9 de maio de 2013

Revolucionário HTC One

   Esta é a segunda postagem do blog sobre smartphones, a primeira foi sobre o Nokia Pureview 808 e, assim como nesta matéria, tudo baseia-se exclusivamente na teoria já que não sou especialista em câmeras de celulares mas há informações muito relevantes aqui que os aficcionados por celulares de última geração precisam saber. O título só faz menção a uma revolução por causa do boom das altas e exageradas resoluções que o leitor mais assíduo do blog já sabe que, na maioria das vezes, são desnecessárias. Os fabricantes também sabem mas eles criaram um monstro e não sabem como pará-lo, ou melhor, não tem coragem já que isso pode acarretar em uma inicial queda de vendas. Uma fabricante de celulares teve coragem de fazer isso antes das fabricantes de câmeras...
Tela grande, design bastante fino e reparem no flash representado por um LED luminoso
   O HTC One é equipado com sensor CMOS de 4MP (1/3 de polegada com os mesmos 4MP de resolução total); sua objetiva é fixa em 28mm com abertura f/2.0; possui estabilização óptica; modo contínuo de até 8fps; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps e HD com taxa de 60fps além de vídeos em câmera lenta, em formato MP4 e som estéreo; e sua tela LCD mede 4.7 polegadas. O atento leitor Max Carvalho lembra que este aparelho não possui slot para cartão de memória, mas a fabricante informa que há duas versões deste aparelho: uma com 32GB de memória interna e outra com 64GB.
Comparação do tamanho do pixel do sensor da HTC com o dos concorrentes
   A HTC deve ser louvada por aderir ao simples, útil e eficiente em sua tenologia UltraPixel que é a redução de megapixels em prol de uma qualidade de imagem superior e ela é bem clara na apresentação do seu produto em relação a isso, é a primeira a falar abertamente que alta resolução não é sinônimo de qualidade de imagem, é quase o contrário no caso de sensores minúsculos como os de câmeras compactas e celulares. A área ocupada por cada um dos pixels de seu sensor é quase a mesma do sensor da Fuji X20, uma compacta premium com sensor de 2/3 de polegada e, consequentemente, capta muito mais luz sem necessidade de aumentar o ISO gerando imagens muito mais limpas e claras, e a densidade de megapixels é bem baixa, é quase a mesma das compactas de 6 ou 7 anos atrás quando elas possuíam uma qualidade bem superior às compactas atuais.
Infográfico comparativo da área do pixel do HTC One e de outros aparelhos
   Além de tudo de bom que cerca a tecnologia UltraPixel do seu sensor, ainda conta com uma abertura de f/2.0 incomum em celulares e um estabilizador óptico de imagens, são 3 elementos que contribuem para que esta câmera seja bem superior a todas as outras concorrentes. A cereja do bolo é o corpo totalmente em alumínio. Basicamente, o que a HTC faz é descobrir o filão de usuários que não querem ter uma câmera compacta e sim, um smartphone com uma ótima câmera. Resta saber se, na prática, o HTC One e sua tecnologia UltraPixel farão jus ao que prometem. É preciso ter uma lente de qualidade que acompanhe a tecnologia, senão não adianta muito mas a coragem e audácia da HTC devem ser aplaudidas, pode ser o início de uma revolução que traga de volta a qualidade perdida nos últimos anos.

18 comentários:

  1. Caro Rodrigo,
    Compactas antigas eram mesmo melhores. Dias atrás estava revendo um cd com fotos de 2005, feitas co uma Mitsuca 5MP, e fiquei surpreso com a qualidade das mesmas. Pena que a câmera quebrou, e olhe que nem era de uma marca badalada...

    ResponderExcluir
  2. E a nova geração de celulares top vindo com camera de 13mp(galaxy s4 e sony xperia Z)sem falar no próximo iPhone que deve vim com a câmera de 12/13mp,só quero ver o ruído desses celulares,bem que poderia vim com opção manual pra controlar a abertura e a velocidade do obturador,n sei se esses sensores dos celulares suportam,mas seria legal ter essa opção,pelo menos nos celulares com android q ja permitem modos de sena,controle de iso entre outras coisas,já no iPhone acho pouco provável a Apple colocar,nem tem a opção de iso ainda

    ResponderExcluir
  3. O snesor não impede a inclusão de controles manuais, é questão de boa vontade de incluir isso no software.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nokia q é a empresa q dar mais prioridade as câmeras nos celulares deveria colocar a opção manual nos futuros celulares

      Sinto falta tb é de zoom nos celulares,bem q alguma fabricante lançasse lentes que prendem no celular,ja tem atualmente umas lentes macro,olho de peixe e grande angular pra iPhone mas a qualidade nem sempre é boa

      Excluir
  4. os novos celulares Nokia mais propriamente dito o lumia920 com tecnolia baseada na pureview que é basicamente pixel subdividido eles alegam que o zoom pode ser da forma de crop, cortando a imagem depois de capturada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta postagem há um link logo no primeiro parágrafo para outra que explica isso.

      Excluir
    2. Olá Rodrigo!
      Boa matéria sobre câmeras em celular! Muito boa!!
      Minha dúvida é sobre os vídeos, é melhor filmar em HD com 60 fps ou em FULL HD com 30 fps? Qual seria o modo mais nítido?
      Valeu Rodrigo!
      Abraço!

      Excluir
    3. Com 60fps você tme uma maior percepção de movimentos mas o Full HD tem uma riqueza bem maior de detalhes, é bem melhor que o HD. Até porque eu acho até 24fps melhor, com aspecto de cinema. Os 60fps não me enchem muito os olhos.

      Excluir
  5. não conhecia essa marca... interessante. Qualquer hora dou uma olhada nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu simpatizei de cara, só falta eu conseguir me adaptar ao touchscreen, rola um caso de incompatibilidade congênita comigo...

      Excluir
    2. rsrsrs, eu até me adaptei. tô com um smartzinho bem simples que herdei da minha mãe, tá de boa.

      Excluir
  6. Num sei por que eu mas eu gosto mais de filmagem em hd do que em full hd!

    ResponderExcluir
  7. 5 MP é mais do que suficiente para 90% das pessoas que usam cameras compactas. Para quem posta fotos no facebook que nçao chegam nem a 1 MP é mais do que suficiente. Imaginem como seria o redimento em ISO altos cameras compactas com sensores modernos e resolução "baixa".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma esperança, mínima na verdade, que as fabricantes de câmeras possam, pelo menos, testar um sensor de alta sensibilidade mas é preciso que esse HTC One venda bastante. Se não vender não adianta nada, ninguém quer ter prejuízo.

      Excluir
  8. Esse HTC ONE por acaso tem assistência técnica autorizada no Brasil ? Se sim, onde ?
    Fiquei interessado nesse modelo, por possuir um sensor maior, deve entregar uma qualidade de imagem bem superior àquela dos outros smartphones disponívies no mercado.
    É verdade que um dos pontos fracos dele é não ter slot para cartão de memória?

    Obrigado pela atenção,
    Max Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele nem é vendido no Brasil, não há representação nenhuma aqui. E é uma empresa que está tentando se salvar da falência com este aparelho, é uma aposta arriscada, pode significar até o fim dela.

      Ele não possui slot para cartão de memória mas possui duas versões, uma com 32GB e outra com 64GB já incluídos.

      Foi bom você tocar nesse assunto pois é uma informação que deveria estar incluída no texto, vou alterar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails