16 de maio de 2013

Panasonic FH4 vs. Panasonic FH6: o poder de uma lente Leica

   Já que nenhum fabricante me envia câmeras para testar, fico contando com a boa vontade dos amigos e hoje tive a oportunidade única de receber em casa não uma mas, duas câmeras novinhas, cheirando a loja ainda. São dois exemplares da Panasonic, duas câmeras muito parecidas: FH4 e FH6. A maior diferença entre elas é a lente, enquanto a FH4 é equipada com uma lente Lumix com 4x de zoom e distância focal 28-112mm, a FH6 possui uma lente leica com 5x de zoom e distância focal 24-120mm. Vamos ver agora como se saem essas diferenças na prática e as fotos foram feitas em condições e configurações absolutamente iguais e não sofreram qualquer edição, apenas recortes.

OBS.: Fotos da esquerda são da FH4, da direita são da FH6.

Comportamento do modo iAuto
   Aqui há um ponto crucial da diferença de operação entre as duas irmãs: A FH4, em toas as vezes que tentei, sempre forçou o uso de flash enquanto a FH6, na enorme maioria das vezes, se utilizou da iluminação local e não foi preciso baixar muito a velocidade para isso, pois a FH4 usou 1/60 e a FH6 usou 1/25. Ponto para a FH6.

Macro
   Não consegui entender até agora o porque de a foto da FH4 não ter ficado com o fundo desfocado, apesar de parecer ter acertado melhor o foco. Como a prioridade de uma foto macro é desfocar o fundo, ponto para a FH6 novamente.

Configuração de cor mais saturada
   Mais uma vez aconteceu de a FH4 forçar um flash, mas reparem que as cores da FH4 ficaram mais saturadas do que as da FH6 e sem exageros. Ponto, desta vez, para a FH4 mesmo forçando o uso do flash, pois aqui a avaliação é da cor, não da foto em geral.

Modo paisagem
   Não dá para perceber diferença significativa de nitidez entre uma e outra, apenas a já perceptível saturação maior da FH4. Como a avaliação aqui é de nitidez usando todo o alcance de zoom, houve um empate entre as duas.

ISO máximo (1600)
   O nível de ruído é exatamente o mesmo nas duas fotos, afinal, as duas câmeras usam o mesmo sensor. Mas reparem que a foto da FH6 está visívelmente mais nítida. Neste caso, certamente a lente Leica faz a diferença sobre uma lente Lumix. Ponto para a FH6 novamente.

Mais um teste de ISO 1600
   Aqui eu quis tirar a prova do ISO usando uma panela de barro de cor bem escura e, desta vez, não vai pontuação para nenhuma das duas. Esta última foto está aqui apenas para mostrar que não é necessário uma câmera de muitos megapixels, vejam do que uma simples compacta automática de 14 MP é capaz de fazer com ISO 1600! É uma foto perfeitamente aproveitável, bem diferente das produzidas por câmeras de 18 e 20 MP que possuem sensores do mesmo tamanho onde não cabe tanta resolução.

   4x1 para a FH6, goleada! Mas não é isso o mais importante. Acho que ficou bem claro para os leitores que muita resolução é totalmente desnecessário em compactas e que estas duas belezinhas produzem imagens de altíssima qualidade para quem possui um coraçãozinho de apenas 1/2.33 de polegada. Outra constatação: a lente Leica é ótima, é superior mas a Lumix também está de parabéns e não deixa nada a dever em relação à maioria das concorrentes. Os preços? Em torno de 215 reais para a FH4 e 270 reais para a FH6.

   Informações adicionais: Para conhecerem as especificações das duas câmeras acessem este link. A tampa da bateria das duas câmeras é exageradamente frágil, muito cuidado com elas.

18 comentários:

  1. curti!!!
    Mas aqui pra mim, na foto dos carrinhos com iso 1600, a da FH6 me pareceu mais ruidosa, e não mais nítida. Não sei se coisa do meu monitor... teria que ver as duas fotos em tamanho máximo.
    Mas bem legal o teste, e que delicia ter essas duas câmeras em mãos, hein!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bom você observar isso, Helena. Essa foi minha impressão quando vi a foto pequena aqui mas no tamanho total a maior nitidez da FH6 fica muito visível. Quem sabe, um dia o blogger permita que se hospede as fotos no tamanho máximo como nos sites.

      Excluir
    2. mas vc pode hospedar em outro site e colocar o link aqui pra gente.

      Excluir
    3. Sugestão aceita. Nos próximos comparativos farei assim.

      Excluir
  2. Rodrigo, boa tarde, e obrigada por me responder no post anterior. Você me indicou a Canon SX240, mas estive pesquisando a Canon SX50, você acha que vale a pena? Ou a primeira cumpre todas as funções por um preço menor?

    Outra perguntinha... Qual loja online vc recomenda? Obrigada pela atenção, mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira possui as mesmas funções e também a mesma qualidade de imagem já que compartilham do mesmo sensor e processador. A SX50 só é interessante se você faz questão do maior alcance e não se importa em usar uma câmera maior.

      Não opino e nem recomendo lojas no blog, ok? A não ser as que eventualmente anunciarem no blog.

      Excluir
    2. Obrigada, Rodrigo! Cheguei à conclusão de que a SX240 é realmente a melhor opção.

      Olha só, entendo que vc não recomende lojas, mas te perguntei isso porque tenho lido aqui no seu blog sobre a SX240, e vi em alguns comentários vc falando que o preço dela fica em torno de R$ 600, mas só tenho encontrado nas grandes lojas online pelo dobro deste valor! =/

      Excluir
    3. Em lojas oficiais só irá encontrar câmeras pelo dobro ou triplo do preço por causa dos impostos, procure em lojas de fotografia ou eletrônicos pois estas vendem a preços mais justos. Em vários fóruns de fotografia há dicas de boas lojas, há alguns aqui mesmo no blog, na lista de blogs e sites ao lado esquerdo

      Excluir
  3. Oi!!
    Já decidi comprar canon t3i porém estou em dúvida quanto a lente de 50mm e 18 135 mm. Quero saber o diferencial delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua lente deve ser a 18-135mm, se você ainda vai comprar a câmera não tem nem porque usar uma 50mm, a não ser que você compre as duas. A 50mm é uma objetiva própria para retratos, não é versátil por não possuir zoom e não há motivos para alguém que ainda vai comprar a câmera fique preso a uma lente dessas. A 18-135mm, além de versátil, é uma lente ótima para o aprendizado. Só depois de aprender o necessário é que você começa a pensar em outras lentes.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  4. Pela minha pesquisa de preços encontrei t3i+lente 18 135 mm por R$ 4.240. É nessa faixa de preço que fica esse kit não é? Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse deve ser o preço em lojas oficiais. Em lojas de eletrônicos e fotografia dá pra encontrar a partir de 2 mil reais.

      Excluir
    2. Pesquisando, eu consegui achar por 2 mil e pouco!! Bem mais em conta do preço anterior que havia encontrado.
      :)

      Excluir
  5. Qual a vida util de uma T3i? è medida em cliques? ou nao tem isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo obturador de câmera reflex tem a vida útil medida em cliques e a previsão da T3i é de 100 mil cliques. Mas é apenas uma previsão, pode durar mais ou menos do que isso.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Mesmo com essa previsão compensa comprar uma câmera reflex?

      Excluir
    3. Eu diria que 100 mil cliques é muita coisa, não conheço ninguém que chegou ao limite do obturador, pelo menos um amador não consegue chegar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails