Há alguns dias falei de uma super objetiva de kit e prometi que iria falar da câmera que a carrega como kit, a Samsung NX1 é a tentativa mais séria da Samsung de entrar no mercado de câmeras para uso profissional. Até então, a linha mirrorless desta marca seguia uma tendência de agradar apenas a hobbystas e atrai bastante o público jovem por contar com wi-fi integrado em quase todos os seus modelos atuais. Tudo bem que é uma mirrorless em corpo de DSLR, não tem nada de compacto nela, mas é disso que profissionais gostam.
![]() |
A aparência da Samsung NX1 é totalmente de um corpo DSLR |
A Samsung NX1 é equipada com sensor CMOS de 28.2 megapixels (APS-C com resolução total de 30.7MP); possui 209 pontos de autofoco (153 pontos cruzados); fotografa nas proporções 3:2, 1:1 e 16:9, nos formatos JPEG e RAW; o tempo de exposição varia entre 1/8000 e 30 segundos incluindo modo bulb; sensibilidade ISO 200-25600 expansível até 51200; o modo contínuo alcança até 15fps (limitado a 70 imagens) com autofoco e resolução máxima; possui flash pop-up de número-guia 11 em ISO 100; possui wi-fi, NFC e bluetooth; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps, UHD em 30fps e 4K em 24fps nos formatos MP4 e AVI com som estéreo; seu monitor Super AMOLED inclinável e sensível a toque mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 500 fotos por carga.
![]() |
O viewfinder (raro em mirrorless) é uma ótima alternativa ao monitor Super AMOLED |
Você não leu errado: são 209 pontos de autofoco por contraste (205 por detecção de fase) e espantosos 153 pontos cruzados. As especificações são, de fato, bastante agressivas mas infelizmente aqui no Basil essa câmera não terá vez devido ao mundinho tosco da briguinha Canon x Nikon. Esta será apenas mais uma entre dezenas de excelentes câmeras mirrorless que só chegam aqui, no máximo, por vias oficiais custando preços absurdos que a maioria não pode pagar. Se fosse uma câmera Canon ou Nikon certamente causaria tremendo alvoroço e os new photographers estariam contando os dias para tê-la em mãos. Mas é uma Samsung e mesmo que ela tenha aprendido a fazer câmera o público brasileiro recusa-se a enxergar isso e chamado "mercado cinza" não se interessa em trazer para nós essa e tantas outras belezuras.
![]() |
O dial da esquerda serve para controlar a exclusiva i-Function |
Opinião do blogueiro: A câmera é espetacular, possui praticamente todos os recursos que possibilitem o uso profissional dela, além da farta conectividade que ainda pode incluir o georreferenciamento de imagens caso a conecte a um dispositivo móvel com GPS integrado. Já há uma boa oferta de lentes NX (pelo menos no exterior), o que vem tornando este sistema cada vez mais forte. Prevista para chegar ao mercado na semana que vem no exterior, custará 1500 dólares o corpo, 1700 dólares o kit com a objetiva 16-50mm f/3.5-5.6, e 2800 dólares o kit com a objetiva 16-50mm f/2.0-2.8. Totalmente recomendada a quem tem facilidade para comprar no exterior e pretende utilizar um sistema mirrorless para uso profissional.
Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj
Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj