31 de outubro de 2011

Vida útil de câmeras reflex: Verdades e mitos

   Muito se fala sobre a vida útil das câmeras em geral e existe muito mito, muito boato nessa história. Para entender tudo isso é preciso saber a que se deve essa tal vida útil. As câmeras possuem um dispositivo chamado obturador e a função dele é a de determinar o tempo de exposição de cada clique, por quanto tempo ele ficará aberto captando a luz do ambiente. E o que é o obturador? A grosso modo, é uma cortina que abre e fecha determinando o tempo de exposição. Mas ainda não é isso que tem a ver com a vida útil deste dispositivo e sim, quantas vezes este dispositivo será acionado, esta cortina será aberta.
A cada clique o obturador é aberto e a luz "entra" pela lente

   Nas câmeras reflex há um desgaste natural desta cortina pois é um dispositivo mecânico e todo dispositivo desta natureza tem um ciclo de vida útil. Um dos mitos é o de que toda câmera possui desgaste do obturador determinado por um ciclo de vida útil, nas compactas e câmeras sem espelho o obturador é eletrônico e não há esse desgaste predeterminado, o que não quer dizer que a câmera vá durar para sempre. O segundo mito é o de que sua câmera vai simplesmente parar assim que o obturador dela alcançar o número de cliques predeterminado pela fabricante para o fim da vida útil. Isso é apenas uma estimativa e seu obturador pode durar muito mais do que o estipulado mas também pode durar menos. O uso excessivo de modo contínuo (disparos em sequência), por exemplo, pode diminuir a vida útil do obturador.
Esquema completo do obturador de uma câmera de filme 35mm

   O terceiro e mais recorrente mito é o de que os vídeos reduzem drasticamente a vida útil do obturador. Essa confusão se deve ao fato de os vídeos possuírem uma taxa de 24 ou 30fps (frames ou quadros por segundo), e recentemente até 60fps. Fazendo as contas de um vídeo de 2 minutos com taxa de 30fps teríamos 3600 frames disparados em apenas 2 minutos! Ora, meus amigos, se isso fosse verdade então teríamos obturadores que durariam apenas alguns minutos. A cada vídeo, o obturador é acionado apenas uma ou duas vezes independente da duração do vídeo. Ele é acionado no início e no fim do vídeo apenas mas algumas fontes consideram que ele é acionado apenas no início do vídeo, quando o espelho é levantado.

   Agora, uma tabela que encontrei com a vida útil dos obturadores de algumas reflex Canon:
   Assim que eu conseguir uma tabela semelhante da Nikon vou postar aqui também, e se algum leitor a tiver, favor compartilhar conosco. Para terminar, um link interessante que achei em um fórum de fotografia e mostra  uma base de dados de usuários informando a vida útil de suas câmeras: http://www.olegkikin.com/shutterlife/sitemap.php que mostra algumas curiosidades bizarríssimas como o obturador de uma Canon XS que já está chegando aos 800 mil cliques, uma Nikon D3 que já passa dos 8 milhões de cliques, uma Canon 1Ds que "morreu" com 176 cliques e uma Nikon D90 que morreu com 2 cliques.

Obs: Não aparece na tabela mas o número estimado de vida útil da Canon T2i é de 100 mil cliques.

   Foto do obturador: Blog da Laura Lopes
   Tabela de obturadores Canon: Blog da Iphoto
  

30 comentários:

  1. Pena não ter nenhum dado da S2800 :(

    Pelo que já li pareçe que o obturador da Nikon dura mais do que os da Canon, não?

    ResponderExcluir
  2. Olá Sergio, leia de novo o texto e veja que seu comentário encontra-se em um dos mitos a que o título da postagem se refere.

    Não tem como afirmar que o obturador Nikon dura mais que o Canon, depende da categoria em que a câmera se encaixa. Hoje a Canon já possui uma câmera com 400 mil cliques garantidos, a Nikon ainda não chegou nesse nível mas acredito que chegará com as novas D4 e D800, são do mesmo nível.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Rodrigo, como tu mesmo escreveu, por não ser mecânico dura muito, mas não é infinita a vida útil.

    Seria bem interessante saber quanto a nikon coloca como limite para a D700 e D3x.

    Vamos esperar para ver se alguém responde !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da D90 para baixo, a maioria das câmeras tem vida útil estimada de 200 mil cliques, mas já soube de uma D90 com mais de 150 mil e contando.

      A D3 e cia é estimado em 300 mil cliques, mas certamente muitos fotógrafos por aí passaram disto.

      A D700 é estimada em 150 mil, mas conheço uma fotógrafa de dança que estava em 300 mil a um ano atrás.

      A minha D90 está em 62 mil, se não me engano, mas o espelho travou em 34301 cliques. Eu consegui destravar sozinho horas depois, mas dá medo. Ele parece ser incrivelmente frágil.

      A minha Panasonic FZ28 está com 41 mil cliques, e funcionando. O botão de disparo é que está em curto no segundo nível e a borracha da empunhadura que está ruim. E eu tenho certeza que o obturador dela é mecânico, pois eu escuto ele quando o ambiente está silencioso.

      A D90 que pifou no segundo clique já devia estar pifada antes, só esperando alguém apertar o botão para dar pane de vez.

      Excluir
  4. D3x são 300 mil e D700 são 200 ou 250 mil, essa eu não tenho certeza.

    Nas compactas não há uma vida útil predeterminada do obturador pois não há o desgaste natural mas todos os componentes eletrônicos estão sujeitosaos problemas normais. O ideal é não ficar se preocupando com isso posi tem muita gente que acha que compacta tem essa tal vida útil.

    ResponderExcluir
  5. Pelo que li a D7000 Nikon vai a 150 mil. Então não vou me preocupar. Ainda faltam uns 149 mil e poucos clicks. Mas vou evitar usar os continuos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O termo "vai a" é impreciso. o 150 mil é a vida útil mínima estimada, se não me engano. Se seguiram o que eu sei de estatística, é para menos de 1 % (3 desvios padrão) enguiçar antes desta marca.

      Excluir
  6. Amigo Rodrigo, vc tem alguma matéria ou algum link com informações sobre os diferentes tipos de viewfinder ?

    ResponderExcluir
  7. Ainda não mas já fica a sugestão para uma matéria em breve.

    ResponderExcluir
  8. Oi Rodrigo, como muitos outros estava em dúvida quanto a escolha de uma boa máquina e acabei caindo aqui no seu blog !!! Eu tinha uma Nikon L120 mas com um mês de uso me roubaram, mesmo assim percebi que ela tremia e não conseguia mexer em algumas coisas por ser automática (descobri isto com vc). Então resolvi apostar em você e acabei de receber a minha SX130 !!!! Agora vou futricar nela e quem sabe vou ateé fazer um cursinho bááásico de fotografia...rsrs..fiquei meio enlouquecida com tanta informação que tem atrás de uma simples foto !!! Enfim....vim mesmo pra agradecer e parabenizá-lo pelo blog !!! Vc deve ser um excelente profissional e melhor...que gosta do que faz !!!! Vou lá me divertir um pouquinho!!!
    Abraço
    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Olá Márcia, obrigado pela presença no blog.

    Que bom que a nova câmera aumentou sua vontade de aprender mais sobre fotografia! Hoje mesmo estarei anunciando um novo curso básico para quem é do Rio de Janeiro.

    Boas fotos!

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post!
    E pra quem gosta muito de modo contínuo é so usar uma compacta.

    ResponderExcluir
  11. Não sei se a minha câmera se encaixa mas vamos lá, eu tenho uma NEX 3 (sim, é uma mirrorless) e notei que o obturador tem as famosas "cortinas" mecânicas, então, posso atribuir a regra do desgaste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vai ter desgaste mecânico, mas vai demorar. O manual deve dizer qual é a vida útil estimada.

      Duvido que seja abaixo das 50 mil. Aliás, duvido que seja abaixo de 100 mil.

      Excluir
  12. Há quem diga que há desgaste mas pra mim não há pois na verdade é controlado eletronicamente, não é mecânico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se alguma coisa se mexe, deve ter atrito, e atrito implica em desgaste.

      Excluir
  13. Sou leiga no assunto, com muitas dúvidas e agradeço caso alguém possa responder.
    E quando acabar a vida útil do obturador, tem como trocar? é caro, como funciona depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem como trocar mas é tão caro que não vale a pena, é melhor comprar outra câmera.

      Excluir
    2. A vida útil estimada não implica que irá pifar logo em seguida. Continue usando até pifar.

      Tem vezes que o conserto é caro, pois as peças são caras.

      E costuma demorar tanto para pifar que, quando pifar, mesmo que o conserto não seja caro, terão câmeras muito melhores no mercado, o que já lhe deixará na dúvida entre consertar ou comprar uma outra umas 3 gerações depois da sua.

      Excluir
  14. tenho uma nikon D200 que ja passou em 100mil clicks a estimativa dela! eram 150 mil e ja esta com 250 funcionando a pleno vapor!!

    ResponderExcluir
  15. Podia colocar no texto sobre a facilidade ou dificuldade de fazer a substituição do obturador, que se não me falha a memória, é possível de fazer. Um custo médio também seria interessante... Grande abraço e muito bom o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica a dica para uma postagem futura. Vou pesquisar os preços por aí para preparar a matéria.

      Obrigado pela constante presença no blog.

      Excluir
  16. E se eu fizer um time laps, ele vai acabar com a câmera? Pois vamos supor que eu faça um com 10.000 cliques, isso já é computador para a vida útil dela? Se for, faze um time Laps se for uma remuneração muito boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, time lapse e disparos contínuos em excesso detonam o obturador e diminuem ainda mais a vida útil dele já que há um desgaste maior da peça. Mas para isso costuma-se usar as câmeras mais robustas, com obturadores mais resistentes.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  17. Eu tenh uma Canon 70D, acredito que ela tenha mais de 1500 cliques, e comprei um disparador Time Laps! Mesmo assim o meu obturador vai ser prejudicado? E como faço para produzir um arquivo de vídeo similar a um Time Laps?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não chamo de prejudicado pois falando assim parece algo que irá causar algum defeito nele, mas será afetado por um desgaste maior pois a cortina ficará abrindo e fechando repetidas vezes em um curto espaço de tempo.

      Como não entendo nada de vídeos, apenas de fotos, fico te devendo essa de como produzr o vídeo em time lapse, mas acredito que no fórum Mundo Fotográfico encontrará gente capacitada para lhe ajudar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails