15 de setembro de 2011

Canon S100 chega com ares de G12 melhorada

   Essa é a mudança que os entusiastas da Canon pediam desde que ela retornou há dois anos com a série S. Pegaram o que as séries S e G tinham de melhor e uniram em uma única câmera e ainda com os benefícios do sensor CMOS e aumento da resolução de 10 para 12MP, nada que preocupe os usuários já que o sensor mede 1/1.7 polegada, cerca de 50% maior que o tamanho padrão das compactas. O fato curioso fica por conta de a Canon já possuir uma outra câmera com o mesmo nome lançada em 2000.
 O design está mais para a S95 e manteve o anel de controle ao redor da lente

   A Canon S100 vem equipada com CMOS de 12MP; sua lente com 5x de zoom cobre distância focal de 24-120mm com abertura 2.0-5.9 e macro de 3cm; possui estabilização óptica; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 15 segundos; sensibilidade ISO 80-6400; modo contínuo de até 9.6fps; faz panorâmicas, HDR e RAW; possui GPS; seu flash possui alcance de até 7 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 24fps, HD com taxa de 30fps e super slow com taxa de até 240fps; seu LCD mede 3 polegadas; e sua bateria pode fazer até 200 fotos aproximadamente.
 Poderia ter mais botões de acesso direto às funções

   Opinião do blogueiro: Sendo um misto de G12 e S95, se torna uma excepcional opção de compacta com sensor grande ou premium. GPS, modo RAW e HDR nativo tornam esta câmera super completa. A abertura de 2.0 é a cereja do bolo para coroar esta belíssima câmera. O ponto fraco mais uma vez é a baixa duração de sua bateria, é urgente que se compre uma extra mas está recomendadíssima! Disponível nas cores preta e prata possui preço inicial de 430 dólares.

41 comentários:

  1. É um "casamento" interessante entre as séries S e G. Mas, se me permite uma divagação, agora a sucessora da G12 me interessou muito mais. Pode ser que demore um pouco para sair, mas já imaginou uma G** com range 24-168mm e abertura 2.0-4.0!?

    ResponderExcluir
  2. Seria bom pacas.

    - ruim vai ser o preço quando chegar pra nós. chuto 1500 reais rsrsr

    Show! Ótima publicação parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Show de bola..
    Pra alguém como eu que prioriza shows e espetáculos essa seria a câmera pra levar pra todo lugar, e caso estivesse fotografando só por hobbye as fotos ainda estariam ótimas com essa abertura 2.0.. o problema foi o preço...

    To querendo muito uma compacta com lente clara e controles manuais (pelo menos parciais)... alguma recomendação não tão cara, Rodrigo?

    A Canon SX 130 tem controles manuais totais mas a lente é 3.4.. acaba comigo! hehehe

    ResponderExcluir
  4. Little Ed, segundo os rumores deste ano, não vai haver uma sucessora da G12. E essa "junção" de S95 com G12 criando a S100 tornaria meio redundante uma possível G13, a não ser que queiram deixar umqa com CCD e outra com CMOS.

    Vamos aguardar mas não há rumores nem de G13 nem de outras reflex para esse ano.

    Davi, lente clara, controles manuais e preço baixo não existe rsrs. Tenta ver Sony WX10, Samsung TL350, Panasonic FX700 e Canon SD4000.

    ResponderExcluir
  5. Eu bem navegando na net.... achei essa câmera em um site gringo, corri aqui pra ver se tinha alguma informação e já tinha as informações...

    Essa aí me interessou viu.. Parabens pelo post Rodrigo.

    ResponderExcluir
  6. Hahaha... verdade.. to querendo demais
    mas gostei da sd4000 achei um bom custo-benefício.
    Investimento mesmo vai ser nas minhas lentes...
    Mas iria compensar investir nesse brinquedinho aí!

    ResponderExcluir
  7. Bem já que é uma junção das séries S e G, poderiam ter pensando num design mais bonito... ¬¬
    '
    Fora isso, a descrição faz dela uma câmera "supimpa"!
    '
    Agora fiquei na torcida para que o motivo dessa junção seja para dar espaço ao lançamento de uma micro 4/3 em 2012... \o/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Rodrigo!

    Esse anel ao redor da lente serve pra que? Foco?


    Abraços,
    Juliana C.

    ResponderExcluir
  9. Olá Juliana, é um controle extra em que o usuário decide o que vai ser controlado por ali, pode ser ISO, abertura, zoom, foco, etc...

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Rodrigo :D

    Me diz a sua opinião a respeito dessa opção da S100. Você acha uma boa se tratando de uma câmera ultra compacta? Eu tenho uma PowerShot SX120is (bem diferente da S100 quando o assunto é tamanho, eu sei) e fiquei imaginando se um anel desses faria A diferença. O que você acha?
    E quais são as outras câmeras da Canon que possuem essa opção?


    Abraço direto de Natal/RN,
    Juliana C.

    ResponderExcluir
  11. eu sou a favor de quanto mais controle direto melhor, nada de menu. Veja a postagem sobre a Nikon P7100 e veja do que eu tô falando. Aquilo ali pra mim é câmera.

    Não digo em qualidade pois ela não supera a Canon mas ela tem todo tipo de acesso direto a funções que em outras câmeras seria necessário acessar menu. Mas uma coisa é certa, se for usar no automático, aí não tem necessidade mesmo mas estas câmeras não foram feitas pra se usar no automático.

    A G12 teria essa opção.

    ResponderExcluir
  12. Desde setembro de 2011 que estão lançando a S100 no Brasil e até agora nada? Tem alguma previsão?

    ResponderExcluir
  13. Costuma levar entre 2 e 6 meses pra essas câmeras chegarem aqui mas algumas nem chegam, caso da Panasonic LX5 que a Panasonic nunca lançou aqui. Como a S100 é uma câmera bem avançada, ainda está cedo, pode ser que demore um pouco mais.

    ResponderExcluir
  14. eu tenho uma dúvida...Sou meio ignorante em fotografia e só quero uma máquina compacta que coloque no modo automático e tenha boas fotos , tanto diurnas como noturnas... Como minha irmã está indo para os estados unidos e ai vou aproveitar para comprar uma máquina... estava vendo o review dessa s100 no site: http://www.dpreview.com/reviews/canons100/page10.asp e aparentemente a canon s95 tem imagens melhores, apesar de todo relato ele falar que a s100 é uma grande evolução da s95, mas comparando as fotos achei a s95 melhor...eu queria saber também o que essa câmera tem de tão melhor da sx230

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Saulo, obrigado pela presença no blog.

      Como a resolução da S100 é maior em relação à S95, a tendência é as fotos da segunda serem melhores que a primeira.

      Ela é uma clara evolução em termos de recursos mas o aumento de resolução sempre tende a uma piora de qualidade. Já em relação à SX230 é o tamanho do sensor que é maior na tanto na S95 quanto na S100.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Rodrigo,

      obrigado pela resposta... então eu tirando uma foto a 10 mpx da s100 e uma a 10 mpx na s95... a s100 tende a ser melhor? porém se eu tirar 12 mpx na s100 e 10 mpx na s95, a s95 tende a ser melhor?

      Para um pessoa que não sabe nada de fotografia e quer uma máquina para tirar fotos no modo automático, a S 100 é indicada ou a S 100 precisa ter um conhecimento maior para manuseá-la?

      Excluir
    3. Não é assim, a foto feita em qualquer resolução terá a mesma qualidade, o que muda é o tamanho. Já escrevi vários textos em relação a essa farsa dos megapixels que tentam vender por aí e te passo os links de dois deles:
      http://goo.gl/JdjSk
      http://goo.gl/qGN6J

      A S95 será melhor que a S100 em qualquer resolução feita. Definitivamente estas câmeras S95 e S100 não foram feitas para se usar no automático. Qualquer câmera, por mais avançada que seja, ao ser usada no automático irá se comportar como uma câmera comum. O que elas possuem são as ferramentas necessárias para que um bom fotógrafo faça fotos melhores que nas câmeras comuns.

      Se for pra usar só no automático é melhor comprar uma câmera automática, se desejar aprender a usar os controles manuais então compre uma mais avançada mesmo que comece fazendo fotos somente no automático e depois vá aprendendo aos poucos.

      Excluir
    4. Rodrigo, eu entendo que resolução não tem nada a vê com qualidade de imagem e sim com o tamanho e talz... é que você tinha dito que por a s100 ter uma resolução maior que a s95, as fotos tende a ser pior, em contrapartida eu li em outros sites que a s100 tem sensor cmos, que dizem ser melhor que o ccd da s95... além do que a s100 vem como novo processador de imagem, o DIGIC5... então pela alteração do sensor e pelo novo processador de imagem, além do que a velocidade de captura de imagem se manteve a mesma e a lenta ainda continua grande 24-120 mm e o sensor também continua grande(para uma máquina compacta), 1/1.7 ...Então tudo me leva a crer que a S100 tenha fotos melhores que a S95, apesar de ter uma resolução final maior... por isso até entenderia que a s95 na sua resolução máxima de 10 mpx fosse melhor que a s100 na sua resolução máxima de 12 mpx, mas pensei que por tudo que citei acima, as duas na mesma resolução, a s100 seria superior, então não entendo como a s95 pode ser melhor que a s100 em qualquer resolução haja visto que seu sensor ccd é inferior e seu processador de imagem é mais antigo.... Essa parada de câmera é complicado de entender hehehehehe...e olha que eu faço eu trabalho com informática hehehe...É claro que eu não pretendo minha vida inteira ficar usando só automático, eu ir aprendendo os recursos da mesma, mas também não estou aqui para virar um fotógrafo profissional, trabalhar com isso...eu quero só registrar boas fotos nas minhas viagens, somente isso ;)

      Excluir
    5. Bem, o sensor CMOS teoricamente é melhor que o CCD, tem tudo para ser mas na prática não é o que se tem visto pois estes sensores começaram a ser usados há pouco mais de 3 anos nas compactas então é normal que aconteçam erros, como já aconteceu. Não dá pra afirmar que o CCD é inferior ao CMOS, ainda não.

      Pode ser que a S100 seja melhor mas ainda há poucos exemplos práticos disso. Sem dúvida são duas excelentes câmeras e qualquer que seja a escolha será bem satisfatória.

      Excluir
  15. Hum lendo o segundo artigo me veio algo na cabeça...você disse que mesmo eu baixando a resolução o processador trabalha como se fosse na máxima e os ruídos seriam o mesmo... então a s95 é superior a s100 pelo fator das duas terem o sensor do mesmo tamanho e a s100 ter uma resolução maior... se o tamanho do sensor da s100 fosse maior que a da s95 ai sim, talvez as imagens seriam melhores.... E essa mudança de ccd para cmos, não interfere também na qualidade de imagem? Desculpas te encher de pergunta, mas é que só tenho até amanhã para decidi isso hehehee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mudança de CCD para CMOS sempre interfere na qualidade de imagem pois são sensores que operam de forma diferente, fazem a leitura da cena de uma forma diferente. Nas reflex o CMOS é bem melhor que o CCD mas nas compactas ainda não, nem sempre.

      Vale lembrar que esse sensor da S100 é totalmente novo, é inédito, nunca foi usado então tem que ser analisado com cautela. O primeiro CMOS da Canon para compactas foi ruim tanto que ela passou dois anos só pesquisando e desenvolvendo um novo sensor para não cometer o mesmo erro.

      Excluir
    2. Entendi...Obrigado pela resposta ;)

      Desculpas por incomodar... Como a S100 é meio desconhecida aqui no Brasil, poucas pessoas tem, se eu comprar ela faço um breve relato, amador mesmo, para as pessoas terem uma ideia de como ela realmente é...Pois tem muito usuário amador ai que quer comprar uma boa câmera, mas não entende muito dessa parte técnica, o que eles geralmente querem saber é, a imagem é boa ou não é? As fotos noturnas tem poucos ruídos? E vê fotos normais, amadoras, tiradas no dia a dia...Enfim, obrigado pela sua ajuda... Por último, eu vi um post seu das melhores compactas de 2011, então se for para indicar outras, seria uma daquelas né?

      Excluir
    3. Sim, aquilo ali é a nata das compactas digitais. E pra quem só pode comprar no Brasil, tem a comparação com as melhores de 2010 também no blog.

      Excluir
  16. Cara , acabei comprando a s100 mesmo...Máquina muito boa...tira ótimas fotos em modo automático, mesmo com pouca luz, até foto no quarto todo apagado eu tirei e as fotos ficaram boas, impressionante. Foto com pouca luz e sem flash também fica muito boa, devido ao seu alto iso. E para quem gosta de ajuste manuais, nessa máquina não falta, desde ajuste básicos, como iso, flash, balanço do branco...como ajuste mais completo, tempo de abertura da lente e tamanho de abertura da lente...muito boa, recomendo tanto para leigos como para profissionais que querem uma máquina de bolso.

    ResponderExcluir
  17. Olá Rodrigo! Parabéns pelo blog, virou leitura obrigatória sobre o assunto.
    Segue a dúvida: sou leigo em fotografia, tenho uma Canon SD1000 e mexo em uma ou outra coisa que ela permite (que não é mto - e a falta de estabilizador dói).
    Queria comprar uma das compactas mais avançadas, para já ir estudando e mexendo em mais opções, sem perder a opção do automático qdo quiser ou p/ minha esposa usar. Depois de ler bastante aqui e em sites de comparação na net, fiquei em dúvida entre 4, em especial pq tenho que pensar na praticidade em viagens. Qual você compraria, dentre LX5, S100, XZ-1 e a G12 (essa pq é a mais fácil de conseguir no país vizinho)?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando, eu que agradeço sua presença no blog.

      Essa pergunta é justamente a que não posso responder justamente porque câmera é uma questão pessoal e não sou eu que irei usar a câmera. Não há uma melhor entre essas 4, você precisa analisar as especificações de cada uma e ver qual se adapta melhor ao que você quer. As 4 são excepcionais e estão no mesmo nível.

      Leia estas matérias: http://goo.gl/DOMpN e http://goo.gl/2v3Ga

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  18. Estou vendendo uma Novinha...Perfeita S100 preta por 900,00 reais... email no doug_burn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, Rodrigo!

    Sempre fiquei de olho na Canon G12, até mesmo porque você me aconselhou há um tempo, para o meu objetivo. Só estou esperando o momento certo para comprá-la, pois ela ainda não vai me ser tão útil nesse momento. Mas por esse dias resolvi dar uma olhada nos preços e em seu blog. Então, vi que havia um artigo sobre essa S100 com ares de G12 melhorada. Ela de fato seria melhor que a G12, em termos de qualidade de foto e controles manuais? Aliás, a S100 possui controle manual de foco como a G12? Se a G12 ainda for superior, vou continuar com minha idéia fixa de pegar a G12. :D

    Abraço!

    Davi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Davi, obrigado pela presença no blog.

      Como se trata de um novo sensor e a Canon acertou a mão no último que criou, é provável que a qualidade seja maior que a da G12, apesar da resolução ter aumentado. Em contrapartida, a G12 tem muito mais acesso direto aos controles manuais, é uma câmera muito ágil. E o foco manual é algo que tem em todas as compactas Canon, mesmo as mais simples.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Hum... Obrigado pelo esclarecimento! E comparando essa S100 da Canon com alguma da Panasonic ou qualquer outra marca, seguindo a mesma categoria, há alguma outra superior? Pergunto isso porque vi umas fotos da canon S100 não tão nítidas ou perfeitas. Também não sei se foram mal focadas. Claro, vai depender muito de quem está tirando a foto.

      Abraço!

      Excluir
    3. Boa Noite,

      Li que alguns compradores da S100 tiveram problemas de Travamento de Lente. Alguém tomou conhecimento disso? Alguém que comprou pode dizer que: Eu poderia arriscar com uma série ''nova''. OU deveria tentar a S95 (zoom: 3x contra 5x da S100). Aguardo.

      Excluir
    4. Eu não ouvi falar disso, vamos aguardar quem tenha a câmera para falar melhor sobre isso.

      Excluir
    5. Luiz,

      Tenho a S100 há alguns meses e até agora não tive nenhum problema com travamento de lente.

      Excluir
  20. Oi, Rodrigo!
    Continuo aqui aprendendo o básico do básico sobre fotografia. E lendo muito seu blog!
    Observando os dados exif de algumas fotografias que me chamavam atenção, acabei me deparando com boas fotos com pouca profundidade de campo e bastante nitidez que não utilizavam a abertura máxima da lente.
    De certa forma, isso se juntou com uma inquietação que tinha sobre os ajustes de velocidade e abertura, pois via muito mais sentido nas explicações que lia sobre as diferenças de resultado com velocidades maiores ou menores. Minha impressão era que, querendo priorizar nitidez no primeiro plano, bastava travar na maior abertura, buscando a melhor combinação do menor iso com a maior velocidade possíveis.
    Ocorre que, enfim, encontrei o que talvez seja a justificativa para boas e nítidas fotos que não utilizavam a maior abertura da lente: um ponto ótimo de nitidez, o qual normalmente não é o de abertura máxima. Para mim, isso deu mais sentido aos modos Av e Tv da câmera.
    Além de outras reflexões a que essa descoberta me levou (o que certamente provocará ótimas experimentações fotográficas), fiquei pensando sobre o ponto ótimo para nitidez nas lentes não intercambiáveis das compactas, bem como na influência do tamanho do sensor na determinação disso.
    O que você acha? Esse "ponto ótimo" é relevante nas compactas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza! Esse ponto ótimo faz diferença nas compactas e, normalmente, em qualquer lente ocorre em 2 pontos de luz após a abertura máxima.

      Eu escrevi uma matéria bem superficial sobre isso para o Resumo Fotográfico. Pra você que já fez a descoberta por si próprio, termina não tendo mais utilidade mas vale como registro: http://www.resumofotografico.com/2011/11/abertura-e-nitidez-das-objetivas.html

      Excluir
    2. Rodrigo,
      O artigo que proporcionou a descoberta foi o seu! Nem tinha notado o autor...
      Obrigado duas vezes, então!

      Excluir
  21. Olá Rodrigo!
    Lendo teu blog, encontrei máquinas com as características que tu me sugeriu. Só que acabei na dúvida. S100 ou G12? O $$ delas é bem próximo e como tu disseste que menos é mais (no quesito mp), estou pendendo para G12 e também pelo macro de 1cm. Mas estou insegura quanto minha escolha, o que achas? Tb Não entendi o q é o digi 4 e 5 que essas máquinas possuem, podes esclarecer, ou indicar site para eu ler?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  22. Eu também iria na G12. O Digic 4 e 5 são os processadores, não há grande diferença de qualidade de imagem entre um e outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tuas dicas foram excepcionais, muito obrigada Rodrigo!
      Parabéns pelo blog! Seguindo e aprendendo contigo.
      Abraços

      Excluir
    2. Obrigado e pode ter a certeza de que está adquirindo uma das melhores compactas que já existiu.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails