13 de maio de 2013

A primeira objetiva zoom com abertura de fixa

   Não, não é da Sigma 18-35mm que estou falando. Dessa eu já falei no mês passado e ela realmente assombrou o mercado, eu mesmo fiquei louco de vontade de ter uma, mas não é para o meu bico. Estou falando da Zuiko 14-35mm f/2.0, lembrada pelo blog Engadget e citada pelo Alexandre Maia (colunista do Fotografia-DG) construída pela Olympus para o sistema 4/3 e ela custa 2.300 dólares. Este preço serve para tomarmos por base nas especulações de quanto custará essa nova lente da Sigma.
Zuiko 14-35mm f/2.0 é a primeira objetiva zoom abertura de objetiva prime
   A Zuiko 14-35mm f/2.0 SWD possui abertura mínima f/22; diafragma circuar de 9 lâminas; sua construção óptica é de 18 elementos (4 especiais de correção) em 17 grupos; não possui estabilização; distância mínima de foco de 35cm; diâmetro de filtro de 77mm; mede aproximadamente 8.6x12.3cm e pesa cerca de 900 gramas.
Adaptadores da Panasonic e da Olympus para objetivas do antigo padrão 4/3 para câmeras Micro 4/3
   Devido ao fator de corte de 2x das câmeras dos sistemas 4/3 e Micro 4/3, essa lente é equivalente em 35mm a 28-70mm. Não confundir o antigo sistema 4/3 com o atual Micro 4/3, para esta lente ser usada nas atuais câmeras mirrorless do sistema Micro 4/3 é preciso usar o adaptador da Olympus (MMF-3) que é selado contra poeira e respingos e custa 160 dólares ou o da Panasonic (DMW-MA1) que custa 100 dólares.

15 comentários:

  1. Rodrigo, em primeiro lugar, parabéns pelo excelente blog, objetivo, esclarecedor e cheio de conteúdo! Parabéns, também, pela boa vontade em responder as dúvidas que aqui surgem, conforme tenho visto em posts anteriores.
    Sendo assim, aproveito para deixar minha dúvida também pra você...
    Sou completamente leiga em Fotografia, iniciando algumas pesquisas e frequentemente fico perdida com tantas informações! E o meu problema inicial é: qual câmera comprar?
    Não tenho pretensões profissionais na área (quem sabe um dia!), mas estou buscando uma boa câmera para fotografar meu filho e sobrinhos, crianças, fotos em família... Com um macro legal, um bom alcance de flash e relativamente boa para fazer vídeos, custando em torno de R$1000. Qual câmera você me indicaria?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo a Canon SX240, talvez não tenha o flash potente que você quer mas sempre fica faltando algo, nunca dá pra encontrar tudo o que quer em uma câmera só. E essa câmera possui recursos manuais que, se você aprender a usá-los, irá suprir a falta desse longo alcance do flash numa boa.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  2. Olá Rodrigo!
    Mais uma vez..parabéns pelo blog e pela boa vontade em responder as dúvidas.

    Meu caso é o seguinte: tenho procurado sem muito sucesso melhores informações sobre câmeras aquáticas. Não sou mergulhador nem fotógrafo profissional, então minha ideia era comprar justamente a Canon SX240 e uma bolsa estanque razoável, mas li algumas opiniões não indicando tais bolsas.
    Daí fica a dúvida se as únicas bolsas estanque confiáveis são aquelas super caras, se tem alguma máquina aquática com desempenho tão bom quanto essa Canon fora d´água, ou algo próximo disso...

    Enfim, te agradeço pela ajuda!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade nunca usei bolsa-estanque e não conheço nenhuma que me pareça confiável. E, realmente, as caixas-estanque confiáveis são apenas as super caras mesmo. Hoje em dia temos a Panasonic TS4 que possui controles manuais e não deixa nada a dever para a Canon SX240 em qualidade de imagem.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  3. A dúvida era essa mesmo! Eu fiquei tentado demais a comprar a Canon SX240 mesmo, mas fora d´água você acha que a TS4, mesmo com os controles automáticos, teria resultados próximos da Canon?

    Obrigadão pela ajuda Rodrigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, terá porque ela possui o mesmo sensor que foi muito elogiado na FZ47. O único problema é a lente mais escura, mas o nível de qualidade de imagem é praticamente o mesmo de uma SX240.

      Excluir
  4. Rodrigo vc conhece algum programa que organiza as fotos tipo: foto 001,foto 002,foto 003...e assim vai,pois atualmente faço manualmente,demora muito pra organiza-las

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba, o próprio Windows faz isso selecionando todas as fotos em uma pasta e apertando a tecla F2 para nomear a primeira. Dessa forma, ao apertar ENTER, todas as fotos da pasta são numeradas entre parênteses.

      Excluir
  5. Obrigado Rodrigo,nem sabia disso,n tem como tirar o parênteses não??sem ser manualmente

    ResponderExcluir
  6. Ok,muuuuito obrigado,não dar pra acreditar que até hoje eu organizava manualmente uma por uma minhas fotos,isso vai mim ajudar muuuuito

    ResponderExcluir
  7. O que exatamente vc quis dizer com "A primeira objetiva zoom com abertura de fixa"???
    Eu tenho uma nikkor das antigas, 35-70mm que é f/2.8. Uma senhora lente!
    Mas que tudo essa zuiko aí!! que vontade, hehe. Me faz ver que, dentre minhas próximas aquisições para o sistema m4/3 (ainda penso em tubos de extensão, a 100-300mm da panasonic, um flash externo), preciso providenciar o adaptador para uso de lentes 4/3 no sistema m4/3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que essa é f/2.0 e agora saiu aquela Sigma f/1.8, mas f/2.8 tem várias pra um monte de sistemas. Essas duas é que chamam atenção por serem muito claras.

      Excluir
    2. aaah tá, então o critério é a claridade. Valeu pelo esclarecimento! :)

      Excluir

Related Posts with Thumbnails