30 de maio de 2011

Densidade de megapixels

   Nunca respondi tantas vezes a mesma pergunta como aconteceu na semana passada: Se a câmera gera fotos com muito ruído por ter uma resolução muito alta, eu posso resolver isso diminuindo a resolução? A resposta é NÃO, infelizmente. Pois, se fosse assim, em vez de um problema teríamos uma câmera perfeita para várias situações: Eu poderia usar a resolução máxima dela quando precisasse fazer uma grande impressão ou revelação e ao mesmo tempo poderia usar as resoluções mais baixas quando quisesse ter imagens com maior qualidade. E, nesse caso, eu não insistiria tanto em defender as câmeras de resoluções mais baixas, ficaria algo sem sentido.
   Panasonic FZ100 possui sensor de 1/2.3" ou 0.28cm²

   E por que não se resolve o problema? Porque todas as câmeras fazem suas fotos na resolução máxima ou, simplesmente na sua resolução: Se uma câmera possui resolução de 4MP, suas fotos serão feitas em 4MP e processadas para o tamanho desejado ao se escolher uma resolução menor. O mesmo acontece numa câmera de 10MP, de 16MP ou de 60MP excetuando-se as câmeras Sigma que usam o sensor Foveon. Outra coisa que precisa ficar definitivamente explicada aqui: Resolução é apenas o tamanho da foto, não tem relação alguma com qualidade de imagem.
 Canon S90 (e sua sucessora S95) possui sensor de 1/1.7" ou 0.43cm²

   Mas, e a tal densidade de megapixels no título da postagem? O que quer dizer isso? As compactas possuem sensores minúsculos de 0.28cm² e a resolução já chega à casa de 16MP. O espaço para caber estes pixels é muito apertado, muito pequeno e é preciso muita luz para "iluminar" estes pixels apertadinhos entre eles, daí vem o irritante ruído. As compactas de sensor maior como Canon G12 e Panasonic LX5 que medem 0.43cm² possuem 10MP de resolução, ou seja, tanto o maior tamanho do sensor quanto a menor resolução contribuem para uma qualidade de imagem infinitamente superior, necessitando de menos luz para gerar uma boa imagem.
 Fuji X100 possui sensor APS-C de 3.72cm² e além de tudo é linda

   E as reflex? Por que dizemos que elas conseguem ótimos resultados mesmo usando ISO 1600, por exemplo? Por causa da baixíssima densidade de megapixels pois seus sensores são muito grandes, enormes em comparação com os sensores de compactas. Os sensores APS-C medem cerca de 3.72cm², vejam a diferença para os sensores das compactas! Então, hoje já temos as Canon com 18MP que podem perfeitamente fazer belas fotos com baixo ruído usando ISO bem alto.

36 comentários:

  1. Espero que c esse post, as pessoas entendam que 300 mp na câmera, naum significa uma foto perfeita. Ontem quiseram comparar uma câmera de celular com minha nikonzinha :S!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a gente ainda vai passar muitas vezes por isso. Aqui no Rio é comum aquela galera com Sony de 16MP achando que tem a melhor câmera do mundo nas mãos...

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo,
    apesar de eu não ter blog acompanho o seu a cerca de 2 ou 3 meses. E nesse meio tempo já devo ter lido uns 80 a 90% do material que você postou.
    Muito bom o seu blog, tem matérias muito explicativas, e sobre os mais variados assuntos.
    Eu estou querendo uma câmera pra começar a aprender. Estava pensando na sx130, mas meu receio é a abertura que está em 3.2, e gostaria dessa câmera pra tirar foto de perto, longe, festa, show, e tudo que for. Com essa abertura será que consigo fotos boas a noite?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, Tudo bem ?
    Acompanhando seu blog estou aprendendo bastante, e está me ajudando a definir a câmera que irei comprar fora.
    Minha idéia a principio era comprar uma superzoom estava entre a Panasonic Fz100 ou Sony Hx100v, mas com todo questionamento envolvido, será que conseguimos achar algumm modelo reflex que vale o custo x benefício ?
    Vou viajar para o Canadá e vou comprar lá, estou querendo investir +- CAD 500,00.
    Ou vc acha mesmo começar pelas compactas mesmo ?
    Abs.. Vinicius

    ResponderExcluir
  5. Amigo to acompanhando seu bolg e querendo comprar uma camera mas com sempre duvidas... aqui sou iniciante e gosto também de fazer filmagem qual camera seria melhor para estas atividades?? estou de olha na canon sx30 e na Canon Rebel Slr Eos Xs 1000d com lente 18-55mm... você poderia me ajudar, quero investir até R$ 1500,00... por favor me dá esta mão ai...

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post, Rodrigo!

    Creio que seja necessário bater nessa tecla quantas vezes for preciso.

    Escolher uma câmera de qualidade requer a análise de detalhes que a maioria das pessoas nem fazem ideia que sejam importantes (ou mesmo que eles existam), simplesmente porque elas não têm acesso a essas informações.

    Por isso, antes de adquirir um equipamento é importante saber o que ele tem de melhor e quais sua limitações. Isso evita decepções.

    ResponderExcluir
  7. Dúvidas por atacado? Vamos por partes como diria Jack, o estripador:

    Flávio, dá pra usar compensando com uma velocidade mais lenta, um ISO mais alto ou usando flash.

    Vini, só recomendo reflex se for pra trabalho até porque se você cogita comprar uma superzoom, uma reflex vai deixar muito a desejar no quesito longo alcance. No exterior acho que o melhor que consegue encontrar é a Nikon P500.

    Nacip, se quiser fazer vídeos então esqueça a XS pois ela não faz vídeos. Te indico Canon G12, Nikon P7000, Panasonic LX5 ou Samsung EX1.

    ResponderExcluir
  8. Valeu ai Rodrigo Boa Sorte...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  9. Nem entrei no dia da postagem desse artigo, to numa correria arretada, provas... mas é assim msm. Ontem eu ia até comentar mas a net daqui de ksa tava insuportavel de lento, deixei pra comentar hoje e deixei pra ver o post do dia 31 tb hoje. Sentiu minha falta rs?

    Pois é Rodrigo, a pixelagem ta um grande problema e se fosse assim de diminuir a resolução na hora pra aumentar qualidade aí era um paraíso, a câmera perfeita tava ao nosso alcançe kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. hauhsuhs vi o pessoal comentando de celular ai...cuidado pessoal, sei que eles estão longe de possui a qualidade de uma camera, mais estão cada vez mais perto, existe um modelo da nokia chamado n8 que esta triturando muitos modelos de digitais antigas!

    ResponderExcluir
  11. Gostei do título e do conteúdo, e lendo minha mente vasculhou várias páginas de orkut por aí com fotos de celular desfocadas e sem qualidade; me faz pensar na seguinte hipótese: até quando as fabricantes conseguirão iludir o consumidor com melhorias que me parecem perfumaria?
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Paulo, temo que por muito tempo ainda pois poucas pessoas correm atrás das informações que não chegam a elas tão facilmente...

    ResponderExcluir
  13. Caro amigo Rodrigo, boa tarde! Encontrei seu blog hoje, e já li bastante coisa, muito bacana!
    Gostaria de tirar uma dúvida: adquiri recentemente a compacta Sony WX7, lançamento da Sony. Vi muitos reviews na net (na verdade mais da WX9, mas pelo que ví, são a mesma camera), e os recursos me agradaram bastante. Fui na empolgação e comprei. As fotos, no tamanho da tela, ficam muito boas na sua maioria, mas quando você coloca em 100%, nossa, quanto ruído! E nessa semana fomos andar de kart a noite, e foi um terror conseguir tirar foto dos karts correndo... Mesmo a filmagem, que de dia é muito boa, deixou um pouco a desejar, os karts passavam rápido e a camera não deixava nítido.
    Percebo que talvez essa não tenha sido a melhor opção de câmera para mim... Você tem alguma sugestão de camera que se dê bem em fotos e filmagem noturna, de objetos em movimento, e que em fotos diurnas tenha uma qualidade de imagem a 100% melhor, com menos ruído?

    ResponderExcluir
  14. Olá Danilo, obrigado pela presença no blog.

    Primeiramente a câmera precisa ter controles manuais pois no automático nunca irá conseguir resultados satisfatórios à noite e ao fotografar objetos em movimento pois é preciso configurar o trio velocidade, abertura e ISO para isso. No automático, a câmera configura tudo sozinho e nunca fica bom.

    Preciso saber também o quanto pretende investir pois há câmeras com lentes bem claras que irão te ajudar muito à noite mas elas não costumam ser muito baratas.

    E a questão do ruído, é bom fugir dos 14 e 16MP, câmeras de 10 e 12MP já são mais raras mas ainda se encontra bons modelos por aí. E então, quanto pretende investir?

    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  15. Então cara, nessa WX7 eu paguei 610,00. Se for trocar, queria algo nessa faixa, no máximo uns 20% a mais... Sinto que devia ter pego uma Canon SX130, não peguei justamente pq a WX7 é lançamento...
    Eu venho de uma Fuji S6000fd que quebrou, essa era excelente... =)

    ResponderExcluir
  16. Pois é, meu amigo. Essa Fuji era muito boa, acho que a melhor opção seria a Canon SX130 mesmo ou então uma Panasonic ZS5 ou ZS7.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  17. A Canon SX130 vai me proporcionar uma qualidade de imagem bem superior? Inclusive menos ruídos a 100%?

    ResponderExcluir
  18. Mostrei as fotos da minha SZ a meu primo e indiquei a SZ sx30 para entrar no mundo fotográfico pois ele adorou coisa de zoom, vou indicar seu blog a ele!!! mais um leitor!

    ResponderExcluir
  19. Coincidência... tava me perguntando ao ler o post da Pentax Q, ia até perguntar se tinha comentado sobre a Fuji X100 aqui no FF, será que Rodrigo ja falou dela? rs nem lembrava, quando abri essa postagem, aí vejo ela rs

    ResponderExcluir
  20. E ainda tem aqui: http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/09/fuji-lanca-camera-com-estilo-e-comandos.html

    ResponderExcluir
  21. Parabens Rodrigo. Otima materia. A sony que vou comprar tem 16 mega pixel. Se na loja tiver uma Canon que vc citou eu troco por essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia tem muito poucas abaixo de 16MP mas espero que consiga encontrar.

      Excluir
    2. Encontrei. Canon PowerShot SX240 Preta 12.1MP, Tela LCD 3.0", Zoom 20x, Vídeo Full HD, Lente Ultra Grande Angular de 25mm

      http://www.fastshop.com.br/loja/cameras/camera-digital-canon-powershot-sx240-preta-121mp--sensor-cmos--tela-lcd-30--zoom-optico-20x--filma-em-full-hd--estabi?cm_re=-_-Vitrine+03-_-N5SX240PT

      Uma dica de materia. Diferenças entre CMOS e CCD. Se ja teve esse artigo, deixe o link

      Excluir
    3. http://www.foto-facil.com/2010/04/sensor-ccd-x-sensor-cmos.html

      Mas essa é uma matéria antiga, hoje em dia estas diferenças já não existem mais, era uma questão de tempo de desenvolvimento.

      Excluir
  22. Rodrigooooooooo, como assim vc tem um blog sobre fotos e eu doida querendo saber disso!!!!! Várias dúvidas,vou fazer um questionário para vc responder,amigo é para isso!!!! Bju

    ResponderExcluir
  23. Olá, estou lendo seus posts e aprendendo muita coisa que não tinha a menor noção; sou cadeirante, por isso sempre me preocupei com o zoom para poder "alcançar" os lances que por ventura minha cadeira possa impedir. Atualmente estou usando um Canon SX30 (há 4 anos comigo), e com o lançamento da sony h400 com mais de 60x de zoom, resolvi comprar uma; mas lendo seus posts já percebi que não vai ser uma boa aquisição. RESUMINDO: vc diria que hoje, levando em consideração a relação MP/tamanho sensor, a melhor escolha para uma compacta que apresente algum zoom considerável seria a Panasonic Lumix DMC-FZ1000, ou com o valor dela seria possível algo melhor? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo nenhuma câmera melhor que a FZ100, neste momento, para quem prioriza zoom, independente do preço. Mas repare que o zoom dela é bem inferior ao que está acostumado a usar, não irá sentir falta do alcance que já está acostumado?

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  24. Tem razão, Rodrigo! Com certeza vou sentir falta; nesse caso volto a pensar na Lumix DMC-FZ70 ou na Sony H400, apesar do tamanho dos sensores! Me diz uma coisa, a diferença entre os 1/23" para 1" é muita coisa (entenda, sou leigo)? é algo que se percebe de pronto olhando pra uma foto? E em relação CMOS e CCD, isso faz muita diferença (a sony h400 ainda é CCD)? Pelo que estou aprendendo a FZ70 leva vantagem sobre a H400 pela lente leica, sensor CMOS e menos MP. É isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é grande e dá pra perceber na tela de um computador, não no LCD da câmera, só fotógrafos muito experientes conseguem perceber logo de cara mas é mais pelo costume mesmo do que pelo conhecimento.

      Sobre CMOS e CCD, minha opinião pessoal (nem todos compartilham dela) é que em sensores pequenos, como esses de 1/2.3 de polegada, não dá pra sentir diferença.

      A FZ70 não possui lente Leica, as superzoom da Panasonic que possuem essa lente são as FZ200 e FZ1000. Mas há outras vantagens que você já citou como a resolução menor, a lente Lumix é melhor que a Sony, a garantia de controles manuais na FZ70 (até hoje ainda não posso afirmar com certeza que a H400 possui controles manuais totais).

      Em geral, as superzoom e compactas em geral Canon, Panasonic e Fuji (com sensor EXR) são as melhores que existem. As Sony, infelizmente, atualmente ficam bem para trás, isso falando nestas câmeras com sensor de 1/2.3 de polegada. A Sony sabe fazer compactas boas mas atualmente só a sua série RX tem qualidade.

      Excluir
    2. Rodrigo, vc sabe algum site que contenha um curso de fotografia bom e fácil de ser seguido? Já tentei um da uol mas abandonei porque não conseguia entender nada... rsrsr. Até hoje não consigo boas fotos no modo manual. (que vergonha!!).

      Excluir
    3. Se for só para aprender a usar o modo manual recomendo que veja um vídeo que tem aqui no blog: http://www.foto-facil.com/2012/08/as-3-bases-da-exposicao-e-fotografia.html

      Ele é muito didático e possui legendas em português no estilo google tradutor, mas que especificamente neste vídeo funcionam muito bem, tamanha a didática do criador e narrador do vídeo. Não conheço ninguém até hoje que não tenha aprendido a usar os controles manuais após ter visto esse vídeo.

      Excluir
  25. Rodrigo qual sua opinião a respeito da Canon SX50?

    ResponderExcluir
  26. como são as fotos dela, em ambientes diversos? tem algo mehor na faixa mesmo $$? e com zoom equivalente? obrigado

    ResponderExcluir
  27. Veja aqui minha opinião sobre a SX50, e ela ainda vale para os dias de hoje: http://www.foto-facil.com/2012/09/canon-sx50-s110-e-g15.html

    Ela cumpre o que promete dentro dos limites de uma superzoom, não exija desempenho de uma super câmera sob baixa luminosidade.Duas boas alternativas são Fuji HS50 e Panasonic FZ70.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails