13 de março de 2010

Fuji S1500 vs. Fuji S2000HD

   Pelo menos uma vez por semana quando abro minha caixa de e-mails me deparo com alguém perguntando qual seria a melhor câmera entre essas duas do título. Elas são incrivelmente baratas e fáceis de ser encontradas nas grandes lojas, daí vem o sucesso destas duas câmeras já que o grande público nem sempre tem acesso às lojas de informática e/ou especializadas em fotografia que costumam vender bem mais barato do que os grandes magazines.

   Ambas tem resolução de 10 megapixels e um sensor condizente com essa resolução então não teremos grandes problemas com uma densidade de megapixels alta, já é um bom começo para termos fotos de qualidade com estas duas câmeras. Mas a S2000HD começa a ganhar não só por ter mais zoom (aproximadamente 15x contra 12x da irmã) masa também por ter uma distância focal mais versátil pois começa em 28mm contra 33mm e vai até 414mm contra 396mm, ou seja, é mais abrangente tanto para perto quanto para longe.
Imagem do dial da S2000HD que mostra que ela não possui modo de prioridade de abertura

   Ambas possuem os famosos controles manuais de abertura e velocidade porém a S2000HD só possui um modo de prioridades que é o da velocidade, a S1500 tem os dois; ponto pra ela. As duas possuem um modo supermacro excelente e dessa vez a S2000HD vence: 1cm contra 2cm!

  Agora dois itens em que a S1500 ganha da sua irmã mais safada: A sua lente possui uma abertura bem melhor, 2.8-5.0 contra 3.5-5.4; e também possui disparos tanto mais rápidos quanto mais longos mas nenhuma das duas possui grande destaque: Os disparos mais longos da S1500 são de 8 segundos contra 4 da S2000HD e os mais rápidos chegam a 1/2000 de segundo na primeira e 1/1000 na segunda e no modo contínuo a S1500 é um pouco mais rápida pois pode fazer 1.4 cliques por segundo contra 1.1 da concorrente.
Painel traseiro da S1500 é bem amigável

   O flash pop-up está presente nas duas câmeras e alcançam a mesma distância máxima de 8.8 metros e não possuem sapata para flash externo. Nos videos, a vitória anunciada da irmã mais high-tech (ela possui controle remoto) que é a S2000HD como o próprio nome diz: Ela faz videos na resolução 1280x720 enquanto a S1500 só faz em 640x480.

   Pra finalizar, ambas são alimentadas por 4 pilhas AA, usam cartão de memória SD, possuem LCD de 2.7 polegadas com alta resolução de 230.000 pixels e possuem visor óptico do tipo eletrônico, como se fosse um mini LCD com todas as funções disponíveis na tela.

   Opinião do blogueiro: A escolha seria bem fácil em favor da S2000HD se não fosse pela abertura da irmã mais recatada que é bem melhor, é preciso avaliar se isso vai ser muito importante na hora de fazer os seus cliques, uma abertura inicial de 3.5 não vai favorecer muito o supermacro de 1cm que ela tem a oferecer  e também falta o modo de prioridade de abertura, porém ela tem os videos em alta definição que a rival não tem. Eu ficaria com a S1500 porque ela me atenderia melhor mas nas características em geral, a S2000HD é a vencedora deste embate entre irmãs.

6 comentários:

  1. Parabéns, pelo post claro e objetivo!
    Eu também sempre que entro nas comunidades relacionadas à fotografia, vejo essa famosa pergunta: "Qual a melhor, Fuji S1500 ou S2000?"
    .
    Minha irmã já teve a oportunidade de manusear durante alguns minutos uma S1500 e me ligou imediatamente, super encantada. =D

    ResponderExcluir
  2. Amigo e a questao de serem alimentada por 4 pilhas, tave com muita vontade de comprar esse mais esse detalhe ta me preucupando ... a tempo medio de duracao das baterias e alto ? se nao for qual e ... ?

    ResponderExcluir
  3. Bem eu tenho a S1500 e tenho gostado da qualidade da imagem, controles manuais, e da ergonomia dela. Pelo que paguei (R$ 800) posso considerar uma ótima opção... a unica característica que eu conto como ponto MUITO negativo é o fato dela só mostrar o nível das baterias quando elas acabam ou estão para acabar, não sei se as outras também são assim, mas para mim é uma falha grave.
    Quanto ao que o Dumbo perguntou, não dá para dizer exatamente quanto tempo as pilhas duram, afinal, depende da "potência" da pilha, do tempo que você deixa a máquina ligada sem utiliza-la, se usa mais o LCD ou o EVF, qual modo de fotografia utiliza etc. Mas para não te deixar sem resposta, chuto em torno de 180 a 260 fotos utilizando de forma moderada (fotos com alta qualidade e tempo de exposição entre baixo e médio).

    ResponderExcluir
  4. Essa falha que também considero grave, não é exclusividade da Fuji. As câmeras Canon também sofrem desse mal.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rodrigo tudo bem?
    Eu vim aqui hoje só saber o que vc pode me dizer sobre a Fujifilm Finepix S2800 HD.Pois quanhei uma de presente de aniversário mais não sei nada sobre ela!será que vc poderia me ajudar mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Olá Luciana, obrigado pela presença no blog.

    Leia o que já falei sobre a S1800 aqui no blog pois é exatamente a mesma câmera com 2 MP a menos e sem a entrada para cabo HDMI: http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/03/mais-opcoes-de-superzoom-da-fuji.html

    A única coisa que posso te dizer é aprender a usar os controles manuais para suas fotos ficarem melhores mas é algo que leva tempo, tem que praticar muito e não se aprende de um dia para o outro.

    Tem algumas psotagens falando sobre esses controles manuais aqui no blog, é só procurar. No menu do lado esquerdo tem um link para o site dicas de fotografia que ensina muitas coisas e ainda há um vasto material na internet explicando como eles funcionam.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails