19 de março de 2010

Canon SX1 vs. Sony HX1

   Estas duas câmeras envolvidas no duelo de hoje são teoricamente as compactas superzoom top do mercado, as que apresentem mais recursos e diferenciais na categoria, embora às vezes a Panasonic FZ35 as supere em alguns itens.

   A partir destas duas câmeras começa uma nova fase da disputa entre as fabricantes, a fase do sensor CMOS diferente dos CCD normalmente encontrados nas compactas. A maioria das câmeras DSLR usam o CMOS e boa parte do seu sucesso vem deste tipo de sensor mas nas compactas ainda há um longo caminho a se percorrer, um novo aprendizado.
  Longo alcance da lente da Canon SX1 faz qualquer um parecer um detetive...

   Enquanto a SX1 tem 10 megapixels, a rival da Sony possui 9 mas também um sensor um pouco menor, o que termina equilibrando um pouco as coisas entre as duas; o zoom e a distância focal delas é são exatamente os mesmos: 20x de zoom para 28-560 mm com a diferença que a Sony lança mão de sua lente G que ainda fica abaixo da indiscutível qualidade das lentes Canon. Outra diferença é que a Sony usa bateria tipo proprietário e a Canon usa pilhas recarregáveis, como sempre digo, fica a gosto do freguês. Pilhas e baterias tem seus prós e seus contras que se equivalem.

   A macrofotografia é onde a Canon segue imbatível pois a exemplo das irmãs mais recatadas SX10 e SX20, essa SX1 também tem o macro de 0cm enquanto a Sony tem o quase tão poderoso macro de 1cm mas as coisas voltam a se equilibrar na velocidade e abertura, tanto nos disparos longos como nos rápidos a HX1 vence sua concorrente e a abertura da Canon deixa a desejar com 2.8-5.7 contra 2.8-5.2 do modelo da Sony.
 Vejam como funciona o sistema de LCD inclinável da Sony HX1

   O quesito flash é barbada pra Sony que sempre se destacou nisso além de a Canon sempre ter ficado atrás de concorrentes até menos conceituadas. ambas possuem o flash pop-up embutido mas a diferença entre elas é grande: Enquanto o flash da SX1 tem um alcance máximo de 5.2 metros, o da Sony vai até 9,2 metros. Covardia...mas com um porém: Pra quem deseja comprar uma dessas câmeras para usar com flash externo, é preciso ressaltar que só a SX1 possui sapata para flash externo.

   O modo contínuo da Sony é bem mais ágil no ritmo de 10 fotos por segundo porém limitado a 10 fotos por sequência, enquanto a Canon faz 4 fotos por segundo de forma ilimitada; o modo RAW só está presente na Canon e em contrapartida a Sony possui um exclusivo modo de foto panorâmica em que só é preciso girar a câmera com o obturador disparado; ambas possuem o visor EVF muito útil em fotos externas com muita luz natural e um LCD móvel, porém, vale ressaltar que o da Canon (menor, de 2.8 polegadas) é giratório e pode ser usado em vários ângulos e o da Sony (maior, de 3 polegadas) é apenas inclinável sendo um pouco menos funcional que o da sua rival. Outra diferença a se notar é que essa HX1 foi uma das últimas câmeras desta fabricante a não aceitar os populares cartões SD, o que configura um ponto contra.
Mais um exemplo da variedade de ângulos do visor LCD da HX1

   Pra finalizar, os videos. Já citei em postagens mais antigas uma pequena controvérsia que existe quando algumas pessoas e sites especializados criam ao dizer que a Sony HX1 faz videos em Full HD. A resolução Full HD se configura quando o video possui 1080 linhas em formato widescreen (16:9), totalizando 1920x1080 pixels e esta é a resolução máxima dos videos da Canon SX1 porém a Sony HX1 possui resolução máxima de 1440x1080, ou seja, possui 1080 linhas mas no formato antigo (4:3) sendo um video HD e não Full HD. É necessário mencionar que a Sony em momento algum informa no corpo da câmera que os videos são em full HD não caracterizando propaganda enganosa.
Olha isso aí! Só os acessórios extras já custaram muito mais que a própria câmera

   Opinião do blogueiro: Mais uma decisão difícil por pontos, difícil ter um nocaute aqui rsrs. Ao meu modo de ver, a Sony ganha em alguns quesitos importantes mas deixa a desejar em muitos pormenores e abriu mão de usar as conceituadas lentes Carl-Zeiss em favor de suas lentes Sony G. Essa talvez seja a melhor compacta que a Sony já lançou até hoje e brigar de igual pra igual com uma Canon já é uma vitória mas ela perde por muito pouco pois itens relevantes como abertura, velocidade e flash embutido em que esse modelo da Sony é melhor são compensados com uma lente que reproduz muito fielmente as cores principalmente usando o modo manual. Vale ressaltar que a Canon precisa melhorar seu sensor CMOS para recuperar o espaço que ela perdeu para a Panasonic no mercado das superzoom, se a sucessora da FZ35 vier com sensor CMOS cabeças vão rolar...

163 comentários:

  1. Duelo de titãs...
    Quero só ver!
    rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. Das "grandes" só falta a Panasonic usar o sensor CMOS, geralmente quem ri por último ri melhor...

    ResponderExcluir
  3. ola rodrigo, a p90 da nikon é uma boa pedida?

    ResponderExcluir
  4. Olá Jonathan, como sempre a Nikon é uma boa pedida mas nas compactas ela fica atrás ainda de Canon e Panasonic. Estou preparando uma postagem sobre a sucessora da P90 e deve ficar pronta hoje ou amanhã.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rodrigo,

    Gostaria de um comentário seu sobre a qualidade das imagens, principalmente em fotos com pouca luz, das cameras Canon SX1 IS e Sony HX1. Tenho a Canon e não me conformo com a quantidade de ruídos nas fotos. Não estou sabendo usar a câmera?

    Pedro

    ResponderExcluir
  6. Pedro, também tenho a Canon e esse sensor CMOS dela é motivo de muitas críticas pois realmente ele se comporta de uma forma completamente diferente nas condições de baixa iluminação, assim como a Canon vai precisar melhorar bastante seu CMOS nas compactas, os usuários também tem que reaprender a manuseá-la. Eu, por exemplo, faço máximo uso do estabilizador de imagem e configuro a câmera pra velocidades bem baixas tipo 1/4, 1/8 de segundo com abertura sempre em 2.8 e ISO de no máximo 200, ainda assim talvez os resultados não sejam tão satisfatórios.
    Infelizmente, a saída que eu encontrei foi essa, Pedro.

    ResponderExcluir
  7. RODRIGO,qual vc acha melhor eu pagar a maquina digital,(nikon p100 ),(canon sx1 ),(sony hx1 ),(nikon d3000 )sendo esses mais barato,mas falar em(nikon p500)sei que é melhor de todas,mas quero saber que essa maquina nikon p5000 como profissional faz mesmo a diferença de foto boa mais do quê as outras que eu citei,bom estou falando da qualidade da foto?!rs!
    RODRIGO,agradeço muito se me responder!rs!

    ResponderExcluir
  8. Olá Jorge, vamos lá: Quando você fala em p500 e p5000 deve estar se referindo a d5000 né? Entre as 3 primeiras que você citou eu hoje escolheria a P100 mas ainda fico em dúvida se ela pode ser melhor que a FZ35.

    Sobre a D3000 e a D5000 por serem câmeras DSLR elas sempre vão ser melhores que as compactas em qualidade de imagem mas tudo depende muito mais da lente do que do corpo da câmera e também do uso dos controles manuais.

    Resumindo: Essas compactas que você citou são pau pra toda obra, você faz de tudo com elas; com as DSLR você fica limitado a lente que você tem, é preciso um investimento que nunca acaba em lentes, filtros e outros acessórios pois cada lente serve pra um tipo diferente de foto mas sempre com qualidade muito superior.

    A P100 chegou pra ser líder do mercado mas dá uma olhadinha com carinho na boa e velha FZ35.

    ResponderExcluir
  9. RODRIGO,fiquei contente pelo retorno,até achei que ia demorar,rs!gostei do que vc disse,falar sobre os erros,realmente escrevi errado mesmo,é nikon d5000,desculpa,olha não gosto de incomodar muito não,mais uma duvida aqui RODRIGO,vc acha que até mesmo nikon d3000 vai fazer as fotos melhores em qualidade do quê nikon p100? mas dentro de mim estou doido p/pegar o nikon d5000,mas,é muito caro e será que relação em fotos é o mesmo entres dois,ou seja nikon d3000 e d5000?pelo que eu vejo só me parece que a nikon d500 tem a mais a filmagem FULL HD,vc naum acha?
    valeu garoto,espero que vc tenha muito sucesso nesse conhecimeto!!

    ResponderExcluir
  10. ó eu aqui de novo!rs!eu sempre gostei muito da marca canon e algumas pessoas diz que a marca nikon é melhor do quê a canon,dizendo que a qualidade das fotos são melhores,vc acha melhor eu pegar ( canon XS ou xsi ?)e esses são melhor quê a nikon d3000?agora sobre d5000 são melhor do quê todos aí,naum é?rsrs!!
    valeu RODRIGO!!

    ResponderExcluir
  11. outra coisa RODRIGO,não por nada não,mas eu pesquisei bastante as fotos no orkut tirado por pessoa que tem a maquina ( nikon p100 ) e ( canon sx1 ) as que saiu boas fotos tanto macro quanto normal foi a canon sx1 e pricipalmente macro ela sai muito melhor quê a nikon,falando o zoom,usando todos o zoom todas ficou a mesma coisa tanto nikon e canon,mas....
    eu tava até pensando pegar a canon e montar as fotos no fotoshop p/ficar boas como estivesse usando a maquina profissional da nikon d5000,será que mexendo no fotoshop pode ficar parencendo que tirou na maquina digital com toda essa qualidade que o fotoshop faz?ou é engando minha?me diz aí tá RODRIGO...
    se vc puder me dizer o que tem de melhor a nikon p100 do quê a canon sx1?
    agradeço muito a paciência comigo,ok?rsrsr!!

    ResponderExcluir
  12. RODRIGO,depois vc olha as fotos no orkut a pessoa que tá usando com a nikon p100 que é esse link
    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=3191019276770847636&aid=1248030314&pid=1248127790615
    e o outro tá usando a canon sx1,aqui tá o link
    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=10505643973333112987&aid=1266057374&pid=1266411544806
    e tem outra aqui da marca nikon d500,quase não dá p/perceber muita diferença de qualidada,dá impressão que a marca canon saiu melhor em foto,que loucura!!rsrs!aqui tá o link da nikon d5000
    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=13248350235384543153&aid=1266239189&pid=1266264878701

    ResponderExcluir
  13. RODRIGO,se caso eu venha escolher canon xs 1000d ou canon xsi 450d tudo tá na mesma coisa ou canon xsi 450d só é melhor pq tem 2 mp a mais e tem mais diferencia disso,se não eu prefiro a canon xs por ser mais barato,rs!
    DODRIGO,eu sei mexer um pouco da maquina profissional,eu tenho ainda a maquina profissional,mas,é só manual mesmo e não automatico e nem digital,larguei essa maquina pq é filme e gasta mais dinheiro em revelação p/ver as fotos e tambem os filmes,né?rs!tem mais 9 anos que eu lerguei essa maquina,só fiquei usando fotografia em celular e agora que eu fui resolver compra uma maquina e por isso que eu tava até pensando pegar o iqual do seu que é canon sx1,mas vc falou da ( canon xs e xsi )iai me deixou confuso agora!
    mas valeu por tudo ,vc já fez de mais p/mim até aqui!muito obrigado e vou ver qual eu vou ficar!rs!

    ResponderExcluir
  14. A XSi não é melhor pelos 2 megapixels, resolução maior com sensor do mesmo tamanho a qualidade fica pior.

    Ela tem um LCD maior mas isso não seria um grande problema. Eu devo comprar uma XS pra mim já que a única DSLR que eu uso é uma Nikon D60.

    Amigão, sempre que precisar estarei a disposição pelo mail ou MSN que estão no lado direito da tela do blog, um abraço.

    ResponderExcluir
  15. ô RODRIGO,ó eu de novo!rs!garoto,eu estou muito confuso,quase que eu pego a CANON XS ontem,não peguei pq alguns colegas meus me falou que é melhor eu pegar uma camara que tem a filmagem,como eu gosto muito da canon,mas mesmo assim eu quero a sua opinião,não quero me arrepender,falando da canon T1i com 15 mp e ainda tem a filmagem FULL HD ela pode ser melhor quê a nikon d5000 na nitidez da foto,qual vc prefere RODRIGO?
    olha que eu tava até pensando pegar iqual o seu canon sx1,rs!mas vc disse que maquina DSLR sempre sai as fotos melhores que a canon sx1,por favor me ajude!rs!estou esperando a resposta,tá?é pq quero ver se eu pego logo essa semana!
    ah!...vou mandar separado o que a pessoa falou da maquina canon T1i ...e outra!rs!se vc for opinar eu pegar a canon sx1,eu pego mesmo!rsrs!!

    ResponderExcluir
  16. DODRIGO,aqui tá o link que a pessoa ficou preocupado com a maquina canon T1i dele sobre a filmagem,isso é no orkut

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=87955113&tid=5464809662065738446&start=1

    olha o que ele disse no orkut!!....

    Pessoal, um amigo meu cisma em dizer, que não se deve filmar por mais de 10 minutos com a T1i, porque a câmera fica muito tempo com o obturador aberto, esquenta, e daí queima o sensor. . . ou algo assim !!!!

    Existe isso ??? Ou existe alguma coisa parecida, que eu posso não ter entendido exatamente o que é ???

    Irei fazer o filme de uma peça de teatro com minha câmera, que irá levar +ou- uma hora, e agora fiquei preocupado. Alguém sabe alguma coisa a respeito ???

    RODRIGO,ele deu outra resposta depois,aí ele disse....

    Eu já andei lendo alguma coisa no Google e parece que tem um limitador de 12 minutos sim, se filmar em um tal modo. . . .se filmar de outro jeito não!
    Enfim, ainda não estou sabendo direito do que se trata, queria ver se alguém aqui já filmou algum evento, um show, que tenha ficado filmando por mais tempo.

    Ainda não estou por dentro da câmera, eu a uso só pra fotografar mesmo, tenho pouco prática. . .rs!

    RODRIGO,me diz isso sobre a filmagem,será que pode queimar mesmo,se for eu pego iqual o seu canon sx1,ele filma muito bem essa maquina,mas mesmo assim me diz tudinho qual eu devo pegar.
    me ajude mesmo,por favor!brigado pela atenção espero vc,viu?rs!

    ResponderExcluir
  17. Jorge, o sensor da D5000 é maior então ela deve ser melhor que a T1i. Essas câmeras se equivalem muito, eu fico numa dúvida danada e como eu não faço videos eu talvez ficaria com uma D5000.

    O video full HD da T1i é de apenas 20fps, a imagem fica um pouco "pausada" demais e sinceramente, acredito que a duração dos videos diminua a vida útil da câmera mas isso acontece com qualquer DSLR, não só com a T1i.

    A diferença entre a SX1 e XS é que com a SX1 você vai ter uma câmera com uma lente capaz de fazer com igual qualidade todo tipo de foto que quiser, resumindo: A SX1 é mais versátil e a XS tem mais qualidade mas precisa de uma lente diferente pra cada tipo de foto.

    Pra comprar DSLR tem que se comprometer com o investimento posterior em lentes e outros acessórios.

    Acredito que a SX1 esteja mais dentro do perfil. Eu tenho uma SX1 mas hoje eu compraria uma Panasonic FZ35, fica a seu critério. Se eu comprasse uma DSLR levaria uma XS pois não me importo com os videos.

    ResponderExcluir
  18. brigadão por tudo aqui meu irmão,agora estou seguro,pq eu sei o gasto que dá nessa maquina DSLR por causa das lentes,pois é,não quero ficar comprando lentes de forma nenhuma,rs!
    gostei de todas suas resposta,mas depois vc ver a maquina fuji film hs 10,e tambem vi todas fotos tirado por ela e o zoom todo até 30 não destorce a foto,rapaz,incrivel que pareca,mas é mesmo!o pior é que é dificil de achar essa maquina!valeu RODRIGO e fica DEUS!!

    ResponderExcluir
  19. Estou em dúvida entre a sony hx1, canon sx20 , nikon p100. Ajuda aí!

    ResponderExcluir
  20. Paula, se for apenas entre essas três eu levaria a Nikon P100 mas não se esqueça da Panasonic FZ35 que ainda acho melhor que todas essas.

    ResponderExcluir
  21. E quanto a D3000? Ouvi bons elogios sobre ela.

    ResponderExcluir
  22. D 3000 ou sony Câmera Alpha 330 (18-70 mm) ?

    ResponderExcluir
  23. Oie Estou indo pro Estados Unidos essa semana e estou querendo comprar uma boa câmera digital. Sou totalmente principiante, estava querendo aliar uma boa câmera para bater fotos e filmar. Estou muito na dúvida entre a Sony HX1 e a Nikon P100 qual vc me indicaria pra comprar e porque ?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  24. Paula, entre essas duas é D3000 com certeza mas procure as postagens sobre a Nikon aqui no blog e veja o que já falei sobre ela comparando com outras câmeras.

    Melissa, analisando tecnicamente as duas câmeras a P100 ganha da HX1 em alguns itens e perde em outros mas na lente ela fica muito a frente da Sony, então quando a gente procura qualidade a primeira coisa que a gente tem que ver é a lente. As melhores são as usadas por Canon, Nikon e Panasonic.

    Se for só entre essas duas a minha escolha é a P100 mas vou te dar a mesma dica que dei a colega acima: A Panasonic FZ35 ainda é melhor que essas duas.

    ResponderExcluir
  25. Ola sou Peterson de SP estava querendo uma camera que filmasse em full hd que fosse de lentes cambiaveis, tipo uma mistura de hs10/sx1/hx1 com d60/d90 o que voces podem me recomendar ?

    ResponderExcluir
  26. Peterson, essa é fácil: Canon T2i

    Tem a T1i também mas a sucessora dela tem umas melhorias bacanas, os videos sem ser HD chegam a 60fps e isso é coisa pra caramba, fora a qualidade de imagem e as muitas opções de lentes pra ela.

    ResponderExcluir
  27. Fala ai Rodrigo!

    to numa duvida danada igual algumas pessoas acima, ja tem 1 semana lendo artigos na internet, perguntando a vendedores(que acabam puxando pros seus produtos) no mercado livre e quando penso que decidi mudo novamente! hj encontrei seu blog, esta de PARABENS!!!! li muitos dos seua artigos, alguns me empurravam pra uma camera e outros pra outras, eu ate quero aprender a mecher no modo manual(pretendo fazer um curso e comprar uma maquina profissional quando for), mas no momento oque eu quero mesmo é uma maquina que me de boas fotos usando o maximo de zoom optico e em varias situações(noite, dia, esporte, fogos),o zoom da Nikon P-100 de 26x(é oque mais me atraiu), mas por outro lado tem essa parada de CMOS, lente, velocidade de exposição, obturador e outros, as outras opçoes: Sony HX1, Canon SX1, Panasonic FZ35(18x zoom optico, me desagradou em relação as outras)sei que é a que vc indicou as pessoas acima, mas no meu caso que priorizo qualidade ao maximo de zoom(vou comprar uma Super Lente Tele Vivitar 3.5x), vc acha que no meu caso qual seria a mais indicada? sua resposta vai ser fundamental para minha escolha!!! VALEU MESMO!!!

    ResponderExcluir
  28. Olá Robson, vai de P100 mesmo pois ela foi projetada pra ser a melhor de todas nessa categoria. Existe a HS10 da Fuji e a SP800 da Olympus com 30x de zoom também mas a Fuji não tem uma qualidade óptica tão boa e essa câmera da Olympus não tem muitos atrativos extra como as outras tem mas com uma lente bem melhor que a da Fuji.

    ResponderExcluir
  29. Valeu Rodrigo, e quanto a essa compacta Panasonic Lumix - Dmc-Zs3pu-K diz q ela tem Zoom Óptico 12X / Extra 21,4x , como funciona esse zoom optico extra?

    abraço

    ResponderExcluir
  30. Rodrigo analisando suas respostas percebi que é fã de sua máquina panasonic, tive varias máquinas amadoras hoje estou com uma semi, a HX 1 gostaria de saber se já teve a oportunidade de usá-la? gostaria de saber entre as duas quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas, vc sabe me dizer onde encontro sobre a vida útil da HX 1?

    ResponderExcluir
  31. Olá Robson, o zoom extra funciona da seguinte forma: Quanto menos resolução você usar maior será o zoom óptico, provavelmente o zoom óptico de 21,4x da ZS3 é para fotos de 2 megapixels, diminui progressivamente ao se usar 3, 4, 5 megapixels e daí por diante.

    A Canon também usa um sistema semelhante mas não é alardeado talvez porque na minha opinião há uma certa perda de qualidade tanto na Panasonic quanto na Canon.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  32. Fala Rodrigo, qual da Canon tem o sistema parecido com o zoom optico extra)?

    vou ficar com a P-100, mas quero comprar tb uma compacta onde tb prezo pelo zoom optico, qual dessas vc aconselheraria numa relação custo benefecio

    Sony H20 = R$ 595,69
    Sony H55 = R$ 768,95
    Sony HX5 = R$ 968,75
    Canon SX200IS = R$ 802,00
    Panasonic ZS3PU-K = R$ 820,00


    a preferida sua nessa categoria é uma dessas acima ou teria outra?

    vc conhce algum site, blog, forum ou algo do tipo onde tenha fotos de comparação de zoom optico tiradas com varias maquinas e varios valores (ex.: fotos com 3x, 6x, 9x...), eu encontrei um forum mais tava meio desatualizado...

    acho que seria interessante vc colocar um topico desse tio no seu blog onde os particpante tb pudessem contribuir! ;)



    mais uma vez VALEU pela atenção!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Todas as Canon que usei usam esse sistema, assim como todas as Panasonic também usam.

    A H20 não é tão compacta assim, e como eu imagino que você vai querer uma câmera com controles manuais, a sua opção seria a Canon SX200, como a lente dela não tem uma abertura tão boa te indicaria a Canon SX120 mas essa usa pilhas e como você só citou câmeras que usam bateria, acredito que vai preferir a SX200 mesmo, não deixa de ser uma ótima compra.

    O Marcus que sempre posta aqui tem uma SX200 e pode te passar maiores detalhes sobre ela.

    ResponderExcluir
  34. Sites de comparação de fotos eu não costumo acessar mas vamos ver se outros colegas do blog postam alguma página bacana aqui.

    Sobre a sua ideia de postar um tópico assim, é bem provável que mais para o futuro eu faça algo aqui desse jeito mas por enquanto tem algumas coisinhas que me impedem de fazer isso...

    ResponderExcluir
  35. Galera, galera, galera: acalmem-se! vocês vão
    matar o Rodrigo rs...

    Gente... li um pouco de tudo e vou tentar fazer
    um resumão, espero conseguir ein...

    Gente, o tópico se atém ao debate da SX1 e HX1,
    mas pelo que vi, ele transcedeu né? então tá,
    vamos tratar disso.

    Pelo que percebi, há uma tendência em confundir
    categorias de câmeras. Pessoal, deixa eu falar,
    compacta sempre vai ter qualidade de compacta
    em função do tamanho do sensor, nesse grupinho
    entra: G11, S90, FZ35, P90, P100, sx200, HS10
    entre muitas outras câmeras. Uma dica
    interessante é prestar atenção no que você
    quer: zoom? iluminação? macro? paisagem?
    nunca existirá uma compacta perfeita, senão
    canon, nikon, sony, entre outras, não irião
    ganhar dinheiro nesse lucrativo segmento.

    Pergunte-se: o que eu quero?

    As superzoom, como essas do tópico, eu posso
    garantir com toda certeza: a SX1 é muito
    superior a HX1. Entetanto, mais superior do
    que a tecnologia do equipamento é a técnica
    do fotógrafo.

    Exemplo: Qual a melhor foto (seja ela batida
    por qualquer superzoom) um passarinho em cima
    de um poste, c/ uma camera com tripé e outra
    sem... a com tripé, FIXA, se sairá sempre
    melhor, mesmo que confrontada com uma DSLR.

    Galera... o interessante é tentar aprimorar
    a técnica, e não a câmera.

    Vou deixar um exemplo: tenho dslr e câmeras
    compactas. Fiz recentemente uma viagem à
    Europa e infelizmente não tive como levar
    uma uma Dslr. Todas as minhas fotos foram
    batidas com uma compacta (CANON SX200 IS),
    essas fotos podem ser conferidas no meu
    FLickr: www.gorba.org. Claro, não tem
    qualidade de uma fullframe, mas fotografia
    é COMUNICAÇÃO e não pixel digital.

    Voltando ao tema das câmeras, pra quem tem
    dúvida, eu convivir com a FZ35, e posso
    dizer: é um grande equipamento!!! apesar
    de não ter os 26x de zoom da P100, na minha
    opinião, o resultado final das fotos é muito
    superior, sem contar o já tradicional longo
    disparo de incríveis 60 segundos!

    Por último, queria tocar em um assunto:
    gente, vocês compram câmeras para tirar
    delas grandes fotos ou para não se
    perderem? cuidado na hora de comprar
    um equipamento, pois vocês podem acabar
    optando por uma tecnologia que nada tem
    haver com o aprimoramento da imagem...
    Muitos podem me criticar, mas eu prefiro
    investir em uma compacta com grande
    abertura, com um sensor bacana do que
    ter uma câmera com lente escura e GPS...

    - Mais uma vez, reflitam sobre isso: o
    que eu quero ao comprar uma câmera
    digital?

    Galera... cansei, qualquer dúvida é só
    perguntar...

    Abraços,

    MGH
    www.gorba.org

    ResponderExcluir
  36. Galera...

    Deixa eu falar de mais umas coisinhas.

    1. Pra quem tá interessado em comprar uma Dslr e
    ta na dúvida em função de tamanho do mega pixel
    e outras coisas banais, fica a dica: ao comprar
    uma Dslr você tem que ter em mente, primeiro
    que tá adquirindo um equipamento de qualidade
    superior e que será aprimorado através das
    LENTES que você irá adquirir, então: invista
    mais nas lentes do que no corpo da câmera. O
    corpo se vai e as lentes ficarão para uma
    vida inteira, sem dizer que se você cuidar bem
    delas, não há desvalorização, pois é um bem
    muito escaço aqui no BR.

    2. Pra quem tá na dúvida entre as super zoom,
    a minha opinião é que a Canon domina esse
    segmento, sendo ameaçada somente pela Panasonic
    FZ35, que é um baita de um equipamento! A
    P100 é uma ótima máquina, maravilhosa, mas eu
    não acredito que seja capaz de competir com
    as SX1 e FZ35. Gente, é tentador, mas não
    comprem uma máquina com 5000000x de Zoom porque
    eu garanto, vocês não irão usá-lo devido à
    falta de qualidade nessa amplitude. Primem
    pelo conjunto de benefícios, não por um
    único item.

    3. Mais uma vez: não adianta falar de
    câmera se o fotógrafo não tem técnica. O
    equipamento não faz o fotógrafo, apenas
    ajuda a tornar-se um.


    4. O último item vai pro ROBSON que tá em
    dúvida em qual das compactas comprar. Grande,
    na minha opinião a H20 não conseguiu se
    consolidar como uma boa câmera, eu
    particularmente não gosto dela, e muito menos
    da H55 e HX5, que são câmeras, no meu ponto
    de vista que nada tem à acrescentar à fotografia
    de modo em geral, pois a sony está aderindo o
    péssimo hábito de turbinar câmeras com
    teconoligas inúteis pra quem quer bater uma boa
    foto. Como o Rodrigo disse, eu tenho uma SX200
    IS, e adoro essa câmera, porque ela te
    proporciona fazer coisas incríveis, é só ter
    paciência pra pegar o jeito dela. Como disse
    no tópico acima, fui pra europa em fevereiro
    e levei ela, olhe o album no meu flickr
    (www.gorba.org). Já em relação à ZS3 da
    Panasonic, é uma ótima câmera, mas... é igual
    a ZS1 mudando apenas a questão de vídeo. Então
    se você não quer filmar nada em alta definição,
    a ZS1 também é opção. Concluindo, sem querer
    puxar o saco, acredito quea Canon sx200 is seria
    a melhor escolha, inclusive por fazer fotos de
    macros dignas de dslrs com lente própria pra
    isso, pois tem macro a 0 cm ... se não tiver
    preconceito com Crops e Close-ups fará
    excelentes fotos!

    Abs, qualquer coisa é só perguntar.

    mgh
    www.gorba.org

    ResponderExcluir
  37. Ah... ia me esquecendo, seria covardia minha
    falar de superzoom e não dá crédito também
    para as últimas câmeras da Fuji que têm se
    demonstrado grandes equipamentos, são exemplos:
    S2000EXR e HS10.

    (:

    ResponderExcluir
  38. Olá Rodrigo! Comprei uma D3000 e estou totalmente perdida. Tenho tirado fotos legaizinhas, mas como não sou profissa esperava um zoom mais potente. Sei que posso obter um zoom melhor comprando uma lente mais potente, porém já me disseram que custa o preço da máquina. E, além disso, nem imagino que lente comprar. Estou perdidinha! Pode me dar umas dicas?

    ResponderExcluir
  39. Olá Paula, no seu caso acho que faltou um pouco mais de pesquisa da sua parte pois nunca se deve comprar uma câmera DSLR pensando em zoom potente. Você já deveria saber qual lente viria com ela e que essas lentes com bastante zoom custam muito caro.

    Você sabe pelo menos usar os controles manuais? Se não sabe usar, corra, estude, leia bastante pra aprender a usá-los pois ter uma câmera dessas pra usar no automático é desperdício total.

    Acho que no seu caso cabia melhor uma superzoom mas já que tem a D3000 nas mãos e provavelmente uma lente 18-55, compre uma 55-200 ou 55-250 para completar seu "zoom". Está entre aspas pois este termo não é muito usado quando se fala de DSLR. Com essas lentes, seu "zoom" seria de aproximadamente 11x com a primeira ou 14x com a segunda.

    Estou disposto a passar dicas pelo MSN, ele tá disponível no lado direito do blog.

    ResponderExcluir
  40. AF-S Nikkor 55-200mm F/4-5.6g IF-ED VR, me disseram que é uma boa lente de aproximação, vc a conhece? Pois é, devia mesmo ter pesquisado mais, porém não estava no ato da compra, então não pude escolher entre outras. Sei que a máquina é super boa, e nem imaginava que o preço das lentes são tão altos.

    ResponderExcluir
  41. Poisé Paula,

    Deixa eu semear a discórdia um pouquinho.

    A D3000 não é tão boa máquina assim, eu pelo
    menos não gostei. Seria uma boa opção você
    considerar em vendê-la e comprar uma superzoom
    tipo a FZ35 ou a Sx1 que estão com preços bem
    bacanas.

    Vale dizer que pra quem usa uma dslr sempre
    haverá um tipo de lente para cada tipo de
    situação, então você terá que gastar e sempre
    carregar lentes diferentes consigo. É o preço
    da fotografia dslr, rs.

    Quanto a sua preocupação das lentes custarem
    mais do que a própria câmera, acostume-se: na
    fotografia dslr as lentes são mais valiosas
    e mais importantes do que o corpo da câmera.
    Esse é o primeiro 'tabu' que a pessoa que
    tá migrando para a fotografia dslr tem que
    romper.

    Quanto à lente nikkor 55-200mm, deixa eu te
    lembrar que o fator de crop da sua câmera,
    salvo engano é de 1.5, então 1.5 x 200 =
    300mm na sua câmera (d3000), que em uma
    compacta de zoom assemelha-se a 10/11x zoom.

    Entendo seu anseio por comprar uma lente mais
    potente (zoom), mas vou te dizer um negócio,
    você só descobre que NÃO precisa de zoom
    depois que você tem ele. Na verdade, as pessoas
    tem uma verdadeira tara rs, mas quando você
    começar a estudar as lentes vai se vidrar em
    outra coisa: a abertura! Depois pensará em
    zoom, isso por uma característica muito óbvia
    pra quem gosta de foto: a qualidade, que é
    bem superior (maior nitidez) em lentes claras.

    Mas enfim ... eu aconselho não só você, mas
    como todos que pensam em adquirir a primeira
    dslr, que primeiro treinem bastante em suas
    compactas a relação entre abertura x velocidade
    x ISO, e claro: LER BASTANTE SOBRE LENTES e
    VANTAGENS E DESVANTAGENS de se ter uma DSLR.

    Por último: fotografar em uma DSLR não vai dar
    de cara pra ninguém fotos que você ver nas
    revistas ou em portifólios de fotogr. famosos,
    tem muita coisa por de traz disso, acredite.

    Abs.

    MGH
    www.gorba.org

    ResponderExcluir
  42. Valeu Marcus,
    Valeu Rodrigo

    acabou que ainda nao comprei nenhuma das duas(UltraZoom nem compactas), o Rodrigo me colocou na duvida(rsrrs) entre a Panasonic FZ35 e a Nikon p100, tinha me decidido pela P100, mas li na comu no orkut algumas pessoas reclamando dela pra foto a noite e de um possivel bug que ela pode estar apresentando quanto a sobrecarga na bateria ocasionando um mal funcionamento(travamento) na lente, isso me desanimou um pouco, e como estao surgindo outros modelos de UltraZoom, e a FZ35 é um modelo 2009, acho q a proxima Panasonic deve "vim por conta!" , entao talvez eu espere um poquinho pra ver se vem alguma novidade...

    Alguem sabe dizer algo da proxima da Panasonic?

    e quanto a compacta vou esperar chegar na loja aqui do Rio a Panasonic ZS7, q tinha e acabou e estava por volta de 980,00


    Rodrigo a FUJI S1800, esta no mesmo nivel da Panasonic FZ35 e Nikon P100?

    Valeu

    ResponderExcluir
  43. ROBSON, aqui vai minha opinião...

    Primeiro, a S1800 é uma ótima câmera, mas no meu
    ponto de vista não pode ser comparada a essas
    duas.

    Segundo, deixa eu te falar algo, eu desconheço
    esse pretenso bug que a p100 pode estar
    apresentando, eu pelo menos, acho muito difícil
    isso estar acontecendo, pelo simples fato da
    Nikkon ser uma grande marca quando o assunto
    é fotografia, e creio que seus engenheiros não
    deixariam passar um problema desses, esse
    problema pode ser mal uso do equipamento, não?

    Terceiro, não te preocupes com esse negócio
    de ano-modelo da câmera, isso é irrelevante e
    só serve para satisfazer seu ego de consumidor
    e não para bater fotos rs... Para se ter um
    exemplo, a melhor superzoom da canon, a sx1 foi
    lançada em 2008 e continua atualíssima e assim
    vai continuar com toda certeza. Pra você ter
    idéia, tenho um colega q tem uma Sx5 is que foi
    lançada em 2007, to enchendo o saco pra ele me
    vender ela a 400,00 e ele ta quase caindo rs...
    Pois mesmo com 8 MP, ela tem uma lente de
    36 - 432mm f/2.7-3.5 ou seja: claríssima perto
    das compactas existentes hj no mercado, se botar
    uma close-up junto ao macro de 0cm vai fazer
    milagre rsrs...

    Quarto, a FZ35 é uma câmera completa, tem muito
    zoom, filma hd, faz fotos em RAW (!), tem um
    disparo longo de 60 segundos e tem a lente mais
    clara da categoria, enfim... é algo notável.

    Quinto, não sei quais são suas pretensões mas
    se você quiser uma boa compacta (superzoom tmb
    é compacta, não se esqueça) existe também a
    canon g11 e a s90 (amooooo rs), que comparando
    com a citada ZS7 não tem nem comparação. Aliás,
    essa série "Zs" da Panasonic, claro, são ótimas
    câmeras com lente Leica, mas praticamente repete
    aquilo que veio na Zs1 com atrativos a mais,
    tais como: GPS (que nao é bem gps) e filmar em
    fullhd... a foto em si, continua basicamente a
    mesma.

    mgh - www.gorba.org

    ResponderExcluir
  44. fala ai amigos!

    acabei comprando a FujiFilm S1800, pois comprei com uns bonus que eu tinha q poderia ser usado na americanas, e como la nao tinha a Panasonic FZ35, nem A Nikon P100, essa acabou sendo a escolhida! rsrs


    ainda nao tive tempo pra "desvendar" a camera, mas uma função q eu pensei q tinha nela, acho q nao tem é o Zoom Optico Extra!

    mas entao Rodrigo e Marcos, embora eu tenha comprado essa, valeu mesmo pelas dicas! pretendo ainda comprar uma mais compacta tipo a Panasonic Z7

    valeu!

    ResponderExcluir
  45. Robson, na verdade não existe zoom optico
    extra, e sim: zoom digital (extra), que como
    diz meu pai: trocado por meda, que trocou tem
    prejuízo. Pois ele nada mais é do que um
    pequeno software que faz uma projeção de como
    SERIA a imagem aproximada, e não como ela É DE
    VERDADE, entende?

    Se tu queres uma câmera mais compacta, já tendo
    uma finepix s1800, te aconselharia uma S90, G11
    ou LX3, pois têm o sensor maior do que as
    compactas tradicionais.

    Fica a dica...

    Abs.

    ResponderExcluir
  46. oi RODRIGO,tudo bem?estou aqui de novo,pois é,eu mudei de ideia e resolvi comprar fuji hs 10,vou lhe dizer a verdade gostei p/caramba dessa maquina e tem zoom fantastico e não destorce a imagem tanto assim que eu pensei e a filmagem tambem mostra perfeito e só uma coisa que imcomoda quando usa a filmagem com zoom todo de 30xzoom aí tremem mesmo e aconselho usar o tripé mas mesmo assim tá pra assistir alguma coisa do quê o zoom besta que tem por aí e inclusive marca conhecida que não filma com zoom,me desculpe o tal de MARCUS GORBACHEV que falou mal dessa marca fujifilm S2000WXR E HS 10,compra essa supermaquina e me diz depois antes de falar coisa com coisa,eu levei 10 dias pesquisando FUJI HS 10 e vi que essa maquina mostra melhor quê canon,nikom e a sony por usar o zoom todo 30x e tem mais zoom e ainda não destorce tanto quando os outros que tem menos zoom e ainda destorce a imagem,imagine isso?sabe o pq,é que a maioria de marca boa sempre faz de qualquer jeito e sabe que vai vender por ser conhecido de maquina DSLR ser bom realmente,mas,falando de semiprofissional eu te garanto que a fuji hs 10 saiu melhor que essas marcas,pode ser que ela ganha a imagem a noite,mas de dia eu acredito que não,falta ainda muita coisa eu conhecer tirar as fotos a noite em manual,quem quiser falar comigo no msn sobre a respeito da maquina fuji hs 10 tá aí o meu e-mail ( hermanogrand@hotmail.com )gente,e mais as fotos que eu vejo por ela mostra mais natural,tem muita maquina que mostra a imagem artificial d++ como estivesse mostrando grande coisa e enguanto vc quer realmente a imagem natural com essa maquina não tem como regular pq ela não tem essa configuração,pense direitinho primeiro quem tem a maquina que vc estiver interessado e pergunte tudo o que vc quer saber,ou seja " fotos a noite ou do dia sendo quê vc mais vai precisar utilizar,a maquina fuji hs 10 em macro e superzoom são otima imagem,só uma coisa que eu falto melhorar nela que é a noite e sei que tem muitas reclamações de varias marcas semiprofissonais,te digo a verdade gostei mesmo da maquina fuji hs 10 e por isso que ninguem dá valor das marcas desconhecidas e até eu não ia com a cara da fujifilm e pode olhar os meus depoimentos emcima falando muito bem da marca canon que eu mais gosto,mas infelizmente estou com da fuji hs 10,pois é,cada caso é um caso então boa sorte de cada um,rs!aí tá de novo o meu e-mail ( hermanogrand@hotmail.com )assim que vc falar comigo no msn e posso te mostrar as fotos tirado por essa maquina fuji hs 10,agora fui minha gente!!rs!tenho que dormir...qualguer coisa eu estou por aqui,rs!
    ass:HERMANO JUNIOR,mas o perfil estar como JORGE,rs!.....abraço galera!!

    ResponderExcluir
  47. Olá Jorge, fico feliz que comprou a câmera e está gostando!

    Eu particularmente também não coloco a Fuji entre as minhas marcas preferidas mas é notável o esforço que ela faz pra agradar o público pois é pioneira em algumas coisas e sempre tenta colocar um algo a mais em suas câmeras.

    Enfim, tudo aqui é questão de opinião, há quem goste e quem não goste e o Marcus provou que entende do assunto mas cada um tá livre pra expor suas opiniões.

    A sua vai ser levada em consideração quando alguém me pedir referências sobre a HS10.

    Um abraço, amigão!

    ResponderExcluir
  48. Caro Jorge,

    Doutor em leitura e interpretação de textos,

    Colo novamente aqui para você LER, e peço que
    leia com CALMA e ATENÇÃO, o comentário que fiz
    acima sobre as ultimas cams da fuji:

    "seria covarida minha falar de superzoom e não dá crédito TAMBÉM PARA AS ULTTIMAS CÃMERAS DA FUJI ... S2000EXR e HS10"

    Assim sendo, EU NÃO CRITIQUEI a HS10, pelo
    contrário, EU A ELOGIEI.

    Como o Rodrigo disse acima, a Fuji como um todo,
    não é a melhor fabricante de cameras hoje, isso
    porque se atrasou muito no processo de migração
    das analógicas para as digitais.

    Entretanto, ultimamente, ela vem fazendo um
    grande esforço para se "igualar" às grandes
    fabricantes de hoje, mas no entanto, vem
    pecando muito, e no mesmo erro de sempre: se
    atém demais a um segmento específico. Me diga
    por exemplo uma DSLR de respeito da Fuji? não
    há uma sequer que tenha caído no gosto dos
    profissionais. O mesmo se diga às compactas de
    baixo custo, difícil você ver uma de qualidade
    excpecional.

    Mas voltando à HS10, mesmo sendo uma câm que
    eu admiro, pois nesse segmento (superzoom),
    na minha opinião, quem comanda é SX1 e logo
    depois a FZ35, eu diria que a quantidade
    de zoom não faz uma boa câmera, vamos ver como
    ela se comporta em ISO elevado ou mesmo em
    condições adversas, como os controles manuais
    dela se comportam, etc. E mais, quando se fala
    em distorção de imagem em função do zoom, não
    está se falando de imagem com ruído ou
    distorções drásticas... está se falando na
    qualidade final da foto, da sua nitidez, e se
    você pegar uma DSLR tipo a D50 com uma
    teleobjetiva de 500mm e uma Superzoom você vai
    se espantar com a diferença tamanha que é.

    mgh - www.gorba.org

    ResponderExcluir
  49. oi RODRIGO,eu peço desculpa a vc e pricipalmente a MARCUS pelo mal entendido nas palavras,mas depois eu te explico tudinho e pq eu não quis pegar a maquina profissional,mas falando o que vc citou aí de superzoom 500,a minha foi 1.600,00 reais e fora o frete,imagine pegar só esse superzoom mais simples?vai no mínimo 4 mil reais e com a superior qualidades vai mais quê 6 mil reais,ainda vc quer comparar com o preço?rsrs!!...pra mim com a fuji hs 10 tá bom de mais p/mim!!!...rs!!...valeu e fica com DEUS aí!

    ResponderExcluir
  50. sou iniciante, gostaria de compra uma camera para utilizar profissionalmente, mas estou em dúvidas entre a P100,fz35 e a hx1. preciso de boa qualidade de imagem de foto e video e não poderei trocar de camera por bom tempo. gostaria de saber sobre a p100 e a hx1 é possível substituir a lente, por uma melhor, como carll ziess, ja que a fz35 já possui uma booa lente (leica).

    alessandra.

    ResponderExcluir
  51. Olá Alessandra, obrigado pela presença no blog.

    Acho que, no seu caso, nenhuma dessas câmeras vai te ajudar. Já sabe usar os controles manuais? Se não, vai precisar aprendê-los e como você pensa em troca de lentes, esqueça qualquer uma dessas superzoom pois não tem como trocar a lente e sim, adaptar uma lente externa por cima da que já vem no corpo da câmera.

    Isso sem contar que essas câmeras não conseguem reproduzir o que você quer fazer com essas lnetes, aí já entra tamanho do sensor e distância focal. Recomendo que leia esses tópicos aqui no blog mesmo ou em qualquer outro lugar na internet.

    Feito isso, você vai perceber que precisa de uma câmera DSLR e te recomendaria a Nikon D5000 ou Canon T1i pois não custa muito mais do que essas que você citou e vai poder trocar as lentes quando necessitar.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  52. Uso uma "antiga" sony DSC S40, onde tiro fotos e filmes de alta qualidade. À noite só consigo fotos nítidas com a distância máxima de 2mt. Gostaria de comprar uma camera nova que me dê qualidade de imagem e video e tenha um bom zoom, e que seja boa em fotos noturnas, como fotos em festas (Com luzes...). Testei a sony W180 e W190 e não gostei muito delas pois as imagens ficam com ruidos mesmo de dia e estou com vontade de comprar a SONY HX1.
    O que vc me indicaria? Existe alguma camera compacta que pode fazer frente a esta camera? que seja no valor aproximado à HX1?

    Desde já agradeço a vc por compartilhar seus conhecimento.

    Wagner da Vitoria
    wagnerdavitoria@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  53. Olá Wagner, obrigado pela presença no blog.

    A HX1 é uma ótima câmera e vai te dar a qualidade que você quer mas a minha preferida nessa categoria ainda é a Panasonic FZ35, esqueça as Sony menores de hoje em dia, estão todas muito ruins.

    As únicas Sony que recomendo são as com sensor CMOS, séries HX e TX.

    Um abraço e qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  54. Rodrigo Jorgy agradeço pela atenção!
    Quais seriam ao seu ver os 'Prós e os Contras' com relação à essa comparação? (HX1 X FZ35) – e o Custo benefìcio.

    Aproveitando seu conhecimento adquirido, vc saberia me informar se existe alguma camera compacta que possa se equiparar com a HX1. Que seja num valor aproximado da HX1?
    Desde já agradeço

    Wagner da Vitoria

    ResponderExcluir
  55. Basicamente a lente da FZ35 é infinitamente superior à da HX1 pela qualidade Leica(fidelidade de cores muito maior) e pela abertura maior quando se usa o zoom, já a Sony é melhor nos vídeos e possui um sensor CMOS que teoricamente deveria ser melhor mas como ainda estamos nas primeiras compactas com esse sensor, é normal acontecer alguns problemas de projeto até isso se acertar.

    As compactas que se equiparam a HX1 são além desse modelo da Panasonic, a Canon SX20, Nikon P100, Canon SX1, Pentax X90 e Olympus da série SP todas ganhando em alguns itens e perdendo em outros.

    ResponderExcluir
  56. Esqueci de mensionar a FujiFilme S1800. Ela seria uma boa escolha para as funções mensionadas acima?, e será que ela poderia se enquadrar na comparação HX1-FZ35-S1800.

    Obrigado

    Wagner da Vitoria

    ResponderExcluir
  57. Sim, ela pode entrar na comparação, está na mesma categoria mas a qualidade da lente Fujinon ainda é pífia. A única que pode ameaçar o reinado da FZ35 é a Nikon P100, tecnicamente e teoricamente é a melhor, foi feita pra ser a melhor, a líder mas na prática ainda preciso de mais opiniões.

    ResponderExcluir
  58. Olá Rodrigo,
    Estou a procura de uma câmera faz um mês! Já pensei em comprar uma reflex e me convenci disso, no outro dia troquei de opinião e achei melhor uma superzoom, sendo que o contrário tbm já aconteceu, isso tdo desde que comecei a pesquisar! rs Gosto mto de fotografia, mas não tenho experiência nenhuma, porém estou passando mto tempo lendo sobre o assunto, tá virando vício antes mesmo de começar a praticar. Quero uma câmera q me dê fotos com pouco ruído. Quero fotografar paisagens, principalmente entardecer e anoitecer, portanto, com menos luminosidade. Tbm adoro aquelas fotos macro rsrs. Sei que é difícil conseguir tdo em somente uma câmera, mas gostaria que me indicasse uma que na soma de suas qualidades pudesse ser a minha porta de entrada nesse mundo tão facinante que é o da fotografia, levando em consideração que já percebi que não devo optar inicialmente pela reflex, mas sim uma superzoom, pra poder aprender em uma semiprofissional. Porém, quero em primeiro lugar fotos com qualidade, antes msm da aproximação. Também já percebi que as melhores são Panasonic FZ35 e Canon SX1. Qual delas eu escolhooo?! Pq a Fz35 é tão mais barata que a SX1? Tem a ver com a qualidade ou é só a marca?
    Espero que me ajude a resolver esse dilema.
    Obrigada pela sua atenção!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  59. A FZ35 é mais barata por ser mais antiga, a sucessora dela já deve estar saindo no final desse mês mas nunca se sabe se vai ser melhor ou pior.

    Eu compraria a FZ35 apesar de ser dono de uma SX1 que também é maravilhosa, reconheço que na época adotei os critérios errados pra se escolher uma câmera.

    ResponderExcluir
  60. será que as lentes Sony G são tã ruins assim?

    a Sony usou as lentes Carl-Zeiss, pois já usava tbm em suas filmadoras, porém, a Carl-Zeiss aceitou todos os pedidos seguindo as especificações da Sony, diferente da Leica com a Panasonic (essa sim foi parceria de verdade).

    mas a Sony agora está fazendo suas proprias lentes, as tais Sony G, demorou um pouco até, pois já faz um tempinho que compraram a Minolta, e estão desenvolvendo em cima do know-how que a minolta tinha.

    ResponderExcluir
  61. Olha, não devem ser tão ruins pra eles começarem a abrir mão das Zeiss e com o desenvolvimento devem começar a brigar de igual pra igual com as maiores concorrentes em breve.

    ResponderExcluir
  62. Olá Pessoal!
    Estou em dúvida entre a fuji S1800 e a Sony HX1.
    Qual delas tem a qualidade de video melhor?

    ResponderExcluir
  63. Olá Daniel, obrigado pela presença no blog. Sony HX1 é melhor.

    ResponderExcluir
  64. Olá Rodrigo!
    Estou com uma fuji 1800 aqui testando! não comprei ainda.
    o som do zoom sai na gravação!!! terrivel!
    Será que isso acontece dom a sony hx1???

    outra pergunta, vc sabe dizer quanto tempo de video a sony grava em HD com um cartão de 8gb?!!
    a fuji grava + - 30min

    Qual a diferença da gravação de video em HD das duas máquinas??!!!!

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  65. Bem...como não sou especialista em vídeo, esperamos algum colega tirar sua dúvida aqui. Eu só faço fotos mesmo.

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde amigos! já lí quase todos comentários do blog! mas continuo com dúvidas, qual é a camera com melhor zoom? estou na dúvida da sx1, p100 e a FZ35, qual o melhor custo benefício zoom/qualidade ? muito obrigado!

    ResponderExcluir
  67. Possuo a Sony HX1 e a Panasonic DMC FZ35. Quanto a HX1 é bem verdade que o NOISE dela é alto, mesmo no menor iso que no caso da HX1 é 100. As dez fotos por segundo é um recurso que utilizo bastante e já capturei imagens belíssimas de esporte com ela. Contudo ela tem uma desvantagem grande. Uma vez tiradas as dez fotos ela demora um tempo considerável para processar as imagens. Então caso não acerte na primeira rajada é quase certo que perdeu a chance de uma foto única visto que ela demora cerca de 17 segundos para processar. Quanto à qualidade da imagem, eu diria que é boa, estou em satisfeito. Muitos reviewers deram opiniões contrárias sobre a qualidade da imagem e na maiorias dos casos, eles apenas falaram que a imagem é boa, mas não tão boa quanto esperavam dessa câmera. Lembrando, e é importante que se diga isso, a Canon SX20 IS também não teve um score acachapante no que tange a qualidade de imagem. Muito pelo contrário, a SX20 IS sofre bastante com o NOISE, com o CHROMATIC ABERRATION E O CORNER SHARPNESS e diga-se de passagem, a Canon sempre sofreu bastante com esses três problemas. Muito se fala sobre as lentes LEICA e eu concordo absolutamente que são lentes maravilhosas e elas captura detalhes impressionantes. Mas sinceramente falando? No que diz respeito a imagem na tela se eu tivesse de escolher entre a HX1 e a DMC FZ35 eu diria que a HX1 tem imagens mais claras. Eu sei pode soar absurdo, mas acreditem, testei as duas a exaustão e já publiquei fotos dos mesmos lugares com ambas. Caso queria ver as minhas fotos com a HX1 e a Panasonic DMC FZ35 pode visitar os seguintes sites que possuo.

    http://www.flickr.com/photos/nighthawk_pb/
    http://brain-express.blogspot.com/
    http://mylovelybrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  68. Ontem mesmo eu fiz uma visitinha ao brain-express. Obrigado pelas valiosas informações, nada melhor que um usuário dos dois modelos pra avaliar com isenção.

    ResponderExcluir
  69. Ao colega Erick, ainda acho que no custo/benefício a FZ35 é a melhor.

    ResponderExcluir
  70. Rodrigo,
    Gostaria de saber porque existe uma diferença tão grande de preços nos modelos da Panasonic FZ35 e na Sony HX1 ?
    Existe alguma variação dentro do próprio modelo, ou algum avanço tecnológico que possa confirmar a tamanha diferença de preços do 'mesmo modelo' ??
    A sony HX1 tem preços que variam de R$ 1.050,00 a R$ 1.670,00
    A Panasonic FZ35 encontrei de R$ 990,00 à R$ 2.299,00
    Encontrei em sites diferentes a FZ35 PU-K e a FZ35PL-K, são realmente uma série diferente no mesmo modelo ou erro de informação...
    Porque esta diferença tão grande ?
    Aproveitando seu grande conhecimento, você deve conhecer alguma loja virtual boa e segura para comprar uma destas. Vc poderia me indicar alguma(s)?
    Desde já agradeço

    Wagner
    Marechal Floriano - Espírito Santo

    ResponderExcluir
  71. Aliás, até agora não consegui encontrar essa diferença de preço que vcs comentam aqui no blog da HX1 para a Panasonic.

    Se alguém puder me ajudar a encontrar uma num preço acessível eu agradeço.

    ResponderExcluir
  72. Olá Wagner, a diferença de preço deve-se ao fato de tudo da Sony ser mais caro além do novo sensor CMOS que apesar de ser mais barato exige uma nova tecnologia.

    Não costumo comprar em lojas virtuais, as únicas que recomendo são as grandes lojas que vendem as câmeras pelo olho da cara, talvez os amigos do blog conheçam outras melhores.

    Sobre a diferença entre PU e PL nunca reparei nisso. A única diferença que sei é da FZ38 europeia que tem uma limitação nos vídeos em relação a FZ35.

    ResponderExcluir
  73. OLá Rodrigo .
    Sou o Marcos e Muito bom o seu Blog,tem sido muito util para minhas duvidas ...
    Seguinte,sempre gostei de fotografia,e a algum tempo atraz,comprei uma Zenit,lembra.???/
    Fui uma vez para o Rio de Janeiro com um Filme de 36 poses e asa 400,imagine a minha ignorancia,mas tudo na vida a gente aprende.
    Ultimamente voltei a me interressar para comprar uma Camera digital com uma Boa qualidade.
    Sem que vcs aqui tem discutido muito sobre a HX1 e a FZ35.
    Mes que vem eu compro uma ou outra.,e vc comentou sobre o audio da Sony....,e na Panasonic que vc já teve,é muito ruim a Captação de audio ??? O que vc recomenda??? Vou usar mais para fotos,mas Toco numa Banda e gostamos de registrar os momentos em video tambem ...
    Desde já Grato pela ajuda .

    ResponderExcluir
  74. Olha, infelizmente não sou a pessoa mais indicada pra analisar áudio e vídeo das câmeras pois eu não faço vídeos mas tem muitos colegas do blog que entendem do assunto e vão poder te ajudar nessa questão.

    ResponderExcluir
  75. Rodrigo,desde já grato pela resposta.....
    Mas pensando como um todo,alem do custo beneficio,HX ou FZ35 ???

    ResponderExcluir
  76. Quando a gente analisa o custo-benefício é pensando na câmera como um todo pois se relacionam os prós e contras com o preço. E como a FZ35 é a superzoom mais barata e tem a melhor qualidade óptica de todas, ela fica na minha opinião absurdamente a frente das outras.

    Tecnicamente as câmeras com sensor CMOS (SX1, HX1, HS10 e P100)são melhores que ela mas na prática ainda não vi isso.

    ResponderExcluir
  77. Rodrigo fiquei 15 dias pesquizando qual melhor compacta para adquirir. Resultado: Não Existe. Pois depois de "peneirar" vários modelos, comparando em todos aspectos, não consegui uma que fosse a melhor. Nas últimas duas que eram superiores em geral, ainda tinham esse problema: uma tinha mais zoom a outra tinha melhor grande angular, uma tinha mais MPx a outra é mais rápida e uma tinha RAW mas a outra Full HD, difícil hein??? No final fui para o comparometro e verifiquei qual tinha melhor qualidade de imagem. Porque eles não fazem um completa? grato

    ResponderExcluir
  78. Maurício, quer saber a verdade nua e crua? Se eles fizerem a máquina perfeita você não vai precisar trocar ela por outra. Então sempre tiram alguma coisa pra ela não ficar perfeita, assim você vai sempre ter vontade de trocar a sua...

    ResponderExcluir
  79. RODRIGO JORDY e MARCUS GORBACHEV, muito obrigado pelas dicas. Eu to com uma dúvida enorme sobre qual câmera é a melhor pra mim... Eu quero uma câmera que realce as cores, ofereça nitidez e tenha uma ótima captação de imagens panorâmicas, bem como fotos com pouca luminosidade. Pesquisei mais as Sony, mas estou aberto à novas sugestões. Qual dessas seria a melhor: HX1, HX5, ou TX7?
    A Panasonic FZ35 é melhor que essas? E a Canon SX200 IS?
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  80. Olá Geilson, a Panasonic FZ35 com certeza é melhor que essas que você citou. Sobre a SX200, o Marcus já teve uma e pode te dar uma opinião melhor.

    Entre essas 3 que você citou, a melhor na minha opinião é a HX1.

    ResponderExcluir
  81. Olá Rodrigo... a FZ35 atende à todas essas necessidades que eu comentei contigo? nitidez, realce de cor, etc? ela tem função panorâmica?
    Ah, também é possível fazer um foco central com ela? Focalizar um objeto e deixar a atenção só pra esse objeto, tirando a nitidez do resto do ambiente?(não sei como é o nome dessa técnica =p)
    E as Nikon? recomendas alguma? a D40 e P100 são boas?
    Eu queria muito uma que tirasse fotos panorâmicas, mas tá difícil achar uma BOA (uma ótima, na verdade). Na sua opinião, qual é a que dá um verdadeiro banho nas demais? (pode ser compacta, profissional ou semi-profissional, de qualquer marca)
    Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  82. A função panorama só as compactas de Sony e Fuji possuem, algumas Nikon também tem.

    Esqueça esses termos "profissional" e "semiprofissional", aqui no blog eu não uso eles pois só confundem a cabeça do pessoal na hora de comprar a câmera pois muitos usam esses termos erradamente. Prefiro dividir entre compactas e DSLR, é mais fácil.

    D40 é muito boa mas já faz parte das DSLR, troca de lente então cada função depende da lente que estiver usando, a P100 é muito boa, tecnicamente a melhor do momento mas na prática ainda não tive boas recomendações dela.

    E a FZ35 por possuir a reconhecidamente melhor lente do mundo põe todas as câmeras da categoria no chinelo em termos de qualidade de imagem. Mas se sua prioridade são as panorâmicas, aí é HX1 mesmo.

    ResponderExcluir
  83. Ah, entendi...
    Mas tipo, pelo fato da Sony ter o sensor CMOS, não deveria ser melhor que a FZ35, que tem sensor CCD?
    Então, para tirar ótimas fotos, seja de paisagens, pessoas, locais com pouca luminosidade, posso comprar a FZ35 tranquilo?
    To muito indeciso...
    Essa é melhor até mesmo que as Nikon?

    ResponderExcluir
  84. Sim, deveria, e é isso o que percebo na minha Canon SX1 mas como os sensores CMOS estão ainda começando a ser usados nas compactas é natural que aconteçam alguns efeitos colaterais. Mas eu pelo menos consigo compensar isso com os controles manuais.

    Eu não gosto das compactas Nikon, ela não dá a mesma atenção das DSLR às suas compactas, as superzoom então são piores, pelo menos a P90.

    ResponderExcluir
  85. Humm... Esse sensor afeta a qualidade da foto ou só é importante pra gravação?
    E em ambientes com pouca luminosidade, a FZ35 dá conta? fica sem ruído/granulos?
    SIIM, eu tava vendo suas outras postagens e vi os lançamentos da Panasonic.
    A FZ100 supera a FZ35? E a LX5?
    Dessas três, qual é a melhor? AH, são todas manuais, certo?

    Cara, muito obrigado pela ajuda!!

    ResponderExcluir
  86. Geilson, vou tentar resumir um pouco: Parece que você tá bem preocupado com a história da luminosidade mas é o seguinte, não existe compacta sem ruído nessas ocasiões, é VOCÊ quem vai tentar diminuir isso e não a câmera. Não se esqueça que 80% de uma boa foto vem do fotógrafo e 20% da câmera.

    A FZ100 e LX5 nem estão a venda ainda, tecnicamente são melhores mas até alguém testar e fazer um reiew detalhado falta muito. E LX5 já é outra categoria.

    Acho que vai ser melhor você pegar a HX1 mesmo, pode se arrepender de não ter pego uma câmera com função panorama. Um abraço.

    ResponderExcluir
  87. Aí é que tá... tava lendo outros reviews e soube que as fotos da HX1, incluindo suas panorâmicas, apresentam ruídos mesmo em ambientes claros, e não servem para serem impressas. (Li vários relatos sobre o ruído nas imagens). Essa informação é válida mesmo?
    Acho que a FZ35 vai ser a escolhida mesmo... =D

    ResponderExcluir
  88. É o tipo de coisa que leio a todo momento sobre a SX1 mas comigo não fica assim porque há formas de se evitar isso, só depende de você. Se você começar a ler os relatos de quem usa a FZ35 vai terminar achando defeitos também, aí você não compra câmera alguma.
    Não existe a câmera perfeita e sim, aquela que se encaixa melhor no que você quer.

    ResponderExcluir
  89. Beleza. Bom, depois de tudo, mudei de opinião mais uma vez e acho que vou optar pela HX1 mesmo.
    Muuuuito obrigado pela ajuda, Rodrigo!!
    Por favor, mantenha o blog no ar, aqui tem dicas valiosas!!
    Até mais e PARABÉNS pelo excelente blog! ;)

    ResponderExcluir
  90. Olá, adorei essas dicas e preciso de ajuda. sou muito iniciante e quero comprar uma camera com resposta rápida. que não fique pensando pra tirar fotos. pensei canon sx 20, sony hx1 ou outra, mas preciso de ajuda. socorrooooo!
    Eliana Bongiovani

    ResponderExcluir
  91. Olá Eliana, o que você chama de "ficar pensando" pra tirar foto? Se for referente ao flash não tem como fugir de uma reciclagem mínima de 4 segundos entre uma foto e outra, sem flash a coisa vai bem mais rápida.
    Câmeras movidas a bateria tendem a reciclar o flash um pouquinho mais rápido, é pouca diferença mas existe.

    ResponderExcluir
  92. Olá Rodrigo, vc que vive do mundo da fotografia e deve conhecer várias pessoas ligadas ao mundo fotográfico. Deve conhecer o site ou alguém que conhece o site da BHphoto dos USA. Vc poderia me indicar como um lugar seguro a se comprar? ou qual a melhor maneira de se comprar lá?

    Sei que o blog não é diretamente para se tratar desse assunto, mas se alguém que acompanha esse blog puder me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
  93. Oi Rodrigo/Marcus, gostei muito desse blog.
    Eu estou procurando uma superzoom, e vi que você prefere a FZ35 ao invés da HX1. Também vi vários posts com essa mesma opinião. Entretanto achei uma matéria do dpreview (http://www.dpreview.com/reviews/q110superzoomgroup/) comparando as superzoom e o resultado foi que as melhores são a Canon SX20 IS e a Panasonic FZ35, mas eles deixam claro que a SX20 foi um pouco melhor ainda.
    Então, na sua opinião, qual a melhor: a SX20, FZ35 ou a SX1?

    ResponderExcluir
  94. Erasmo, acho que você já chegou num momento em que ler mais opiniões só vai te confundir, chegou a hora de você decidir. Eu tenho uma SX1 e ela é uma câmera mais completa mas em questão de qualidade de imagem a FZ35 é melhor na minha opinião.

    O que acontece é que a maioria das pessoas gosta de abusar do ISO e isso só estraga as fotos e em ISOs altos percebi que a FZ35 não vai bem.

    Pese os prós e os contras e veja qual é a melhor no que você precisa mais pois a melhor câmera pra mim pode não ser a melhor pra você.

    ResponderExcluir
  95. Boa tarde, tambem ja li varios post sobre as super zoom e ainda estou em duvida sobre qual comprar, ainda estou mais propenso a ficar com a hx1, mas gostaria de saber sobre a sx30i.

    Obrigado,

    Joao Prata

    ResponderExcluir
  96. Olá João, obrigado pela presença no blog.

    Canon SX30 aqui: http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/09/chegaram-as-novas-canon-g12-e-sx30.html

    ResponderExcluir
  97. Obrigado Rodrigo, gostei do post, mas ainda estou na duvida li os comentarios e vi voce recomendando a FZ35, entre a HX1 , SX30 e a FZ35, voce fica com a FZ35 mesmo.

    Obrigado,

    Joao Prata

    ResponderExcluir
  98. Em questão de qualidade ainda fico com as lentes Leica que equipam a Panasonic mas talvez tenha outros atrativos nos outros modelos que te agradem mais. Aí só você pode decidir.

    ResponderExcluir
  99. Obrigado Rodrigo, gosto dos outros atrativos, mas prezo a qualidade, e o preco da FZ35 esta mais em conta, entao vou ficar a Leica mesmo.

    Obrigado,

    Joao Prata

    ResponderExcluir
  100. Oi Rodrigo:
    Eu decidi comprar a FZ35 e realmente ela é fantástica!
    Estou gostando muito dela.
    No futuro penso em comprar um dSLR, para outras aplicações.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  101. Prezado Rodrigo,

    Acompanho seu blog semanalmente, e pela variedade e fácil leitura é um dos melhores com certeza. Parabéns !!!!

    Rodrigo, você sabe informar se a sony tem previsão de lançamento de uma substituta da HX1. Principalmente agora que a Panasonic melhorou suas máquinas lançando a sustituta da FZ35 (FZ40) e a 'poderosa' FZ100.
    Será que a sony vai demorar para dar uma resposta ?

    Valeu Rodrigo até a próxima !!!

    ResponderExcluir
  102. Olá Rodrigo, muito bom seu post sobre as cameras. Estou muito tentada a comprar a HX1, simplesmente porque me pararam no shopping num stand da Sony e me venderam bem o peixe. Tirei 3 fotos panoramicas com ela, ganhei de brinde. O que realmente me pegou foi o super zoom, o tamanho dela, a leveza, faz video e principalmente fotos em movimento, pois na luz do shopping, no modo automatico ela fez uma foto de criança correndo, sem muito ruido e perfeita. O que vc acha em comparação com a Canon? perco para tirar fotos profissionais? Sei que perco no quesito RAW mas e os outros? Questão de estudio? bem...grata desde já pela resposta.

    ResponderExcluir
  103. Olá Kyra, obrigado pela presença no blog.

    A comparação com a Canon é quase pessoal pois são duas ótimas câmeras, uma ganha da outra em diferentes quesitos.
    RAW? Não serve pra muita coisa, é um trabalho desnecessário na minha opinião.
    Fotos profissionais? Esqueça isso, é a forma errada de se comparar uma câmera compacta.
    Estúdio? Depende muito mais da iluminação do que da câmera em si, mas compactas geralmente não são indicadas para isso.

    O principal você já fez, usou, gostou e ninguém tira isso de você. Nenhuma outra opinião importa, nem todo mundo tem a oportunidade que você teve de testar a câmera antes. Se tiver oportunidade de testar uma Canon da mesma categoria, ótimo. Se não conseguir pode levar a HX1 que é uma excelente câmera.

    ResponderExcluir
  104. Nossa..que legal....superhiperfast a resposta, to pensando em adquirir ela e deixar para o meu marido a outra Olympus E500, para trabalho, pois com crianças a camera tem que ser rapida, por isso estou de olho na hx1. Depois do seu coment, vou tomar folego e de cabeça nela...obg muitissimo pela resposta, já está favoritado.Abç

    ResponderExcluir
  105. Alguém que tem uma Fuji s1800, pode dizer como a ajustou? pois não sei majustá-la e quanto mais eu tento mais pioro.. kkk..
    Grata.

    ResponderExcluir
  106. Ola Rodrigo,o novo sensor da panassonic FZ100 6x4CMOS é compativel em qualidade de imagem fotografica, com o da fuji s299exr, sei que a fuji esta meio ultrapassado mas gostaria que postasse algo a respeito. orbrigado

    ResponderExcluir
  107. Olá Lucas, obrigado pela presença no blog.

    Não sei te informar isso pois um é CCD e o outro é CMOS então possuem características diferentes. É certo que o EXR parece ser o melhor CCD que existe em compactas pois a qualidade aumenta muito nas Fuji que possuem esse sensor.

    Em questão de velocidade de disparo contínuo e desempenho em baixas condições de luminosidade normalmente um sensor CMOS se destaca.

    O CCD EXR tem como característica marcante uma bela nitidez de imagem tanto em aberturas baixas quanto nas altas. Me arrisco a dizer que sensor EXR com lentes Leica seriam a combinação perfeita para uma câmera de qualidade.

    ResponderExcluir
  108. Ninguém com a Fuji S1800 ou outro modelo da série S de 2010 pra ajudar a colega Evelyn?

    ResponderExcluir
  109. Amigos estou namorando uma fuji S200EXR e uma Panasonic FZ100, quanto mais críticos voces forem entre essas ou outras do pareo, mais informações terei. Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  110. Rodrigo

    Prezado,

    Antes de qualquer coisa, amei seu blog. Esta bem completo e as matérias com conteudo de fácil leitura. Simplismente show.
    Já me utilizei dos seus conhecimentos e 'palpites' para escolher minha camera.
    Bom! Comprei recentemente uma HX1 e fica a preocupação:
    As cameras consideradas como 'aponte e dispare', podem ser usadas para tirar várias fotos sem se 'preocupar' com um possível desgaste do equipamento. Correto ?
    Com as superzoom acontece o mesmo? (Ex:HX1), ou devo ser mais cauteloso com relação ao 'desgaste' por tirar muitas fotos ou não ?

    Desde já agradeço. Sucesso!!

    Wagner da Vitoria

    ResponderExcluir
  111. BUENAS ESTOU EM DÚVIDA ENTRE A NIKON P100 E A FUJI HS10. QUAL VC INDICARIA?

    ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  112. Olá Augusto, obrigado pela presença no blog.

    São duas ótimas câmeras mas acho que o peso da tradição Nikon vale mais.

    ResponderExcluir
  113. Rodrigo, to conhecendo seu trabalho agora, parabéns! Eu to ligado que pra filmagem e uma coisa, e pra foto outra. Tento de maneira amadora juntar as duas coisas, sabendo que vou conseguir um trabalho razoável. Para o que desejo, to conseguindo. Necessito de ajuda! Eu tenho uma H7 da Sony, sempre resolveu fotos e vídeos com áudio de qualidade, para o que eu necessito. Comprei uma HX1 também da Sony, infelizmente o áudio não fica bom, como filmo os shows da minha banda, as frequencias graves destorcem o som. Existe alguma solução? Tenho que comprar outra máquina? Qual vocë indicaria? Obrigado, sucesso e fé sempre! bandaimagem.df@gmail.com

    ResponderExcluir
  114. Olá, obrigado pela presença no blog.

    Me parece que o áudio mais limpo em vídeos é da Canon mas a qualidade da imagem dstes vídeos depende muito do modelo, não é qualquer Canon que faz vídeos bons como os da Sony. Não troque de câmera por isso, tente usar algum editor de áudio como Audacity ou MP3 Gain pra tentar distribuir melhor os graves. Se mesmo editando o áudio ainda continuar ruim, aí você tenta uma Canon SX20 mas não acredito que a melhora vai ser tanta a ponto de justificar o investimento.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  115. boa tarde,
    uma amiga vai trazer uma camera para mim dos EUA e estou entre a Sony HX1 e a Canon SX1. Gostei mais de tudo na Sony, até dos pontos que para alguns é negativo como bateria e cartão de memória eu prefiro a Sony, pois já tenho duas baterias e tenho 2 cartões de memória.
    A única coisa que está me incomodando é a qualidade da lente da canon, alguns sites dizem ser melhor que a Sony, pois tive uma canon antiga(antes das digitais) e as fotos eram maravilhosas, colorido perfeito e tenho uma sony T200 digital muito legal, cheia de recursos, mas não gosto muito da qualidade das fotos.
    Apesar de falarem maravilhas das lentes Canon vi em alguns sites fotos comparativas das duas e não achei muita diferença (sou amadora!)
    Será que vale a pena abrir mão de alguns recursos legais da sony e do preço ( a sony é 200 dolares mais barata) por causa da lente? Ela é superior mesmo?
    Outro ponto que prefiro a Canon é as 4 fps até acabar o cartão!
    Pois o que quero mesmo é bater fotos maravilhosas, lindas, com excelente colorido das minhas filhas !!! e só !!!!
    Grata
    Ana Luisa

    ResponderExcluir
  116. Olá Ana Luisa, obrigado pela presença no blog.

    Perguntinha crucial: Sabe usar os controles manuais? Se sim, pode pegar a SX1 pois quem souber usá-los vai fazer fotos inimagináveis com ela. Se não, pegue a HX1 e aproveite o cartão de memória que já tem. Lembre-se que a bateria da T200 não é a mesma da HX1.

    A qualidade da lente Canon realmente está acima da Sony mas a SX1 é uma câmera difícil de lidar, é a melhor superzoom pra quem já domina os controles manuais mas no automático os resultados não são tão bons.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  117. Não!!!!!! não sei usar controles manuais. Na verdade só sei usar o zoom e clicar no botão para bater foto! Risos ! Sempre tive vontade de fazer um curso de fotografia e aprender a usar os botões manuais, mas nunca me sobra tempo para isso e como tenho um bebezinho acredito que esse meu sonho vai ser postergado mais uma vez!!
    Obrigada pela resposta, acho que vou comprar a Sony mesmo, quem sabe depois que aprender a fotografar invisto em algo melhor!
    Grata
    Ana Luisa

    ResponderExcluir
  118. Olá, gostaria de uma boa câmera para tirar fotos macro, pra isso necessitaria de uma lente especial? a HX1 faz isso? deixa o fundo desfocado em segundo plano?

    ResponderExcluir
  119. A HX1 faz isso sem auxílio de lentes especiais. Em macro o fundo sempre fica desfocado, em retratos é mais difícil mas também dá pra fazer.

    ResponderExcluir
  120. Rodrigo, finalmente comprei minha FZ, falei que compraria a FZ35, mas acabei comprando a FZ100, mas pra falar a verdade fiquei um pouco decepcionado com a qualidade das fotos, em ambientes escuros ficam com muitos ruidos, ate do meu celular um satio, da sony, a foto fica melhor, espero que seja so o fato que nao sei usar a maquina ainda, vou procurar estudar melhor sobre fotografia para poder fazer os ajustes manuais e aproveitar melhor do equipamento.

    Obrigado,

    Joao Prata

    ResponderExcluir
  121. Rodrigo, blz?
    Me ajuda aqui, estou em bh, nao acho loja nenhuma para comprar a FZ35, nas lojas virtuais mais confiáveis(submarino, americanas, pontofrio) nao tem dela, onde vc me indicaria comprá-la?
    obrigado.
    abs.
    Alexandre Silveira.

    ResponderExcluir
  122. Olá Alexandre, as únicas lojas que conheço em BH são a Universe Imports e a Monte Carlo mas tem um centro de tecnologia cheio de lojas deste tipo, só não sei o endereço mas pra você que está aí é mais fácil de descobrir.

    Loja virtual só posso te indicar a que eu compro meus equipamentos aqui no Rio mas eu nunca comprei online nessa loja, apenas na loja física então não sei se as entregas dela demoram a chegar mas já sou cliente dela hpa anos. www.visualdream.com.br

    ResponderExcluir
  123. Olá Rodrigo!
    Já li várias dicas nos comentários acima, mas fiquei mais confusa ainda!!!!
    Quero comprar uma camera boa... fotos claras, coloridas, um bom alcance de zoom... resumindo, tirar fotos normais que fiquem perfeitas de dia ou a noite... hehehehe!!!
    Estou em dúvida entre a Nikon P100, a Sony HX1, a Canon SX1 ou a FZ35 ou FZ100.
    Então me ajuda a fazer a melhor escolha custo benefício!!!!!!!!!!
    Obrigada!!!
    Daiana - Farol de Sta Marta - SC

    ResponderExcluir
  124. Olá Daiana, obrigado pela presença no blog.

    Antes de comprar a câmera, saiba que fotos perfeitas de dia e de noite a câmera não vai te dar sozinha, você tem que saber fazer as fotos, ok? Aprender a usar os controles manuais pois mesmo que a câmera seja boa, se ficar só no automático se torna uma câmera comum, como qualquer outra.

    Esqueça a SX1 que já saiu de linha. Inicialmente te indicaria a FZ35, é imbatível no custo-benefício e possui a melhor lente do mundo que é a Leica.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  125. Oi Rodrigo!
    Obrigada pela dica...
    Pesquisando a FZ35 vi tbm a FZ40... o valor é quase o mesmo e ela me pareceu um pouco melhor (14.1mp e 24Xzoom.
    Gostaria de saber a tua opinião sobre as duas, qual vale mais a pena?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  126. Rodrigo...
    Não sei o que fiz mas sou a Daiana e não a Kaka... hehehehehhehehehehehe!!!!!!!!!!!!!
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  127. Então Daiana (eu nunca ia saber quem é Kaka rsrsrs), esses 14 MP só pioram a qualidade da imagem mas se quiser uma lente de longo alcance pode ser uma boa opção. Particularmente recomendaria nesse caso a Nikon P100 ou a FZ100. Lembrando que quanto maior o zoom usado maiores as distorções e aberrações cromáticas. Mesmo assim são ótimas câmeras.

    ResponderExcluir
  128. Sony HX1, Finepix HS-10, panasonic FZ35, ou Nikon P100?

    ResponderExcluir
  129. Ih cara, assim de prima? Rsrs, não dá pra responder. Preciso saber o que é prioridade pra você, se é qualidade de imagem, se é zoom, se são vídeos, etc...

    Cada uma é melhor em um segmento diferente. Fique a vontade pra retornar quando quiser.

    ResponderExcluir
  130. Olá Rodrigo,
    A prioridade é a qualidade, fotos macro, fotos noturnas, as 4 que mencionei tem a mesma faixa de preço, vi que gosta muito da FZ35, notei que ela tem um bom colorido, a HX1 fotos mais claras e fotos panorâmicas, a Nikon p100 tem nome, e a Fuji hs-10 me pareceu com funções mais profissionais... mas afinal o que comprar!
    Olhanlo essas fotos http://www.flickr.com/photos/nighthawk_pb/3987837207/ http://www.flickr.com/photos/nighthawk_pb/4189592489/ gostei bastante da HX1 e FZ35,
    Diêgo Magno.

    ResponderExcluir
  131. Então, HX1 e HS10 só continuam na lista se fotos panorâmicas forem prioridade. P100 e FZ35 também fazem mas do modo tradicional, muitas pessoas acham que só a Sony faz foto panorâmica por causa da propaganda, ela só faz de uma forma diferente, assim como a Fuji também faz. E não há funções mais profissionais, as 4 tem basicamente os mesmos recursos.

    As melhores são FZ35 e P100, a primeira tem uma fidelidade maior de cores e isso você já percebeu mas a P100 se comporta melhor à noite. Decida entre essas duas qual vai ter mais utilidade.

    Que fique claro que qualquer uma será ótima escolha, são excelentes escolhas então pode ficar tranquilo pra decidir pois as duas vão te atender muito bem.

    ResponderExcluir
  132. olhando fotos no Flickr, percebo que a fz35 tem um colorido perfeito! já a p100 tem um zoom maior... mas acho que a fz35 é melhor! o que vc acha? qual a diferença de CMOS para CCD, a fz100 é melhor que a fz35?

    ResponderExcluir
  133. Normalmente o CMOS se comporta melhor em condições de baixa luminosidade além de habilitar vídeos em Full HD e modo contínuo mais rápido. Se você tá achando a FZ35 já não tem mais o que escolher, o que você vê vale muito mais do que a opinião de terceiros. Essa é a real intenção do blog, ajudar o leitor a escolher a melhor câmera.

    ResponderExcluir
  134. A fz100 é uma fz35 com CMOS? então é melhor?

    ResponderExcluir
  135. Poxa, desculpa. Esqueci de responder essa rsrs. É quase isso, só que o CMOS implica em muitas diferenças, como já citei. Não é uma evolução da FZ3, é totalmente diferente, a FZ40 sim é a evolução da FZ35.

    Teoricamente a FZ100 deve ser melhor que a FZ35 porém tem uma exagerada resolução de 14MP que deve prejudicar no resultado final.

    Não sei ao certo o quanto isso tá interferindo na qualidade mas enquanto a FZ35 estiver a venda vou continuar indicando ela.

    ResponderExcluir
  136. Embora Nikon er a tradição e ter um zoom maior, preferi a que todos já aprovaram, comprei a FZ35!

    ResponderExcluir
  137. Olá pessoal,
    Estou comprador de uma máquina. Peço ajuda para decidir entre a FZ 100, SX 30IS ou a nova P500 da Nikon.

    Um abraço,
    Fuzo

    ResponderExcluir
  138. Olá Jorge, obrigado pela presença no blog.

    P500 só no meio do ano. Entre FZ100 e SX30 eu fico com a Canon mas tem opções muito melhores que essas na mesma categoria. Nikon P100, Canon SX20 e principalmente FZ35.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  139. Boa tarde Rodrigo !

    primeiramente fiquei imprecionado com o seu conhecimento parabens...

    meu nome é Samarone e sou de curitiba-PR

    gostaria de uma dica, um insentivo algo do genero... rsrs

    sempre gostei de fotografia, mas nunca vi como algo pra... tipo seguir uma carreira...

    no começo do ano DE 2011, estava coordenando um retiro da igreja que participo, um rapaz levou uma FZ45, como ele estava participando como cursista, nao tinha tempo de bater as fotos... entao eu resolvi tentar... e até que saiu umas fotos legais, estou passando o link que coloquei no orkut se puder comentar agradeço muito...http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=4499009574264000208&aid=1296794861


    e foi a primeira vez que tirei fotos de uma camera d alta qualidade.

    depois disso minha cabeça só pensa em fotografia... estou pensando seriamente em aprofundar mais e estudar...

    o que acha ?

    abraço !!!

    ResponderExcluir
  140. Olá Samarone, obrigado pela presença no blog. Nome de craque!

    Seu álbum está bloqueado mas independente disso você pode comprar uma câmera do mesmo nível e praticar sempre tentando aprender a usar os controles manuais. Quando você abandona o modo automático é que vem as melhores fotos.

    A FZ35 é realmente uma excelente câmera, uma das últimas nesse estilo que são realmente boas, como gostou dela poderia comprar uma igual e começar a fazer seus cliques.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  141. Rodrigo.. via a qualidade de fotos de tiradas ao dia com a HX1.. costei bastante.. Poreém nao consegui achar fotos noturnas dela. Confesso que estou numa duvida cruel entre a P100 e a Sony HX1....Entre essas duas, qual seria melhor, principalmente para tirar fotos noturnas? se possíel um "pro e contra"de cada uma.. lembrando: sou totalmente amador

    ResponderExcluir
  142. Olá Marcelo, obrigado pela presença no blog.

    Elas são muito parecidas, o único desempate que posso fazer é pela qualidade superior da lente Nikon. Lembrando que superzoom, ainda mais com sensor CMOS não é o tipo de câmera mais adequada para fotos noturnas, não espere milagre delas. Você terá que tirar a diferença "no braço".

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  143. Ok Rodrigo.. é que em alguns reviews notei que o pessoal reclama do excesso de ruidos nas fotos noturnas da Sony. Outros falam da falta de nitidez nas fotos da Nikon. Olhei algumas fotos da sony e nao percebi excesso de ruidos e gostei das fotos. Sou fa da Nikon, por isso estou na duvida.. mas lembrando que quando falo em fotos noturnas, nao estou esperando foto de profissional, mas com uma qualidade razoavel, pelos menos melhor que minha ultra compacta

    ResponderExcluir
  144. Como eu falei ali em cima, sensor CMOS não é o ideal para fotos noturnas, eles não se comportam bem em condições de pouca luz nas compactas. se você olhou as fotos da Sony e gostou, apesar de ser uma forma muito subjetiva de avaliação, acho que no seu caso valeria a pena a HX1.

    E a mesma pergunta que faço sempre: É necessário que a câmera seja superzoom? Se for, não tem muito como fugir de ruído à noite.

    ResponderExcluir
  145. Rodrigo.. a FZ 35 é melhor do que a sony hx1? se for melhor é muiiiito melhor, ou as duas se comparam?

    ResponderExcluir
  146. Se comparam por se tratarem de câmeras da mesma categoria e alguns preferem a HX1 por coisas que a FZ35 não tem como a panorâmica. A julgar pela qualidade de imagem, a FZ35 é muito melhor, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  147. para fotos noturnas, qual tem menos ruido? comparei imagens do FLICKR, mas la todas arecemtrabalhadas..
    umavez comprei uma ultra compacta da panasonic e me decepcionei: DMC FP1.. um problema na sony HX1 que eu vi "in loco"foi o visor que tem uma qualidade horivel. como estou importando do paraguai, parece que nao oferece menu em portugues. confere? eita duvida cruelllll

    ResponderExcluir
  148. Para fotos noturnas, toda câmera com sensor CCD como a FZ35 tem se comportado melhor que as que possuem sensor CMOS como a Sony HX1, por enquanto isso é regra e ainda não houve exceção.

    Sobre o menu em português confira antes com a loja.

    ResponderExcluir
  149. GOSTARIA DA AJUDA DE VC´S!!! ESTOU QUERENDO PRESENTEAR MINHA ESPOSA COM UMA MAQUINA FOTOGRÁFICA, ELA NÃO É FOTOGRAFA, MAS GOSTA DE FOTOGRAFIA. ESTOU EM DUVIDA EM 03 MÁQUINAS - CANON G12 (R$ 900,00 - A VISTA), SONY HX1 (R$ 800,00 - A VISTA) OU SONY DSC-HX5V (R$ 900,00 - 3X).

    ResponderExcluir
  150. Olá Fred, obrigado pela presença no blog.

    Em qualidade de imagem a Canon G12 é disparada a melhor.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  151. Boa tarde Rodrigo!

    Preciso de uma luz... meu maior defeito(acho eu) é a indecisão.. portanto só você pra me ajudar!

    Sou leiga em matéria de FOTOGRAFIA e to querendo entrar neste mundo, como a grana ta curta pensei em 2 modelos não tão caros... a Canon SX30is e a Nikon P500... 50% me mandam compra CANON e os outros 50 mandam eu ir na NIKON... não sei oq comprar...

    A nikon chama minha atenção pelos videos fullhd, mas nao sei se isso é bom... a bateria deve durar 1 minuto fazendo video...

    A q você recomendar eu vou comprar!!!

    Ahh parabéns pelo blog!

    Abraços!
    Larissa

    ResponderExcluir
  152. Olá Larissa, o problema do vídeo Full HD não é nem a bateria mas o cartão de memória que além de precisar ser no mínimo um classe 6, 5 minutos já devem ocuypar um cartão inteiro de 4gb.

    Em compactas as melhores marcas são Canon e Panasonic. A Nikon fica atrás, recomendo que você dê uma olhada nos modelos Panasonic antes de se decidir. Nesta categoria ela possui os modelos FZ40 e FZ100.

    Se quiser usar algo mais avançado, de maior qualidade e menos zoom pode optar por uma destas câmeras aqui: http://goo.gl/2v3Ga e http://goo.gl/72khm

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  153. Oi Rodrigo, achei linda esta FZ100... ela é melhor que a Canon SX30is e a Nikon P500?

    Aquelas pequeninas q vc mandou os links sao melhores que as que eu estou interessada? hehehe

    Sou mulher, mas quero uma camera grande, achei estas do link pequenas demais...

    Entre a SX30is e a Nikon P500, qual vc jogaria no lixo primeiro?(A que jogar em 2º eu compro...hehee).

    abraços!

    ResponderExcluir
  154. Bem, se quer uma grande então esqueça as outras. Nesse momento, das grandes, as melhores são Panasonic FZ40 e Fuji HS10 na minha opinião. Entre essas eu jogaria a SX30 no lixo.

    ResponderExcluir
  155. Não querendo ser chata, mas ja sendo...
    A Nikon d3100, é uma boa camera? Bateria segura legal, boas fotos e bons videos.. encontro tudo isso nesta criança? Não é tao mais cara assim do q as q estava interessada...

    ResponderExcluir
  156. Larissa, a D3100 e outras câmeras reflex são indicadas para usuários avançados. Precisaria fazer um curso e ler bastante sobre o assunto para entender melhor o funcionamento deste tipo de câmera que é totalmente diferente do que você está acostumada. Eu não te indicaria a D3100.

    ResponderExcluir
  157. o que voce me fala sobre Câmera Nikon Coolpix P510 Zoom 42x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha opinião sobre ela, no dia do seu lançamento, está nesta postagem aqui. De lá para cá pouca coisa mudou.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails