5 de maio de 2014

Canon ou Nikon?

   Já tive carros de várias marcas diferentes. Nunca tive amor incondicional por uma marca. Ao trocar, escolhia qual ia comprar pelo modelo que mais me agradava, podendo ser da mesma marca ou não. Claro que, cada vez que você sai de uma marca para outra, você estranha algumas coisas, como câmbio de mudança, embreagem, freio. Mas, no fundo, dirigir é sempre igual, depois de passado o estranhamento inicial.

   Fato mais ou menos parecido acontece com a fotografia. Geralmente escolhemos uma marca e nela continuamos por dois motivos principais: nos acostumamos com a posição dos botões e comandos, e adquirimos lentes da mesma marca. Isso não faz uma marca ser melhor ou pior. É apenas questão de gosto, de adaptação e de não ter que trocar todas as lentes ao resolver fazer um upgrade de máquina!

   Não consigo entender essa rixa estranha que existe entre nikonzeiros e canonzeiros. A melhor máquina sempre será a minha, afinal é a que eu possuo e com a qual eu posso fotografar! E é claro que me acostumei com ela e, em um primeiro momento, estranho fotografar com outra. Mas fotógrafo de verdade precisa saber utilizar qualquer máquina, assim como o motorista dirige qualquer carro. Amo a minha máquina e não a minha marca. E a considero “melhor” não porque a outra marca é pior, e sim porque estou acostumada com ela, é dela que eu gosto! Nikon e Canon são excelentes marcas, as melhores existentes, em minha opinião. Realmente não entendo pessoas que se estressam com isso, tentando provar qual é melhor, discutindo o sexo dos anjos.

   Ah sim. Antes que perguntem, já mato logo a curiosidade. Minha DSLR é Nikon, mas minha compacta, uma superpremium, que quase não sai da bolsa, é Canon. Não tenho preconceitos e amo as minhas máquinas!

   Eu me chamo Claudia D’Elia, fotógrafa autoral e “amadora” no mais amplo sentido da palavra. Vou trazer para vocês, aqui no Foto Fácil, dicas, truques, quebra-galhos, informações e tudo mais que eu puder sobre esse assunto que amamos: fotografia! Se você quiser conhecer mais do meu trabalho, visite e curta minha página no Facebook https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

11 comentários:

  1. Acho que isso acontece com várias coisas. Eu sempre lembro daqueles que defendem com unhas e dentes a marca do carro que possuem. Para estes a marca do seu é a melhor do mundo e não admitem que alguém tenha um gosto diferente.
    Eu tenho Nikon mais acho as máquinas da Canon super legais, acho as lentes mais baratas, pelo menos até onde pude ver. Mas no momento em que comprei a Nikon, me pareceu legal, sei lá. Fazer do seu amor por uma marca uma guerra pessoal é pura perda de tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, todos tem direito a uma preferência mas sem fazer disso um ato extremista como alguns fazem.

      Excluir
  2. Exatamente assim que penso: estou satisfeita com a minha nikon, mas sei que a canon tb é ótima. e tb sei que as lentes canon são mais baratas...! a escolha é questão de gosto (ou até de uma compra sem conhecer bem as marcas) e depois, claro, nos apegamos e tb construimos nosso set de lentes. brigar por isso é que nao entendo...

    ResponderExcluir
  3. Minha DSLR tambem é Nikon e minha compacta Canon, gosto das duas. Quanto a guerra de marcas, recai mais por causa do design, nesse quesito a Nikon ganha facil.

    ResponderExcluir
  4. É a mesma coisa com relação aos smartphones, chega ser nojento a defesa de cada um..
    Eu tenho uma DSLR Nikon e comapcta Panasonic! Adoro as duas!!
    Mas trocaria de marca fácil fácil..basta me convencer! As Fuji estão ótimas...!

    ResponderExcluir
  5. Acho que o que deveria diferenciar a escolha entre as duas marcas (agora temos outras se apresentando como opções viáveis, como Olympus, Panasonic, Sony, Fuji...) deveria ser mais o uso mesmo. A Canon apresenta mais facilidade para quem quer usar lentes antigas de outros sistemas, por exemplo. Oferece mais variedade de lentes (tilt/shift e as marketeiras f/1.2 rsrs), enquanto a Nikon tem apresentado qualidade de imagem ligeiramente melhor recentemente e possui, talvez, algumas lentes melhores para retratos. Essa questão das lentes da Canon serem mais baratas também é relativa. Isso é mais perceptível nas lentes de entrada, em que a Nikon leva ligeira vantagem em qualidade (pelo menos nos testes, pois na vida real esses números não necessariamente se traduzem), mas que até mesmo se inverte quando se parte para as lentes "professional grade", que são as L da Canon e golden ring da Nikon. Uso Nikon atualmente, mas não descarto mudar de sistema um dia se for oportuno.

    ResponderExcluir
  6. Com argumentos fica muito mais fácil perceber porque as briguinhas Canon e Nikon são tão vazias.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo não sei se você percebeu, mas esses sites especialistas em reviews como Photography blog, Dpreview e outros sempre tem discrepâncias entre si. Fica até difícil de escolher uma camera se voce for comparar os diferentes pontos de vista. Tava vendo uam Fuji no P. Blog e nel a Fuji S4800 tem melhor imagem que a Canon SX510 HS. Tenho minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a melhor forma de avaliar câmera por fotos é olhando resultados de usuários reais, no Flickr por exemplo. Fotos de reviews são complicadas de analisar.

      Excluir
  8. Lembrei disso todos tem seus altos e baixos quando se falam de marcas top rsrs. https://www.youtube.com/watch?v=uh8K29BZLmc

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails