4 de março de 2010

Mais opções de superzoom da Fuji

   A câmera sensação do momento, pelo menos no exterior, a HS10 da Fuji não veio sozinha para o mundo da fotografia digital. Trouxe suas companheiras S1600, S1800 e S2500HD. Segundo o site da Fuji nem todas as câmeras serão lançadas em todos os países mas se a tendência dos últimos anos for seguida no Brasil, é provável que tenhamos em breve por aqui a S2500HD como sucessora da S2000HD e das outras duas talvez só uma seja lançada aqui pois as 3 são praticamente a mesma câmera exceto por pequenas diferenças.

   Todas tem o mesmo sensor CCD e a mesma resolução de 12 megapixels gerando uma aceitável densidade de 43MP/cm² se for comparada aos lançamentos de outras fabricantes este ano. A primeira diferença é que a S1600 tem 15x de zoom e as outras duas tem 18x. Todas tem ótimo supermacro de 2cm mas a abertura da lente não é boa: 3.1-5.6 em todas elas; exclusivo sistema (por enquanto) da Fuji de estabilização de imagens por meio de sensor flutuante que ajuda bastante principalmente nas longas distâncias e os controles manuais e de prioridades já característicos da tão bem sucedida série S aqui no Brasil.
 
Painel traseiro da S2500HD indica muitas funções

   O alcance do flash pode chegar até 8 metros de distância segundo o site do fabricante mas não possuem sapata pra flash externo. O LCD é de 3 polegadas de alta resolução e ainda possuem o visor "óptico" ; e as 3 fazem vídeos HD (1280x720) mas só a S2500HD possui interface HDMI e essa é a única diferença entre ela e a S1800; as 3 são alimentadas por 4 pilhas AA.
   Resumindo: São câmeras regulares mas que se mantiverem o baixo preço das suas antecessoras podem se tornar boas opções pra quem quer adquirir uma nova superzoom concorrendo com Canon SX20, Panasonic FZ35, Sony HX1 e Nikon P100.

 S1600 e S1800: A única diferença é que a primeira tem 15x de zoom e a segunda tem 18x

   Rápido review da também nova F80 EXR

   A Fuji também tem investido nas superzoom mais compactas concorrendo com a Canon SX120, Sony HX5 e as Panasonic ZS principalmente por ser mais uma opção de câmera com controles manuais e como qualquer outra câmera tem seus prós e seus contras mas simpatizo com esta câmera por ter 12 megapixels mas com um sensor grande (maior que a média), o chamado EXR, que não gera uma densidade de megapixels tão absurda mantendo uma boa qualidade de imagens com 10x de zoom óptico. Os pontos fracos ficam por conta da péssima abertura de 3.3-5.6 e não tem supermacro, a distância mínima é de 5cm.

F80EXR: Mais uma superzoom que cabe no bolso

   Ela faz vídeos em HD (1280x720), seu flash alcança 4.2 metros de distância, tem LCD de 3 polegadas e é alimentada por bateria recarregável. Essa série F é muito difícil de ser encontrada aqui no Brasil, geralmente só está a venda nas lojas especializadas e acho que irá agradar a quem comprá-la pelo seu formato bem compacto apesar de um potente zoom e por ter controles manuais.

   É a Fuji como sempre lançando câmeras com boas especificações técnicas com a finalidade de afastar uma certa desconfiança dos consumidores.
  

56 comentários:

  1. Olha, achei muito linda essa F80EXR... uma superzoom que cabe no bolso é uma ótima opção... =)

    ResponderExcluir
  2. Ela é bonitinha né? As câmeras da Fuji são sempre bonitas, dá vontade de comprar uma...

    ResponderExcluir
  3. Alguem sabe me dizer o tempo de espera entre uma foto e outra com a S1800 ???

    ResponderExcluir
  4. A S1800 demora 3 segundos entre uma foto e outra, mas há um modo que tira 3,10 e 20 fotos simultaneas.

    ResponderExcluir
  5. A S1800 tem ótimos recursos e tem excelente relação custo-benefício para quem quer uma boa câmera e não pode desembolsar o valor de uma DSLR.

    ResponderExcluir
  6. Olá, vc saberia me dizer algo sobre a fuji finepix S2800? Ainda não encontrei nada sobre, alem da ficha tecnica dos vendedore e estou pra ganhar uma.
    Enfim, estarei sempre pelo blog, espero poder encontrar algo futuramente
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Vai ganhar??? Meus parabéns!

    É uma câmera cheia de recursos, tem controles manuais, tem 18x de zoom, pra quem gosta tem vídeos HD, faz macro de 2cm, é uma câmera super versátil, faz todo tipo de foto.

    Mas...se vai estar sempre no meu blog vai ter que aprender a usar os controles manuais dela e ir abandonando aos pouquinhos o costume de fotografar no automático. Se ficar só apertando o botão de disparo não vai adiantar nada ter uma câmera cheia de recursos, ela vai se tornar uma câmera comum.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Rodrigo. Olha, eu pretendia comprar a camera Fuji s1800, ja tinha uma noção do seu preço, étc.
    Eu ouvi falar da Fuji s2800, e como você postou o endereço do site "Beta Informatica" eu fui procurar e me surpeendi um pouco com o valor da S2800. Simplesmente R$ 549,99.
    Pode me dar alguma dica sobre esse valor, se realmente é algo seguro ?

    Venho frequentando o seu Blog ultimamente, pois sempre saiu aprendendo algo novo, mesmo sendo básico.

    ResponderExcluir
  9. Bem, não compro equipamento fotográfico online então não tenho como responder a sua pergunta mas lojas especializadas vendem a esse preço mesmo.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  10. tenho lido muito a respeitoda fujji s2500, mas não sou expert no assunto.
    mas preciso de uma maquina boa principalmente para fazer fots noturnas de eventos bailes e festas e tenho tido problemas com a impressão - trabalho num jornal.
    obrigada

    ResponderExcluir
  11. Olá Lúcia, obrigado pela presença no blog.

    Você já tem a S2500? Infelizmente, ela não é indicada para trabalhos, para uso profissional. Você precisa de uma câmera reflex que tem sensor muito maior, o que impede que as impressões de suas fotos fiquem com baixa qualidade.

    Câmeras que eu te indicaria: Canon XS ou T1i e Nikon D3100.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  12. infelizmente sim mas ainda naõ chegou,a minha é uma kodak easyshare 7.0 e naõ tem mais condiçoes as fotos saem escuras, fui informada por algumas pessoas que esta teria uma qualidade bem melhor e também o preço atraiu pois preciso de algo urgente no momento e n diponho de muitopois o trabalho esta parado . ma de qualquer forma muito obrigada. mas marquei estes dois modelos p posterormente pensar no caso .

    ResponderExcluir
  13. Calma Lúcia, não entregue os pontos. Nesse caso, faça todas as fotos na maior resolução possível pra perder o mínimo de qualidade na hora da impressão.

    Emergencialmente você vai conseguir resultados melhores pois a Kodak tem problemas muito sérios com baixa luz, os ruídos são muito intensos, é uma marca com poucos modelos que eu recomendaria. A Fuji é um pouco melhor.

    ResponderExcluir
  14. obrigada amigo assim espero pq levo mta bronca de grafica rss e e de anunciantes q é pior, mas valeu mesmo to mais animada. asim que chegar precisarei de uns toques no manuseio pq sou leiga nesse assunto.

    ResponderExcluir
  15. Pode contar comigo pelo MSN ou e-mail que está aí ao lado direito.

    ResponderExcluir
  16. Olá companheiros da fotografia. gostaria de saber qual máquina é melhor. A nikon l110 ou a fuji s2800. abraço a todos

    ResponderExcluir
  17. Olá César, obrigado pela presença no blog.

    Se for apenas pra apontar e disparar é a Nikon L110, se quiser aprender a usar controles manuais pra fazer melhores fotos é a Fuji S2800 mas na faixa de preço delas tem coisa muito melhor como as Canon SX120 e SX130.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  18. Rodrigo, muito obrigado pela resposta.
    Eu to pesquisando essas máquinas e vi algumas pessoas falando da qualidade das fotos da fuji e percebi q talvez fosse mais vantagem gastar um pouco mais e pegar um hx1 ou uma fz 40.
    O q vc acha dessas máquinas.
    Grato pela atenção
    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Com certeza essas duas são melhores mas é preciso que a câmera possua longo alcance? Pergunto isso pois você agora entrou numa faixa de preço muito mais alta e, na minha opinião, essas superzoom de hoje em dia estão com a qualidade muito baixa.

    Uma destas aqui serve pra você? http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/11/comparativo-com-as-4-melhores-compactas.html

    Se não servire, se você preferir uma com longo alcance, tente ver estas aqui? Panasonic FZ35, Canon SX20 e Nikon P100 pois são as que mais se destacam em qualidade.

    ResponderExcluir
  20. Então... eu tõ a procura de uma superzoom com boa qualidade de fotos + q tenha boa qualidade de fotos em diferentes tipos de situação. Sei q é querer demais, + n custa tentar achar a melhor rsrsrs.
    A FZ40 n seria melhor q a FZ35? Desculpe a minha ignorância, + é q pensei q fosse a sucessora.
    Vi a SX20 e ta na mesma faixa de preço das duas q citei (hx1 e FZ40).
    Brigado pela atenção, ta me ajudando muito.

    ResponderExcluir
  21. É o que eu disse na postagem anterior, hoje o nível das superzoom está muito baixo. A tendência é as sucessoras serem sempre piores, hoje eu não compraria nenhuma superzoom. A não ser as 3 que eu citei antes e aí, não tem melhor, cada uma é melhor em algusn itens e quem define qual é a melhora pra você, é você mesmo analisando os prós e contras de cada uma.

    ResponderExcluir
  22. Entendi. Meu velho, muito obrigado pelas dicas.
    Abração

    ResponderExcluir
  23. Oi tudo bem??amei seu blog! to seguindo ja!
    olha, preciso de uma ajuda..neste momento não posso comprar uma reflex, mas preciso de uma camera que tenha a melhor qualidade possivel, depois de uma reflex. Penso que as maquinas da canon são as melhores, e pensei na SX130. Vi outro post seu da G11, mas ela ta bem cara. Em questao de custooxbenefício vc acha que comparando as duas eu fico bem com a SX130??ou compensa muito apertar e ficar com a G11? pq se a qualidade nao for muuuita, a sx me quebra o galho..por favor me ajudaa!!!rsrs..
    ahh a canon sx130 é melhor q a fuji S2800 ne? o q acha?
    bjuusss
    www.lojinhav.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá, as fotos são pro seu blog? Se for, reflex não vai te ajudar, precisa de compacta mesmo pois parece que vai usar muito macro.

    SX130 é muito boa, talvez a SX120 seja melhor pois pra macro é bom ter uma lente com mais abertura como a dela. Mas ambas seriam ótimas opções.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  25. ola!
    a canon sx130 é realmente bem melhor que a fujifilm s2800?
    comparações por favor?
    Grata

    ResponderExcluir
  26. Em qualidade de imagem? Não dá nem pra comparar, a nitidez e fidelidade de cores dessas superzoom Fuji não chegam nem perto de uma Canon.

    Compacta Canon só se compara com Panasonic, isso se ela tiver lente Leica mas aí, perde no preço e a Canon continua reinando.

    Sei que as especificações técnicas de cada uma sugerem o contrário mas não há especificação que compense a qualidade de uma lente Canon contra uma Fujinon.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  27. Olá !poderia me passar seu msn?
    Preciso de tirar mil duvidas com vc//heheh
    abcos..

    ResponderExcluir
  28. Meu MSN e e-mail está aí ao lado em contato. Se eu demorar muito a aparecer no MSN pode mandar a dúvida por e-mail mesmo.

    ResponderExcluir
  29. Olá,tenho 15 anos gosto muito de fotografia , penço em comprar uma camera ,pra começar a tirar fotos de esportes,como bike e skate etc... isso quer dizer que preciso de algo com click rapido e que não borre a imagem, estou pençando em comprar ah fuji s1800, seria uma boa escolha pra quem esta começando ?,ou existe outras com a mesma faixa de preço ,e melhores para meu tipo de fotografia ? (gostaria de passar da fase automatico e explorar funçoes manuais )
    desculpa a tamanho da pergunta =D

    ResponderExcluir
  30. Olá Esporte, obrigado pela presença no blog.

    Na mesma faixa de preço existem as Canon SX120 e SX130, mesmos recursos e qualidade de imagem infinitamente superior.

    Clique rápido e não borrar vai depender da sua habilidade com a câmera e os controles manuais, não do equipamento.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  31. valeoo Jordy. eu sempre ,usei cameras compactas e totalmente automatica, e as fotografias ficavam meio que borrada talvez por minha falta de experiencia, e sempre demoravão muito pra capitar o moment, por isso as duvidas, Ok
    valeeo ! =D

    ResponderExcluir
  32. Olá Rodrigo,
    Quero comprar uma câmera digital, relativamente fácil de usar mas com um superzoom, e de preferência que tire fotos com boa qualidade em pouca luz. Sempre que vou em algum show vejo a galera tirar umas fotos lindas enquanto as minhas com a minha kodak C360 saiam uma droga, fiquei traumatizada!rs...Agora ela quebrou e vou comprar outra, minha faixa de preço é até 800. Estou em dúvida entre fuji finepix S3300 (zoom de 26x, sensor CCD) e a Kodak Easyshare max (zoom 30x, sensor CMOS). Vc pode me ajudar??rsrs

    ResponderExcluir
  33. Eu posso te ajudar mas creio que essas câmeras que você citou não poderão te ajudar...

    Procure pela Panasonic FZ40 e aprenda a usar os controles manuais para aproveitar ao máximo os recursos da sua câmera pois só no automático não muda muita coisa.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  34. Oi Rodrigo! Obrigada pela dica!!rs..mas estou com um pouco de dificuldade de achar essa câmera por um preço acessível e num site confiável sabe, nunca comprei pela net, preferia que fosse um lugar que conheço pelo menos de nome. Achei uma nikon L120 por um preço dentro da minha faixa...o que vc acha?
    Boa noite e até.

    ResponderExcluir
  35. Calma que vamos encontrar uma solução, por isso que eu sempre peço pra dizer o quanto pode investir em uma câmera.

    Como perguntou por uma superzoom que faça boas fotos com pouca luz, precisa de duas coisas: Uma câmera com controles manuais e depois aprender a usar estes controles. A L120 não possui esses controles, e no automático não dá pra fazer boas fotos com pouca luz.

    Na mesma faixa de preço destas câmeras tem a Canon SX130 mas terá que abrir mão de um pouco de zoom. Está disposta a isso?

    ResponderExcluir
  36. Nossa Rodrigo..tô abusando da sua boa vontade né?!rs..Então, vc já deve ter percebido que sou leiga no assunto, a câmera é pra uso "doméstico"..rs..mas como curto tirar fotos também de paisagens, flores, animais, etc gostaria de um zoom maior possível, por isso se fosse possível não queria abrir mão do zoom. Difícil né?! Além disso tem a questão do lugar da compra como comentei, essas grandes redes não tem muitas opções. Sei que não vou encontrar uma câmera perfeita mas quero a melhor q eu puder escolher dentro desses parâmetros já que o investimento não é tão baixo né..(como comentei no outro post até uns R$800, acho q dá pra apertar e chegar a R$1000). Agradeço imensamente a tua ajuda, tô pesquisando nos sites mas já tava meio perdido entre tantos modelos e preços.
    Abraço, até a próxima!

    ResponderExcluir
  37. Obs. Se for mais fácil pra vc podemos entrar em contato por email. alesinha.s@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. O problema das superzoom hoje em dia é: Ou opta por zoom ou opta por qualidade, os dois quase não andam juntos mas tem umas câmeras novas que prometem desmentir isso mas, por enquanto, muito caras. Até 1000 dá pra pegar uma FZ40, daqui a algumas semanas até uma FZ47 vai conseguir.

    Na página de contato no alto do blog tem todas as formas de contato comigo, pode usar qualquer uma delas.

    ResponderExcluir
  39. Obrigada Rodrigo!! Vou analisar com calma as opções que voce me deu!!
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  40. Olá novamente Rodrigo! Estou com dificuldade de achar a panasonic fz40 por um preço acessivel em lojas físicas ou ao menos conhecidas, só encontrei pelo valor de 1526,00. Sei que vc é do rio e eu sou de sp mas por acaso vc teria alguma loja física ou virtual para indicar? Caso não vc acha que vale a pena a fz40 por esse valor? Ou vc teria uma outra indicação? Agradeço o help!! Abraço!

    ResponderExcluir
  41. Compre a revista Fotogafe Melhor pois ali tem muitos anúncios de lojas virtuais e físicas de SP. Se o preço à vista for esse está muito caro pois é quase o dobro, se for parcelado talvez dê pra conseguir por uns 300 reais a menos.

    ResponderExcluir
  42. Rodrigo...sou eu de novo..tô abusando de vc me desculpe!! Mas é que fui hj comprar a máquina e voltei pra casa sem máquina e mais indecisa ainda...sabe como é vendedor né?! confundem a cabeça da gente!!rs...Fiquei em duvida entre quatro opções...panasonic FZ100, FZ40 (q encontrei mas segundo o pessoal está fora de linha), nikon p500 ou canon sx30is todas tem superzoom..e estão mais ou menos o mesmo preço...considerando a qualidade em baixa luminosidade...qual delas???

    ResponderExcluir
  43. A velha história da câmera fora de linha. Se formos levar em consideração que uma câmera sai de linha quando é lançada uma sucessora, apenas a P500 ainda não saiu de linha mas o ponto é que nenhuma câmera deixa de ser boa só por sair de linha.

    Até porque, ultimamente falando de superzoom, quanto mais novas piores eram as câmeras. Essa é a pior safra de superzoom que já existiu e a única que se salva um pouquinho é justamente a FZ40.

    Mas a FZ47 já chegou ao Brasil e parece ser muito melhor que a FZ40. Qualquer uma dessas duas será uma boa opção.

    ResponderExcluir
  44. hehe...tá bom..rs..lá vou eu pra santa efigenia amanhã de novo!! Essa busca tá virando uma novela..rsrs..A saga da superzoom!!rs..Valeu pela ajuda e paciencia mais uma vez Rodrigo!! Boa noite!

    ResponderExcluir
  45. Oi Rodrigo..comprei..finalmente!!rs..Fz40 por 850..agora só falta aprender a mexer...valeu a ajuda mesmo!! bjs

    ResponderExcluir
  46. Agora é só seguir a minha lista de blogs e sites do lado esquerdo que tem muito site bom pra te ajudar.

    ResponderExcluir
  47. oi, tudo bom?
    sou designer de joias e semijoias
    estou querendo uma máquina que me dê qualidade nas fotos. estava pensando em comprar a Camera Digital Fuji Finepix S2950/s2800. será uma boa?
    encontrei ela por 439,00. vc tem outra pra me indicar nesta faixa de preço? obrigada
    graciela

    ResponderExcluir
  48. Olá Graciela, obrigado pela presença no blog.

    Tenho outras indicações pois nenhuma dessas Fuji série S são boas. Procure alguma Canon ou Panasonic, qualquer uma que encontrar nessa faixa de preço.

    Para fotografar jóias e semijóias você precisará da função macro e nisso a Canon é a melhor de todas, dê preferência a esta marca e os modelos de 12 megapixels.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  49. Olá pessoal... estes dias comprei uma Fuji 2800HD que meu primo recomendou, como ainda não sei tirar fotos e meu objetivo é somente aprender como hobby, o preço foi o fator dominante. Mas andei pesquisando por aqui e fiquei um pouco preocupado, parece que pelo preço havia uma Canon SX130 melhor que esta Fuji 2800... em vista de comparação claro... se a Canon tiver nota 10, que nota teria esta Fuji?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, obrigado pela presença no blog.

      Acho que essa coisa de nota é irrelevante agora que já comprou a câmera. O que importa agora é aprender a usar os recursos que ela lhe oferece e tirar o máximo de proveito dela.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  50. Comprei meio no fogo do momento, recentemente compramos uma compacta Sony W530 quase pelo mesmo preço dela... aí na hora que vi o valor da Fuji, foi na hora, sem grandes pesquisas... mas acho que já da pra aprender muito com esta camera. O que achei interessante, foi que em condições iguais e automáticas, a Sony apesar de ser uma simples compacta, tem imagens mais vivas que a Fuji... existe algo que possa ser feito na própria camera pra melhorar um pouco a realidade das cores? Parece até que minha antiga compacta Sony S700(que vive até hoje e a bateria dura que é o cão), tira fotos mais vivas que a Fuji.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As lentes da Fuji não são nenhum primor de qualidade então poderá haver situações em que câmeras de outras marcas podem ser melhores. Se você usar esta Fuji no automático ela será apenas uma simples compacta como qualquer outra, quem faz a diferença é o fotógrafo e é normalíssimo que câmeras antigas tenham qualidade melhor devido às resoluções menores.

      O que pode ser feito para melhorar a qualidade no geral é aprender a usar os controles manuais. O controle de abertura do diafragma é capado nas Fuji da série S, um pouco limitado mas dá pra aprender numa boa.

      Excluir
    2. Obrigado pela sua atenção! Muito mesmo! E interessante.... posso até estar errado, pelo que ando vendo, o mercado de cameras digitais no Brasil, ta que nem o mercado de automóveis... só anda pra trás e o pessoal olha só o que é menos importante... e eu cai nesta... hauhauhaa aprender tudo que der aqui e quando formar compro uma com mais paciência. Obrigado!

      Excluir
    3. Você tem razão sobre o mercado andar pra trás mas a culpa não é sua de ter caído nessa. Os fabricantes vendem a ideia do megapixel e do zoom mas eu faço a minha parte e tento alertar sobre o que é importante em uma câmera.

      Boas fotos!

      Excluir
  51. Olá Rodrigo! Parabéns pelo blog estou acompanhando e adorando as dicas. Você pode me falar um pouco sobre a Finepix S2980? Ganhei uma mas estou meio confusa com ela ainda '-' .. se puder responde no meu e-mail (ludimyllakaminsky@gmail.com) por favor?
    Obrigada e continue com o blog que está o máximo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Fuji S2980 é uma câmera dotada de controles manuais em que você deverá aprender a usá-los para poder extrair o que de melhor essa câmera oferece. Há um vasto material na internet, e aqui mesmo no blog, ensinando a usar os controles de exposição. Procure estudar sobre as 3 bases da exposição: ISO, abertura e tempo de exposição ou velocidade do obturador.

      Há um link aqui ao lado direito para me enviar um e-mail se preferir.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails