16 de março de 2012

Sony A57 e a consolidação das SLT

   A Sony abandonou o tradicional sistema DSLR e adotou o SLT que me agrada bastante. Ele tenta reunir o que há de melhor nas reflex e nas compactas conseguindo um autofoco razoavelmente rápido quando usado o Live View, algo que parece ainda muito distante nas reflex tradicionais.
Por fora parece bem robusta
   A Sony A57 é equipada com sensor APS-C de 16MP; 15 pontos de autofoco; possui 1200 pontos de medição de luz; possui estabilização no seu sensor; faz panorâmicas, inclusive 3D; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos incluindo modo bulb e velocidade de sincronia com flash de 1/160; o alcance do flash é de até 10 metros; modo contínuo de até 12fps limitado a 23 imagens; sensibilidade ISO 100-16000; faz vídeos Full HD com taxa de 50fps com som estéreo em formatos AVCHD e MP4; seu LCD móvel mede 3 polegadas e o viewfinder é eletrônico; e é alimentada por bateria com capacidade para 590 fotos por carga.
LCD móvel tem bastante utilidade nesta câmera, diferente do que acontece nas reflex tradicionais
   Opinião do blogueiro: Câmera indicada principalmente pra hobbystas que querem apenas ter uma melhor qualidade nas suas imagens. Não dá pra competir com as concorrentes que hoje chegam a ISO 25600 facilmente e baterias mais duráveis que a deste modelo, além do tempo de exposição um tanto modesto para as atuais reflex. Cotada inicialmente em 700 dólares o corpo, e 800 dólares com objeitva 18-55nn.

36 comentários:

  1. Realmente não entendi o comentário "Não dá pra competir com as concorrentes que hoje chegam a ISO 25600 facilmente". A Sony A55 ou A57 compete diretamente com a Canon 600D e a Nikon D5100, que chegam a ISO 25600 no seu maximo (12800 no caso da 600d). Fora o fato de que usar um ISO desses numa SLR de entrada como essas vai acabar gerando imagens com ruido de qualquer jeito. ISO 25600 é algo pra Canon 5D ou 1D... beeem mais caras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, é só para efeitos de comparação de especificações técnicas, só isso. Como tem sido feito desde o início do blog.

      Excluir
    2. Blz Rodrigo, só comentei porque pareceu que o alto ISO fosse algo fundamental pra a escolha ou não da A57/55. Eu já ponderei muito entre os 3 modelos que mencionei, e sinceramente não gastei a grana na A55 pelo fato dela estar mais cara que as concorrentes e ter muito menos lentes no mercado do que Canon e Nikon, apesar de achar a tecnologia dela muito legal.

      Excluir
  2. Parece uma máquina interessante, mas não sei se justifica o investimento ($800), senão pela novidade (modismo). Afinal, a própria Sony está anunciando, no seu site americano, a a35 (DSLR nem tanto inferior a esta) por $949 - com kit de lentes 18-70 e 55-200 e MS de 16G (classe 10).
    Mas o post, como de costume, é muito esclarecedor. Agora, os ISO's acima de 12 mil servem, mesmo, apenas como referencial de comparação, pois não me imagino precisando desse nível de sensibilidade no dia a dia.

    ResponderExcluir
  3. Preciso de uma ajuda!! Tenho uma loja de roupas e estou criando um novo blog de moda. Vou precisar tirar sempre foto das roupas, das modelos, dos eventos...Quero uma camera boa, com uma resolução excelente! Estou na dúvida entre a Nikon d3100, a d5100 e a canon t3i. Qual seria a melhor? Sou totalmente leiga no assunto, mas estou disposta a aprender! rs
    Desde já obrigada!!
    Maiara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maiara, obrigado pela presença no blog.

      Essa área de moda exige, mais do que um bom equipamento, um grande conhecimento em fotografia e iluminação. Em vez destas 3 que citou, recomendo a Canon T3 que é mais barata e tem todos os recursos necessários para o que quer. Mas será preciso investir em conhecimento, não adiantará fotografar no automático, tem que ter conhecimento de iluminação, fotometria e o básico da fotografia senão os resultados não serão tão bons.

      E resolução é apenas o tamanho da foto!

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  4. Oi Rodrigo! Desde já obrigada pela atenção!!
    Qual seria a diferença da Canon T3i para a T3? E porque você recomenda mais ela à Nikon d3100? Qual das duas marcas é considerada mais fácil de usar? Desculpa o interrogatório rs
    Obrigada!
    Maiara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As diferenças entre T3 e T3i você pode ver aqui: http://www.foto-facil.com/2011/02/canon-t3-e-t3i-as-primeiras-dslr-de.html

      Prefiro a T3 por custar menos e ter os mesmos recursos da D3100 e sem o problema da falta de motor de foco que impede o uso de autofoco nas reflex mais baratas da Nikon, como a D3100.

      Não tem uma marca mais fácil, alguns se adaptam melhor à Canon, outros à Nikon. E pergunte tudo o que precisar pra ter certeza de comprar o equipamento certo para você.

      Excluir
    2. Rodrigo... Só para complementar... Se me permite... rsrsrs

      A D3100 realmente não possui motor de foco na máquina, porém isso não impede o uso de autofoco. Ocorre é que você acaba tendo que comprar lentes com motor de foco na lente que são mais caras. A lente que vai com a câmera, 18-55 mm, já possui motor de foco.

      Rodrigão... é que pelo post, para quem está iniciando, parece que na D3100 não possui autofoco..rs

      Abração.
      Bruno.

      Excluir
    3. Obrigado pela colaboração Bruno, está certíssimo.

      Excluir
  5. Oi Rodrigo, obrigada pela atenção e educação!
    Dei uma lida no post e acho que agora consegui me decidir rs Acredito que vou comprar a Canon T3i (por fazer video em full hd, coisa que a T3 não faz, prefiro investir um pouco mais agora do que me arrepender depois).
    Bom, primeiro passa dado agora estou perdida quanto as lentes. rs Você me aconselharia a comprar já alguma (aproveitando que vou poder comprar mais barato fora do pais)? Qual seria a ideal?
    Obrigada!!
    Maiara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente é preciso primeiro conhecer o equipamento e aprender a usá-la totalmente para depois pensar em lentes e acessórios mas como já tem a oportunidade de comprar agora no exterior, é preciso definir o uso que a câmera terá, que tipo de fotos serão feitos para escolher lentes de acordo com o seu uso. E saiba que optando pela T3i estará arcando com um nível de ruído maior devido a resolução muito alta.

      Excluir
  6. Aiii..o que seria esse "nivel de ruido" rsrs agora você me pegou rs.. Em que ele pode me prejudicar?
    Os tipos de fotos que eu tiro são de modelos com as roupas da loja e também das peças sozinhas. Basicamente usarei para essas duas funções. Usarei também sempre que tiver evento na loja, para fotografar os clientes e etc..enfim, esse tipo de coisa mesmo! Nada "anormal"
    Mais uma vez obrigada!
    Maiara

    ResponderExcluir
  7. Ruído são os indesejáveis pontinhos coloridos e aberrações cromáticas que aparecem com maior frequência nas fotos feitas por câmeras de resolução muito alta mas, no seu caso, se vídeo Full HD for importante não tem como evitar isso. De qualquer forma, a T3i é uma boa câmera.

    ResponderExcluir
  8. Ihh, mas então a imagem fotográfica não fica muito nítida? Nossa, como leiga, pensava que quanto maior a resolução seria melhor a imagem e diminuiriam esses pontinhos rs Não tem nada a ver? Agora já estou quase mudando para a T3..ai que confusão na cabeça! rsrs

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo, só mais uma dúvida..você sabe quanto está mais ou menos a t3i aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem a ver com nitidez, tem a ver apenas com ruído mesmo. Só vendo exemplos pra você saber. Esses ruídos normalmente aparecem mais quando você amplia as fotos ou usa ISO muito alto. A T3i deve estar em torno de 2100 reais.

      Excluir
  10. Sim, sim..agora entendi!
    Dando uma pesquisada vi que ela tem a opção de vir com um kit..que vem uma lente 18-55mm..você recomendaria comprá-lo ou apenas a camera mesmo e outro tipo de lente?
    Ahh..e li também que na Europa, por exemplo, ela é vendida como 600D e não t3i, é isso mesmo?
    Obrigada pela paciência e ajuda!
    Maiara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, na Europa é 600D e na Ásia é Kiss X5. Se tiver a opção de comprar a câmera com uma lente 18-135mm é uma melhor opção.

      Excluir
  11. Olá Rodrigo, ótimo blog!

    Estou na duvida, qual seria uma "melhor compra", Canon T3 18-135mm ou Canon T3i 18-55mm, e porque seria? rs.

    Desde já obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 18-135 porque é uma lente mais versátil. A câmera termina importando menos do que a lente.

      Excluir
    2. É acho que vou optar por esta mesmo, sabe de alguma loja online confiável para comprar? Aqui na minha cidade está mais caro do que as que ficam anunciadas na internet, mais seilá, não sei se são confiáveis asiuhasuiasui

      Excluir
    3. Tem um link aqui ao lado esquerdo escrito "Compare preços", antes tinha uma figura mas o dono reclamou os direitos dela e ficou apenas escrito "Câmera Digital", clique ali pra fazer uma busca. Como não compro online não posso dizer quais lojas são confiáveis.

      Excluir
  12. Voce compraria a d5100 ou a A57 o valor da sony esta igaul ao modelo 3100 da nikon e o da nikon 500 reais a mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o tipo de pergunta que não posso responder pois câmera é algo pessoal e o que é bom para mim pode não ser bom para você. Preciso saber se a câmera será para uso profissional ou para hobby e qual é o seu orçamento. Talvez haja uma indicação melhor do que essas duas.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  13. Olá Rodrigo!

    Não encontrei informações no blog a respeito da Sony A37. É uma boa câmera se comparada a uma T3i e D5100? Consegui a A37 por R$ 854,00 no Submarino em uma promoção relâmpago, e agora estou em dúvida se efetivo a compra ou não. O objetivo é usar a câmera pra hobby.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é totalmente recomendável e está no mesmo nível da concorrência, mas com toda ressalva que faço em relação às reflex Sony: não se encontra lentes para este sistema a preços justos aqui no Brasil, só irá conseguí-las comprando no exterior.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado Rodrigo!

      Gosto muito de fotos com o fundo desfocado, então pretendo comprar a 35mm f1.8. No próprio site da Sony esta lente está custando R$ 699,00. Um valor aceitável até, você não acha? Em principio creio que esta lente e a do kit atenderão perfeitamente as minhas necessidades.

      Excluir
    3. Sim, mas com uma câmera com sensor desse tamanho, saiba que pode fazer fundo desfocado com qualquer lente, não saia comprando outras lentes antes de usar bastante a lente do kit, pode ser que outra lente seja até desnecessário no seu caso.

      Excluir
    4. Certo Rodrigo. Obrigado pelas dicas!

      Excluir
  14. olá, quanto tempo de vídeo posso fazer com a sony a57?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 29 minutos contínuos, mas os arquivos são separados a cada 2GB (o que ocorre aproximadamente a cada 10 minutos) pois é o tamanho máximo de um arquivo de vídeo que esta câmera suporta.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. entendi, mas isso na resolução máxima?

      Excluir
    3. Em Full HD sim. Talvez em HD possa filmar por mais tempo e em VGA com certeza dá pra filmar mais tempo, mas pode haver superaquecimento do equipamento já que câmeras fotográficas não foram desenvolvidas para filmar por longos períodos.

      Excluir
  15. Esse post ainda esta ativo.
    Gostaria de saber se tem como mudar o valor da exposição quando estou filmando com a sony a57, comprei uma lente mais clara de 1.8, mas quando começo a filmar ela muda para 3.5, já procurei por tudo e não consigo mudar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A abertura máxima só é liberada se usar foco manual. É assim em todas as SLT Sony.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails