15 de março de 2010

Canon A480: Uma pequena gigante

   Faz tempo que estou devendo uma postagem sobre essa câmera simplesmente fantástica devido ao baixo custo dela. Por fora é uma daquelas câmeras bem compactas e por ser automática não impõe muito respeito a não ser pelo fato de ser uma Canon mas por dentro ela não é assim tããããão automática...

   Já perdi as contas de quantas vezes recomendei essa câmera a alguém e não me lembro de ter lido ou ouvido falar de alguma pessoa reclamar dela, muito pelo contrário, as pessoas se encantam e até se espantam pela alta qualidade pois foi uma coisa até inesperada, ela possui uma função que não se encontra em nenhuma outra câmera da categoria e faixa de preço dela, é o controle manual de velocidade mas apenas nas longas exposições, o que já é grande coisa. Eu digo inesperado porque na ocasião do lançamento a Canon não fez alarde sobre esse pequeno diferencial que ela tem sobre as outras da sua categoria.

 Variedade de cores que se torna um atrativo a mais nessa câmera

   Além de ser bem bonita, ao contrário das suas antecessoras e principalmente da A470 que é a coisa mais feia que já vi em toda a minha vida, tem funcionalidades interessantes que põem no chinelo câmeras que custam o dobro e até o triplo como o ajuste manual já citado acima (acho a palavra supracitado tão formal que não combina com o blog rsrsrs), vários modos de cena disponíveis e o  modo supermacro de 3cm  mas o grande atrativo é o preço, tudo isso pode ser seu por menos de 300 reais!!!

   É uma câmera de 10 megapixels e possui um sensor condizente com essa resolução, além do ajuste das longas exposições, a partir de 1 segundo até o limite de 15 segundos também permite que se ajuste contraste, nitidez e saturação das imagens, o zoom óptico é de 3.3x e a abertura é de 3.0-5.8. Esses dois últimos itens não são nada excepcionais, estão apenas dentro da média nessa faixa de preço. Essa belezura é alimentada por 2 pilhas AA e já vem com generoso cartão de 128MB.

Sabem por que essa família parece tão feliz? Porque eles tem uma A480...

   Mas toda câmera tem seus pontos fracos e a A480 não podia ser diferente, seu calcanhar de aquiles é o flash, item em que a Canon nunca se destacou e sempre fica atrás de suas concorrentes. O alcance não passa de 3 metros e o tempo entre uma foto e outra dependendo do modo em que estiver sendo usado pode chegar a "eternos" 5 segundos além de não possuir o visor óptico (a famosa "janelinha") nem estabilizador de imagens.

   Opinião do blogueiro: Mesmo com um flash abaixo da média e ausência de estabilizador de imagens que na minha humilde opinião só serve pra alguma coisa se estiver usando zoom acima de 10x, todos os outros itens disponíveis compensam e muito essas carências devido ao seu baixíssimo custo então, é uma câmera super recomendada a quem tá começando a se aventurar no fantástico mundo de Bobby da fotografia ou pra quem já tem uma câmera super avançada mas pesadona e sente falta de uma compacta de qualidade pra se carregar no bolso e levá-la pra onde quiser.

32 comentários:

  1. Vi umas fotos feitas com essa câmera é ela realmente não decepciona! Estive prestes a comprá-la para dar presente, mas meu pai não quer saber de pilhas... =/
    .
    Sem dúvidas é uma dica em tanto! =D

    ResponderExcluir
  2. Olá Celly, não existe A790 e A780, se forem da Canon devem ser as SD780 e SD790 né?

    Se forem essas, as diferenças a favor da SD790 são: Presença do visor óptico (aquela janelinha), vídeos HD e é mais bonitinha.

    A favor da SD780: LCD maior, resolução menor(se o sensor for igual quanto menor a resolução, melhor é a câmera), lente mais clara e disparos mais rápidos.

    Espero ter ajudado, obrigado pela presença no blog!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo primeiro obrigado pelos conteudos do blog,
    me ajudou e está ajudandou outros com certeza,
    estou para comprar a a495 pois como vc disse a qualidade e o preço sao excelentes, confirmo sua opiniao com a de sites como stevecams e cameras.uk.co gostaria de tirar uma dúvida, as diferenças da a495 para com a a480 e a a490 são relevantes, compensa pagar a mais pela a495 ou vai ser so por ser o modelo mais novo mesmo?
    obrigado se puder me responder agradeço

    ResponderExcluir
  4. Olá Thiago, a única grande diferença entre elas é que as duas mais novas possuem macro de 1cm e a A480 possui macro de 3cm. A diferença entre A490 e A495 é estética mesmo e um ou dois modos de cena a mais na A495.
    Tive uma A490 nas mãos e não encontrei o controle manual de longa exposição, se estiver procurando essa função sugiro que teste antes pra ver se ela está lá, na A480 com certeza tem.

    ResponderExcluir
  5. rodrigo, adquiri uma a495 muito obrigado pela ajuda,
    caso possa realizar algum teste para voce fiq a vontade ,pois assim como fui auxiliado gostaria de faze-lo
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Thiagão, vai me ajudar muito dando sua opinião positiva ou negativa sobre essa câmera, dizendo o que te agrada ou desagrada nela. Assim você estará ajudando vários futuros compradores desse modelo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo, adquiri recentemente uma A480 e o supermacro dela é de 1cm.

    Fiz muitos testes em todas as funções dela e gostei bastante dos resultados. Só me incomoda a lentidão em recarregar o flash e o fato de não ter mostrador de carga durante o uso dela.

    No mais, ela é uma boa câmera com muitos recursos pra quem domina um pouco mais da arte da fotografia.

    Depois visita meu flickr e dá umas dicas. flickr.com/musiqmax

    Valeu.

    ResponderExcluir
  8. Opa, é 1cm mesmo? Que beleza! Vou corrigir a informação então.
    A lentidão em carregar o flash é comum nas compactas mais simples e o fato de não mostrar carga é uma falha da Canon, um dia ela corrige isso.

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo,

    Boa Noite! Vi que você escreveu ai que não encontrou os mesmos controles manual existentes na Canon A480 presentes na A490. Gostaria muito de saber se a A490 e a A495 possuem as mesmas funções de controles manuais da A480. Tenho procurado a A480 e não estou conseguindo achar disponivel para compra, somente suas sucessoras. Mais uma vez, muitíssimo grato pela atenção. Emerson de Salvador/BA

    ResponderExcluir
  10. Olá Emerson, obrigado pela presença no blog.

    Na verdade o único controle manual existente nos 3 modelos é o da longa exposição além do ISO que tem em toda câmera.

    A A480 já saiu de linha há quase um ano, não vai encontrar mais. Pegue a A490 ou A495 que tem macro de 1cm e é a única diferença relevante delas para a A480.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  11. Entre Canon A480, a490 e a495 e a panasonic dmc f3, qual é a melhor em qualidade de imagens, detalhes, nitides.. ?
    Quero uma compacta com excelente qualidade de imagens , viva em cores e detalhes, mas barata...
    boa para dia e noite, fotografar pessoas, luar, céu, sol, paisagens , uma faz tudo adoro fotografar.
    vc me indicaria uma dessas ou outra ?

    ResponderExcluir
  12. Olá Iara, obrigado pela presença no blog.

    A490 ou A495 são as melhores opções. A qualidade da lente Canon diz tudo, as outras apenas rastejam tentando chegar perto da qualidade dela. Um dia elas conseguem...

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  13. Comprei a a480 aqui em manaus. Paguei R$ 209,00. Achei um show. Na verdade eu comprei pra fazer videos para a internet, vi no youtube a qualidade de gravação dela e achei muito boa, porém, me surpreendi com as qualidades das fotos, excelentes, muito superior a Dsc-s700 da sony que possuo.

    ResponderExcluir
  14. Ela só surpreende quem nunca usou Canon. Quem já é canonzeiro sabe da capacidade destas coisinhas pequenas que são muito melhores do que qualquer outra compacta automática, exceção feita às Panasonic com lente Leica.

    Bem vindo ao mundo Canon! Quero ver sair agora...

    ResponderExcluir
  15. A Canon a480 tem uma ótima imagem principalmente se for usada a funcão macro: com essa função pode-se bater fotos de perto muito bem, o que poucas câmeras compactas fazem. Entretanto o que acaba de vez com essa câmera, mesmo sendo de baixo custo e tendo boa qualidade de imagem, é o fato de não possuir estabilizador de imagem! Fica muito dificil tirar fotos boas em um show, por exemplo, pois o flash não deixa as fotos como gostariamos e ainda demora para carregar... bater fotos à noite é tentar, tentar e tentar e não conseguir! Fotos com Canon a480 apenas sem flash e em locais muito iluminados!

    ResponderExcluir
  16. Acho que você está sendo um pouquinho rigoroso com ela, não? Veja o custo dela: Menos de 200 reais.

    Qual câmera a esse preço possui estabilizador e flash potente? Cada câmera deve ser cobrada de acordo com o que ela se propõe a fazer e com sua faixa de preço.

    Se quiser estabilizador e flash potente é preciso gastar um pouco mais, talvez o dobro dela. E sobre o estabilizador, durante anos nunca se precisou disso e agora que existe, infelizmente as pessoas se apoiam ao estabilizador como se fosse muleta e toda câmera que não possui esse recurso (que deforma e modifica a foto, se vocês não sabiam) passa a não servir mais.

    Acho que a reclamação seria mais pertinente se fosse uma câmera de 500 reais. A A480 faz até muito pelo que ela custa.

    ResponderExcluir
  17. Olá Rodrigo, mais uma para abusar da sua boa vontade.. rs

    To em dúvida entre as Canons A3100, A480 e A495.
    Qual você sugeria em questão de custo/benefício para fotografar pessoas, fotos de familia e também paisagens, que seja rica em cores e nitidez?

    Um efeito que adoro é a profundidade de campo. Elas proporcionam esse efeito e qual seria a mais indicada?

    Só mais uma coisinha.. rs.. a macrofotografia diverge tanto em 1 cm para 3cm?

    ResponderExcluir
  18. Olá Gisele, obrigado pela presença no blog.

    Pode pegar A495 se prefere pilha ou A3100 se preferir bateria. E 1cm faz diferença porque você pode quase encostar a lente no objeto a ser fotografado que não perde o foco.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  19. Olá Rodrigo, acabei de comprar uma A480 e quando cheguei em casa vim logo para o computador. Por que? Só lembrei de ti, por que tu adora essa camerazinha. Ela é ótima e a falta de estabilizador de imagem não é um problema tão grande, pois ela tem um temporizador ajustável que permite vc fotografar em 1s, o suficiente pra segurar a mão. A única desvantagem dela é o flash, mas isso é detalhe. Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Valeu, Marcus! Ela é uma das sucessoras da minha primeira câmera, a Canon A430. Sempre vou ter muito carinho por essa série até porque, em matéria de qualidade, ela dá um banho em todas as concorrentes da mesma faixa de preço. É até covardia comparar.

    ResponderExcluir
  21. TEnho uma cannon a495 e ela sempre pede pra carregar o flash, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O flash ainda funciona quando acionado? Pode ser que ele esteja com defeito.

      Qualquer dúvida é só funcionar.

      Excluir
    2. O flash funciona sim quando acionado, mas depois que bate a foto ele fica aparecendo a mensagem carregar o flash. Isso aparece desde quando comprei a camera...

      Excluir
    3. Pode ser problema nas pilhas, quais pilhas já usou nela? E por quanto tempo a mensagem aparece?

      Excluir
  22. Eu sempre uso pilhas recarregaveis. Essa mensagem aparece por alguns segundos ate voltar a tela pra proxima foto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é por alguns segundos é normal, um ou dois segundos é o tempo de reciclagem do flash. Talvez você esteja se perguntando porque isso não ocorre em outras câmeras, normalmente câmeras movidas a bateria reciclam o flash um pouco mais rápido mas a diferença é pequena.

      Dá para regular a potência do flash, nem sempre é necessário usar a potência máxima, o que fará o tempo de reciclagem ser maior. E use sempre pilhas de boa qualidade, não é qualquer pilha recarregável que possui um bom desempenho, evite genéricas e opte pelas de maior qualidade como Kodak, Sony e Philips.

      Excluir
  23. Como se carrega o flash se uma Canon A495 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre uma foto e outra a câmera carrega o flash automaticamente.

      Excluir
  24. mas é quando eu ponho modo flash, vou para tirar a foto e nao dá diz-me para carregar o flash

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então seu flash pode estar queimado, leve a uma assistência técnica.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails