27 de junho de 2011

Lente superzoom Tamron 18-270mm f/3.5-6.3 Di II VC PZD

   Em comemoração aos seus 60 anos, a empresa japonesa Tamron lançou uma nova versão da sua 18-270mm com exclusivo sistema de foco chamado Piezo Drive que promete foco mais rápido, preciso e silencioso que as versões anteriores e desta vez não apenas Canon e Nikon serão contempladas, há uma versão para as reflex Sony também. Em primeiro lugar, vamos entender as siglas que acompanham o extenso nome desta também extensa lente:
   Di II - Significa que é uma lente própria para câmeras com sensor APS-C.
   VC - É o sistema de estabilização da lente.
   PZD - Novo sistema de foco Piezo Drive.
Tamron 18-270mm f/3.5-6.3 Di II VC PZD

   A qualidade óptica desta lente que fornece 15x de zoom é considerada acima da média pois, como sempre, são esperadas distorções e uma certa falta de nitidez em toda lente considerada "faz tudo". Parece que nesta Tamron, estes problemas são minimizados e a qualidade é bastante aceitável inclusive para fotografia profissional. Mas o grande barato de ter uma lente deste tipo é o fato de possuir várias distâncias focais desde grande angular a tele sem precisar trocá-la. Recentemente usei uma 28-200mm emprestada pelo leitor Marcus Bispo em minha Canon T1i e gostei bastante de ter uma lente multiuso.
 Significativa redução de tamanho da versão anterior para essa

   A construção da 18-270mm é a seguinte: 16 elementos em 13 grupos; 7 lâminas de diafragma; macro de 49cm; abertura mínima f/22-40; diâmetro para encaixe de filtros de 62mm; e pesa 450 gramas. Atenção para a distância focal real que nas Nikon e Sony é de 27-405mm e na Canon é de 28.8-432mm; não há o sistema de estabilização na versão da sony pois as reflex desta marca possuem estabilização no sensor.
Botão zoom lock que evita o movimento involuntário do anel de zoom


   Opinião do blogueiro: Esta lente possui uma profundidade de campo absurda chegando a f/40 em 270mm e seus 16 elementos prometem um bom desempenho. É relativamente pequena e leve para uma superzoom. Totalmente recomendada e custa 650 dólares no exterior. Há também uma versão maior e mais pesada para Canon e Nikon com macro.

61 comentários:

  1. Deu a... que lente do caramba!!!

    Tirando a qualidade que é superior, ela para a versão CANON lembra mais uma câmera superzoom... tipo uma FZ35 veja: Fz=27-486, ela=28.8-432mm

    Tão versátil como uma SZ, ja ouvi falar em 18-200mm, mas chegar a 270.........

    Bastante versátil...................

    ResponderExcluir
  2. Deve ser uma qualidade hein!!! agora Rodrigo, ela é bem pequena pra o que faz...

    ResponderExcluir
  3. É uma dessa que quero... Na verdade uma 70-300mm me animaria, mas a VR custa 1,5mil, e a sem VR 600 sendo a 18-200mm da nikon 2,5mil... Vou ver quanto essa custa.
    Mas é que nunca testei uma 70-300...

    ResponderExcluir
  4. Pow que noticia otima, vou avisar para um professor aqui da faculdade, descobri ontem que ele fotografa passaros com uma superzoom mas quer comprar uma t2i porem não sabe ainda que lente comprar, essa aí acho uma otima pedida, tomara que atenda as necessidades com qualidade, pq no papel está otima

    ResponderExcluir
  5. Em matéria de versatilidade, fico com a minga 15-85! rs... :)

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Então, sei que esse não é o post mais adequado, mas queria tirar umas dúvidas rs
    Eu estava querendo comprar uma canon t3i, mas vi aqui no blog que ela não tem muita diferença para a t3 (principalmente para quem está fazendo isso como hobbie, como eu, neh?) e vi também que vc indica bastante a d90... O que vc acha mais interessante?? E assim, achei um site (o bhphotovideo.com, indicado pela dona do dicasdefotografia.com.br) com um preço bom, porém as nikon não são enviadas para o brasil.. vc tem algum site ou lugar que possa me indicar??
    Obrigaada (:
    YasmimC.

    ResponderExcluir
  7. No Brasil, eu compro nesses:
    www.betainformatica.com.br
    www.unicoshop.com.br

    ResponderExcluir
  8. Marcus, eu gostei do unico shop, tem os preços bons, alguns parecidos com a do BH, pena que eu descobri que o BH não tem mais o frente brasil express e special e se eu comprar no normal e for taxada em uma compra de 700 dolares acho que meu pai me dá p. receita hauhaushausha

    Rodrigo, então minhas opções mudaram um pouco rs, qual vc indica? a t3 ou uma nikon d3100??

    Obrigaada, YasmimC.

    ResponderExcluir
  9. Gente, vamos evitar por favor, citar nomes de lojas aqui no blog, ok? Podem trocar e-mails para fornecer este tipo de informação.

    Eu indico a T3 pois a Nikon tem o problema da falta de motor de foco.

    ResponderExcluir
  10. Grandeee fera! Pode dizer que vc tava com saudade de mim! kkk Voltei!

    Cara excelente post. Na verdade vc so me ferra! Qdo acho que me decidi por alguma lente, vem voce e bagunca minha cabeca. Mas, ta de parabens!!

    Abracao!

    ResponderExcluir
  11. Rapaz, cuidado com isso kkkkkkkk

    Minha função é essa mesmo, fundir a cuca de vocês. Pra que facilidade na hora de comprar lente? Olha, procura fotos feitas por ela na internet, me impressionaram mas só achei da versão antiga sem o piezodrive.

    ResponderExcluir
  12. Passando pra deixar um abrção!!!!
    Valeuuu Rodrigo!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Rodrigo, falando em lentes, qual é o tipo daquela lente que os caras fotografam futebol? Uma que normalmente eles ficam atrás do gol e que tem cerca de 40cm? Valeu!!!

    ResponderExcluir
  14. Dos que costumam ser vendidos normalmente tem a EF
    100-400mm f/4.5-5.6L IS USM.

    ResponderExcluir
  15. E aê Rodrigo, beleza?! A pouco mais de uns 4 meses estava super em dúvida entre comprar uma superzoom e uma dslr. Lendo suas opiniões acabei comprando minh T3i. Satisfação garantida! Fiz cursos e vi que foi a escolha certa. Comprei uma lente 50mm f1.8, sensacional. E usava a do kit 18-55mm como a lente versátil que é. Me envolvi em um acidente de carro e a 18-55mm foi pro espaço. Quebrou os encaixes do corpo. Aí vi uma oportunidade de comprar uma lente que seja versatil com um pouco mais qualidade. Queria sua opinião. Estou pensando em uma 18-200mm canon. O que você acha? Indica mais alguma lente versátil ? Qual marca ? Lembrando que é pra usar em viagens com amigos e paisagens.
    Vlw Rodrigo e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  16. A 18-200 é uma ótima opção e a 18-135mm uma opção melhor ainda. Uma opção mais em conta de igual qualidade, na minha opinião, porém maior e mais pesada é a 18-200 da Sigma.

    ResponderExcluir
  17. Rodrigo para começar profissionalmente, vou comprar uma Canon 60D 18-135mm e gostaria de saber qual a melhor lente, p fotografar eventos, retratos profissionalmente e paisagens tbm por hobby. Não tenho condições de comprar uma boa Canon agora, então pensaei na Tamron Af 17-50mm F/2.8 e na Tamron 18-270mm F/3.5-6.3. Qual a melhor opção?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em vez de comprar a 60D com a 18-135mm compre apenas a 60D e uma lente por fora, a 18-135mm não é indicada para uso profissional. Com o dinheiro de uma outra lente e o que vai economizar abandonando a 18-135mm você consegue uma 17-85mm ou 15-85mm que são mais indicadas. E não se esqueça que precisa investir em um flash externo, é bem mais urgente do que investir em outra lente.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. tem alguma opção mais barata? a 15-85 achei de 2.340,00 no mercado livre e a 17-85 só achei artigos usados.

      Excluir
    3. as lentes "genéricas" São ruins?
      A Tamron Af 17-50mm F/2.8 e a Tamron 18-270mm F/3.5-6.3 do artigo não são boas opções? existem muitas diferenças?

      Excluir
    4. Eu tinha uma lojinha aqui no blog que tinha essas lentes muito mais baratas mas como ninguém comprou nada, fechei a loja rsrs. É o seguinte: se é pra uso profissional não dá pra economizar, se não tem como investir agora então espera pois pra trabalhar com equipamento meia-boca é melhor ficar só por hobby praticando e aprendendo. As genéricas não são ruins mas, especificamente para o seu caso, não seriam as mais adequadas. Eu mesmo, hoje em dia, só uso Sigma e não deixo de fazer boas fotos com elas.

      A 18-270 você deve esquecer, não é lente para trabalhar, apesar de ser excelente. A 17-50 até é uma boa opção mas, como eu te disse, não para uso profissional. Pra gastar dinheiro com ela é melhor ficar com a 18-135 que vem no kit da 60D que também não é adequada mas pelo menos não vai ter que gastar a mais.

      A 17-85 tem um conhecido meu vendendo ela usada muito abaixo do custo (acho que ele quer 650 reais), comprei a minha assim e ele é uma pessoa que tem muito cuidado com os equipamentos, ele é meu colega de trabalho no site Fotografia-DG e recomendo qualquer produto que comprar dele. Se quiser te passo o contato dele.

      Excluir
    5. Vc sabe se a lente está realmente em boas condições? eu Quero sim o contato dele. Onde ele mora? vcs são de SP? eu sou do Acre..

      Excluir
    6. aguardo resposta pq preciso muito de uma boa lente para começar a com o objetivo de trabalhar profissionalmente. Se vcs forem de São Paulo, meu marido está indo aí no final de Junho e seria mais fácil de compra-la. Se não, negociem o frete.
      Obrigada.

      Excluir
    7. Eu sou do Rio, ele é de Recife. Eu sei que se é dele tá em excelentes condições, é um dos caras mais chatos com equipamento que eu conheço, eu não sou tão chato assim rsrs. Entrei em contato com ele pra saber se a lente já foi vendida e te aviso aqui.

      Excluir
    8. Ok, mto obg. Fico no aguardo.

      Excluir
    9. Ainda não vendeu mas já tem um monte de urubu em cima dela.

      O facebook dele: https://www.facebook.com/almaiav

      O twitter dele: http://www.twitter.com/al_maia

      Com essa lente já conseguirá economizar bastante, e por quanto está vendo o preço da 60D? Pode ser que consiga mais barato.

      Excluir
    10. Obrigada. Achei a 60D só o corpo no M.L. por 2.060,00

      Excluir
    11. Dá pra comprar por quase esse preço já com a 18-55mm. Você ainda fica com uma lente reserva, se tiver interesse me manda e-mail: rodrigo.jordy@gmail.com

      Excluir
    12. Obrigada Rodrigo, mas como eu não tenho certeza ainda da compra com o seu amigo, eu compraria uma 60D 18-135mm pq é melhor.
      Vc poderia apenas me explicar o pq que a 17-85mm é tão melhor que a 18-135mm? pq to pesquizando preços com meu marido e quero explicar para ele qual é a diferença toda.
      Mto Obg!

      Excluir
    13. Construção óptica melhor, vidros de melhor qualidade e, consequentemente, melhor qualidade de imagem.

      Excluir
    14. Boa tarde, acompanhei o debate de vocês sobre lentes, também estou na duvida sobre uma Tamron ou Sigma, tenho uma Sony Alpha 65 e uma lente Sony é muito cara. Você disse que a 18-270 não é boa? Atualmente tenho 3 lentes E é muito chto ter que ficar trocando de lente toda hora, pensei nessa 18-270 que seria a solução dos meus problemas.

      Poderia me ajudar?

      Excluir
    15. Não, a 18-270 é ótima, excelente mas talvez não tenha um bom custo-benefício pois é bem cara. Uma opção bem mais em conta é a Sigma 18-250 que possuo e faço bom proveito dela, não preciso de outra lente. Se quiser ver as fotos que já fiz com ela dê uma olhada nesse link: http://www.flickr.com/search/?q=sigma18250&w=48339995@N07

      Excluir
  18. Respostas
    1. A Tamron ainda não fabrica lentes para o sistema da Samsung. Mas já fez uma lente para o sistema da Sony, pode ser que em breve ela faça para este sistema também.

      Excluir
  19. Sou leigo em fotos e para ajudar também sou surdo. Gostaria de poder comprar uma lente de bom zoom para minha nova nx1000. Não tenho quem compre por mim no exterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vindo ao clube, tenho surdez parcial. Infelizmente no Brasil não há quase ninguém que venda lentes a bom preço para este sistema, só no exterior mesmo. Vou pesquisar e se encontrar te aviso.

      Excluir
  20. Rodrigo, vi que você falou que ela não tem motor de Foco, mas no site da Amazon.com consta como tendo esse motor ! Fiquei na dúvida agora ...

    Abs !

    ResponderExcluir
  21. Rodrigo, para lentes nikon qual e o melhor custo e beneficio em termo de qualidade e nitidez, ja que quanto mais zoom menos nitidez a lente tem, pode ser da sigma, tokina ou tamron para mim nao ha diferencia de marca. E a lente tem que funcionar em sensor Crop e Full Frame. Como quero mexer em Audiovisual é e bom ter futuramente uma camera full frame.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, uma coisa que esqueci de falar, a lente tamron 18-200mm esta boa em relação da nikon 18-200mm que custa quase 1/3 do preço?
      Em termos de custo e beneficio sei as lentes de qualidade nao sao nada barato, mas em termo de qualidade da lente seja justo com o preço.

      Excluir
    2. Como você quer uma lente para crop e FF então terá que decartar estas lentes "faz-tudo". Precisa definir um foco, se prioriza grande angular ou tele e também até quanto pode investir, aí então vou poder te indicar alguma lente.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    3. Primeiramente tava querendo um entorno de mil reais
      Mas acho que pelo esse preço provavelmente vai ser uma lente fixa, vi em alguns videos do The Digital Rev e para ser uma boa opção a 35mm.
      Ou sera sera que e melhor esperar mais tempo para pegar uma f 2.8 por exemplo 24-70mm.

      Excluir
    4. As camera da nikon FF tem como usar lente crop so que sai de FX para DX. Sei que meu orçamento ta meio baixo mais e só isso que poderei gastar, então acho que so as fixas vão para meu orçamento.
      Mas se tiver um lente um pouco mais caro fica ai talvez eu guarde mais dinheiro para compra-la.

      Excluir
    5. Assim, não adianta gastar sem definir um foco. Fica parecendo que vai comprar só por comprar, você precisa definir que tipo de lente quer, se é grande angular, fixa, zoom, tele, meia-tele, normal, senão vou te indicar a 50mm f/1.8 que é a mais barata e fica em torno de 450 reais.

      Não tenho como te indicar a lente se você não disser algo específico. Usando como exemplo as duas lentes que citou, a 35mm e a 24-70mm são lentes absolutamente diferentes e cada uma é específica para um tipo de fotografia diferente. Talvez não seja o momento de comprar algo e sim de pesquisar mais sobre o que será mais útil a você.

      Excluir
    6. Mas e pq tem um canal do youtube que o cara e profissional, faz video para tudo ele ate ja trabalhou para Fiat e outras empressas, e ele usa bastante lentes nao fixa na 5d mark iii. E eu queria seguir o estilo dele...
      Ah e uma coisa que esqueci de alertar, no audiovisual mexe bastante com curta-metragem, videos e fotos.

      Mas acho que vou na 50tinha, qual vc acha melhor lente Fx com AF ou Dx sem AF?

      Desculpa por encher o saco e ser meio ignorante...

      Excluir
    7. Opa, falei errado no dois comentarios, FX com motor de foco e DX sem motor de foco. Todas lentes tem Autofoco...

      Excluir
    8. Se você pretende migrar para FF então tem que ser a FX.

      Excluir
  22. caros amigos comprei uma câmera D3200da nikon q vem com uma lente 18-55mm, eu gostaria de uma lente tanto para perto quanto para longe tipo mil metros de distancias, peço a opinião dos amigos qual a lente q devo comprar p/ suprir minha necessidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa mesma da postagem, é a mais indicada.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  23. Rodrigo na sua opinião qual deste lentes a 18-200mm,18-270mm ou 70-300mm, pois minha necessidade é uma lente que eu possa fazer fotos de perto ou de longe tipo mil metros. qual a me[ais indicada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você quer uma lente que sirva tanto para perto quanto para longe, a 70-300mm não serve. Entre as duas primeiras, a segunda possui um custo-benefício muito melhor.

      Qualquer dúvida é só recordar.

      Excluir
  24. Boa tarde, entre a lente da marca tamron 18-270mm e a lente da marca nikon 18-270mm, qual a melhor das duas marcas pois ambas possuem um super-zoom.fico no aguardo de sua opinião.bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem 18-270mm na Nikon, mas tem a 18-300mm. Ainda assim considero a Tamron a melhor opção.

      Excluir
  25. Boa tarde, Rodrigo! Entre as lentes Tamron 18-200 mm e 18-270mm a diferença de qualidade é muito grande? Pergunto pq a diferença de preço é bem grande. Muito obrigado. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualidade de imagem a 18-200mm é melhor, pois quanto maior o alcance menos nitidez a lente possui. Porém, a diferença é pequena e se longo alcance for sua prioridade acho válido pegar a 18-270mm.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  26. Bem, sou biólogo e fotógrafo amador de natureza. Estou adquirindo tb uma 150-600mm, portanto, não faria diferença em relação ao alcance. O que me preocupa é que vi comentários que a 18-200mm provoca certas aberrações cromáticas a longas distâncias, o que foi corrigido na 18-270. Isso procede? Pq se essa informação não for real, prefiro pegar a 18-220 que, além de mais barata é macro. O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo: "18-200mm" e não "18-220"

      Excluir
    2. Em tempo: O que vc me diz da Canon 55-250mm F/4-5.6 Is Auto Foco? Eu já possuo uma 18-55. No aguardo. Abraço

      Excluir
    3. A questão da aberração cromática foi reduzida na 18-270mm mas não resolvida completamente. É praticamente impossível resolver aberração cromática, é questão de física mesmo. Só que você sempre perde em nitidez em tele conforme vai aumentando o alcance da lente. Eu sou muito a favor desse tipo de lente, tanto que tenho uma semelhante, mas sempre faço essa ressalva a quem quer comprar uma.

      Com a 55-250mm você tem maior nitidez e o custo-benefício termina sendo mais interessante.

      Excluir
  27. Rodrigo?????
    Tenho uma canon t5i, uma lente do kit 18-55 e uma 50 mm 1.8, para retratos de pessoas , books e aniversário, casamento qual eu deveria comprar pra compor minha câmera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa de uma nova câmera, uma Canon 60D pelo menos. É arriscado trabalhar em eventos com apenas uma câmera já que o obturador pode parar a qualquer momento. Deixe lentes para depois.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails