19 de abril de 2012

Nikon D3200: Reflex de entrada com 24MP

   A Nikon resolveu apostar em algo diferente para suas reflex de entrada: A altíssima resolução. Além de ajudar a vender mais, a tecnologia atual dos sensores e processadores permite que se use essas altas resoluções sem que haja tanta perda de qualidade. Obviamente o nível de ruído aumenta mas essa resolução também ajuda quando for necessário fazer recortes com menor perda de nitidez.
Fora a enorme mudança na resolução, é quase uma cópia da  antecessora
   A Nikon D3200 conta com sensor de 24MP; possui 11 pontos de autofoco; só faz fotos na proporção 3:2; sensibilidade ISO 100-12800; fotômetro de -5 a +5; tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos e sincronia com flash de 1/200; modo contínuo de 4fps; seu flash possui alcance de 12 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV; possui LCD de 3 polegadas e viewfinder com 95% de cobertura; e é alimentada por bateria com capacidade para 540 fotos por carga.
Praticamente também não há nenhuma mudança no painel traseiro
   O motor de foco interno continua fazendo falta mas possui entradas para microfone externo com plug de 3.5mm, é compatível com a unidade de GPS GP-1 e o novo dispositivo wi-fi WU-1a que além de transferir as imagens para outros dispositivos, permite também que se opere remotamente a câmera em dispositivos Android ou iOS.
Pequeno dispositivo Wi-Fi que custará cerca de 60 dólares
   Opinião do blogueiro: Desta vez não houve o enorme salto de qualidade que houve da D3000 para a D3100 (esta última é muito parecida em vários aspectos com a D3200) mas conta com armas poderosas como a alta resolução e o dispositivo wi-fi além da opção de um microfone externo. Estará disponível a partir do final de abril no exterior, nas versões preta e vermelha e o preço inicial do kit com a objetiva 18-55mm é de 700 dólares.

7 comentários:

  1. Bastante chamativa a cor que colocaram no modelo de lançamento.

    Agora, 24mp em formato DX, dá para esperar bastante ruído, não?

    Claro, vai entusiasmar quem considera exclusivamente a densidade de pixels como o índice de capacidade de uma câmera.

    Parabéns pelo post, esclarecedor como de costume.

    ResponderExcluir
  2. A queda dos mp era bom demais pra ser verdade.

    ResponderExcluir
  3. Vamos aguardar a sucessora da D5100 pra ver se ela faz isso nas duas reflex de entrada ou se ela deixa uma pra vender mais e outra pra ter mais qualidade. Tá na cara que os 24MP é pra vender mais.

    ResponderExcluir
  4. Motion blur, diffraction and noise are not impacted by high megapixel count.

    Noise
    Ever realized why there are two types of charts in DxOMark – Screen and Print? That’s because screen displays the chart information for images tested at 100% resolution. Instead, print is tested at 8 megapixels. DxOMark does this because they know if they examined/compared pictures from different cameras, the camera with a lower pixel count will definitely have an advantage at 100%. That’s why those test charts on the net aren’t an accurate way to compare sensors. The best way to compare sensors is to compare their pictures at the same display size. If displayed at a lower resolution, the SNR performance will increase. The effect is similar to pixel binning.

    Many are misleaded by many review sites who compare 100% crops, and so are effectively comparing the amount of noise per pixel, even when those pixels represent different percentage of the total image. Moreover, the microlens design have already reduced the loss of light from gaps between photosites, so the advantage of a lower pixel count sensor is reduced.



    Read more on NikonRumors.com: http://nikonrumors.com/2012/04/09/motion-blur-diffraction-and-noise-are-not-impacted-by-high-megapixel-count.aspx/#ixzz1sYhpDy9y

    ResponderExcluir
  5. Na teoria, é o mesmo sensor das Sony NEX7 e SLT-A77. Óbvio que não terá o desempenho em iso elevado da D3100, muito menos da D5100. Mas pra uma DSLR de entrada, não é de todo ruim esse aumento na resolução, pelos aspectos que vc mencionou. Quem está chegando a esse patamar, não tem a mesma exigência que um usuário experiente já tem. Então, é pouco provável que vá considerar essa resolução uma "limitação" da câmera. E com o tempo, com o quase inevitável crescimento do conhecimento e da exigência, pode partir pra câmeras que ofereçam algo mais do que apenas megapixels extras... Não seria por aí, Rodrigo?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais ou menos isso aí, tudo tem um propósito e alta resolução em reflex nunca é de todo ruim.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails