2 de maio de 2014

Cálculos de fator de corte

   Os mais aficcionados por fotografia já estão cansados de ouvir falar em fator de corte, sensor APS-C, Full-frame, etc. No início todo mundo fica um pouco confuso, mas depois ficam mais habituados e conseguem entender melhor toda essa matemática que envolve a fotografia. Só que o fator de corte não interfere apenas na distância focal das lentes (lembram da equivalência a 35mm?), essa diferença no tamanho do sensor também afeta a profundidade de campo e o campo de visão. Então fui apresentado a esta ferramenta bastante útil, uma completa calculadora para quase todos os tamanhos de sensores e aberturas de lentes no site Points in focus.

   A ferramenta está toda em inglês mas é de fácil entendimento. No quadro abaixo você seleciona o tamanho de sensor, distância focal e abertura usados além da distância de onde está o motivo a ser fotografado. E ainda há a opção de selecionar entre fotografias de teste de autofoco, close-up, retrato, cabeça e ombros, da contura para cima, e de corpo inteiro em que a ferramenta aplica automaticamente a distância a qual o fotógrafo deve ficar do modelo a ser fotografado. Escolhi como exemplo uma objetiva 50mm usada em uma Nikon DX para fazer um retrato e a distância indicada foi a de 79cm.

   Neste outro quadro abaixo dá para conferir qual seria a distância focal equivalente em vários sensores de diferentes tamanhos para se chegar a um resultado semelhante na foto. Ficou faltando uma informação importante que seria a do sensor das compactas mais comuns que mede geralmente 1/2.3 de polegada, acho que seria interessante para uma comparação.

   Enfim, nada que substitua a velha e boa prática mas certamente é algo que irá ajudar os iniciantes ao fotografar pessoas e também entender melhor essa questão dos números que estão eternamente presentes na fotografia. Clicando aqui conhecerão várias outras ferramentas incluindo uma de fotometria, tudo muito interessante. Parabéns ao criador destas ferramentas, o Jason Franke.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

2 comentários:

  1. No dpreview.com há um artigo em que se comenta sobre a importância não só dá distância focal equivalente, mas também da abertura equivalente, e da relação entre as duas grandezas, que entre outras coisas explica porque uma câmera de sensor grande sempre vai tender a fazer fundo desfocado mais fácil que uma compacta, mesmo que essa última tenha uma abertura bem larga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Também já escrevi uma matéria aqui sobre isso, é sempre bom ficar por dentro desses pequenos detalhes "escondidos" na fotografia.

      Obrigado pela presença no blog.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails