21 de junho de 2011

Nomenclatura das lentes Leica

   Já deixei clara a minha predileção pelas lentes Leica algumas vezes aqui. E quem nunca ficou curioso por saber do que se tratam os subtítulos das lentes desta gigante alemã? Os nomes usados desde a década de 60 são: Summilux, Summicron, Noctilux, Elmar, Elmarit, Super Elmar e Hektor. Normalmente a diferenciação se dá pela abertura máxima que estas lentes possuem. Vamos saber um pouco mais, embarcando na onda da Summilux 25mm que postei recentemente no Resumo Fotográfico:
Leica Noctilux 50mm f/0.95

   Noctilux - São as lentes mais claras da Leica, com aberturas monstruosas entre 0.95 e 1.2
   Summilux - Relativamente maiores e menos nítidas porém mais claras que as Summicron. Abertura f/1.4
   Summarit - Lentes de abertura 1.5 e 2.5 de custo mais baixo que as demais lentes claras.
   Summicron - São as lentes de maior qualidade óptica, super nítidas. Abertura 2.0
   Elmarit - Lentes mais baratas (se é que pode se dizer isso de uma Leica). Abertura 2.8
   Elmar e Super-Elmar - Lentes tele ou super grandes angulares de abertura 4 e altíssima performance.
   Hektor - Lentes de baixa performance (existe isso na Leica?) de abertura 4.5
Leica Summicron 35mm f/2.0

   Estas lentes são o sonho de consumo de muita gente mas hoje em dia estão restritas às melhores compactas da Panasonic como as séries FZ, LX e ZS; além das câmeras de médio formato da série S, as antigas reflex da finada série R, e as famosíssimas rangefinder série M (todas da própria Leica); além dos sistemas Micro 4/3 das séries G da Panasonic e PEN da Olympus.
 Leica Elmarit 135mm f/2.8

   Se você não é o feliz proprietário de nenhuma destas câmeras citadas no parágrafo anterior (como eu), então só lamento. Adotem um cachorrinho ou qualquer animal de estimação e coloque o nome dele de Summicron ou Elmarit para poder dizer que é seu. Hektor é um bom nome...

   Fonte: http://www.kenrockwell.com/leica/lens-names.htm

49 comentários:

  1. Ótimo post!
    Matou minha curiosidade.
    '
    Noctilux é um nome perfeito para um gatinho...rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo, interessante postagem. Fiquei na curiosidade: como que, física e matematicamente, é possível uma abertura maior que f/1.0? Será que seria apenas um efeito?

    Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Wendley,

    Uma vez ouvir falar sobre isso, mas não peguei o fio da meada direito. Vou falar sobre o que entendi.

    A questão da abertura do diafragma sempre vai depender muito do design da câmera p/ qual a lente foi desenhada, pois o máximo da abertura do diafragma vai estar intimimamente ligado com a cobertura ou abragência que ele terá sobre o sensor ou filme.

    Uma lente c/ diafragma aberto em f/1 irá cobrir praticamente todo sensor de uma câmera para qual foi desenhada, e uma lente que chegue abrir em f/0.95 irá ultrapassar o tamanho do sensor/filme, gerando uma entrada de luz absurda pelas tangentes e também um design bem grosso, onde as bordas ultrapassarão fácil o tamanho de outras.

    Exemplificando, isso quer dizer que uma lente 70mm 2.8 da Leica S2, que é uma câmera médio formato (tem que cobrir um sensor monstro), se fosse encaixável em uma Leica M9, que é 35mm, viraria uma f/1.algumacoisa.

    Respondendo sua pergunta, nunca testei uma dessas, mas acredito que em matéria de foco e DOF, uma f/0.95 é a mesma coisa que uma f/1. Acredito que deva gerar apenas um efeito de claridade a mais, talvez uma foto com maior suavidade...


    MGH

    ResponderExcluir
  4. Só pra ficar mais claro, o tamanho da lente é uma coisa, o tamanho do diafragma dela, é outra...

    MGH

    ResponderExcluir
  5. Cabra bom, queria ter um filho assim...

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo, foi oficialmente lançada a Leica M9-P! Meu sonho consumo! Fale-nos sobre ela no próximo post! rsrs :)

    ResponderExcluir
  7. Essa já tá na pauta do Resumo Fotográfico, vou postar lá. Mas tem uma coisa nela que não gostei nadinha...

    ResponderExcluir
  8. Amigo, preciso da sua ajuda...estou indo para Europa e vou precisar uma camera digital para usar lá...estou em duvida entre a Nikon L120 e Panasonic Fz45. Qual você pode me indicar? A Panasonic é realmente uma boa marca ou devo considerar a Nikon? Estou com muita duvida...preciso de uma ajuda de quem entenda...fique à vontade para indicar outra tb! Um abraço!!

    ResponderExcluir
  9. A questão é a seguinte: Vai usar no automático ou pretende aprender a usar os controles manuais? L120 é totalmente automática e a FZ45 possui também os controles manuais, além disso a qualidade óptica da FZ45 é melhor afinal, ela usa a lente citada neste tópico.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  10. Então amigo, ainda nao sei usar comandos manuais, mais gosto muito de fotos e pretendo aprender a usar um dia. Minha duvida é se essa Panasonic é boa...consegui achar uma em promoção por 300 Euros..apenas 50 Euros a mais que a L120. Minha duvida é se vale a pena investir esse dinheiro em uma Panasonic, como te disse nao sei nada de maquinas digitais, e não sei se é uma marca boa e que tem credibilidade no mercado. Nessa faixa de preço não sei se existe alguma que seja boa tambem. Grande Abraço

    ResponderExcluir
  11. O Rodrigo é um cara muito diplomático.

    Mas vou te dizer o que ele e a torcida do flamengo sabem: vai de DSLR? é Canon e Nikon. Vai de Compacta é Panasonic ou Canon, a Nikon ainda não mostrou interesse em realmente fazer algo muito bom nesse segmento, no qual, particularmente, gosto muito das FZ's com CCD.

    A FZ45 é uma puta câmera. Você não vai se arrepender...

    MGH

    ResponderExcluir
  12. Não mudo uma palavra do que o Gorba falou. Vai na dica dele que é boa.

    ResponderExcluir
  13. Post muito bom. E ainda sai sem a dúvida da abertura f/0.95. Vou botar o nome do meu gato de Summilux, vai ficar legal rs.

    ResponderExcluir
  14. Entendi...agora estava vendo os preços aqui e vi a Canon EOS 1000D ou Rebel XS...por um preço camarada...será que é uma boa camera para começar? Ou ainda compensa mais pegar a Panasonic Fz45? Abraçao

    ResponderExcluir
  15. Para começar o quê? A fotografar profissionalmente? Sim, desde que se especialize e faça um curso antes.
    A iniciar um hobby mais sério? Sim, desde que saiba que vai precisar investir sempre em lentes e outros acessórios. Vai abrir mão do zoom da FZ45? Nunca vai conseguir o longo alcance que ela tem em uma reflex. Macro de 1 a 5cm? Nem pensar.

    Se pensar direitinho em todas essas coisas, abrindo mão delas em prol da qualidade de imagem, pode pegar a XS sim. E comece a abandonar o automático, aprenda a usar os controles manuais.

    ResponderExcluir
  16. Ahn, acho que para começar a apreender com controles manuais etc, a Fz45 já vai ser uma otima escolha né? Só tenho algumas duvidas: Ela possui o sensor CCD, ele é inferior aos CMOS? Ouvi algum comentario que em fotos com movimento ela sai borrada, você sabe me dizer se isso procede? Se sim, seria devido ao baixo fps? Abraçao, obrigado!

    ResponderExcluir
  17. CCD em compacta ainda é superior ao CMOS. Tecnicamente o CMOS faz coisas que o CCD não faz mas em qualidade de imagem sai perdendo.

    A foto sai borrada se usar uma velocidade baixa, basta usar velocidades altas e tudo se resolve.

    ResponderExcluir
  18. Ae Rodrigo!!! passei uns 3 dias sem entrar direito aqui no blog pois meu pc tava "quebrado"... quebrado assim, com uns problemas... mas vou agora ler os novos posts!!!

    Um Bom São João Pra Você E Pra Galera!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Ah, entendi! Desculpe as perguntas bobas, é que sou muito leigo no assunto. Preciso fazer uma pergunta, prometo que é a ultima, ok? Entre a Panasonic Fz45, Sony Hx1, Nikon L120 e a Nikon P500(mesmo a nikon sendo bem mais cara)...grande abraço!

    ResponderExcluir
  20. As DSLRS são maravilhosas. Hoje não me vejo fotografando sem uma, seja avançada ou uma bem simples.

    Mas saibam, as compactas de um modo em geral, seja as mais simples ou as superzoom, são uma escola, uma etapa que todo mundi que está começando a fotografar na era digital deve experimentar.


    Não pule as etapas, aprenda muito com cada uma.


    MGH

    ResponderExcluir
  21. Daniel, dessa sua última lista só descarto a L120 por ser automática, não vai te acrescentar nada a não ser zoom. Das 3 que sobraram, em qualidade de imagem, já te foi respondido lá atrás...

    ResponderExcluir
  22. O nome da lente Leica Hektor lembra de chaves no episódio do galã de novela mexicano Hector Bonilha que vai a vila kk

    ResponderExcluir
  23. Rodrigo. Qual o nome da lente Leica da Panasonic lumix Fz100?¿

    ResponderExcluir
  24. Ahhh então as nomenclaturas tem somente em lentes intercambiaveis.

    ResponderExcluir
  25. Não, algumas compactas possuem essa nomenclatura também como a Panasonic FX75 que possui uma Leica Summicron.

    ResponderExcluir
  26. Ah então essa lente da FX75 tem qualid. óptica maior que a da FZ100? Aproveitando Rodrigo, eu ia perguntar outra coisa e esqueci rs

    Obrigado

    ResponderExcluir
  27. Sim, pois a lente da FZ100 é uma Elmarit. Colocar uma lente mais cara e de construção mais sólida em uma superzoom iria encarecer demais o produto e ficaria inviável.

    ResponderExcluir
  28. Tem razão, e como você falou: escolher SZ é abrir mão da qualidade!

    ResponderExcluir
  29. Dennys,

    A maioria das compactas que levam o nome Leica em suas lentes, com raras exceções, são Leica de verdade.

    A Panasonic, assim como a Sony com as Carl Zeiss, usam apenas o projeto da marca, nao a fabricam com o padrão Leica de qualidade. Até porque a fabrica da Leica é um pouco maior do que uma casa. Seria impossível.

    A título de informação, por exemplo, a Leica X1 carrega uma Elmarit 24mm f/2.8 - A mesma que você pode comprar para colocar em uma lente de baioneta M, diferente são as Fz's, que carregam lentes autônomas, desenvolvidas especificamente para esses sensores pequenos.

    Então, na verdade, quando você compra uma compacta dessas, você leva mais nome do que qualidade de fato, tanto é verdade que a mesma câmera que é vendida pela Panasonic, quando é acrescentado um logotipo da Leica, ela passa a valer o dobro.

    MGH

    ResponderExcluir
  30. Não sabia disso "Gorba"!!! e Rodrigo,seria talvez interesante fazer uma postagem sobre o q o "Gorba" falou no comentário acima!!!

    Um Abraço a vcs!

    ResponderExcluir
  31. Ok Rodrigo. Depois do seu blog entendi que para quem está iniciando o melhor é optar pelas compactas (vide Gorba.). Como vc disse, a Nikon não é boa nisso, portanto estou na dúvida entre Canon e Panasonic. Vi que vc tem uma queda pela FZ35, mas atualmente qual seria a melhor Panasonic nesse segmento e com preço razoável?

    Estive pesquisando sobre a Canon SX30i e gostei mt; quero uma máquina manual, supperzoom, com qualidade de foto boa tanto de dia quanto a noite(iii), além de fazer videos. Mas notei uma diferença gritante de preço desta máquina em grandes lojas como Casas Bahia, Walmart etc.. e preços ofertados em sites como MercadoLivre. A que se deve essa diferença de quase R$1.000 reais? Se vc sabe de um site confiável que ofereça o produto com preço parecido do ML informe por favor.

    Afinal, o que escolher Canon SX30i ou uma FZ??
    (Pelo o que entendi a FZ 40 vc não gosta pois a considera pior que sua antecessora, correto?)
    Obrigado. Dalila

    ResponderExcluir
  32. Rodrigo permita eu dar uma informação a "balerale", no mercadolivre a canon sx30 está em alguns anuncios por menos de 1.200, e a Panasonic na categoria zoom tem uma maior qualidade principalmente a FZ35 como Rodrigo fala nos posts. a sx30 de noite o rendimento cai mmmmmmmmmmuuuuito

    ResponderExcluir
  33. A melhor Panasonic continuará sendo a FZ35 enquanto ela estiver à venda. Na ausência dela, a FZ40 é a melhor substituta. À frente dela ainda tem a Nikon P100 que não é ruim como as outras compactas desta marca. Ambas seriam ótimas opções. A Canon SX30 fica atrás destas pelos exagerados zoom e resolução comprometendo seriamente a qualidade de imagem dela.

    A diferença de preço chama-se imposto. Ou você paga mais caro para ter um produto importado legalmente e com garantia de fábrica ou paga mais barato por um produto com garantia do vendedor.

    NÃO HÁ GARANTIA DE FÁBRICA, NEM DE 1 ANO EM MERCADO LIVRE! Podem falar o que for, podem vir aqui desmentir mas é a verdade. É o mesmo que acontece nas lojas de foto e info espalhadas pelas cidades que é onde compro. Não me importo com a falta de garantia, não vou pagar 3 mil reais numa câmera só pela garantia, podendo pagar 1500. Só não permito indicação de lojas aqui no blog pois nenhuma delas me ajuda quando peço. Quem tiver lojas para indicar à Dalila que entre em contato diretamente com ela.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  34. Ops... acho que minha colaboração não foi muita boa não rs... Rodrigo, prometo não falar mais em sites de vendas, e por falar em vendas você acha que sai muito as SZ da Olympus?

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  35. Mas eu não vi postagem sua falando de lojas, a não ser que você tenha apagado.

    Olha, as SZ da Olympus não saem muito não pois falta divulgação. A Olympus aqui no Brasil só investe nas supercompactas e câmera à prova d'água, o que é uma pena já que em questão de SZ automáticas, as da Olympus são claramente melhores que as Nikon da série L que conta com grande simpatia do público.

    ResponderExcluir
  36. Eita... o comentário acabou nem indo ao ar :T, deu erro aqui e nem percebi, fiquei pensando que tinha sido postada kkk, pensei que tinha apagado pois falei do ML que a sx30 tava a menos de 1.200, mas msm assim vou evitar falar nos comentários.

    E a Olympus é boa marca, até agora vi apenas 1 pessoa com uma Olympus, uma sz sp565

    ResponderExcluir
  37. Aqui em casa, tava pai contando que teve uma Olympus Trip 35, ele gostava muito dela e batia foto de tudo de interessante que encontrava pelo caminho, pena que poucos reconhecem a qualidade da marca, e ficam optando por essas SONY'S 16MP.

    Uma boa noite pra vc!!!

    ResponderExcluir
  38. É... da pra perceber a diferença das lentes leicas pra Fujinon... Pelo visto, Leica é Leica, trabalhei algumas vezes com aparelhos topográficos da Leica e depois com alguns de outras marcas... não existe meio de comparar...

    ResponderExcluir
  39. Puuuuta que paril! (desculpa) Uma leica de mais de 2 milhões de dolares! http://www.petapixel.com/2012/08/27/the-worlds-most-expensive-camera-lens/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, escrevi sobre essa lente hoje no Resumo Fotográfico. Uma ninharia...

      Excluir
    2. O negócio tem 60 kg? A Nikon tem uma semelhante tb, né?

      Excluir
    3. A Nikon, a Canon e a Sigma tem umas lentes monstruosas que talvez sejam até mais pesadas que essa!

      Excluir
  40. Rodrigo, Boa noite! Cara tira uma duvida minha, essa lente Canon EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II é própria pra tirar que tipo de fotografia? Por ex. daria pra fazer books de casamento com ela? vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A 55-250mm é uma lente para quem fotografa por hobby e quer um longo alcance complementando a lente do kit. Lentes para books são as chamadas fixas normais.

      Excluir
  41. Sabe tbm qual anel eu uso pra adaptar lente da canon na nx2000?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o nome específico do anel, procure por algo como EOS-NX.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails