaaa ;)
    Paula

    ResponderExcluir
  87. Opa, mais uma de Portugal lendo o blog. Fico muito feliz com isso, muito obrigado pela sua presença!

    ResponderExcluir
  88. eheheheh
    Dei com o blog a fazer pesquisas sobre as maquinas fotograficas!!!
    Ja encomendei a panasonic, mas uma amiga minha que comprou uma o mes passado diz que ta arrependidaaa
    aaaaiiiiii LOL
    Diz que foca muito o flash no centro e o resto em volta fica um pouco escuro... e que puxa muito pelos azuis... e tirar fotos a algo lilás acaba por ficar azul...
    Se calhar ela tem algo mal configurado!!!!
    Espero nao me arrepender :))))

    ResponderExcluir
  89. Tudo é questão de configuração. Se souber usar os controles manuais que ela possui, as fotos ficam belíssimas.

    ResponderExcluir
  90. Rodrigo,
    Uma câmera superzoom seria ideal para que tipo de fotos? como saber se minha necessidade é uma superzoom?

    Qual seria a câmera adequada para fotos de paisagens, pessoas, animais (macro)?

    Obs: o blog é maravilhoso! fico horas lendo suas respostas.

    ResponderExcluir
  91. Obrigado pelos elogios!

    Vou te dar uma resposta bem dura: Supezoom não é ideal para nada.

    É, sim, uma câmera versátil pois faz todo tipo de foto mas justamente por isso, como qualquer aparelho que se propõe a fazer de tudo que é possível, trata-se de um coringa e não é ideal para nada, mas faz tudo razoavelmente e relativamente bem.

    A pessoa que precisa de superzoom é aquela que vai fotografar constantemente motivos que estão longe do seu alcance e pretende aproximar este motivo. O tamanho das lentes das superzoom é muito pequeno para conseguir manter qualidade quando se usa o zoom, começam a aparecer todo tipo de ruído, aberração cromática e distorções possíveis. É preciso conviver com isso.

    E as únicas superzoom que hoje em dia mantém alguma qualidade são Panasonic FZ35, Canon SX20 e Nikon P100. O resto é o resto, as superzoom estão ficando cada vez piores.

    As câmeras que eu julgo serem adequadas para o que você citou seriam estas 4 aqui:http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/11/comparativo-com-as-4-melhores-compactas.html

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  92. Amei seu blog.
    Estou com muitas duvidas em relação que camera compra,Sou apaixonada por fotografia mas, não entendo nada.tenho um modelinho de 3 aninhos que me deixa cada dia mais interessada nesse mundo pois cada sorriso dele pra mim é um flach eu tenho uma kodak easyshare c813 que descarrega muito rapido e tenhe foto que sai boa e foto que sai horrivel,além de tudo isso demora de mais de uma foto para outra.
    Gostaria se possivel de dicas porque quero uma maquina para fazer fotos grandes de boa qualidade que as fotos saiam boas em locais com pouca iluminação e que de para fazer fotos de pertinho e que não demore muito de uma para outra.
    Acho que to querendo de mais né?????

    ResponderExcluir
  93. Olá Anne, obrigado pela presença no blog.

    Não tá querendo demais não. Mas antes de te responder, preciso saber quanto se dispõe a pagar. Já tenho algo em mente para você mas preciso saber antes a faixa de preço pra saber o que exatamente se encaixa no que quer.

    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  94. Na verdade em mãos não tenho nada,mas nada que um cartão de credito não resolva acho que no momento so posso até uns R$1000 estorando meu orçamento,se tiver mais em conta melhor eu vi essas duas :
    Câmera Digital S1800 12.2 MP c/ 18x Zoom Óptico e LCD 3" + Cartão SD 2GB - Fuji
    Câmera Digital S2800HD 14 MP c/ 18x Zoom Óptico, Filma em HD e LCD 3
    Mas pelo que eu entendir até agora a lente delas não são boas.
    Tenho tmb uma grande duvida em relação a pilha e a bateria de litio????
    Fico no aguardo!!!!

    ResponderExcluir
  95. Pilha e bateria é uma questão difícil pois ambas tem seus prós e contras, vou tentar resumir aqui:

    Pilha demora muito pra carregar mas faz muito mais fotos; fácil de encontrar em qualquer lugar se por um acaso a recarregável acabar; demora um pouquinho mais pra reciclar o flash.

    Bateria carrega muito rápido mas a carga dura pouco; difícil de encontrar e muito cara, além de os fabricantes mudarem os modelos a todo momento, depois de 2 ou 3 anos fica quase impossível encontrar uma nova bateria; recicla mais rápido o flash.

    Agora você decide o que é melhor para você.

    Sobre as câmeras, que tal dar uma olhada nas Canon SX120 e SX130 que são movidas a pilha e a SX210 que é movida a bateria?

    ResponderExcluir
  96. vou pesquizar!!
    Obrigadinha qualquer coisa venho aq e te abuso mais um poquinho.
    Tenha uma boa noite e um otimo carnaval.

    ResponderExcluir
  97. Pena que essa Lumix FZ35 tenha 18X de zoom, mas pelo menos dá mais qualidade final a imagem.

    Estou esperando anciosamente para ver o lançamento da série Lumix FZ dos que seguem o FZ40, espero que tenha pelo menos uns 30~32X de zoom! e pelo menos 27mm de "1ª lente" pra entrar na faixa de distância focal final superior a 800mm, como acontece com a HX100 (SONY), SX30 (CANON), P500 (NIKON), SP800 (OLYMPUS), a Z990 (KODAK).

    ResponderExcluir
  98. Olá Rodrigo, tudo bem?
    Eu estou com um problema com minha FZ35, espero que possa me ajudar. O caso é o seguinte: quando eu vou baixar os arquivos para o pc, eu consigo copiar somente as fotos, os filmes AVCHD lite permanecem no cartão de memória. Daí resolvi instalar o programa PHOTOfunSTUDIO 4.0 HD que vem junto com a camera. Com ele eu consegui copiar os filmes do cartão, porém com uma extensão .M2TS . Pois bem, usei o programa para gravar esses videos em um dvd padrão para ser reproduzido em qualquer dvd player, porém o resultado ficou ruim.
    Pergunto: existe alguma maneira de copiar esses filmes do cartão sem o uso desse programa? Ou então, existe um programa para realizar essa tarefa e também gravar para dvd melhor do que esse que uso atualmente? Ou devo ao invés de gravar em AVCHD lite gravar em Motion JPEG??
    Ou seria ainda um problema na configuração da máquina que impede que eu copie os filmes junto com as fotos??
    Se você puder dar alguma orientação á respeito, ficarei muito agradecido, pois já não sei mais o que fazer.

    Um abraço,
    Marco.

    ResponderExcluir
  99. Marco, infelizmente sobre vídeos não posso dar muita opinião mas acho que tem a ver com o formato AVCHD. Acredito que o arquivo com a extensão .m2ts seja necessário para reprodução do vídeo apenas dentro da câmera, na Canon também há um arquivo desse para cada vídeo mas a extensão é diferente.

    Em último caso, use o programa Format Factory para converter seus vídeos para formatos mais aceitos.

    ResponderExcluir
  100. Rodrigo,
    Tenho lido bastante seu blog, a aprendido tb, mas gostaria de sua opinião. Tenho a intenção de fazer um curso básico em fotografia e no momento estou usando a canon sx210is, pensei em comprar uma Fz35, pois me parece com mais recursos, o que vc acha?

    ResponderExcluir
  101. Olá Jayme, na verdade a FZ35 tem exatamente os mesmos recursos mas por ter uma lente mais clara fica muito melhor trabalhar com ela. É uma das minhas câmeras preferidas, vale a pena trocar e não manter as duas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  102. Boa noite!!
    Com tanta opção no mercado, fica difícil escolher...
    Entre as superzoom estou entre a Panasonic FZ35 e a Sony HX1, e entre as compactas, NIkon P300, Canon SD4500 e Panasonic ZS10.
    Poderia me orientar qual seria a melhor escolha por favor.
    Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
  103. Olá Hérika, entre FZ35 e HX1 é fácil: FZ35 na cabeça apesar de estar difícil de encontrar.

    Sobre as outras 3, acabei de responder uma pergunta idêntica: No geral a ZS10 é melhor mas a P300 possui uma lente muito mais clara e uma resolução um pouco menor que podem resultar em melhor desempenho sob baixa luminosidade.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  104. Muito obrigada Rodrigo!! a FZ35 só estou encontrando pela internet; vou procurar uma loja segura e comprar.
    Só mais uma pergunta, entre as câmeras olympus, tem alguma que pode se comparar a panasonic ZS10, ou alguma outra que vale eu dar uma olhada? Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  105. Infelizmente, hoje a única compacta avançada da Olympus é a XZ1 mas faz parte de uma outra categoria, é mais cara.

    As concorrentes da ZS10 são Fuji F500, Canon série SX e Sony série HX. a Olympus possui uma câmera interessantíssima que é a SZ30 mas é totalmente automática.

    ResponderExcluir
  106. Bom, pesquisei e tinha como critério uma câmera compacta que "beire a excelência".
    Optei, finalmente, pela FZ35.
    Tenho receio, pq já foram lançadas algumas sucessoras. Gostaria de saber se isso seria algo para preocupação, do tipo não está fazendo um bom negócio. Valor total R$115,00. Acha que é um bom negócio, ou seria melhor pesquisar mais e investir em um lançamento? Obrigado.

    ResponderExcluir
  107. Não se preocupe com essa coisa de sucessoras. Hoje em dia quase todas as câmeras são piores que suas antecessoras.

    Mas se o preço for esse mesmo de 115 reais me encomende umas 5 pra eu revender aqui.

    ResponderExcluir
  108. kkkkkkk!
    O preço é R$1.115,00.
    Abraços. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  109. Se for pagar esse preço à vista eu sugiro que espere um pouco pela Panasonic FZ47.

    ResponderExcluir
  110. Olá Rodrigo,
    há um tempo atrás eu fiz uma pesquisa para decidir qual câmera comprar e optei pela FZ35 não me arrependo, muito boa. Até então só tinha tirado fotos com ela, até que fiz um vídeo, daí eu não to conseguindo passá-lo para o computador, só consigo visualizar o vídeo na própria câmera, quando conecto o cabo usb nem aparece o vídeo, uma coisa eu sei o vídeo está armazenado no cartão SD da câmera. Por favor me ajuda, pois eu sou leigo no assunto. Obrigado.

    ResponderExcluir
  111. Olá Leonardo, se fez o vídeo usando AVCHD converta para outro formato mais acessível como JPEG ou AVI.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  112. O problema não é de visualização, e sim de transferência, não consigo transferir o vídeo para o computador.

    ResponderExcluir
  113. Você não é o primeiro que me diz isso, é como se o arquivo ficasse escondido no cartão de memória e sumisse, ou ele simplesmente fica "travado" para transferência?

    ResponderExcluir
  114. boa noite companheiros, também sou apaixonado por fotografias apesar de ser amador, quando adquiri minha câmera FZ35 fiquei muito mas muito satisfeito mas logo em seguida descobri a Nikon P100 fiquei com uma vontade louca de comprá-la mas não queria desfazer da minha FZ35 e como não resisti acabei por comprá-la sem vender a minha PANASONIC, falar a verdade a Nikon P100 perdeu longe para a FZ35 e aquela vontade que tinha inicialmente de comprá-la inverteu, queria agora desfazer de qualquer jeito da Nikon P100 demorou mas consegui aí então descobri a Canon SX30is novamente aquele desejo de comprá-la, e aconteceu a mesma história acabei por comprando sem vender a FZ35 o que agradeço até hoje pois a Canon SX30IS toma um banho da Panasonic FZ35, coloquei na cabeça o seguinte a Panasonic é menor, mais leve a bateria dura bem mais e a qualidade de foto é incomparável com as outras camêras que citei a imagem é bem superior, na minha opinião a FZ35 é superior e por enquanto está dando conta do recado, valeu pessoal abraço!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails