23 de abril de 2012

Prêmio TIPA 2012

   A Technical Image Press Association (TIPA) todos os anos elege o que aconteceu de melhor no ano anterior em fotografia e cada ano é em uma cidade diferente, a edição de 2012 aconteceu semana passada na Cidade do Cabo na África do Sul. Vou listar aqui as principais premiações nas várias categorias e subcategorias existentes e um pequeno comentário sobre elas:
Câmeras compactas

Superzoom - Fuji X-S1: Quase barbada. A concorrência era boa mas, tecnicamente, o modelo da Fuji conta com um sensor maior que era algo que não acontecia há cerca de 5 anos em uma superzoom.

À prova d'água - Pentax WG-2: A antecessora foi um fiasco em qualidade de imagem mas, se refizeram o sensor, pode se tornar melhor que a concorrente da Panasonic.

Expert - Canon G1 X: Barbada total. Nenhuma compacta hoje chega perto dela, quem sabe esse ano a concorrência não chegue pesado para abaixar o preço exorbitante dela?

Geral - Samsung MV800: Essa ganhou pelo design inovador, possui um grande monitor OLED basculante que permite que se use a câmera em várias posições diferentes para capturar cenas difíceis.
Samsung MV800 e seu design inovador ainda não copiado pela concorrência
Câmeras de sistema sem espelho

De entrada - Olympus PEN E-PL3: Nessa categoria a briga é muito parelha, muitos modleos no mesmo nível e acho difícil apontar uma melhor. De qualquer forma, essa Olympus parece ótima escolha.

Avançada - Panasonic GX1: Lindo visual retrô, autofoco e modo contínuo muito rápidos. Escolha bastante acertada, na minha opinião.

Expert - Sony NEX-7: Possui altíssima resolução de 24MP e muito mais ágil que as outras NEX pela quantidade maior de botões e controles de acesso direto às funções sem necessidade de menu.

Pro - Fuji X-Pro1: Ela tinha uma concorrente de muito peso e que eu achava até que ganharia, a Olympus OM-D EM-5 que eu julgo ser a mirrorless mais avançada atualmente mas também foi uma boa escolha.

Rangefinder (premium) - Leica M9-P: Barbada também, né? Ou alguém tem cacife pra brigar com Leica nessa categoria?
Lindíssima Leica M9-P
Câmeras reflex

De entrada - Nikon D5100: Acho que a falta de motor de foco é uma limitação significativa desta câmera mas a qualidade de imagem dela é inegável.

Avançada - Sony Alpha A65: Justíssima a escolha desta representante do sistema SLT que eu sou fã. Acho que a Sony tme tudo pra crescer nesse segmento e brigar de igual pra igual com as tops.

Expert - Nikon D800: Barbada! Essa câmera monstruosa não tem concorrência. Falar o que de quem possui sensor de 36MP (resolução alta até para Full Frame) com baixo ruído?

Pro - Canon 1D X: Tinha uma concorrente de peso, a Nikon D4 que está no mesmo nível mas processador triplo e o modo contínuo super rápido fazem diferença.

Para vídeo - Canon 5D Mark III: Dá a impressão de ser uma categoria criada só pra ela, não tem concorrência atualmente. Parece que a Canon saiu na frente e a outras correm atrás.
Painel traseiro da Nikon D5100: Primeira reflex desta marca a usar visor totalmente móvel
Objetivas

De entrada - Sigma 18-200mm f/3.5-6.3 II DC OS HSM: Se a primeira versão já era ótima, a segunda é melhor ainda, certamente. Só quem já usou conhece a qualidade desta super lente.

Expert - Sigma APO Macro 180mm f/2.8 EX DG OS HSM: Se nome pomposo ganhasse prêmio então essa objetiva Sigma deveria ganhar dois. Tele com macro não é pra qualquer um.

Pro - Canon EF 8-15mm f/4L USM Fisheye: Pra mim é uma enorme surpresa, eu jamais imaginaria que uma objetiva fisheye fosse escolhida a melhor do ano. Deve ser muito boa.

De entrada para mirrorless - Tamron 18-200mm f/3.5-6.3 Di III VC: Essa eu já esperava, é a primeira objetiva "faz tudo" para o sistema Sony NEX. Escolha acertadíssima!

Fixa para mirrorless - Olympus M. Zuiko Digital ED 12mm f/2.0: Possui o novo sistema ZERO de correção de distorções que promete fazer dela a lente fixa mais nítida da atualidade.

Expert para mirrorless - Lumix G X Vario PZ 14-42mm f/3.5-5.6: Objetiva zoom de tamanho reduzidíssimo como se fosse uma fixa e possui alavancas de zoom em vez de anel. Ótima objetiva.
A Lumix G X 14-42mm deveria ser uma lente de kit comum, mas não é
Outras categorias

Tripé - Gitzo New Systematic Series: Fabricado pela Manfrotto, mais famosa fabricante de tripés do mundo. E são caros...

Armazenamento - Sony XQD Memory Cards: Novo padrão de cartão de memória baseado na tecnologia do Compact Flash, até agora só usado pela Nikon D4.

Dispositivo móvel - Samsung GALAXY Nexus: Aparelho celular com câmera de 5MP desenvolvido em conjunto por Samsung e Google.

Software - Adobe Photoshop Elements 10: Voltado para usuários domésticos e que não necessitam dos filtros mais avançados.

Iluminação - Flash Nikon SB910: Evolução do SB900 que já era excepcional. E sem essa de dizer que o SB900 esquentava hein?

Impressora - Epson Stylus Photo 1500W: Desenvolvida para usuários mais avançados e uso profissional, garante maior fidelidade de cores.
GALAXY Nexus é um dos aparelhos de telefonia móvel mais cobiçados do momento
   Esta lista passa a ser uma ótima fonte de pesquisa de bons equipamentos a se adquirir e dá pra consultar as listas de anos anteriores no site da TIPA. Já escrevi matérias sobre quase todas as câmeras e lentes citadas, é só fazer uma busca aqui mesmo no Foto Fácil, no Resumo Fotográfico ou na Distribuidores & Mercado Brasil.

5 comentários:

  1. Fuji X-S1 ? não é aquela mesma câmera que tem os "white orbs"? sensor com erro de projeto ganhando concurso ? Corram para as colinas!!!!

    Sony Alpha A65 ? se a pessoa pode comprar uma concorrente que é mais barata e bem melhor por quê indicar justo essa ? não concordo...

    Samsung GALAXY Nexus ? não cocncordo, tem telefone mais barato com câmera bem melhor que a dele... e do mesmo preço tem aparelho ios, android e Windows phone tudo com câmera melhor

    maaaaasss... concordo com todo o resto da lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema da X10 ainda não foi observado na X-S1, talvez por se tratar de uma lente diferente que é mais escura e por ter muito mais elementos ópticos que terminam fazendo a incidência de luz ser menor já que o problema só ocorre em intensidade muito alta de luz.

      Sobre a A65, é apenas uma opinião, acho válido o sistema SLT que tem uma vantagem significativa em relação ao DSLR por permitir que se use o live view com um autofoco decente, coisa que ainda é impossível nas DSLR.

      Sobre o Nexus, não entendo nada de celular rsrsrs. Seria bom mais comentários dizendo o que concordam e não concordam.

      Excluir
  2. A Fuji X Pro1 e a Leica M9-P, não seriam o mesmo tipo de camera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série M da Leica é rangefinder, a Fuji X100 poderia ser uma concorrente dela mas possui lente fixa.

      Excluir
  3. GA-MEI nessa Leica. Nem preciso olhar o preço pra saber que ela esta´totalmente fora das minhas possibilidades, rs.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails