30 de junho de 2015

Retorno do blog

No dia 30 de dezembro de 2014, exatamente seis meses atrás, resolvi oficializar o que já estava há tempos pensando em fazer: fechar um ciclo que estava prestes a chegar a 5 anos e encerrar este blog para me dedicar mais a outros projetos pessoais e profissionais, pos não estava mais conseguindo conciliar tudo, 24 horas não estavam sendo o bastante para mim em um dia. Mas a resposta dos leitores foi a mais positiva possível: vocês não abandonaram o blog, continuaram acessando bastante e com ajuda dos amigos do grupo Dicas de Fotografia no Facebook resolvi reabrir este espaço.

Como eu sou um tanto fanático por estatísticas não deixei de acompanhar o andamento das visitas do blog um dia sequer, e tamanha era minha surpresa quando eu via que o número de visitas passava de 1000 (e foram várias vezes que aconteceu isso). No total este blog foi acessado mais de 170 mil vezes durante estes 6 meses em que o blog não foi atualizado, mas sempre respondendo a todas as perguntas que continuavam a surgir, e também não foram poucas. Acho que um blog desativado e sem divulgação durante 6 meses ter mais de 170 mil visitas é algo que não deve ser desprezado.
Imagem retirada do site http://desculpasengordam.com.br/estamos-de-volta/

Então, graças a vocês, leitores fieis, e ao incentivo dos amigos do grupo Dicas de Fotografia, o blog está retornando num formato um pouco diferente. Continuo não tendo tempo para administrar tudo isso e como este blog é bastante pessoal e não tenho como deixá-lo na mão de outra pessoa (mas com 10 mil reais na mão a gente pode começar a conversar hehehe), recebi a ideia de fazer um resumo de tudo que for lançado de mais relevante no mundo da fotografia. E resolvi fazer isso de forma quinzenal: todo mês seria um com câmeras e outro com acessórios incluindo lentes, flashes, etc. O que acham da ideia? O que acham do retorno do blog? Gostaria de saber aqui nos comentários se vocês aprovam esta ideia. Estejam cientes de que não vai ser possível colocar tudo aqui (como era feito antes), agora serão só os principais lançamentos, os mais relevantes.

Aguardem os próximos dias pois irei soltar um destes resumos e também gostaria de avisar que o blog continua recebendo doações (botão do Paypal à direita deste artigo), e que a renovação do registro do domínio no Uol Host já está garantida para o ano de 2016 pois o blog já arrecadou o suficiente para pagar por isso no final do ano, época da renovação. E meu muitíssimo obrigado a vocês por não terem abandonado o blog, é sinal de que o trabalho foi bem feito e é respeitado por todos vocês.

Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

23 comentários:

  1. Muito feliz pelo retorno do FF. :D

    Ah, e a ideia de um resumo quinzenal está super aprovada!

    Sucesso, Rodrigo!!! o/

    ResponderExcluir
  2. Conheço o FF desde o tempo do Orkut, e fico muito feliz que ele tenha retornado, e com certeza os seguidores nunca abandonaram o blog :)

    ResponderExcluir
  3. Que bom que voltou!!!! Adoro os lançamentos das câmeras!

    ResponderExcluir
  4. O que achamos?!??!? Foi a melhor notícia dos últimos tempos nesse terreno!
    Seu blog foi o responsável por eu ter privilegiado o equipamento Canon pro exercício amador da fotografia. Isso pra mim responde tudo!
    Vc e nós todos estamos de parabéns pelo retorno!
    Abs
    Ze Paulo - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo carinho de todos vocês! Fico feliz em saber que o blog é tão querido.

    ResponderExcluir
  6. esde 2012 quando peguei gosto pela fotografia descobri esse blog. E sempre recorri a ele e na sua pessoa Rodrigo Jordy. Suas palavras, sugestões sobre fotografia e equipamentos. Sempre foram esclarecedoras e fico feliz com seu retorno.

    ResponderExcluir
  7. Sensacional notícia, Rodrigo! Acabei não postando na ocasião, mas fiquei muito triste com o encerramento do blog. Claro que compreendi perfeitamente os seus motivos, mas se tornou difícil abandonar o bom hábito de consultar suas matérias e notícias. E a prova disso você mesmo constatou: o número de acessos diários ao blog, mesmo com a informação de que ele não estava mais a ser atualizado.
    Enfim, seja bem-vindo de volta. E aproveitaremos tudo aquilo que você postar, na frequência que lhe for possível. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz com a receptividade de todos, essa semana devo atualizar o blog com alguns lançamentos do primeiro semestre de 2015.

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo, que bom que voltou! Estou precisando de uma grande ajuda. Talvez você consiga me ajudar.

    Tenho uma nikon p530, e de repente, ela passou a exigir um tempo de exposição muito maior do que o normal, ficando impossível tirar foto sem tripé em situações com um nível de iluminação razoável.

    A máquina está programada no automático da ISO e usando a mesma abertura da lente que usava anteriormete.

    Pesquisei muito e todas as informações que eu consegui sempre diziam que ou era a ISO ou a abertura da lente, mas não é.

    Não consegui descobrir nenhuma outra sugestão de solução do problema. Teria alguma?

    Parabéns e bem-vindo de volta

    Desde já, obrigado

    André Cordeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ter mudado a fotometria. Acredito que a P530 tenha três fotômetros diferentes, faça a mesma foto com os 3 e veja qual fica melhor, apesar disso não alterar tanto o tempo de exposição.

      Outra possibilidade é que pode ter sido acionado acidentalmente algum modo de cena que force um tempo de exposição maior.

      E a terceira opção que dou é passar a usar o modo de prioridade do obturador. É muito contraproducente ter este modo disponível e não usá-lo, é melhor você configurar o tempo de exposição (que é o que mais causa alteração na exposição) do que deixar a câmera fazê-lo por você.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado,Rodrigo

      Infelizmente, ainda não consegui solucionar o problema.

      Quando a fotometria, eu chequei, nenhuma alteração e segue definida como padrão.

      A opção de utilizar o modo prioridade obturador é, realmente, muito útil, uso diversas vezes, mas não gostaria de perder a opção de usar no modo manual.

      Quanto ao modo de cena, não consegui encontrar como eu poderia selecionar algum modo de cena dentro do modo manual, como seria?

      Lembrando que o problema só ocorrre no modo manual

      Obrigado pela ajuda

      Andre Cordeiro

      Excluir
    3. Se é no modo manual então não sei o que pode estar acontecendo. Pelo seu relato eu imaginava que estava usando no automático ou programa, por isso sugeri a prioridade de obturador. Mas sendo no modo manual não faço ideia do que pode estar acontecendo, talvez o flash esteja habilitado direto, mudando a percepção da lente sobre a luminosidade local. Se não for configuração de flash não sei mais o que fazer.

      Excluir
  10. Então Rodrigo. Ontem lendo o manual descobri uma novidade. O ISO no modo automático escolhe o "melhor" ISO de acordo com o ambiente para todos os modos, com exceção do modo Manual.No modo manual, o ISO automático equivale ao ISO 100. Dessa forma, acredito que o problema possa existir em todos os modos, mas era suavizada pelo ISO, menos no modo Manual, por isso só consegui perceber nesse modo. Até então, tinha certeza que o problema era de configuração, agora começo a creditar que possa ser alguma coisa física da máquina, alguma peça que tenha quebrado. Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é apenas uma limitação da câmera mesmo. Se você usa o modo manual então deixe tudo no manual, inclusive o ISO. Câmeras com sensores muito pequenos tem muita dificuldade para lidar com a luz, então se você deixar no automático e esse automático sempre for 100, alguma coisa será sacrificada. Como a abertura máxima também é bastante limitada, o fotômetro vai acusar que está subexposto e sempre vai exigir um tempo de exposição longo para que ele fique zerado.

      Excluir
    2. Obrigado. Entendo que é melhor deixar o ISO no modo manual, farei isso a partir de agora. Mas o ponto principal é que existiu uma alteração, a máquina não demandava tal exposição antes.
      Por exemplo, agora na minha casa, com iluminação razoável, configurando a máquina para ISO 100 e diafragma f3, a máquina exige um tempo de exposição de 1''. Certamente, essa foto seria tirada com próxima a 1/80, anteriormente.
      Entendo que com ajuste da ISO conseguiria uma foto clara sem precisar de tanto tempo de exposição, mas com algum sacrifício de qualidade. Enfim, certamente, alguma coisa aconteceu. Vou tentar entrar em contato com alguma assistência técnica da nikon ou algo do tipo. Muito obrigado pela atenção, Rodrigo.

      Excluir
  11. Que bom que voltou!!!! De vez em quando entrava aqui para tirar algumas dúvidas em postagens antigas, mas muito atuais.
    Que legal. Vamos ter novas postagens!!!! Seu blog é uma aula para nós!!
    Estou muito feliz!! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não sabe como eu fico feliz com mensagens como essa. Espero continuar ajudando a todos!

      Excluir
  12. Rodrigo, essa é uma excelente notícia!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails