22 de março de 2012

Aplicativos e sites úteis para fotografia

   Resolvi reunir aqui alguns aplicativos e sites que prestam um belo serviço de utilidade tanto para fotógrafos profissionais quanto aos amadores. Dicas que ajudam a armazenar suas fotos, treinar suas habilidades, recuperar arquivos perdidos e até a comprar no exterior!

   Todos aqui devem conhecer o Flickr, Olhares, Picasa mas um site para armazenamento de imagens que tem crescido bastante é o 500px que permite que divulgue no seu perfil várias informações de contato como e-mail, redes sociais, sites, blogs e até de seus equipamentos. Você pode listar todas as câmeras, lentes e outros equipamentos fotográficos que possua.

   Outro site bastante interessante é do CameraSim, um espetacular simulador destinado ao aprendizado e aperfeiçoamento de suas habilidades com os controles manuais. Ideal para quem está começando e quer aprender a usá-los. Dica fornecida pelo colega do blog Alicino de Moura.

   Quem observa a lista de sites e blogs aqui ao lado esquerdo já deve saber que sigo o blog do José Loureiro, talvez a minha maior fonte de aprendizado com explicações muito detalhadas sobre técnicas e equipamentos fotográficos. Vale muito a pena seguir este site. Ele é brilhante.

   Agora, entrando na parte de aplicativos, começo com a Calculadora de impostos para compras internacionais. Todo mundo aqui já comprou ou tem muita vontade de comprar equipamentos no exterior pois os preços são muito mais atraentes mas o imposto afugenta muitos de nós. Para evitar surpresas, esta calculadora nos dá uma base de quanto será o valor final do produto desejado podendo compará-lo com os valores praticados no Brasil para saber se vale a pena. Acessem o site do colega Felipe Boca para saber os detalhes de uso desta calculadora.

   Dois aplicativos do fotógrafo Leo Terra, autor dos cursos da Teia do Conhecimento, fazem muito sucesso e foram divulgados no Mundo Fotográfico: Uma calculadora de profundidade de campo e uma calculadora para determinação de resolução. Ambos possuem versões para Mac e Windows, abaixo:

Autor: Leo Terra

Autor dos cursos da Teia do Conhecimento

Disponível no Mundo Fotográfico

    Para finalizar, um aplicativo para recuperar fotos perdidas do seu cartão de memória chamado Pandora Recovery e teve um tutorial criado pelo fotógrafo Eduardo Valente e divulgado no site Fotografia-DG

   Acredito que os sites e aplicativos listados aqui sejam de utilidade para todos os fotógrafos no dia-a-dia seja profissional ou por hobby.

10 comentários:

  1. Post espetacular... muito útil mesmo... parabéns como sempre por estar sempre atualizando o blog...

    ResponderExcluir
  2. Valeu Bruno, garimpei bastante pra montar essa postagem.

    ResponderExcluir
  3. Dicas preciosas,...Gostei muito do site do José Loureiro e do aplicativo para recuperar as fotos,..
    Parabéns Rodrigo,...

    ResponderExcluir
  4. O 500px é um espetáculo, cada foto linda que fico com vergonha de postar minhas fotos humildes HUShUAhsuHAsuha

    ResponderExcluir
  5. Ae Rodrigo, espero anciosamente pela galeria de março rs!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rodrigo, desculpe a minha ignorância mas no manual não achei a resposta pra minha dúvida. Eu acabei comprando a Canon SX 130 e gostei muito. Ela não tira aquelas fotos que vc centraliza o objeto e ao redor fica desfocado ??? Deu pra entender com esta explicação nada técnica ?!?! rs
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, obrigado pela presença no blog. Se for algo próximo da câmera é só usar a função macro.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  7. Ótimas dicas!! Vou recomendar as dicas no blog!! :-)
    Abs!!

    ResponderExcluir
  8. Ae Rodrigo, toda a galera esperamos anciosos pelo material de Abril!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails