Agora virou moda as fabricantes lançarem dois modelos de reflex semelhantes sendo uma delas com ausência de algum filtro fazendo com qu seja própria para algum nicho específico da fotografia e foi a vez de a Pentax fazer isso com a sua K5 II. Neste caso, a K5 IIs não possui o filtro anti aliasing evitando o indesejável efeito moiré em algumas situações, caso idêntico ao das Nikon D800 e D800e. E paga-se mais pela ausência de um filtro! Vamos às especificações que são todas comuns às duas câmeras.
![]() |
Pentax K5 II possui corpo bem robusto |
As Pentax K5 II e K5 IIs são equipadas com sensor CMOS de 16.3MP (APS-C com 16.9 MP de resolução total); possuem 11 pontos de autofoco; possuem estabilização pelo sensor; fazem fotos apenas na proporção 3:2; sensibilidade ISO 80-51200; fotômetro de -5 a +5; tempo de exposição varia entre 1/8000 e 30 segundos incluindo modo bulb e sincronia com flash de 1/180; modo contínuo de 7fps; seu flash possui alcance de até 13 metros; fazem vídeos Full HD com taxa de 25fps no formato AVI e som mono; seu monitor LCD mede 3 polegadas e possui viewfinder com 100% de cobertura da visão; são alimentadas por bateria com capacidade para 980 fotos por carga. Estarão disponíveis a partir de 15 de outubro no exterior custando 1200 dólares o corpo da K5 II, 1300 dólares o corpo da K5 IIs, 1350 dólares a K5 II + 18-55mm e 1550 dólares a K5 II + 18-135mm.
![]() |
Dial de exposições com as várias opções que só a Pentax possui |
As especificações são praticamente idênticas às da antecessora Pentax K5, só perderam o microfone interno estéreo, agora só capta o som em mono mas há entrada para microfone externo. A grande mudança é o novo sensor de foco SAFOX X com uma tecnologia avançada de rastreamento de foco em movimento. Possui também GPS opcional. Este lançamento fez o preço da K5 despencar, o que ela o consumidor a pensar duas vezes antes de adquirir esta nova versão.
![]() |
Senti falta de um LCD móvel mas há controles em abundância |
Opinião do blogueiro: Sinceramente, mudar apenas o sensor de foco (tudo bem que parece fazer grande diferença) é muito pouco para uma câmera que estará custando cerca de 350 dólares a mais que sua antecessora quando começarem as vendas. Por que não incluir um LCD móvel, uma sensibilidade ISO maior, uma bateria mais durável, ou diferentes proporções de fotografia como 16:9, 4:3, etc.? Algo além do sensor de foco que justificasse o alto preço em relação à anterior. Não recomendadas na data desta postagem, é preciso esperar abaixar o preço para valer a pena.