11 de maio de 2011

Lentes 50mm f/1.4

   Na época da fotografia de filme usava-se muito as lentes 50mm para fazer retratos bem elaborados e aquelas fotos com fundo desfocado impecável. Hoje em dia continuamos usando estas lentes mesmo sabendo que na maioria das reflex estamos falando na verdade em 75mm ou, se for uma Canon em 80mm devido ao fato seu sensor ser um pouco menor. A versão com abertura 1.8 é bem barata, uma verdadeira pechincha mas agora vamos subir um pouco o nível com a abertura 1.4 e da Nikon foi escolhido para esta matéria o modelo sem anel de abertura (AF-S Nikkor 50mm f/1.4G).
 Modelo Nikon possui a melhor contrução interna

   Separei quatro modelos: Sony, Sigma, Canon e Nikon, cada uma com suas particularidades e vou tentar mostrá-las aqui. Todas fazem macro em 45cm e nenhuma possui estabilização; Sigma e Nikon possuem 9 lâminas em seu diafragma enquanto Canon possui 8 e Sony possui 7. Quanto maior o número de lâminas e mais curvas elas forem, melhor fica o desfoque pois os pontos luminosos no fundo ficam mais arredondados e menos poligonais; Sony, Nikon e Sigma são curvas, Canon não. A lente Nikon possui a construção mais sólida com 8 elementos em 7 grupos, Canon e sigma possuem 8 em 6, e Sony possui 7 em 6; porém, a Canon possui 2 elementos de alta-refraçao além de um que corrige distorções, e a Sigma possui um elemento de correção.
 Modelo Sony usa filtros menores, teoricamente mais baratos

   A abertura mínima é de 22 nos modelos Canon e Sony, e 16 nos modelos Nikon e Sigma; os modelo Sigma, Nikon e Canon possuem motor de foco silencioso, porém, só nas Sigma e Nikon o filtro não gira enquanto se faz o foco, ideal para usar o filtro polarizador circular.
 Modelo Canon é cheio de elementos de correção

   As lentes possuem quase o mesmo peso e tamanho exceto a Sigma que é muito maior e mais pesada que as outras, com uma aparência bem mais robusta e isso se reflete no diâmetro dela, é preciso filtros bem maiores de 77mm, enquanto Canon e Nikon usam filtro de 58mm e Sony usa o de 55mm.
 Modelo Sigma possui motor de foco silencioso

   Finalizando, vemos que todas tem prós e contras. O modelo da Sigma é o que teve mais itens destacados por mim mas isto não quer dizer necessariamente que ela seja a melhor pois a Nikon possui a contrução interna mais sólida e Canon possui 3 elementos de correção de distorções e aberrações.

   Postagem sugerida pelo leitor Vinícius Tanaka

29 comentários:

  1. Bela Postagem!!! sugerida por Vinícus Tanak

    Cada marca tem seus traços marcantes!"!!

    ResponderExcluir
  2. Saudade de usar a minha cinquentinha 1.4 na Pentax de filme... Esse fator de corte das câmeras digitais é um pé no $%#@!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, a cinquentinha fica meio sem função. E eu que tenho uma 58mm? Pior ainda...

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo,

    Com a lente que vem no Kit da Canon T3, é possível tirar fotografias assim? Ou ao menos semelhantes? O zomm é bom?

    Obrigada sempre,

    Desirée.

    ResponderExcluir
  5. ... ela vem com uma lente com zoom de 18-55mm!

    ResponderExcluir
  6. Desirée, são lentes totalmente diferentes, cada uma com seu propósito. A 50mm é bem específica para retratos e essa f/1.4 é mais específica ainda, só para profissionais mesmo. Por hobby, a f/1.8 já dá (e muito) conta do recado.

    O zoom da lente do kit é aproximadamente 3x, é só dividir o último número pelo primeiro: 55/18

    ResponderExcluir
  7. Nada como um comparativo "honesto" sem puxar a "sardinha" para brasa nenhuma!!!

    ResponderExcluir
  8. É Paulo, tive que deixar o coração canonzeiro, assim como o seu também é, de lado hehehe.

    ResponderExcluir
  9. Ei, Rodrigo! Td bem?

    Poderia me indicar uma lente boa, para quem está começando, para a canon T3?

    Abs,

    Desirée.

    ResponderExcluir
  10. Para responder isso preciso saber qual lente você já possui, Desirée.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho uma 50mm 1.8 já faz um desfoque absurdo, imagina uma 1.4 e uma 1.2. Uma pergunta, será que faz tanta diferença assim uma 1.2 pra uma 1.4? Pois a diferença de preço é bem acentuada. A 1.4 dá até pra comprar, mas a 1.2 um dia quem sabe. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  12. Douglas, a diferença maior é na construção da lente. dá muito trabalho e os vidros são muito mais caros pra se fazer uma lente 1.2, é um fetiche, eu diria.

    ResponderExcluir
  13. E Rodrigo tem uma de 0 95f essa é de causar estrondo onde passa!!!

    ResponderExcluir
  14. Rapaz, já teve até f/0.75, consegue imaginar essa loucura???

    ResponderExcluir
  15. Não... não..... vc ta de brincadeira hein!!! 0.95 eu tinah visto aqui no blog e fiquei chocado, agora você vem com a notícia de uma 0.75, assim vou ter um ataque cardíaco kkk onde vamos parar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!???

    Merece uma postagem Rodrigo!

    ResponderExcluir
  16. Vi este post na página inicial do blog e teria apenas algumas observações sobre o modelo da Nikon: ao contrário do que foi informado no post, o modelo possui SWM (Silent Wave Motor) e o elemento frontal não gira durante o foco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informações corrigidas, Carlos. Obrigado pela observação.

      Excluir
  17. Olá Rodrigo.
    Tenho uma Nikon D3200 que acabei de comprar (que já veio com uma lente 28-55mm, com abertura máxima de f/3.5, e vou levá-la em uma viagem, onde pretendo fotografar paisagens urbanas, museus e igrejas (onde não se pode usar flash). Não quero (nem tenho dinheiro:-) levar várias lentes. Qual lente você aconselha que eu compre? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só uma dúvida, sua lente é 28-55 ou 18-55? Minha resposta: não compre lente alguma, acabou de comprar a câmera e ainda não deve ter explorado nada que ela pode te oferecer. Dica: você tem uma câmera que permite o uso de ISO alto com baixo ruído. Não tenha medo de aumentar o ISO da sua câmera. Verá como não precisa de uma outra lente, pelo menos momentaneamente.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Você tem razão: é 18-55mm. Obrigado pela dica!

      Excluir
  18. Rodrigo, de maneira geral comenta-se que q diferença entre a 1.8 e a 1.4 (ambas da Canon) seria mais acentuada no tocante à construção delas, não propriamente à sua qualidade ótica. Se essa informação proceder, vale a pena apostar na 1.4 apenas por ser mais robusta e ser mais fácil de focalizar (por ter anel de foco mais bem posicionado e mais espesso)? ou, ainda assim, seria desperdício de $$$ em comparação à 1.8.
    (texto sem revisão. espero ser de fácil compreensão! rsrsrs)
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito do uso que a lente vai ter. E eu não acho mais fácil focar com a f/1.4, quanto maior a abertura mais difícil fica o foco pois a profundidade de campo fica rasa demais e muitos fotógrafos "forçam" o uso da abertura máxima esquecendo-se que estas objetivas fixas possuem outras aberturas, é um vício bem comum que alguns possuem, querem porque querem fotografar apenas na abertura máxima e se não conseguem focar nessa abertura terminam desistindo da foto como e só pudesse ser feita naquela abertura, é preciso evitar isso.

      Na minha opinião bem pessoal, acho que o grupo de fotógrafos que necessita de uma f/1.4 é bem restrito. Acho que a f/1.8 dá conta do recado numa boa, na grande maioria dos casos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Ok. Qto a ser mais fácil de focalizar, eu me referia à pegada da objetiva, onde o anel de foco, a meu ver - pra quem quer utilizar no MF - não é muito prático na 1.8, por localizar-se na borda da objetiva, ao passo que na 1.4 eu considero melhor localizado.
      Po, mais 3x vezes de diferença entre o valor delas é um fator que não se pode desconsiderar.
      Abraço!

      Excluir
  19. Boa tarde Rodrigo
    Tenho uma Nikon D60 (ainda) com a lente do kit. Pretendo comprar outra lente, ouço falar muito da 50MM 1.8 e quase não se fala na 35MM 1.8 estou na dúvida de qual lente comprar. O que gosto de fotografar são os meus netos e a família na grande maioria das vezes são fotos espontâneas e muitas e muitas vezes dentro do apartamento. Qual você acha melhor?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho as duas lentes igualmente boas, tanto a 50 quanto a 35mm e depende de várias circunstâncias qual seria a melhor, isso varia de casa para caso.

      O seu caso, especificamente, por ser em local fechado (seu apartamento) não pede nenhuma destas duas lentes, pois elas possuem um ângulo muito fechado e são melhores em locais abertos, se você tiver uma 18-55mm ela já faz com muita propriedade o que quer, a não ser que procure um efeito de desfoque de fundo maior do que o que ela proporciona, aí a 35mm seria mais indicada,

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Essa era a minha preocupação, o ângulo fechado e você me confirmou...
      Obrigada pela atenção

      Excluir
  20. Ola...boa noite
    comprei hoje uma lente Nikon 50 1.8
    quando fui usar vi que o anel do zoom gira 360m, no automatic eu foco mas o anel gira alem do limite...é normal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa lente não possui zoom, deve ser o anel de foco. Ele pode até girar além do limite, mas quando o indicador chegar no sinal de infinito já está no máximo, em algumas lentes é assim mesmo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails