27 de maio de 2013

Sigma DP3 Merrill

   A Sigma já tinha lançado em 2012 as DP1 e DP2 com o nome Merrill em homenagem ao falecido criador da tecnologia do sensor Foveon e em 2013 lançou a DP3 Merrill. As especificações dos três modelos são exatamente as mesmas, mudando apenas a objetiva contida em cada uma.
Lente muito grande e desproporcional ao corpo tira um pouco da praticidade da câmera
   A Sigma DP3 Merrill é equipada com sensor CMOS de 46MP (APS-C com 48MP de resolução total); sua objetiva é de 75mm com abertura f/2.8 e macro de 22cm; não possui estabilização; sensibilidade ISO 100-6400; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos; modo contínuo de 4fps; fotografa RAW em 3 resoluções diferentes; não possui flash mas possui sapata para flash externo; faz vídeos VGA com taxa de 30fps em formato AVI e som mono; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para 97 fotos por carga.
Visual limpo demais no topo da câmera
   Causa estranheza o fato de a fabricante afirmar que a bateria faz apenas 97 fotos por carga, é muito pouco. É um número absurdamente baixo, injustificável e só isso já seria o bastante para a não recomendação da compra de uma câmera tão cara como essa. Mas o site Ephotozine testou a Sigma DP1 Merrill (que também possui previsão do fabricante de 97 fotos por carga) e conseguiu fazer 180 fotos com uma carga da bateria, o que também seria um número baixo mas aceitável. Para amenizar, o kit da câmera já vem com duas baterias. Sobre a questão da resolução, os arquivos de imagem possuem resolução máxima de aproximadamente 15.4MP.
Painel traseiro passa a impressão de que o LCD poderia ser maior
   Opinião do blogueiro: Fora a polêmica da baixíssima duração da bateria, é uma câmera que promete ótima qualidade de imagem e dá prioridade total às fotos, pois os vídeos foram quase que totalmente esquecidos. Só para constar, há vídeos em resolução VGA (640x480) com som mono. O RAW em 3 tamanhos diferentes é excelente para quem usa este formato mas é uma câmera nada versátil, com uma distância fixa em meia-tele e dedicada a um público muito restrito. Ao custo de 1000 dólares, não dá para recomendar uma câmera com bateria de duração tão baixa, mesmo com duas inclusas no kit além de resultados em JPEG nada animadores (mas o RAW é espetacular).

8 comentários:

  1. Tomei um susto quando vi isso "CMOS de 46MP (APS-C com 48MP de resolução total)",seria uma maluquice colocar essa resolução altíssima,mesmo sendo sensor grande,depois eu vi que ele tem 15.4mp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra o link sobre o sensor Foveon para entender melhor como funciona essa coisa absurda de 46MP.

      Excluir
    2. Esse sensor foveon é estilo do nokia 808 com sensor de 41mp?,podendo dar zoom digital sem perda de qualidade

      Excluir
    3. Não, o Foveon utiliza 3 camadas, uma para cada cor do sistema RGB.

      Excluir
  2. Distância focal de 75mm(???!!!),muuuuito fechada,filma em vga,a sigma está doida mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a distância focal de 75mm, eu imagino que haja público para isso e ela foi lançada depois das DP1 e DP2 que possuem ângulos mais abertos, então, deve ter sido feita alguma pesquisa de demanda para esta câmera. E, por ser uma câmera de nicho, provavelmente não é produzida em larga escala pra não gerar prejuízo.

      Excluir
  3. Rodrigo, essas câmeras são recomendadas apenas pra quem vai fazer grandes impressões das fotos. O nível de detalhes na imagem que se consegue com esse sensor é coisa de outro mundo, nem de perto se parece com qualquer outra coisa que as dsrl por aí fazem (médio formato talvez ?)

    O numero baixo de fotos por carga é facilmente explicável devido a grande quantidade de informação que o processador da câmera tem que lidar pra criar a imagem. É o mesmo motivo pelo qual ela filma apenas em VGA.

    Achei o texto injusto com uma câmera de uso específico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria injusto se eu não tivesse feito as ressalvas no último parágrafo, tem que levar em consideração o público-alvo do blog que são os fotógrafos amadores. Não há dúvidas de que a câmera é espetacular. Gostei da sua opinião, volte mais vezes!

      Excluir

Related Posts with Thumbnails