15 de setembro de 2011

Canon SX40 confirma tendência de redução de megapixels

   Em menos de dois meses já é a terceira superzoom atualizada com menor quantidade de megapixels e isso mostra que as câmeras lançadas nos últimos meses haviam chegado ao ápice da baixa qualidade de imagem, já era hora de os fabricantes fazerem alguma coisa e a tendência está confirmada: Câmeras que antes possuíam 14MP agora estão com 12MP. E a Canon volta a lançar uma superzoom com sensor CMOS após o fiasco com a SX1 há três anos.
 Nada muda no design em relação à sua antecessora

   A Canon SX40 vem equipada com CMOS de 12MP; sua lente com 35x de zoom cobre distância focal de 24-840mm com abertura 2.7-5.8 e macro de 0cm; possui estabilização óptica; o tempo de exposição varia entre 1/3200 e 15 segundos; sensibilidade ISO 100-3200; o modo contínuo pode chegar a 10.3fps; faz fotos panorâmicas; o alcance do flash é de até 7 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 24fps, HD com taxa de 30fps e super slow com taxa de até 240fps; seu LCD móvel mede 2.7 polegadas e possui viewfinder digital; e sua bateria pode fazer entre 380 e 400 fotos.
 Muitas opções de controle direto, tradição da Canon

   Opinião do blogueiro: A Canon vem cheia de cuidados para não repetir os erros anteriores, reduziu a resolução, não disponibilizou ISOs exagerados, a taxa de fps dos vídeos fica um pouco abaixo da média atual, tudo em prol da qualidade de imagem perdida no último ano. O processador DIGIC 5 é totalmente novo e promete maior redução de ruídos que combinado com este sensor CMOS de 12MP resulta no novo sistema HS que vem fazendo muito sucesso nas suas outras compactas. Recomendada com ressalvas, pois na teoria houve muitos avançaos, falta conferir na prática. Custo inicial de 430 dólares.

197 comentários:

  1. Vou te falar que desses lançamentos todos aí que vieram recentemente, só duas câmeras fizeram meus olhinhos piscar(em?): Fuji X10 e Nikon P7100 com aquela botãozada linda. E tem a FZ47 aí que me atiça a curiosidade. De resto, nada me chamou a atenção. Nem essa aí... A impressão ruim da SX30 ficou tãaao forte, que não sei mais se vou conseguir olhar pras SZ canon com os mesmos olhos, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena, depois de um ano, qual a sua impressão da SX40 agora?

      Excluir
  2. Gostei das configurações dessa SX40. Mas entre ela e a FZ-150, algo na Panasonic me atrai... só não sei o que!
    Nunca tive a oportunidade de ver uma SX30 de perto, mas pelo que conheço da SX20, a Canon deu uma relaxada no corpo de sua UZ... O negócio é torcer para que esta honre o nome que ostenta (e desfaça a impressão deixada pela SX30...).

    ResponderExcluir
  3. Helena, vc tem uma SX30? Quais são as impressões ruins q deixaram marcas? Digo isso, pois estou em dúvida entre a SX 40 e a FZ 150. Abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado JF,

      desculpe me intrometer, adquiri no ano passado a FZ 150 em substituição a uma FZ28 que já considerava a melhor máquina single que possuí. Na mesma data minha filha adquiriu uma SX40. Meu amigo é incrível o que a Panasonic faz com um sensor de tamanho similar. A qualidade da imagem na Panasonic e o excelente sistema de stabilização são incomparáveis. Já encontrei a venda aqui no BR a FZ200 que é praticamente a FZ150 com algumas melhoras, principlamente em vídeo. Acho que vc já adquiriu a sua mas vai aqui um link para uma comparação no dpreview: http://www.dpreview.com/products/compare/side-by-side?products=canon_sx40hs&products=panasonic_dmcfz150&products=panasonic_dmcfz200. Abraços. Dé Alves

      Excluir
  4. Eu Tenho uma SX30IS. e não me arrependo da câmera, todo mundo fala mal dela.
    Mas garanto que a maioria nunca explorou ela, e desfrutou dessa belissima câmera.
    Acredito que na Sx40 vai ser a mesma coisa, pois é uma linha totalmente MANUAL, não adianta colocar naquele modo Automático esperando tirar fotos espetaculáres...

    Acredito eu que essa SX40HS é a camera que vai acabar com todas as outras UZ.

    Mas também não tem como comparar com uma DSLr, tenho uma 7D também, não se compara com qualquer outra UZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente contigo, Leonardo.
      Uma máquina dessa para usar em automático é coisa que não se faz.

      Excluir
  5. Olá a todos!
    Li sobre a FZ-150 e gostei do que li, já tive uma Panasonic e fiquei bem contente, única coisa a menos era fotos com pouca luz..
    Agora essa Canon SX-40!
    Tem a P-500 e a Sony SX-100
    Canon, Nikon, Panasonic e Sony, pra quem precisa de fotos noturnas de longa distância sem "muito" ruído, pra identificar placas de carro, objetos nas mãos de pessoas e fotos em movimento. Difícil escolha, se alguém puder opinar sobre as qualidades e principalmente os defeitos, agradeço!!
    Abraço!

    Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Destas câmeras que vc citou, todas de ótima qualidade, a que oferece lente com maior abertura é a canon sx 40. logo ela tem melhores resultados em fotos noturnas ou com pouca luz. Principalmente quando usa o modo de foto noturna sem tripé.
      já comparei com uma nikon p500, fotografando um mesmo objeto, a uma mesma distância e com as mesmas condições de luz e a canon obteve resultados muito superiores!

      Excluir
  6. Comprei a automática da canon (SD1300) e agora estou pensando em comprar uma com controles mais manuais, além do zoom extraordinário, como essa SX40 (ou a Panasonic FZ100). Quero uma com bastante zoom pra depois não me arrepender (o zoom da FZ100 já me satisfaz). Achei que não iria usar tanto o zoom mas faz muita falta. Depois de uns anos quero ir pra uma SRL, já sabendo controlar os ajustes manuais para começar então a aprender sobre lentes.
    Espero mais novidades aki no blog até comprar uma camera manual. Quanto mais leio mais gosto de fotografia.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Interessante lançamento. Vou aguardar mais comentários sobre a utilização.

    ResponderExcluir
  8. Galera, vi a novidade hoje, e acho que avi quebrar muito a má impressão da SX30is, {TKD] Leonardo também tenho uma SX30 e é muito boa, mas em comparação com outras SZ ela fica bem abaixo da da média.

    Podiam colocar mais zoom nela hein (la vai eu falar de zoom de novo ehhe)

    E Rodrigo, Wigui,a sua tendêrncia foi confirmada, as empresas estão realmente fazendo alguma coisa para amenizar os erros e a baixa qualidade, não é somente uma fabricante mas quase todas estão até este momento mostrando fazer acontecer.

    Abraço e belo post.

    net de casa uma bosta kkkk

    ResponderExcluir
  9. A Panasonic ralou um bocado pra estar onde chegou, e nesse meio tempo foi aprendendo com os erros da concorrência e quando errou, tratou de corrigí-los mais rápido que as outras empresas...
    '
    Além disso, ela ousada. Continua investindo no sistema micro 4/3 mesmo que gigantes como a Canon e a Nikon ainda não tenham se manifestado oficialmente sobre o assunto.
    '
    Se as coisas continuarem assim a Panasonic ainda trará grandes surpresas.

    ResponderExcluir
  10. Sobre a SX40 creio que virá realmente diferente... Afinal, a Canon teve tempo suficiente para rever os deslizes cometidos no passado. Se não aprendeu a lição é hora de cortar cabeças não-pensantes.

    ResponderExcluir
  11. É verdade Wigui !!! a Panasonic ousa mais que as demais e está tentando concertar os erros e está muito bem, eu não ligava muito para Panasonci mas agora admiro muito ,e como Rodrigo sempre fala, a Fuji também gosta de inovar como a panasonic.

    A Canon Sx40 aparenta estar melhor q a antecessora , a SX30is. Diminuiu os Mp's q é bom sinal :), e um sensor mais preparado pelo menos na apresentação Só compraria se tivesse agora com 40X de zoom, não liga pra mim não eu adoroo zoom rsrsrs

    Gosto de sua visão critica da coisa!

    ResponderExcluir
  12. Gostei da SX40, pelo menos das promessas. Tenho uma SX30 e estou satisfeito para o que se espera de uma superzoom, exceto pela velocidade e ruido em ISO alta; mas no conjunto, ainda sou Canon nas superzooms.

    Mas não se pode esperar muita coisa de uma superzoom, seja lá qual for o fabricante. No entanto, produzo fotos tidas como melhores que um amigo que tem uma D60! Enfim, é tudo muito relativo. A minha SX30 tem suprido minhas necessidades (mas pode não suprir as suas), com o bônus de ser uma câmera apta a fotografar a natureza devido seu zoom e excelente estabilidade de imagem, sem ter que levar uma mochila pesada nas costas.

    Me estranha inclusive algumas pessoas estarem "teoricamente" tão decepcionadas com a SX30 pois obtenho, "na prática", fotos bastante interessantes com minha SX30 (e basta olhar por ai pela internet que há inúmeros exemplos).

    As FZs eu testei todas, a FZ35, a FZ40 e a FZ100. Gostei da Fz35, exceto por parecer uma câmera de brinquedo. A Pana podia lançar uma FZ35 com sapata de flash e corpo em magnésio, seria um show.

    Gosto muito das DSLR da Nikon, mas não vejo nada nas superzooms Nikon,a começar pelas característiscas da lente,já que para mim é por ai que começa o namoro. Eu TESTEI a P500 e tb a P700.
    Ainda não peguei uma Fuji HS20, nem a Sony HX-qualquer coisa.

    Avaliar câmera pelas especificações na internet é uma coisa. Pegar na mão e experimentar é outra. Saber tirar proveito do modo manual é uma coisa diferente que ser escravo do modo automático.

    Gosto daquela definição da boa foto: Em primeiro lugar vem o fotógrafo, depois a lente e depois, e com menos importância, o corpo da câmera.

    Já vi fotos incríveis, feitas em câmeras muito inferiores a qualquer uma dessas que comentei. O povo hoje reclama de barriga cheia! ;)

    Outro ponto para as SXs possibilidade de usar o CHDK, que permite brincadeiras como por exemplo: http://farm6.static.flickr.com/5246/5331069470_f91a7a5001.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo ctigo qto a reclamarem de barriga cheia.
      Muita gente compra a câmera apenas pela marca ou pelo zoom, sem observar as caracteríscticas da lente(abertura, distâncias focais) não sabem para que serve uma grande angular ou uma tele ou saber identificar se há estabilizador de imagem óptico ou digital...
      E muito menos fotografar em modo manual...
      Aí fica difícil alguma câmera satisfazer este pessoal...rsrssr

      Excluir
  13. Alguém sabe quando que a Canon SX40 chega ao Brasil?

    ResponderExcluir
  14. No exterior chega no final do mês que vem, daí para os "piratas" trazerem ao Brasil é questão de um mês ou 40 dias. Oficialmente só em 2012.

    ResponderExcluir
  15. É verdade Rodrigo, pois também anunciaram oficialmente a SX30 no mesmo período do ano passado (15-09) e só chegou a venda pelos "piratas" os primeirãos la pra inicinho de novembro

    La em casa compraram em fins de novembro

    ResponderExcluir
  16. acabei de comprar uma aqui em Ny e vou vende-la. alguem sabe quanto alguem estaria disposto a pagar por ela no brasil? abracos

    ResponderExcluir
  17. Ja disponibilizei a Canon SX40 no mercado livre. abraços

    ResponderExcluir
  18. To pensando em comprar a SX30, compensa? Ou devo aguardar a chegada dessa?
    A e outra coisa, algeum d evcs ja comprou pelo o mercado livre? é CONFIAVEL?

    ResponderExcluir
  19. Olá Rafhae, eu particularmente não gosto da SX30. Ou aguarda a chegada da SX40 ou pega uma Panasonic que não seja a FZ100.

    Sobre ML eu não respondo pois eles usam artigos meus sem dar os créditos ferindo meus direitos autorais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Processa Rodrigo. Ta tudo escrito é só contratar advogado ou colocar no Juizado Especial Cível.

      Excluir
    2. Pois é, já até iniciei o processo mas a coisa é tão lenta e o ML é tão poderoso (se é que me entende) que não tenho expectativa alguma. Vou aguardar e um dia talvez eu tenha uma boa surpresa.

      Excluir
  20. Ah nao panasonic eu nao curti nenhuma. A as da fuji? h10, hs20? sao boas??? é por base de preço q no momento eu posso estar gastando e q vi no ML. =)

    ResponderExcluir
  21. São razoáveis. A verdade é que, em qualidade de imagem, a Panasonic está a frente de todas as outras. Não querendo uma Panasonic terá que abrir mão de uma maior qualidade, se puder espere a Canon SX40 que irá brigar em igualdade de condições com as Panasonic mas atualmente, talvez as Fuji que você citou sejam as que se aproximam um pouco das Panasonic mas com um alto nível de ruído à noite no caso da HS20 e uma certa perda de nitidez na HS10.

    ResponderExcluir
  22. Qual da panasonic? vou vê! :D eee e obrigado =)

    ResponderExcluir
  23. Respostas
    1. Rodrigo, agora passado um ano do lançamento da SX40, de forma rápida, se tiver que escolher: Canon sx40 ou panasonic fz47. Grato novamente.

      Excluir
    2. Impossível, estão no mesmo nível. Vai do gosto de cada um.

      Excluir
  24. Oi Rodrigo!
    Enquanto não saem do forno a Fuji X-S1 e a Panasonic FZ150, temos a Canon SX40 e a Nikon P500. Entre as duas, qual tem o melhor sensor e menos ruído?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  25. Henrique, como a Canon SX40 ainda está muito recente fica difícil fazer uma análise mais profunda mas eu acredito muito que essa câmera possa ser bem superior à Nikon P500.

    ResponderExcluir
  26. Ok, então a P500 já está descartada, menos uma pra escolher, como ainda não lançaram a Pana FZ40 nem a Fuji X-S1..
    Obrigado Rodrigo!

    ResponderExcluir
  27. Rodrigo, lendo e lendo, li que a SX40 tem controles manuais..!? Poderia me dizer se procede? Foco manual?
    Obrigado mais uma vez!!!

    ResponderExcluir
  28. Todas as superzoom de grande porte possuem controles manuais, exceto as Olympus e a Nikon série L. Foco manual também é uma coisa bastante comum nesse tipo de câmera, só acho muito chato de usar sem um anel de foco. Focar por meio de menu e botões é algo bem chato na minha opinião.

    ResponderExcluir
  29. Oi Rodrigo, nem sabia disso, lendo já foi chato, imagina na prática..
    Obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  30. Canon SX40HS X Nikon P500
    Qual a melhor das duas?
    Estou indo para os EUA e estou indeciso entre as duas?
    Vi alguns sites comparativos onde em um fala bem da SX40 e outro da P500.
    Me indicaram esse blog, que desconhecia e está de parabéns.
    Qual escolher?

    ResponderExcluir
  31. Olá Nilson, obrigado pela presença no blog.

    Entre essas duas me parece claramente que a SX40 é melhor mas, hoje em dia, quem manda nessa categoria de câmeras é a Panasonic. Dê uma olhadas nas FZ47 e FZ150 pois tecnicamente elas são superiores.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  32. Camarada, ela faz mesmo fotos panorâmicas? Olhei as características em outros lugares e não vi dizendo que "sim" nem que "não" A SX30 infelizmente não faz.

    ResponderExcluir
  33. Olá Davi, obrigado pela presença no blog.

    Na verdade, tecnicamente toda câmera faz fotos panorâmicas com auxílio do software que vem no CD. Algumas ainda possuem um modo assistente em seu menu que já prepara as fotos para serem coladas posteriormente com o software e outras possuem o novo modo panorama com um clique. Devido a esse novo modo as pessoas acham que essa é a única forma de se fazer panorâmicas, daí a confusão.

    A SX40 possui o modo assistente e isso está sim nas suas especificações mas talvez com um nome que você não conheça que é o Stitch Assist.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  34. eu ja tava pronto para comprar a camera sx
    30 mas acho que agora ja era hehehehe

    ResponderExcluir
  35. Olá Pessoal!
    Peso ajude de vocês para uma simples duvida:
    Qual câmera comprar? Panasonic FZ35, FZ47 ou FZ150?
    Adoro fotos de qualidade e tenho o habito de fotografar a noite.
    Fico no aguardo, obrigada
    Paula

    ResponderExcluir
  36. Ops! esquec d acrescentar a Canon SX40.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  37. Hoje eu ficaria com a FZ47 pois ainda tenho o pé atrás com os sensores das FZ150 e SX40.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodrigo, que pés atrás seriam esses seus quanto aos sensores da FZ150 e SX40 ? Escrevo depois de 1 ano deste seu comentário. Estarias apreciando esses 2 sensores agora? Pois, estou prestes, questão de dois, tres dias, a comprar uma dessas 3...
      abç, Humberto

      Excluir
  38. Olá! Quero muito comprar uma câmara, mas estou muito indecisa entre a Canon SX40 e a G12. Qual é que acha melhor? E visto que a G12 não é nova, há alguma novidade sobre uma Canon G13?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  39. Olá Inês, obrigado pela presença no blog.

    Em qualidade de imagem, a G12 é muito superior à SX40, não dá nem pra comparar. Mas é preciso decidir o que será mais importante para você, o longo alcance da SX40 ou a melhor qualidade de imagem da G12, terá que abrir mão de alguma coisa.

    Sobre a sucessão da G12, não terá G13 esse ano. Sua sucessora é a S100 que você encontra aqui no blog e é um misto da G12 e da S95, promete muito essa câmera.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  40. espero que tenha melhorado, usei a sx30 por um dia fiz cerca de 240 fotos,e foi decepcionante.

    ResponderExcluir
  41. Rodrigo vc não acha que é muito zoom para pouca(lente)como terá imagens boas com essa distancia parece que é 840mm

    ResponderExcluir
  42. Sim, é muito zoom, é muito exagerado e fica impossível manter uma boa qualidade. Mas, cada vez mais, o público que procura este tipo de câmera não está atrás de qualidade e sim de longo alcance apenas.

    ResponderExcluir
  43. ola,belos comentarios, Todas as superzoom de grande porte possuem controles manuais,mas só a linha fuji hs10 hs20 tem anel de foco para controle manual,muito pratico. Focar por meio de menu e botões é algo bem chato mesmo como comentado,tenho uma hs10 e estou muito satisfeito ,recomendo.

    ResponderExcluir
  44. Eu queria tirar uma dúvida: eu tenho uma câmera da sony que para bater a foto eu preciso pressionar levemente o botão (primeiro para focar) e quando termino de apertar o botão é que bate a foto. Só que esse processo demora muito e se eu for tirar uma foto de um bebê fazendo graça por exemplo não dá tempo. Se eu apertar direto fica sem foco e a foto sai embaçada. Queria saber se com essa canon sx40 acontece a mesma coisa ou se eu posso apertar direto o botão sem precisar ficar focando. Se esse foco seria "automático".

    ResponderExcluir
  45. Leleco,obrigado pelo depoimento.

    Juliana, obrigado pela presença no blog. Em toda câmera é assim que funciona, se você não fizer esse meio clique a câmera não tem tempo de focar. O jeito é ficar já com o meio clique engatilhado sempre, isso acarreta em maior gasto de bateria mas irá perder menos fotos. E, se possível, use o modo de fotos contínuas para fazer vários cliques e depois escolher o que se saiu melhor. O foco é automático mas não tem mágica pois não tem como a câmera adivinhar a que distância está o que você quer focar, por isso a necessidade do meio clique.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  46. Eu estou querendo comprar uma superzoom, e estava entre a Nikon P500 e a Canon SX40, tirei essa dúvida agora com esse maravilhoso blog, então decidi pela Canon sx40. Agora tenho uma dúvida: Tenho observado no mercado livre que alguns vendedores citam "MADE IN JAPAN" e alguns dizem pra tomar cuidado com preços muito baixos pois podem ser Made in China. A pergunta é: Como posso me certificar que estou comprando uma autêntica máquina japonesa (que seria o caso da Canon). Obrigado e parabéns pelo ótimo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá filipe, em vez de responder como se certificar da procedência de algum produto, irei desmistificar isso. Para isso leia esta postagem aqui: http://www.foto-facil.com/2011/08/os-mitos-made-in-japan-e-made-in-china.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  47. Estou muito na duvida!!! Quero uma camera boa p viajar e fazer fotos belas! Pensei em uma dslr d entrada, a t3 da canon, q esta com um preço bom c a lente 18-55, mas tenho medo de frustrar e me sentir limitada e sentir necessidade de ficar comprando lentes e ficar carregando p la e p la. Pensei na sx 40 por causa da estabilizacao da imagem e do lcd movel, mas sera q a qualidade da imagem é excelente quanto a da t3? Tb pensei na fz150 mas e meio tiro no escuro devido a canon e a nikon serem lideres. Mas imagino q a fz 150 tem otimos recursos! Tbm considerei a nikon p 500 mas nao curti sua tela inclinavel! Agora me resta concluir entre essas 4 cameras! Uma dslr d entrada ou uma superzoom e melhor p viajar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbém tinha esta dúvida e acabei optando pela canon sx40, depois de olhar o wwww.blogrester.com. Neste site voltado apenas a tecnologia o palestrante compara, de forma clara e objetiva, 3 superzoons da canon, nikon e sony...
      Aprendi a fotografar com uma Canon Eos 30 Date, analógica, em 2003, à noite e com uso de tripé fazendo um curso de 15 dias.
      Nas primeiras 2 semanas eu perdia muitas fotos com a SX 40, até pegar a diferença de uma câmera SLR profissional de entrada analógica para uma amadora avançada digital.
      Já a comparei com uma nikon coolpix p500 em foto noturna com tripé e a canon Sx 40 foi superior. Creio que mais pelas características da lente.

      Excluir
  48. Respostas
    1. Olá Ana Carolina, obrigado pela presença no blog.

      A Canon SX40 é uma ótima opção mas considero a FZ47 um custo-benefício muito melhor pois custa quase a metade do preço com qualidade de imagem talvez até superior.

      Em compactas a Nikon está longe de ser líder, é apenas um esboço da mesma Nikon das câmeras reflex. Compacta boa é Canon ou Panasonic. A FZ150 também é uma excelente opção mas esbarra no fator preço, a FZ47 termina sendo muito mais vantajosa.

      Já a G1 X certamente seria a melhor de todas mas nem no exterior está a venda ainda, deve levar quase até o meio do ano para chegar aqui e certamente custando mais de 2 mil reais.

      As alternativas em questão de qualidade de imagem seriam essas: http://goo.gl/DOMpN e http://goo.gl/2v3Ga que são melhores que qualquer superzoom.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  49. Obrigada pela resposta!! A fz 47 é quase a mesma coisa que a fz 150, só que sem o lcd articulado? Realmente, terei que descartar a G1X devido a minha viagem ser em meados de março. Vi em uma loja, a Enzom (conhece?) que a fz 150 está por 1337,90 em 10x e a sx 40 na loja Zamax por 1499,00 em 12 vezes com a memoria 16gb, uma bolsa e um mini-tripe, a fz 47 pesquisei e achei por 12x de 88,74 cm memoria 8gb, bolsa e tripe. Realmente pelo custo beneficio, compensa levar a fz 47, porém fico tentada pelo lcd móvel das outras duas. Acredito que é ótimo pra fazer auto retrato de mim e da minha mãe, já que vamos viajar só nós duas, e as vezes é bom tirar foto de mim e dela juntas. O lcd móvel compensa mesmo?? Em outro comentário vc falou que a sx 40 tem o sensor mais confiável.. Então, se fosse você, entre a sx 40 e a fz 150 levaria a sx 40?

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O LCD móvel em câmeras compactas é sempre muito bem vindo, tem muita utilidade mas não sei se vale a pena pagar quase 50% a mais só por causa disso, até porque prefiro a qualidade de imagem da FZ47. Entre FZ150 e SX40 prefiro a SX40. Sobre as lojas não posso opinar.

      Excluir
    2. o que a fz 47 tem de tão superior á sx 40 e a fz 150?

      Excluir
  50. Vi seus links, o comaparativo das superzoom é bastante acirrado, principalmente entre a fz 150 e a sx 40. Já entre as compactas.. não entendo muito porque quase não pesquisei muito sobre as compactas. Mas gostei muito da canon s 100. Fiquei tentada entre uma superzoom ou uma canon s100 devido ao seu sensor grande, porém mais uma vez fico tentada pelo lcd móvel das superzoom.
    Um canon compacta com um sensor excelente ou uma superzoom com lcd móvel, dúvida cruel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Das compactas premium, talvez a S100 seja a pior. Se o LCD móvel é interessante, talvez Samsung EX1 (TL500) e Csnon G12 são as melhores opções.

      Excluir
    2. Nossa, esqueci da G12! Ela é linda! Não tem muito zoom. Mas a qualidade, com certeza, deve ser bem superior.. Certo?
      Será que vai ter muita diferença entre a g12 e a g1 x?

      Excluir
  51. Acredito que a canon s100 custa mais ou menos 1200,00.

    ResponderExcluir
  52. provavelmente a sx 40 é melhor, mas a fz 150 tem a vantagem da foto panoramica..

    ResponderExcluir
  53. Gostaria de saber se vocês poderiam indicar algum site que eu poderia estar adquirindo a canon hs sx 40 e que ela na seja recondicionada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, tem um link de busca de preços de câmeras aí no lado esquerdo. Não é permitido indicar lojas aqui nos comentários.

      Excluir
  54. vim aqui te contar! Comprei a sx 40! Estou esperando ela chegar :)
    Obrigada pela atenção :)

    ResponderExcluir
  55. Oi Rodrigo!
    Cara estou com uma duvida terrível!
    Olha se pode me ajudar.Gosto de fotografar viagens,familia,aniversarios,escola do filho,lua, etc...
    Detalhe: minha máquina é pré histórica!!!
    Estou querendo comprar uma máquina boa e gostei muito de duas:
    Canon sx40,e,depois de ler algumas recomendaçoes suas a panasonic fz150.Só que quanto mais leio mais fico com dúvida.as principais são:
    35x de zoom contra 24x da fz150
    lcd de 2.7 contra 3 da fz 150
    E agora,me ajude!
    Obrigado.
    Helbert

    ResponderExcluir
  56. Olá Helbert, obrigado pela presença no blog.

    No momento prefiro a Canon SX40.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  57. Olha galera, Tinha uma SX30 e gostei muito das fotos, tem fotos que nem acredito que foi eu que tirei, mas devido a um acidente, de carro que eu sofri, no lugar de me ajudarem a sair do carro fizeram foi me roubar e levaram minha SX30... mas como Deus é sempre mais em nossas vidas, fui lá e comprei a SX40 e estou gostando muito, não troco ela por outras compactas. Levando em consideração os valores é claro que tem maquinas perfeitas mais muito mais caras.

    ResponderExcluir
  58. Tambem tenho uma canon sx30 ne estous satisfeitissima, acho que muita gente não esta sabendo usar.

    ResponderExcluir
  59. Bom dia amigo
    estou querendo comprar ra canon sx40hs mas não conheço nenhum site que tenha esta câmera, vc poderia me indicar um? albertoagomes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alberto, obrigado pela presença no blog.

      Existe um link para comparar preços de câmeras aqui do lado esquerdo, dê uma olhadinha lá pois certamente aparecerão várias lojas com a SX40 à venda.

      Como nenhuma loja faz propaganda gratuita do blog também não cito nomes de lojas a não ser a que anuncia diretamente aqui no blog.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  60. Qual a diferença entre a Nikon P500 e a Canon SX40??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanna, são muitas diferenças. A principal é que a lente da P500 é muito escura e aliado a uma melhor qualidade técnica da Canon em câmeras compactas, acredito que a SX40 seja bem melhor que a P500. As alternativas seriam Panasonic FZ47 e FZ150.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Oi Rodrigo, então a SX40HS é melhor também em fotos comm pouca luz, como em shows por exemplo?

      Excluir
    3. Tem que saber usar os controles manuais, não dá pra fazer muito milagre com uma superzoom. Mas ela é relativamente boa.

      Excluir
    4. Pelas características da lente(maior abertura, lente mais clara), processador, estabilizador de imagem óptico, mais botões de acesso direto, LCD totalmente articulável, foto em modo noturno sem tripé(excelentes resultados à noite, sem flash)...
      A CANON SX 40 É A MELHOR SUPERZOON NO MERCADO ATUAL.

      Excluir
  61. Ola, minha primeira vez neste blog, sempre gostei de fazer fotografias, não sou nenhum profissional nisso, muito distante alias, semana passada comprei uma canon sx40 em uma loja conceituada do paraguai, R$ 760,00 com cartão de 8Gb, estou extremamente satisfeito até o momento e tbm empolgado por usar mais e mais a camera.
    Embora não seja nenhum entendedor do assunto mas estou muito feliz com a maquina, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do depoimento eu estou em duvida entre a sx40,fz47 e fz150 se alguem souber qual a melhor eu agradeço.

      Excluir
    2. Não há uma melhor entre essas três pois elas possuem qualidade de imagem semelhante, estão no mesmo nível. Porém, elas possuem características e recursos diferentes e cada usuário deve decidir qual a melhor para si mesmo observando as especificações de cada uma.

      Excluir
    3. Oi,como vai?Gostaria de Saber o nome da loja no paraguai aonde você comprou a camera sx40?

      Excluir
  62. Oi, moro em Bsb e achei algumas ofertas boas na feira dos importados daqui. A sx40 com bolsa, tripé, cartao de 16gb "alguma coisa 10" consegui por 1200. Fui dar uma pesquisada na net e achei mt informação sobre cameras recondicionadas. E o pro é q na propria feira, a cada loja q vc passa o vendedor fala q a camera do outro é recondicionada e tals, e que a loja de fulaninho fecha a cada 3 meses e reabre com outro nome pra n ter garantia...

    Todos os vendedores prometeram 1 ano de garantia, mas todos libaneses!!

    Quero saber o que é preciso pra realmente ter garantia. Tem q ter nota fiscal no meu nome, com numero de serie escrito e mais o que??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se alguém souber de algum vendedor confiável na referida feira pode informar! Obg!

      Excluir
    2. Regra número 1: Pagou barato então está abrindo mão da garantia oficial. Por mais que ofereçam um ano de garantia, é da loja e não do fabricante, se disserem que é do fabricante provavelmente a nota é fria. Eu não me preocuparia com isso, esses produtos se não dão defeito logo nos primeiros dias, vão levar anos pra apresentar algum problema.

      Loja que fecha de 3 em 3 meses é o que mais existe ensse tipo de comércio, é pra fugir dos impostos e manter assim os preços baixos.

      Quer garantia oficial do fabricante aqui no Brasil? Compre em uma loja oficial e pague até 4x o valor destas lojas pequenas.

      Excluir
    3. Obrigado pela prontidão da resposta Rodrigo!! Realmente estou pensando nisso, é um risco de n contar com a garantia! Eu vou a uma loja na própria feira q se chama Itamaraty de um expert em consertos de máquinas (que trabalhou para vários laboratórios) e perguntar a opinião de alguma loja a ele! Esses libaneses da feira realmente n são nada confiáveis, td cara de mafioso, cabuloso!!

      Excluir
  63. Olá, Rodrigo, boa tarde! Sei que já foram bastante comentados aqui as diferenças e semelhanças entre a SX40 e FZ150 (e eu já escolhi e comprei a minha FZ150), mas, apenas para fins de aprendizado, porque hoje você acha melhor a SX40? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson, obrigado pela presença no blog.

      A SX40 possui um sensor que já foi testado e aprovado em outras câmeras, já a FZ150 possui um sensor potencialmente melhor mas toalmente novo, é a primeira câmera que o usa.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  64. Olá estou em duvida entre a canon SX40 e a t3i, quero fotos lindas com qualidade e zoom tambem, sou amadora. Me explique as principais vantagens e qual a melhor pra mim? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleilda, obrigado pela presença no blog.

      Se você quer zoom então tem que pegar a SX40 já que a T3 fica limitada pelas lentes que usar. Como são câmeras de categorias diferentes não há como compará-las e citar vantagens e desvantagens mas, pelo zoom, é a SX40 quem irá te atender melhor.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Boa noite Cleida.
      A T3i é uma DSLR profissional de entrada e a SX40 uma amadora avançada, superzoon ou Bridge.
      A T3i te dará melhores fotos, por ser uma profissional de lentes intercambiáveis e seu zoom será limitado a cada lente que vc usar, qdo comparado ao zoom óptico de 35 vezes da SX40 .
      Na T3i, vc terá de comprar algumas lentes, de valores variáveis(e investir muito mais)
      Com a SX 40 vc tem versatilidade de com uma lente, que cobre varias distâncias focais( de 24 a 840mm), fazer desde fotos panorâmicas até macrofotografias.
      A SX 40 já vem com o processador digic 5, eqto a T3i vem com o digic 4,
      A SX 40 já apresenta o modo de fottogragia noturana sem tripé, eqto a T3i não tem.

      Excluir
  65. Rodrigo, comprei de fato a Canon Sx40 e estou muito satisfeito, já fiz fotos boas e a cada dia aprendo mais sobre seu uso. Nada como tentativa e erro... No início até achei q a câmera deveria ser melhor, mas só havia testado em modo automático. Nada como alguns controles manuais. Adorei o modo de escolher só uma cor em evidência!! E se eu tivesse comprado a Fz150 teria me arrependido pelo zoom menor.

    A bateria dura bastante. Um ressalva que faço é o LCD, acho que a qualidade poderia ser melhor, mas o fato de ser móvel já ajuda bastante, Tenho a grata surpresa de depois ver as fotos no macbook e notá-las mais vivas e nítidas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback e a baixa qualidade do LCD é uma característica da Canon, é proposital. Não por acaso a bateria dura bastante e ela prefere investir sua tecnologia nas lentes, o que é bem mais importante.

      Excluir
  66. Olá Rodrigo! Eu gostaria de sugerir pra você fazer um post sobre lentes da Canon sx40. Andei dando uma pesquisada e descobri que existe uma lente que "tira" o reflexo de vidro. Achei muito interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, obrigado pela presença no blog.

      Na verdade são filtros, e não lentes, e já há algumas postagens sobre eles. Uma delas é esta aqui: http://goo.gl/X8ngu

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  67. Olá! Eu estou indo para os EUA e quero trazer de lá uma câmera com uma qualidade de imagem superior a minha compacta comum.
    Olhei o site "bestbuy.com" e estou em duvida entre dois modelos de preço similar a SX40 e a canonG12. Não tenho interesse de investir em outras lentes, gostaria de comprar uma câmera e obter de imediato uma qualidade de imagem boa.O tamanho também não me encomodaria. Você tem alguma opnião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela, obrigado pela presença no blog.

      Se prioriza longo alcance pegue a SX40, se prioriza qualidade de imagem pegue a G12.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  68. Olá, estou na duvida da Nikon P500 e a Canon Sx40 .. qual você recomendaria ?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  69. Rodrigo muito bacana seu blog! Estou adorando e lendo tudo!
    Não entendo (ainda) de fotos mas gosto muito! Estou em dúvida no modelo mais adequado... Quero uma que eu possa usar automatica mas que me de opções de controles... Meu maior objetivo é fotos bem definidas, sabe qdo parece real de tão nítida? rs Será mais para tirar fotos de viagens e pessoas, mas nao quero mais essas cameras desfocadas! rs Sei que essa qualidade é só nas profissionais, mas qual das menores chega mais próximo? Dois modelos que li q gostei foram: Canon SX40 e SX150 (ou SX130)... Oq vc acha que seria melhor opção?? Ou caso tenha uma melhor opção para meu objetivo agradeço se me ajudar... Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa, obrigado pela presença no blog.

      O problema do desfoque não é das câmeras e sim de quem usa a câmera, a grande maioria das pessoas não sabe que se deve fazer um meio clique até a lente fazer o foco e depois efetuar o clique. É algo bem rápido mas as pessoas não esperam, por isso fica desfocado. Não é preciso uma câmera profissional para fazer boas fotos, o que importa é o fotógrafo saber fazer as fotos.

      Você pode optar pela Panasonic FZ47 que é mais barata e dá todos os recursos que você precisa.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Rodrigo obrigada pela atenção! A diferença de valores entre as duas não é tão consideravel... mesmo assim acha que a qualidade de imagem da Panasonic é melhor que a Canon?

      Obrigada

      Excluir
    3. São semelhantes. Como aqui no Rio a diferença chega a 300 reais costumo indicar a FZ47.

      Excluir
  70. Pessoal, 1ª vez no blog. Muito bons os comentários. Está sendo de grande ajuda para que eu me decida qual comprar.Obrigado

    ResponderExcluir
  71. Olá!
    Estou me preparando para sair das compactas, partir para uma semi-profissional e posteriormente uma reflex.
    Estou em dúvida em qual câmera comprar:
    Canon SX 40 HS, Fuji SL300, Panasonic FZ57 ou Sony HX100V.
    Qual delas é melhor ou seria melhor comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estêvão, obrigado pela presença no blog.

      As câmeras que você citou são compactas, não caia na armadilha de vendedores e fabricantes pois câmera semiprofissional é apenas um nome pomposo, a não ser que você saiba dizer o que é uma câmera semi.

      A Panasonic que você falou deve ser a FZ47, as melhores são ela e a Canon SX40. Qualquer uma das duas é uma oa escolha.

      Se você prefere qualidade de imagem em vez de longo alcance, tente uma dessas aqui: http://goo.gl/DOMpN e http://goo.gl/2v3Ga

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Eu quero pegar uma câmera que tenha controles manuais para ter uma experiência um pouco maior, sair do "aponte e click", mas tenho receio de comprar uma câmera cara e depois deixá-la jogada num canto.
      Qual câmera (que seja desse tipo e não muito cara) você recomendaria?

      Excluir
    3. Vá de FZ47 que é disparada o melhor custo-benefício.

      Excluir
  72. Olá! Procuro uma câmera fotográfica que também filme em Full HD, para ser usada principalmente em situações de baixa luminosidade.
    A Canon SX40 HS supriria bem minhas necessidades nessas condições?
    Ví vocês falando da Panasonic FZ47. Qual das duas seria melhor em ambientes fechados e pouca luminosidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas são boas mas a FZ47 tem um custo-benefício bem melhor por custar muito mais barato. Melhor que essas duas tem a Canon S100 que possui uma lente bem mais clara e um sensor maior que ajudam nas situações de baixa luminosidade.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Dependendo do lugar que comprar, a diferença de preço não é tão grande.
      Neste site, classificam a Canon como melhor em situações de baixa luminosidade(que é minha principal preocupação), por causa do CMOS Sensor.
      http://snapsort.com/compare/Canon-SX40-vs-Panasonic-FZ47
      Sabe se este site é confiável?
      Vou pensar um pouco mais antes de escolher.

      Excluir
    3. O problema do snapsort é que ele faz as comparações baseadas em especificações, não fazem testes práticos. É verdade que esse sensor CMOS da Canon é muito, muito bom mas é preciso ter mais habilidade para lidar com CMOS do que CCD.

      No automático os resultados podem não ser tão bons mas se já tem prática e domina os controles manuais, então a SX40 pode ser uma opção melhor.

      Excluir
  73. Olá!Estou pela 1ª vez no blog e gostei muito das dicas!sou corretora de imóveis e preciso de uma máquina que tenha uma grande angular boa, para que eu possa tirar fotos da divisões do imóvel e a foto apanhe o máximo possível de área e com uma boa luminosidade. A Canon sx40 parece ser interessante, também ouvi falar da panasonic dmc-gf3k.Há alguma máquina que recomende para o efeito que pretendo (no máximo dentro do patamar de preço da Canon sx40)?Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anita, obrigado pela presença no blog.

      A SX40 é boa mas uma câmera menor pode ser muito melhor já que o longo alcance não será interessante para você. Indico Panasonic ZS8, Panasonic LX5 e Canon S100, todas possuem grande angular de 24mm.

      A Panasonic GF3 não serve porque ela usa lentes intercambiáveis e você precisaria comprar uma lente de ânglo mais aberto do que a que vem no kit.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  74. Oi Rodrigo, vc sabe me dizer que esse modelo da Canon demora muito pra "carregar" entre uma foto e outra? a minha sx130 demora um século! To pensando em trocar por essa...
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda câmera compacta demora muito para carregar as fotos dependendo dos recursos que são usados, principalmente o flash e a visualização de fotos depois que são feitas. Mas as câmeras movidas a bateria, como a SX40, são um pouquinho mais rápidas para carregar, a diferença é bem pequena mas existe.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  75. Bom dia, Rodrigo
    Gostaria de comprar um boa câmera, mas quanto mais eu pesquiso mais em duvidas fico, estou mais propenso em comprar uma superzom, estou indeciso entre as Sony hx 100v ou canon sx 40, depois vi que ja saiu a hx 200, depois me falaram da samsung wb150. Camera para uso domestico, sem fim especifico. O que vc me recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, obrigado pela presença no blog.

      Das que citou a melhor é a SX40. Considere também as Panasonic FZ47 e FZ150 que brigam de igual para igual com ela.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  76. Boa noite!
    Gostaria de uma máquina não profissional, mas que fornecesse fotos de boa qualidade. Indicaram-me a Canon SX-30, que produziria fotos que rivalizariam com as de profissionais. Entendo quase nada desse universo, mas vi que é de 14 Mp e zoom ótico de 35x. Agora vejo que há essa Canon SX-40. Há muita diferença entre elas? Qual me recomendaria? Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adilson, obrigado pela presença no blog.

      Antes de mais nada, a SX30 e a SX40 são câmeras compactas, de sensor de tamanho reduzidíssimo e não tem como elas rivalizarem com as câmeras de uso profissional. É cada uma na sua, elas possuem uma versatilidade que estas outras câmeras não possuem.

      Para extrair o máximo que estas câmeras podem oferecer é preciso saber usar os controles manuais. Se for para usar no automático, apenas apertando o botão de disparo, elas irão se comportar como umacâmera comum, não terão nada a oferecer além do longo alcance.

      E a SX40 é muito melhor que a SX30, há uma diferença de qualidade enorme entre elas e não recomendo a SX30 em hipótese alguma.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  77. Rodrigo, eu tenho uma câmera sony H70 e irei desfazer dela e quero comprar uma semi-profissional. Dentre todas as marcas do mercado, me falaram que a canon é melhor, mas qual você recomendaria? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do seu orçamento e é preciso saber também se você quer a melhor câmera ou a que possui o maior zoom dentro deste orçamento.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    2. Eu pagaria o que for necessário para ter a melhor câmera "semi-profissional". Uma que fosse rápida nos menus e que tivesse uma ótima qualidade de imagem, tipo na câmera a imagem é perfeita mas no computador seria perfeita também. Por isso me falam que as Canon são melhores, mas para você que é bem entendido nisso, qual seria a câmera perfeita nessas condições para você?

      Excluir
    3. Esquecendo esse termo "semiprofissional", já que tal câmera não existe, recomendo então a melhor compacta que existe que é a Canon G1x.

      Excluir
  78. Olá amigo, estou muito interessado na SX40 pela sua qualidade de fotos, assistir alguns videos no youtube. Meu objetivo é fotos com jóias e já vi que a função macro é excelente. Sobre seu zoom seria um aperitivo a mais para mim, fotos da natureza, lua rs. Seu preço tá um pouco salgado pra mim no momento mas faço um esforço. O que me balança pelo preço bem mais baixo é esse modelo aqui SX150 IS, pergunto a vc, a qualidade da SX40 das fotos é bem superior? fotos macros com a SX40 é a 0cm do objeto e da SX150 é 1cm. Se a SX40 é mais completa tb para o dias dia com a família, natureza,jóias... me ajuda !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A qualidade da SX40 é bem superior à da SX150. O macro de 0cm na prática termina não funcionando, é 1cm mesmo.

      Se o preço da SX40 está salgado tente a Panasonic FZ47, mesmo nível e preço bem mais baixo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  79. Vi um video do show de Gil, feito pela SX40 e te digo que fiquei impressionada. Sou amadora, mas estava buscando uma boa câmera compacta, porque estou cansadíssima de ver lindas fotos no visor que são decepcionantes no computador ou no papel. Será minha primeira câmera de qualidade, assim espero.

    Tomara que eu tenha feito a escolha certa.

    Mas o vídeo do show estava realmente bom. O cara, na última fila do teatro (que é grande!) conseguiu captar imagens como se estivesse em cima do palco. Gostei!

    ResponderExcluir
  80. Só falta saber como ficam as fotos à luz do dia. Com pouca luz, já vi que ela funciona perfeitamente bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SX40 possui um dos melhores sensores já produzidos para câmeras compactas. Funciona muito bem em todas as condições de luminosidade.

      Excluir
  81. Olá...estou em busca de uma camera que busque o zomm longe, já tives duas sony, ams as duas quebraram sem chance nenhuma de conserto.Estou de olho na Canon Sx40, seria a melhor, mas tmb não acho onde tem p comprar.e oq ue vc me fala da Canonn A2200 e Nikon s2500.visto q essas duas ultimar quero para o dia a dia por ser menor para carregar.seria indicadas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As melhores opções de superzoom são Canon SX40, Panasonic FZ47 e FZ150.

      Para compactas de bolso as melhores opções são as Panasonic FH. As Canon ficam como segunda opção e esqueças as Nikon, suas compactas são muito ruins.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Pela lente com maior abertura, e consequentemente mais clara, a melhor superzoom do momento é a Canon sx 40.
      Tenho uma e já gravei alguns shows musicais à noite e o resultado é muito bom. tanto em full hd, em hd ou baixa resolução.

      Excluir
  82. Olá Rodrigo.Queria saber se já está previsto o lançamento da SX50. Ou eu estou um pouco adiantada? Rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, obrigado pela presença no blog.

      O lançamento das câmeras desta série é geralmente no meio de setembro mas entre o lançamento e o início das vendas no exterior tem uma diferença de dois ou três meses, até chegar ao Brasil são normalmente mais três meses e até o preço se estabilizar em algo acessível leva mais uns 4 meses pois os lançamentos sempre chegam aqui custando absurdamente caro.

      Resumindo: esperar por lançamento é algo muito complicado, aqui no Brasil leva quase um ano pra se tornar viável e nem sempre é garantia de um produto. É só lembrar da péssima Canon SX30.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. É verdade o que você falou. Quando lançou a SX30 eu fiquei esperando o preço abaixar e as pessoas começaram a falar não muito bem dela, então aguardei chegar a SX40. O preço já está muito bom (em torno de R$ 935,00). Só que como eu sei que o lançamento é entre set/out, queria esperar para ver como vai ser a SX50, mas acho que desse jeito entro em um ciclo vicioso e acaba que não compro câmera nenhuma. Sempre aguardo o próximo lançamento! Hahahahaha...

      Eu ainda não consegui encontrar na minha cidade uma loja que venda a SX40 para poder ver pessoalmente. Estou mais cismada com o tamanho. Pelas fotos que vejo parace que ela é muito grande.

      Excluir
    3. Sim, é um pouco grande e as outras são praticamente do mesmo tamanho, só as Panasonic são menores mas é uma diferença pequena.

      Outro peirgo de ficar esperando uma sucessora é que, se a SX50 for pior as pessoas vão começar a procurar mais pela SX40 e inevitavelmente o preço dela vai subir muito ficando com o mesmo preço ou até mais cara que a sucessora.

      Excluir
    4. pra mim a sx 40 e quase perfeita faltou lcd de 3 polegadas ela merecia...

      Excluir
  83. Olá Rodrigo!
    Estou pesquisando câmeras nessa categoria e cheguei à grande dúvida final: SX40 ou Lumix FZ47.
    Li seus textos sobre ambas e alguns comentários também... No ano passado, assim que houve o lançamento da SX40, você me parecia mais reticente, pois não conhecia essa câmera na prática e sua antecessora era ruim. Agora, com o passar do tempo, como ficou sua opinião?
    Sou totalmente amadora, mas tenho uma filha pequena. Minha intenção é tirar fotos de boa qualidade dos momentos com ela e do seu rostinho, além de fazer alguns videos caseiros.
    Entre a SX40 e a FZ47: na sua opinião, qual das duas seria a melhor compra?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clarissa, obrigado pela presença no blog.

      As duas são ótimas opções, são duas das três melhores câmeras do segmento (a outra seria a Panasonic FZ150). Não tem como destacar uma absolutamente melhor que a outra, é questão de opinião pessoal e qualquer uma das 3 será excelente opção. Pode comprar a que mais te agradar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  84. Rodrigo como vou fazer aniversário,me perguntaram o que eu queria e eu disse que queria uma camera,meu sonho é a cannon sx40 que custa mil reais,mas fiquei sabendo que vou ganhar é a fujifilm finepix S2950 QUE CUSTA 350 REAIS,eu sei que presente dado não se pode reclamar,mas ela é boa,o que vc acha dela??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Reinaldo, obrigado pela presença no blog.

      A primeira coisa a fazer é largar de mão a comparação com outros modelos e focar no que a S2950 pode fazer. Ela possui controles manuais, limitados mas tem, e que serão muito importantes caso você queira aprender a fotografar e depois partir para uma câmera com controles manuais totais. Se quiser apenas apontar e disparar e ter um longo alcance ao seu dispor então ela será uma câmera melhor ainda.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  85. Olá galera,
    é a minha primeira visita no blog, li quase tudo,(rs) e li tmb sobre a Canon Sx40. Tive a oportunidade de segurar a máquina e tirar algumas fotos e gostei bastante. Tenho interesse nessa câmera, pois sou biólogo e preciso de uma câmera que reaja bem no escuro e me dê um bom zoom para capturar flagrantes no meio da floresta. Caso eu queira comprar uma profissional, as lentes para um super zoom são muito caras? qual maquina vc me orienta? e o que acha da Canon sx40 para a finalidade que eu quero?
    Desde já agradeço
    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barros, obrigado pela presença no blog.

      A questão de reagir bem no escuro vai depender mais de você do que do equipamento. É preciso saber usar os controles manuais para conseguir um bom desempenho.

      As lentes para se ter um super zoom em uma câmera reflex não são muito caras, são hiper caras. Você pode ter uma objetiva faz-tudo como a que eu uso, uma Sigma 18-250mm, que custa menos de 1500 reais mas sabendo que o alcance é pouco menor que a metade da SX40.

      Por enquanto acho melhor investir mesmo na SX40 até para você se acostumar a configurar manualmente a câmera.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  86. Estou em duvida se compro essa canon hx40 ou uma Sony hx200. Gostei aparentemente mais da Sony pois tem mais recursos que a Canon e o modelo dela eh bem mais ousado, mas como nao sou fotografa continuo na duvida. Alguem experiente ou alguem que ja tenho experimentado usar as 2? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualidade de imagem a Canon é muito superior à HX200 mas tem que ver se os recursos que você encontrou no modelo da Sony e não tem na Canon te farão falta.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  87. Olá Rodrigo
    Acabei descobrindo o blog por um acaso e gostei muito.
    Mas, ainda continuo com uma dúvida enorme...
    Meu tio tem uma SX30is e é super satisfeito com a dele... Um dia, ele pegou a SX40 emprestada, de um colega. Ele detestou achou que a imagem da SX40 perde pra dele, com relacâo a resolucão mesmo. Pode ter a ver com a diferenca de megapixels?
    Enfim... minha dúvida é: tenho interesse de adquirir uma das duas e estou com receio, não sei o que fazer...
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, a minha opinião e de 99% da comunidade fotográfica é que a SX30 é a pior superzoom que a Canon já fez e a SX40 é uma das melhores, talvez a melhor. Mas tudo é opinião pessoal, eu conheço gente que prefere as cores lavadas da Sony do que as cores reais da Leica (Panasonic).

      No seu caso, acho que vale a pena procurar por fotos feitas pelas duas câmeras e decidir. Mas como é difícil encontrar uma SX30 nova pra vender, é bem provável que encontre ela bem cara por aí.

      E só para esclarecimento: resolução é apenas o tamanho da foto, e nada mais. Não tem nenhuma relação com qualidade de imagem, o que acontece é que em câmeras com sensores do mesmo tamanho (caso de SX30 e SX40) a que tiver menor resolução sempre será melhor.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  88. Caro Rodrigo, na minha dúvida sobre qual câmera escolher (um amigo vai trazer dos EUA pra mim) me deparei com seu blog. Amei! Confesso que estou super indecisa entre as Canon G1X e Sx40is. Gosto muito de zoom grande e o que venho lendo sobre a SX40 é que é uma super câmera em muitos aspectos. No entanto, o tamanho do sensor da G1 X (quase o de uma reflex) e sua qualidade de imagem, me deixaram atraidíssima. Tenho lido q é a escolhida dos profissionais. Enfim, quero me aprimorar mais na fotografia, não profissionalmente, como um hobby sério, quero profundidade de campo, etc. vc poderia me orientar qual das duas comprar? Comparar um pouco as duas? Ambas filmam com qualidade tb? Super obrigada Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como são câmeras de categorias diferentes, e muito diferentes, não tem como fazer uma comparação pura e simples entre elas pois a SX40 perderia em praticamente tudo. A única forma de escolher entre uma e outra é definindo prioridades: se a prioridade for qualidade de imagem leve a G1X mas se a prioridade for longo alcance tem que ser a SX40.

      Sobre a filmagem, como não faço vídeos não sou a pessoa mais indicada para responder mas, normalmente, os vídeos nas câmeras Canon costumam ser bastante satisfatórios.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Oi Rodrigo, obrigada pela resposta. Qdo vc diz q se fosse fazer uma comparação pura a Sx40 perderia em praticamente tudo, isso já me dá uma indicação dentro do que venho pensando. Se puder só me dar um último esclarecimento: é possível trabalhar manualmente a profundidade de campo com ambas, tipo aquele efeito borrado atrás do objeto principal?

      Excluir
    3. Sim, dá pra fazer nas duas. Com mais dificuldade na SX40 mas dá pra fazer.

      Excluir
  89. Obrigada mais uma vez!!! Me ajudou bastante. Estarei sempre por aqui de olho no blog. Muito bom!

    ResponderExcluir
  90. Olá! Adorei o blog Rodrigo. :D
    Li todas as especificações e opiniões. Me parece uma grande camera essa sx40. A minha dúvida é: é permitida entrar com ela em shows? Alguém tentou? Sabemos que ela não é uma profissional, mas será que o segurança dos shows saberá a diferença?

    []'s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, essa é uma questão complicadíssima, a gente nunca consegue prever o que se passa na cabeça desses seguranças. Uma tática que usei duas vezes em que precisei e deu certo é mostrar o flash pop-up e dizer que câmera profissional não tem flash porque é obrigado a usar o flash externo. E fiz isso com uma reflex.

      Excluir
    2. Caraca! uahahahha vou tentar usar essa técnica então!

      bjos e obrigada pela resposta rápida.

      Excluir
  91. Caro Rodrigo

    Estive pesquisando sobre a canon sx40hs e percebi que existem muitas fotos postadas de macros de insetos, de macro de flores e de paisagens, para lugares onde exigem superzoom, e ela se mostrou satisfatoria. Será que ela é boa tambem para retrato de pessoas, para usar em familia?


    Gostei muito dos seus comentarios nos topicos acima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for para uso casual é boa sim, é uma câmera pronta para todo tipo de foto.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Tem alguma camera compacta melhor que a sx40 para fotos em familia?

      Excluir
    3. Especificamente para fotos de família não mas em geral as compactas premium como Panasonic LX5, Canon G12, Nikon P7100 e Olympus XZ1 são melhores que as superzoom.

      Excluir
  92. Rodrigo,
    Tenho uma SX40 e estou com uma dúvida em relação aos vídeos, devo filmar em NTSC ou PAL? Outra coisa, meu cartão é um classe 10 e mesmo assim os vídeos travam e a voz é atrasada, será que é problema com o cartão?
    Helga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O padrão das TVs brasileiros é o PAL. A voz fica atrasada no vídeo original ou você converte para algum outro formato? Esse é um erro típico de conversão.

      Excluir
  93. No vídeo original, abrindo com o windows media player fica pior e com o quick time um pouco melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser problema no cartão, pode ser falta de algum codec no seu computador, como não entendo muito de vídeos não tenho nenhuma explicação técnica pra isso.

      Excluir
  94. Vou primeiro testar em outro computador então.
    Valeu Rodrigo!!

    ResponderExcluir
  95. Caro Rodrigo.

    Na sua Opiniao qual tem melhor fotografia, a sx40hs(CANON)ou a fz150 (PANASONIC)??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem melhor, acredite. Estão no mesmíssimo nível, alto nível por sinal. Então é caso de ler as especificações de cada uma e ver qual te agrada mais. Outra coisa é ir a uma loja e testar as duas, ver com qual se identifica melhor, ver qual das duas tem a melhor forma de acessar os controles e o menu.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela atenção!!

      Excluir
  96. OI, Rodrigo...

    Estou numa duvida cruel, não sou profissional em fotografar, mas curto tirar fotos. Preciso comprar uma maquina para fazer fotos do meu filho em campos de futebol e surfando. Qual dessa vc acha que me satisfaria a Panasonic FZ200 ou Canon SX50 HS. Lembrando que tb gosto de imprimir as fotos que tiro. Abs
    Adorei o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas câmeras são, provavelmente, as duas melhores superzoom e não tem como diferenciar uma da outra em qualidade de imagem mas elas possuem duas diferenças cruciais: a Panasonic mantém sua lente clara por toda a extensão do zoom, lembrando que em toda câmera (exceção feita à FZ200) vai escurecendo lentamente ao passo que se aumenta o zoom. Já a SX50 possui o dobro de alcance da FZ200 lembrando que além de mais escura, a lente vai perdendo nitidez ao passo que se aumenta o zoom.

      Resta a você decidir o que será mais importante, uma lente mais clara e nítida ou o dobro de alcance.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  97. Rodrigo,
    acho que a assinatura por email (recurso que está no blog, ao lado) não está funcionando porque não tenho recebido atualizações pelo email que coloquei (do GMail).
    Alguma pista?
    sdç,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Antes eu tinha assinado e feito comentário com uma das contas do GMail. Agora, pra postar esses dois comentários, usei outra conta do GMail.
      O XXXXXXX remete a perfil não disponível, não entendi...

      Excluir
    2. Vou ver o que pode então estar acontecendo mas perguntei a outros assunantes e tá normal pra eles.

      Excluir
  98. ola rodrigo, irei comprar a minha camera hoje. ainda estou em duvida entre a canon sx40 e a panasonic fz47. as minhas necessidades seriam tirar fotos na praia, natureza, shopping ou em festas a noite ou durante o dia. quero tbm tirar fotos com desfoque de fundo. qual seria a melhor opçao para suprir essas necessidades?

    ResponderExcluir
  99. Como são câmeras semelhantes e estão no mesmo nível, não tenho como afirmar qual delas seria a melhor para você. Se não tiver nada nas especificações delas que te chame mais a atenção, compre a mais barata.

    ResponderExcluir
  100. Zarlan, eu tive ums SX40(foi roubada) e é uma otima camera para tirar fotos noturnas e de natureza, só não compro outra sx40 pois estou esperando chegar a sx50 no Brasil que tem quase as mesmas especificações com 50x de zoom optico e fotografa em RAW. Eu recomendo e muito viu.

    ResponderExcluir
  101. Olá Rodrigo estou com duvidas crueis espero q me ajude: Fiz uma ampla pesquisa entre a Lumix fz200 e a Canon sx50 em algumas opções a Lumix se sai melhor tipo f/2.8 em toda extensão do zoom + pontos focais, velocidade minima e máxima do obturador melhor, mais fps e video 60p contra 30 da canon entre outras. Preciso uma camera para fotografia em movimento, esportes e imagens de boa qualidade.

    ResponderExcluir
  102. Se você já enumerou todos estes pontos da FZ200 como vantagens então não há dúvidas que ela é a melhor entre essas duas. Mas se zoom não for tão importante, uma compacta premium seria bem mais interessante para você.

    ResponderExcluir
  103. Boa tarde Rodrigo, tendo em vista que esse modelo já é antigo, queria saber se valeria a pena compra-lo. Vi uma nova, na caixa por R$ 800,00. E já ví belíssimas fotos dela. O que me atrai é o zoom e o macro, e sou fã da Canon desde sempre. Tenho uma SX 230 hs. Aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por menos de 800 reais consegue comprar a nova Canon SX510, não vale a pena essa SX40. E para quem já tem uma SX230 vale menos ainda, só pelo zoom mesmo já que a qualidade de imagem é a mesma. Ou seja, teria praticamente a mesma câmera, mas com o incômodo de ser grande e pesada.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Tu é fera mesmo. A minha câmera realmente é ótima, mais queria pegar uma mais atualizada, que faça panorâmica, tenha uma grande angular melhor, tenha macro de 0 e por ai vai. Essa SX 510 seria melhor então? Vi uma de 660,00 nova na caixa com frte grátis.

      Excluir
    3. Sim, é melhor. Só não se iluda com o macro de 0cm, na prática é de 1cm.

      Excluir
    4. Não é nem só o macro em si, o problema que tenho com a sx230 é tirar fotos com supermacro e elas não ficarem tremidas. Pois gosto de fotografar natureza, e quase sempre são animais e estão em movimento. Será que em relação a isso seria melhor?

      Excluir
    5. Como eu disse antes, não muda praticamente nada. São câmeras muito parecidas, a diferença é que são grandes e pesadas. Os sensores são iguais, os menus são iguais, a forma de acessar os controles manuais basicamente é a mesma. Talvez a grande diferença seja a grande angular de 24mm.

      Excluir
    6. Deixa eu reformular a minha pergunta.
      Rodrigo, qual câmera você me indicaria para esse meu propósito.
      Desde preços acessíveis a alguns mais salgados.

      Excluir
    7. Eu recomendo manter a que tem, que é melhor do que o que existe por aí nessa categoria de câmera levando em conta que é fã da Canon. Mas se quer mesmo comprar uma câmera pegue uma Panasonic FZ70, que se não é melhor, pelo menos tem algo diferente como uma grande angular de 20mm.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails