16 de maio de 2014

Nova Sony RX100 III

   A Sony mostra que sabe fazer câmeras sim, de altíssima qualidade, e a Sony RX100 III é a maior prova disso. Exceto a RX1 que é uma Full frame e, portanto, não tem como fazer uma comparação, me parece que estamos diante da melhor câmera compacta da Sony em todos os tempos. Lógico que sempre surgirá alguém que sentirá falta de alguma coisa, mas uma coisa é certa: mantiveram o que ela tinha de melhor e melhoraram alguns "pontos fracos".
Visual que já se tornou clássico na série R da Sony
   A Sony RX100 III é equipada com sensor CMOS de 20.1MP (1 polegada com 20.9MP de resolução total); sua objetiva Carl Zeiss Vario Sonnar T* com 2.9x de zoom cobre distância focal entre 24-70mm cm abertura f/1.8-2.8 com filtro ND eletrônico e macro de 5cm; possui estabilização óptica; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos, incluindo modo bulb; sensibilidade ISO 125-25600 (expansível para 80 e 100); modo contínuo de 10fps limitado a 12 imagens JPEG ou 13 RAW; o alcance do flash é de até 15 metros em ISO; possui wi-fi e NFC; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps nos formatos AVCHD e XAVC S com som estéreo; seu monitor LCD inclinável mede 3 polegadas e também há um visor OLED; e é alimentada por bateria com capacidade para até 320 fotos por carga. Está prevista para o mês de junho ao custo de 800 dólares.
Viewfinder pop-up levantado e sua alavanca de acionamento à esquerda
   Um parágrafo merece ser dedicado aos vídeos: o novo formato XAVC S precisa necessariamente (segundo informações da própria fabricante) de cartões SD classe 10; vídeos HD podem ser feitos em taxas de até 120fps; vídeos nas resoluções Full HD proporção 4:3 (1440x1080) e VGA (640x480) são feitos no formato MP4.
Perde-se em zoom e ganha-se em desempenho, uma troca vantajosa no meu ponto de vista
   Opinião do blogueiro: Alguns reclamarão da ausência de sapata para flash e de menos zoom. A primeira reclamação é aceitável mas justifica-se pela inclusão de um exclusivo visor eletrônico pop-up em OLED de altíssima resolução, a segunda nem tanto já que o público-alvo deste tipo de câmera não é ávido por zoom e também a lente se tornou mais rápida, o que compensa bastante essa falta de zoom. De resto, foi mantido tudo o que vem dando muito certo desde a primeira versão desta câmera, inclusive o sensor é o mesmo da RX100 II. Esta volta da Sony às compactas premium vem dando muito, muito certo. Recomendadíssima na data de hoje.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

14 comentários:

  1. curto bastante estas compactas premium que cabem no bolso,mas a sony podia diminuir um pouco essa resolucao 20.1 MP para uns 12.1MP !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas pode contar que com 20MP tá muito bom. Esse sensor é ótimo então é melhor nem mudar, está muito bom mesmo.

      Excluir
  2. Tenho pensado muito em uma compacta para ter como segunda câmera. Essa linha RX100 da Sony já estava na lista. Com esta lente, a RX100 III ficou muito versátil e o viewfinder neste tamanho de câmera acho que será mais útil que uma sapata de flash. Acho que a Sony vem acertando bem nessa linha (assim como em outras também).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra se ter uma noção do quanto essa câmera é boa: com sensor de 1 polegada e resolução de 20MP ela consegue brigar quase de igual para igual com a Canon G1x que possui sensor de 1.5 polegada e resolução de 14MP, é uma densidade de megapixels muito menor que a da Sony e que teoricamente deveria fazê-la ser bem superior.

      Isso sem contar que é bem menor e mais leve, o que termina anulando a suposta superioridade técnica da G1x que é muito pequena, se é que ela existe.

      Excluir
  3. E...parece ser a melhor compacta premium de 2014!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora acho que sim, vamos aguardar o que os outros fabricantes vão aprontar daqui pra frente.

      Excluir
  4. uma coisa que a sony tbm podia mudar é possuir multi linguagem,eu morava no japao e tava na duvida entre a rx100 1 geracao e a canon s100 como a sony só tinha menu em japones preferi comprar a s100 que pelo menos posso escolher entre o ingles e japones !o japao tem muitos estrangeiros e o preço é bom,vender só em japones é um absurdo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é um grande problema, parece que a Panasonic também faz isso.

      Excluir
    2. Não dá pra contornar este problema instalando um firmware da câmera "ocidental"?

      Excluir
    3. Essa é uma solução que a Panasonic tem, a Sony eu acho que não. Pelo menos não nos modelos mais antigos.

      Excluir
    4. A Nikon tbm dá pra trocar,mas nao é de graca .É até meio caro lá no japao !a sony nao sei se tem essa opçao !
      Eu quando fui comprar nao sabia que talvez desse para trocar a firmware,mas mesmo que soubesse talvez nao compensasse a trocar pelo valor !abraços

      Excluir
    5. Fazer o usuário pagar acho uma baita sacanagem...

      Excluir
  5. Por favor,onde posso comprar essa câmera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para saber onde comprar câmeras e equipamentos fotográfico sugiro que procure o fórum do Mundo Fotográfico: http://forum.mundofotografico.com.br/

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails