23 de junho de 2011

Parem as máquinas: Pentax Q

   Mais uma novidade no mercado fotográfico: Após o estouro (no exterior) das câmeras sem espelho e com lentes intercambiáveis; após o lançamento da Fuji X100; após as câmeras de unidades intercambiávies da Ricoh; agora temos a compacta (com sensor 1/2.3") e lentes intercambiáveis. Falta inventar mais alguma coisa? Resta saber se essa ideia será bem aceita em um mercado cada vez mais exigente tanto com versatilidade quanto qualidade.
Lindo design em estilo retrô mas estranho flash pop-up

   A Pentax Q traz uma nova baioneta, também chamada Q, e já foram criadas 5 novas lentes para este sistema: A lente do kit será uma 47mm f/1.9 e outras 4 lentes já foram criadas para esta nova baioneta: Uma com zoom padrão equivalente a 27.5-83mm; uma olho de peixe com ângulo de visão de 160º; uma grande angular de 35mm; e uma tele de 100mm. Todas distâncias focais reais já convertidas para o formato 35mm e com preço baixo, pois a padrão custará 300 dólares, a fisheye 130 dólares, e as fixas 35 e 100mm custarão 80 dólares cada uma. É a chance de ter várias lentes a baixo custo mas lembrando sempre: É uma câmera compacta assim como seu sensor.
Câmera tão compacta que mal comporta o LCD

   Seu sensor CMOS possui resolução de 12.4MP; possui estabilização no sensor; produz fotos nas proporções 4:3, 16:9, 3:2 e 1:1; sensibilidade ISO até 6400; a velocidade dos cliques pode variar entre espantosos 1/8000 e 30 segundos com modo bulb incluído com sincronia de 1/2000 com o flash; modo contínuo de 5fps; possui modo dedicado para HDR; alcance do flash é de 7 metros; possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps no formato MP4 com compressão H264; seu LCD mede 3 polegadas; não possui viewfinder; é alimentada por bateria.
 Repleta de controles manuais e dial customizável

   Opinião do blogueiro: É um conceito totalmente novo que me agrada muito pois abre uma oportunidade para quem não dispõe de grana para investir em uma reflex e várias lentes. Por se tratar da menor câmeras com lentes intercambiáveis do mundo, pode apresentar problemas de ergonomia devido ao peso e tamanho das lentes mas certamente serão menores e mais leves que as lentes das Sony NEX que tem uma péssima ergonomia. A ideia é bem interessante, a Pentax  é uma marca de excelência no mercado mas não dá pra saber se esse sistema vai vingar. Eu gosto muito e recomendo mas, sinceramente, não sei se vai cair no gosto do público e da crítica especializada. Eu diria que é uma câmera polêmica.

20 comentários:

  1. Cara, que câmera é essa? Putz!!! Muitos pontos bons como a troca de lentes (e baratas, algo que é super importante), flash de longo alcance (para uma compacta) e ainda vem com um modo dedicado a HDR. Ainda tem esse visual retrô muito legal e o flash que eu particularmente adorei. A Pentax mandou muito bem nessa aí viu?!

    ResponderExcluir
  2. Também gostei muito dela mas acho que vamos ter mais opiniões desaprovando do que aprovando ela.

    E as lentes são bem pequenas, a própria Pentax as chama de toys.

    ResponderExcluir
  3. Uma câmera que busca chamar à atenção não só pelo o que pode fazer, mas também pelo formato compacto e pela forma como o flash se posiciona após ser acionado. Eu também gostei desse detalhe.
    '
    Só acho que deve ser bem difícil manter o LCD livre de marcas dos dedos...

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto, mesmo que haja contras toda evoluçao para mim eh bem vinda, e as vezes fico chateado por nao ter nenhuma camera pequena porem com controles manuais ao meu alcance

    ResponderExcluir
  5. Hummm gostaria de ter uma pequena com controles manuais. E eu tenho duas pra vender. Hummmmm...

    ResponderExcluir
  6. Uma ótima câmera para amadores mais exigentes, e pq não para profissionais fora do trabalho?
    Tudo isso a um preço justo: troca de lentes, sapata para flash externo, e todos os detalhes.
    Ela é lindinha, mas também achei estranho o flash pop-up. Nada é perfeito!!

    ResponderExcluir
  7. Que presença ilustre no blog!!!

    Também pensei nela como a câmera para profissionais fora do trabalho. E é aí que acho que vai começar a polêmica...

    ResponderExcluir
  8. Ilustre?? rsrs!! Estou sempre por aqui, mas escondidinha. Como charque na macaxeira...

    ResponderExcluir
  9. Que lindinha!!
    Adorei a idéia, boa para se levar na bolsa, rss
    Quanto ao flash adorei o jeitinho pop-up lateral.
    Que tipo de lentes ela terá?
    Uma opção para deixarmos a dslr em casa.
    Um abraço Rodrigo

    ResponderExcluir
  10. Oi Guida, que bom te ver por aqui.

    As lentes estão no segundo parágrafo, é uma nova baioneta pequenininha. Curiosíssima novidade.

    ResponderExcluir
  11. 1º contra...
    Estive recentemente em contato com a Fuji X100, e não curti a ergonomia, estilo retrô lembrando a yashica de 20 anos atrás, me senti desconfortável segurando uma câmera naquele tamanho e formato, e fico imaginando segurá-la com um flash dedicado aumentando o desconforto ao fotografar por longo tempo, mas sou andorinha solitária pelos comentários feitos até aqui,bom nem preciso dizer o quanto aprecio o conteúdo do blog, sem antenado Rodrigo, abraços

    ResponderExcluir
  12. Uau! Vou ser o primeiro contra?

    Olha gente, me desculpem, mas o que eu estou vendo aqui é uma típica ação do mundo capitalista. Lentes intercambiáveis em uma câmera com um sensor desse tamanho provocará alterações mínimas na foto. Creio que somente luminosidade e olhe lá...

    Trata-se de um nicho que visa atingir consumidores desavisados, consumistas e loucos por novidades. Nada mais.

    Colecionar lentes para uma câmera com um sensor deste tamanho é perda tempo. Economize e compre uma câmera 4/3 que mesmo c/ uma lente ben mais fechada, terá melhor desempenho em baixa luminosidade, uma vez que com um sensor minusculo desses, o criativo (desfoque) é totalmente prejudicado.

    É preocupante o rumo que a indústria fotográfica vem seguindo. Começam cada vez mais priorizar a novidade em detrimento da qualidade e da eficiência.

    MGH

    ResponderExcluir
  13. Legal a câmera Mestre Rodrigo!!! e o flash dessa câmera lembra daquela epoca em que as câmeras eram caixotões com flash em que a pessoa segurava no cabo e deixava ele lá em cima pra esquerda rs

    ResponderExcluir
  14. Depois do que Marcus disse... pra mim basta... Colecionar lentes que não agregaram grandes efeitos nas fotos... Para criar uma nova cultura consumista para aqueles que um dia sonhem em ter uma reflex... resumindo... Investir numa camera dessas é adiar o sonho para algo grande!

    ResponderExcluir
  15. Rodrigo..... por curiosidade pra que serve aquela rodinha que fica atrás do dial?

    ResponderExcluir
  16. Certamente é um dial customizável em que você seleciona uma função que usa com frequência, é muito comum em reflex e algumas compactas premium como a Canon G12.

    ResponderExcluir
  17. Rodrigo, qual a função daquele botão verde no miolinho? a lixeira azul ao lado é uma função ao entrar no modo visualização de imagens, mas qual a função dela ao estar com "a mão na massa"?

    nas câmeras com vídeo, o botão é vermelho no miolo, mas verde é a primeira vez que vi, e somente agora, pq ja dei uma visita a esse post e não reparei nela.

    Abraço

    ResponderExcluir
  18. É vídeo, na Pentax os botões dedicados a vídeo são verdes.

    ResponderExcluir
  19. Ah é video!!! o botão vermelho no miolo ja sabia q era vídeo, mas verde não sabia qual era a função!!

    ResponderExcluir
  20. a vantagem do flash popup é o não a´parecimento de sombras provocadas pelo flash quando bate na lente. Sofro com isso com a minha Canon SX 130 IS XDDD

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails